Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Ao tricotar com 2 agulhas, as meias são tricotadas com costura ou sem costura, com biqueira ou com elástico e em agulhas circulares. Eles começam escolhendo as ferramentas e os materiais certos.

Seleção de fios e agulhas de tricô

A qualidade dos produtos de malha depende da habilidade da costureira e da seleção correta de agulhas e fios de tricô.

Raios

A seleção do tamanho da agulha de tricô em milímetros é importante. O tamanho é influenciado pelos padrões que serão usados ​​no tricô e pela espessura dos fios. É recomendável ter agulhas de tamanhos diferentes à mão. Ao escolher, você deve prestar atenção às pontas de trabalho das agulhas de tricô. Agulhas de tricô cegas são difíceis de trabalhar. Você também deve evitar escolher aquelas muito afiadas, pois elas podem danificar o produto e causar danos às suas mãos.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Material dos raios:

  • Agulhas de tricô de madeira. Vantagens: leveza e durabilidade. Desvantagens: pode deixar bolhas.
  • Agulhas de tricô de plástico. Vantagens: superfície leve e lisa. Desvantagens: frágil, pode quebrar.
  • Raios de alumínio. Vantagens: durável e suave. Desvantagens: podem ficar dobradas e marcas escuras em itens de cores claras.
  • Raios de aço. Vantagens: confiável. Desvantagens: Pode ser afiado.

Para tricotar meias em 2 agulhas de tricô, você deve escolher agulhas de tricô com pontas fechadas e não funcionais, com no máximo 20 cm de comprimento.

Fio

Para meias, são selecionados fios de lã, que mantêm o formato do produto final, e o padrão de malha será volumoso e distinto.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
Para meias, é melhor escolher lã.

Ao escolher o fio, você precisa ler as informações no rótulo, que indicam a finalidade de determinados fios. É melhor guardar a etiqueta até o final do trabalho, pois caso não haja fio suficiente, a informação será útil na hora de escolher novelos adicionais.

As costureiras iniciantes devem escolher fios com lã adicionada, não muito grossos e agulhas de tricô número 3.

Dimensionamento

Antes de começar a tricotar, você precisa decidir o tamanho. Para garantir um bom ajuste, meça a altura do peito do pé, a circunferência da panturrilha e o tamanho do pé. Existe uma fórmula que calcula o tamanho do pé em cm (Y), que leva em consideração o tamanho do calçado (X): Y = X: 3 x 2.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Ao tricotar, não se esqueça de que:

  • você precisa contar os loops cuidadosamente;
  • a meia é formada por 4 partes: a sola, o calcanhar, o cano e o punho;
  • na decoração do produto são utilizados fios de cores contrastantes, mas ao mesmo tempo do mesmo tipo, qualidade e espessura;
  • a densidade de tricô do produto deve ser uniformemente a mesma;
  • Se for utilizado fio de lã ou semilã, o produto poderá encolher após a lavagem, por isso é recomendável adicionar laçadas extras.

Meias de tricô em 2 agulhas sem costura

Tricotar meias em 2 agulhas de tricô sem costura é prático porque o comprimento do punho pode ser qualquer, depende da quantidade de fio. O tricô começa da ponta do pé em direção ao topo. Você precisa ter uma agulha de tricô extra à mão.

Tecnologia de tricô:

  • Para começar a tricotar, você precisará de um pedaço curto adicional de linha lisa.
  • Os fios são amarrados com um nó.
  • Para calcular com precisão o número de voltas, são tomadas as medidas necessárias.
  • Neste modelo, você precisa montar ½ do número resultante de laçadas usando 2 agulhas de tricô colocadas juntas. As laçadas são montadas usando um fio adicional. Acontece algo mais ou menos assim.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

  • Para tricotar carreiras ímpares, são usados ​​pontos meia, para carreiras pares, são usados ​​pontos meia. A carreira termina com uma laçada sem ponto. Continue tricotando até restar um terço dos pontos montados.
  • Depois, eles começam a aumentar, pegando uma a uma as laçadas que ficaram sem tricotar.
  • Para evitar a formação de furos após levantar as laçadas, faça o seguinte: tricote a laçada removida junto com a laçada lateral levantada na agulha de tricô esquerda. Como resultado, o número de laçadas nas agulhas de tricô deve ser igual ao número original. Uma capa se formou.
  • Agora, os laços marcados com linha adicional são adicionados ao trabalho. Eles são levantados e transferidos para uma agulha adicional. O fio fez o seu trabalho, ele foi removido.
  • Mais tricô forma um “tubo”. Isso acontece da seguinte maneira: a laçada da frente é tricotada a partir da agulha de tricô da frente, a próxima, da agulha de tricô adicional, é removida e o fio de trabalho deve ficar na frente do trabalho. A última laçada de cada carreira é feita em tricô. Parecerá que serão formadas 2 telas.
  • A próxima carreira começa com um ponto deslizado e, em seguida, a alternância da carreira anterior é repetida. As laçadas do tecido próximo são tricotadas, e as laçadas do tecido distante são removidas sem tricotar. A linha deve estar sempre à frente da obra. Acontece que em cada linha apenas metade das laçadas são tricotadas.
Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
Meias de tricô em 2 agulhas sem costura
  • Para tricotar o calcanhar, use uma agulha de tricô adicional, passando cada segunda laçada sobre ela.
  • O calcanhar é tricotado a partir das laçadas restantes na agulha, usando o mesmo método usado para tricotar a ponta.
  • Depois de tricotar o calcanhar, todas as laçadas devem ser transferidas para uma agulha de tricô, e o tricô, semelhante ao tricô do pé, continua até o elástico.
  • Elástico de tricô: remova 1 laçada e alterne: 1 frente e 1 removida, 1 trás e 1 removida. Cada carreira subsequente é tricotada da seguinte maneira: as alças removidas são tricotadas e as tricotadas são removidas. Todas as carreiras são tricotadas da mesma maneira. As alças frontais são tricotadas atrás da parede frontal. Para 2 carreiras de tricô o tecido é aumentado em apenas 1.
  • Depois de tricotar o elástico na altura desejada, as alças são fechadas usando um dos métodos disponíveis.
  • Ao fechar as alças da maneira usual, você precisa garantir que a borda da meia não aperte. Este método consiste em tricotar 2 pontos de uma só vez. A laçada tricotada é devolvida à agulha esquerda e tricotada novamente junto com a próxima laçada frontal, e isso continua até que reste 1 laçada no trabalho.
  • Em seguida, o fio deve ser cortado, deixando uma pequena ponta, e passado através da última laçada. Este método de fechamento de alças é adequado para costureiras iniciantes. Costureiras experientes usam o método de fechar alças em elásticos usando uma agulha.

Tricotando meias de bebê em 2 agulhas

O fio para meias infantis é escolhido para ser natural, brilhante e macio, capaz de reter calor. As meias são decoradas com vários elementos decorativos.

O método pelo qual o produto será tricotado é escolhido a critério. O principal é calcular corretamente os loops usando a fórmula fornecida acima. Para um cálculo preciso, uma amostra é tricotada. As meias propostas são tricotadas nas agulhas nº 3, do elástico até a ponta. Opção perfeita.

Primeiro, tricote a parte de trás do punho:

  • Monte 20 pontos usando 2 agulhas de tricô.
  • A parte superior da meia é tricotada com um elástico 2 x 2 (ou outro), com 16 carreiras de altura.
  • Outros 16 são tricotados usando o padrão selecionado.
  • Começando a formar o calcanhar, na carreira da frente você precisa tricotar 1 ponto de borda, depois 2 pontos juntos com o ponto da frente, os próximos 14 são pontos da frente, 2 juntos com o ponto da frente, e a carreira termina com um ponto de borda.
  • Os 18 laços restantes nas agulhas da próxima carreira são tricotados como pontos tricô.
  • As carreiras seguintes são tricotadas da mesma maneira. Como resultado, restam 10 laçadas nas agulhas de tricô.
  • Para formar a segunda parte do calcanhar, no início da carreira, pegue uma laçada da borda e tricote-a. O mesmo é feito no final da carreira, depois de tricotar todas as laçadas da agulha. Os aumentos se aplicam apenas às primeiras filas.
  • Esses aumentos são feitos até 20 laçadas, o número que foi montado. O calcanhar está formado.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

  • Em seguida, o padrão escolhido é usado para tricotar a faixa até o dedo mínimo, o que dá 18 carreiras.
  • O dedo do pé é tricotado de maneira semelhante ao calcanhar.
  • A parte superior da meia é tricotada, sem esquecer que nas carreiras da frente, cada primeira e última laçada é tricotada a partir da borda, para conectar a sola e a parte superior. Uma costura perfeita é formada ao longo das bordas laterais.
  • O tricô termina com um padrão de nervuras. Depois de tricotar 16 carreiras, as laçadas são fechadas.

Usando fios de cores diferentes, as meias são decoradas com listras.

Tricotando o calcanhar

Tricotar meias com 2 agulhas permite tricotar o calcanhar usando métodos diferentes. O método em questão é chamado de "Formação de Cantos", "Método de Giro" ou "Calcanhar da Vovó".

Para o exemplo, você precisará de um número ímpar de laçadas, por exemplo, 21. 14 carreiras são tricotadas em ponto meia, então o tricô é mentalmente dividido em 3 partes. Se for impossível dividir completamente, a parte do meio será mais larga.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Técnica de tricô:

  1. As primeiras 7 laçadas são tricotadas, depois as próximas 6. A 7ª é tricotada com a primeira laçada da terceira parte. O tricô se desenrola.
  2. Continue tricotando dessa maneira até terminar as alças da 1ª e 3ª partes.
  3. Agora só falta tricotar todas as alças laterais, o calcanhar está pronto.

Depois de ganhar experiência com saltos retos, você pode tentar tricotar um salto ferradura e um salto cônico.

Meias em duas agulhas com costura

A costura pode estar localizada na lateral ou na frente. A conveniência desse método é que, ao tricotar meias em 2 agulhas de tricô, você pode tricotar 2 meias de uma vez, usando as mesmas agulhas de tricô, mas com bolas diferentes. Com esse método de tricô, a costura fica na lateral, na parte interna.

Ao tricotar os calcanhares, você precisa garantir que eles fiquem localizados em lados diferentes das 2 peças. Se você escolher a parte do meio para tricotar o calcanhar, a costura ficará na frente.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

A sequência de tricô é a seguinte:

  1. A parte superior da meia é tricotada com um elástico.
  2. A partir do elástico, passe para o padrão escolhido como principal. O comprimento da parte superior é escolhido à vontade.
  3. O calcanhar é formado da maneira discutida acima. O número de laçadas é dividido em 2 partes (a segunda parte, através de uma laçada, é removida para uma agulha de tricô adicional) e apenas uma delas é tricotada. A altura do salto é ajustada dependendo do tamanho do pé.
  4. Depois de tricotar o calcanhar, quando o número inicial de laçadas estiver nas agulhas de tricô, a parte inferior da meia é tricotada no comprimento necessário.
  5. A ponta é formada 3 cm antes do final do tricô. Para fazer isso, você precisa dividir todos os loops em 4 partes. Cada uma das partes de ambos os lados é diminuída em 1 laçada (apenas nas carreiras da frente).
  6. A diminuição continua até que haja 4 laçadas. O fio de trabalho é quebrado e as laçadas são puxadas firmemente e presas.
  7. A meia é costurada usando um pedaço de lã e uma agulha.

A parte superior do punho pode ser feita com dentes, se desejado. Para fazer isso, 5 carreiras são tricotadas com a superfície frontal, uma carreira é tricotada alternando uma laçada e 2 laçadas frontais são tricotadas juntas. Depois, mais 5 carreiras em ponto meia. A borda é dobrada e costurada por dentro.

Meias masculinas

As meias de tricô com 2 agulhas na versão apresentada para homens destacam-se pela presença de um calcanhar reforçado. A base é tricotar meias com costura.

Para tricotar o calcanhar, primeiro tricote um pedaço reto de tecido em duas agulhas de tricô usando um padrão denso (discutido ao tricotar meias sem costura). Depois, ao tricotar a parte inferior do calcanhar, são aplicadas diminuições. Acontece que em cada linha apenas metade das laçadas são tricotadas.

Para tricotar todas as laçadas, são necessárias 2 carreiras. Portanto, haverá o dobro de carreiras tricotadas. Mas o tricô ficará mais denso, mais forte e não esticará. Isso aumentará o tempo de uso do produto.

Meias femininas

Estas meias, tricotadas em 2 agulhas, são recomendadas para iniciantes.. Devido ao fato do produto ser tricotado com elástico, ele se ajusta perfeitamente à perna. Essas meias são decoradas com listras coloridas no punho ou todo o produto é feito completamente listrado. Você precisará de lã e um par de agulhas de tricô nº 3. O modelo veste nos tamanhos 38-39.

Técnica de tricô:

  • Monte 61 pontos.
  • O punho é tricotado no comprimento desejado com um elástico 1 por 1; a primeira laçada de cada carreira deve ser tricotada com um ponto de borda.
  • A laçada do meio (31) é marcada com um fio colorido.
  • Em cada carreira da frente, você precisa tricotar 5 laçadas: frente, laçada, frente, laçada, frente. As carreiras em meia são tricotadas no sentido tricô (ou vice-versa).

  • Ao virar o trabalho, todas as laçadas são incluídas no padrão.
  • Das 5 laçadas adicionadas, a do meio é selecionada e, em cada carreira da frente, será feito um aumento a partir dela novamente, semelhante ao anterior.
  • A parte superior da meia é tricotada.
  • Será formada uma cunha, cujo comprimento deve ser igual ao comprimento do pé na parte superior, da base da perna até os dedos.
  • Há 14 aumentos.
  • Até a altura do pé, as alças são tricotadas sem aumentos, usando ponto meia.
  • Em seguida, a sola é tricotada. Neste caso, são utilizados 20 laços intermediários. Na primeira carreira, tricota-se a parte lateral, depois 19 laçadas da parte central e a 20ª é tricotada com a primeira laçada da parte lateral.
  • Após virar o trabalho, retire a primeira laçada, tricote 18 e tricote a 20ª como na carreira anterior.
  • Restam 10 laçadas nas partes laterais. As diminuições são feitas na sola, tricotando juntas as duas penúltimas laçadas (19 e 18) com o ponto da frente, e na carreira seguinte, tricotam-se juntas as 18 e 17. As diminuições são repetidas até que restem 2 laçadas que precisam ser tricotadas juntas.
  • A linha é cortada, mas você precisa deixar a ponta para costurar a meia. A meia é costurada atrás.
  • Para tricotar a segunda meia, faça o mesmo ou tricote 2 de uma vez. Para 2 meias, use bolas diferentes.

Tricotando o punho

Ao tricotar um punho em meias clássicas em 2 agulhas de tricô, o comprimento geralmente não é maior que 10 cm. Do punho ao calcanhar, tricote 5 cm.

Mas modelos diferentes podem ter comprimentos diferentes. Existem modelos que são tricotados sem punho algum, e existem aqueles que são tricotados completamente com elástico.Ao tricotar o punho, lembre-se de que o elástico não deve esticar enquanto estiver sendo usado. Há muitas maneiras, as mais simples diferem em alternar um certo número de laçadas em meia com laçadas frontais.

O padrão canelado é criado movendo as alças e fica ótimo em punhos longos. Um número par de laçadas é montado. As 2 primeiras carreiras são tricotadas com um padrão elástico 2 x 2 (no início, são necessários pontos meia e, no final, 2 pontos meia).

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
A melhor maneira de tricotar punhos de meias é com um padrão canelado.

Depois tricote de acordo com o molde. As alças da frente trocam de lugar com as alças de trás em um padrão xadrez. Neste caso, é realizado o tricô cruzado das alças da frente com as alças de trás. A diferença é que, uma vez que a laçada é removida com um alfinete ou com a ajuda de uma agulha de tricô adicional, ela fica na frente do trabalho e, no outro caso, atrás do trabalho.

Para meias infantis, elásticos enviesados ​​são ideais. O diagrama mostra os seguintes símbolos: | — frente, U – laçada, \2/ — 2 frente, tricotados juntos da maneira clássica. O padrão envolve 6 voltas. Tricotar em meia de dentro para fora.

\2/ | | Você | | 3
\2/ | | Você | | 1
6 5 4 3 2 1

Elásticos quebrados e diagonais, elásticos com nervuras parecem interessantes. Há canadenses, americanos, italianos, franceses, poloneses e ingleses.

Ao tricotar o elástico perolado original, são utilizados métodos diferentes. Sugere-se tentar uma delas, montando um número de laçadas nas agulhas de tricô, um múltiplo de 5. Para o padrão, mais 4 são adicionados.

A primeira carreira é composta por laçadas de borda, 2 laçadas frontais no final da carreira e repetindo 3 laçadas frontais, laçadas meia e laçadas frontais. Na segunda carreira, além dos pontos de borda, 2 pontos tricô são tricotados no início, depois são repetidos o ponto tricô, o ponto tricô, 2 pontos tricô, o ponto tricô.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

É bom tricotar as meias completamente usando um elástico trançado:

  1. O número de laçadas montadas é um múltiplo de 12 + 2 laçadas de borda.
  2. As 3 primeiras carreiras são tricotadas em ponto meia.
  3. Todos os números pares são tricotados de acordo com o padrão.
  4. Na 5ª e 7ª carreiras há uma repetição de 3 frente, 6 trás, 3 frente.
  5. As fileiras começam e terminam com fileiras de bordas.
  6. Em seguida, repita da 1ª à 8ª carreira.

Uma faixa elástica dupla conveniente é tricotada usando o método de “tubo” descrito acima.

Com uma trança na frente

Tricotar meias com 2 agulhas permite que você coloque desenhos na frente das meias. Os produtos ficam espetaculares com uma trança ou trança. A trança fica melhor em um fundo de ponto meia. Ao tricotar essas meias você precisará de um alfinete. A trança é tricotada usando o método de tricô elástico (meias com costura). É desejável que o desenho comece na parte superior do pé.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Padrão de trança: retire 2 pontos e coloque-os em um alfinete na frente do trabalho, tricote 2, tricote os pontos devolvidos aos alfinetes, retire 2 pontos, colocando-os atrás do trabalho, tricote 2. Coloque os pontos removidos de volta na agulha de tricô e, em seguida, tricote-os usando os pontos da frente. As carreiras pares são tricotadas com pontos tricô.

Meias de tricô em duas agulhas: diagramas e padrões

Este método de tricô permite que você use ponto meia e ponto meia, além de tricotar padrões originais, dos quais existem muitos. É melhor para costureiras iniciantes começar com designs mais simples.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes
Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Lindas meias de malha com enfeites e padrões

Ao tricotar meias com ponto meia, é conveniente tricotar padrões e enfeites jacquard. Devido ao fato dos fios estarem entrelaçados, o tecido de malha é denso e quente. Para esse tipo de tricô, você precisa escolher um fio macio e elástico. Todos os fios utilizados devem ser do mesmo tipo.

Flocos de neve e veados tricotados no bootleg ficam impressionantes.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Os pinguins são perfeitos para meias de inverno.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Uma opção interessante é com folhas, cuja cor pode ser verde ou tons de outono.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Um enfeite de 2, 3 ou 4 cores fica lindo. Não apenas o cano da bota, mas todo o bico é decorado com esses ornamentos.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

Ao tricotar padrões jacquard simples, são usados ​​fios que sobraram e que não são mais adequados para uma peça completa.

Meias de tricô em 2 agulhas de tricô para crianças, homens e mulheres. Padrões de calcanhar e biqueira, instruções para iniciantes

O tricô original de meias usando 2 agulhas de tricô tem seus prós e contras. Tricotar dessa maneira é muito mais familiar e rápido. É conveniente tricotar padrões usando várias bolas ao mesmo tempo. Você pode tricotar 2 meias de uma vez.

Você pode tricotar não apenas meias, mas também chinelos, meias-calças e meias-calças. Os mesmos métodos são usados ​​ao tricotar meias-calças. A desvantagem é que às vezes é preciso costurar as partes da meia.

Autor: fofinho

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre meias de tricô com agulhas de tricô

Meias de tricô em 2 agulhas - master class para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Natasha

    Quebrei a cabeça lendo o molde das meias com tranças na frente. 🤦 Tempo perdido

    Responder

Criação

De costura

Desenho