Esquema e descrição da gola-capuz tricotar será interessante até mesmo para uma costureira iniciante. Este acessório de cabeça chegou ao mundo da moda moderna desde os tempos antigos, quando era chamado de xale.
A palavra "hood" tem raízes latinas e significa "gorro de monge". O cocar ganhou popularidade no século V. durante o reinado da dinastia merovíngia.
Ferramentas e materiais necessários
Uma gola com capuz de malha, cujo diagrama e descrição são populares entre os tricoteiros, é uma boa solução para a estação fria. É tricotado com fios quentes para proteger a cabeça, o pescoço e os ombros do vento cortante e da precipitação.
Para tricotar um cocar você precisará de fio e agulhas de tricô. Você também precisará de uma fita métrica de alfaiate, uma agulha e uma tesoura como ferramentas auxiliares. Se você deseja decorar um item com algum tipo de decoração, você precisa escolher os acessórios certos para isso.
Para escolher o fio certo você precisa:
- Decida o modelo do item.
- Amasse o novelo nas palmas das mãos.
- Estudar a estrutura das fibras da bola.
- Determinar as propriedades eletrostáticas do fio.
- Sinta o cheiro do material que você gosta.
- Aplique a bola na área exposta do rosto.
- Leia o rótulo para recomendações.
Para escolher o fio certo, os especialistas recomendam decidir o modelo e a estação para a qual ele é destinado antes de ir à loja. Por exemplo, para tricotar roupas de verão você precisa de um material leve que permita a passagem de ar e não aqueça o corpo. Para roupas de inverno ou meia estação, são selecionados materiais quentes e resistentes a quaisquer condições climáticas.
Depois de selecionar o modelo, é recomendável ir até a loja e estudar cuidadosamente o sortimento. Você precisa pegar o novelo que você gosta em suas mãos e amassá-lo levemente nas palmas. Isso permitirá que você sinta o quão elástico o material é e como sua pele reage a ele.
Você também precisa considerar a estrutura das fibras do fio, porque é melhor tricotar uma gola com capuz a partir de um material homogêneo. Se o fio for composto por fios de calibres diferentes e tiver partes finas e largas, é melhor não pegá-lo, pois o item feito com ele não manterá bem sua forma e será levado pelo vento.
Artesãos experientes recomendam testar as propriedades eletrostáticas do material. Para fazer isso, a ponta livre do fio é presa entre o polegar e o indicador e esfregada. Se o fio for muito fofo e suas fibras estiverem espalhadas em direções diferentes, o material acumula estática, o que não é muito agradável na estação fria, quando, ao tocar em algo ou alguém, a pessoa recebe uma secreção desagradável.
Você precisa cheirar o fio que você gosta. Isso é feito para determinar se o produto de malha contém impurezas químicas que possam causar problemas de saúde ou alergias ao usá-lo. Se o novelo exalar um cheiro desagradável quase imperceptível, é melhor deixá-lo de lado e escolher outro.
Antes de comprar o fio, os especialistas recomendam aplicá-lo em uma área exposta do rosto ou pescoço. O teste mostrará o quão agradável o fio é e como a pele sensível reage a ele. Ao comprar fios para um cocar de inverno, você precisa escolher um que não seja espinhoso e agradável ao corpo. Além disso, deve reter bem o calor.
Ler as informações no rótulo ou na embalagem do fio também é um passo importante na escolha do material. Aqui o fabricante indica não apenas a composição dos fios, mas também sua espessura, comprimento e diâmetro das agulhas de tricô ou gancho adequado para trabalhar com ele.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Uma gola com capuz de malha, cujo diagrama e descrição permitirão que você crie uma peça única e moderna para a estação fria do ano, combina com fashionistas de diferentes idades. Este acessório é frequentemente confundido com um capuz. Para evitar esse erro, você precisa entender que uma gola com capuz cobre a cabeça, o pescoço e os ombros, enquanto uma touca cobre apenas a cabeça e uma pequena parte do pescoço.
Além disso, possui um decote justo que se ajusta perfeitamente ao corpo, o que o gorro não possui. Além disso, o segundo tipo de toucado tem laços, mas o capuz não.
Antes de começar a criar um cocar moderno, você precisa tirar as medidas corretas.
O que é medido? | Como medir | Para que |
rosto oval | aplique uma fita métrica de modo que cubra o rosto | para determinar que tipo de capô será: embutido ou grande |
circunferência da cabeça | Meça paralelamente aos ombros, coloque a fita métrica acima das sobrancelhas e cubra a cabeça na parte de trás da cabeça | permite que você entenda o tamanho futuro do produto |
circunferência do pescoço | ao redor do pescoço de modo que comece e termine no mesmo ponto | ajuda a calcular o número de voltas para uma coleira |
altura do pescoço na parte de trás | do osso saliente da coluna até a covinha na base da cabeça | para determinar a altura da gola |
profundidade do capô | da parte de trás da cabeça e até a frente, até onde o capuz deve se projetar | para calcular se o capuz será puxado sobre o rosto ou se classicamente atingirá a linha do cabelo e a testa |
largura occipital | o medidor é colocado na parte de trás da cabeça, de um osso lateral do crânio ao outro | para que o arredondamento do capuz não fique acima das orelhas |
Além das medidas, um iniciante também precisará de um conhecimento mínimo do simbolismo dos laços e de como eles são tricotados. Na prática geral, é costume designar diferentes loops com símbolos e abreviações específicos que sejam compreensíveis para todos.
Por exemplo, os pontos de tricô são sempre designados como “X” ou “I” e, abreviadamente, podem ser indicados como “face”. ou "lp". O segundo ponto mais popular no tricô são os pontos meia, que são designados como “-” e abreviados como “izn”. ou "ip".
Nenhum tricô pode ser feito sem laçadas nas bordas, que são sempre removidas sem fazer nós no início de uma carreira e, no final, são feitas em meia ou meia. Depende das recomendações do autor do padrão. As faixas de borda são sempre designadas como "Ո" ou "edge".
Ao tricotar chapéus grandes, você sempre precisa adicionar ou subtrair pontos para obter o formato desejado. O fio no padrão parece um "O" ou "nak".
Para diminuir o número de laçadas, elas geralmente tricotam várias juntas. A descrição do trabalho geralmente indica quantas laçadas precisam ser tricotadas e para qual parede.
A parte do pescoço da gola com capuz é, na maioria dos casos, feita com um elástico com um passo determinado. Essa técnica permite que o produto se estique e se ajuste perfeitamente à área desejada do corpo. O elástico é obtido alternando os pontos da frente e de trás.
Iniciantes podem fazer o capuz usando ponto meia. Para isso, todas as carreiras são tricotadas apenas com pontos da frente. O tecido é denso e agradável ao toque. Existem muitos tipos diferentes de golas com capuz.
Os mais populares incluem:
- "Para iniciantes";
- "Duas cores";
- "Pérola";
- "Com favos de mel";
- "Com orelhas."
Os modelos listados são fáceis de tricotar e, ao mesmo tempo, ficam espetaculares tanto em adultos quanto em pequenas fashionistas.
Para iniciantes
O diagrama e a descrição de uma gola com capuz de tricô podem conter recomendações para costureiras iniciantes. Se antes esse cocar era considerado apenas um acessório da nobreza, agora qualquer pessoa pode usá-lo. Para trabalhar você precisará de fios e agulhas de tricô.
Para tricotar um cocar quente com lapela, você precisa:
- Monte 70 pontos.
- Faça a carreira 1 com elástico com passo de 1 por 1, ou seja, alterne 1 frente com 1 trás.
- Tricotar 22 cm de tecido desta maneira.
- Forme a próxima carreira ímpar com ponto meia, ou seja, somente pontos meia.
- Tricotar a carreira par também com pontos meia.
- Divida o número de laçadas por 2 e trabalhe cada parte por vez.
- Transfira a metade com a qual você não está trabalhando para uma agulha ou alfinete extra.
- Adicione 5 pontos no início da carreira ímpar.
- Adicione 5 pontos no início da carreira par e tricote os pontos da carreira anterior de acordo com o padrão.
- Tricotar também as alças adicionadas da carreira par de acordo com o padrão.
- Adicione 10 laçadas em cada carreira par e faça isso até formar a largura desejada do capuz.
- Tricotar o tecido na altura desejada do capuz.
- No final do trabalho, feche todas as alças da metade finalizada do produto.
- Comece a trabalhar com a metade #2 e tricote da mesma forma que a metade #1.
- No final do trabalho, todos os ciclos estão fechados.
Agora o produto pode ser montado costurando as partes do capuz e começando a experimentá-lo.
Dois tons
A gola com capuz de malha, cujo diagrama e descrição são fornecidos para familiarização e uso prático, também pode ser feita em várias cores. Os fios são selecionados conforme desejado, contrastantes ou com uma transição de tom quase imperceptível.
Para trabalhar, você precisará de fios verde e amarelo e agulhas de tricô separadas.
Para tricotar um cocar quente, você precisa:
- Monte 108 pontos usando fio verde.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 2 por 2, onde 2 pontos da frente alternam com 2 pontos de trás.
- Forme a carreira 2, alternando os pontos de acordo com o padrão estabelecido.
- Decore a tela com um elástico de 8 cm de altura com o degrau escolhido.
- Tricotar a carreira 1, alternando laçadas, deslizar 1 ponto, tricotar 1 ponto meia. Repita o relatório até o final da carreira.
- Insira o fio amarelo na carreira 2. Tricote a tira, repetindo constantemente 1 ponto meia, retire a laçada da carreira anterior, deixando o fio na frente do trabalho, não tricote.
- Tricotar a carreira 3 com linha verde, alternando a laçada, deslizar 1 ponto, tricotar 2 juntos. Repita o relatório até o final da linha.
- Forme a carreira 4 com o fio amarelo, repetindo o padrão onde 2 pontos meia e 1 ponto baixíssimo sem meia.
- Tricotar a carreira 5 com linha verde, alternando laçadas, 1 pbx e 2 juntos em tricô. Repita o processo de trabalho até o final da carreira.
- Repita os padrões das carreiras 2 a 5 até atingir a altura desejada do capuz.
No final, os circuitos de trabalho são fechados e a montagem do produto é iniciada. Para fazer isso, você precisa costurar as bordas do pescoço e conectar o capuz na parte superior.
Pérola
Você pode começar a tricotar a gola com capuz pela parte superior. O padrão "Pérola" é usado para decorar a aba.
Para trabalhar você precisará de fio, agulhas circulares de tricô e tesouras.
Para tricotar um acessório da moda, você precisa:
- Monte 108 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 1 por 1, onde os pontos da frente e de trás se alternam ao longo de toda a carreira.
- Forme as carreiras 2, 4 e 6 seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar as carreiras 3 e 5, continuando a trabalhar com um elástico.
- Forme a carreira 7 deslocando as alças. Para fazer isso, tricote sobre o tricô da carreira anterior e tricote sobre o tricô.
- Tricotar as carreiras 8, 9 e 10 seguindo o padrão do tecido.
- Repita o padrão das carreiras 7 a 10 até uma altura de 23 cm.
- Feche as alças no final do trabalho do capuz.
- Comece a tricotar a gola montando 80 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 1 por 1, onde os pontos da frente e de trás se alternam.
- Forme uma tela de 10 cm de altura dessa maneira.
- Feche as alças no final do trabalho.
- Comece a montar o produto costurando o capuz na gola.
Agora a gola com capuz pode ser experimentada e preparada para uso diário.
Com favos de mel
Uma gola com capuz de malha, cujo diagrama e descrição contêm recomendações para trabalhar no padrão “Favo de Mel”, fica linda com fios de qualquer cor. Meninas de pele escura podem escolher tons mais claros de fios, enquanto meninas de pele clara podem experimentar tons contrastantes ou escuros.
Para trabalhar, você precisará de fio quente, agulhas de tricô e tesouras.
Para tricotar algo bonito você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô, por exemplo, 180.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 2 por 2, onde 2 pontos da frente alternam com 2 pontos de trás. Repita o relatório até o final da linha.
- Forme a carreira 2 seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar 18 carreiras de tecido com um elástico no passo escolhido.
- Trabalhe uma carreira ímpar (por exemplo, 1) alternando laçada, 1 ponto restante e 1 ponto baixo, 1 ponto meia. Repita o relatório até o final da linha.
- Tricotar uma tira uniforme (por exemplo, 2), repetindo constantemente 1 ponto meia, remover a laçada da carreira anterior, deixando o fio na frente do trabalho, não tricotar.
- Forme a carreira 3, alternando a laçada, deslize 1 ponto, tricote 2 juntos. Repita o relatório até o final da linha.
- Faça a carreira 4, repetindo o padrão onde 2 pontos meia e 1 ponto baixíssimo sem tricotar.
- Trabalhe na carreira 5, alternando laçadas, passe 1 e tricote 2 juntos em tricô. Repita o processo de trabalho até o final da carreira.
- Use a repetição do padrão das carreiras 2 a 5 para obter a altura desejada do capuz.
No final do trabalho, as laçadas são fechadas e começam a criar o pescoço.
Para fazer isso:
- Monte 90 pontos usando agulhas circulares.
- Tricotar a carreira 1 com o padrão “Fita” com um passo de 2 por 2, repetindo alternadamente o tricô de 2 alças da frente e 2 alças de trás até o final da carreira.
- Faça um decote de 14 cm usando o molde escolhido.
Ao final do trabalho, os laços são fechados e inicia-se a montagem do produto. Para fazer isso, costure o capuz na gola.
Com orelhas
Você pode complementar um chapéu adulto ou infantil com orelhas engraçadas de tricô. Para trabalhar você precisará de 0,2 kg de fio, botões para prender a gola, agulhas de tricô e enchimento sintético para manter as orelhas em formato.
Para tricotar uma gola com capuz na moda, você precisa:
- Monte 92 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 2 por 2.
- Desenhe a carreira 2 seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar as carreiras 3 e 5 da mesma forma que a carreira 1.
- Forme as carreiras 4 e 6 da mesma forma que a carreira 2.
- Comece na carreira 7, tricote o produto com a parte da frente e tricote 18 cm de tecido desta maneira.
- Feche em uma carreira ímpar em 2 lados 6 laçadas 4 vezes.
- Feche em uma carreira uniforme em 2 lados 5 laçadas 3 vezes.
- Diminua 1 ponto a cada 5 cm até restarem 14 pontos nas agulhas.
- Coloque os 10 pontos restantes em um alfinete após 27 cm de tricô.
- Conecte as peças do meio com as peças laterais.
- Monte 27 pontos ao longo da parte inferior do capuz.
- Transfira os pontos do alfinete para os pontos montados e monte outros 27 pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 6 pontos em ponto meia, ponto meia, 6 pontos em ponto meia.
- Faça a carreira 1 e repita das carreiras 2 a 4.
- Continue tricotando em ponto meia, fazendo laçadas a cada 10 pontos.
- Adicione laçadas em uma carreira uniforme para que a laçada ocorra através da laçada 9 e 1, ou seja, após a laçada, tricote 1 laçada em ponto meia, depois laçada novamente e 9 laçadas em ponto meia.
- Continue adicionando pontos na carreira ímpar para que a laçada seja um passo de 8 e 2.
- Aumente a distância entre as laçadas até que haja 17 pontos.
- Mude para o padrão “Fita” com um passo de 2 por 2 e tricote 6 carreiras desta maneira.
- Faça furos para os botões em cada 10ª carreira. Para fazer isso, na barra direita, tricote 2 pontos juntos, 2 laçadas, 2 pontos juntos.
- Faça laçadas na próxima carreira através da parede traseira com 2 pontos tricô.
- Comece a formar as orelhas. Para fazer isso, monte 15 pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar as carreiras 1 a 12 em ponto meia.
- Diminua 1 ponto de cada lado para arredondar as peças.
- Conecte 4 partes desta maneira.
- Costure as peças em 2 partes para formar as orelhas.
- Coloque enchimento sintético dentro de cada um.
Ao final do trabalho, eles começam a montar o produto. Para fazer isso, as orelhas são costuradas na parte superior do capuz. Os botões estão presos no painel esquerdo da gola.
Segredos para Iniciantes
Não há nada complicado em tricotar uma gola com capuz. Artesãos experientes observam que existem vários truques que ajudam a tornar o item mais prático na vida cotidiana e facilitam o trabalho no processo criativo.
Por exemplo, qualquer fio precisa ser testado quanto à solidez da cor. Para isso, a ponta do fio é umedecida com água e presa entre trapos brancos. Depois de algum tempo, o resultado é verificado e, se o material permanecer limpo, o fio selecionado não desbotará e o produto feito com ele será bem usado.
Antes de comprar as linhas, você precisa verificar sua suscetibilidade à deformação. Para fazer isso, a extremidade livre é esticada em ambas as direções e liberada. A rapidez com que ele retorna ao seu estado original mostrará o quão bem o material mantém sua forma e se ele se deformará com lavagens regulares.
Costureiras experientes recomendam sempre guardar a etiqueta do fio. Isso ajudará você a comprar linhas adicionais caso elas acabem durante o trabalho e a entender como cuidar do produto após a produção.
Ao escolher entre o fio regular e o marcado como “anti-pilling”, é melhor dar preferência à segunda opção. Algo feito desse material terá queda mínima quando usado.
O diagrama e a descrição de uma gola com capuz de malha ajudarão as costureiras a criar um item de inverno quente e bonito para elas ou para seus entes queridos. O produto é universal, pois combina as funções de toucado e cachecol, presos juntos. Quando fica mais quente, por exemplo, o capuz pode ser removido e dobrado para trás, o que é muito conveniente no ritmo de vida acelerado de hoje.
Vídeo sobre como tricotar uma gola de capuz com agulhas de tricô
Tricotando um gorro: