Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Ao tricotar chapéus com fios grossos, é preciso levar em conta a textura dos fios para que o padrão do enfeite de cabeça pareça apropriado. A peculiaridade dos fios de grande diâmetro é que eles próprios criam um certo relevo nas peças de malha. Se você escolher um modelo muito volumoso, o chapéu ficará grande e desarrumado.

Os melhores padrões de chapéus e suas características

Exemplo Nome do padrão Peculiaridades
Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Ponto meia Para fios grossos, esta é uma das opções de padrões mais bem-sucedidas. O cocar feito com ele acaba sendo moderadamente denso e volumoso.

Para decorar chapéus, são utilizadas decorações adicionais: miçangas, pérolas, broches, etc.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Borracha O método de tricô garante a elasticidade do toucado.

Um chapéu com esse padrão estica bem e raramente fica esticado.

O elástico pode ser tricotado em mais de 20 variações.

Alguns padrões são mais adequados para criar itens femininos, outros, masculinos, e outros são universais.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Ponto meia Ao tricotar com esse padrão, o toucado mantém a elasticidade, mas não estica com o tempo.

A técnica é adequada para decorar toda a tela de um chapéu masculino ou feminino.

O padrão em que as alças da frente são tricotadas em uma cor e as alças de trás em outra parece original.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Espiral O padrão é adequado para chapéus grossos com forro ou duplos.

O design parece tridimensional, mas tem muitos buracos em relevo, razão pela qual o cocar é soprado pelo vento.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Pérola ou xadrez pequeno Este é um padrão simples de fazer, mas fica original quando tricotado com fio grosso.

O design é adequado para chapéus femininos, pois ficaria estranho em itens masculinos.

A peculiaridade do padrão é sua simetria bilateral.

É justamente por isso que ele é adequado para tricotar conjuntos de inverno compostos por um gorro e um cachecol ou gorro.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Foice Os padrões de tranças podem ser simples ou volumosos.

Eles podem fazer parte da decoração principal do chapéu ou complementar o toucado com uma trança, enrolada em círculo ou verticalmente.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Pena O padrão fica ótimo em chapéus feitos de fios grossos, o que evita a formação de grandes espaços entre os pontos durante o tricô.

O padrão é adequado apenas para criar chapéus femininos.

É melhor incluir várias carreiras neste desenho, em vez de tricotar o gorro inteiro em um único estilo.

Símbolos convencionais em padrões de tricô

Os seguintes símbolos são usados ​​nos diagramas dos padrões descritos:

  • P – laço.
  • R – linha.
  • LP – laço frontal.
  • IP – laço purl.
  • KrP – laço de borda. Se este for o primeiro ponto de uma carreira, ele é removido para a agulha sem tricotar. O último laço de borda é sempre trabalhado como um WS.
  • UB – diminuição, quando 2 pontos são tricotados juntos como se fossem tricotados juntos.

Ponto meia

A superfície frontal é feita de 2 tipos de laços: LP e IP. O tecido de malha parece liso, todas as laçadas se encaixam perfeitamente.

Tricô em ponto meia com carreiras viradas

De acordo com o diagrama, as linhas horizontais indicam IP e as linhas verticais indicam LP.

Instruções de tricô:

  1. O número necessário de laçadas é lançado nas agulhas de tricô.
  2. A primeira carreira inteira (par) é tricotada com LP.
  3. 2 R executar IP.
  4. Continue alternando carreiras pares e ímpares até terminar de tricotar.

Os laços podem ser tricotados de duas maneiras:

  • A laçada frontal é tricotada atrás da parede traseira, e a laçada frontal é tricotada atrás da parede frontal.
  • A laçada frontal é tricotada atrás da parede frontal, e a laçada traseira é tricotada atrás da parede traseira.
Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô
Ponto frontal com carreiras viradas nas agulhas de tricô

Se todas as laçadas forem tricotadas somente pela frente ou somente pela parede traseira, a superfície frontal ficará desleixada: o padrão não ficará claramente visível.

Tricotando em círculo

Neste método, o tricô é realizado apenas com alças faciais. Após o número necessário de pontos ter sido coletado nas agulhas de tricô, a corrente é conectada e tricotada em um círculo sem KRP e IP. Para o trabalho utilize agulhas de tricô circulares ou separadas (5 unid.).

Borracha

A borda inferior do chapéu geralmente é tricotada com um elástico para que fique bem ajustado à cabeça e não aperte. Mas quando tricotado com fio grosso, o padrão, feito em todo o tecido, fica bem tanto em chapéus femininos quanto masculinos.

A maneira mais fácil de tricotar elástico é alternar LP e IP com um rapport de 1x1 ou 2x2. Menos frequentemente, laços 3x3 e até 4x4 são tricotados alternadamente. Ao trabalhar, certifique-se de que as alças da frente permaneçam acima das alças da frente, e as alças de trás permaneçam acima das alças de trás.

elástico francês

Um padrão para um chapéu feito de fio grosso pode ser tricotado com agulhas de tricô não apenas na forma de um elástico simples, mas também na forma de um elástico vazado. A repetição do padrão consiste em 4 pontos. Ao número total de laçadas, que é múltiplo de 4, adicione mais 1 p para simetria e 2 pontos tricô.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Técnica de tricô com carreiras viradas:

  1. 1 R: Remova os pontos, tricote 2 LP, 2 IP alternadamente até o final da carreira. O último laço é tricotado como LP e o KRP é tricotado como IP.
  2. 2 R: Remova KrP, tricote 2 de cada vez, IP 2 LP até o final da carreira. A última laçada é tricotada em tricô e o KRP também é tricotado como IP.
  3. As carreiras 3 e as carreiras subsequentes são tricotadas repetindo alternadamente os padrões 1 e 2 R.

A técnica para tricotar elástico francês é assim:

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Nota: quadrados preenchidos são IP, quadrados vazios são LP.

Faixa elástica com alças oblíquas

Um molde para um chapéu feito de fio grosso pode ser feito com agulhas de tricô na forma de um elástico incomum. Esta técnica de tricô é adequada para fazer a orla da parte inferior de um toucado. Um elástico com laçadas oblíquas ficará volumoso se você tricotar o chapéu inteiro com ele.

A repetição do padrão consiste em 5 P, aos quais 2 KrP são adicionados. Todas as laçadas de borda são feitas de acordo com as regras gerais: a primeira é removida, a última é tricotada com uma espora.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô
Padrões para um chapéu feito de fio grosso com agulhas de tricô - canelado com laçadas oblíquas

Instruções passo a passo para tricotar o padrão:

  1. As laçadas são montadas nas agulhas de tricô em um número que é múltiplo de 5 + 2 KrP. Se o número de conexões for par, o tricô começa com um deslocamento de 1 P.
  2. 1-2 R: tricotar as alças, alternando 1 LP e 1 IP.
  3. 3 R: remova a laçada da borda, pule o primeiro LP, insira a agulha de tricô no furo abaixo do próximo IP. Sem tricotar a laçada, puxe o fio para fora, faça uma laçada e tricote 2 pontos da agulha de trabalho atrás da parede do fundo. A carreira inteira é tricotada da mesma maneira.
  4. 4 R: vire o tricô, faça a carreira inteira com um rapport de 2 PI juntos, 1 LP.
  5. 5 R e depois tricotar, repetindo alternadamente os padrões das carreiras 3 e 4 até atingir a largura desejada do tecido.

Faixa elástica

O padrão é tricotado com um rapport de 5 pontos. É adequado para decorar um chapéu feito de fio grosso em todo o tecido. Se você decorar apenas a borda do cocar com esse padrão, o desenho ficará invisível.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Instruções passo a passo para tricotar um elástico com pontas:

  1. Monte um número de laçadas nas agulhas de tricô que seja múltiplo de 5 + 2 P para simetria + 3 KrP.
  2. 1 R: Remova 1 KrP, tricote um rapport de 2 IP e 3 LP até que restem 3 P. Em seguida, tricote 2 PI e 1 KrP como PI.
  3. 2 R e outros pares: 1 KR, um rapport de 2 LP e 3 IP, até restarem 3 P na agulha, 2 LP e 1 KR.
  4. 3 R e outros ímpares: 1 KrP, então tricote até o final da carreira um rapport de 2 IP e 1 laçada, 9t de fio, puxe a laçada sem tricotar, faça 1 laçada, faça todas as 3 LP juntas atrás da parede traseira. Quando restarem 3 últimas laçadas na agulha, elas são trabalhadas como PI.
  5. Continue tricotando o elástico, alternando o padrão como na 2ª e 3ª carreiras.

Ponto meia

O padrão usa 2 tipos de laçadas (laçadas frontais - quadrados vazios, laçadas traseiras - quadrados com um círculo dentro). Elas são alternadas tricotando carreiras pares e ímpares.
Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Esquema:

  • Ao tricotar em redondo. Neste trabalho, é utilizado um marcador, que é colocado no início da linha. Tricotar o gorro em círculo, do marcador até o final da carreira, com alças frontais. Em seguida, a próxima carreira é feita com pontos tricô e assim por diante em toda a área do toucado.
  • Ao tricotar em carreiras viradas. O padrão de trabalho não muda, apenas loops de borda são adicionados: o primeiro KRP é removido, o último é executado como IP.

Padrão espiral

O padrão é tricotado com uma repetição de 4 pontos e 4 carreiras para cima. Para começar a trabalhar, você precisa montar um número de laçadas que seja múltiplo de 4, 1 P para a simetria do padrão e 2 KrP.

Instruções para tricotar o padrão:

  • 1 R (lado avesso do trabalho): 1 KR, repita 1 LP e 3 IP até o final da carreira, até que restem 2 P na agulha. A penúltima laçada é tricotada como laçada frontal, a última laçada como laçada traseira.
  • 2 R: KrP, rapport de 1 IP e 3 LP até o final da carreira. Os últimos 2 loops são executados como IP.
  • 3 R e todas as linhas ímpares subsequentes são executadas como 1 R.
  • 4 R é executado como o 2º.
  • 5 R são tricotados como todos os ímpares.
  • 6 R: 1 KrP, então tricote o rapport até o final da carreira: 1 IP, conte a 3ª laçada da borda na agulha de tricô esquerda, solte 5 R abaixo (no caminho do tricô), insira a agulha de tricô e puxe uma laçada, que é transferida para a agulha de tricô esquerda e tricotada junto com a próxima LP, e mais 2 LP no final do rapport. As últimas 2 laçadas da carreira são trabalhadas como ponto alto duplo.
Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô
Padrões de tricô para um chapéu feito de fio grosso - padrão espiral
  • 7 R são tricotados como todos os ímpares.
  • 8 R é executado de forma semelhante a 2 R.
  • 9 R são tricotados como todos os ímpares.
  • 10 R: KrP, repita até o final da carreira (1 IP, 2 LP, conte o segundo P na agulha direita e desça 4 R ao longo dele, puxe a laçada, transfira-a para a agulha esquerda e tricote junto com o próximo P como LP), KrP.
  • 11 R são tricotados como todos os ímpares.
  • Todas as carreiras subsequentes são tricotadas de modo semelhante ao padrão das carreiras 4 a 11.

Padrão de pérola

A repetição do padrão consiste em 2 voltas, de modo que o padrão pode ser facilmente adaptado a um toucado de qualquer tamanho. Pode ser tricotado em carreiras redondas e viradas. A técnica de tricô é semelhante à do elástico: LP e IP se alternam, mas são tricotados para cima, não um acima do outro, mas em um padrão xadrez. No diagrama, os quadrados vazios representam os laços frontais, e as áreas com um traço representam os laços traseiros.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Instruções para tricotar pérolas em carreiras viradas:

  1. 1 R: 1 KR é removido, LP e IP são alternados até o final da carreira, o último KR é tricotado como IP.
  2. 2 R: 1 KR é removido, LP é tricotado sobre as alças de tricô e IP sobre as alças da frente até o final da carreira, o último KR é tricotado como IP.
  3. 3 R e seguintes: repita os padrões de tricô da 1ª e 2ª carreiras alternadamente.

A técnica de tricotar pérolas em círculo é ainda mais simples. Para fazer isso, monte o número necessário de laçadas de modo que fique ímpar. Todo o toucado é tricotado alternando LP e IP até a altura desejada do chapéu.

Pérolas grandes

A técnica para tricotar um padrão de pérolas grandes é semelhante à anterior, só que aqui a repetição do padrão é de 4 carreiras horizontais e 2 P.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Descrição passo a passo do tricô com carreiras viradas:

  1. 1 R: 1 KrP é removido, tricote até o final da carreira alternando LP e IP, 1 KrP.
  2. 2 R: 1 KrP, tricotar LP sobre os pontos da frente, IP sobre os pontos de trás, 1 KrP.
  3. 3 R: 1 KrP, tricotar LP sobre pontos tricô, IP sobre pontos tricô, 1 KrP.
  4. 4 R: 1 KrP, tricotar LP sobre os pontos da frente, IP sobre os pontos de trás, 1 KrP.
  5. 5 R e depois faça como 3 e 4 R até que a tela atinja a altura desejada.

Esquematicamente, o padrão se parece com isso: quadrados vazios representam laços frontais, e áreas com um traço representam laços traseiros.

Pérolas bicolores

Um padrão de tricô para um chapéu feito de fio grosso na forma de pérolas de duas cores permite que você tricote chapéus brilhantes para crianças e jovens. A desvantagem dessa técnica é que os produtos são de um lado só, então o método de tricô não é adequado para fazer cachecóis e gorros.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Descrição passo a passo da técnica de tricô:

  1. Você precisa montar um número ímpar de pontos com a primeira cor (nº 1).
  2. 1 R (linha da frente): troque a cor do fio na parte da frente do tricô (nº 2), 1 KR, 1 LP, mova o fio para trás do trabalho e remova 1 P. O rapport continua até o final da linha, o penúltimo laço é feito como LP, o último é tricotado como KR.
  3. 2 R (carreira em tricô): com o fio nº 2, tricotar KrP, uma repetição de 1 LP e 1 desvio da laçada com o fio antes do trabalho, tricotar a penúltima laçada como LP, KrP.
  4. 3 R (frente): troque o fio para o nº 1, faça KrP, 2 LP e, em seguida, tricote um rapport de 1 ponto baixíssimo com o fio atrás do trabalho e 1 LP até o final da carreira. O penúltimo laço é tricotado como LP, KRP.
  5. 4 P (tricô): com o fio nº 1, remova o KrP, tricote um rapport de 1 remova a laçada com o fio na frente do trabalho e 1 LP. O penúltimo laço é tricotado como LP, KRP.
  6. 5 P e depois repita o padrão da 1ª à 4ª carreira.

Tranças

O rapport mínimo para tricotar uma trança é de 4 P. Seu valor pode chegar a 15 P, e às vezes mais. A trança pode ser simples, dupla, tripla e, em alguns padrões, o número de entrelaçamentos é até difícil de contar.

Trança simples de 2 voltas

O padrão para um chapéu feito de fio grosso é tricotado com um rapport de 5 pontos e 4 carreiras. Monte um número de laçadas nas agulhas de tricô que seja múltiplo de 5 + 2 KrP. A trança pode ser inclinada para a esquerda ou para a direita.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Padrão de tricô com inclinação para a direita Designação de laços em diagramas:
  • – PI;
  • | LP;
  • / e \ cruzam esquerda e direita.
Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô Padrão de tricô com inclinação para a esquerda

Algoritmo para tricotar com inclinação para a direita:

  1. 1 R: KrP, rapport de 3 IP e 2 LP até o final da carreira, KrP.
  2. 2 R e todas as carreiras pares subsequentes: tricotar todas as alças de acordo com o padrão (sobre as alças da frente – LP, sobre as alças de trás – IP), exceto o primeiro e o último KRP.
  3. 3 R: KrP, rapport (3 IP, transfira 1 P para uma agulha de tricô adicional, coloque-a atrás do trabalho, faça a próxima laçada como LP, depois tricote LP da agulha de tricô adicional) até o final da carreira, KrP.
  4. 4 R são executados como todas as linhas pares.
  5. Começando em R 5, repita o padrão de acordo com R 1-4.

O algoritmo de tricô com inclinação para a esquerda difere apenas na execução da carreira 4. Para tricotá-lo, você precisa fazer KrP, rapport (3 IP, transferir 1 P para uma agulha de tricô adicional, colocá-la na frente do trabalho, fazer o próximo laço como LP e, em seguida, tricotar LP da agulha de tricô adicional) até o final da carreira, KrP.

Trança volumosa de 3 laçadas

A trança (ou cordão) é feita com um rapport de 6 pontos. A descrição do padrão indica o número de laçadas apenas para o padrão, para que você possa tricotar o número de laçadas entre elas conforme desejar. O padrão em ponto meia fica ótimo quando 2 a 3 pontos são tricotados entre as tranças.

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Instruções passo a passo para completar o desenho:

  1. 1 e 3 R: execute todos os loops como LP
  2. 2 e 4 R: tricotar todas as laçadas como se fossem RP.
  3. 5 R: Transfira 3 pontos para uma agulha extra, coloque-a na frente do trabalho, trabalhe os próximos 3 pontos como LP e, em seguida, tricote 3 LP com a agulha extra.
  4. Continue tricotando, repetindo as carreiras 1 a 5.

pena de pavão

O padrão pode ser tricotado com fios lisos ou coloridos. Fica lindo quando feito com fios de melange. A repetição do padrão consiste em 19 P + 1 P.

Esquematicamente, o padrão se parece com isto:

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Instruções passo a passo para decoração de tricô:

  1. 1 e 2 R devem ser conectados usando LP.
  2. 3 R (frente): 3 LP, laçada, 1 LP, 6 UB, 3 LP, laçada. Repita o padrão até o final da carreira.
  3. 4 P (tricô): todas as laçadas e laçadas são trabalhadas como avesso.
  4. 5 R e todas as subsequentes são executadas de forma semelhante às carreiras 1-4 até a altura necessária do padrão.

Para fazer um padrão colorido, você precisa trocar o fio após terminar cada repetição em altura (4 carreiras).

Pena para boné duplo

Esse padrão é menos denso, por isso só é adequado para toucas com forro. Parece rendado, mas não estica bem, por isso não é adequado para decorar a parte inferior de um chapéu. A repetição do padrão consiste em 17 P + 1 P. O trabalho alterna entre 2 tipos de carreiras. Cada carreira par e ímpar é tricotada da mesma maneira.

Diagrama de desenho:

Moldes para um chapéu feito de lã grossa. Padrões e descrições de tricô

Algoritmo de tricô:

  1. Primeira carreira (não mostrada no diagrama): todas as laçadas são trabalhadas como PI para que a borda do tecido não enrole.
  2. 1 R: executar todos os loops como IP.
  3. 2 R (frente): 3 LP, laçada, 3 UB atrás das alças de trás, 1 LP, 3 UB atrás das alças da frente, 1 LP, 3 laçadas.
  4. As carreiras seguintes são tricotadas de forma semelhante às carreiras 1 e 2 R, alternando-as.

O fio para criar um chapéu colorido é trocado após cada carreira par de tricô.

É melhor escolher modelos para chapéus de inverno que não sejam grandes, pois a grande espessura do fio cria volume adicional no toucado. Embora o tricô produza peças mais finas do que o crochê, elas ainda serão grossas e densas, o que não fica bem em meninas magras e mulheres com traços faciais pequenos.

Vídeo sobre tricô

Padrões para tricotar um gorro com fio grosso:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho