A descrição e os diagramas do padrão de malha dão às costureiras a oportunidade de fazer vários itens de malha lindos. Devido à grande variedade de variações, esse padrão pode ser usado para criar roupas quentes e de verão. O processo de tricô é simples e será compreensível não apenas para artesãs experientes, mas também para iniciantes. O padrão é adequado para decorar um suéter, cachecol ou chapéu.
Por onde começar
O padrão de grade surgiu há muitos séculos. No passado, os artesãos usavam uma agulha grande para decorar objetos com furos. A técnica de tricô com 2 agulhas surgiu mais tarde, e inicialmente esse trabalho era realizado por homens. Hoje em dia, há um grande número de opções de padrões de malha disponíveis.
Os seguintes itens são considerados muito procurados:
- obra aberta;
- bouclé;
- na forma de uvas;
- em forma de cones;
- ondas;
- grande.
As técnicas de tricô mencionadas acima permitem criar roupas bonitas e modernas com padrões estilosos. O padrão de malha também ficará deslumbrante em uma variedade de cores. É aconselhável que artesãs iniciantes tentem inicialmente tricotar um padrão de malha simples.

Neste caso é necessário:
- Reúna o número ideal de elementos.
- 1 fileira consiste em elementos frontais.
- Para criar 2 carreiras, faça 2 laçadas frontais juntas, com uma inclinação para a direita, faça 2 laçadas com 2 elementos frontais juntos, enquanto faz uma inclinação para a esquerda.
- Ao fazer a 3ª carreira, repita o padrão: 2 elementos frontais, tricô e frente.
- Para criar a 4ª carreira, alterne após a borda uma laçada com 2 laçadas frontais com viés para a esquerda, 2 elementos frontais juntos com viés para a direita. Dê uma laçada no final.
- A linha 5 é composta por um elemento frontal e 3 elementos traseiros.
- A linha 6 é semelhante à linha 2.
- No futuro, ao criar um produto, repita os passos com o material da linha na ordem.
O padrão de tricô de malha (diagramas e descrições são fornecidos para fins informativos) é adequado para decorar produtos femininos e masculinos, bem como itens para crianças.
Para o trabalho é recomendável preparar:
- agulhas de tricô;
- agulha de costura;
- material do fio;
- tesoura;
- balizas de plástico para criar marcas.
A escolha do fio afeta a aparência das roupas futuras e como o item ficará na figura. Materiais quentes são mais adequados para produtos de meia estação e inverno, fios que não aquecem são para opções de verão.
Para criar roupas de inverno com padrão de malha, é recomendável escolher:
- alpaca;
- caxemira;
- merino;
- mohair;
- fio de lã.
Os materiais listados são ecologicamente corretos porque a lã e a penugem de carneiros, ovelhas, cabras e lhamas são usadas para criar o fio. Algumas variedades raramente são encontradas na forma pura porque esses fios são caros e dificultam a interação com o material.
Para preencher o mercado com fios acessíveis, a fibra natural é misturada com acrílico ou outro material artificial. Devido a isso, o custo do fio diminui, enquanto o material se torna mais elástico, forte e resistente ao desgaste.
Para tricotar roupas de verão é aconselhável escolher:
- bambu;
- linho;
- algodão;
- seda.
Os fios especificados são caracterizados por sua origem natural, portanto, em roupas de malha a pele ficará protegida da luz solar direta e respirará. Além disso, o fio possui propriedades hipoalergênicas.
Ferramentas necessárias:
Nome | Para que elas são necessárias? |
Faróis | Para o design de itens complexos ou sem costura, é aconselhável usar balizas especiais, com a ajuda das quais é possível destacar o elemento necessário, a lateral do produto ou os laços. Ao mesmo tempo, esse dispositivo ajuda a separar o número necessário de laços para o enfeite, bem como a designar uma linha de rapport. |
Tesoura | Necessário para cortar material de rosca. Para isso, a ferramenta deve ter lâminas afiadas para que o fio possa ser cortado na primeira vez. |
Raios | Para o trabalho, recomenda-se levar agulhas de tricô que sejam do tamanho adequado ao diâmetro do fio. Muitas vezes, na embalagem do novelo, os fabricantes escrevem o tamanho das agulhas de tricô necessárias para tricotar os fios adquiridos. A ferramenta pode ser separada ou circular. O primeiro é usado para criar roupas em fragmentos separados, o segundo é usado para criar um produto sem costura. |
Agulha de costura | Permite montar coisas complexas. Neste caso, as costuras ficarão praticamente invisíveis ou completamente escondidas. |
Dicas para iniciantes
O padrão de malha é popular entre as artesãs há muito tempo. Para as costureiras iniciantes, para dominar o padrão, é recomendável tentar inicialmente tricotar modelos simples para saber como fazer laçadas, tricô e elementos da frente. Neste caso, você precisa saber o que fazer com os elementos de borda inicial e final.
Um padrão de malha pode ser criado torcendo elementos ou engrossando colunas ao adicionar novos laços. Além disso, para obter o efeito desejado, você pode organizar os elementos da frente ou de trás juntos. Neste caso, as laçadas devem ser transferidas de uma agulha de tricô para outra sem serem tricotadas, ou trocadas para atingir o resultado desejado.
Para obter um padrão de malha, é permitido fazer laçadas duplas. Isso requer que o material de trabalho seja jogado duas vezes na agulha de tricô em uma determinada área.
Malha grande
O padrão de malha com agulhas de tricô (os diagramas e a descrição do trabalho são simples, por isso são adequados para artesãs iniciantes) pode ser feito na forma de grandes furos. Este tipo de enfeite é adequado para decorar um colete ou jaqueta fina. As colunas principais serão grossas, as travessas horizontais serão finas.
Algoritmo operacional:
- Monte o número necessário de laçadas, que será divisível por 3.
- Para criar 1 carreira após a borda, faça uma laçada e alterne 3 pontos meia juntos com uma laçada dupla. No final da linha, faça uma laçada até a borda.
- Ao fazer 2 carreiras depois da borda, faça uma laçada e 3 laçadas juntas em tricô com uma laçada dupla. Depois de terminar a costura, crie um elemento de laçada antes da borda.
- Em seguida, execute as mesmas ações das linhas 1 e 2 para o comprimento desejado do produto.
O padrão com grandes buracos é combinado com materiais quentes de inverno e leves de verão.
Rede de filé
O padrão de malha filé com agulhas de tricô permite tricotar roupas de verão e infantis. O diagrama com a descrição da técnica de tricô é fácil de entender, por isso é adequado para iniciantes. Para o trabalho recomenda-se utilizar viscose, algodão, linho ou material misto desses fios. O fio deve ser liso. Devido a isso, as roupas terão uma aparência bonita, mesmo depois de inúmeras lavagens.
Instruções passo a passo:
- A carreira 1 consiste em um elemento de tricô e uma laçada, 3 pontos de tricô juntos e uma laçada.
- Ao fazer a 2ª e outras carreiras pares, as laçadas devem ser em tricô.
- A carreira 3 é feita da mesma forma que a carreira 1.
Volumétrico
O padrão de tricô de malha (diagramas e descrição do trabalho permitirão que você crie coisas lindas) pode ser feito na forma de uma trama tridimensional, criando um efeito 3D. Neste caso, o produto tricotado ficará uniforme e sem áreas tortas. O enfeite pode ser feito em círculo ou em fileiras rotativas.
Descrição passo a passo da técnica de tricô com carreiras viradas:
- A linha inicial deve ser uma linha preparatória, então todos os elementos serão em tricô.
- 1 carreira consiste em 2 laçadas tricotadas juntas. Em seguida, retorne o elemento para a agulha de tricô esquerda e tricote. Passe o fio para longe de você.
- Para a 2ª carreira, tricote todos os elementos em meia.
- Na 3ª carreira, todos os elementos devem ser tricotados.
- A carreira 4 consiste em pontos tricô.
Algoritmo para trabalhar em círculo:
- Faça uma linha preparatória composta por alças frontais.
- Na 1ª carreira, tricote 2 elementos da frente juntos. Retorne a peça para a agulha de tricô esquerda e faça uma laçada frontal. Quando terminar, faça uma laçada para longe de você.
- Das carreiras 2 a 4, tricote todos os elementos.
Com um laço
É permitido fazer um padrão de malha com um laço. O esquema é simples e não requer o design de elementos complexos.
Descrição passo a passo:
- Monte um número de laçadas que seja divisível por 4, sem deixar resto. Adicione 2 peças de borda.
- Na carreira 1, retire cuidadosamente a borda da agulha de tricô e tricote 2 elementos da frente juntos. Faça 2 laçadas com 2 peças da frente inclinadas para a esquerda. Continue trabalhando até terminar a peça e finalize a borda com pontos tricô.
- A 2ª carreira é composta por laçadas em meia.
- Para criar a 3ª linha, retire a borda da ferramenta de tricô e coloque a linha na agulha.
- Tricotar 2 elementos frontais com inclinação para a esquerda, juntar 2 elementos frontais e passar uma laçada por cima do material na ferramenta. Continue trabalhando até terminar a peça, finalizando a borda com pontos tricô.
- Trabalhe as carreiras em tricô como na carreira 2. Os pontos da frente devem corresponder às carreiras 1 e 3.
Bouclé
O padrão de malha pode ser projetado no estilo Boucle. O padrão resultante se assemelhará a um favo de mel de morango.
Instruções passo a passo:
- Encontre um número de elementos que seja divisível por 3 sem resto.
- Para criar 1 linha, alterne 1 elemento frontal e 2 elementos traseiros.
- Ao fazer 2 carreiras, faça 2 laçadas frontais e 2 laçadas meia, uma de cada vez.
- Na 3ª carreira, faça o design alternando 2 elementos em tricô juntos com laçada e laçadas em tricô.
- Na 4ª carreira, alterne os elementos da frente e de trás.
- Na 5ª carreira, repita os elementos da frente, de trás e da frente.
- A linha 6 é semelhante à linha 4.
- Na 7ª carreira, tricote alternadamente uma laçada com um ponto meia e 2 elementos juntos em ponto meia.
- A linha 8 consiste nos mesmos elementos da linha 2.
- A linha 9 será idêntica à linha 1.
- Ao criar um produto, tricote carreira por carreira, da carreira 1 à carreira 8.
Padrão ondulado
O padrão de tricô de malha (diagramas e descrições permitem tricotar roupas para pessoas e brinquedos) pode ser criado na forma de ondas. Esta técnica de tricô é adequada para decorar peças de verão e inverno.
Descrição passo a passo:
- Disque o número necessário de elementos.
- Em 1 carreira, alterne 2 elementos da frente e 2 de trás.
- 2 carreiras incluem 2 tricôs juntos, tricô, tricô e 2 tricôs juntos.
- Na 3ª carreira, alterne a laçada com 4 pontos meia.
- Na 4ª carreira, repita o padrão: tricô, 2 juntos em meia (faça isso duas vezes) e elementos em meia.
Ao longo de todo o comprimento do produto, o tricô deve ser realizado das carreiras 1 a 4. Como resultado, o padrão de malha será pequeno.
Diagonal
O padrão de malha diagonal é fácil de fazer e tem um lindo relevo, o que permite criar produtos vazados. O padrão é adequado para decorar roupas volumosas, como jaquetas, casacos, suéteres e cardigãs. O padrão também fica ótimo em peças pequenas, como gola, bolsos e punhos.
Algoritmo para trabalhar com linhas rotativas:
- A repetição do padrão consiste em 7 elementos e 4 linhas.
- Monte um número de laçadas que seja divisível por 7, sem deixar resto. Faça 2 bordas.
- Na 1ª carreira, faça um corte de 2 elementos da frente com uma laçada. Forme o elemento frontal e novamente faça um puxador através de 2 laçadas frontais com uma laçada.
- As linhas 2 e 4 consistem em elementos em tricô.
- Na 3ª carreira, tricote 2 elementos da frente e faça um corte de 2 elementos da frente com uma laçada. Além disso, faça 2 laçadas frontais.
Se o processo de tricô for realizado em ferramentas circulares, os pontos pares devem ser decorados com elementos faciais.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Se você estiver tricotando em um material antigo que não tenha informações sobre o tamanho das agulhas de tricô, você deve fazer furos no papel grosso com a ponta afiada da agulha de tricô. Depois você precisa passar o fio pelo furo resultante. Se a rosca passar livremente, sem ceder, escorregar ou prender, o diâmetro da ferramenta corresponde à espessura do material.
- As agulhas de tricô não devem ser nem muito cegas nem muito afiadas. No primeiro caso, será desconfortável fixar e tricotar o fio nas laçadas; no segundo, é permitido machucar os dedos. Se as agulhas estiverem cegas, é recomendável comprar uma ferramenta nova ou levá-la a uma oficina para afiá-la.
- Ao escolher uma ferramenta circular, a área onde ela encontra a linha deve ser lisa, caso contrário, o material ficará constantemente preso nessa área e rasgará.
- Para tricotar roupas de qualidade, você precisa comprar o fio apropriado. Neste caso, recomenda-se atentar para a homogeneidade do material. Para determinar o parâmetro, você deve observar a borda livre que sobressai por baixo do novelo. Você deve se recusar a comprar linhas se a estrutura não for uniforme, se a fibra estreitar ou engrossar em diferentes áreas. A espessura irregular do fio afetará negativamente a condição do produto. Devido à sua heterogeneidade, as fibras podem quebrar. Neste caso, as roupas de malha ficarão com uma aparência desagradável.
- Ao tricotar, você precisa prestar atenção em como o material estica e retorna ao formato original. Para fazer isso, você pode puxar a ponta livre do fio e soltá-la imediatamente. Então você deve considerar a rapidez com que o fio retornará ao seu formato original.
- Se o item de malha entrar em contato com a área do rosto ou outras áreas sensíveis da pele durante o uso, é recomendável verificar a reação dessas áreas ao material. Para isso, é preciso aplicar o fio na área aberta por alguns segundos. Então você precisa observar a reação da pele. Caso apareça vermelhidão, não é aconselhável comprar esse tipo de linha.
- Antes de comprar, você deve cheirar o novelo de linha. Se você sentir um cheiro forte ou químico, não deve ingerir o material, pois ele não contém componentes naturais. Esses fios contêm substâncias tóxicas que podem causar problemas de saúde.
- Ao comprar o fio, você precisa segurar o material em suas mãos para sentir a fibra tatilmente. Por meio dessas manipulações é possível determinar o quão agradável o futuro produto será para a pele. Além disso, o novelo de fios precisa ser apertado em suas mãos para determinar o quanto o material irá retornar à elasticidade.
- A capacidade de acumular eletricidade estática é considerada um componente importante de qualquer produto, especialmente os de inverno. Para determinar esse parâmetro, esfregue a borda livre do fio com os dedos. Se as fibras do fio ficarem fofas e se estenderem além da borda, esse material não deve ser retirado. Nesse caso, as roupas ficarão cobertas de pelotas muito rapidamente.
Graças aos diagramas e à descrição do padrão de malha, iniciantes e artesãs experientes conseguem criar diversas peças bonitas, adequadas para uso diário e para sair. Seguindo essa técnica de tricô com agulhas de tricô, você também pode fazer coisas para animais de estimação e brinquedos.
Vídeo sobre tricô com padrão de malha
Padrão de tricô em malha, instruções: