Flores feitas à mão são muito populares entre seus amantes. Você pode fazer uma variedade de artesanatos com papel colorido, tanto sozinho quanto com crianças. Itens feitos à mão são considerados o melhor presente e são usados em vários campos de atividade.
Propriedades e qualidades do foamiran
O papel colorido vem em muitas variedades. Tendo aprendido a fazer flores com as próprias mãos, os mestres começam a se concentrar em novos tipos de materiais que aparecem nessa área. Foamiran é um deles (espuma, de, da palavra inglesa Foam). Suas propriedades e qualidades são apresentadas na tabela.
Positivo | Negativo |
Não tóxico – é um material totalmente seguro, é permitido usá-lo para fazer artesanato com crianças e não se preocupar com medidas de segurança. Às vezes, os mestres da foamiran sentem algum cheiro ao abrir os pacotes. No entanto, essa é a singularidade do armazenamento de foamiran. Depois de uma hora o cheiro desaparece e os produtos resultantes não têm cheiro. | Medo de aquecimento forte. Se aquecido fortemente e esticado em mais de 15%, o material pode ficar deformado e tornar-se inadequado para uso posterior. |
O Foamiran tem memória: quando aquecida, a espuma se torna plástica, é facilmente modificada e, mesmo com um leve estiramento, assume o formato desejado.
Ele “lembra” dessa posição e permanece nela. | Pode rasgar. Se você puxar ou prender o foamiran com muita força, poderá danificá-lo. |
Não é suscetível à umidade – os itens resultantes podem ser molhados e isso não afetará a condição do foamiran. | |
A espuma é aveludada porque tem uma estrutura porosa. Até a menor pressão de algo afiado deixa marcas.
Graças a essa propriedade, o material é cortado sem dificuldade e não há arestas vivas ao longo da linha de corte. | |
Uma grande variedade de cores para escolher. Além de todas as cores básicas, há também muitos tons.
A espuma é fácil de pintar. Todos os tipos de tintas são adequados para isso. | |
Pode ser colado. Uma pistola de cola funciona bem, tornando o processo rápido e prático. Pode ser usado adesivo forte. Mas neste caso, o item resultante secará por 24 horas. |
Materiais e ferramentas necessárias para fazer flores de foamiran
O kit do mestre foamiran é composto por:
- tesouras (regulares e cacheadas);
- furador (moldado);
- faca de papelaria;
- palitos de dente;
- alicate/pinças;
- ferro;
- papelão/papel para recortar moldes;
- pão, pilha;
- pastéis/tintas a óleo/acrílicas;
- mofo/salsicha;
- fios de várias espessuras;
- escovas e esponjas;
- pistola de cola e supercola.
Como fazer flores diferentes de foamiran usando a técnica de origami. Instruções e diagramas passo a passo
Flores feitas de papel colorido são frequentemente usadas como elemento decorativo.
Eles são usados para decorar salões para celebrações e como adereços para fotografias encenadas. Essas flores podem até ser usadas para decorar acessórios de cabelo (por exemplo: pentes, grampos, presilhas).
Flores feitas de papel colorido feitas à mão são a melhor decoração para presentes: elas podem decorar embalagens de presentes, cartões feitos à mão. Flores feitas de papel colorido são frequentemente usadas como um presente independente quando dispostas em buquês ou cestas inteiras.
Flores feitas de espuma ganham vida com a menor mudança no ângulo de iluminação, permitindo que você faça um verdadeiro buquê com suas próprias mãos, que durará muito tempo. Foamiran ou camurça plástica é um material inovador usado em todos os tipos de artesanato.
É um tecido de borracha com textura porosa, flexível e que mantém o formato desejado por muito tempo. Abaixo estão instruções passo a passo para fazer alguns tipos de flores com esse tipo de papel colorido.
Rosa
Fazendo uma pétala de rosa:
- uma pétala é recortada em papel (você pode imprimi-la ou desenhá-la) e, com um palito, você precisa traçar seu contorno e recortá-la. O número de pétalas é determinado pelo tamanho desejado da rosa. Você precisará de 15-25 peças;
- O ferro é aquecido um pouco e as pétalas são pressionadas contra ele com a sola até que caiam, assumindo um formato convexo. Antes que esfrie, você precisa esticá-lo um pouco, dobrá-lo e esperar. É assim que as pétalas ganham forma;
- depois a textura da flor é feita com um molde e finalizada com um palito;
- Para fazer a pétala parecer realista, você pode pintá-la um pouco. A parte inferior é de uma cor mais escura, e a superior é de um tom mais claro.
Coleção de flores:
- a base para montagem é melhor feita de espuma de poliestireno em forma de bola ou de algodão;
- Para formar um botão de rosa, a base deve ser firmemente colada com 3 a 4 pétalas, e então você precisa colar 1 pétala de cada vez com um deslocamento de meia pétala.
O pedúnculo pode ser feito enrolando firmemente várias almofadas de algodão com linha. De espuma verde, você precisa cortar 5 moldes alongados e dar a eles a aparência de uma gota usando aquecimento e alongamento. Cole os talos das flores na base da rosa no final.
Fazendo folhas e caule:
- Você precisa fazer um molde de folha e recortar o espaço em branco, depois dobrá-lo ao meio duas vezes e torcê-lo.
- A haste é feita de arame e envolvida em material acetinado verde ou foamiran.
Áster
Etapas da criação de flores:
- Não é necessário um molde para o áster, pois ele é feito de franjas.
- Você precisa cortar tiras de espuma amarela com dimensões de 2x50 cm, 4x50 cm, 6x50 cm.
- As tiras resultantes são colocadas sobre uma folha de papel comum e passadas a ferro em ambos os lados. Depois é preciso deixá-los esfriar.
- As tiras precisam ser cortadas em pequenas franjas.
- A franja é enrolada no arame e colada, criando assim uma flor. A primeira tira é colada em um determinado nível, a segunda tira é colada mais abaixo e assim por diante até o final.
- Um círculo com um diâmetro de 5-6 cm é cortado em espuma de oliva e uma sépala é formada.
- A sépala precisa ser passada a ferro.
- A sépala precisa ser colada.
- As folhas do áster são feitas de espuma de oliveira e cortadas. Eles podem ser processados em um molde.
- O caule da flor pode ser feito de canudo de coquetel, guardanapo ou espumairan. O caule é tratado com fita e ao mesmo tempo as folhas são fixadas nele.
Cravo
Você precisa traçar os espaços em branco com um palito de dente em uma folha de espuma branca. Em seguida, você precisa cortar os espaços em branco com uma tesoura curva.
Execução passo a passo:
- Em cada peça você precisa encontrar o meio. Para fazer isso, você precisa dobrá-los ao meio e depois ao meio novamente. É aconselhável furar imediatamente o cruzamento com um palito para que seja mais fácil encontrar o meio na hora de montar a flor.
- Os espaços em branco são divididos em pétalas. Para isso, cada pedaço deve ser cortado a cada 2-3 dentes, sem atingir o meio (aproximadamente 0,5 cm).
- As pétalas precisam ser moldadas. Para fazer isso, coloque o molde contra um ferro aquecido por alguns segundos, dobre-o e torça-o entre os dedos e, em seguida, abra-o.
- A primeira camada de pétalas é amarrada em um palito, cola é aplicada na borda e então a pétala é bem colada e fixada. Assim, todas as pétalas são coletadas em ordem crescente.
- Em seguida, é feito um branco para a sépala.
- A peça de trabalho é contornada com um palito e recortada com uma tesoura comum; também é feito um furo no meio com um palito.
- Para formar a sépala, pegue um pedaço de papel alumínio, torça-o no sentido do comprimento e depois no sentido transversal e faça uma base com ele. É importante escolher a altura correta da base (para que a sépala a cubra).
- A sépala em branco é colocada no ferro por alguns segundos e aquecida.
- Em seguida, usando o dedo, faça um pequeno recorte no meio da peça de trabalho, e suas extremidades precisam ser esticadas para todos os lados.
- Em seguida, o branco é colocado em um palito e fixado na base da sépala em todos os lados, de modo que a base da folha não fique visível.
Anêmona
Etapas da criação de flores:
- A pétala em branco na espuma rosa é contornada com um palito 10 vezes, a folha no material verde é contornada 1 vez. De espuma roxa escura, corte 2 tiras de 1x15 cm e 1,5x20 cm e corte em franjas, sem se aproximar da borda em 3-4 mm.
- De uma tira menor você precisa cortar um trapézio (lados 0,7 cm e 1 cm).
- Para tingir a folha, aplica-se tinta verde escura no canto da esponja e passa-se do centro para a borda da peça.
- A coloração das pétalas e franjas nas listras é feita seguindo o mesmo esquema, com tinta roxa.
- O ferro precisa ser aquecido um pouco e a pétala deve ser colocada contra ele por alguns segundos, depois imediatamente dobrada como uma sanfona, torcendo as bordas.
- Use os dedos para esticar o meio e formar um “barco”.
- Usando um palito, faça nervuras na chapa e depois pressione-a contra o ferro até que ela comece a dobrar.
- A franja roxa precisa ser aquecida com um ferro e depois torcida entre os dedos.
- A ponta do fio deve ser dobrada em forma de laço e presa com grampo.
- A cola é aplicada na borda larga da franja e enrolada em um rolo apertado. O meio resultante é colado com uma tira de estames, para isso são feitas 3-4 voltas ao redor do meio.
- Você precisa colocar uma gota de cola na borda de uma pétala e depois colá-la no meio. Depois mais 4 peças.
- As outras 5 pétalas precisam ser coladas na fileira 2, entre as pétalas da fileira 1.
- Na parte de trás, o fio é colado com cola.
- Um quadrado (lados 3,5 cm) é cortado de espuma verde. Depois suas bordas são aparadas para formar um círculo. São feitos 5 cortes, sem atingir o centro, e as pétalas são cortadas.
- As folhas precisam ser enroladas entre os dedos, furadas no meio, colocadas em um arame e presas à flor.
- Todos os fios devem ser enrolados com fita.
- A folha está presa ao caule.
Íris
Etapas da criação de flores:
- Você pode baixar as pétalas e folhas desta flor da Internet ou desenhá-las você mesmo.
- Você precisa traçar os espaços em branco no foamiran com um palito e recortá-los (você precisará de 9 pétalas no total).
- As veias podem ser aplicadas com um palito de dente.
- Para tingir as pétalas, você precisará de tinta ultramarina e uma esponja.
- Em seguida, você precisa criar um relevo para a pétala; para fazer isso, suas bordas são cortadas em um padrão semelhante ao de uma cobra.
- Depois, aplica-se tinta branca na pétala.
- Após a primeira camada secar, aplica-se tinta amarela.
- As pétalas precisam ser moldadas. Para isso, você precisa colocá-los contra o ferro (modo 2) até que apareçam veias. O volume é dado a ele ao ser apertado pelo lado reverso. O caule aquecido da pétala deve ser dobrado ao meio e faça o mesmo com todas as partes restantes.
- Duas pétalas são conectadas dobrando o caule uma em direção à outra.
- As 3 partes resultantes da íris precisam ser combinadas.
- As três pétalas restantes são coladas entre as anteriores.
- O caule é preso com fita adesiva e as folhas são coladas nele.
Sino
Etapas da criação de flores:
- Você precisa cortar as peças para o sino:
- Peça nº 1: azul claro, 3,5 cm de diâmetro, 15 peças.
- Peça nº 2: azul, 3,5 cm de diâmetro, 14 peças.
- Detalhe nº 3: tira verde, tamanho 1x6 cm, 5-6 peças.
- Peça n.º 4: tira branca, tamanho 1,5 x 19 cm, 1 peça.
- Círculos para os sinos (cinco pétalas) são cortados em espuma azul e azul claro. Do material branco você precisa cortar uma cerca para os estames. Das folhas verdes, o topo deve ser ligeiramente arredondado.
- A partir de pequenos quadrados, você precisa cortar círculos com bordas em zigue-zague para as sépalas. Todos os dentes devem ser cortados, deixando 0,5 cm do meio.
- Depois você precisa aplicar os círculos no ferro, cada pétala separadamente.
- Em seguida, você precisa aquecer o meio do círculo de pétalas em um ferro e tratá-lo com uma esponja. Depois disso, as pontas de todas as pétalas devem ser aquecidas e presas uma a uma com um isqueiro.
- Coleção de flores. O fio precisa ser dividido em pedaços de 7-8 cm e ganchos feitos ao longo da borda superior. A tira branca precisa ser colada sobre o fio. Você receberá 3-4 cercas.
- Usando um palito, faça um furo no meio do círculo de pétalas e insira o estame, mas não o fixe ainda.
- As sépalas precisam ser aquecidas em um ferro e furos devem ser feitos nelas.
- Usando 1 gota de cola quente, 3 partes são conectadas de uma só vez: flor, estames e sépalas.
- As folhas das flores são aquecidas com um ferro, e a textura é aplicada a elas com um palito (2 listras).
- Todas as flores resultantes precisam ser coladas ao caule em diferentes níveis. O caule é enrolado com fita adesiva. As folhas estão presas na parte inferior.
Lírio
Etapas da criação de flores:
- Você precisa desenhar uma pétala no papelão e recortá-la. Recorte-os em espuma branca de acordo com os espaços em branco, 6 peças.
- A flor pode ser tingida em diferentes tons (neste caso serão usados rosa, roxo, verde e amarelo).
- O verso da pétala é tingido de rosa.
- A parte da frente é tingida com um tom rosa com adição de roxo. Depois é aplicado um tom verde e por cima amarelo.
- Você precisa aquecer as pétalas no ferro e usar um palito para fazer veias ao longo delas.
- A ondulação da pétala é dada pelo aquecimento de sua borda com um ferro.
- Você pode dar à flor uma aparência natural aplicando pontos em cada pétala com um marcador marrom.
- Os estames são feitos de arame e cobertos com foamiran; você pode pintá-los com tintas.
- As folhas são cortadas da espuma na quantidade necessária e aquecidas no ferro para dar textura.
- Os estames e a fileira nº 1 de três pétalas são colados ao pistilo.
- As folhas restantes são coladas em fileiras subsequentes em um padrão xadrez.
- No final, as folhas são coladas.
Camomila
Etapas da criação de flores:
- Em um pedaço de papel você precisa desenhar uma pétala e recortá-la.
- Um molde é aplicado na espuma branca e contornado com um palito de dente. Deve haver 25 peças. pétalas.
- Para fazer o centro da flor, você precisa cortar uma tira de espuma amarela e cortá-la em uma franja fina.
- Agora, usando supercola ou uma pistola de cola quente, você precisa torcer a tira para dentro e prender a borda não cortada com cola para que ela não desfie. Usando uma tesoura, corte o excesso, deixando um pouco menos de franja nas laterais.
- A peça de trabalho é levada ao fogo (usando um isqueiro) por um curto período de tempo para que não fique preta. Você precisa esperar o material esfriar e inflar o meio para adicionar volume.
- O ferro é ligado na posição 2, e cada pétala deve ser colocada contra ele por vez.
- Quando a folha começar a enrolar, ela precisará ser aplicada ao molde.
- Um círculo é desenhado em espuma verde usando um palito de dente. Ao longo de suas bordas, é necessário fazer cortes a uma distância de 0,5 cm e cortar as bordas dos quadrados resultantes para obter folhas triangulares.
- A sépala resultante é aplicada ao ferro e, depois que ele esquenta, é preciso retirá-la e puxar o meio para que fique convexo.
- As primeiras 7 pétalas são coladas com uma pequena distância entre elas, depois a segunda e a terceira fileiras são fixadas entre elas.
- A sépala é colada à flor resultante usando uma pistola de cola quente.
Flores feitas de foamiran e outros materiais. Master classes para iniciantes com descrições passo a passo
Lírio
Etapas da criação de flores:
- Uma pétala é desenhada em papelão e recortada.
- O corte é aplicado na espuma branca, traçado e recortado. Deve haver 6 pétalas no total.
- Elas precisam ser tingidas em ambos os lados. As cores podem ser usadas conforme desejado.
- Depois, as pétalas precisam ser aquecidas no ferro e as veias aplicadas com um palito.
- Para dar-lhes um aspecto ondulado, suas bordas são aquecidas com um ferro.
- Usando um marcador marrom, aplique pontos em todas as pétalas.
- Os estames são colados ao fio.
- Três folhas são cortadas de espuma verde e recebem textura ao serem aquecidas com um ferro.
- Os estames e a fileira 1, composta por três pétalas, são colados ao pistilo, depois as fileiras 2 e 3 são fixadas em um padrão xadrez.
- No final, as folhas são coladas.

Lírio feito de tecido de cetim:
- Um molde de pétala de lírio medindo 7x4 cm é recortado em papel.
- Utilizando esses espaços em branco, 9 pétalas são cortadas em tecido de cetim.
- Use um isqueiro para queimar as bordas de todas as pétalas e esticá-las levemente.
- Em seguida, são feitas veias com uma faca quente e sem corte. O suporte é feito de tecido dobrado diversas vezes. Depois disso, as veias são aplicadas em ambos os lados.
- Um círculo é recortado do tecido no qual o processo de montagem das flores ocorrerá.
- Para manter a flor em forma, aplique um pouco de cola na base da segunda e terceira fileiras de pétalas.
- Depois são feitos os estames. Para fazer isso, a ponta da linha de pesca precisa ser revestida com cola e mergulhada nas microesferas.
Papoula
Etapas da criação de uma flor de foamiran:
- Pétalas são desenhadas em papelão e recortadas.
- Para dar alívio, você pode torcê-los, rolando-os entre os dedos e dobrá-los como uma sanfona.
- Um círculo é recortado de espuma verde.
- Para fazer uma haste, você precisa inserir uma conta no fio e prendê-la torcendo-a.
- O círculo é aquecido com um ferro e uma conta é enrolada nele. As bordas são fixadas ao redor do fio.
- A bola resultante precisa ser enrolada com fios pretos.
- Agora as pétalas da papoula vermelha precisam ser fixadas no caule. Duas fileiras são suficientes para deixar a flor exuberante.
- As folhas são cortadas de espuma verde, cortadas ao longo das bordas e depois torcidas entre os dedos para dar realismo.
- O fio é cortado e as folhas são coladas.
Papoula feita de papelão ondulado em tons de vermelho, preto e verde:
- Os moldes das pétalas são recortados em papel vermelho e sua borda superior é esticada. Você precisará de 6 peças no total. As pétalas precisam ser amassadas e enrugadas. Usando uma tesoura de manicure, faça 2 a 3 cortes ao longo das bordas de cada pétala.
- Um quadrado é recortado em papel preto e cortado ao longo das dobras, deixando cerca de 1 cm da borda. Esses serão os estames. Depois, elas precisam ser enroladas em pequenos tubos.
- Um retângulo é recortado de papel verde e torcido uma vez no meio.
- Você precisa esconder algum tipo de bola lá dentro.
- Um caule é feito de arame, então os estames são presos ao meio com linha.
- As pétalas também são presas com fios.
Camomila
Etapas da criação de uma flor de foamiran:
- Quatro círculos de diâmetros diferentes são cortados de espuma branca.
- Usando uma tesoura, faça o formato das pétalas ao redor da circunferência e corte-as.
- As pontas são aquecidas com um ferro para dar-lhes forma.
- Uma tira de espuma amarela é cortada e são feitos cortes em todo o seu comprimento para criar uma franja. Depois é revestido com cola e torcido.
- O meio está preso ao fio.
- As pétalas são amarradas no caule. Você precisa começar com um pequeno círculo, aplicando cola.
- Para fazer a sépala, um círculo é cortado em espuma verde e são feitos cortes nele. Será a última fileira da flor.

Camomila de papel:
- Você precisa cortar um círculo de uma folha de papel e cortá-lo em 4 lados.
- Em seguida, cada quarto do círculo deve ser cortado novamente em 5-6 partes.
- As pétalas cortadas precisam ser arredondadas.
- Para fazer com que as pétalas pareçam mais realistas, use um abridor de casas para fazer listras prensadas em um lado da pétala. Elas precisam ser desenhadas da borda para a parte central para que a pétala se enrole. O estripador também faz um meio prensado. É recortado em papel amarelo.
Rosa
Etapas da criação de uma flor de foamiran:
- De espuma rosa, corte 2 tipos de pétalas de tamanhos diferentes, mas com o mesmo formato. Apenas 10 peças.
- Uma a uma, elas precisam ser aplicadas ao ferro e as bordas esticadas com ele.
- Você precisa fazer uma pequena bola de papel alumínio e prendê-la ao fio.
- Pétalas são coladas a ela, formando uma rosa.
- Depois, são feitas folhas de espuma verde e fixadas no caule.

Rosa de um guardanapo:
- Ao longo de uma das bordas do guardanapo, uma tira de 5 cm de largura é dobrada para trás. Ele deve ser agarrado com dois dedos e o guardanapo deve ser preso entre eles.
- A largura restante do guardanapo deve ser enrolada em seus dedos para formar um tubo.
- A 1/3 da altura do topo, você precisa começar a torcê-lo para obter um caule denso. Quando chegar ao meio, você precisa dobrar a borda inferior para cima para formar uma folha.
- Em seguida, o caule é torcido até o final.
- Para evitar que a rosa se desfaça, ela deve ser fixada com spray de cabelo.
Ranúnculo
Etapas da criação de flores:
- Pétalas de vários tamanhos são cortadas da espuma na quantidade desejada.
- Um círculo é formado a partir de papel alumínio e preso ao fio.
- Usando um ferro, as pétalas ganham uma aparência ondulada.
- Formando a flor: as pétalas são coladas sobrepostas, começando pelas menores.
Para criar um Ranúnculo de feltro, você precisará de um conjunto composto por:
- sentido;
- tesoura;
- pistola de ar quente;
- fios;
- alicate.
32 círculos de tamanhos diferentes e 1 folha verde de formato irregular são recortados em feltro. A coleta de flores começa pela pétala central. Um furo é feito no meio, um fio é inserido através dele e cola é adicionada.
Em seguida, as pétalas restantes são colocadas até que a flor atinja o tamanho e volume desejados. Um furo é feito no centro da folha verde e ela é colocada no arame. Em seguida, adiciona-se uma gota de cola e ela é fixada na base.
Arranjos de flores de foamiran
Como pode ser visto no material discutido acima, você pode fazer uma variedade de artesanatos com papel colorido. Flores feitas de papel podem ser usadas para decorar qualquer objeto e ambiente. Com sua ajuda, você pode criar arranjos florais inteiros com suas próprias mãos. Esses produtos feitos de espuma têm uma aparência especialmente bonita.
Flores feitas com esse material podem ser usadas para criar uma composição em um vaso, em um elástico de cabelo, em um pente e até mesmo em um prendedor de cabelo.
Exemplo: arranjo de flores em um vaso.
Para criar uma composição, você precisará de um conjunto composto por:
- pote;
- espuma;
- sisal;
- barbante, fita;
- bola de plástico;
- tesoura;
- Cola instantânea, cola PVA, pistola de cola quente;
- ornamentos decorativos.
Etapas da criação de um arranjo de flores:
- Usando cola PVA, o vaso é enrolado com barbante e decorado com fita.
- O sisal é colado na borda do vaso e uma bola de plástico é colada no centro. O resultado é a base para a composição.
- Círculos (diâmetro 2,5 cm) são cortados de foamiran (tons rosa e branco). Essas serão as pétalas.
- O próximo estágio é a formação das rosas.
- O círculo é enrolado em um tubo e a borda é colada.
Em seguida, o número necessário de peças é colado em um círculo, com um deslocamento de meia pétala. - Em seguida, é feita a quantidade necessária de rosas nas cores desejadas.
- Elas são coladas na base.
- As folhas são cortadas de espuma verde e coladas nas flores.
- A composição resultante pode ser decorada com itens decorativos.
De forma semelhante, você pode fazer flores de papel com suas próprias mãos e colá-las no bastidor, decorando-as com vários objetos. O resultado será uma decoração de cabelo espetacular.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer flores de foamiran
Como fazer flores de papel colorido - foamiran, ou seja, rosas (master class para iniciantes):