Os principais psicólogos e professores há muito tempo aprovam as técnicas de desenho mais úteis e interessantes para crianças. Eles estão confiantes de que tais atividades criativas não apenas influenciam a aquisição de habilidades artísticas e o desenvolvimento da imaginação, mas também estabilizam o sistema nervoso da criança e têm um efeito positivo em seu desenvolvimento psicológico.
Entre as técnicas de desenho mais populares entre pré-escolares e alunos do ensino fundamental, os especialistas destacam:
- Frottage;
- Tintas de ar;
- Papel marmorizado;
- Pintura com sabão;
- Blotografia (pintura com respingos);
- Desenhar em uma superfície molhada;








- Um monte de lápis;
- Giz de cera e amido;
- Cola multicolorida;
- Pintura com sal;
- Pintura em cera;
- Borracha de espuma ou esponja;
- Desenhar com cotonetes;
- Desenhar com impressões de mãos, dedos, palmas, pés;
- Desenhar com bolas.
Os benefícios da criatividade para o desenvolvimento infantil
Aulas de desenho são um elemento obrigatório do desenvolvimento integral de crianças de 6 a 7 a 8 anos.
Em particular, eles fornecem:
- Estimulação da motricidade fina, o que facilita a preparação da mão para a escrita em pré-escolares.
- Desenvolvimento do hemisfério direito e, com ele, imaginação, criatividade e pensamento criativo.
- Percepção consciente de objetos reais, conhecimento profundo de suas propriedades.
- Educação de sentimentos estéticos.
- Dominar técnicas de relaxamento, já que a criatividade em qualquer forma é considerada uma poderosa ferramenta meditativa.
- Funciona como arteterapia: a criatividade permite expressar sua opinião pessoal por meio de um enredo específico ou abstrato, mas também liberar emoções, reduzir medos e ansiedade.
- Um passatempo útil que mais tarde pode se transformar em um hobby estável.
- Melhorar as habilidades de comunicação e colaboração ao trabalhar em grupo.
Como despertar o interesse de uma criança pelo desenho
Incentivar uma criança a se envolver na criatividade e manter seu interesse é a principal tarefa de um pai ou professor. Muitas vezes, as crianças se recusam até mesmo a tentar desenhar ou, tendo acabado de pegar um pincel, rapidamente mudam sua atenção para outra coisa e acabam desistindo da atividade.
Para interessar uma criança, você precisa:
- sugira um tópico que seja relevante para ele, por exemplo, animais de estimação, super-heróis ou personagens de seus desenhos animados favoritos.
- experimente com materiais: aquarelas, tintas a dedo, pastéis, pintura com luz. Algumas crianças podem não gostar de segurar um pincel, mas gostam de usar as próprias palmas para criar arte, enquanto outras, ao contrário, preferem um lápis, já que a textura das tintas é desagradável para elas.
- Você precisa observar a criança, talvez ela mesma lhe diga o que lhe interessa na pintura. Uma vez que uma iniciativa tenha sido demonstrada, é fundamental apoiá-la.
- O mais importante é liderar pelo exemplo pessoal. Uma criança se envolverá mais ativamente em qualquer processo se um adulto se envolver regularmente nele e se oferecer para estudar junto.
Organização do espaço de trabalho, andamento da aula
O treinamento deve ser realizado em uma mesa ou cavalete. Não deve haver objetos desnecessários ou que distraiam no local de trabalho, apenas os materiais necessários para a aula atual. A área ao redor pode ser protegida de possível exposição à tinta através da aplicação de uma película.
Você deve sentar-se em uma parte iluminada da sala, acendendo a luz se necessário. Também é necessário proteger o ambiente de possíveis influências de fenômenos ou sons estranhos.

As aulas de desenho para crianças de 6, 7 e 8 anos começam com a preparação de ferramentas às quais a criança é apresentada. É útil informar a criança sobre o tópico da lição e explicar brevemente o que acontecerá.
O processo criativo depende do nível de habilidade das crianças. Então, se as crianças não estão muito familiarizadas com essa arte e nunca desenharam antes, a primeira coisa que um adulto faz é dividir a imagem artística em figuras elementares.
Você pode começar a desenhar a partir do fundo ou do objeto principal, pintando gradualmente sobre as áreas restantes. A aula termina com a limpeza do espaço de trabalho. A pintura finalizada pode ser pendurada na parede ou emoldurada.
Um lembrete dos principais materiais, ferramentas adequadas e suas especificações é fornecido na tabela.
Material | Acessórios obrigatórios | Capacidades materiais, características técnicas |
Lápis de cor | Papel comum, borracha (borracha amassada) | Um dos materiais mais acessíveis, ele permite que você pratique habilidades básicas e retrate objetos realistas. |
Pastel (lápis pastel) | Papel pastel, guardanapos, papel amassado | Semelhante aos lápis de cor, mas permite melhor sombreamento do trabalho. |
Guache | Papel comum, um conjunto de pincéis de diferentes tamanhos e texturas, uma paleta | Tintas econômicas, adequadas para artistas iniciantes. |
Acrílico | Papel grosso, pincéis: sintéticos e de cerdas, espátula, paleta, tablete | Cria imagens vívidas e detalhadas, adere bem ao papel e permite múltiplas camadas. |
Aquarela e marcadores de aquarela | Papel para aquarela, pincéis macios, guardanapos, paleta, liner, tablet | A capacidade de pintar imagens aéreas e abstrações, usando uma técnica incomum de úmido sobre úmido. |
Óleo | Tela, conjunto de pincéis sintéticos, espátula, paleta | Um material complexo e caro, usado por artesãos profissionais. |
Princípios de desenho com crianças de 6 a 8 anos
Aulas de desenho para crianças de 6-7-8 anos devem ser interessantes e trazer benefícios visíveis.
Portanto, para obter resultados, é necessário seguir uma série de regras:
- Para a criatividade, é preciso reservar um cantinho onde a criança possa se recolher e levar os materiais necessários para a atividade.
- O desenho deve ser feito em etapas - do simples ao complexo, ou do geral ao específico.
- Se for difícil para uma criança criar um enredo sozinha, você pode dar a ela um tópico específico.
- É aconselhável continuar a aula até que todo o trabalho esteja pronto. Você pode fazer pequenas pausas. Se a criança ficar cansada, ela não deve ser forçada a continuar desenhando.
- As aulas devem ser diversificadas com novos instrumentos e técnicas não padronizadas.
- Você precisa se sentar para desenhar de bom humor. Uma criança em idade pré-escolar deve estar alerta e concentrada.

- Lembre-se: nada pode dar errado. A criança tem sua própria visão de um objeto ou paisagem; nesse sentido, a criatividade permite maior liberdade de expressão. No final da aula, é essencial recompensar os alunos pelos seus esforços.
Desenhando com lápis com crianças de 6-7-8 anos
Técnicas de desenho
Estilos de desenho a lápis:
- Desenho de contorno – uma imagem da aparência de um objeto ou personagem.
- Adicionando volume – desenhando detalhes, trabalhando com luz e sombras.
- Eclosão: envolve a execução de seções curtas e retas. O comprimento, a densidade e a direção do traço dependem da ideia do autor.
- Sombreamento ou fricção, linhas principais no todo ou em parte. Os limites se tornam menos perceptíveis, a imagem inteira se suaviza. A técnica é usada para transmitir o realismo da pintura.
Ideias e temas de desenho
Lista (aproximada) de ideias e tópicos:
- Bicho de estimação (gatinho ou cachorro): 2 ovais grandes – corpo e cabeça, 4 menores – patas. Orelhas longas e cauda são adicionadas. O focinho tem boca, olhos, nariz e bigodes. Um cachorro também pode ter um osso, e um gato pode ter uma tigela de leite. O animal é colorido usando hachura ou sombreamento.
- Jardim de infância (escola): peça para eles desenharem seus amigos, escolhendo uma cor diferente de lápis e sombreamento para cada um.
- Abstração brilhante: prenda vários lápis juntos com um elástico e desenhe padrões dessa maneira.
- Desenho em papel colorido: pinte o papel com aquarela na cor escolhida, desenhe por cima com giz de cera ou lápis de cor.

Então, você pode representar um campo de dentes-de-leão em uma folha verde escura ou azul. Para fazer uma flor, você precisa desenhar um círculo e a partir dele muitos traços curtos; complemente-o com um caule longo e folhas alongadas.
Masterclass 1
Desenho a lápis de cor de “Aurora Boreal” – Materiais:
- Lápis de cor ou pastel.
- Papel branco liso (ou pastel).
- Guardanapos de papel.

Etapas do trabalho:
- Coloque a folha na vertical.
- A parte inferior, cerca de 4-5 cm, é terra. Ela é pintada em qualquer formato, seja preto ou verde escuro.
- A aurora boreal é representada por linhas sinuosas que vão de uma borda da folha até a outra. As seções têm cerca de 1 cm de largura e são hachuradas com linhas retas. Para dar brilho, são usados 4 ou mais tons, as cores podem ser misturadas e sobrepostas.
- Todo o espaço até o fundo escuro é pintado com elementos semelhantes.
- Por fim, você precisa desenhar as árvores e arbustos em preto (verde escuro). Para pinheiros, primeiro desenhe um eixo vertical - o tronco, do qual linhas retas ou ligeiramente arredondadas se estendem para a direita e para a esquerda. Os arbustos parecem linhas saindo de uma área em direções diferentes.
Masterclass 2
Trabalho criativo “Gato com bola”, desenho com lápis pastel.

Preparação de ferramentas:
- Lápis pastel.
- Papel pastel.
- Guardanapos.
- Reclamar.
Fluxo de trabalho:
- O papel é colocado em formato vertical. O trabalho é feito com pastéis, pois eles permitem um melhor sombreamento, mas é aceitável usar lápis de cor macios.
- O corpo do gato é oval, ocupando cerca de 2/3 do corpo. Você pode desenhá-lo imediatamente com pastel amarelo, sem precisar esboçá-lo com um simples lápis. As patas se estendem do corpo - mais 2 ovais alongados.
- A cabeça é um círculo, localizado no corpo, aproximadamente no centro do lençol. Na cabeça há orelhas triangulares, nas quais 2 triângulos menores são representados como a parte interna das orelhas.
- Na parte inferior da folha há um novelo de linha rosa em formato redondo.

- A primeira coisa a fazer é pintar o fundo. São utilizadas cores azul claro, azul e um pouco de preto nas bordas do papel. Você pode misturar com guardanapos ou com os dedos.
- O corpo, as patas, o focinho e a parte superior das orelhas do gato são pintados completamente de amarelo. Na parte central da cabeça, assim como nas patas e no corpo, você pode adicionar um pouco de amarelo escuro para criar volume. Os contornos são delineados em branco.
- Focinho: o nariz é desenhado em rosa com uma mancha branca no meio, para os olhos e a boca você precisa desenhar linhas curvas em preto. O gato também tem sobrancelhas claras e bigodes longos e retos. As partes internas das orelhas são pintadas com pastel rosa e branco. As bordas das cores estão borradas.
- A bola é pintada de rosa em combinação com roxo, fios individuais são desenhados em rosa e branco. Os fios também ficam dispostos em semicírculos ao redor do gato e circundam seu corpo e patas.
Pintando com tintas com crianças de 6-7-8 anos
Técnicas de desenho
Métodos de trabalho com guache e acrílico:
- “Pincel seco”: Aplique uma pequena quantidade de tinta na ferramenta e faça movimentos leves sobre a pintura. Dessa forma, as cores ficam suaves, criando o efeito de pinturas antigas.

- "Encharcar" e "cutucar". Grama e plantas, pelos de animais, reflexos de luz – tudo pode ser criado aplicando pressão perpendicular com um pincel sobre o papel.
- "Acrílico líquido" – é uma mistura de tinta acrílica com cola e silicone. Devido à sua estrutura, permite que ela se espalhe pela tela em diferentes direções, criando padrões surreais.
- Tipo de desenho do cérebro direito – pintar de forma intuitiva, sem desenho prévio de detalhes.
- Usando estênceis. Podem ser figuras recortadas em papelão, que são transferidas para papel e depois pintadas.
- Impressões – criar um desenho utilizando carimbos, rolos, mãos, elementos naturais, como folhas secas.
- Desenho com linha: mergulhar um fio na tinta e movê-lo aleatoriamente pelo papel.
Exemplos de técnicas de aquarela adequadas para dar aulas de desenho a crianças de 6, 7 e 8 anos:
- Molhado: Pontos multicoloridos são colocados sobre uma folha umedecida com água, resultando em uma imagem arejada e delicada. Ele pode servir como plano de fundo e outras camadas podem ser aplicadas por cima para esclarecer os elementos.

- Manchas de aquarela – preenchendo a imagem com manchas de cores abstratas.
- Grisaille – um estilo feito em preto e branco ou simplesmente em uma única cor.
- Sopro: O ar é direcionado através de um tubo para uma grande mancha de tinta aquarela, fazendo com que ela se estique em formas complexas. Dessa forma você pode fazer o sol e a grama, uma flor, um balão, criaturas marinhas.
Ideias e temas de desenho
Lista de ideias:
- Outono no estilo de Afremov: aplicando a superfície cerda do pincel para criar folhas multicoloridas em toda a imagem. Após a secagem, termine de desenhar o caminho e as árvores ao longo dele em uma cor escura. Para este trabalho, são adequados guache ou acrílico e um pincel médio com corte semicircular ou quadrado.
- Floresta Azul da Fantasia: faça o artesanato em apenas uma cor, variando sua saturação. Se for uma paisagem de inverno, você pode aplicar tinta branca por cima para criar respingos que parecem neve caindo.

- Espaço: pinte uma folha grande de papel de roxo e coloque pontos amarelos (estrelas) ao redor de todo o perímetro. Em seguida, recorte círculos do tamanho desejado em papelão (planetas) e pinte-os com aquarela úmida. A criança pode experimentar as cores dos corpos celestes ou confiar na aparência deles conforme apresentada nos livros.
- Buquê de palmeiras: desenhe um vaso de qualquer formato. Depois pinte a palma da mão da criança com guache e coloque-a sobre o papel, faça isso várias vezes. Termine de desenhar os galhos e a vegetação.
- Natureza morta de frutas: desenhe uma placa semicircular; Use um pincel grande de espuma para estampar o formato das maçãs no papel e use um pincel pequeno para fazer um cacho de uvas da mesma maneira.
Masterclass 1
Aulas de desenho para crianças de 6-7-8 anos no sentido de técnicas do hemisfério direito, exercício “Paisagem marinha”.
Ferramentas necessárias:
- Um conjunto de guache e cal.
- Uma folha de papel branco.
- Pincéis sintéticos: médio #7 e pequeno #3.
- Recipiente com água.

Andamento do trabalho:
- A folha é colocada horizontalmente e dividida em 3 partes aproximadamente iguais: o terço superior será o céu, o restante será água.
- Na área do céu, coloque algumas gotas de tinta branca e azul na folha e depois espalhe-as por todo o espaço superior. O céu precisa secar antes do próximo passo.
- Nuvens: aplique guache branca com um pincel redondo ou com a ponta do dedo e espalhe a tinta sobre uma área específica usando movimentos circulares. O número de nuvens é opcional, elas podem ser de diferentes tamanhos e formatos.
- O mar é feito da mesma forma que o céu. Somente na hora de criá-lo, além da tinta branca e azul, são utilizadas as cores azul e um pouco de verde (turquesa). Algumas gotas são colocadas na folha e misturadas usando máscaras horizontais.
- No canto esquerdo haverá uma ilha com uma árvore. A primeira camada de terra é preta, e ocre e verde são adicionados por cima usando o método de cutucada. É conveniente pintar a ilha com um pincel de cerdas.

- A árvore é composta por um tronco e galhos finos. Primeiro, elas são pintadas com guache preto - áreas de sombra, sobre as quais ocre é aplicado em alguns lugares, imitando a luz. As folhas são predominantemente verdes, com um pouco de amarelo em alguns lugares.
- Há também um pedaço de terra no mar - um oval alongado e irregular de cor preta combinada com ocre.
- Barcos: barco escuro e velas claras. A parte inferior é uma linha horizontal grossa, e as velas podem ser desenhadas como semicírculos alongados. Esses elementos são criados com um pincel mais fino. Os barcos projetam uma sombra na água, representada com tinta branca e parecendo um ziguezague estreito.
- A imagem termina com a imagem de dois pássaros voando: eles são desenhados na forma de marcas de seleção.
Masterclass 2
Aulas de desenho para crianças de 6-7-8 anos com aquarela, “Flores em um Vaso”.
O que você precisa para trabalhar:
- Aquarela.
- Papel grosso para aquarela.
- Comprimido.
- Pincéis: grandes #30, médios (por exemplo, #6 ou #7) e pequenos (#1-2).
- Água em um copo.
- Paleta.
- Guardanapos de papel.

Andamento do trabalho:
- O papel fica verticalmente na frente da criança, para maior comodidade ele é fixado em um tablete especial ou colado com fita adesiva em uma superfície plana. Usando uma escova larga, molhe toda a superfície do papel com água limpa; Enquanto a folha ainda estiver molhada, você precisa desenhar os detalhes principais.
- O vaso é representado em forma de círculo ou oval, usando aquarela azul. Uma sombra é criada no lado esquerdo do vaso: a cor azul deve ser desenhada para cima e para baixo várias vezes, o centro permanece branco como o local mais iluminado.
- Flores. Primeiro você precisa fazer um preenchimento de tom. Para fazer isso, pegue aquarela rosa, diluída em uma grande quantidade de água, e use um pincel redondo para aplicar grandes manchas em diferentes lugares. Tons de amarelo, roxo e verde aparecem da mesma forma.
- Detalhamento de cores. Usando um pincel pequeno, pontos de vermelho, laranja, azul e roxo escuro são aplicados sobre a primeira camada abstrata. As flores se estendem do vaso e podem subir e ir para os lados.
- Há uma sombra caindo ao lado do vaso à esquerda; pode ser feito em um lilás claro. A mesa sobre a qual o vaso está é retratada com pinceladas horizontais da mesma tinta.
Recomendações de psicólogos e professores
Especialistas recomendam seguir estas dicas ao desenhar com crianças:
- O horário da aula de desenho deve ser claramente definido. A criança deve entender quando e o que é exigido dela.

- É útil criar um programa de treinamento e complementá-lo e complicá-lo gradualmente.
- Os temas escolhidos para a criatividade devem estar dentro da esfera de interesses da criança.
- Não há necessidade de fazer isso pela criança ou dizer insistentemente a ela como deve ser feito. Explique o tópico, mostre um exemplo de uma imagem ou técnica criativa - a criança tenta fazer o resto sozinha, da melhor maneira possível.
- O processo pode exigir que os pais mantenham o interesse por meio de comentários sobre o trabalho e perguntas direcionadas sobre o enredo e os personagens.
- Muitas vezes, a música é ligada para criar uma atmosfera: clássica ou uma melodia calma e relaxante, sem palavras.
As aulas de desenho para crianças devem ser baseadas na idade da criança de 6 a 7 a 8 anos e em sua zona de desenvolvimento. Mais perto da escola e nos anos iniciais do ensino fundamental, as crianças já conseguem prender a atenção por muito tempo, mas você não deve se oferecer para fazer um desenho muito complexo ou mais de 2 desenhos por vez.
Com a abordagem certa, atitude atenciosa e paciência, você pode incutir em seu filho o desejo de se desenvolver por meio de uma atividade tão fascinante e multifacetada como o desenho.
E se uma pessoa pequena não tiver apenas desejo, mas também pelo menos um pouco de talento, tal atividade não só ajudará a desenvolver a maioria das habilidades criativas, mas também poderá se desenvolver em uma profissão artística na idade adulta.
Vídeo sobre desenho
Aulas de desenho para crianças de 6 a 7 a 8 anos - paisagem de inverno em aquarela: