Um snood é uma coisa prática, quente e elegante. Qualquer mãe com habilidades básicas de tricô pode tricotar uma peça de inverno super moderna, original e quentinha para seu filho. Entre os gorros infantis mais populares estão os itens sem costura, com botões decorativos e dobra para cima.
O que é um snood? Qual é a sua finalidade?
Este é o nome de uma das variações de um cachecol de malha ou de tecido. É usado no inverno, outono, primavera e entre estações. Um acessório infantil quentinho, assim como a versão adulta, pode ser bem curto (como uma gola alta) e complementado por um chapéu, ou longo, lembrando um cachimbo.
O snood difere de um cachecol tradicional por não ter pontas, ou seja, é um círculo fechado. A função do cachecol é proteger a cabeça e a nuca do frio e do vento.
Como escolher o fio e as agulhas de tricô certos para tricotar um cachecol infantil
Hoje em dia, chapéus e acessórios infantis tricotados com fios grossos são populares. Por exemplo, de uma fibra que inclui lã (semi-lã) e fios de acrílico. É permitido usar dois tipos de fios de texturas diferentes, combinados em um único fio.
A opção clássica – algodão natural combinado com lã pura – não ficou sem atenção. O fio de lã pode irritar a pele delicada das crianças, por isso a semi-lã é frequentemente escolhida para produtos infantis.
Para calcular a espessura das agulhas de tricô que você precisará para tricotar, você precisa ter uma ideia do peso do novelo e do comprimento do fio. Essas informações geralmente são encontradas na fita da embalagem que envolve o fio.
Tabela de correspondências entre a espessura das agulhas de tricô e o comprimento do fio de um novelo de 100 g:
Largura das agulhas | Comprimento do fio |
de 9 a 15 mm | até 50 m |
6-8 milímetros | 100 metros |
5-6 milímetros | 50 metros |
4-5 milímetros | 200 metros |
3–4,5 | 250–300 metros |
2–3,5 mm | 350–400 metros |
1,5–3 mm | 800 metros |
Se, por exemplo, um laço for tricotado para uma criança menor de 5 anos e um novelo de fio de semilã pesando 100 g (comprimento do fio - 250 m) for selecionado para fazer este acessório, você precisará de agulhas de tricô com espessura de 3 mm. Isso desde que o tricô seja feito com um fio ou as agulhas de tricô tenham 4,5 mm de espessura se o laço for tricotado com 2 fios.
Também é necessário levar em conta o estilo de trabalho. Por exemplo, ao tricotar com pontos apertados, escolha agulhas mais grossas, e vice-versa, quando as laçadas forem largas, agulhas finas ajudarão a obter o resultado ideal.Você pode tricotar um cachecol infantil com agulhas de tricô de qualquer espessura e configuração.
As agulhas de tricô circulares mais simples e acessíveis são conectadas com linha de pesca comum. O comprimento de toda a estrutura é geralmente de 80 a 100 cm. O comprimento ideal das agulhas de tricô retas adequadas para tricotar um laço para uma criança de 5 a 10 anos é de 35 cm.
Cada uma das opções listadas tem suas próprias desvantagens. Bordados feitos em agulhas retas não podem ser levados em viagens nem experimentados corretamente. A desvantagem das agulhas de tricô circulares é que a linha se torce e há uma diferença excessivamente acentuada na espessura entre a ferramenta de trabalho e a linha. A única exceção são as ferramentas profissionais para artesãos.
O material do qual a ferramenta do tricotador é feita é de grande importância. Para fios de lã, por exemplo, agulhas de tricô de metal são ideais. O fio desliza suavemente sobre a superfície e as laçadas não ficam distorcidas. Para trabalhar com fios lisos ou escorregadios, vale a pena adquirir agulhas de tricô de bambu. Eles também são adequados para tricotar padrões vazados.
Calculando a quantidade de fio
Para calcular corretamente o consumo de fio, é necessário medir a espessura do fio. Quanto mais fino for, menos fio (em peso) você precisará trabalhar. Os profissionais, ao fazerem cálculos, partem do número métrico do fio - um indicador da espessura do fio, que é igual à quantidade de fio contida em 1 g.
Para obter esse valor, o número que determina o comprimento do fio embalado em um novelo (geralmente indicado em metros) deve ser dividido pelo peso do novelo. Quanto maior o índice métrico, mais fino é o fio e vice-versa. Se o fio for composto por vários fios, seu índice métrico na etiqueta será indicado por uma fração numérica, onde o numerador determina a espessura do fio e o denominador determina o número de fios.
A maioria das artesãs, para calcular a quantidade de fio necessária para o trabalho, primeiro tricota uma chamada “amostra de controle”. Por exemplo, um tecido medindo 10x10 laçadas. Após calcular a área da amostra de controle, a costureira a desenrola e mede o comprimento do fio utilizado durante o trabalho.
Depois de determinar a quantidade de fio necessária para tricotar 1 cm quadrado de tecido, o valor resultante é multiplicado pelo número que determina a área do futuro produto para descobrir quanto fio será necessário para fazer o item. Para calcular a largura do futuro item, o valor que indica a circunferência da cabeça é multiplicado pelo número de laçadas por 1 cm.
A quantidade de fio necessária também é afetada pela qualidade e composição do fio: quanto mais fofo ele for, menos será necessário; Quanto mais frouxa for a torção do fio, composto por vários fios, menor será a quantidade necessária para o trabalho.
Outro fator importante é o tamanho do produto em si e os parâmetros do padrão principal. Para fazer itens vazados, você precisa de menos linha do que para itens decorados com “tranças”, “saliências” e outros elementos convexos.
Tipos de padrões, diagramas, descrição
Entre os muitos padrões, há vários que até mesmo iniciantes em tricô conseguem fazer. É melhor que elas comecem com o básico, por exemplo, com ponto meia ou ponto pérola.
Padrões de tricô mais complexos incluem os padrões “Trança” e “Borboleta”.
Instruções passo a passo para tricotar gorros de bebê
Até mesmo uma artesã iniciante pode descobrir como tricotar um gorro infantil com agulhas de tricô sem tirar medidas (por exemplo, quando o gorro é tricotado para presente).
Para não cometer erros nos cálculos, basta saber:
- se o snood for destinado a uma criança de 4 a 6 anos, sua largura ideal é de 15 cm;
- um produto mais largo (18 cm) é adequado para uma criança mais velha - de 7 a 9 anos;
- a largura do produto para crianças de 10 a 12 anos é de 20 cm;
- Para crianças com 12 anos ou mais, o laço pode ser alargado para 22 cm.
Gorro rígido para menino
Você pode tricotar um cachecol infantil para menino usando linha de semilã ou fio de viscose com uma pequena mistura de lã. As extremidades superior e inferior do laço são projetadas no formato de um elástico polonês ou regular 1x1.
Descrição do cargo:
- A parte inferior do produto é tricotada com elástico. Seu comprimento pode variar de 2 a 5 cm;
- Os próximos 2–5 cm são em ponto meia;
- A próxima seção de 2–5 cm é tricotada com tecido purl;
- Os pontos “1”, “2” e “3” são repetidos o número de vezes necessário.
Gorro para meninas com padrão de trança
O trabalho é feito usando uma 3ª agulha de tricô adicional ou uma agulha cigana. O padrão básico de tricô é bem simples: depois de tricotar 2 pontos tricô, a costureira tricota 8 pontos meia e depois 2 pontos tricô novamente.
A sequência fornecida é seguida até o final da linha e se aplica a todas as linhas ímpares, exceto às 7ª, 13ª, 19ª, 25ª, 31ª, 37ª linhas e assim por diante. Nas carreiras em meia, cada laçada é tricotada conforme está. Nas 7ª, 13ª e 19ª carreiras são formadas as “tranças”.
Descrição do relatório:
- Após o ponto de borda, tricote 2 pontos em tricô;
- 4 dos 8 pontos da frente são transferidos para uma agulha adicional. Se durante a formação da primeira “trança” a agulha de tricô adicional estava na posição à frente do trabalho (ou vice-versa, atrás do trabalho), todas as “tranças” subsequentes devem ser formadas da mesma maneira;
- Os 4 laços restantes na agulha de tricô esquerda são tricotados;
- As laçadas transferidas para a agulha de tricô adicional são devolvidas à esquerda e tricotadas como laçadas frontais;
- O rapport termina com 2 pontos tricô.
Gorro infantil com estampa "Borboletas" nos botões
O padrão é formado juntando os fios formados pela transferência de laçadas de uma agulha de tricô para outra, sem tricotar. A largura e a altura de um rapport são de 10 laçadas por 10 carreiras. É desejável que o número de laços que compõem o padrão principal (os laços de borda não são contados) seja um múltiplo de 10. Se isso não for possível, os laços que “não se encaixam” no padrão principal são distribuídos uniformemente ao longo das bordas.
As carreiras da frente (1–9) são tricotadas da seguinte maneira: as primeiras 5 laçadas após a laçada da borda são transferidas para a agulha de tricô direita como estão (elas não são tricotadas). Os próximos 5 laços são tricotados. Todas as carreiras em tricô, exceto a 10ª, 20ª e assim por diante, são tricotadas com pontos em tricô. “Borboletas” são formadas na 10ª fileira e nas subsequentes, múltiplas de “10”.
Descrição do padrão "borboleta":
- A laçada da borda é removida, o 1º e o 2º são tricotados em tricô;
- O tricô está virado. Agora as agulhas direita e esquerda trocaram de lugar. A agulha de tricô direita é passada de baixo para cima, sob os fios esticados livremente, que se formaram nos locais onde as laçadas não foram tricotadas. Esses fios devem ser “cingidos” com um fio de trabalho. Como resultado, uma longa laçada é formada na agulha direita. O tricô é virado novamente. 2 laçadas são tricotadas juntas em tricô;
- 7 laçadas são tricotadas em tricô, após o que o padrão é repetido.
Gorro para meninas com lapela
Este item é feito usando fios como o Lion Brand (acrílico com 20% de lã). A costureira precisará de acessórios adicionais: 4 botões e 4 fechos.
Tricô passo a passo:
- As primeiras 9 carreiras são tricotadas em ponto meia (todos os pontos das carreiras pares e ímpares são tricotados).
- As laçadas das carreiras 10, 11, 12, 13 e 14 são tricotadas do avesso. Nas 11ª e 13ª carreiras, ambas as bordas do produto são alargadas em 1 laçada.
- As carreiras 15 a 28 são tricotadas da mesma forma que as carreiras 1 a 14. O trabalho continua até que a largura do laço aumente 1,5 vezes, após o que eles começam a desenhar a lapela, cuja altura total é de 16 carreiras. A lapela pode ser tricotada com elástico ou em ponto meia.
- Em seguida, continue trabalhando em uma sequência espelhada - remova as laçadas adicionadas e termine o trabalho em ponto meia - com pontos tricô. Depois que o tricô é finalizado, o laço é decorado com botões e botões de pressão escondidos são costurados.
Gorro infantil vazado em tricô
Para fazer esse tipo de laço você vai precisar de um fio fino de semilã. A 2ª e todas as carreiras internas do produto são tricotadas em tricô.
A 1ª, 3ª e 5ª carreiras são tricotadas de acordo com o padrão:
Símbolos de loop:
- "Pontos positivos" marcam as bordas;
- "quadrados pretos" marcam os da frente;
- "círculo" - laçada;
- "triângulo" com inclinação para a esquerda - uma laçada frontal é tricotada a partir de duas laçadas frontais;
- "triângulo" com inclinação para a direita - uma laçada é removida, a próxima laçada frontal é tricotada e enfiada na laçada anterior removida;
- "ferradura" - a laçada é deslizada como se não tivesse sido tricotada, as próximas 2 são tricotadas e passadas pela laçada deslizada;
- Os números indicam as linhas.
Depois de tricotar o padrão de acordo com o diagrama, tudo é repetido desde o início.
Gorro infantil com padrão pérola
Tricotar um cachecol infantil é fácil se você começar com padrões simples, por exemplo, com um de pérola.
Descrição do trabalho para a primeira carreira: 1 frente, 1 trás e assim por diante. A segunda e todas as carreiras subsequentes são tricotadas assim: um ponto meia é tricotado sobre a laçada da frente e um ponto da frente é tricotado sobre a laçada de trás. Para tricotar o padrão de pérolas, use agulhas de tricô circulares e retas.
Ponto meia para criança
A tecnologia para fazer um padrão com agulhas de tricô retas é a seguinte:
- A 1ª laçada da borda é removida sem tricotar;
- A 2ª e as laçadas subsequentes são tricotadas através da parte da frente (aquela que está mais perto do tricotador);
- A última laçada da borda é tricotada em tricô.
Ao tricotar com agulhas circulares, uma carreira (não importa se é par ou ímpar) é tricotada em meia e a outra é tricotada em meia.
Snood feito de fio muito grosso
Para este tipo de tricô, você precisará de fios volumosos, por exemplo, um novelo de fio acrílico de 100 m de comprimento e pesando 170 g com uma mistura de lã (20%).
Ao trabalhar com fios muito grossos, é importante não errar nos cálculos, por isso Mesmo as costureiras experientes começam tricotando uma peça de controle:
- Monte 20 pontos usando agulhas de tricô de 9 mm de espessura e tricote 10 carreiras;
- Determine quantas voltas existem em cada 10 cm.
Para fazer este modelo você precisará de um botão decorativo com diâmetro de 20 mm e 3 botões. A largura do futuro snood é de 22 cm, a altura recomendada é de 66 cm. O tricô consiste apenas em laçadas faciais. O laço é decorado com um botão decorativo. Os botões são usados como fechos ocultos.
Grampo de snood para crianças
Para fazer este modelo, você precisará de agulhas de tricô circulares de 3,5–4 mm de largura e 2 novelos de lã Baby Wool (o comprimento do fio em cada novelo é de 200 m, o peso de um novelo é de 50 g). A largura do produto acabado é de 52 cm, a altura recomendada é de 24,5 cm.

Tricô passo a passo:
- A carreira 1 é tricotada como um elástico 1x1 - as alças da frente alternam com as alças de trás.
- Na 2ª carreira, tricote os pontos tricô como pontos da frente e tricote os pontos da frente como pontos de trás.
- Na 3ª carreira, os pontos tricô são tricotados como pontos tricô, e os pontos tricô são pontos tricô.
- A 4ª e todas as carreiras pares são tricotadas como a 2ª.
- A 5ª e todas as carreiras ímpares são tricotadas como a 1ª carreira.
O padrão resultante é chamado de "emaranhado". As últimas 7 carreiras são tricotadas com um elástico 1x1, após o que as laçadas são fechadas.
Os padrões de ponto meia, "emaranhado" e "pérola" são frequentemente escolhidos por costureiras iniciantes que estabelecem o objetivo de fazer um chapéu ou cachecol para uma criança com as próprias mãos. Você pode tricotar esse cachecol infantil com agulhas de tricô circulares ou retas.
Vídeo sobre snoods de tricô
Como tricotar um cachecol infantil com agulhas de tricô: