Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

As saias de tule se tornaram uma das principais tendências da moda infantil. Eles são leves, arejados e criam a imagem de uma princesa de conto de fadas. Para costurar uma saia dessas para uma menina com suas próprias mãos, você precisa escolher o tecido certo, decidir o estilo e conhecer as regras de cuidado com o produto acabado.

Como escolher tule para saia infantil

Costureiras experientes recomendam prestar atenção aos materiais de rigidez média e baixa. Tule muito grosso é desconfortável de usar, e bordas sem acabamento podem causar arranhões na pele das crianças. Além disso, o material duro é mais pesado que o material macio.

A tabela mostra os parâmetros do tecido adequado para costurar uma saia:

Tipos Densidade
Macio 18 gr/m2
Padrão 19 gr/m2
Tule elástico 20 gr/m2
Dureza média 18,5 g/m2

O melhor material para saias tutu infantis é considerado Eurofatin (19 g/m2).

Possui textura suave e sedosa. Leve, macio, maleável, dobra-se e alisa bem. A largura do tecido no rolo corresponde a um único padrão - 3 m. Isso permite que você costure uma saia sem juntas desnecessárias. Você pode comprar tecido com estampa, bordado ou miçangas. Então a saia infantil terá um aspecto festivo e incomum.

Dicas de técnicas de costura para saia de tule

Para deixar uma saia de tule bonita e duradoura, você precisa seguir algumas recomendações de costura e corte desse material:

  • O ponto ideal para costura é 2,5 mm. Se você definir um tamanho menor, a probabilidade do tecido ficar preso no calcador da máquina de costura aumenta. Pontos grandes farão com que o material fique reunido em dobras irregulares.
  • Para garantir que as dobras fiquem uniformes, você precisa prendê-las com vários alfinetes presos em direções diferentes.
  • Recomenda-se passar cada nova costura, bem como as dobras, antes de costurar.
Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto
O tule não pode ser exposto a altas temperaturas, então a melhor maneira de passá-lo é passando-o a vapor.

O tule não tolera altas temperaturas, por isso você deve ajustar o ferro para a potência mais baixa. Ao passar um forro feito de um tecido diferente, a temperatura é alterada. A vaporização é considerada o melhor método de passar roupa.

  • O tecido de malha é difícil de cortar com tesouras comuns porque ele se desloca e estica constantemente. Recomenda-se utilizar um cortador redondo especial.
  • Para dar à saia tutu uma aparência leve e arejada, as bordas devem ser deixadas sem acabamento.

Antes de começar a trabalhar, você precisa saber quanto material precisará. A fórmula para ajudar a calcular a quantidade de tecido necessária é a seguinte: (circunferência da cintura / 4 + 1) / 3 * (comprimento do produto * 2). Por exemplo, você pode calcular a quantidade necessária de tule para uma saia para uma menina cuja altura é 110 cm, circunferência da cintura é 50 cm e comprimento da saia é 30 cm: (50/4+1)/3*(30*2) = 260 = 2,6 m de tecido.

Master class: saia de tule sem máquina de costura para menina

Uma saia de tule para menina pode ser franzida sem nenhuma costura. Esses modelos são chamados de saias tutu ou saias tutu. Eles ficam exuberantes, arejados e lembram a bainha do vestido de uma princesa da Disney.

Existem várias opções de montagem. Você pode fazer uma saia curta com bordas afiadas saindo em todas as direções, ou cortar a bainha reta para que ela pareça uma flor de sino. Os modelos longos são mais suaves, mas isso não os faz perder a atratividade e o luxo.

Saia curta

Quais materiais são necessários para montar uma saia curta sem costura:

  • faixa elástica com trama xadrez;
  • tule 2 cores combinando;
  • fita de cetim;
  • fita métrica;
  • tesoura;
  • Agulha de crochê nº 5.

A única costura que você precisa fazer será no elástico. Você deve medir o comprimento necessário e subtrair 2-3 cm (dependendo da elasticidade da fita). Isso é necessário para evitar que a saia escorregue da cintura.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

O rolo de tule é desenrolado e a quantidade necessária de tecido é medida. Você precisa cortar tiras de 5 a 10 cm de largura e 2 vezes mais longas que o comprimento esperado do produto. É melhor cortar o tecido no sentido do fio. A Eurofatin dificilmente se estende nessa direção.

Se o estilo da saia for planejado com uma bainha reta e uniforme, o material será cortado em retângulos. Se precisar de pontas afiadas, dobre cada retângulo ao meio e corte os cantos, deixando um canto afiado no centro.

O elástico é colocado em um manequim; se você não tiver uma, pode usar um livro grosso, uma tábua de corte ou o encosto de uma cadeira de criança. O principal é que a fita tenha tensão natural. Não ficou completamente esticado, mas também não cedeu.

A tira de tule é dobrada ao meio. Na dobra, forma-se uma laçada de tecido, que deve ser passada por um dos furos do elástico. Isso é feito usando uma agulha de crochê. A primeira fileira de elástico é pulada.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

No segundo, a partir da costura de conexão, conte de 5 a 7 furos e passe o tule por eles. Você precisa puxar uma pequena laçada do material (3-5 cm) e passar as pontas livres por ela. Não é necessário apertar muito.

Em seguida, na mesma linha, pule de 5 a 7 células e repita essas ações. Você pode enfiar cores diferentes de tule, uma após a outra, ou completar a fileira inteira com um tom de tecido e a próxima com outro.

Para começar a tecer a segunda linha, você precisa pular uma fileira xadrez de elástico na parte superior e enfiar o tule na próxima. Agora você precisa inserir as tiras de tecido de modo que elas formem um padrão xadrez com a fileira de baixo. Se o espaço entre as tiras for de 7 células, então a tira da segunda fileira deve ser enfiada na quarta e pendurada entre as duas inferiores.

Dessa forma, você precisa tricotar todo o elástico, acrescentando novas carreiras. Quanto mais linhas novas, mais cheia ficará a saia. Quando a tecelagem estiver concluída, as tiras de tule são cuidadosamente esticadas. Na frente, você precisa dar um laço de fita de cetim. Para isso, insira um gancho em uma das fileiras do meio, em um nó feito de tecido, e puxe a fita com cuidado. Eles dão um nó e depois fazem um laço normal.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

A saia tutu de tule para a menina está pronta. Este modelo curto é adequado para uso diário e para férias. Cria um visual divertido e vibrante. Pode ser usado com meias brancas até o joelho, sapatos, sandálias ou tênis.

Saia longa

Fazer uma saia longa não é muito diferente do método anterior.

Quais materiais serão necessários:

  • tule;
  • tesoura;
  • faixa elástica larga;
  • fita métrica.

Para este modelo, não é necessário escolher um elástico xadrez. Você pode comprar um elástico comum, de 5 cm de largura. Meça o comprimento necessário e reduza-o em 2-3 cm, costure cuidadosamente o elástico em um anel, endireite-o e coloque-o sobre uma base dura para facilitar o trabalho.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto
Uma saia longa de tule para meninas é perfeita para ocasiões especiais.

Tiras uniformes são cortadas do tule. O comprimento da saia precisa ser multiplicado por 2, esse será o comprimento do retângulo. A largura da fita pode ser de 7 a 12 cm. Cada tira é dobrada ao meio e a extremidade dobrada é empurrada para baixo do elástico. O tecido pendurado é passado pelo laço estendido e cuidadosamente apertado, colocando o nó na parte inferior.

Esses passos são repetidos até que o tule cubra completamente o elástico. Em seguida, os laços são cuidadosamente movidos um em direção ao outro, e a lacuna resultante é fechada. Você precisa amarrar tantos anos em um elástico que eles não possam se mover livremente. As pontas do tule são cuidadosamente esticadas e a saia pode ser considerada pronta.

Esses modelos são adequados para férias. Fica bem com sandálias ou tênis. Cria um visual elegante e estiloso. Eles enfatizam a ternura feminina e dão à imagem um aspecto romântico. Recomendado para uso com shorts leves de algodão.

Master class: saia de tule na máquina de costura para menina

Uma saia de tule para menina pode ser costurada usando uma máquina. Existem vários estilos diferentes. Por exemplo, saias curtas com babados, saias longas franzidas ou saias costuradas como uma anágua fofa sob um vestido, que são consideradas um elemento independente da roupa.

O tule é um tecido sintético e, no calor, faz os pés suarem bastante, por isso é recomendável costurar saias com forro de algodão.

Saia curta

Para costurar uma saia curta de tule Chopin você precisará de:

  • tule;
  • tecido de forro na mesma cor;
  • tesoura;
  • fios;
  • alfinetes de alfaiate;
  • raio;
  • agulhas;
  • lápis de marcação;
  • ferro;
  • máquina de costura;
  • botões, fechos ou ganchos para prender.
Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto
Uma saia de tule para uma menina pode ser costurada usando uma máquina de costura

O padrão do “sol” é transferido para papel vegetal. Para deixar a saia mais cheia, você pode usar 2 moldes.

O raio de um deles será 2 vezes maior que o do outro. As 4 camadas superiores, feitas a partir do molde grande, serão franzidas na cintura.

A saia será composta por 8 camadas, sem contar o forro. O eurofatin é dobrado 2 vezes na largura, e assim são obtidas as primeiras 4 camadas de tecido.

De um lado deve haver 1 linha de dobra e do outro 2 cortes. A parte inferior da futura saia deve ser costurada com cuidado.

A segunda costura, que une o tecido formando um anel na lateral, não deve chegar ao final. É necessário deixar espaço para costura no zíper.

As peças da saia que estão em cima precisam ser dobradas e costuradas com pontos de assento, e então os fios devem ser puxados juntos até a circunferência da cintura.

A parte inferior das 4 peças também deve ser dobrada e as costuras alinhadas. Depois, elas são dobradas e costuradas na cintura. As margens de costura também precisam ser costuradas.

No local onde o zíper será inserido, você precisa costurar cuidadosamente (churrascar) as margens de costura à mão e passá-las com cuidado.

Na parte superior, também manualmente, um zíper é costurado em todas as 4 camadas. O zíper é aberto e costurado usando uma máquina de costura.

As camadas inferior e superior são unidas por meio de chuleado manual e depois costuradas na cintura com uma máquina. O resultado é uma saia feita de 8 camadas. Os 4 superiores precisam ser cortados no zíper e dobrados para dentro, de modo que a linha de dobra cubra levemente os dentes do zíper. O tecido é preso com alfinetes de alfaiate e costurado à mão com pontos invisíveis.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Agora você precisa fazer um forro; para isso, um “meio-sol” é cortado em tecido de algodão. O raio deste elemento é igual à circunferência da cintura dividida por 3. O forro é costurado à mão formando um círculo, deixando uma fenda para o zíper. As margens de costura são cuidadosamente passadas a ferro. A junta é costurada na máquina e as bordas da bainha são bainhadas.

O forro é conectado à saia colocando-os juntos com os lados avessos juntos e costurando ao longo da cintura. É importante garantir que o forro esteja a 5 mm de distância dos dentes do zíper, caso contrário, o zíper ficará preso nele ao fechar.

Para esconder as várias costuras na parte superior da saia, você precisa cortar uma tira de tecido de algodão de 10 cm de largura, cujo comprimento seja igual à circunferência da cintura. A fita é dobrada ao meio e passada a ferro. A borda da saia é colocada entre as metades da tira e cuidadosamente costurada. No lado esquerdo do zíper, você precisa deixar 1 cm de borda livre, e no direito - 3 cm. Costure com ponto invisível, virando os cantos para dentro e cortando o excesso.

Na extremidade maior do cinto você pode fazer uma casa de botão ou uma fenda overloque. Outra opção é costurar ganchos ou botões. O produto final é virado do avesso e o tule é aparado uniformemente.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto
Saia de tule para meninas: jeito fácil de fazer com elástico

A saia de tule para a menina está pronta. Ela confere à imagem ternura, leveza e romantismo. Combina bem com regatas e camisetas brilhantes.

Saia longa

Você pode costurar uma saia longa e escalonada de tule; esses modelos também são chamados de multiníveis.

Quais materiais serão necessários:

  • tule;
  • tecido de algodão para forro;
  • máquina de costura;
  • tesoura;
  • lápis de marcação;
  • faixa elástica de 2-3 cm de largura.

A base da saia é um padrão de meio-sol. Para construir corretamente o padrão, é necessário calcular 2 raios. R1 é a circunferência da cintura. O item deve ser fácil de colocar e tirar. Fórmula de cálculo: R1 = (OB + 10): 3,14. R2 é o raio da saia na parte inferior. R2= R1 + Comprimento do produto.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

O tecido do forro precisa ser dobrado ao meio e 2 raios devem ser desenhados a partir da linha de dobra. É necessário deixar folga na cintura e nas laterais, e também fazer o acabamento da bainha. Não há necessidade de costurar o tecido em círculo, pois será difícil conectá-lo aos babados. É mais fácil costurar uma peça reta do que costurar em círculo.

A peça de trabalho é completamente aberta e são aplicadas linhas de marcação nos locais onde os babados de tule serão costurados. Comece a marcar de cima para baixo, 5 cm a partir da cintura. O babado de baixo será mais curto que os demais, e o do meio esconderá completamente o babado de baixo. A de cima esconderá toda a saia que está por baixo.

Em seguida, você precisa fazer alguns cálculos. Para descobrir o comprimento de cada babado, use uma fita métrica, de ponta a ponta, para medir a marca onde eles serão costurados. Cada babado deve ser costurado com 2 camadas de tecido para deixar a saia mais cheia.

Tiras largas e longas são cortadas do tule, correspondendo a todos os cálculos. Dobre-os ao meio e passe cuidadosamente a ferro a linha de dobra. Em seguida, desdobre e costure o tecido na máquina, usando o passo mais largo do calcador. O tecido vai se juntar em dobras por conta própria, o principal é monitorar o processo.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Primeiro, costure o babado inferior. Coloque-o sobre uma base de algodão de modo que os pontos e o traço pretendido coincidam. Eles prendem a peça na saia com agulhas de alfaiate na costura. Deve haver alguns recuos nas bordas. Isso é necessário para que, ao costurar a saia, você não precise costurar o babado.

Se o tecido ficar amontoado, você precisará de mais alfinetes. O babado é costurado na saia com um pequeno ponto, de forma aberta. No final, você precisa dobrá-lo para trás e passar a ferro a linha de dobra.

Todos os outros babados são costurados da mesma maneira, seguindo as linhas de marcação no forro. A de cima deve se sobrepor às demais, mas não deve ser costurada a partir da linha da cintura, mas um pouco abaixo. Deixe espaço para o cinto para que a saia fique mais larga.

Você precisa costurar a saia em um círculo. Para fazer isso, as margens de costura são passadas a ferro, um ponto de chuleado é feito e depois cuidadosamente costurado na máquina. É importante lembrar que os babados não devem ser incluídos nesta costura!

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto
Saia de tule para menina: uma maneira simples de fazê-la com elástico comum

Agora você precisa inserir o elástico. Para isso, a fita é cortada e reduzida em 2 cm. As pontas são unidas por sobreposição e cuidadosamente costuradas à mão ou à máquina, usando um ponto ziguezague. O elástico é preso à borda da saia, na parte interna, com alfinetes de alfaiate, depois puxado firmemente e costurado ao tecido com um ponto ziguezague. Por fim, as camadas de babados são cuidadosamente costuradas.

A saia de tule para a menina está pronta, só falta experimentá-la. Uma saia longa em camadas pode ser usada em ocasiões especiais ou no dia a dia. Combina bem com tênis leves e sandálias.

Pode ser usado com uma jaqueta jeans, blusas com strass ou blusas lisas de manga curta. Em climas frios, uma saia leve de tule fica bem com meias-calças brilhantes e golas altas.

Como cuidar do produto acabado

O tule é um tecido muito delicado. É sensível a altas temperaturas e pode ser facilmente danificado. Portanto, você precisa conhecer algumas regras para cuidar de saias fofas feitas de tecido arejado.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Essas coisas são lavadas à mão. Na máquina de lavar elas ficam muito deformadas e podem ser danificadas. Embora alguns tipos de tule tenham etiquetas que dizem que a lavagem e a centrifugação à máquina são permitidas. A temperatura ideal da água é de 40 graus. Você deve ter cuidado ao escolher um pó e comprar um produto para tecidos claros, pretos ou coloridos, de acordo com a cor do material.

Despeje água em uma bacia e dilua 2 colheres de sopa. l de pó. Estenda a saia com cuidado e molhe-a na espuma. Depois enxágue o item em água com sabão. Manchas persistentes podem ser removidas com cuidado. A saia não deve ser torcida em uma centrífuga ou enrolada em um torniquete manualmente!

Devem ser feitos dois enxágues. O primeiro em água morna, o segundo em água fria. É necessário adicionar uma porção de amaciante para enfraquecer as propriedades eletrostáticas do tecido. A cor brilhante do material pode ser preservada adicionando duas gotas de vinagre a 9% a cada enxágue.

Após a lavagem, a saia é pendurada para secar em uma corda no banheiro, presa à cintura com prendedores de roupa. Depois que a água tiver drenado, você precisa alisar cada babado ou tira de tule e alisar todos os vincos. Você pode estender a saia sobre uma toalha grossa na posição horizontal. Para isso, o produto precisará estar totalmente desdobrado.

Saia de tule para meninas. Master Class DIY: Como Costurar e Sem Costurar, Foto

Recomenda-se passar a saia a uma temperatura não superior a 100 graus. Antes de começar, certifique-se de que a base do ferro esteja limpa. É melhor usar um gerador de vapor. Isso reduz o risco de danificar suas roupas. Eles começam a vaporizar os elementos maiores da saia e, gradualmente, passam para os menores.

Vincos fortes são alisados ​​com as mãos. Se você não tiver um dispositivo especial à mão, pode usar um secador de cabelo. A saia é pendurada num cabide, umedecida com um borrifador e seca.

Para manter o formato fofo da saia, ela deve ser engomada. Para isso, pegue uma colher de amido para cada 500 ml de água e mexa. Depois despeje em uma panela e deixe ferver até ficar transparente. Deixe a mistura esfriar e coe com um pano úmido.

Despeje água fria em uma bacia, adicione o caldo de amido e misture bem. Coloque a saia e deixe-a de molho completamente. Endireite, aperte suavemente, com movimentos de compressão, sem torcer, e pendure em um cabide para secar. Depois disso, pequenas dobras são alisadas com vapor.

Se você não tiver um gerador de vapor, pode usar outro método comprovado. Encha a banheira com água fervente, deixe a saia num cabide sobre a banheira, atrás de uma porta fechada, por 20 a 30 minutos. A evaporação úmida uniformiza todos os pequenos defeitos. Depois a saia precisa ser seca horizontalmente ou pendurada em uma corda.

Uma saia de tule é uma peça da moda e fácil de costurar, o principal é calcular corretamente as dimensões e o consumo de tecido. Para saias de meninas pequenas, você pode costurar decorações adicionais no tule, por exemplo, aparar a bainha com fita de cetim. Isso evitará danos acidentais ao tecido caso seu bebê prenda a ponta da saia em alguma coisa.

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre costura de saia de tule

Saia de tule para menina - como costurar:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho