Com o tempo, cada família tem muitas coisas que se tornam inutilizáveis. Isso inclui roupas infantis com manchas que não saem, camisetas velhas que já serviram ao seu propósito e jeans. Mas muitas donas de casa econômicas encontraram uma maneira de dar uma segunda vida a esse pano. Tornou-se cada vez mais popular entre eles tapetes de tricô crochê com sobras de fios, retalhos, tecendo-os com vários cordões e fitas, fazendo-os usando a técnica do tapete sobre uma base. Alguns métodos para fazer esse atributo doméstico são fornecidos abaixo no artigo.
Preparando o fio
Fazer tapetes de crochê a partir de retalhos requer uma preparação prévia dos fios utilizados.
É composto por:
- Selecionar coisas antigas com base na estrutura do tecido que combinam entre si.
- Cortar matérias-primas selecionadas em tiras.
- Seleção de fitas por cor (se necessário).
- Preparação final do fio para tricô.
Para selecionar corretamente o material necessário para fazer tapetes de trapos, primeiro ele deve ser classificado e classificado por tipo de material. Ou seja, coloque itens de malha em uma pilha, jeans em outra, algodão em uma terceira, sintéticos em uma quarta, e assim por diante.
- Depois de separar os trapos por qualidade de tecido, eles devem ser preparados para o corte. Para fazer isso, você precisa cortar todas as costuras, ou seja, ao longo da parte inferior do produto e das mangas.
- Em seguida, coloque o item sobre uma superfície dura e corte-o em tiras de uma costura lateral até a costura paralela, mas não a alcançando em 2-3 cm. Isso é necessário para criar uma faixa contínua posteriormente.
- Ao realizar esta operação, você deve saber que é recomendável cortar o tecido grosso em tiras estreitas e o tecido fino em tiras mais largas.
- Após esse corte, no lugar da seção contínua de material, são feitos cortes oblíquos de uma tira para a outra, ou seja, o resultado deve ser uma fita contínua em forma de espiral.
- Caso quebre, é aconselhável costurar as pontas, colocando-as uma sobre a outra. Não é recomendado dar nós. Isso criará inconvenientes durante o trabalho posterior e prejudicará a aparência do produto final.
- Após cortar a fita dos tecidos muito desfiados, antes de enrolá-la em uma bola, é aconselhável tratar os cortes com fogo. Essa técnica fixará os fios cortados e prolongará a vida útil do tapete.
- O fio resultante é enrolado em bolas.
Tapete redondo simples de crochê
Fazer tapetes de crochê com retalhos redondos não é nada difícil se a pessoa souber segurar uma agulha na mão e conhecer as técnicas de fazer duas laçadas - uma laçada de ar e um ponto baixo ou apenas um ponto baixo.
Para evitar um furo no centro do tapete, artesãs experientes recomendam começar o trabalho com um anel de fio formado enrolando-o duas vezes ao redor do dedo indicador. Com este método, depois de tricotar a primeira carreira de laçadas, é conveniente eliminar a abertura no anel apertando a ponta do fio restante do envoltório. Em seguida, esse restante é escondido dentro das colunas tricotadas e cortado.
- Depois de tricotar a primeira carreira, ela é fechada conectando a coluna mais externa com a primeira, puxando o fio de trabalho capturado sob os dois arcos da laçada inicial através da laçada na agulha.
- Em seguida, para completar a segunda carreira, você precisa tricotar 2 pontos corrente. Essa técnica evita que a tela fique enviesada e também mantém seu formato plano.
- Em seguida, tricote a segunda carreira com os mesmos pontos baixos. Mas para criar o formato correto do tapete, redondo e não em forma de cúpula, você precisa fazer 2 colunas em cada laçada subsequente da linha anterior. Termine a carreira da mesma forma que a primeira.
Cada carreira circular subsequente é tricotada de forma semelhante à abaixo, mas para manter o formato plano do tapete, é necessário fazer aumentos. Sua quantidade e frequência são calculadas individualmente. Depende do número de laçadas na primeira carreira, da espessura do material utilizado e da densidade do tricô. Dada a experiência e as habilidades disponíveis, a necessidade de loops adicionais é determinada visualmente.
Após atingir o diâmetro desejado do produto, a fileira externa é fechada, presa e a ponta do fio é escondida dentro das alças tricotadas.
Tapete trançado redondo
Outra opção para fazer um tapete redondo é combinar crochê e costura. Essa técnica combinada é usada se o fio for grosso. Isso cria inconvenientes durante o processo de tricô circular. Portanto, para fazer esse tapete, primeiro tricote uma corrente bem longa de laçadas de ar com o fio preparado. Depois, ele é disposto uniformemente em espiral, prendendo cada volta subsequente com a anterior usando uma agulha e linha. O resultado é um tapete não muito áspero, mas denso.
Tapete de chão com motivos redondos
Uma das soluções interessantes para fazer tapetes são várias combinações de fragmentos redondos. Eles podem ser realizados:
- feitos do mesmo material em estrutura, mas diferindo na gama de cores;
- de tecidos de composição e cor variadas;
- de vários tipos de padrões.
A conexão dos motivos pode ser feita ao tricotar a carreira externa de cada fragmento ou depois que eles estiverem completamente tricotados. Depende se há um layout preliminar dos elementos ou se ele é feito durante o processo de tricô, quantas e quais tamanhos de peças são preparadas.
Tapete vazado
Fazer tapetes de crochê com retalhos e pontos vazados se tornou um fenômeno bastante popular no interior de muitas casas. Isso ocorre porque os “espaços” formados entre as fileiras podem ser projetados de diversas maneiras. Por exemplo:
- Fios ou fitas contrastantes podem ser puxados através das faixas verticais;
- usado para introduzir detalhes decorativos, como folhas, flores, babados, etc. em um padrão padrão;
- Durante o tricô, você pode inserir um fio de LED em algumas carreiras circulares vazadas. Isso não só criará aconchego no ambiente, mas também se tornará uma adição original ao interior.
Para tapetes vazados, recomenda-se usar fios finos e de espessura média, pois o produto final feito de material grosso terá uma aparência estranha e áspera.
Qualquer padrão, bem como um diagrama para sua implementação, pode ser aplicado em tapetes. Uma grande variedade delas pode ser encontrada na Internet. Os padrões de guardanapos redondos também são adequados para isso. Mas ainda assim não vale a pena usar padrões vazados muito complexos e intrincados.
Em primeiro lugar, será difícil realizar operações com um grande número de laçadas devido à espessura do fio.
Em segundo lugar, em locais com grande número de postes ou combinações deles, serão criadas compactações, o que afetará negativamente a aparência do produto acabado e causará desconforto durante o uso direto.
Abaixo estão alguns padrões para tapetes:
Em forma de cachecol
Tricotar tapetes em forma de cachecol a partir de retalhos com agulha de crochê pode ser feito em 2 versões:
- longitudinal,
- transversal.
A diferença entre esses métodos é que, ao tricotar no sentido longitudinal, você deve definir imediatamente o comprimento desejado, pois não será possível aumentá-lo posteriormente. Com o tricô transversal essa possibilidade existe. O mesmo se aplica à largura do produto. Na direção longitudinal, sua mudança é possível, mas na direção transversal, não.
Como a produção de tapetes retangulares envolve fileiras retas e reversas, é recomendável escolher padrões dupla face para eles, ou seja, que tenham a mesma aparência na frente e no verso.
Se o tricô for feito usando o método mais comum, pontos baixos, para evitar compactação entre as carreiras, a cada tricô subsequente, o fio de trabalho deve ser agarrado não sob os dois arcos da laçada inferior, mas apenas pelo de trás. Assim, nas partes frontal e traseira, são formadas listras horizontais ou transversais uniformes (dependendo da direção do tricô), criadas pelos arcos frontais restantes.
Tapetes retangulares feitos com motivos quadrados
Um lindo tapete também pode ser criado usando vários elementos multicoloridos ou fragmentos do material usado que diferem na estrutura.
O padrão de tricô pode ser circular, reto ou inverso. Depende da espessura do fio utilizado. Para material de origem mais fino, padrões vazados serão aceitáveis. Matérias-primas densas são mais adequadas para motivos feitos de fileiras retas e reversas. O tamanho dos fragmentos é determinado individualmente e depende dos parâmetros exigidos do produto acabado.
A união de motivos também pode ser feita de duas maneiras: ao tricotar a carreira externa e depois de fazer um conjunto completo de peças. A conexão de motivos conectados separadamente é feita com uma agulha de crochê ou costurada com agulha e linha.
Tapete pentagonal
Uma solução simples, porém original, é fazer um tapete pentagonal a partir de um capacho redondo comum. Basta fazer alguns cálculos no início do tricô. Antes de começar a fazer a primeira carreira ao redor do anel inicial, você deve decidir o número necessário de laçadas, um múltiplo de 5. Dependendo da espessura do fio, pode haver 10, 15 e assim por diante.
Ao tricotar a segunda carreira, você deve fazer uma constrição de um certo número de laçadas de ar entre os cinco grupos de laçadas resultantes. Seu comprimento é determinado individualmente, com base na espessura do material utilizado.
Ao realizar cada carreira circular subsequente, não se esqueça de adicionar laçadas adicionais em cada primeira e última laçada de um grupo separado. Sua frequência é determinada visualmente para evitar tanto a formação de um formato abobadado no tapete quanto a presença de dobras.
Após atingir o diâmetro desejado do tapete, a fileira externa é fechada com um ponto baixíssimo, a laçada é presa e a ponta do fio é escondida nas fileiras tricotadas anteriormente.
Baseado em
Também é possível fazer tapetes de crochê com agulha de crochê a partir de retalhos sobre uma base. Essa técnica para fazer tapetes é chamada de tecelagem de carpetes. Consiste em preencher as células da base com pedaços de fio ou tiras de tecido. O resultado é um tapete macio e fofo, com pelo de determinado comprimento.
Para tricotar um tapete desses, você precisa de uma base especial. Devido ao uso repetido do produto acabado, ele deve ser durável e resistente ao desgaste, por isso o stramin é usado para tais fins. Mas devido ao seu alto custo e dificuldade de aquisição, artesãs experientes encontraram uma excelente saída para essa situação.
Eles sugerem que você mesmo faça a base do tapete. Isso exigirá fios de algodão fortes. Em seguida, dependendo do formato do tapete pretendido, bem como da espessura do material utilizado, você deve tricotar uma malha com as mesmas células. Este pode ser um tecido de alternância regular de pontos baixos e 1 ponto corrente, ou um ponto baixo e 2 pontos correntes.
Ao tricotar tapetes redondos, células adicionais devem ser introduzidas na malha para que a base mantenha uma posição horizontal nivelada. O tamanho da base da malha deve ser igual aos parâmetros finais do produto.
Depois que a moldura estiver pronta, ela deve ser cuidadosamente tratada com cola à prova d'água. Neste caso, você precisa garantir que todas as células internas não estejam cobertas com película adesiva. Depois deixe a base secar e você pode começar a fazer o tapete.
Vale ressaltar que para tricotar itens de carpete é utilizado um gancho especial, que é uma ferramenta levemente curvada com cabeça de fechamento e cabo grosso de madeira. Essa estrutura de gancho é necessária para facilitar a fixação do fio ou material sob a urdidura e formar um laço de segurança.
Além de tricotar a base do tapete, você também deve preparar o fio com antecedência. Esse processo envolve cortar pedaços idênticos de sobras de linha ou tiras de tecido. O comprimento não deve ser inferior a 6-8 cm, pois além da pilha, serve para fazer o laço de fixação. Deve haver muitos deles porque uma unidade é usada para cobrir uma célula da grade base.
O esquema de cores nesta técnica pode ser variado. Usar pedaços de tecido de cores diferentes criará um tapete brilhante com um padrão abstrato. Se for pretendido um padrão ou ornamento mais distinto, será necessário preparar material com o esquema de cores correspondente. Para fazer um tapete com um padrão, a preparação preliminar também inclui um diagrama do padrão em células para facilitar sua implementação na realidade.
Para começar a trabalhar, você precisa pegar o gancho e colocá-lo embaixo da primeira célula. Dobre a tira de tecido preparada ao meio e pegue a laçada resultante com uma agulha de crochê. Puxe-o sobre a base, segurando as pontas. Passe as pontas conectadas da tira pelo laço resultante. Use a mão para puxar a pilha resultante, prendendo o laço na base. Exatamente a mesma operação deve ser realizada com cada célula subsequente. Para maior comodidade, recomenda-se tricotar desta forma da direita para a esquerda.
Ao preencher uma fileira de células após a outra dessa maneira, você obtém um tapete sólido, fofo e muito macio.
Feito de jeans
Como o tecido jeans é bastante denso e áspero, é recomendável fazer tiras dele para tricotar tapetes o mais finas possível. Mas o problema é que esse material é muito solto. Durante o corte e a torção em bolas, sua estrutura se deteriora rapidamente e a resistência do fio preparado é perdida. Para evitar tais problemas, após cortar os produtos jeans em tiras, é aconselhável tratar suas bordas com fogo. Os fios fundidos nas bordas evitam que o fio desfie por muito tempo e criam condições mais confortáveis para trabalhar com ele.
Devido à sua densidade, o fio jeans é difícil de fazer crochê. A melhor opção para fazer um tapete com esse material seria fazer uma corrente de alças de ar, de crochê, que depois serão montadas em espiral e presas camada por camada.
Feito de tecido de malha
Produtos de malha são o material mais comum e de alta qualidade para a produção de tapetes de malha. Pode ser cortado em tiras de qualquer largura. O fio resultante é macio, elástico e durável. Ele não se desfaz, mas, quando esticado, cria um fio uniforme e torcido. Ao tricotar com esse fio, os produtos resultantes são muito agradáveis esteticamente e bonitos na aparência.
Fazer tapetes de crochê com retalhos que você não precisa mais no seu guarda-roupa não só ajudará você a adquirir habilidades artesanais, mas também criará conforto adicional sem custos financeiros.
Vídeo sobre tapete de crochê
Tapete de crochê incrível: