Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos

Ponto invisível Você pode fazer isso na máquina, mas é melhor aprender a fazer isso à mão, usando linha e agulha. Fotos e recomendações passo a passo para sua implementação são apresentadas mais adiante no artigo.

O que é um ponto invisível?

Um ponto cego também é chamado de ponto invisível. Sua finalidade é conectar perfeitamente duas peças de tecido.

A técnica para fazer um ponto invisível é muito simples. O principal requisito para sua implementação é a precisão. Visto da frente, o item deve parecer que foi costurado em uma máquina.

Características de uma costura cega

A peculiaridade da costura é que ela realmente está lá, mas não é visível. O efeito de invisibilidade é alcançado com a prática. Para começar, são utilizados tecidos com texturas pronunciadas, onde os fios da trama ficam visíveis. Pode ser tecido de algodão, linho, lã.

Existem duas maneiras de usar um ponto invisível:

  • Para fazer a bainha do produto (ponto invisível nas costas). Neste caso, você precisa costurar de forma que os pontos não fiquem visíveis na parte da frente. Os pontos variam em comprimento e, no tecido da frente, a agulha pega apenas 1 ou 2 fios.Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos
  • Para unir duas peças (ponto invisível na frente). As bordas cortadas das peças são dobradas para o lado avesso, e a linha é passada através das dobras das peças. Se a cor da linha for escolhida exatamente para combinar com o produto, a costura ficará quase invisível. Os pontos em ambos os lados têm o mesmo comprimento.

Onde é usado?

É fácil fazer um ponto invisível à mão (fotos passo a passo são apresentadas mais adiante no artigo). Ela tem várias finalidades. A função principal é conectar duas partes.

Os principais tipos de aplicação do ponto invisível estão descritos na tabela:

Onde é usado? Tipo de ponto invisível
Reparo de roupas (costura de buracos, cortes, costuras rasgadas) Conector Facial
Fazer brinquedos (costurar partes de braços, pernas, cabeça, orelhas, costurar) Conector Facial
Bainhas (jeans, calças, saias, blusas) Forro em purl
Confecção de roupas (costura de mangas, forro) Conector Facial
Fabricação de peças utilizando técnicas de patchwork e quilling (bainha nas bordas da peça, processamento de elementos decorativos) Forro em purl

Como fazer uma costura invisível perfeita à mão?

Para aprender a fazer um ponto invisível, você precisa ter as linhas e agulhas certas e seguir as regras básicas para fazê-lo.

Segredos do ponto invisível perfeito:

  • O trabalho deve ser realizado em condições confortáveis ​​e com boa iluminação.
  • O fio de trabalho é selecionado para ter uma cor próxima à do tecido do produto. Se não for possível escolher uma cor, para tecidos escuros, use uma linha preta, e para tecidos claros, use uma linha branca.
  • A agulha é fina, afiada, curta e com um pequeno orifício.
  • As bordas das partes costuradas são dobradas para dentro. Elas devem ter sulcos claros nas dobras. Se necessário, as dobras podem ser passadas a ferro.
  • As dobras das peças devem ser seguradas firmemente com os dedos para que elas não se movam uma em relação à outra. Você pode prender a costura com alfinetes.
  • Ao costurar, os pontos devem ficar exatamente ao longo da borda e ter o mesmo passo (2-5 mm). A agulha deve ser puxada exatamente da borda da dobra.
  • O fio que liga as peças deve correr estritamente perpendicular às dobras.
  • Ao costurar, pegue as linhas de cada peça separadamente, em vez de tentar passar a agulha nas duas peças ao mesmo tempo. Levará mais tempo, mas a costura ficará perfeita.
  • No início da costura, a agulha deve ser inserida pelo avesso para esconder o nó.
  • A costura é finalizada prendendo a linha, passando-a pelo laço feito e apertando-a.

Requisitos de thread

O elemento principal de um ponto invisível é a linha de trabalho.

Ao trabalhar, é importante levar em consideração as seguintes nuances:

  • Os fios devem ter uma cor muito próxima à do tecido ou combinar exatamente com ele.
  • A linha deve estar reta e não torcida. O fio torcido ficará emaranhado e criará laços, o que deixará o trabalho mais lento.Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos
  • O fio deve ser forte. É melhor optar por materiais sintéticos. Além de duráveis, elas também não encolhem.
  • O monofilamento transparente é adequado para processar qualquer produto, mas trabalhar com ele requer experiência.
  • O fio de trabalho não deve ser maior que 50-60 cm. Um fio deste comprimento não forma laçadas e não fica emaranhado.

Requisitos de agulha

Costureiras experientes escolhem agulhas curtas e afiadas. Essas agulhas são convenientes para pegar um certo número de linhas ou fazer um ponto do comprimento desejado. A agulha deve ser fina, afiada e com um orifício estreito. É necessário um pequeno olho para evitar deixar furos visíveis em tecidos densos.

Agulhas rombas com defeitos e ferrugem não podem ser utilizadas no trabalho. Uma agulha cega não consegue pegar 1 ou 2 fios. Agulhas enferrujadas podem danificar o tecido, arrebentar fios ou deixar nós.

Preparando para costurar

O trabalho de fazer um ponto invisível exige muita atenção dos olhos, concentração e toma muito tempo. Além disso, você precisa segurar o produto constantemente em uma determinada posição para uma costura perfeita.

Portanto, é necessário preparar um local de trabalho confortável e bem iluminado. O mais prático é uma mesa com luminária. Trabalhar em uma mesa ajudará você a manter sua visão e postura. Mas ficar sentado numa cadeira por muito tempo é desconfortável. Portanto, você pode montar um espaço de trabalho em uma cadeira ou sofá, colocando uma luminária de chão ao lado.

O local para costura manual deve ser organizado de forma que as ferramentas necessárias estejam à mão: linhas, alfinetes, agulhas, tesouras.

A luz é instalada de forma que os feixes sejam direcionados de cima para o lado esquerdo e iluminem completamente o espaço de trabalho. A luz do sol cansa os olhos rapidamente. Contudo, isso não deve ser descartado completamente. A opção ideal é uma combinação confortável de iluminação artificial e natural.

Além de linha e agulha, você pode precisar do seguinte para costurar:

  • Ferro (para alisar costuras).
  • Régua e giz (para marcar a linha de costura).
  • Alfinetes de alfaiate.
  • Lupa.
  • Tesoura.

Diagramas passo a passo para fazer pontos invisíveis à mão

Com a ajuda de uma costura simples, você pode facilmente consertar e consertar roupas, fazer bainha de calças ou saias no comprimento desejado e costurar um brinquedo.

Um ponto invisível à mão (fotos passo a passo e dicas sobre como fazê-lo são descritas mais adiante no texto) é feito de acordo com o mesmo padrão. Mas dependendo do local de sua utilização, algumas nuances podem surgir.

Para fazer bainhas em jeans

Muitas vezes o comprimento das pernas do jeans acaba sendo inadequado. E se uma bainha simples não funcionar, você pode ajustar o comprimento e fazer a bainha da parte inferior usando um ponto invisível. Fazer a bainha da calça jeans não é difícil, graças à soltura e espessura do tecido. Até mesmo um iniciante pode realizar essa tarefa.

Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos

A master class a seguir oferece um diagrama para encurtar jeans preservando a borda inferior de fábrica.

Para trabalhar você precisará de:

  • jeans;
  • governante;
  • giz;
  • tesoura afiada;
  • ferro;
  • fios fortes na mesma cor do produto (para jeans preto, use fios pretos; para jeans azul, use fios brancos);
  • alfinetes de alfaiate;
  • agulha afiada.

Andamento do trabalho:

  1. Coloque o jeans na sua frente, com o lado direito para fora.
  2. A partir da borda superior da bainha de fábrica, meça a distância em que o jeans precisa ser encurtado. Desenhe linhas em ambas as pernas, em ambos os lados.
  3. Alinhe as linhas desenhadas com as linhas superiores das costuras de fábrica e costure um ponto de alinhavo ao longo delas, do lado avesso. Prenda a dobra que se formou na parte interna com alfinetes de costura.
  4. Dobre o acabamento de fábrica para dentro e passe a ferro a dobra resultante.
  5. Pegue a perna da calça de modo que as dobras das partes a serem costuradas fiquem voltadas para cima.
  6. Insira a linha por trás e comece a costurar um ponto invisível. Faça pontos de 2-3 mm de tamanho, insira e retire a agulha estritamente da borda do tecido dobrado.
  7. Após cada ponto, puxe a linha para garantir que a costura esteja firme.
  8. Depois de terminar a costura, prenda a linha, vire-a do avesso e corte-a.
  9. Corte a dobra formada no lado avesso com uma tesoura, deixando uma margem de 0,7 - 1 cm. Finalize o corte com um ponto chuleado.
  10. Passe a ferro a costura inferior da perna da calça.

Para fazer bainhas de outros tipos de calças

Fazer bainha em calças clássicas exige precisão e paciência. É aconselhável que costureiras iniciantes pratiquem primeiro em pedaços de tecido da mesma textura. O trabalho é árduo e exige tempo e paciência.

Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos

O ponto invisível é feito à mão (fotos passo a passo e uma descrição do trabalho são apresentadas mais adiante no artigo) pelo lado avesso. Os pontos devem ser colocados um após o outro, sem tentar capturar imediatamente duas partes do tecido que está sendo costurado. Você precisa ter um cuidado especial ao pegar os fios pela frente, para que o fio de trabalho não fique visível do lado de fora.

Para trabalhar você precisará de tesoura, giz, agulha e linha da cor desejada.

Andamento do trabalho:

  1. Primeiro, você precisa medir o comprimento que deseja encurtar as calças, traçar uma linha, deixar uma margem de 3,5 cm e cortar a parte inferior da perna.
  2. Finalize a borda cortada com um ponto overloque ou ponto de cobertor.
  3. Costure a fita da calça ao longo da linha desenhada na parte da frente usando dois pontos à máquina. A borda superior da fita deve coincidir com a linha desenhada. Ao costurar à máquina, puxe o tecido e a fita levemente para evitar que o tecido da calça fique franzido.
  4. Dobre a borda inferior para o lado avesso de modo que a borda da fita da calça fique saliente em 0,1-0,2 cm e prenda a dobra com alfinetes.
  5. Vire as calças do avesso. Vire a parte inferior das calças para o lado direito, de modo que a borda dobrada da perna e a borda processada com o overlock fiquem para cima.
  6. Comece fazendo um ponto invisível no lado direito. Insira a agulha sob o ponto overlock, faça um ponto (não mais que 0,2 cm), traga a agulha de volta para fora e puxe a linha. Após 0,5 – 0,7 cm, use uma agulha para pegar 1-2 fios do tecido da perna da calça na dobra e puxe o fio.
  7. Continue trabalhando, puxando a linha levemente e constantemente. A costura deve ser uniforme e firme, mas sem puxar.
  8. Complete o círculo e prenda o fio.

Você também pode dobrar a parte inferior do jeans dessa maneira se não precisar manter a costura de fábrica. A fita de gorgorão costurada protegerá a borda da perna de desfiar.

Para anexar o patch

Para costurar um remendo, geralmente é usada costura à máquina, especialmente se o furo estiver em um local sujeito a estresse físico (abrasão, tensão).

Um ponto invisível feito à mão pode ser usado para costurar um remendo decorativo ou consertar um furo em um local discreto, após estudar as recomendações passo a passo na foto. Para fazer isso, você precisa selecionar um pedaço de tecido e linhas da mesma cor.

Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos
Costure à mão com ponto invisível para fixar o remendo

Este método pode ser usado para consertar roupas jeans infantis, o que permite o uso de elementos decorativos, remendos e apliques.

Como criar um ponto invisível pela frente:

  1. Corte um pedaço do tecido que seja maior que o buraco na roupa.
  2. Aplique pelo avesso e prenda com alfinetes ou ponto de alinhavo.
  3. Na parte da frente, comece a fazer um ponto corrente, que parece uma corrente de laçadas.
  4. Ao realizar um ponto corrente neste caso, a agulha deve ser inserida no tecido bem próximo do local de onde saiu. Faça os pontos curtos e não estique a linha.
  5. Depois de fazer o último ponto, retire a laçada e puxe o fio de trabalho. Todos os laços devem se esticar e pequenos pontos invisíveis devem permanecer na superfície do produto.

Outra técnica frequentemente usada no design de roupas é aplicar remendos decorativos nos cotovelos dos casacos. Neste caso, o remendo é costurado pela parte da frente.

O ponto principal é a preparação adequada do patch. Suas bordas devem ser dobradas uniformemente para o lado avesso. É melhor fazer isso com um ferro de passar. O remendo finalizado é fixado no local desejado e costurado com pontos invisíveis bem pequenos. Quanto mais cuidado o remendo for costurado, mais natural o item reparado ficará.

O método de costurar remendos na parte frontal pode ser usado para fixar apliques e listras de tecido em roupas.

Para eliminar buracos em jaquetas e outras roupas

Quando um corte ou rasgo em uma jaqueta não pode ser coberto com um adesivo decorativo, só há uma saída: costurá-lo com um ponto invisível. Muitas vezes as bordas do tecido são muito finas.

Para evitar rupturas repetidas no mesmo local, recomenda-se reforçar o tecido por dentro, colando-o com fita térmica especial.

Então siga as instruções:

  1. O trabalho deve ser feito pela parte frontal. Não dobre as bordas para dentro, mas desenhe uma linha ao longo da qual os pontos serão colocados, recuando 0,3 cm da borda.
  2. Usando uma linha forte da mesma cor da peça, comece a fazer pequenos pontos de acordo com o padrão de ponto invisível, sem puxar a linha, permitindo que ela fique sobre a superfície da peça que está sendo costurada em fileiras paralelas. Faça pontos de 1-2 mm de comprimento, puxe a linha perpendicularmente à linha do ponto e insira-a no tecido no lado oposto, no mesmo lugar.
  3. Finalize a costura, comece a puxar a linha com cuidado, juntando as bordas do furo. Tente fazer a costura o mais justa possível sem deformá-la. Traga a linha de trabalho para o lado avesso e prenda.
  4. Alise a superfície da costura passando-a através do tecido.

Para reparo de brinquedos de pelúcia

Os brinquedos das crianças muitas vezes rasgam e desfazem-se nas costuras. Eles são fáceis de consertar se você souber fazer um ponto invisível. O ponto invisível é feito à mão (fotos passo a passo são apresentadas mais adiante no artigo) usando o método frontal. Isso significa que o trabalho é realizado pela frente, com as bordas dos cortes de costura dobradas para dentro.

Se a peça a ser costurada tiver um furo, ela deverá ser primeiro unida. Para fazer isso, faça um ponto simples ao longo da borda com a agulha para frente, estique a linha e, assim, feche o furo. Prenda a abertura unida com alguns pontos cruz. Conecte as partes do brinquedo usando um ponto invisível.

Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos

Ao consertar uma costura reta simples, você precisa dobrar as bordas das peças dentro do brinquedo e fazer pontos de costura ocultos com uma linha forte que combine com o material.

Para conserto de calçados

O princípio de unir peças de calçados é o mesmo usado para costurar tecidos. O trabalho é feito pela frente com uma agulha fina e afiada. A peculiaridade das costuras dos sapatos é a densidade e o pequeno tamanho do ponto.

Costuras quebradas em sapatos de couro podem ser facilmente costuradas usando os furos feitos na fábrica como guia. Para fazer isso, você precisa inserir a agulha no espaço entre dois furos adjacentes. Depois de retirar a agulha, insira-a no furo mais próximo do lado oposto da costura.

As costuras dos sapatos têxteis são feitas de acordo com o padrão clássico de costura invisível. A linha é inserida alternadamente nas bordas das peças que estão sendo costuradas. Recomenda-se usar linha sintética forte para costura.

Para costurar detalhes em produtos de patchwork

Um ponto invisível reto é usado para fazer bainhas nas bordas de um produto, costurar acabamentos e processar elementos decorativos em patchwork. Para criar uma costura menos perceptível, as artesãs usam fios de seda.

Costura invisível feita à mão. Fotos, moldes para bainhas de calças, remendos, jaquetas, brinquedos

Os amantes de patchwork têm suas próprias sutilezas para fazer um ponto invisível. Por exemplo, eles prendem o fio não com um nó simples, mas com dois pequenos pontos colocados transversalmente. E a parte principal do ponto fica escondida dentro do tecido da bainha, trazendo a agulha para fora apenas para pegar 2 fios do tecido da frente do produto.

Dicas para fazer um ponto invisível

Costureiras iniciantes podem se interessar pelas seguintes dicas sobre costura e criação de ponto invisível:

  • Um ponto invisível pode ser usado para costurar e fazer bainha em qualquer tipo de tecido. Para maior comodidade, escolha uma agulha de um tamanho que seja confortável para fazer pontos pequenos.
  • Tecidos com estrutura solta e cores variadas são mais fáceis de processar com uma costura invisível do que tecidos densos, finos e de uma única cor.
  • A largura do ponto depende do tipo de produto. Quanto mais apertadas as peças precisarem ser costuradas, menor será o passo do ponto.
  • Você pode fazer uma bainha invisível na parte inferior de uma saia ou calça usando um fio de monofilamento incolor.
  • Para facilitar a costura, o comprimento da linha não deve ser maior que 60 cm. Fios longos ficarão emaranhados e formarão laços.
  • Para passar a linha facilmente por um orifício estreito, você precisa cortá-la em ângulo. Não há necessidade de arrancar o fio nem mordê-lo com os dentes.
  • É importante prender bem a linha no início e no fim da costura. Primeiro, faça um nó, ou 2 pontos cruz. Por fim, o fio é passado pelo laço feito e apertado formando um nó.
  • As pontas dos fios ficam escondidas no lado avesso.
  • Ao fazer a bainha ou costurar duas peças, você precisa ajustar a parte de baixo de modo que a costura não se mova ou deforme.

O ponto invisível é um companheiro indispensável para costureiras e agulhas. A costura manual não requer nenhum conhecimento especial, mas sua perfeição é alcançada com a experiência. Seguindo diagramas e fotos simples passo a passo, você pode aprender a fazer uma costura oculta, o que ajudará você a consertar roupas, brinquedos, encurtar jeans ou fazer a bainha de uma saia.

Autor: Maria Andryukova

Vídeo sobre ponto invisível

Como costurar uma jaqueta com ponto invisível:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho