Como tricotar meias em duas agulhas de tricô rapidamente. Esquema com descrição

Você pode precisar tricotar meias rapidamente em duas agulhas de tricô quando não quiser perder tempo tricotando meias em círculo. Esta é uma boa opção para chinelos que mantêm a temperatura desejada dos pés e são adequados para uso com botas, sapatos ou outros calçados. Este produto é feito sem costuras ou a partir de 2 partes, que depois são costuradas.

Ferramentas e materiais necessários

Você pode tricotar meias rapidamente usando um molde pronto e ferramentas adequadas. A escolha pode depender do modelo do produto. Para criar meias quentes em duas agulhas de tricô, use fios com lã na composição, para produtos decorativos - fios com adição de fios acrílicos ou brilhantes.

É importante que os fios não sejam muito espinhosos, caso contrário o produto ficará desconfortável de usar. Por isso, dá-se preferência aos fios mistos, que contêm fios elásticos.

Se a tarefa do produto não é reter calor, mas desempenhar uma função decorativa, a escolha do fio é mais ampla:

  • lã;
  • seda;
  • mistura;
  • caxemira;
  • algodão ou linho;
  • lar;
  • angorá;
  • mohair;
  • bouclé, etc.
Como tricotar meias em duas agulhas de tricô. Selecionando fios
Como tricotar meias em duas agulhas de tricô. Selecionando fios

Para calcular a quantidade necessária de fio, preste atenção ao indicador na embalagem - “espessura condicional”. Indica quantos metros de linha há em 1 novelo ou em 100 g de fio. Quanto mais longo o fio, mais fino será o fio e maior será o seu consumo.

O valor médio é considerado 300 m por 100 g. É recomendado que tricoteiras iniciantes trabalhem com esse fio.

As agulhas de tricô são selecionadas para um tipo específico de trabalho. Recomenda-se escolher agulhas de tricô retas nº 2-3 se você for fazer pezinhos de acordo com um padrão onde os fragmentos precisarão ser costurados no final do processo de trabalho. Se você escolher o método de tricô com uma única peça de tecido, trabalhe com agulhas de tricô circulares com linha de pesca ou cordão de comprimento médio. Agulhas de ponta dupla também funcionam.

Artesãs experientes confiam em sua experiência ao escolher ferramentas, mas se estiverem começando a trabalhar pela primeira vez, elas seguem as recomendações especificadas na descrição da master class. Na maioria das vezes, a regra geral para selecionar agulhas de tricô é que seu número deve ser 1 unidade maior que o número de fios (a agulha de tricô nº 3 é adequada para fios com espessura de 2 mm).

Essas recomendações são frequentemente deixadas pelos fabricantes nas embalagens dos fios.

Além disso, ao escolher as agulhas de tricô, preste atenção à sua composição e comprimento. Agulhas de tricô de comprimento médio são adequadas para tricotar meias, meias-calças e pezinhos. Agulhas de metal deslizam bem em lã e acrílico e duram muito tempo.

Agulhas de tricô de plástico também são convenientes para esse trabalho, especialmente devido ao seu peso leve. Se você não tem muita experiência em tricô, escolha agulhas de tricô de bambu ou madeira – elas seguram melhor as laçadas e não as deixam esticar.

Esquemas com descrições para iniciantes

Você pode tricotar meias rapidamente em duas agulhas de tricô, dominando os padrões clássicos para fazer meias ou calçados, já que a maioria dos métodos são semelhantes entre si. A principal diferença entre eles é o ajuste do produto ao pé.

Eles também têm menos costuras na montagem do produto ou podem ser feitos sem costura alguma. As meias mais simples são feitas com 2 agulhas de tricô, seguindo as instruções abaixo.

Como tricotar meias em duas agulhas de tricô rapidamente. Esquema com descrição
Como tricotar meias em duas agulhas de tricô rapidamente. Esquema com descrição

Meias com trança no centro

As meias com dobra e padrão trançado são tricotadas em etapas: primeiro, a altura desejada é atingida, depois o calcanhar é tricotado e, por fim, as partes são costuradas.

A ordem de produção do produto é a seguinte:

  1. Para a sola, calcule o número necessário de laçadas em uma fileira, igual ao comprimento do pé. Neste exemplo, 41 pontos são montados usando o fio principal. Trabalhe 5 carreiras em ponto meia.
  2. Adicione a segunda cor de linha à principal e continue tricotando. 1 laçada é feita em uma cor secundária, 2 são removidos atrás do tecido e a alternância é repetida até a 21ª laçada.
  3. 21ª laçada: a partir dela, 9 laçadas são tricotadas em meia, uma de cada vez - frente, laçada. Trabalhe com as alças restantes como no passo 2.
  4. Na próxima carreira (tricô), retire as laçadas da cor principal e segure o fio na frente do tecido. Os fios coloridos adicionais são tricotados como pontos frontais.
  5. Repita os passos 2 a 4 (7 vezes).
  6. Quando você atingir a altura desejada da meia, selecione 13 laçadas no centro. Elas são tricotadas na cor principal do ponto meia.
  7. Para a sola, faça 1 carreira, tricote a alça final e as seções laterais juntas. Vire o tecido de trabalho e tricote a carreira, a laçada final e as seções laterais novamente. Continue esse algoritmo.
  8. Quando restarem apenas 13 laçadas na sola, forme o calcanhar: tricote as laçadas restantes. No final da carreira, conecte no laço extremo da carreira e na altura.
  9. O apoio para os pés é costurado na parte traseira de acordo com a altura do apoio para os pés.
Meias com trança no centro
Meias com trança no centro

Pegadas em forma de estrela

Você pode tricotar meias rapidamente em duas agulhas de tricô escolhendo qualquer padrão. Neste exemplo, foram utilizados fios acrílicos (200 m por 100 g) e agulhas de tricô nº 3.5 para chinelos tamanho 38.

Para esse comprimento de pé, monte 59 laçadas - essa quantidade é suficiente para formar o padrão. Se você planeja fazer um produto de tamanho maior ou menor, calcule o número de laçadas de acordo com suas medidas.

Para a sola, tricote 4 carreiras com um padrão elástico clássico (1*1). O padrão é formado por 29 laçadas de cada carreira. Em todas as carreiras da frente, na 30ª laçada, faça um acréscimo: a partir de 1 laçada, tricote uma laçada da frente, uma laçada e uma laçada da frente. A cada 4 carreiras a cor dos fios muda.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são designados por letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, deslizamento - S, lateral - B, verso - I). No final, a sola é tricotada a partir das 15 alças centrais, depois o calcanhar é arredondado e as 2 partes são costuradas juntas.

Pegadas de malha com padrão de estrelas
Pegadas de malha com o padrão "Estrelas"
Linha (cor do fio) Descrição
1 (principal) B, *3L, 1C atrás da tela* (*repita até o final), 3L, B.
2 (principal) B, *3I, 1C na frente da tela* (*repita até o final), B.
3 (principal) B, *3L, 1C atrás da tela* (*repita até o final), B.
4 (principal) B, *3L, 1C como I* (*repita até o final), B.
5 (adicional) B, 1L, *1C atrás da tela, 3L* (*repita até o final), B.
6 (adicional) B, 1I, 1C na frente da tela, 3I, *1C na frente da tela, 3I* (*repita até o final), B.
7 (adicional) B, 1L, 1C atrás da tela, 3L, *1C atrás da tela, 3L* (*repita até o final), B.
8 (adicional) B, 1L, *1C como I, 3L* (*repita até o final), B.

Pegadas em ponto meia

Uma variante de meias de tricô com ponto frontal. O processo utiliza sobras de fios com fibras naturais de lã na composição para que o produto fique aquecido e se ajuste melhor à perna.

Neste exemplo, 30 pontos são montados para um pé tamanho 37. Se você planeja fazer um produto de tamanho diferente, disque o número de laçadas de acordo com suas medidas. O tricô é feito de baixo para cima até o tornozelo, então repita as carreiras até completar o padrão. Os loops restantes são fechados.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são designados por letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, trás - I, 3 laçadas juntas frente - 3VL). A superfície frontal é tricotada da maneira clássica.

Pegadas com agulhas de tricô em ponto meia
Pegadas com agulhas de tricô em ponto meia
Linha Descrição
1-6 Todos L
7-22 Ponto frontal.
23-41 (do calcanhar) 19L, 20-21 tricote em L, vire o tecido.

9I, 10-11 amarre I, vire o tecido.

9L, 10-11 tricote em L, vire o tecido.

Alterne as carreiras até restarem 10 laçadas.

42 Monte 10 pontos a partir da lateral do calcanhar e vire o tecido.
43 20L, da outra seção lateral, monte mais 10 laçadas.
44-74 Ponto frontal.
75 7L, 3VL, 10L, 3VL, 7L.
76, 78, 80, 82 Tudo I.
77 6L, 3VL, 8L, 3VL, 6L.
79 5L, 3VL, 6L, 3VL, 5L.
81 4L, 3VL, 4L, 3VL, 4L.
83 3L, 3VL, 2VL, 3VL, 3L.
84, 86 9E a 10ª laçada é tricotada a partir da trança (deve haver 18 laçadas no total em cada lado).
85, 87 4L, 3VL, 3L, 4ª laçada da trança.

Solas sem costura

Você pode tricotar meias rapidamente em duas agulhas de tricô sem tricotar os elementos do centro. Este método é adequado quando você não gosta de sentir a costura de conexão dos calçados com seus pés. Para meias tamanho 37-38, monte 27 pontos.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são designados por letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, verso - I, remoção - S). É recomendável colocar marcadores antes de mudar para um tipo diferente de laçada em uma fileira, para não se confundir no padrão.

Solado de malha sem costura
Solado de malha sem costura
Linha Descrição
1, 3, 5 Todos L, 5I no final
2, 4, 6-25 Tudo e
26 1C, tudo I
27, 29 Todos L, 5I no final
28, 30 Tudo e
31 feche 11 laçadas, 1C, 11L, 5I
32, 34, 36, 38, 40 Tudo e
33 Feche o 1º laço, 10L, 5I
35, 37, 39 1C, 10L, 5I

Na etapa final, as alças são costuradas com uma costura invisível com alças abertas e a meia é puxada para junto. Se desejar, o produto pode ser processado com pontos baixos ou os chinelos podem ser decorados com bombas, etc.

Como tricotar meias em duas agulhas de tricô. Medidas
Como tricotar meias em duas agulhas de tricô. Medidas

A opção mais fácil

A opção mais simples para tricotar pezinhos é com 2 agulhas de tricô, já que o processo não envolve elementos de diminuição ou aumento de laçadas. No exemplo, as meias são feitas com um padrão simples, mas ele pode ser omitido e feito em uma única cor.

Se você usar fios de duas cores, escolha tons que se destaquem. No processo, um tecido de ponto meia semicircular é feito com um padrão em forma de fileiras de comprimentos diferentes.

A opção mais simples para tricotar footies
A opção mais simples para tricotar footies

Para meias de comprimento médio, use cerca de 250 g de fio e agulhas de tricô retas (nº 3-3,5). Para maior comodidade, você também pode usar um alfinete ou outro marcador. Para o trabalho final, use uma agulha de costura.

Linha Descrição
1, 2 25 laçadas - cor do fio principal
3 20 pts - cor adicional, vire o tecido e tricote a próxima carreira
5, 6 25 pág. - cor principal
7 15 pts - adicionais, vire o tecido, tricote a 8ª carreira
9, 10 25 pág. - cor principal
11 10 pts - adicionais, vire o tecido, tricote a 12ª carreira
13, 14 25 pág. - cor principal
15 15 pts - cor adicional, vire o tecido, tricote a 16ª carreira
17, 18 25 pág. - cor principal
19 20 pts - cor adicional, vire o tecido, tricote a 20ª carreira

Em seguida, repita o padrão da 5ª carreira para obter o volume necessário do produto (a elevação do calcador). Quando terminar, dobre a pegada ao meio, marque o meio da parte externa do semicírculo e marque-o com um marcador. Nesta parte, ambas as metades são costuradas junto com o calcanhar usando um ponto tricô clássico.

Pegadas de bebê

Eles também tricotam meias para crianças, incluindo recém-nascidos, para manter a temperatura corporal necessária. Este produto pode ser feito mais rapidamente usando 2 agulhas de tricô. Para determinar com precisão o tamanho certo, o pé da criança é medido.

No exemplo, 18 pontos são montados para um produto que exigirá cerca de 200 g de linha. Trabalhe com 2 agulhas de tricô retas (nº 3) e uma agulha de crochê (nº 2). No processo, use também um alfinete marcador ou troque para agulhas de tricô circulares para que suas mãos não fiquem cansadas.

  1. Faça 60 carreiras usando o método ponto meia. Todos os laços são fechados com pontos tricô.
  2. A partir da seção lateral, monte 32 laçadas.
  3. Tricotar um tecido circular de 15-25 carreiras. Execute esta etapa com o mesmo padrão ou qualquer outro que desejar.
  4. Diminua os pontos para formar a ponta da peça: 1 tricô, 2 tricôs em 1, 10 tricôs, 2 tricôs em 1, 1 tricô (repita até que haja 8 pontos nas agulhas).
  5. Passe a linha de trabalho pelas laçadas restantes, aperte e prenda.
  6. Ambas as partes do calcanhar são conectadas com uma costura de malha.
  7. Se desejar, o produto pode ser feito em crochê e decorado com padrões e elementos de tricô.
Pegadas de bebê em duas agulhas de tricô
Pegadas de bebê em duas agulhas de tricô

Com um lindo padrão

Você pode tricotar meias rapidamente em duas agulhas de tricô usando padrões diferentes para dar ao produto uma aparência mais elegante. Um padrão de trança simples no centro das meias é feito em 2 agulhas de tricô. É fácil de fazer e adequado para tricoteiras iniciantes.

O exemplo usa fios de 2 cores, mas se desejar, você pode usar 1 cor ou adicionar mais fios.

Para meias tamanho 37-38, monte 17 laçadas e use meio novelo de 2 cores diferentes.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são designados por letras iniciais para facilitar a leitura (ponto meia - P, laçada - N, ponto frente - L, ponto atrás - I).

Linha Descrição
1 (cor A) 8P, N, L, N, 8P
2 e todos pares (cor A) De acordo com o padrão (ponto meia e ponto meia, como na carreira anterior).

Monte 8 pontos em ambas as extremidades até ter 33 pontos nas agulhas.

Adicione um fio da 2ª cor (os novelos são conduzidos de lados diferentes do tecido de trabalho), os fios são cruzados. 8P (cor B), 8L (cor A), H, L, H, 8L, 8P (cor B)
Linhas pares De acordo com o desenho. 8 laçadas em ambos os lados são feitas com uma cor secundária.

Monte 8 pontos em ambos os lados até que haja 49 pontos nas agulhas.

Ambos os tópicos 16P (cor A), 8L (cor B), H, 1L, H, 8L, 16P (cor A).

Monte 8 pontos em ambos os lados até que haja 65 pontos nas agulhas.

Ambos os tópicos 24P (cor A), 8L (cor B), H, 1L, H, 8L, 24P (cor A).

Monte 8 pontos em ambos os lados até que haja 81 pontos nas agulhas.

Cor B Tricotar as 17 alças centrais.
Ambas as cores 24P (cor A), 24L (cor B), 2 juntos L, vire a tela.

16E, 2 juntos E, vire a tela.

16L, 2 juntos L, vire a teia.

Repita o algoritmo até ter tricotado todas as laçadas das 2 agulhas de tricô externas.

Ambas as cores As alças são retiradas das seções externas e tricotadas em um único padrão até o calcanhar.

Tricotar o calcanhar como se fosse uma meia.

Segredos

Para garantir que as faixas sejam de maior qualidade, siga os conselhos e recomendações sobre o processo de trabalho.

  • Leia atentamente o diagrama no início da obra e todos os símbolos para não precisar desvendar o produto.
  • As meias se ajustam bem ao pé se você tirar medidas precisas do pé e calcular as alças com base nelas. Pegadas muito grandes escorregarão do calcanhar.
  • Os pezinhos vazados são feitos com agulhas de tricô grandes (a partir de 4,5), e os pezinhos densos - com agulhas de tricô menores.
  • As bordas das meias são feitas de crochê para evitar que estiquem.
  • Para fazer com que as solas das meias durem mais, elas são tricotadas com 2 fios, e um fio sintético é adicionado no calcanhar. Fio de meia também é usado. Palmilhas costuradas à sola ajudam a prolongar a vida útil.
  • O padrão canelado na sola cria um efeito de massagem.
  • Se a linha das agulhas de tricô circulares estiver muito apertada e inflexível, amoleça-a segurando-a em água fervente.
  • Costure fitas nas laterais das meias, tricotadas rapidamente em duas agulhas de tricô, para que elas fiquem melhor no pé.

Vídeo sobre como tricotar meias com agulhas de tricô

Este vídeo mostra como tricotar Pegadas de agulhas de tricô. Master class detalhada. Fácil e simples. Até mesmo uma tricotadora iniciante consegue tricotá-lo.

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho