Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

O bordado em ponto cetim parece complicado e está além da capacidade dos iniciantes. No entanto, um pouco de prática é suficiente para dominar esse tipo de artesanato.

Tipos de ponto cetim

O ponto cetim é um tipo antigo de bordado. Quase todos os países e regiões tinham suas próprias características distintivas no bordado.

Os tipos mais comuns de ponto cetim incluem:

  1. Ponto cetim simples.
  2. Ponto cetim branco, pode ser bordado com ou sem sobreposição.
  3. Bordado artístico com fios coloridos.
  4. Superfície lisa russa.
  5. Ponto cetim chinês com fios de seda.

Simples

O bordado em ponto cetim para iniciantes deve consistir em pequenos detalhes, que são difíceis de bordar e podem causar erros. Bordado simples é um desses tipos de bordado. Esses são principalmente motivos florais feitos de partes individuais – pétalas, o centro da flor, folhas, caule. Essas peças geralmente têm um formato suave e claro.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

A tecnologia do bordado é dupla face.

Isso significa que ao bordar uma folha em um tecido, a mesma folha deve aparecer no verso. Para fazer isso, antes de fazer um ponto, a agulha deve ser inserida no contorno do desenho e a ponta puxada para fora do lado oposto do desenho. E somente depois disso você precisa fazer um ponto, puxando o fio.

Branco com deck

O ponto cetim branco é bordado com fios brancos em tecido branco. Inicialmente, ele foi criado para decorar roupas íntimas e de cama, pois tem um visual muito delicado e elegante. Para fazer com que o trabalho pareça arejado, quase transparente, você deve usar tecidos finos para a base - cambraia, crepe de chine.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Você pode bordar com fio dental ou de seda, dependendo do resultado desejado.

O bordado pode ser com ou sem sobreposição. O piso é necessário para dar volume à obra; destacar visualmente certos detalhes e tornar outros menos perceptíveis. Existem várias maneiras de criar uma camada no bordado moderno. Depende de quanto volume você quer dar aos detalhes do design.

Os contornos do desenho são costurados usando um ponto para frente, um ponto para trás ou um ponto corrente. O espaço dentro do contorno é costurado com pontos retos.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Isso também pode ser feito com ponto corrente e, se necessário, para aumentar o volume, o ponto corrente pode ser “colocado” em várias camadas. Neste caso, cada camada subsequente é costurada perpendicularmente à anterior. Importante: os pontos da base, ou os pontos da camada superior (quando a base for multicamadas) devem ser sempre perpendiculares aos pontos com os quais o detalhe do desenho será bordado.

Você também deve se certificar de que os pontos adjacentes do ponto cetim estejam uniformemente adjacentes uns aos outros, sem sobreposições ou espaços entre eles. A superfície branca com cobertura é representada principalmente por padrões florais e vegetais. O bordado moderno permite que você experimente tanto os desenhos quanto os pontos usados ​​no bordado.

Bordado artístico colorido

O segundo nome para esse tipo de ponto cetim é tonal. Esse tipo de bordado permite transmitir sombras e luz por meio da transição de tons escuros para claros e vice-versa. As possibilidades desta superfície são infinitas. Ela transmite perfeitamente veios e transições de cores ao bordar cenas de plantas.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Ao bordar animais e pássaros, os pontos praticamente repetem os pelos e as penas. Você também pode bordar pessoas usando ponto cetim.

O bordado em ponto cetim para iniciantes deve ter um motivo simples. Para treinar, você pode pegar uma flor ou até mesmo uma pétala. Selecione 3-4 tons da mesma cor. No tecido, marque os limites aproximados de cada transição de tom.

ponto chinês

O ponto cetim chinês é semelhante em execução ao ponto cetim artístico. A diferença é que tem mais contraste. Isso significa que as transições entre as cores em cada parte são fortemente pronunciadas. Você pode determinar com precisão onde fica um limite de cor e onde fica o outro. Esse contraste é obtido ao bordar cada detalhe usando um número maior de cores do que no bordado artístico.

O vídeo mostra pinturas bordadas com seda sobre seda:

O ponto cetim chinês é sempre feito com fios de seda e a base é de seda ou cetim. Dependendo do projeto, pode ser com ou sem piso. Os desenhos retratam principalmente motivos orientais típicos – flora e fauna.

Superfície lisa russa

O ponto cetim russo é classicamente feito com ponto corrido. A costura na frente é longa e a costura nas costas é curta. O espaço é costurado horizontalmente ou verticalmente à trama do tecido. O principal a ser alcançado ao bordar é garantir que não haja falhas no tecido na área bordada.

Isso pode ser evitado escalonando as costuras.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica
Bordado com ponto cetim para iniciantes: um exemplo da técnica do ponto cetim russo

Este bordado antigo tem muitas ramificações que surgiram em diferentes partes da Rússia. Por exemplo, na foto acima há um bordado onde não há referência a um arranjo estritamente vertical ou horizontal de pontos, mas, fora isso, a tecnologia é observada.

Tipos de costuras: simples, duplas

Diferentes pontos são usados ​​no bordado. Para bordados frente e verso, quando é necessário um avesso perfeito, são usados ​​pontos duplos. Em outros casos – solteiro.

As costuras mais comuns incluem:

"Avançar a agulha"

 

Este é o mais simples de todos os pontos existentes, sendo utilizado não só em bordados, mas também em costura. Também é chamado de ponto nublado. Mas se não for necessária uma beleza especial ao chulear detalhes de roupas, então, ao bordar, atenção especial deve ser dada às proporções dos pontos e aos espaços entre eles.

O ponto na parte da frente não deve ser maior que 5 mm. E o espaço entre os pontos adjacentes não deve ser maior que 3 mm.

"Recue a agulha" Ao costurar uma costura com agulha, você sempre precisará fazer um ponto atrás. Depois disso, a agulha é trazida para a frente, um pouco à frente do ponto resultante. É necessário manter o mesmo comprimento do ponto.
"Tambour" ou "Loop" Este ponto é muito utilizado em bordados. Eles fazem pisos, desenham os contornos dos detalhes e bordam caules com temas de plantas.
"Caule" O ponto é usado nos mesmos casos que o ponto corrente. Mas parece mais limpo e gentil.

Deve ser realizado conforme o esquema:

  • No ponto A a agulha sai e é feito um ponto no ponto B.
  • O próximo ponto começa no meio do anterior, no ponto C, e termina no ponto D.
  • Os pontos devem ter o mesmo comprimento. É permitido reduzir o comprimento somente em locais onde o contorno gira ou arredonda.
"Obmechatochny" Esse tipo de ponto é usado no processamento da base do bordado para que as bordas do tecido não desfiem ou fiquem deformadas durante o processo.

Ferramentas e materiais para bordado em ponto cetim

Para bordar você vai precisar de:

  • Têxtil.
  • Uma agulha com uma ponta afiada.
  • Tópicos.
  • Tesoura.
  • Aro.

Como escolher o tecido?

A maioria dos tecidos disponíveis comercialmente, mesmo os mais grossos, são adequados para bordado em ponto cetim. A escolha do tecido dependerá do design e do seu uso futuro.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

No entanto, para que o trabalho seja uma alegria e o resultado não decepcione, você deve seguir as regras:

  1. O tecido deve ser escolhido de forma que o entrelaçamento dos fios fique visível. Caso contrário, será impossível contá-los e você terá que bordar “a olho”.
  2. O tecido não deve deformar, desbotar ou descolorir. É necessário excluir todos os possíveis mal-entendidos com o bordado finalizado no futuro. O remendo deve ser lavado e passado para garantir que esteja adequado para o trabalho.

Agulhas

As agulhas de bordar que são apresentadas nas lojas diferem na espessura e no tamanho, mas também na ponta. Elas vêm com uma ponta romba ou afiada. Agulhas de ponta romba são projetadas para ponto cruz. Para ponto cetim você precisa usar agulhas com ponta afiada. Ao escolher o tamanho da agulha, você precisa entender quais linhas e qual base o bordado será costurado.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

O olho deve ser largo o suficiente para a linha passar. E a espessura da agulha é pequena o suficiente para não deixar furos no tecido.

Regras básicas para escolher uma agulha:

  • Os números 1 a 3 são adequados para tecidos transparentes e finos.
  • No. 4-8 – para algodão.
  • Nº 9-12 – para qualquer tecido grosso.

Tópicos

A espessura da linha depende do tecido escolhido para o bordado. Em bases finas, você deve bordar com seda ou fio dental. Para grossos, respectivamente, com fios mais grossos.

Os fios mouline são universais em muitos aspectos:

  • Ampla gama de cores.
  • Um fio contém vários fios finos. Assim, você pode ajustar a espessura usando 1-2-3 fios do cordão.

Ao preparar um desenho para bordar, especialmente se ele for grande, é recomendável estocar toda a quantidade necessária de linha. Como alguns fabricantes (geralmente russos) têm cores com o mesmo número, elas podem ter tonalidades diferentes em lotes diferentes.

Cópia carbono

Para iniciar o processo de bordado, é necessário transferir o desenho do futuro bordado para o tecido. A maneira mais fácil e acessível é usar papel carbono. Você pode comprar em qualquer papelaria, pelo menos papel preto.

Também há conjuntos multicoloridos de papel carbono disponíveis para venda. Eles são adequados se você usar uma base multicolorida para bordado.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Apesar de toda a conveniência do papel carbono, ele tem suas desvantagens:

  • É difícil desenhar pequenos detalhes.
  • Mancha o tecido.

Por onde começar a trabalhar?

O início do trabalho consiste em preparar o material e as ferramentas, além de dominar os métodos de fixação do fio ao tecido.

Necessário:

  • Selecione o design. Você pode encontrar muitos designs na Internet. Ou você pode pegar uma foto que goste de uma revista ou livro e transferi-la para o tecido.
  • Selecione um tecido de base ou um item de interior ou de vestuário.
  • Selecione uma agulha e linha dependendo da espessura da base.
  • Para evitar que o tecido deforme enquanto você trabalha, estique-o sobre um bastidor ou use um bastidor especial para bordado.
  • Prepare uma tesoura pequena e arredondada.

O local de trabalho deve ser confortável. É melhor colocar um travesseiro ou apoio sob as costas. Uma boa iluminação também deve ser fornecida.

Muitas vezes é possível diferenciar uma bordadeira experiente de uma iniciante pelo avesso perfeito, sem nós. É melhor para uma bordadeira iniciante treinar imediatamente para costurar sem nós. Para que se torne um hábito.

A Figura 1 mostra um exemplo de como começar. No lado avesso, faça um ponto, deixando um pequeno fio para fora, depois costure um segundo ponto perpendicularmente. Ao apertar o segundo ponto, a ponta da linha é posicionada de modo que seja firmemente puxada pela linha.

A Figura 2 mostra como prender a linha ao bordar com 2 fios. Você deve dobrar a linha ao meio e inseri-la na agulha de modo que se forme um laço. Depois de fazer um pequeno ponto no verso do tecido, a agulha é enfiada no laço e então apertada.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

A Figura 3 mostra como prender a linha restante após o bordado. Há duas opções aqui. Se o bordado de algum detalhe ainda precisar continuar, o fio restante é preso com vários pontos no local que será coberto com o bordado.

A segunda opção é quando a área do bordado estiver finalizada. Em seguida, a linha precisa ser passada de dentro para fora, por baixo do bordado finalizado.

Técnica de transferência de um desenho para o tecido

Além de usar papel carbono, há outras maneiras de transferir um desenho para o tecido. Durante o dia você pode usar a janela. O papel com o desenho deve ser colado no vidro com fita adesiva. Cole o tecido no papel por cima e trace cuidadosamente o contorno do desenho.

Ou um método mais conveniente, mas que exigirá uma abordagem de engenharia por parte do bordador:

  1. Você deve levar duas cadeiras ou bancos.
  2. Eles precisam ser colocados de forma que o primeiro banco fique no chão, e o segundo fique sobre ele com o assento e as pernas levantados.
  3. Um copo grosso deve ser colocado sobre essas pernas, e um abajur de mesa deve ser colocado embaixo dele. O design está pronto!

Para transferir o desenho, coloque a folha com o desenho sobre o vidro, cubra-a com um pano por cima e acenda a lâmpada sob o vidro. Se o desenho for simples, você pode colocar o papel com o desenho sobre o tecido e alinhavá-lo., enquanto a costura deve seguir o contorno do molde. Depois, só falta retirar o papel e contornar as costuras com um lápis. Depois disso, os fios são retirados do tecido.

Master class: bordado de folhas

O bordado em ponto cetim para iniciantes geralmente inclui elementos como bordados de folhas e flores, pois são encontrados com mais frequência em motivos de bordado artístico. Para fazer uma folha, você precisará de fios verdes em 4 tons (do escuro ao claro).

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Na paleta de fios DMC, eles são os nºs 469, 471, 472 e 613.

  1. É necessário transferir o desenho para a base. Desenhe as nervuras dentro da folha. Primeiramente, eles indicarão a direção dos pontos e, em segundo lugar, nos locais das veias será necessário colocar corretamente os acentos de sombra e luz.
  2. O design é composto por duas partes: a folha principal e sua parte dobrada. O trabalho começa com o bordado do lençol principal. O contorno é feito com ponto corrido. Em seguida, você precisa preencher a parte clara da folha com o fio mais claro (613). Os pontos devem ter comprimentos diferentes para que a transição para a próxima cor seja mais suave.
  3. Continue preenchendo as folhas de números 471 e 472.
  4. Em seguida, os pontos são adicionados usando o fio da cor mais escura (469). Ao fazer as costuras, você precisa se lembrar da direção das nervuras das folhas.
  5. É necessário costurar todo o espaço da folha principal. Neste caso, o meio da folha deve ficar bem visível no trabalho finalizado; para isso, não há necessidade de fazer uma transição de cores no meio. Todos os pontos começam e terminam na mesma linha. Se tudo for feito corretamente, as linhas das veias ficarão suaves, quase imperceptíveis, dando assim um aspecto natural à imagem da folha.
  6. A parte dobrada do lençol deve ser bordada usando um ponto cetim simples com sobreposição. Para fazer isso, você precisa fazer um contorno com ponto corrente e preencher o espaço entre o contorno com pontos simples. É importante lembrar que os pontos de sobreposição devem ser perpendiculares aos pontos principais. Depois que o piso estiver pronto, você deve costurar parte da folha com uma costura regular.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

O trabalho é finalizado bordando o caule da folha usando o ponto atrás.

Diagrama de botão de rosa

Para fazer uma rosa, você precisa ter pelo menos alguma maestria em ponto cetim artístico. Caso contrário, não há nada complicado se você seguir a ordem correta de bordar as partes da flor. O diagrama mostra a ordem em que o trabalho é realizado usando números. As linhas e setas nas pétalas devem ser transferidas para o tecido junto com o contorno da rosa.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

As setas indicam a direção dos pontos e as linhas são os limites das transições de cores.

Bordado volumétrico: flores silvestres

Às vezes, o bordado 2D (plano) não é suficiente para transmitir os efeitos desejados. Então o bordado 3D vem ao resgate. Para fazer coisas verdadeiramente exclusivas, a artesã deve dominar muitos tipos de artesanato. Para desenhos de bordados simples usando ponto cetim tridimensional – flores silvestres, insetos – basta ter habilidades básicas e conhecer os pontos básicos.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Pode parecer que as flores na foto são muito difíceis de fazer. Isso está errado.

Para trabalhar, você precisa selecionar fios, preparar um fio fino e uma agulha com tesoura:

  1. Deve ser feita uma base de arame, repetindo a pétala da flor, e costurada ao tecido com linhas da cor principal do bordado deste detalhe.
  2. Em seguida, o espaço dentro do arame é bordado com ponto cetim.
  3. É necessário esconder o fio. Para isso, ele é costurado com ponto de laçada. A pétala está pronta. Só falta recortar seguindo o contorno.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Uma flor é montada a partir de pétalas bordadas.

Letras em roupas

Não há regras rígidas e rápidas para bordados de monogramas. O tipo de monograma e os pontos usados ​​para fazê-lo dependem da criatividade da costureira. As letras podem ser simples e criadas apenas para fins práticos, para designar seu proprietário. Por exemplo, letras criadas usando ponto corrente.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Ou, por exemplo, bordado com ponto simples usando linhas grossas.

Pássaros

O tema dos pássaros é um dos favoritos entre as bordadeiras em ponto cetim. Primeiro, existem muitos tipos de pássaros, então você não vai se cansar de bordar muitos deles. E em segundo lugar, o ponto cetim transmite perfeitamente a beleza dos pássaros, enfatizando a plumagem com a direção dos pontos. Além disso, qualquer tipo de superfície serve para os pássaros.

Dicas para iniciantes

Bordado em ponto cetim não é uma forma simples de bordado. Para dominá-lo, você precisará de perseverança, experimentação com cores, bases de tecido e muito tempo. Você deve começar a se familiarizar com o ponto cetim com técnicas e designs simples. Caso contrário, há o risco de perder rapidamente o interesse pelo bordado após tentativas malsucedidas.

Bordado em ponto cetim para iniciantes. Esquemas, desenhos: flores, rosas, letras, pássaros. Bordado volumétrico, técnica

Designs simples em uma cor ou com um conjunto mínimo de cores também podem ser muito bonitos.

O bordado em ponto cetim pode se tornar uma descoberta significativa em outro tipo de bordado para todas as artesãs experientes e novatas!

Autor: Vorobyova Nadezhda

Formatação do artigo: E. Chaikina

Vídeo útil sobre bordado em ponto cetim

Vídeo de uma master class sobre como bordar uma imagem:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Lenka

    Minha irmã mais velha costumava fazer bordado em ponto cetim - ela fazia isso muito bem! Ela basicamente costurou tudo para si mesma. Lembro-me de fazer uma blusa branca como esta e bordá-la com rosas, ainda me lembro de como eu queria usá-la... mas infelizmente (e felizmente para minha irmã), ela não serviu em mim 🙂

    Responder
  2. Irina

    Incrível! Muito acessível e interessante.

    Responder
  3. Zhorinda

    Encontrei um artigo interessante sobre lindos bordados em ponto cetim. Muitas fotos lindas e uma aula magistral.

    Responder
  4. Zhorinda

    Encontrei um artigo interessante sobre padrões de bordado em ponto cetim para flores. Muitas fotos lindas e uma aula magistral.

    Responder
  5. Kapa

    Talvez devêssemos escolher agulhas de acordo com o tecido? Quanto mais grosso o tecido, mais grossa a agulha e, consequentemente, mais longo o furo? Caso contrário, isso me confundiu:
    Os números 1 a 3 são adequados para tecidos transparentes e finos. No. 4-8 – para algodão. Nº 9-12 – para qualquer tecido grosso.

    Responder
  6. Frosya

    O bordado em ponto cetim dá espaço para a criatividade. As joias feitas à mão estão muito na moda agora. Joias com bordados em ponto cetim com lindos encaixes são simplesmente incríveis. Encontrei alguns ótimos kits prontos para iniciantes.

    Responder
  7. Daria

    O bordado em ponto cetim de alguma forma se tornou uma descoberta para mim. Bom, de alguma forma eu já estava cansada de flores, então comecei a procurar ideias e padrões para bordado.
    E encontrei muitas coisas interessantes, há desenhos originais para bordado, simplesmente fantástico.

    Responder

Criação

De costura

Desenho