Bordados em peças de malha dão a elas uma aparência única e incomum. Esse tipo de aplique é frequentemente usado para decorar luvas. Os padrões usados nesses produtos geralmente apresentam designs com temas de inverno. Decorar luvas com flocos de neve e vários designs de Ano Novo não será difícil, mesmo para artesãs iniciantes.
Quais linhas podem ser usadas para bordar luvas
Para bordar em peças de malha, você pode usar linhas naturais e sintéticas. É aconselhável selecionar o fio para decorar luvas de acordo com a espessura e a textura dos fios usados no tricô do produto. Como as luvas geralmente são tricotadas com fios naturais (lã, linho, algodão), é recomendável usar linhas de tipo e espessura semelhantes para bordar nelas.
Dependendo da complexidade e do tamanho do padrão que precisa ser aplicado ao tecido das luvas, são selecionadas diversas opções de fios de diferentes espessuras e tipos. Para trabalhos finos, você pode usar fios de seda ou fio dental. Se o padrão não incluir elementos decorativos complexos, você pode se limitar a fios de lã. Também é permitido usar tranças e fios especiais de linho e algodão para bordar.
Para decoração adicional das luvas, muitas vezes são utilizadas miçangas e vários brilhos, além de fios metálicos (lurex).
Tipos de linhas para bordar em peças de malha:
Tipo de rosca | Descrição | Peculiaridades |
Linha mouline | É composto por fibras sintéticas e de algodão e é um fio torcido constituído por 6 fios torcidos. | Praticamente não embaraça durante o trabalho e mantém bem a cor durante o uso prolongado do produto. |
Metalizado | É composto por uma fibra metálica especial (poliéster ou viscose), que confere ao fio um brilho intenso. | Alta resistência. Pode ser combinado com fios de algodão. Normalmente, esses fios são usados ao trabalhar com miçangas ou para fazer bordas em partes finas de um padrão. |
De lã | Composto por lã natural e corantes. | Normalmente usado para bordar padrões grandes em peças de malha. |
Acrílico | É constituído por fibras obtidas a partir de soluções poliméricas. | Usado para bordar em almofadas, itens de pelúcia e vários tecidos decorativos. O fio tem propriedades hipoalergênicas, mas absorve umidade muito rápido. |
Ferramentas e materiais
Bordar em luvas de malha não requer um grande número de ferramentas:
- Agulhas (para trabalhar com miçangas e bordados com fios finos, são utilizadas agulhas de espessura nº 0 ou nº 1, enquanto para bordar padrões com fios médios e grossos, são utilizadas agulhas de espessura nº 3 a nº 12).
- Enfiador de agulha (um pequeno dispositivo que ajuda a enfiar uma agulha).
- Tesoura (é aconselhável ter à mão uma tesoura pequena e uma grande, sendo a primeira usada para cortar fios e a segunda para cortar contornos em branco do material).
- Punção (um bastão fino de plástico ou metal, pontiagudo na extremidade, usado para fazer furos em tecidos, alinhar laçadas em tecidos de malha e também para extrair fios de contorno do tecido).
- Dedal (um dispositivo de metal ou madeira que é usado no dedo médio ou anular da mão e usado para empurrar a linha durante o bordado).
Para facilitar o uso, é recomendável comprar um conjunto especial de agulhas de costura e cerzir. Ao selecionar uma agulha para a linha utilizada, é necessário levar em consideração que sua espessura deve ser um pouco maior que a espessura da linha. Isso fará com que ele passe pelo tecido com mais liberdade e não causará tensão e torção excessivas.
Masterclasses de bordado, padrões de imagens e instruções
Os seguintes tipos de costura são usados para bordar padrões em luvas de tricô:
- bordado em alças (os pontos são feitos sobre as alças do produto sequencialmente em carreiras horizontais);
- bordado em ponto cetim (os pontos são feitos independentemente das laçadas do produto e podem ter comprimentos diferentes);
- Bordado rococó (usa pontos decorativos com cachos).
Flores
O bordado em luvas de tricô acrescenta certa elegância e sofisticação ao produto se o padrão utilizado for um desenho representando flores. O bordado rococó é geralmente usado para criar esses padrões. O trabalho é feito com pontos fixos, o que dá volume ao padrão. Antes de começar a bordar esses desenhos, você precisa dominar o ponto básico de montagem.

Bordar um ponto consiste nas seguintes etapas:
- Insira a agulha pelo lado de trás do tecido e puxe-a para fora pelo lado da frente, depois puxe a linha até parar pelo lado de trás do tecido.
- Insira a agulha pela parte da frente a uma distância de 0,5 mm do ponto anterior de saída da agulha e, em seguida, traga a agulha para fora pela parte de trás até esse ponto e deixe-a no tecido (de modo que metade da agulha fique visível pela parte da frente).
- Coloque várias laçadas (cachos) de linha livre na agulha, apertando-as uma após a outra. O número de voltas deve corresponder ao comprimento do ponto de 0,5 mm.
- Insira a agulha no ponto de inserção anterior e aperte o ponto.
Se você precisar fazer um elemento torcido, precisará fazer uma quantidade tal de cachos na agulha que o comprimento total exceda o comprimento do ponto várias vezes. Usando o ponto rococó, você pode decorar as luvas com várias rosas volumosas.
O processo de criação de cada rosa é assim:
- Corte um círculo do tamanho desejado no papel (o diâmetro do círculo corresponderá ao diâmetro da futura rosa) e costure-o com linhas finas na parte de trás da luva. Em seguida, costure ao longo do contorno com a linha de marcação e remova o papel.
- Insira a agulha do lado avesso no ponto superior do círculo e puxe a linha até que o nó esteja conectado ao lado avesso do tecido. Em seguida, insira a agulha no meio do quarto inferior direito do círculo.
- Traga a agulha para a frente através do ponto anterior, enquanto a agulha deve permanecer no tecido. Em seguida, passe várias voltas (cachos) de linha livre sobre ela, apertando-as uma após a outra. Em seguida, insira a agulha no meio do quarto superior direito do círculo e puxe-a para fora do lado avesso.
- Passe a agulha para a frente através do ponto no meio da parte inferior direita do círculo, enquanto ela deve permanecer no tecido. Em seguida, coloque várias laçadas (cachos) de linha livre na agulha, apertando-as uma após a outra. Em seguida, insira a agulha no meio do quarto superior direito do círculo e puxe-a para fora do lado avesso.
- Repita os passos 3 e 4 para o meio da parte inferior esquerda do círculo e, depois, para o meio da parte superior esquerda do círculo.
- Faça mais 4 pontos em círculo dentro dos pontos já criados.
- Faça um nó francês no centro (um ponto de montagem franzido e apertado no centro do padrão).
Além de rosas, folhas verdes podem ser bordadas nas luvas. Para fazê-los, você pode usar o método do ponto cetim.
Para bordar uma pétala você precisa:
- Corte uma pétala de papel e costure-a com linhas de contorno no local desejado na luva (ao lado da flor). Então você precisa remover o papel.
- Insira a linha do lado avesso no ponto onde ficará a base da pétala e, em seguida, puxe a linha até que seu nó esteja conectado ao lado avesso do tecido.
- Insira a linha na parte inferior esquerda do contorno da pétala e, em seguida, retire a agulha e a linha da parte central inferior do padrão.
- Costure a parte esquerda da pétala, repetindo o passo 3, deslocando gradualmente o ponto de inserção da agulha pela espessura da linha ao longo da parte esquerda do contorno.
- Semelhante ao ponto 4, costure a parte direita da pétala, movendo no sentido oposto (do topo da pétala para sua base).
Você precisa bordar o número necessário de pétalas. Ao usar fios de diferentes tons de verde, você pode diversificar a aparência do padrão.
Animais
O bordado em luvas de tricô costuma ser usado para atualizar a aparência do produto. Para bordados de animais, geralmente são utilizados fios da mesma composição e espessura do fio do próprio produto. Os padrões geralmente são feitos em loops. Para o trabalho, é utilizada uma agulha grossa com ponta romba. Recomenda-se primeiro molhar as luvas com água e depois deixá-las secar completamente. Como resultado, as alças do produto ficarão alinhadas e será muito mais fácil bordar nelas.
Método de bordado:
- Insira a agulha do lado avesso na parte inferior do ponto (abaixo da base) e, em seguida, puxe a agulha para fora pela frente, deixando um pouco da linha no lado avesso.
- Insira a agulha pela frente na área localizada acima da parte superior esquerda da alça do produto, de cuja base sai a linha. Em seguida, puxe a linha completamente para fora do lado avesso.
- Insira a agulha do lado avesso na área localizada acima da parte superior direita da alça do produto. Em seguida, puxe a linha completamente para a parte da frente.
- Insira a agulha na parte inferior do laço (abaixo da base) e puxe a linha completamente para fora do lado avesso.
- Repita os passos 1 a 4 para cada ponto horizontalmente, de acordo com o diagrama do padrão.
O bordado em laçada é feito ao longo de fileiras horizontais de tecido de malha. Após completar uma carreira, o movimento é levantado uma carreira acima, após o que o movimento do fio muda na direção oposta. Em padrões coloridos, fileiras da mesma cor são bordadas sequencialmente com um fio. Depois, a linha na agulha é trocada e o trabalho continua nas carreiras da próxima cor do padrão.
Um padrão para uma corujinha, que é bordada usando o método descrito acima usando laçadas.
Abstração
Bordados em luvas de tricô mudam radicalmente sua aparência. Se você quiser dar ao produto um estilo incomum e único, você pode usar desenhos abstratos ou ornamentos como padrão. Esses motivos são adequados não apenas para luvas, mas também para quase todos os itens de malha (cachecóis, chapéus e suéteres).
Padrões abstratos podem ser bordados usando ponto de laçada e ponto cruz. A cor do fio não deve contrastar muito com a cor das luvas. O bordado deve começar no ponto inferior esquerdo do padrão e fazer pontos em fileiras horizontais.
Ao chegar ao final da carreira, você precisa mover a agulha 1 carreira para cima e depois continuar trabalhando na próxima carreira horizontal na direção oposta.
Flocos de neve
Padrões com tema de inverno são perfeitos para luvas. Bordar um floco de neve em uma peça de tricô não é difícil. A maneira mais preferida de criar esses designs é o ponto cruz. Para padrões simples, você pode usar ponto cetim. A imagem mostra um padrão de um floco de neve, bordado com pontos simples:
Para criar este padrão, você precisa usar fio de lã branca e grosso. Se as luvas forem tricotadas com fio branco, você deverá escolher um fio de cor escura para o padrão.
O processo de fabricação de um floco de neve consiste nas seguintes etapas:
- Desenhe um padrão de floco de neve no papel e prenda-o na parte de trás da luva com agulhas.
- Insira a agulha do lado avesso no ponto mais alto do molde e puxe a linha até que seu nó encoste no produto.
- Insira a agulha no próximo ponto abaixo do anterior, de acordo com o padrão, e puxe-a para fora do lado avesso.
- Insira a agulha no ponto superior esquerdo do molde, pelo lado de trás, e puxe-a para fora até que ela pare pelo lado da frente.
- Insira a agulha no ponto anterior e puxe a linha para fora do lado avesso.
- Insira a agulha no ponto superior direito do molde, pelo lado de trás, e puxe-a para fora, pelo lado da frente.
- Insira a agulha no ponto anterior.
- O resultado será um elemento de floco de neve composto por 3 pontos.
- Borde os elementos semelhantes restantes ao longo do padrão do floco de neve, usando o princípio do tricô de ponto nos pontos 2 a 7.
- Retire o papel de baixo do molde.
Você também pode bordar flocos de neve usando linhas finas. Esses padrões são pequenos e são criados usando ponto cruz. A imagem mostra um padrão para um floco de neve que pode ser bordado no centro da luva:
O floco de neve é bordado em uma cor diferente da cor da luva. O padrão deve ser bordado em carreiras horizontais usando o método de ponto cruz. Antes de começar a trabalhar, você precisa imaginar que o tecido da luva é composto por pequenos quadrados, nos quais o bordado será feito.
O processo de digitação de uma cruz consiste nas seguintes etapas:
- Insira a agulha do lado avesso no ponto superior esquerdo do quadrado imaginário e puxe a linha para fora pela frente.
- Insira a agulha no ponto inferior direito do quadrado imaginário e puxe a linha para fora do lado avesso.
- Insira a agulha no ponto inferior esquerdo do quadrado e puxe a linha para fora pela frente.
- Insira a agulha no ponto superior direito do quadrado e puxe a linha para fora do lado avesso.
Movendo-se horizontalmente ao longo das linhas, você precisa costurar todas as cruzes de acordo com o diagrama fornecido. O floco de neve bordado pode ser decorado com miçangas ou algumas de suas partes podem ser finalizadas com fio metálico.
Pássaros
Para criar padrões de pássaros e outros animais, é recomendável usar bordado em laçada.
A imagem mostra um padrão para bordar um dom-fafe usando fios de lã branca, roxa, cinza, preta e vermelha. O diagrama desta ave é mostrado na figura:
Recomenda-se que este desenho seja bordado em laçadas. O trabalho é realizado em carreiras horizontais, com seções da mesma cor sendo bordadas com um fio da cor correspondente.
O processo de bordar uma laçada do padrão consiste nas seguintes etapas:
- Insira a agulha do lado avesso na parte inferior do ponto (abaixo da base) e, em seguida, puxe a agulha para fora pela frente, deixando um pouco da linha no lado avesso.
- Insira a agulha pela frente na área localizada acima da parte superior esquerda da alça do produto, de cuja base sai a linha. Em seguida, puxe a linha completamente para fora do lado avesso.
- Insira a agulha do lado avesso na área localizada acima da parte superior direita da alça do produto. Em seguida, puxe a linha completamente para a parte da frente.
- Insira a agulha na parte inferior do laço (abaixo da base) e puxe a linha completamente para fora do lado avesso.
Ao chegar ao final de cada carreira, você precisa mover a agulha 1 carreira para cima e continuar o movimento do bordado na direção oposta. Bordados em peças de malha são frequentemente usados para adicionar estilo a elas. Você também pode restaurar o produto usando decoração. Se suas luvas perderam a aparência original e estão mostrando sinais de desgaste, um padrão bordado ajudará a dar a elas uma nova aparência.
Vídeo sobre bordado em luvas de tricô
Como bordar luvas: