Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Antes de tricotar o produto, você deve ler símbolos de tricô com agulhas de tricô. Eles estão presos a todos os itens de vestuário e decoração, e é muito importante decifrá-los corretamente. Tabelas com designações de loop não são apenas impressas em revistas especializadas, mas também publicadas na Internet.

Símbolos convencionais para tricô

Para tricotar qualquer peça de roupa ou item decorativo, você deve primeiro estudar os padrões que os acompanham. Os símbolos de tricô são símbolos gráficos.

Como um grande número de padrões foi criado, as artesãs criaram um sistema de ícones que são aceitos no mundo todo. São eles que ajudam a decifrar o padrão e a entender como tricotar isto ou aquilo. O padrão do produto é composto de células, cada uma das quais é um laço separado no item finalizado. Os padrões acompanham não apenas as células, mas também as contrações.Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

As abreviações mais comuns são:

  • r. = linha;
  • pág. = laço;
  • fora. = purl;
  • pessoas. = frente;
  • fora. = purl;
  • resp. = correspondente;
  • resp. = auxiliar;
  • acompanhar. = próximo

É importante lembrar que todos os diagramas devem ser lidos de baixo para cima, e as linhas devem ser lidas em direções alternadas: a primeira linha - da direita para a esquerda, a segunda - da esquerda para a direita, e assim por diante. Se algumas linhas verticais no diagrama estiverem destacadas em negrito, isso significa que há uma relação entre elas e ela deve ser repetida. Uma relação no tricô é um certo número de laçadas e carreiras. Os loops são contados pela largura, e um número par de linhas é contado pela altura.

Loops básicos, básicos

Os símbolos de tricô começam com os tipos básicos de pontos: ponto meia, ponto meia, laçada. O laço tem duas paredes: frontal e traseira. 1 parede está localizada na frente do raio, 2 está localizada atrás do raio. A essência de todos os padrões de complexidade variável está na alternância e combinação desses 3 elementos.

No diagrama, a designação dos loops pode ser assim:Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Cada uma das alças mencionadas acima é usada em certas partes do tricô. Portanto, o mais comum é o laço frontal, e o laço traseiro é usado para enfatizar partes individuais ou para tricotar o lado de trás de uma peça. A laçada frontal pode ser ligeiramente modificada: são distinguidas várias laçadas cruzadas, tricotadas ao mesmo tempo, esticadas ou caídas. Uma laçada é usada quando é necessário adicionar várias laçadas ou tricotar um padrão vazado.

No tricô meia e liga, a laçada frontal é a mais usada. Esse mesmo tipo de loop ajuda a criar padrões complexos. Em um diagrama, um loop pode ser indicado por uma linha ou uma célula vazia. As linhas horizontais no diagrama são o ponto meia.

O símbolo do ponto meia no diagrama se assemelha à sua aparência no produto final. Um fio, por sua vez, não é um laço completo; é um fio jogado sobre uma agulha de tricô, que posteriormente se tornará uma laçada. O símbolo que representa uma laçada em um diagrama é um círculo. Esse tipo de laço ajuda a estreitar ou alargar o produto.

Algumas modificações e complicações dos 3 laços básicos são apresentadas na tabela abaixo:

Designação de loop Transcrição
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(ponto tricô cruzado) O princípio de tricotar uma laçada é semelhante ao usado ao tricotar uma laçada frontal normal. A diferença entre esses dois elementos de tricô é que a agulha de tricô direita é inserida atrás da parede frontal, da direita para a esquerda.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(ponto tricô cruzado) O laço é tricotado através da parede traseira. Ele também pode ser formado deslizando novamente o laço, trocando as paredes e tricotando-o como um laço normal.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(2 laçadas com a da frente inclinada para a direita) Tricotar 2 pontos tricô regulares com inclinação para a direita: inserir a agulha no 2º e 1º pontos e, começando pelo 2º ponto, tricotar os dois juntos.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(2 laçadas com meia e inclinação para a direita) 2 pontos tricô são tricotados da mesma forma que 2 pontos da frente com uma inclinação para a direita.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(3 pontos tricô com o ponto central em cima) 2 laçadas não são tricotadas como ao formar laçadas faciais. 3 laçadas – frente. A agulha esquerda é inserida nas 2 alças removidas. Essas duas laçadas são lançadas sobre a terceira laçada, que então é puxada para fora.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(3 pontos tricô com inclinação para a esquerda) Passe 1 ponto usando a agulha direita. Tricotar 2 e 3 pontos. Neste caso, o 3 deve estar na frente do 2. Jogue o laço 1 removido sobre ele.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(laçada) O laçada pode ser feito das seguintes maneiras: afastando a agulha do trabalhador ou aproximando-a do trabalhador. A maneira mais popular de fazer laçadas é com as artesãs.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(3 voltas de 1) Tricotar uma laçada frontal, não deixar cair a laçada da carreira anterior, fazer uma laçada, puxar 2 laçadas frontais.
Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(aumento do lado direito da alça frontal) Adicione um ponto tricô da carreira anterior e tricote o 2º ponto da carreira atual. Este símbolo no diagrama ajuda a evitar furos na tela.

Laços para tricotar padrões vazados

Os padrões vazados permitem dar ao produto uma aparência elegante. Tanto iniciantes quanto artesãs experientes podem tricotar este padrão. Existem vários padrões de orifícios mais comuns, dependendo de sua complexidade.

Usando um padrão ondulado, você pode tricotar um cobertor, uma colcha, estolas e xales. Ao tricotar, você pode obter uma borda ondulada seguindo o seguinte padrão:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

As costureiras iniciantes poderão tricotar xales e golas usando padrões vazados como ondas horizontais. Este padrão usa o terceiro tipo de laçada básica: laçada. O diagrama abaixo mostra as alças da frente, mas o padrão em si é tricotado com alças de trás nas carreiras da frente e de trás. Outras laçadas na carreira meia devem ser feitas de acordo com o padrão abaixo. Depois de tricotar os pontos tricô, você deve tricotar as laçadas.

Um padrão mais complexo é um caminho de folhas. O padrão pode ser encontrado em suéteres, cardigans ou na borda de um cobertor. As células vazias no padrão são pontos tricô nas carreiras da frente e pontos da frente nas carreiras de trás. Uma laçada e 3 pontos tricotados juntos com inclinação para a direita ou para a esquerda também ajudam a criar um padrão. Nas carreiras da frente, é tricotada uma laçada frontal cruzada, e nas carreiras de trás, é tricotada uma laçada traseira cruzada. Tricotar 3tj, tricotar 2 no centro.

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantesSímbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Ondas vazadas são usadas para criar roupas infantis, tops e coletes femininos. O diagrama do padrão deve ser lido da direita para a esquerda, as carreiras da frente são tricotadas com alças da frente. As carreiras em meia são tricotadas de acordo com o diagrama abaixo.

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Uma substituição para o crochê de malha é um padrão vazado feito com fios finos e agulhas de tricô. O diagrama do padrão é bastante simples e claro, por isso até mesmo iniciantes conseguirão entendê-lo. Células vazias no diagrama indicam a ausência de loops.

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantesUm padrão japonês simples e popular, a renda japonesa tem uma história rica e é usada no Japão há muito tempo. Este padrão é tricotado com agulhas de tricô. O padrão é tricotado de acordo com um diagrama em que as carreiras em meia são mostradas do lado da frente.Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Um padrão vazado mais complexo: folhas de mohair feitas de fios finos. O diagrama mostra as fileiras da frente e de trás. Células vazias no diagrama significam que não há nenhum loop naquele lugar.

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantesUm padrão adequado para artesãs experientes - laços alongados. Ele dá ao produto final um toque arejado, o que permite tricotar tanto suéteres de verão quanto cachecóis quentes. Para evitar erros, você deve seguir cuidadosamente o padrão de tricô.

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Outras designações

Os símbolos de tricô permitem que você decifre padrões de vários níveis de complexidade. Assim, alternando e trocando as alças da frente, você pode tricotar um padrão em forma de cones. É designado da seguinte forma:

 

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

De 1 laçada, tricote 3 (frente - laçada - frente), vire o produto para o avesso, tricote 3 laçadas em tricô, vire o trabalho novamente, tricote 3 laçadas da frente uma com a outra de modo que a 2ª laçada fique em cima. Este tipo de padrão pode ser tricotado a partir de um número maior de laçadas, por exemplo, a partir de 5. As laçadas podem ter inclinações diferentes, com a superfície frontal.

Os laços podem ser movidos para a direita ou para a esquerda durante o tricô. Assim, um laço frontal transferido para a esquerda na superfície frontal pode ser designado graficamente da seguinte forma:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Um laço frontal lançado na outra direção – para a direita – é indicado por este símbolo:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Insira a agulha de tricô na 2ª laçada sem tricotar a 1ª. Esta laçada é tricotada como uma laçada frontal, e a 1ª laçada não é removida durante o tricô. Depois disso, insira a agulha direita na laçada 1 e tricote-a como se fosse uma laçada da frente.

Os símbolos de tricô ajudam a representar muitos elementos de tricô na forma de ícones. Assim, os padrões de tricô podem mostrar um cordão de 3 laçadas inclinado para a esquerda ou para a direita. O loop central está localizado atrás dos outros 2. Os ícones associados a este item são mostrados abaixo:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes(um cordão de laços com inclinação para a esquerda; o laço central fica atrás)

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

(torniquete inclinado para a direita; central - atrás)

O número de voltas que compõem um torniquete pode variar – ele pode ser formado por 3, 4, 5 ou 8 voltas. As designações podem ser combinadas. Assim, um conjunto de 5 laçadas é indicado pelo seguinte símbolo:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Os laços no padrão devem ser alterados na seguinte ordem:

  1. Usando uma agulha adicional, deslize o ponto tricô, tricote o ponto da frente cruzado, não tricote o ponto tricô, mas mova-o para a agulha direita.
  2. Remova a laçada central, movendo-a para a agulha de tricô direita, e a laçada frontal cruzada para a agulha de tricô adicional. Não tricote também o ponto meia, mova-o para a agulha de tricô direita.
  3. Deslize a agulha da frente da agulha adicional para a agulha da esquerda.
  4. Transfira 3 pontos tricô para a agulha de tricô esquerda. Forme esta combinação a partir deles: laçada, 3 laçadas frontais conectadas entre si (2 laçadas sobre o resto), laçada. O cordão combinado é completado com uma laçada frontal cruzada em malha.

Designações convencionais para periódicos orientais

A vantagem das revistas japonesas dedicadas ao tricô é a presença de descrições e padrões detalhados. Para entender os diagramas de modelos de revistas japonesas, você precisa conhecer algumas características. Assim, uma imagem esquemática do produto permitirá ao leitor entender qual parte da peça está sendo demonstrada. Por exemplo, o decote na frente do suéter será mais longo que o decote nas costas. Se algo é tricotado em um círculo, ele é representado como redondo no desenho.

A direção do tricô é mostrada pelas setas. Se você tricotar a parte principal do produto primeiro e adicionar o acabamento depois, a seta no tecido no diagrama apontará para cima. No arnês a seta apontará na direção oposta. O nome da parte do produto pode ser lido no centro do diagrama. Para entender qual será o tamanho do produto final, você deve consultar o texto na lateral do diagrama. Ele contém as dimensões em centímetros do comprimento e largura do item, o número de laçadas e carreiras.

As seções com padrões são marcadas com letras latinas, por exemplo, A, B. O nome do padrão pode ser encontrado no texto localizado no meio do pedaço de tecido. Os moldes em revistas do Japão também contêm uma fileira de trás, mas a diferença é que suas alças são retratadas como serão vistas na parte da frente.

Decodificar padrões é mais complicado, pois ao tricotar carreiras é muito importante manter o controle em qual carreira a artesã está no processo de tricô. Então, se o processo chegou à carreira meia, as laçadas devem ser lidas de forma diferente, pois pareceriam do lado avesso. Então, um padrão de tricô em uma revista japonesa pode se parecer com a imagem abaixo.Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

As designações dos laços principais (frente, trás, laçada) permanecem as mesmas dos recursos em russo.

Símbolos de revistas alemãs

Os símbolos de tricô em revistas alemãs são um pouco diferentes daqueles apresentados em revistas asiáticas ou de língua russa. Por exemplo, uma laçada frontal é indicada nos diagramas por uma célula vazia, e uma laçada é indicada por um círculo. Nas revistas de tricô alemãs, o padrão é descrito da seguinte forma:

Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Além do padrão de tricô, são apresentadas as dimensões da futura peça, o consumo de fio e uma descrição do processo de tricô tanto para a parte de trás quanto para a frente da peça. As partes individuais do produto são mostradas esquematicamente, todas as imagens são assinadas, para que a artesã consiga descobrir qual parte do produto é mostrada.

De acordo com este diagrama, a laçada frontal é indicada por uma célula vazia, e o símbolo de laçada lembra uma ferradura. O padrão é formado por laçadas cruzadas e laçadas frontais tricotadas juntas. Nem todas as linhas no diagrama são numeradas - você só pode ver os números ímpares.

Se o produto for tricotado em círculo, ele será representado como redondo ou oval. Um exemplo de capa tricotada em redondo é mostrado na imagem abaixo. Além disso, para a conveniência dos leitores, são fornecidos o tamanho aproximado do futuro item, o fio mais adequado, as agulhas de tricô e é descrito o processo de montagem da capa. Todos os detalhes são assinados e todas as medidas da peça também são indicadas no desenho esquemático. Antes de começar a tricotar, é recomendável fazer uma amostra para calcular a densidade do tricô e o número de laçadas.

Vale ressaltar que além dos principais tipos de laçadas, neste trabalho é utilizado o ponto meia. O padrão do produto final também é formado por laçadas tricotadas juntas, laçada por laçada.

Decifrando padrões de tricô

Os iniciantes devem lembrar que nem todas as revistas decifram os padrões de tricô da mesma maneira. Para evitar erros, você deve sempre prestar atenção aos símbolos incluídos em todos os produtos. Ao ler, é importante lembrar que as fileiras da frente são ímpares, e as fileiras de trás são numeradas com números pares. Se o padrão for mais complexo, são escritas carreiras em meia. Nessa situação, você deve seguir rigorosamente o padrão de tricô e não se desviar dele.Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

As células dispostas horizontalmente são linhas. As células dispostas verticalmente são o número de linhas que compõem o padrão.

O número de pontos no padrão (parte do padrão da peça) também é fornecido em todos os diagramas. Para destacá-lo graficamente, os criadores de padrões de tricô o marcam com setas ou o destacam com uma moldura. O relatório pode ser repetido diversas vezes. A designação de um relatório no diagrama é feita pelas letras latinas MS. Para garantir que o padrão fique simétrico, é recomendável montar vários pontos que não foram incluídos na repetição do padrão.

Apesar de todas as designações serem divididas em texto e gráfico, os sinais gráficos são atualmente os mais utilizados. Como as descrições de texto ocupam um grande número de páginas, é mais prático e rápido apresentar os loops em forma gráfica. Para traçar a conexão entre as linhas, é mais conveniente seguir as linhas de acordo com o padrão.Símbolos de tricô com descrições e diagramas. Mesa para iniciantes

Descrições de texto são usadas apenas em casos em que o padrão é bastante simples e não contém um grande número de loops. Por exemplo, o ponto meia pode ser descrito em apenas uma frase: carreiras (tricotar com alças frontais). Se o trabalho exigir ponto meia, isso significa que todas as carreiras devem ser tricotadas com alças faciais.

Outra vantagem das imagens gráficas é que elas podem ser compreendidas até mesmo por alguém que não conhece uma língua estrangeira. Os padrões de tricô também são publicados em revistas estrangeiras, para que artesãs que não conhecem línguas estrangeiras possam usá-los. Os autores dos padrões também publicam imagens gráficas, não apenas texto.

O princípio básico ao ler diagramas é entender que o elemento principal do diagrama são as células nas quais os símbolos estão localizados. 1 célula – 1 laço. Os números localizados ao longo das bordas da imagem são números de linha; Elas indicam a direção do tricô. Em alguns trabalhos, as carreiras em meia não são escritas, há apenas uma indicação de que as laçadas nas carreiras em meia são tricotadas de acordo com o padrão. Essas palavras significam que um ponto tricô deve ser tricotado sobre o ponto tricô.

As laçadas nas bordas raramente são indicadas, porém, se forem necessárias ao tricotar, são indicadas com um sinal “+”. Este tipo de loop não está incluído no relatório. A laçada da borda é tricotada a cada 1 carreira. Serve para deixar as bordas do produto mais uniformes. Se você não tricotar essas laçadas, as bordas ficarão desordenadas e as laçadas ficarão alongadas. Para ilustrar melhor a aparência do produto, as revistas podem imprimir fotografias dos moldes finalizados.

Os símbolos anexados aos itens de malha permitem que você descubra rapidamente quantas laçadas compõem um padrão e quais laçadas precisam ser tricotadas para criar uma peça de roupa incomum com suas próprias mãos.

Vídeo sobre símbolos de tricô

Quais são os símbolos usados ​​no tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Elena

    Muito obrigado! Então está tudo claro. Encontrei um padrão interessante e complexo e somente com ícones na descrição. Agora vou tentar descobrir. Graças à sua descrição, espero que tudo dê certo!

    Responder

Criação

De costura

Desenho