Crianças pequenas e de meia idade não são capazes de perceber uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. Para desenhar uma imagem sobre um determinado tópico, por exemplo, "Paisagens de Tundra", eles precisarão de recursos visuais e prática constante.
O conhecimento teórico da criança sobre este tópico permitirá que ela transfira facilmente suas impressões e o protótipo da pintura fornecido para um pedaço de papel.
O que você precisa para desenhar a tundra
Tundra (crianças de diferentes idades podem desenhar) é um espaço enorme, frio e sem árvores, no qual muitos animais são forçados a viver. A palavra "tundra" é de origem finlandesa, da palavra "tunturi", que significa "planície sem árvores" em russo.
Apesar do clima rigoroso e das condições de vida difíceis, viver na tundra é mais favorável para muitos animais do que seria a vida no deserto escaldante.
Para retratar corretamente a natureza da tundra, é necessário apresentar às crianças as condições da região. Diga a eles como a região é diferente de outras regiões do país. Um conhecimento preliminar da tundra despertará o interesse inicial das crianças pela região norte e facilitará o processo artístico.
Se uma criança desenvolver uma ideia desta região, mais tarde ela será capaz de fazer esboços de forma independente e exibi-los no papel. A regra principal e fundamental do desenho é a prática.
Quanto mais tentativas forem feitas para esboçar a tundra, melhores e mais realistas serão as imagens. Gradualmente, será possível começar a criar pinturas mais complexas e detalhadas. Desenhar um esboço da tundra não é difícil se você tiver os itens de desenho necessários.
É mais fácil para crianças em idade escolar primária desenhar com um lápis, neste caso você precisará adicionalmente de:
- borracha que não deixa marcas no papel;
- disco de algodão;
- lápis preto;
- lápis de cor;
- tintas aquarela;
- Folha de papel A4;
- apontador de lápis.
Para crianças mais velhas, a pintura em aquarela é adequada. Um design combinado, com uma combinação da textura do grafite do lápis e da consistência líquida das tintas, ficará bom.
Neste caso, você pode usar uma linha de lápis bem definida para marcar o contorno da imagem ou para indicar partes significativas do desenho; tintas podem ser usadas para retocar a imagem parcial ou completamente.
Antes de pintar, é necessário encontrar material de demonstração para as crianças, que mostre objetos típicos desta área. Esta tarefa temática permitirá que as crianças mostrem sua imaginação e retratem a natureza como a imaginam.
No ensino fundamental, as crianças costumam utilizar diversas técnicas de pintura, sendo as principais:
Linear | A tecnologia linear é considerada a mais simples. Ao desenhar dessa maneira, linhas retas ou curvas são usadas para indicar os contornos de um objeto ou de suas partes individuais. Você precisa começar o desenho traçando uma linha horizontal, que servirá como horizonte da tundra. Depois disso, você deve desenhar os contornos de árvores, arbustos, pedras ou animais. Usando essa técnica, linhas retas e curvas, você pode criar detalhes no desenho. |
Manchas e sombreamentos | Essa técnica se baseia no uso de diferentes formatos de manchas e traços que criam imagens. Você deve começar com o objeto principal da pintura, marcando-o com pontos de tamanhos diferentes. Depois disso, use sombreamento para adicionar detalhes ao desenho: grama, pedras e árvores. Essa técnica é usada para criar texturas e sombras no esboço. |
Elementos de volume | Usando essa técnica, você pode criar a ilusão de volume em um desenho. Para fazer isso, você precisa pegar um lápis e adicionar tons claros e escuros ao esboço. Você precisa desenhar sombras caindo de árvores, arbustos ou animais, neste caso a imagem transmitirá profundidade e realismo. |
Tundra (a imagem pode apresentar diferenças nas cores locais e plantas típicas desta área) é uma região pitoresca com natureza incrível. Para transmitir corretamente a beleza da região, você precisa ter habilidade para trabalhar com cores e formas, além de ser capaz de transmitir corretamente a beleza natural do ambiente usando lápis ou tintas.
Para desenhar uma bela imagem, você deve seguir estes passos passo a passo:
Comece com um esboço geral | Desenhe a forma básica da tundra usando formas simples: ovais e círculos. |
Adicionar detalhes | Desenhe vegetação rasteira, arbustos pequenos e árvores. |
Diversificar a paisagem | Adicione características locais, como rochas e cachoeiras. |
Use lápis ou tintas de cores diferentes | As cores azul, cinza ou azul claro são as mais frequentemente usadas para representar a tundra. Para criar seu próprio estilo único, você também pode usar outros tons nos detalhes. |
Adicionando profundidade a um desenho | Para tornar o desenho mais realista, você deve adicionar um efeito de profundidade. Para fazer isso você precisa usar sombras. Você pode desenhar objetos no fundo para criar a ilusão de imersão no espaço. |
Enfatizando detalhes | Para tornar a imagem harmoniosa e completa, você precisa adicionar detalhes no primeiro plano. Para isso você pode usar linhas e texturas, então a imagem ficará mais expressiva e interessante. |
Exemplos de desenhos sobre o tema do mundo ao redor "Como imagino a tundra"
A tundra tem um tipo especial de ecossistema; a região tem vegetação rasteira que pode se adaptar a condições severas de congelamento e requer poucos nutrientes no solo.
Os principais elementos da tundra são céus azuis brilhantes, picos de montanhas cobertos de neve e paisagens planas pitorescas. Ao pintar, é preciso levar em conta que a tundra inclui grandes espaços, montanhas, campos e pequenos lagos.
As imagens mais populares e características da área são as de veados, raposas e ursos polares – os principais habitantes da região norte. Outro representante marcante do mundo animal da tundra é a raposa do Ártico.
Você pode pintar um quadro de animais sem adicionar detalhes complexos ou um grande número de personagens. Ou você também pode desenhar as plantas mais comuns da região: líquens e musgos.
Frequentemente, a aurora boreal é retratada em imagens da tundra – um fenômeno celestial que pode ser mostrado em uma folha de papel por meio da mistura de uma paleta de tintas.
Desenho a lápis
Para desenhar a imagem mais simples da tundra com a imagem da paisagem do norte, você precisa seguir os passos passo a passo:
- Desenhe um horizonte em um pedaço de papel usando uma linha horizontal. Deve haver espaço suficiente na parte superior para o céu e na parte inferior para o chão.
- Usando lápis cinza, azul e azul claro, desenhe o céu. Gradualmente, é necessário adicionar diferentes tonalidades e exibir sombras para dar volume.
- Desenhe a Terra. Para fazer isso, você precisa usar lápis verde e marrom. Para maior brilho, você deve desenhar um pouco de vegetação e grama. Para realismo, adicione imagens de pedras e arbustos.
Usando um lápis simples, você pode representar a paisagem da tundra em preto e branco. Para fazer isso, depois de concluir as ações básicas passo a passo, você deve marcar as plantas da tundra na parte inferior do desenho e desenhar os contornos dos picos das montanhas cobertas de neve na parte superior. Para tornar o desenho mais realista, você deve adicionar sombras de montanhas, árvores e pequenos arbustos.
A tundra (o desenho pode ser muito simples ou complicado com pequenos detalhes) se distingue por um clima específico e, portanto, nela vivem animais que não têm medo do frio. Para uma composição mais complexa, o desenho deve representar o animal mais bonito da tundra – o veado.
O maior problema ao criar uma pintura complexa é a perda de proporções na folha de papel. Para evitar isso, você precisa fazer um esboço do corpo do animal antes de adicionar outros detalhes. Para fazer isso, você precisa esboçar a aparência do animal com a possibilidade de ajustes adicionais.
Ações passo a passo:
- Para representar o corpo do animal, desenhe um retângulo em uma folha de papel.
- A partir do meio do retângulo desenhado, meça a distância desejada para o solo. Deve ser um pouco maior que a largura do futuro corpo do veado.
- Faça uma marca no retângulo onde os membros do animal começarão.
- Faça um esboço leve das pernas do animal.
- Para adicionar realismo ao peito do animal, adicione um círculo no canto inferior esquerdo do retângulo desenhado.
- Na parte da frente do retângulo, no lado esquerdo, desenhe uma oval; servirá como uma forma simplificada do pescoço virado.
- Desenhe um pescoço a partir do círculo na parte inferior esquerda do retângulo.
- Desenhe a cabeça no topo do pescoço.
Desenho detalhado da cabeça do animal:
- Divida o esboço da cabeça quadrada em 3 partes.
- Desenhe 2 ovais nas laterais do quadrado do meio.
- Desenhe pequenos círculos dentro dos ovais desenhados, mais próximos das laterais inferiores.
- Desenhe o nariz, a boca e o queixo do animal sob os ovais desenhados.
- A partir do oval do focinho do animal, desenhe 2 círculos para criar a base para as orelhas.
- Conecte a cabeça do animal com as orelhas.
- Entre as orelhas do animal, desenhe os pontos de partida para os chifres se ramificarem.
- Desenhe os chifres do animal usando linhas curvas.
Após um esboço, você deve verificar a exatidão das proporções do animal e, em seguida, começar a desenhá-lo em detalhes:
- As patas dianteiras do animal são desenhadas no formato do número "6". A escrita do número inclui a área do ombro e a escápula.
- Do ponto superior do número, desenhe uma escápula que se elevará ligeiramente acima do retângulo desenhado, o futuro corpo do animal.
- Para desenhar as patas traseiras, use círculos para marcar as coxas e os joelhos.
- Em seguida, contorne o joelho, a articulação do quadril e a parte de trás da coxa.
- Depois de desenhar e contornar a parte da coxa da perna, marque o pulso, que está localizado aproximadamente no meio da perna do animal.
- Na parte inferior da perna, próximo ao chão, marque a localização dos cascos, que mais tarde serão representados como pequenos retângulos de formato irregular.
- Desenhe a massa muscular dos membros do animal; os detalhes abaixo do tornozelo devem ser mais finos que a parte superior das pernas.
- O pescoço do animal deve ter o formato de um diamante.
- Conecte o pescoço do animal ao corpo usando uma linha suave.
- Desenhe o corpo usando linhas suaves e curvas.
- Adicione realismo ao veado usando sombreamento, marque sombras e desenhe o pelo.
A tundra (o desenho pode representar a vida e o cotidiano da população local) é pouco povoada; não mais que 300 mil pessoas vivem na região norte. No fundo do desenho você pode desenhar uma cabana dos habitantes locais do norte, chamada chum.
Se desejar, você pode colorir o veado usando lápis de cor, deixando seu pelo levemente marrom.
Você pode adicionar montanhas cobertas de neve, figuras de pessoas e seus trenós nacionais puxados por cães ou renas ao fundo.
Na imagem onde a tundra é retratada, a pessoa desenhada ao lado do veado em primeiro plano deve ser retratada em trajes nacionais: botas de cano alto, chapéu de pele e casaco de pele de rena.
Desenhando com tintas
Para transmitir a beleza da tundra e as cores incríveis do norte em diferentes épocas do ano, você pode usar aquarela ao pintar.
Isso exigirá:
- lápis;
- tintas;
- paleta;
- papel para aquarela;
- apagador;
- escovas.
Para um desenho simples feito por alunos do ensino fundamental, são adequadas tintas aquarela cor mel comuns, vendidas em papelarias. A paisagem da tundra varia muito dependendo da época do ano, mas a tundra é especialmente bonita no outono.
Depois de estudar a paisagem local e escolher um esboço e cenário para o desenho, você pode começar a trabalhar. Primeiro, você precisa imaginar a composição do desenho em detalhes ou selecionar uma imagem para copiar. Convencionalmente, o trabalho em uma pintura pode ser dividido em duas etapas: trabalho com lápis e trabalho com tintas.
Execução passo a passo da pintura:
- uma designação da linha do horizonte, com curvas deliberadas indicando terrenos montanhosos e colinas;
- esboço do formato do reservatório;
- imagem de silhuetas de animais e pessoas.
Depois de trabalhar no esboço com um lápis, você deve passar a trabalhar com tintas. Para retratar uma paisagem de inverno, é necessário levar em conta as sutilezas da transmissão da gama de cores. No inverno, a tundra vivencia a noite polar; o dia é curto durante esse período, então cores suaves e opacas devem ser usadas.
O céu deve ser pintado com tinta azul-acinzentada; para obter o tom desejado, é preciso usar uma paleta. O céu deve ser pintado de cima para baixo, e a cor deve ficar mais clara à medida que você se aproxima do horizonte. As montanhas podem ser deixadas brancas ou receber uma cor azul-claro.
Deve-se usar tinta azul ao pintar montes de neve. A neve pode ser representada no desenho usando cotonetes. Se houver animais no desenho, eles precisam ser coloridos de acordo com suas características. As pessoas podem ser desenhadas com roupas nacionais, usando motivos tradicionais do norte.
Não é necessário preencher a neve completamente com tinta; você pode deixar algum espaço em branco em alguns lugares. Se a pintura tiver algumas montanhas no primeiro plano e outras no fundo, o fundo mais distante deve ser mais claro que a frente.
O outono na tundra se distingue por uma profusão de cores. Nesta época do ano, tons de vermelho, amarelo, laranja e verde estão presentes na natureza. O brilho da natureza pode ser transmitido de forma especialmente bela usando aquarelas.
As principais regras a seguir ao pintar "tundra no outono":
- Na imagem, o céu deve estar mais claro que o chão. É preciso preenchê-lo com tinta azul, deixando áreas brancas. Elas exibirão nuvens. Ao pintar, é preciso tirar o máximo de água do pincel, mas ao mesmo tempo evitar espalhar. O excesso de água pode ser removido com uma escova apertada.
- Depois de esboçar o céu, comece a colorir o chão. Para fazer isso, marque as áreas onde o alecrim selvagem e o líquen estão florescendo. Não é necessário desenho detalhado de plantas polares de outono.
- Você pode desenhar arbustos polares. Para isso, use um pincel fino com tinta preta para desenhar plantas e coloque folhas secas por perto.
Ao criar uma pintura, é recomendável trocar a água com a maior frequência possível, principalmente se você tiver que usar cores escuras ou brilhantes com frequência.
Se desejar, você pode desenhar animais do norte tendo como pano de fundo a paisagem da tundra; veados são especialmente frequentemente desenhados em pinturas feitas com tintas.

Há também a oportunidade de atrair moradores locais e suas casas tendo como pano de fundo belas montanhas e lagos pitorescos.
Depois de dominar e usar com sucesso tintas ou lápis, ao desenhar uma imagem sobre o tema "tundra", você pode começar a usar um material mais incomum e fazer um artesanato usando tecido ou areia. Isso lhe dará a oportunidade de adicionar textura e volume à sua criação finalizada.
Autor: Olga Zhanskaya
Vídeo de desenho de tundra
Como desenhar a tundra com aquarela e lápis: