Tricotando um colete a partir de um retângulo Um artesão experiente pode tricotá-lo em algumas noites livres. No século XVIII, essa parte do guarda-roupa era considerada masculina, e seu ancestral foi o colete.
A palavra "vest" é francesa. Historiadores sugerem que os primeiros coletes foram chamados assim porque eram usados por artistas de feiras, popularmente conhecidos como gilets.
Ferramentas e materiais necessários
Um colete retangular de malha é uma peça confortável para as noites frias de inverno. É quente, confortável e pode ser usado por baixo de quase tudo.
O colete, como essa parte do guarda-roupa também é chamada pelo povo, surgiu na Rússia em meados do século XVIII e era usado tanto por pessoas comuns quanto por ricos. Elas diferiam no material do qual eram feitas. Os camponeses, por exemplo, usavam coletes de malha, enquanto os nobres ricos preferiam coisas feitas de cetim ou veludo.
Marcas globais modernas oferecem aos fashionistas de ambos os sexos uma ampla seleção de coletes para todos os gostos, cores, estilos e orçamentos. Uma costureira iniciante também pode adicionar este item da moda ao seu guarda-roupa escolhendo um molde para um colete feito de um retângulo.
Para tricotar um colete, você precisa escolher um estilo, fio e agulhas de tricô do diâmetro apropriado. Por exemplo, para produtos de inverno, os especialistas recomendam escolher fios de lã e, para produtos leves de verão ou meia estação, fios respiráveis e finos. A primeira coisa que uma tricoteira precisa para bordar é fio. Sua seleção deve ser feita com cuidado.
Antes de comprar um novelo você precisa:
- Esmague em suas mãos.
- Considere a estrutura das fibras.
- Realize um teste de acumulação estática.
- Entenda a elasticidade do material.
- Sinta o cheiro do novelo.
- Leia as informações no rótulo.
Os especialistas recomendam pegar o novelo de lã que você gosta na palma da mão e amassá-lo levemente. Isso ajudará a determinar como o corpo reage ao material e quão agradável ele é ao tato. O colete geralmente é usado sobre algo mais leve, então o fio não deve ficar nem muito duro nem irritado.
Para entender a qualidade de um fio, você precisa observar a estrutura de suas fibras. Isso pode ser feito torcendo levemente a extremidade livre com os dedos. Se os componentes do fio forem uniformes, sem afinamento ou quebras, o material é de alta qualidade e o item feito com ele durará muito tempo.
Para criar peças de inverno, os especialistas recomendam usar fios com menor acúmulo de eletricidade estática. Para testar essa qualidade, você precisa prender a ponta livre da linha entre o polegar e o indicador e esfregá-la levemente. Se as fibras permanecerem uniformes e seus fios não voarem em direções diferentes, o fio não acumulará eletricidade estática.
Recomenda-se tricotar coletes de material elástico que estique o suficiente e tome o formato desejado da figura. O item também deve manter bem seu formato e não esticar após a lavagem. Para entender como o fio se comportará quando deformado, você precisa esticar sua ponta livre em diferentes direções com 2 dedos e observar a rapidez com que o fio retorna ao seu estado original. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor.
Você pode determinar se o fio contém elementos tóxicos segurando-o perto do nariz e cheirando-o. Material de alta qualidade quase não tem cheiro e, se houver odores estranhos, quase imperceptíveis, é melhor deixar o novelo de lado. Materiais tóxicos e de baixa qualidade podem causar alergias e outros problemas de saúde no futuro.
Você deve sempre ler as informações no rótulo ou na embalagem antes de comprar. Aqui o fabricante indica a composição do fio, seu peso e o comprimento do fio. Além disso, as instruções contêm uma dica sobre qual diâmetro de agulha de tricô é adequado para trabalhar com esse fio.
Esquemas com descrição de obras
Um colete retangular de malha se tornará um detalhe moderno no guarda-roupa de qualquer mulher ou homem. Além disso, você pode se sentir estiloso com ele em qualquer situação e circunstância.
A versatilidade do colete é que ele pode ser combinado com qualquer tipo de corpo e aparência. Existem modelos mais justos para mulheres com curvas e modelos mais volumosos para mulheres magras.
Os coletes podem ser tricotados em uma única peça ou ter um fecho, com costas alongadas ou bainha irregular. Algumas pessoas gostam que elas se ajustem ao corpo, enquanto outras preferem um ajuste mais solto.
Antes de tricotar um colete retangular, você precisa tirar medidas para descobrir o número de laçadas e o tamanho da peça.
O que medir | Como fazer isso |
circunferência do peito | o medidor percorre a parte saliente do peito e ao longo das omoplatas |
circunferência da cintura | o medidor circunda completamente a cintura acima dos quadris |
circunferência do quadril | o medidor percorre as partes mais convexas dos quadris e nádegas |
comprimento do produto | meça da cintura até o meio da coxa |
Quem não quer um colete longo, mas prefere modelos curtos, não precisa medir o último indicador, pois bastará tricotar o produto até a cintura ou um pouco acima do quadril.
Recomenda-se criar coletes com fios leves, de torção fina ou média. Esta peça de roupa feita de fibras grossas parece áspera, volumosa e pesada. Se o produto for projetado para o inverno, ele será usado por baixo de uma jaqueta ou jaqueta de plumas, então o volume definitivamente não será apropriado aqui.
No processo de tricô de coletes, são usadas alças frontais e traseiras, familiares a todos os tricotadores. Nos diagramas, as designações de padrões e abreviações em recomendações e descrições também são feitas com símbolos reconhecidos em nível internacional.
Os loops de borda são designados como "Ո" ou borda. A face frontal é sempre abreviada como "face". ou "лп", e denotam "Х" ou "I", e o purl - "изн." ou "ip", e é criptografado como "-".
O fio para adicionar pontos parece um “+” ou “nak”. Para reduzir o número de laçadas, tricote várias delas como uma só para a parede frontal ou traseira.
Na maioria das vezes, em padrões de tricô para criar coletes, você encontrará o ponto meia, onde todas as laçadas são tricotadas como laçadas frontais, e o ponto meia, onde todas as carreiras são formadas como laçadas traseiras. Roupas quentes são tricotadas em uma única cor ou várias cores são introduzidas.
O colete pode ser preso com um cinto, um botão ou gravatas podem ser presas a ele. Alguns modelos ficam espetaculares com um simples alfinete.
Modelos populares de coletes são:
- "Para iniciantes";
- "Lenços";
- "Universal".
Até mesmo uma artesã iniciante pode lidar com cada um dos esquemas mencionados acima. O colete era chamado de retângulo porque consiste em 1 ou mais tecidos de malha de um formato específico, cujo comprimento e largura determinam o estilo do produto.
Para iniciantes
O modelo de colete feminino para iniciantes permitirá que você tricote de maneira fácil e rápida uma peça de guarda-roupa da moda, com conhecimento mínimo de tricô. Para trabalhar, você precisará de um novelo de lã, agulhas de tricô separadas, uma agulha e uma tesoura.
Para tricotar um colete você mesmo, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô, por exemplo, 110.
- Tricotar a carreira após o início do trabalho com pontos tricô, sem esquecer do primeiro e do último ponto da borda.
- Comece a carreira 1 somente com pontos tricô.
- Trabalhe a carreira 2 da mesma maneira, usando apenas pontos meia.
- Tricotar 60 cm de tecido usando o ponto da superfície da frente.
- Prossiga para a formação simples do pescoço. Para fazer isso, na carreira da agulha de tricô, feche as 30 laçadas centrais e tricote o restante em ponto cetim.
- Monte o número de pontos que falta no centro da próxima carreira.
- Continue tricotando o tecido com a parte da frente por um comprimento de 60 cm.
- Feche as alças no final do trabalho.
- Costure as laterais do produto na altura desejada ou simplesmente prenda-as nas laterais com linha.
O produto final é experimentado, lavado, seco e usado, se necessário.
Lenços
Um colete pode ser tricotado a partir de um retângulo usando a técnica “2 cachecóis”. Neste caso, o produto é formado por várias peças longas iguais. Para tricotar, uma costureira precisará de fio, agulhas de tricô separadas e tesouras.
Para criar um item de guarda-roupa moderno, você precisa:
- Monte 60 pontos.
- Tricotar a primeira carreira depois de montar os pontos em tricô.
- Trabalhe a carreira 1 somente com pontos meia.
- Forme a carreira 2 seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar todas as carreiras ímpares como carreiras da frente.
- Crie todas as linhas pares seguindo o padrão.
- Feche as alças quando o produto atingir 1 m de comprimento.
- Continue criando uma segunda tela, idêntica à primeira. Repita a tecnologia de tricô completamente.
- Feche as laçadas quando o comprimento do “cachecol” for 1 m.
- Prossiga com a montagem do colete. Para fazer isso, dobre os cachecóis exatamente ao meio e costure as pontas de cada um.
- Coloque as peças do colete uma dentro da outra de modo que suas dobras caiam sobre os ombros da modelo e prenda as peças nos pontos de contato na frente e atrás.
O colete está pronto para ser experimentado e usado. Para quem deseja que o produto fique mais quentinho, é possível prender os cachecóis nas laterais com um fio. Se você quiser deixar o produto mais justo e elástico, você pode usar o molde “Elástico” com passo 2 ou 3 na hora de criar o tecido.
Universal
O colete universal é tricotado em uma única peça, e o trabalho começa pelo lado direito. O item é quente e adequado para ser usado em climas frios.
Para trabalhar, você precisará de fio, agulhas de tricô separadas e circulares e tesouras.
Para tricotar um colete feminino, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos, por exemplo, 111.
- Tricotar a carreira 1 somente com pontos meia.
- Forme as carreiras 2 e 3 somente com pontos tricô.
- Trabalhe a carreira 4, alternando 1 tricô, 1 plink, 1 tricô, tricô até os últimos 3 pontos, 1 tricô, 1 plink, 1 tricô.
- Tricotar as carreiras 5, 6, 7 e 8 da mesma forma que na carreira 4.
- Forme a carreira 9 tricotando 7 pontos tricô, uma laçada, 1 ponto deslizado, 1 ponto tricô, lace o ponto deslizado sobre o ponto tricô e tricote 10 pontos tricô. Termine a tira com uma laçada, 1 ponto deslizado, jogado sobre o ponto tricô e, em seguida, 6 pontos tricô.
- Tricotar as carreiras 10, 12, 14 e todas as carreiras pares em tricô.
- Comece a carreira 11 com 5 pontos tricô depois do ponto deslizado, depois alterne 2 pontos tricô juntos, laçada, ponto baixíssimo, tricô, laçada sobre o ponto deslizado e 7 pontos tricô. O padrão é repetido de 2 juntos em tricô para 7 em tricô até que restem 10 laçadas no final da carreira. Você precisa terminar a carreira com 5 pontos tricô.
- Crie a carreira 13, começando com 4 pontos tricô depois da borda e, em seguida, tricote passo a passo:
- 2 juntos em tricô;
- laçada, tricô, laçada, deslizado, tricotado, laçado de deslizado para tricotado;
- laçada, tricô, laçada, deslizado, tricotado, laçado de deslizado para tricotado;
- 5 tricô, 2 tricô juntos, laçada;
- repita o relatório de 1 frente para o laço;
- termine a carreira com pontos tricô.
- Tricotar a carreira 15, começando depois da orla com 3 laçadas frontais, mais passo a passo:
- 2 juntos em tricô, laçada;
- 2 juntos em tricô, laçada;
- frente, laçada, deslizado, laço em malha, frente, deslizado, frente, laçada deslizado, laço, 3 frente, 2 juntos frente, laçada (esta é uma repetição);
- termine a carreira 3 com pontos tricô.
- Comece a carreira 17 com uma laçada depois do ponto da borda. Próximo passo a passo:
- 4 malhas, 2 malhas juntas, laçada, 1 malha;
- 2 malhas, laçada, deslizar, tricotar, laçar no tricotado;
- 2 malhas, laçada, ponto baixo, tricô, laço;
- tricô, 2tj, laçada;
- tricô, 2tj, laçada;
- você precisa terminar a carreira com 4 pontos tricô.
- Crie a carreira 19, fazendo depois da borda 3 pontos meia, 2 pontos meia juntos, laçada, 2 pontos meia. Próximo passo a passo:
- 3 malhas, laçada, deslizar, tricotar, laçar no tricotado, 3 malhas, 2 malhas juntas, laçada, 2 malhas (esta é a repetição);
- termine a carreira 3 com pontos tricô.
- Tricotar a carreira 21, começando com 3 pontos meia depois do ponto da borda. Próximo passo a passo:
- 2 malhas juntas, laçada, 2 malhas;
- 3 malhas, laçada, retire 1, tricote, lace sobre a malha, 3 malhas, 2 malhas juntas, laçada, 2 malhas (essa é a repetição);
- termine a carreira 3 com pontos tricô.
- Comece a carreira 23 com 5 pontos tricô depois do ponto de borda. Próximo passo a passo:
- laçada, deslizada, 2tj, laço de deslizado para tricotado, laçada, 4t;
- laçada, passe 2tog em tricô; laço, laçada, 4 malhas;
- termine a carreira de acordo com as alças do padrão descrito acima.
- depois, faça uma laçada, remova 1 ponto, tricote 2 juntos, coloque o ponto removido sobre o ponto tricotado, faça uma laçada, tricote 4. Repita o relatório até o final da carreira.
- Crie a carreira 25, começando com 6 pontos tricôs após o ponto de borda. Em seguida, faça a laçada, retire 1, tricote, lace, 4 tricôs. Não mude o tricô até o final da tira.
- Trabalhe a carreira 26 em ponto tricô.
- Repita o trabalho das carreiras 9 a 26 mais uma vez.
- Tricotar o restante do tecido com a parte da frente até uma altura de 45 cm.
- Comece a criar a cava. Para fazer isso, tricote 32 laçadas, feche as próximas 42 e tricote as restantes em ponto meia.
- Tricotar 37 pontos em ponto meia, depois montar 42 pontos e tricotar a carreira até o fim.
- Continue moldando a cava até que ela meça 51 cm a partir das alças fechadas.
- Faça a cava 2 da mesma forma que a 1.
Finalize o trabalho amarrando a cava. Para fazer isso, monte 97 pontos, feche-os e faça 2 carreiras de pontos tricô. No processo de criação do produto, não se esqueça do primeiro ponto da borda removido e do último ponto tricotado em tricô.
Segredos para Iniciantes
Não é difícil tricotar um colete a partir de um retângulo com agulhas de tricô. Para criar uma peça de guarda-roupa original, você precisa escolher fios que não desbotam. Para testar a solidez da tinta do material, molhe a ponta e prenda-a entre dobras de tecido branco. Depois de algum tempo, verifique se a tinta desbotou.
Também é importante escolher um material que não encolha. Neste caso, você precisa procurar na etiqueta o fio marcado como “anti-pilling”. Fios dessa qualidade são menos propensos à formação de bolinhas nas fibras da superfície quando desgastados.
Você também precisa abordar cuidadosamente a seleção do diâmetro da agulha de tricô. Para fazer isso, faça um furo no papel com uma ponta e passe um fio por ele. Se não ceder, passar livremente e não prender, o diâmetro da ferramenta foi selecionado corretamente. Além disso, ao usar agulhas de tricô circulares, você precisa se certificar de que a conexão entre a ponta e a linha seja suave para que o fio não fique preso enquanto você trabalha.
É interessante tricotar um colete a partir de um retângulo com agulhas de tricô. Aqui você pode mostrar sua imaginação e adicionar seu toque pessoal a um item padrão.
Colete Retângulo Vídeo
Quadrado + retângulo. Colete, túnica, capa: