Descrições de tricô de pérolas podem ser encontradas em várias publicações impressas e online. Os historiadores estabeleceram que a humanidade está familiarizada com o processo de entrelaçar fios de diferentes maneiras desde os séculos I e II. n. e., e evidências disso são achados de malha durante escavações de tumbas e assentamentos antigos.
Quais produtos usam padrão perolado?
Existem várias maneiras conhecidas de tricotar o padrão:
- Inglês;
- continental;
- facial;
- lenço;
- com pacotes;
- pérola.
Além disso, agulhas, ossos, ganchos ou agulhas de tricô eram usados para tecer fios em padrões. Por exemplo, ao tricotar com agulha, o tecido resultante não pode ser desfiado, mas produtos criados com agulhas de tricô podem ser desfiados e tricotados novamente.

O tricô de pérolas, cuja descrição pode ser encontrada tanto em livros antigos de artesanato quanto em revistas de moda modernas, é um padrão popular. Os artesãos chamam esse método de entrelaçamento de fios de maneira diferente: para alguns, o tricô de pérolas é “Arroz” ou “Confusão”, enquanto para outros pode ser “Grandes colunas” ou “Pérola dupla”.
Padrões de arroz são usados para criar vários produtos. Fica bem em:
- cachecóis;
- chapéus;
- luvas;
- suéteres para adultos e crianças;
- chinelos;
- botinhas;
- saias;
- estolas;
- coletes;
- poncho.
O tricô perolado é usado como fundo ou preenchimento para outros padrões. Você pode entrelaçar os fios dessa maneira se estiver cansado do ponto meia ou de alternar as laçadas da frente e de trás. O padrão é em relevo e volumoso, o que atrai a atenção de outras pessoas para o item tricotado.
Você pode decorar um chapéu infantil de verão com um emaranhado, bem como um cachecol ou suéter quente de inverno para homem ou mulher.
Qual fio é adequado?
Descrições de tricô de pérolas podem ser encontradas nas páginas de revistas de moda e em publicações para iniciantes. O padrão é feito com fios lisos e material fofo. Neste caso, a idade da pessoa para quem o item está sendo tricotado é levada em consideração. Por exemplo, para crianças é melhor levar fios macios, agradáveis ao corpo e que não sejam espinhosos, e para adultos - de acordo com a vontade de quem vai usar o produto.
Verão | Inverno |
Acrílico | Caxemira |
Bambu | Mohair |
Íris | Lã |
Em tecidos lisos, o emaranhamento é claramente visível, mas em tecidos felpudos ele se perde. Quanto mais pelos, menos visível é o padrão.
Master class sobre tricô pérola com agulhas de tricô regulares e circulares. Esquemas, descrição
Aqueles que nunca usaram o padrão de tricô de arroz precisam praticar. Para isso, uma amostra de 10 x 10 ou 15 x 15 é tricotada a partir dos fios selecionados para o tecido principal. O mesmo método é usado para ver como o emaranhado fica no material selecionado.
Visão pequena
O tricô pérola, cuja descrição consiste em um guia passo a passo para tricotar pontos das carreiras da frente e de trás, pode ter diâmetros diferentes. Por exemplo, você pode decorar um suéter infantil com arroz fino.
Para criar a trama você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número necessário de laçadas na agulha de tricô (levando em consideração 2 laçadas de borda).
- Em seguida, tricote as carreiras 1 e 2.
- Depois disso, eles começam a criar o padrão; para fazer isso, na carreira nº 3, eles tricotam juntos 2 alças da frente.
- Na próxima etapa, o número reduzido de laçadas é restaurado na carreira meia, adicionando-as através dos broches.
Esse tipo de padrão de arroz é chamado de fino.
Visão ampla
O tricô de pérolas, cuja descrição consiste na alternância clássica de alças frontais e traseiras para trançar, pode ter um formato grande.
Para criar um produto de acordo com este esquema você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número necessário de laçadas usando agulhas de tricô (regulares ou circulares), levando em consideração as laçadas das bordas.
- Em seguida, tricote a primeira carreira com as alças do rosto.
- Depois disso, a partir da carreira nº 2, comece a tricotar um elástico clássico medindo 1 por 1.
- Na próxima etapa, na carreira nº 3, a posição das laçadas é alterada e os pontos tricô são tricotados sobre os pontos da frente.
- Em seguida, nas carreiras 4 e 5, tricote um elástico 1 por 1 como na carreira 2.
As costureiras iniciantes devem levar em conta que os pontos meia e tricô se alternam a cada 2 carreiras.
Visão dupla
A peculiaridade das pérolas duplas é que elas são mais densas do que a variedade clássica de pérolas emaranhadas. Além disso, ele mantém bem sua forma.
Para tricotar um produto usando o padrão Double Pearl, você precisa:
- No início do tricô, monte o número necessário de laçadas, levando em consideração as laçadas das bordas.
- A carreira 1 é tricotada alternadamente com pontos frente/trás.
- Na 2ª carreira, tricote as laçadas conforme elas estiverem na agulha de tricô: ponto meia - ponto meia e ponto meia - ponto meia.
- Depois de remover o ponto da borda, a carreira 3 começa com o ponto tricô, seguido pelo ponto da frente. O padrão é repetido em toda a linha.
Ao escolher um tipo de padrão duplo, você precisa lembrar que em todas as carreiras pares as laçadas são tricotadas conforme ficam nas agulhas de tricô.
Versão bicolor
O emaranhado pode ser não apenas de uma cor, mas também colorido. Para decorar um futuro produto com fios de várias cores, você precisa selecionar os tons apropriados do material desejado e seguir as regras para tricotar uma versão bicolor.
Você precisa trabalhar assim:
- Na primeira etapa, é montado um número ímpar de laçadas (levando em consideração as laçadas das bordas).
- Em seguida, a carreira nº 1 começa com a remoção da borda e da laçada em meia subsequente. A linha deve permanecer atrás do trabalho. Depois disso, tricote as alças da frente com a primeira cor.
- A carreira 2 começa com a remoção do ponto de borda e do 2º ponto da frente. Neste caso, o fio ativo deve estar à frente da obra. A 3ª laçada é removida como uma laçada meia, e o fio é colocado atrás do trabalho, a laçada é tricotada como uma laçada frontal. Os seguintes laços são tricotados de acordo com o padrão indicado.
- Na linha n.º 3, a segunda cor é introduzida. A carreira começa com a remoção da laçada da borda e, em seguida, alterne 2 pontos meia e remova 1 ponto, como se fosse um ponto tricô.
- Em seguida, a carreira 4, depois da borda, começa com 2 pontos meia, após os quais o próximo ponto é removido como um ponto tricô. A alternância é repetida até o final da carreira, enquanto as laçadas são tricotadas alternando as cores.
Ao usar duas cores em um produto, para a cor nº 1, as carreiras após o ponto de borda começam tricotando 1 laçada frontal, e para a cor nº 2, com 2 laçadas frontais.
Combinação com tranças
O emaranhado combina bem com tranças de diferentes diâmetros e complexidades. Costureiras experientes adoram tricotar tecidos com base no tricô de pérolas. Arroz pequeno fica bem com tranças grandes.
Por exemplo, você pode começar a tricotar com um emaranhado 1 para 1 e, no centro do produto, introduzir uma trança simples de laçadas frontais e transições.
Elástico de pérola simples e duplo
Se o método de arroz simples for usado para tricotar um tecido sólido ou preencher padrões com ele, o elástico duplo, também chamado de tubular, é usado para criar mangas, golas, tiras ou chapéus de inverno.
Para criar um emaranhado de acordo com este esquema, você precisa:
- Na primeira etapa, monte um número par de laçadas nas agulhas de tricô, multiplicado por 2.
- Em seguida, após remover a borda, eles começam a criar o padrão. Para fazer isso, a segunda laçada é colocada na agulha de tricô de modo que a linha fique na frente do trabalho. Depois disso vem o laço frontal. O padrão é repetido em toda a linha.
- Ao longo de todo o trabalho, repita o padrão da carreira nº 2.
Para evitar confusão, a laçada criada pelo ponto meia não deve ser tricotada, e a linha deve estar sempre na frente do trabalho.
Como usar ponto pérola em produtos. Esquemas, descrição
O tricô de pérolas, cuja descrição pode ser compreendida até mesmo por uma costureira iniciante, fica lindo em vários produtos. Por exemplo, eles gostam de decorar cobertores ou cachecóis com arroz pequeno ou grande. Além disso, jaquetas sem mangas, suéteres e cardigans feitos com um padrão emaranhado têm uma aparência atraente. O tricô de pérolas é usado em gorros e pulôveres infantis e adultos.
Xadrez
Um cobertor caseiro feito com um padrão emaranhado fica ótimo. Para isso, você pode usar fios de uma única cor ou linhas de várias cores.
Para tricotar um produto de 80 x 133 cm, usando fios “Berroco remix”, você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número planejado de laçadas (incluindo as laçadas de borda) usando agulhas de tricô grossas nº 5.
- Em seguida, a carreira nº 1 é tricotada com alças frontais.
- Depois disso, a carreira 2, após remover o ponto da borda, começa com 1 ponto meia, seguido de 1 ponto da frente. A alternância é repetida até o final da carreira.
- A carreira n.º 3 é composta inteiramente de pontos tricô, exceto os pontos de borda.
- Na próxima etapa, carreira nº 4, após remover o ponto de borda, comece com 1 laçada frontal, seguida de 1 laçada traseira. A alternância, como na carreira nº 2, é repetida até o final da carreira.
Durante o processo de tricô, os padrões se alternam, como mostrado da carreira nº 1 à carreira nº 4. A densidade do tricô é de 17 laçadas a cada 25 carreiras. Para um produto do comprimento e largura especificados, você precisará de 7 novelos de linha.
Jaqueta sem mangas
Usando um nó e um elástico clássico, você pode tricotar uma jaqueta sem mangas para o dia a dia ou para festas, tanto para homem quanto para mulher. Esta peça de guarda-roupa pode ser de inverno ou de meia estação.
Para tricotar uma jaqueta sem mangas para uma mulher, você precisará de fio Rico (7 novelos) e agulhas de tricô retas e circulares nº 4.
Ao tricotar, siga estes passos:
- Na primeira etapa, monte 110 laçadas (incluindo as laçadas das bordas). A montagem é feita em agulhas de tricô retas.
- Em seguida, começamos a criar as costas e, para isso, a carreira nº 1 é tricotada com um elástico clássico com alternância de 1 para 1, e os pontos da borda são tricotados com o ponto da frente. O padrão é repetido em uma distância de 5 cm.
- Após o comprimento do elástico atingir 5 cm, comece a tricotar o tecido seguindo o padrão “Arroz”. Para fazer isso, na carreira nº 1, alterne os pontos meia com os pontos tricô e, na carreira nº 2, alterne os pontos meia ao contrário (pontos meia com pontos tricô e pontos tricô com pontos meia). O padrão é repetido, com 1 laçada adicionada a cada 10 carreiras, que também está incluída no padrão.
- O molde é fechado para as cavas de ambos os lados (4 laçadas) assim que o comprimento do tecido for 37 cm.
- Em seguida, em cada carreira nº 2, feche 2 laçadas (1 vez) e 1 laçada (2 vezes) em ambos os lados.
- Quando a altura da cava atingir 7 cm, adicione 1 laçada em ambos os lados das costas em cada carreira nº 10 mais 2 vezes. As alças estão fechadas quando a altura da cava atinge 18 cm.
- O próximo passo é começar a fazer a parte da frente da jaqueta sem mangas. Para fazer isso, monte o mesmo número de laçadas e tricote como o avesso até que o comprimento do tecido seja de 50 cm.
- Depois disso, feche 22 laçadas no meio para a abertura do pescoço e tricote as partes restantes separadamente.
- Para arredondar o decote a partir da borda interna do produto, tricote 5 laçadas 1 vez, 4 laçadas 1 vez, 3 laçadas 1 vez, 2 laçadas 1 vez e 1 laçada 6 vezes em cada carreira par.
- Feche a frente quando o comprimento da peça for 55 cm.
A faixa do pescoço é tricotada em agulhas circulares, montando 106 pontos e fazendo um padrão canelado, e para a tira da cava, montando 72 pontos e fazendo também um padrão canelado clássico. O padrão de tricô é fornecido para o tamanho 36/38, e a densidade de tricô é 10 por 10.
Sarafan
Para um adulto ou um pequeno fashionista, você pode tricotar um vestido de verão usando um emaranhado. Por exemplo, para um produto infantil, você precisará de 150 g de qualquer lã, por exemplo, acrílica. O tricô é feito nas agulhas nº 4 com ponto pérola e elástico duplo 1 para 1.
Para tricotar um vestido de verão para uma criança de 2 anos, você precisa:
- Na primeira etapa, comece a tricotar o avesso e monte 101 pontos (incluindo os pontos da borda) nas agulhas de tricô.
- Em seguida, as laçadas são distribuídas e 19 laçadas são tricotadas com um emaranhado, 3 com tricô, 27 com um emaranhado, 3 com tricô, 27 com um emaranhado, 3 com tricô e as últimas 19 novamente com um emaranhado.
- Quando 30 carreiras já foram tricotadas, as laçadas começam a diminuir a partir da 31ª. Para fazer isso, em ambos os lados de cada tira, 2 laçadas são tricotadas juntas em tricô a cada 12ª carreira, certificando-se de que 1 laçada do emaranhado e 1 laçada em tricô sejam incluídas nas reduções. Depois de diminuir, devem sobrar 71 laçadas nas agulhas.
- Tendo obtido um produto de 29 cm de comprimento, combine 4 laçadas em ambos os lados. Depois disso, em cada 2ª carreira, 3 vezes 2 laçadas e 2 vezes 1 laçada.
- O tricô estará finalizado quando o tecido atingir 50 cm de comprimento, fechando 8 laçadas para cada ombro.
- Depois que as costas estiverem prontas, a frente do vestido de verão é tricotada da mesma maneira.
- Assim que 12 cm tiverem sido tricotados a partir do início da cava, você pode fechar as 13 alças do meio e tricotar os ombros separadamente. Para arredondar o pescoço, você precisa fechar 3 laçadas 2 vezes, 1 laçada 2 vezes. Quando o comprimento do produto atingir 50 cm, feche 8 laçadas de cada ombro.
O sarafan é montado usando o método clássico, costurando-o nas laterais e nos ombros.
Estacionar
Você pode decorar um suéter feminino de mohair com elástico de pérola. Para fazer isso, você precisará de agulhas de tricô e do tom de fio escolhido.
Para tricotar um suéter alongado, você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número necessário de laçadas (incluindo as laçadas das bordas).
- Em seguida, tricota-se a carreira n.º 1.
- Depois disso, a partir da carreira número 2, começamos a formar o elástico de pérola. Para criar um padrão distinto, as linhas são repetidas.
- As cavas da frente e de trás são tricotadas de acordo com o princípio clássico.
- O raglan é tricotado separadamente da peça.
- Na etapa final, as peças do pulôver são costuradas nos lugares certos.
O padrão é simples, então a criação do produto não leva muito tempo.
Boné
O chapéu feito com tricô de arroz parece interessante. O produto pode ser tricotado tanto para uma criança quanto para um adulto.
Para fazer um toucado tamanho 46, alternando fios elásticos e emaranhados, você precisa de:
- Na primeira etapa, monte 70 laçadas (incluindo as laçadas das bordas) e feche-as em forma de anel.
- Em seguida, tricote a tira com um elástico clássico 1 para 1 até uma altura de 7 cm.
- Depois disso, na primeira carreira circular, adicione 1 laçada e comece a tricotar um emaranhado de 1 por 1.
- O tricô está finalizado e o produto é fechado quando seu comprimento atinge 17 cm.
Para um chapéu do tamanho especificado, você precisará de 150 g de fio 100% lã. As agulhas são selecionadas de acordo com o diâmetro do fio. A densidade do tricô é de 16 laçadas por 22 carreiras.
casaco infantil
Um casaco feito com tricô de pérolas será útil para crianças menores de 1 ano. Para tricotar uma roupa tão quentinha para seu bebê, você precisará de 5 novelos de linha 100% merino e agulhas de tricô circulares.
Para fazer uma linda peça de tricô para um bebê de 6 meses, você precisa de:
- Na primeira etapa, para os painéis frontal e traseiro, monte 105 pontos em 2 adições.
- Em seguida, as carreiras são tricotadas com um padrão emaranhado.
- Depois que o produto atingir 12 cm de comprimento, tricote uma carreira com furos (2 frente, laçada, 2 frente, laçada), repita o padrão ao longo de toda a carreira.
- Em seguida, continue tricotando carreiras de 1 cm com padrão pérola.
- Quando o comprimento do produto atinge 13 cm, o tecido é dividido em parte de trás (53 laçadas) e prateleiras (26 laçadas cada).
- Depois disso, fecham-se 6 laçadas para cada cava.
- O próximo passo é começar a fazer as mangas. Para fazer isso, monte 31 laçadas com um fio de 2 fios e tricote o padrão “Confusion”.
- Quando a altura do tecido atingir 3 cm, adicione 1 laçada em cada lado. O processo é repetido em cada seção de 2,5 cm.
- Quando houver 41 laçadas nas agulhas de tricô, feche 3 laçadas de cada lado.
- Quando a segunda manga estiver pronta, comece a tricotar o jugo.
O produto final é costurado ou conectado usando uma agulha de crochê. Botões ou outros fechos convenientes são fixados nos painéis frontais.
Baixada
O cachecol de uma só peça, tricotado em agulhas circulares ou costurado nas costas, entrou na moda no início dos anos 80. e sua popularidade ainda não diminui. Um snood, como esse item de guarda-roupa também é chamado, pode ser feito de qualquer fio e em qualquer estilo. Por exemplo, decore o produto com emaranhados pequenos ou grandes.
Para tricotar um cachecol circular usando ponto pérola, você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número necessário de laçadas (incluindo as laçadas das bordas) nas agulhas de tricô.
- Em seguida, a carreira nº 1 começa com a remoção da laçada da borda em uma agulha de tricô livre, após o que as laçadas da frente e de trás são alternadas. O padrão é repetido até o final da carreira.
- Depois disso, a carreira nº 2 também começa com a remoção da laçada da borda e tricota as laçadas de acordo com o padrão, ou seja, meia - frente e frente - meia.
- Na próxima etapa, na carreira nº 3, repita as mesmas manipulações da carreira nº 1.
- Em seguida, a carreira 4 é tricotada da mesma forma que a carreira 2.
Alternando os padrões, tricote um produto com a altura desejada. Se você quiser tricotar um laço com um emaranhado grande, você pode alternar os pontos da frente e de trás, não de 1 a 1, mas de 2 a 2.
Bolsa
Você pode usar tricô de pérolas para decorar uma pequena bolsa ou clutch. Para isso, selecione o material apropriado e agulhas de tricô com o diâmetro necessário.
Para tricotar uma bolsa, você precisa:
- Na primeira etapa, monte o número necessário de laçadas nas agulhas de tricô.
- Em seguida, a carreira nº 1 é tricotada com alças frontais.
- Depois disso, as carreiras restantes até a altura selecionada são tricotadas com ponto pérola 1 a 1 ou outra densidade.
- No final, as alças são fechadas e o produto é costurado nas laterais para criar uma bolsa com parte superior dobrável.
O produto pode ser decorado com uma corrente para usar no ombro e um botão como fecho.
Chinelos-chinelos
Para evitar comprar pantufas quentinhas para casa neste inverno, você pode tricotá-las você mesmo. Para isso, você precisará de fio quente e agulhas de tricô grossas.
Para começar a fazer sapatos caseiros tamanho 35/37 você precisa:
- Na primeira etapa, monte 8 laçadas.
- Depois disso, a carreira nº 1 é tricotada com alças frontais.
- Em seguida, na carreira nº 2, faça um aumento de acordo com o princípio: 2 frente, laçada, 4 frente, laçada, 2 frente. Neste caso, deve haver 10 laçadas na agulha de tricô.
- A carreira n.º 3 é tricotada da seguinte forma: 4 malhas meia, laçada, 2 malhas meia, laçada, 4 malhas meia. Depois de todas as manipulações, deve haver 12 laçadas na agulha de tricô.
- Na próxima etapa, a partir da carreira nº 4, comece a tricotar o padrão “Pequena Pérola” até uma altura de 9 cm.
- Em seguida, monte 9 novos pontos no final das próximas duas carreiras. Neste caso, deve haver 30 laçadas na agulha de tricô.
- Quando o produto atingir 21 cm de altura, tricote 9 laçadas frontais na carreira da frente, vire-o e tricote a carreira inversa.
- Depois disso, as primeiras 21 laçadas são fechadas, e 9 laçadas permanecem na agulha de tricô, que são tricotadas em várias carreiras e fechadas.
Para montar o chinelo, passe um fio por 8 laçadas da meia e aperte-as. Os chinelos são costurados.
A descrição do tricô de pérolas com agulhas de tricô é simples e acessível tanto para iniciantes quanto para costureiras experientes. O emaranhado é adequado para criar qualquer tipo de roupa e acessórios.
Descrição do vídeo do padrão de pérolas de tricô com agulhas de tricô
Tricô com padrão de pérolas: