Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Laço de Salomão - técnica de crochê, adequado para toalhas de mesa, guardanapos e agasalhos. O padrão, que não requer nenhuma habilidade especial e consiste em laços fechados conectados (entrelaçados) uns aos outros, é fácil de ler e bastante simples de executar, permitindo que você decore produtos acabados com uma decoração arejada e rendada.

História da criação

O laço ou mosca de Salomão é uma antiga técnica de tecelagem derivada do latim Salomonis sigillum e é amplamente utilizada em muitas culturas.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Não é um "nó" no sentido matemático, é feito de 2 laços fechados (duas vezes alternadamente tecidos um sobre o outro), é considerado um método de fixação confiável e amplamente utilizado em montanhismo e assuntos marítimos e, quando feito em crochê, adquire leveza e delicadeza, tornando-se uma decoração maravilhosa para guardanapos de mesa, toalhas de mesa ou xales.

Desde os tempos antigos, os nós de Salomão receberam um significado especial e mágico. Usadas na Idade Média para criar cotas de malha para proteger o corpo do cavaleiro, elas, por não terem fim ou começo visíveis, eram reverenciadas pelos habitantes da Europa e da Ásia medievais como uma espécie de "símbolo de imortalidade e eternidade".

A cultura cristã associa o laço de Salomão às denominações cristãs. Muitas culturas também interpretam o padrão como um sinal de prestígio, beleza e significado.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

A imagem dos laços de Salomão é difundida em todo o mundo, ocorrendo:

  • Em antigos mosaicos romanos e israelenses, na forma de duas ovais entrelaçadas.
  • Na famosa cruz celta do século XII. (localizado no Museu Nacional de História da Irlanda). Segundo a lenda, em seu centro, sob o cristal de quartzo, havia uma lasca da Cruz Vivificante de Jesus.
  • No Oriente Médio, onde era usado para decorar tapetes de oração, pisos de mosaico e vitrais.
  • Sobre joias feitas para membros da dinastia africana governante.
  • Na decoração das paredes da Catedral Grega de Santa Sofia.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Existem 5 tipos diferentes de padrões:

Nó de Salomão volumétrico Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas Bastante complexo de fazer e usado na produção de acessórios de moda

Técnica Burgundy Touch

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas Exige a observância obrigatória do mesmo tamanho de laçadas em todo o tricô. Recomendado para uso somente por artesãos experientes.

Nó de Flores de Salomão

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas Pode ser usado como abridor principal ou para enfeite decorativo de itens de malha. Exige bastante energia devido à necessidade de amarrar cuidadosamente cada flor individualmente.
Aglomerados Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas Permite complementar o padrão de loop arejado com elementos volumosos. Usado na produção de blusas de verão, cachecóis e suéteres.
Laço de Salomão para xale Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas É feito em crochê e permite fazer um xale, estola ou cachecol leve e decorativo com fios finos.

Método de tecelagem

Amplamente utilizado nas técnicas modernas de tecelagem de macramê e na criação de itens de malha, os laços de Salomão formam um padrão de malha longo, alongado e volumoso, para o qual você precisará de:

  • fio fino 50 g/225 m;
  • anzol nº 2.5.

De acordo com a técnica de tecelagem do padrão, não há necessidade de montar a carreira inicial de laçadas, basta:

  1. Puxe a alça inicial até 1,5 cm.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  2. Usando o gancho, pegue a linha de trabalho, passe-a pela laçada para criar uma segunda laçada menor e puxe-a cuidadosamente para fora.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  3. Tricotar as duas laçadas ao mesmo tempo, desfazendo um novo nó na agulha.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  4. Após completar o número necessário de laçadas, comece a criar a 2ª carreira, levantando primeiro o tecido em 3 laçadas.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  5. Após criar o 3º laço, você não precisa puxá-lo para fora, mas transformá-lo em um ponto baixo (pb) – o 4º nó da agulha. As laçadas são presas com um nó e a mais longa é puxada.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  6. Depois de criar os próximos 2 laços, é feito um poste de fixação (através de 1 nó).Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  7. Após a conclusão da segunda carreira, 2 “nós Salomão” são tricotados para levantar a próxima e o trabalho continua com a fixação obrigatória dos nós não tricotados com colunas.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  8. As carreiras seguintes são tricotadas de maneira semelhante.

Outro método requer:

  1. Na corrente coletada de VP (laçadas de ar), puxe a última e faça uma laçada, formando 2 fios de trabalho.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. EsquemasCrochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  2. O 3º aparece quando você puxa a agulha por uma laçada longa e faz uma laçada.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  3. Passe a linha da agulha pelo 3º fio de trabalho para formar 2 laçadas e tricote-as juntas.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  4. Puxe a última laçada, faça uma laçada e puxe o fio por dentro.

Aula magistral sobre como fazer um cachecol

O laço de Salomão (os especialistas recomendam fazer crochê de vários acessórios) feito de fio leve pode ser usado para criar cachecóis que enfatizam a imagem elegante e feminina escolhida e complementam perfeitamente o guarda-roupa de outono-inverno.

O produto é feito de acordo com o padrão e requer seleção de fio. Especialistas recomendam fazer peças com nós Salomão a partir de fios finos, que dão leveza e leveza ao modelo final, já que o material grosso pesa visualmente no produto final.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Os profissionais também aconselham escolher fios de tons claros, que permitem apreciar a beleza do padrão e a habilidade do mestre.

Para criar um cachecol você precisará de:

  • fio fino de mohair em tons de branco, creme ou cinza-azulado (100-150 g);
  • anzol nº 6.

Ao formar um cachecol você precisa:

  1. Tricotar a primeira carreira do produto seguindo o padrão Solomon. Ao fazer o último par, pressione a laçada com o dedo indicador, insira a agulha no início da carreira sob 2 fios, enganche a laçada de trabalho e puxe a laçada longa para cima.
  2. Enganche o fio de trabalho e prenda todas as laçadas juntas de modo que restem 2 nós Salomão no topo.
  3. Para atingir um comprimento de 150 cm, tricote 10 carreiras de pontos Solomon (incluindo 2 cantos virados) de acordo com o padrão.
  4. Começando na 2ª carreira, puxe as alças longas, tricotando-as em nós junto com os detalhes da carreira anterior, de modo que todos os elementos do padrão tenham exatamente o mesmo tamanho.
  5. Após terminar o tricô, costure a borda curta do produto, alinhando cuidadosamente a primeira e a última laçada da carreira de tricô.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Para decorar o cachecol pronto, você pode usar franjas feitas de fios ou strass.

Aula magistral sobre como tricotar um xale

O laço de Salomão (você pode fazer crochê de qualquer item para casa) ao fazer um xale volumoso pode ser feito em uma única técnica ou combinado com tricô denso (colunas).

Para criar um xale você precisa:

  • 250-300 g de fio acrílico com adição de angorá (500 m/100 g);
  • anzol nº 2.5.

O xale deve ser feito estritamente de acordo com o padrão indicado:

  1. Monte 4 pontos corrente e faça 1 ponto alto duplo (PA) no primeiro ponto.
  2. Na 1ª carreira, usando 3 alças de ar (AL), faça 4 colunas exuberantes (LC) com arcos e, em seguida, puxando uma alça longa da última, vire o tecido.
  3. Na 2ª carreira, faça 2 puffs (PSH), colocando 3 alças de ar (AL) entre eles, tricote um “nó de Salomão”, 1 ponto alto com uma laçada de extensão (DC) e um arco de 3 AL. A carreira termina com um ponto alto (PD), um nó Salomão e pontos bufantes separados por um arco (PS).
  4. Na 3ª carreira, tricote primeiro um grupo de colunas regulares e uma laçada Solomon e, em seguida, faça um ripper: 4 PSS com um arco de 3 VP. No final da carreira faça um nó Salomão e 3 tufos.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  5. A 4ª carreira começa com 2 pontos altos (PSS) com arco, seguidos de 2 laçadas Solomon e 2 pbx (ponto alto), terminando com 1 pbx (alça de ar). A segunda parte da fileira é uma imagem espelhada do ripper anterior.
  6. A obra continua em uma ordem semelhante, alternando constantemente colunas exuberantes com nós de Salomão. O tecido finalizado deve ter um formato triangular, com laçadas e bufantes alongados no centro. O enquadramento do ripper é feito com um “pigtail” colocado ao longo das bordas.
  7. Uma vez atingido o comprimento desejado do tecido, amarre sua parte superior com colunas simples (CP) dispostas em fileira. Corte o fio de trabalho e prenda-o cuidadosamente.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Para decorar o produto final, você pode usar franjas feitas com pedaços de fios cortados e reunidos em feixes (4 fios de 16 a 32 cm de comprimento cada). Para fixar a decoração, você precisa prendê-la com um gancho no centro aos postes da fileira inicial da “trança”. A franja finalizada precisa ser aparada com uma tesoura no comprimento desejado.

Aula magistral sobre como tricotar um top

O tricô permite a combinação de diferentes técnicas em um único produto. Ao fazer o topo, o laço de Salomão é combinado com colunas exuberantes e arcos vazados. Este produto é feito com uma agulha de 3 mm. O fio utilizado é o algodão mercerizado fino, Circulo Charme (150 g/396 m).

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

De acordo com o padrão do produto, “laços Solomon” são usados ​​para criar o corpo reto do top, e arcos de malha são usados ​​para formar o jugo. Para criar um jugo (diagrama 1), você precisa tricotar uma peça de cima para baixo. O padrão básico consiste em um múltiplo de 13 pontos tricotados em carreiras circulares. Os loops do padrão (partes do padrão) são repetidos.

Ao fazer o tecido do jugo você precisa:

  1. Faça uma corrente de 130+3 alças de ar, levantamento e padrão principal. Tricotar 18 carreiras de maneira semelhante (excluindo a carreira de montagem).
  2. As últimas 2 a 4 carreiras do produto são tricotadas com um rapport (2+5+4).

Para fazer o tecido superior (diagrama 2) você precisará de:

  1. Tricotar 10-12 carreiras idênticas (dependendo do tamanho), alternando pontos altos e pontos Salomão. A borda direita do tecido deve terminar com 4 VP (laçadas de ar) e um poste de conexão.
  2. A parte inferior do topo é feita com 3 relações, repetidas em 3-5 carreiras.

Aula magistral sobre como fazer baktus

O crochê em ponto de Salomão (o produto deve ser tricotado estritamente de acordo com o desenho) ao fazer um baktus é complementado com tricô denso de colunas regulares (DCS). O padrão do produto é bastante simples e requer a adição obrigatória de laços adicionais na 4ª carreira, que são necessários para formar os “nós Salomão”.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

O produto é feito com uma agulha de crochê nº 3,5 mm a partir de um novelo de fio fino (ou espessura média) “Gamma”.

Durante o processo de trabalho você precisa:

  1. Monte 3 pontos e tricote 3 carreiras em ponto meia (pontos regulares).
  2. Para obter laçadas Solomon, adicione uma 10ª laçada às 9 laçadas da 4ª carreira e tricote mais 2 carreiras simples.
  3. Iguale a tira com nós Salomão para 2 carreiras de aumentos para ponto meia (complementando as laçadas regulares com 2 laçadas adicionais). O padrão final deve ficar assim: 10 carreiras de ponto meia + uma tira de nós Salomão + 2 laçadas adicionais. O aumento é mantido após completar as carreiras 13 e 14.
  4. Após a largura do baktus atingir 30-40 cm, o verso do produto é feito diminuindo gradualmente o número de laçadas.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Para fazer nós Salomão você precisa:

  1. A partir do ponto corrente restante na 10ª carreira, tricote um ponto Solomon, puxando-o para fora e colocando a agulha ao longo da parede do fundo.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  2. Retire mais 2 laçadas da agulha de tricô e coloque-as na agulha, puxe o fio de trabalho por elas e faça um nó Salomão.
  3. Continue tricotando com as agulhas de tricô, pegando os pontos.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  4. Ao longo da borda do produto, use agulhas de tricô para fazer pares de laçadas, de modo que a partir de 10 VP (laçadas de ar) você obtenha 10 nós com uma laçada a cada dois.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  5. Ao passar para as diminuições na 1ª carreira de nós Salomão, pegue 4 laçadas da agulha de tricô com a agulha, faça 3 nós Salomão, vire o tricô e prenda mais 2 laçadas.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  6. Após completar a carreira, faça uma laçada, coloque-a atrás do nó e puxe-a pelo topo.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  7. Depois de dar a laçada, coloque a agulha no topo do nó, formando 2 novas laçadas. De forma semelhante, você precisa tricotar a carreira até o fim.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  8. O aumento para a última carreira é de 4 laçadas, depois das quais é feita uma laçada, uma laçada é puxada, uma laçada e um nó é puxado. Dessa forma, são formadas 12 laçadas nas agulhas de tricô.Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
  9. A diminuição de 4 laçadas está presente na primeira carreira a partir do início da “diminuição”, e depois passa para 2 (10 em vez de 12 laçadas).

Ao trabalhar com agulhas de tricô, o fio de trabalho do lado avesso do produto é tricotado em 2 carreiras de laçadas frontais (com um aumento de 2 laçadas) e, em seguida, mais 3 carreiras de laçadas frontais são tricotadas com o mesmo aumento.

A seção termina com 2 carreiras de pontos tricô, após os quais a ponta do fio de trabalho deve ficar no lado reto do tecido para formar nós Salomão.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Você pode fazer um baktus com laços de Salomão em motivos florais. Este tipo de trabalho é bastante difícil de ser executado e requer cuidados especiais na contagem das laçadas.

Ao tricotar o tecido, as seguintes carreiras são usadas uma após a outra:

  • 1º - ponto baixo;
  • 2º - puffs (colunas exuberantes) com nós de Salomão.

O tamanho do ripper e do baktus pode variar dependendo do comprimento dos laços estendidos.

Para fazer um xale você precisará de:

  • 450-500 m de fio fino 100% acrílico Kristal da Kartopu (feito em 2 dobras);
  • anzol nº 3,5 mm.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Ao criar colunas exuberantes (“flores”), é permitido conectar 3 meias colunas e, para pétalas mais exuberantes, 4 ou 5. O baktus finalizado deve ter 55 “flores” e 11 metades, amarradas com 2 fileiras de nós Salomão e 1 fileira adicional de nós longos.

Caracteres abreviados:

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

VP (laços de ar).

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Laços cegos (de conexão).

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

SSN (ponto baixo).

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Nó de Salomão.

Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas

Buffs (PS) feitos de 3 meias colunas.

Recomendações

Fazer crochê com laçadas Solomon exige o cumprimento obrigatório de uma série de regras:

  • Todos os nós são feitos estritamente no mesmo tamanho, por isso, antes de começar o trabalho, os especialistas aconselham praticar com antecedência, criando uma corrente aproximada de nós alongados.
  • Você precisa selecionar o fio dependendo do tipo de produto que deseja, pois fios muito finos criarão um efeito alongado no produto. Os profissionais aconselham escolher fios de espessura média que combinem harmoniosamente com o padrão alongado.
  • Não é recomendado esticar muito as alças ao trabalhar, pois elas podem ficar com o formato de uma sanfona.
Crochê com laçada de Salomão. Como tricotar um xale, cachecol, baktus. Esquemas
Um exemplo de um produto feito em crochê usando laçadas Solomon.

Os laços de Salomão são um padrão de crochê original feito com fios finos, mas bastante fortes. Com uma história bastante antiga, é usado em roupas de tricô e itens decorativos, é bastante simples de ler o padrão e executar e permite decorar coisas com rendas leves e vazadas.

Vídeo sobre Straw Loops

Aula magistral sobre crochê com o padrão de Salomão:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho