Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Fazer um torniquete em crochê é uma atividade fascinante, que começa no momento de escolher contas de uma grande variedade de opções existentes e vai direto para o padrão decorativo.

O que você precisa para tricotar uma corda de miçangas

Para trabalhar você precisa preparar:

  • contas,
  • tópicos,
  • agulha,
  • gancho,
  • 1 clipe de papel,
  • acessórios e dispositivos para sua instalação (alicates, alicates de bico redondo).

Seleção de materiais e gancho

As contas variam de acordo com o fabricante, tamanho, formato e cor. Os melhores cordões ficam melhores quando feitos de contas redondas. Além disso, esse formato é ideal para artesãs iniciantes. As contas ficam uniformemente dispostas e o produto fica bonito.

Para determinar o tamanho das contas, você precisa lembrar que quanto menor o número, maior ele é.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Para seu primeiro trabalho, é melhor parar no tamanho 8/0. Não é difícil de trabalhar e a decoração ficará atraente. Costureiras experientes escolhem os tamanhos 10/0 e 11/0 para os arreios.

Contas do Japão e da República Tcheca são adequadas para joias. É suave e tem uma ampla gama de cores. A melhor opção em termos de preço e qualidade são as contas tchecas Preciosa ou Gamma. As lãs japonesas Toho e Miyuki também são adequadas para tricô, mas são uma opção mais cara. As contas chinesas têm um preço atrativo, mas são mal calibradas, por isso não são recomendadas para o trabalho.

Ao escolher as cores, você deve levar em conta que a cor das contas na embalagem pode muitas vezes não corresponder em nada à aparência que elas terão no fio. Isto é especialmente verdadeiro para contas transparentes ou aquelas com um centro colorido. Na embalagem parece muito mais escuro do que realmente é.

Em primeiro lugar, recomenda-se a utilização de contas opacas com superfície fosca, brilhante ou perolada.

Os cordões de crochê com miçangas (os padrões podem ser simples ou complexos) diferem no design pelo diâmetro do cordão e são divididos em tipos:

Tipos de arreios Número de contas de diâmetro, unid.
Espesso 15-20
Média 8-10
Afinar 4-6

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Itens finos geralmente são longos e feitos em uma cor ou em cores dispersas. Por exemplo, laços são decorações de pescoço em que o cordão não forma um círculo. Isso permite que você use sua imaginação ao usá-lo, amarrando-o de diferentes maneiras.

Pacotes grossos são um trabalho meticuloso que exige profissionalismo e paciência do mestre. Essas decorações se distinguem pela complexidade do padrão, pela multicoloração e pelos detalhes do padrão. O tipo mais comum de torniquete é o médio. O número médio de flores nelas é de 2 a 3.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Há muitos desses padrões na Internet e é aconselhável que costureiras iniciantes aprendam com eles. Para quem é novo no tricô com miçangas, não é recomendado usar a mesma cor de miçangas no trabalho, pois as carreiras vão se fundir, o que aumenta a probabilidade de erro. Ideal para tricotar com 2 ou 3 cores contrastantes.

Para fazer os arreios, utilize os seguintes fios:

  • Íris.
  • Floco de neve.
  • Canárias.
  • Violeta.
  • Monofilamento.

Qualquer linha de costura em um carretel também funcionará. Se forem muito finas, você pode tricotá-las em várias camadas.O ideal é quando a cor do fio combina com a cor principal das contas.

Mas muitos não seguem essa regra, já que fios translúcidos contrastantes podem criar efeitos de cores interessantes. Iniciantes devem escolher linhas de cores claras, como branco ou bege, pois as laçadas são mais visíveis e fáceis de tricotar.

A agulha tem uma função importante, pois a agulha certa reduzirá muito o tempo que leva para enfiar contas em um fio. Com a ajuda de uma agulha longa de 10 centímetros, as contas podem ser facilmente enfiadas em um fio se o tricô for de uma cor ou em uma dispersão de várias cores, quando não houver necessidade de seguir um padrão.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Se as contas forem enfiadas de acordo com o padrão, o que significa uma peça de cada vez, será inconveniente trabalhar com uma agulha maior que 6 cm.Os cordões de contas de crochê, cujos padrões são apresentados no artigo, são tricotados com nº 0,8 – 1. O tamanho desta ferramenta depende das preferências da costureira, da densidade do tricô, da espessura do fio e do tamanho das contas.

Muitas vezes, a necessidade de mudar o tamanho do gancho já é evidente no início do trabalho, quando há grandes espaços entre as contas ou, inversamente, elas estão muito pressionadas umas contra as outras.

Aula magistral sobre como fazer um cordão de contas simples em crochê

Para costureiras iniciantes, fazer um torniquete deve ser o mais fácil e claro possível, então você deve escolher duas cores de contas que contrastem entre si. Tamanho – 8/0.

Outros materiais necessários:

  • Fios de íris,
  • gancho,
  • tesoura,
  • agulha,
  • grampo.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Etapas do trabalho:

  1. Primeiro, você precisa calcular o número necessário de contas e o comprimento do fio. Para fazer isso, você precisa decidir o comprimento do cordão e o número de contas em seu diâmetro.

Para a master class, foi selecionado um torniquete de 7 cm de comprimento com 7 peças. contas de diâmetro. Este diâmetro corresponderá a 10 mm. Portanto, o comprimento final do fio:

7 cm * 7 peças. = 49 cm.

  1. Em seguida, você precisa amarrar 49 cm de contas no fio. O padrão é extremamente simples: fileiras alternadas de verde e branco. Isso significa que você deve enfiar contas alternadamente: 7 verdes, depois 7 brancas, depois verdes novamente e depois brancas.

Antes de começar a montagem, é aconselhável medir 49 cm de linha e prendê-la à bola com um clipe de papel. Isso permitirá que você faça um fio de contas bem-feito.

Após a montagem, o clipe de papel precisa ser removido, 0,5 m adicional de linha precisa ser medido e preso com o clipe de papel novamente, e as contas precisam ser movidas para mais perto do novelo, deixando apenas 10 ou 15 contas no início da linha para tricotar as primeiras carreiras. Ao tricotar, você sempre precisará segurar cerca de 15 contas na palma da mão.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

  1. O torniquete nesta master class é feito com meias colunas. A carreira começa com um ponto corrente. Ao tricotar a segunda laçada, você deve pegar uma conta e tricotá-la. As contas verdes restantes também são tricotadas.

Como resultado, você deve obter uma corrente de 7 contas. Depois disso, a corrente deve ser fechada em um anel. Se tudo for feito corretamente, as contas ficarão na parte externa do anel, e a base do fio ficará na parte interna.

  1. Para a segunda fileira, 7 contas brancas devem ser “preparadas” na palma da sua mão. Elas precisam ser tricotadas com meias colunas.

Para fazer isso, insira a agulha na parte de trás, sob a conta verde, use o dedo para mover uma conta branca e, pegando o fio atrás dela, puxe-o primeiro sob as contas da primeira fileira e, depois, através do laço localizado na agulha. Isso deve deixar 1 laçada na agulha.

As demais laçadas da carreira devem ser tricotadas da mesma forma, certificando-se de que o lado avesso seja composto apenas de fios e o lado da frente de miçangas. Também é importante controlar a tensão da linha. Se a tensão estiver incorreta, as contas cairão para fora da massa geral ou, ao contrário, cairão para dentro do feixe.

  1. A terceira carreira e as subsequentes são tricotadas de acordo com a descrição da segunda carreira. Você precisa tentar colocar as contas uniformemente uma sobre a outra. Neste caso, durante o processo de tricotar uma carreira, as contas serão colocadas verticalmente, e nas carreiras já tricotadas – horizontalmente. A qualidade do trabalho finalizado depende da atenção a esses detalhes.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

  1. Depois de atingir o comprimento necessário do cordão (7 cm), você precisa tricotar a última carreira com meias colunas, mas sem miçangas. Isso é feito para que as contas da penúltima fileira fiquem “colocadas” horizontalmente.

Em seguida, a linha é esticada e cortada. E o produto, dependendo da sua finalidade, é decorado com os acessórios necessários. No processo de trabalho em padrões simples, e especialmente nos complexos, podem ser cometidos erros relacionados à contagem de contas.

Abaixo estão as maneiras de eliminá-los:

  1. Removendo uma conta de uma corrente. Essa situação pode ocorrer se houver um erro na cor durante o padrão ou se, no meio do tricô, o cordão ficar irregular ou de baixa qualidade.
  2. Você pode remover uma conta desnecessária amassando-a com um alicate e, para não tocar ou cortar acidentalmente a linha, primeiro você deve inserir uma agulha na conta.
  3. Adicione a conta que falta. Se uma conta for perdida ou removida devido a um conjunto errado, a conta necessária deve ser simplesmente costurada no cordão finalizado. Para isso, no local onde será costurado, é preciso tricotar uma laçada sem miçangas, deixando assim espaço livre.

Ponto baixo

Para fazer um torniquete com bolinhas vermelhas você vai precisar de:

  • contas nº 10 – 4 cores,
  • fio,
Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral
Arneses de crochê com miçangas: padrões de ponto baixo
  • espessura do gancho 0,75 mm,
  • agulha,
  • esquema,
  • acessórios para o produto acabado (fecho, anéis, tampas, alfinetes, contas grandes).

Diagrama de chicote:

  • O diagrama mostra um relacionamento (padrão repetitivo). O número de repetições dependerá do comprimento pretendido do torniquete.
  • Este cordão manchado deve ter 39 cm de comprimento. De acordo com o diagrama, isso corresponde a 7 relações. Uma fileira – 25 contas.

Etapas do trabalho:

  1. É necessário enfiar as contas em um fio levando em consideração o padrão e o número de repetições.
  2. Você deve começar a tricotar fazendo uma corrente com alças de ar. Total – 25 voltas.
  3. As 3 primeiras carreiras devem ser tricotadas sem miçangas. Mais tarde, eles serão necessários para prender o chicote aos acessórios. As carreiras 2 e 3 devem ser tricotadas com pontos baixos.
  4. Em seguida, você precisa completar uma carreira tricotando contas com pontos baixos. Para fazer isso, mova as contas para perto do gancho com a laçada, use o gancho para pegar o fio através da laçada da fileira de baixo e puxe-o. Neste ponto o cordão já estará fixado. As duas laçadas formadas na agulha devem ser tricotadas.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

  1. As demais laçadas da carreira devem ser completadas da mesma forma. A 25ª conta será o fim da carreira. Neste caso, ele não deve ficar acima da 1ª conta, mas ao lado dela.
  2. Continue trabalhando de acordo com o padrão até que o comprimento do torniquete atinja 39 cm.
  3. As últimas 2 carreiras devem ser tricotadas com pontos baixos sem miçangas e, no final, arremate e corte o fio.

Para transformar o torniquete em uma decoração estilosa, você deve anexar os acessórios necessários:

  • As bordas do torniquete precisam ser processadas. Para fazer isso, coloque um alfinete na conta e costure cuidadosamente as pontas.
  • Depois você precisa colocar a tampa de fixação no pino. Parte do fio deve ser removida com um alicate, deixando uma ponta longa o suficiente para arredondá-lo em um anel.
  • Por fim, você deve prender o cadeado ao arnês.

Torniquete em coluna

Os cordões de contas de crochê (os padrões são fornecidos usando pontos de crochê e meio ponto alto) diferem não apenas na técnica de execução, mas também visualmente.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Por exemplo, isso é expresso na inclinação das contas no cordão acabado.A coluna é caracterizada por um arranjo diagonal. Ao fazer crochê com meia coluna, as contas ficam na horizontal.

Cordão de contas de uma única cor

Feixes de contas de crochê da mesma cor não exigem o uso de um padrão, então há menos chances de se confundir e cometer erros durante o trabalho. Para fazer esses feixes, você deve pegar um fio que combine com a cor das contas. A circunferência do produto costuma ser média ou fina, por isso a melhor opção de tricô é usar meias colunas.

Cordões de uma única cor podem ser usados ​​para fazer pulseiras, colares, mas mais frequentemente são usados ​​para fazer laços.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

A dificuldade em trabalhar com um laço é que ele geralmente é longo (até 1,5 m), então é preciso enfiar um grande número de contas. É difícil mover metros de contas ao longo do fio durante o trabalho.

Artesãs experientes recomendam colocar as contas uniformemente no fio e só então torcê-lo formando uma bola. Neste caso, você não precisará mover grandes volumes de contas por longas distâncias. Outro problema é que a longa corda tricotada fica torcida e interfere no trabalho posterior.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Há duas saídas para essa situação:

  • Dê um nó na ponta amarrada. Neste caso, após desamarrar, há risco de aparecerem vincos.
  • Periodicamente desenrole o torniquete na direção oposta. Isso é menos conveniente, mas não há risco de deformar o produto.

Cordão de contas estampado

Os arreios podem ter padrões simples, com 2 a 3 cores alternadas, e complexos. Para fazer essas decorações, você precisa saber ler diagramas de padrões. Existem vários programas nos quais você mesmo pode fazer moldes, calcular miçangas e fios. Todos eles fazem padrões semelhantes. Portanto, como exemplo podemos citar, por exemplo, o programa DB-Bead.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Este diagrama permite que você veja (da esquerda para a direita):

  • O primeiro desenho é o projeto do autor, a partir do qual o programa gera um diagrama.
  • Em seguida vem o padrão real, que você deve usar como guia ao tricotar. Este é o torniquete em sua forma desdobrada.
  • A imagem a seguir mostra como o torniquete ficará quando finalizado.
  • Os quadrados coloridos em todas as 3 imagens são um padrão. A partir deste diagrama fica claro que o padrão precisa ser repetido a cada 20 linhas.
Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral
Chicotes de contas de crochê com padrões: diagramas
  • No canto superior direito, as informações numéricas necessárias são indicadas: o número de contas em uma fileira (7 peças), o número de contas em um padrão (140 peças), o número de fileiras (20).
  • As colunas multicoloridas abaixo mostram a ordem em que as contas coloridas são amarradas em um fio. Você deve começar a digitar a partir do quadrado superior esquerdo e ir descendo, depois ir para a coluna à direita.

Cordão de contas com meias colunas e colunas

Às vezes, a aparência insuficientemente elegante do arnês está associada à escolha errada do tipo de tricô (coluna ou meia coluna). Iniciantes, para não cometer erros, devem seguir rigorosamente o diagrama e a descrição de como fazer um torniquete.

Artesãs experientes já conseguem levar em conta diversos fatores para escolher o tipo certo de tricô, como o diâmetro do cordão, o tamanho das contas e do fio. O tricô em coluna é usado em cordões de diâmetro grosso e permite criar padrões complexos.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Ao escolher tricotar com uma coluna em diâmetros pequenos, sobrará um grande espaço entre as contas, o que, obviamente, não deve ser permitido. Neste exemplo, ambos os cordões estão conectados com os mesmos fios e contas e têm o mesmo diâmetro, consistindo em 10 contas. Mas a amostra superior é feita com meias colunas, e a inferior é feita com colunas.

Caso tenha alguma dúvida sobre como tricotar um produto, é recomendável fazer uma pequena amostra de até 5 cm de comprimento antes de começar a trabalhar.

Cordão de contas com meia coluna

À medida que seu nível de habilidade em tricotar arreios aumenta, você vai querer dominar novas técnicas e efeitos originais para fazer produtos mais interessantes. Uma dessas habilidades úteis é aumentar e diminuir o diâmetro do cordão.

O aumento é feito tricotando duas laçadas em uma laçada da carreira anterior. Neste caso, a agulha deve ser passada por baixo dos dois fios da laçada inferior. Ambos os meios pontos altos devem ser feitos com miçangas.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Ao diminuir, duas laçadas da carreira anterior devem ser tricotadas com uma meia coluna com uma conta. Se o padrão for simples e a expansão for pequena, basta garantir que os laços adicionados e diminuídos sejam simétricos.

Em outros casos, para evitar erros, recomenda-se marcar com miçangas os locais onde haverá redução ou expansão do fio. Isso pode ser feito usando pequenos pedaços de papel.

Bordado de cordão de contas em uma corda - Técnica africana

Os arreios de contas de crochê, cujos padrões podem ser facilmente encontrados hoje em dia em qualquer variação, exigem que as artesãs conheçam os princípios básicos do tricô. O método africano de fazer joias é mais fácil de fazer, mas o resultado é igualmente impressionante.

A essência da técnica está em costurar contas densamente em um cordão regular ou corda grossa usando uma agulha.

Ao contrário de trabalhos anteriores, aqui não há necessidade de pré-enfiar as contas no fio de acordo com o padrão, o que significa que há menos chances de erro.

Para fazer um colar você precisará de:

  • contas,
  • corda,
  • linha ou linha de pesca,
  • agulha,
  • acessórios para joias.

Uma nuance importante é a escolha da corda. É preferível que o diâmetro seja de 5 a 8 mm. Um diâmetro menor tornará o trabalho mais difícil e ficará um espaço visível entre as contas. Um diâmetro maior é adequado para quem gosta de joias grandes.

Em termos de material, é melhor escolher um cordão com trança de algodão. É mais fácil bordar em uma trança assim – as contas ficam mais uniformemente dispostas. Além disso, uma vez concluído o trabalho, não haverá dificuldades para fixar as extremidades e os encaixes.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Etapas do trabalho:

  • Primeiro, você deve prender o fio ao cabo de qualquer maneira conveniente. Em seguida, contas são amarradas no fio. Podem ser algumas contas ou uma corrente de contas que dará várias voltas ao redor da corda. É importante lembrar que quanto menos contas você costurar por vez, melhor será a qualidade do trabalho.
  • A corrente de contas deve ser enrolada firmemente ao redor da corda. Para prender a corrente, você precisa prendê-la em vários lugares com linha. Para fazer isso, a agulha é inserida no cordão e puxada para fora através das últimas contas. Depois você precisa fazer um ponto cruz, costurando assim o fio na trança.

Esta fixação deve ser repetida ao longo de todo o comprimento da corrente costurada na direção do fim para o início.

  • Depois que a borda estiver costurada, você deve retornar ao local onde parou o trabalho, ou seja, primeiro levar a agulha alguns fios até o final. Depois passe a agulha por essas contas, costurando-as na trança.
  • Em seguida, você precisa continuar bordando na corda, alternando entre adicionar contas ao fio e prender a corrente de contas resultante na superfície do cordão.
  • Quando o torniquete atingir o comprimento necessário, o trabalho deve ser finalizado. Para fazer isso, o núcleo da corda deve ser cortado de 1 a 2 cm de ambas as extremidades do feixe. Coloque a trança no espaço resultante e aperte a ponta com linha. O torniquete está pronto. Só falta prender o fecho.

Outros padrões para tecer cordões de contas

Entre outros modelos populares de arreios de malha, podemos destacar o “Fur”.

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

O tricô deve ser feito como um cordão normal, mas para fazer “pelo” entre as laçadas você precisa tricotar uma laçada longa. Qualquer número de contas ou miçangas pode ser amarrado neste laço. Tudo é limitado apenas pela imaginação da costureira.

Uma grande variedade de padrões entre os arreios trançados com agulha:

  • "Mosaico".

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

  • "Quadrado".

Arneses de contas de crochê. Padrões, instruções de tecelagem passo a passo. Aula magistral

Um cordão tricotado com miçangas é uma decoração relevante e original, criada pelas mãos habilidosas de uma artesã, bem como com uma agulha de crochê ou uma agulha. Você pode criar moldes de arreios em programas especiais ou trabalhar com moldes prontos que as costureiras compartilham na Internet.

Autor: Vorobyova Nadezhda

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre cordões de tricô com miçangas

Arneses de contas de crochê - padrões:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho