Prático e elegante jaquetas femininas sem mangas de malha confortável e adequado para usar tanto em casa quanto no trabalho. Mais adiante no artigo são apresentados moldes de modelos modernos e simples feitos com agulhas de tricô.
O que você precisa para tricotar um colete com agulhas de tricô
Para criar uma jaqueta sem mangas, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- fio de lã hipoalergênico;
- agulhas de tricô;
- plano de trabalho passo a passo;
- linhas com agulha;
- decoração;
- um fecho em forma de zíper ou botão.
Calculando o fio pelo número de agulhas e espessura da linha
Para determinar a quantidade de fio para um produto, uma amostra aproximada é tricotada usando os materiais e ferramentas que serão usados para criar o modelo inteiro.
Seu tamanho aproximado com o rapport deve ser de 20-30 laçadas por 10-12 carreiras. A amostra resultante é medida com uma régua ou fita métrica e o número de voltas em 1 m². é determinado. ver. A largura do exemplo corresponderá ao número de laçadas em 1 cm de qualquer uma de suas carreiras. Medindo o comprimento da borda vertical do amostrador, determina-se o número de linhas em 1 cm.
Em seguida, o número de linhas ou voltas é dividido pelo comprimento do lado da amostra em cm. Em seguida, a amostra é desenrolada e o comprimento do fio é medido. O número resultante é dividido pelo número de metros quadrados. veja exemplo. O resultado será o comprimento exato de linha para completar 1 m². ver produtos. Depois disso, a área de tudo é calculada e multiplicada pelo resultado obtido no passo anterior.
A amostra é passada no tecido imediatamente antes de todas as medições. Se o molde estiver solto ou vazado, a amostra não será passada a ferro. O amostrador, tricotado com elástico, terá que ser esticado um pouco.
O cálculo do fio também pode ser feito decodificando as informações das etiquetas nos fios. Um número sempre representa a espessura e o outro representa o número de fios no novelo. O comprimento correto do fio é encontrado dividindo o 1º número pelo 2º.
Moldes para coletes femininos
Antes de tricotar um colete feminino, familiarize-se com os padrões dos seus designs. Suas descrições são sempre fáceis e intuitivas.
Clássico (xale)
O diagrama para esse padrão é o seguinte:
- para ponto meia: em pessoas. fileiras - pessoas. laçadas, carreiras em meia - laçadas em meia;
- para ponto meia: em pessoas. carreiras - meia. laços; linhas de dentro para fora - pessoas. laços;

- elástico: alças frontais e traseiras alternadas;
- densidade de tricô: 14 laçadas e 16 carreiras equivalem ao tamanho de 10 por 10 cm.
Tranças
As tranças geralmente são combinadas com o padrão principal e o ponto meia.
Deveria ficar algo parecido com isto:
- Ponto meia: nas carreiras da frente e de trás, todas as laçadas são tricotadas em meia.
- Ponto meia: pontos meia em pontos meia. carreiras e laçadas em meia. linhas.
- Padrão básico: da 1ª à 5ª carreira tricotar com a superfície da frente; 6ª carreira – pontos tricô; 7ª e 8ª carreiras – ponto meia. Então o padrão é repetido.
- Tranças: 12 laçadas + 6 adicionais na 1ª carreira. Execute de acordo com o padrão da 1ª à 10ª carreira. Repita do 3º ao 10º.
- Densidade de tricô. Padrão básico nas agulhas de tricô nº 5: 16 laçadas e 22 carreiras iguais a 10x10 cm; tranças: 18 laçadas idênticas de 8 cm.
Um colete feminino, tricotado com agulhas de tricô, tem muitas opções que qualquer artesã pode fazer. No outono, esse item de guarda-roupa proporcionará calor adicional e, na primavera, ajudará você a trocar rapidamente por roupas mais leves.
Conchas
Instruções gráficas e sua descrição:
Os laços devem ser múltiplos de 8+5+2 laços de borda. Repita das carreiras 1 a 12. Densidade: 25 laçadas e 28 carreiras equivalem a 10x10 cm.
Instruções passo a passo para iniciantes sobre como tricotar um colete feminino
Um colete feminino de malha renova seu visual. Jaquetas sem mangas são uma salvação em climas frios e ventosos. Vários modelos podem ser combinados com outros itens e também decorados, por exemplo, com pele ou renda.
Padrão de tricô
Para um padrão com medidas tomadas, meça:
- largura das costas;
- comprimento do modelo (ML);
- circunferência do pescoço (NC);
- circunferência do tórax (CG).
No papel, desenhe um retângulo com altura igual a DI e comprimento igual a OG. Uma linha vertical é desenhada no centro da figura. Para calcular a profundidade da cava, subtraia a largura das costas da meia circunferência do peito e divida o valor resultante por 2. A altura da cava é calculada usando a fórmula: OG/6+5. As medidas resultantes são transferidas para o desenho, conectando os recortes das cavas com linhas arredondadas.
Em seguida, construa o braço, dividindo o OS por 3. No meio do retângulo, meça metade do resultado obtido em ambos os lados da vertical. O decote é levantado 2 cm e conectado ao ombro, e seu recorte é conectado ao topo do retângulo por meio de uma linha arredondada. Depois de realizar todas as manipulações acima, você obterá um molde para a parte de trás do colete.
Os moldes dos painéis frontais são feitos de forma semelhante ao formato das costas, mas sem desenhar o decote, já que ele é calculado para essas partes usando uma fórmula diferente: OSH/6+2. O número resultante de cm é medido a partir do nível do decote e conectado circularmente ao centro do molde.
Tricotando as costas
A criação de um colete feminino com agulhas de tricô começa com o tricô das costas.
Passo a passo:
- A partir das alças coletadas, tricote um padrão com canelado (2 frontais, 2 traseiros) de 4 cm.
- O trabalho posterior é feito com a superfície frontal ou com o padrão necessário, de acordo com o padrão.
- Ao atingir o nível das cavas, começam a fazê-las, diminuindo as laçadas de ambos os lados a cada 2ª carreira. O comprimento restante é tricotado em linha reta.
Prateleira direita
Descrição do trabalho no lado direito do colete:
- Os pontos montados são tricotados com elástico 1/1 por 5 cm.
- Até uma altura de 30,5 cm, siga o padrão de acordo com o esquema: ponto meia – 15 p., repetir – 25 p., 17 p. da frente.
- Quando atingir a altura desejada, feche 6 ms/pts para a cava do lado esquerdo e depois 8 vezes 1 m/p em cada 2ª carreira. e 1 vez 1 p em cada 4ª carreira. O trabalho continua de acordo com o desenho, como antes.
- Quando atingir 53 cm de altura a partir da parte inferior, para o ombro, feche 8 ms/pts em cada 2ª carreira. Três vezes.
Prateleira esquerda
A prateleira da esquerda é tricotada em imagem espelhada à da direita.
O diagrama está acima.
Conjunto
Todas as partes finalizadas do colete são colocadas frente a frente e as costuras laterais e dos ombros da peça são conectadas usando um gancho ou agulha e linha. Este trabalho é feito apenas pela parte de trás, não pela parte da frente.
Encadernação de pescoço
Após a montagem do colete, a gola e a cava são feitas em crochê ou tricô.
Iniciantes podem fazer isso usando o padrão de nervura 1/1:
- Do topo do pescoço, a partir da fileira localizada imediatamente abaixo da borda, são puxadas laçadas ao longo de toda a peça.
- A partir dessas alças e fios do novelo, tricote um elástico de 2-3 cm. Em seguida, as laçadas são fechadas e o fio é escondido no lado avesso.
- As cavas são tricotadas da mesma forma que o decote.
Como amarrar e prender um capuz
O elemento protetor e decorativo de um colete feminino, o capuz, é tricotado da seguinte maneira.
Passo a passo:
- Primeiro, determine o número de voltas necessárias para completar a peça. Isso é feito contando as laçadas do pescoço dos painéis frontais e das costas.
- Em seguida, as laçadas são lançadas nas agulhas de tricô, sem esquecer as extras para a barra, e um retângulo é tricotado com o padrão desejado.
- Para medir o comprimento de um retângulo, calcule a distância das vértebras cervicais na altura dos ombros até o topo da cabeça. Adicione mais 5 cm ao resultado.
- Depois de tricotar até um determinado comprimento, as alças são fechadas e as bordas são costuradas.
- O capuz finalizado é costurado ou tricotado no colete.
Tricotando um colete com padrão vazado passo a passo
Colete feminino, tricotado com agulhas de tricô, universal. Este item confortável fica ótimo com qualquer calça ou saia.
Para tricotar um colete vazado até o tamanho 42, pegue:
- 0,5 kg de fio de algodão cor oliva;
- agulhas de tricô circulares nº 5;
- agulhas de tricô padrão nº 5.
Padrões de tricô:
- Ponto tricô (laçadas da frente nas carreiras de trás e laçadas de trás nas carreiras da frente).
- Ponto frontal (laçadas frontais nas carreiras da frente e laçadas traseiras nas carreiras de trás).
- No elástico, as laçadas devem ser múltiplos de 4 + 2 laçadas de borda.
- Carreiras da frente: borda, *frente, 2 tricô, frente*. Repita a partir da borda *.
- As carreiras em meia são tricotadas de acordo com o padrão.
- Motivos vazados: as laçadas devem ser múltiplos de 26 + 2 laçadas de borda. O tricô é feito de acordo com um padrão em que apenas as carreiras da frente são visíveis. No lado avesso, todas as laçadas e laçadas são feitas em tricô. Entre as bordas, repita o padrão das carreiras 1 a 40.
- Densidade: 14,5 laçadas e 24,5 carreiras equivalem a 10x10 cm.

Execução reversa:
- Monte 82 pontos para tricotar 10 cm em ponto canelado. Na última carreira, diminua 2 laçadas.
- Em seguida, são tricotados motivos vazados.
- Após 144 carreiras (59 cm) do elástico para os chanfros dos ombros, feche 7 laçadas em ambos os lados e em cada 2ª carreira 4x6 laçadas.
- Na 146ª carreira a partir do elástico, feche as 8 alças do meio para o pescoço. As 2 partes resultantes são finalizadas separadamente.
- Na parte interna, em cada 2ª carreira, feche as alças 1×3 e 1×2 para fazer um arredondamento.
- O trabalho está finalizado após 152 carreiras a partir do elástico.
Um colete de malha feminino é algo adorado por mulheres jovens e maduras.
Os primeiros preferem modelos simples e criativos, enquanto os últimos preferem peças volumosas com padrões vazados. Fáceis de usar, os casacos sem mangas são adequados para looks do dia a dia e do trabalho.
Execução da prateleira esquerda:
- Monte 42 pontos e tricote em ponto canelado até uma altura de 10 cm. Na última carreira de tricô, diminua 3 pontos.
- Até um comprimento de 43,5 cm, tricotar um padrão vazado: 1 borda, laçadas antes da repetição, 1 repetição, laçadas depois dela, 1 borda.
- Após 106 carreiras do elástico para o decote chanfrado, feche 1 laçada à esquerda e em cada 6ª carreira 7×1 laçada.
- À direita, faça um chanfro no ombro semelhante ao da primeira peça do casaco.
- O trabalho é concluído na altura das costas.

A prateleira direita é tricotada simetricamente em relação à esquerda. As partes acabadas do colete vazado são costuradas, reunindo-as em um único modelo. As bordas e a gola do produto são tricotadas com ponto frente e verso, formando assim uma tira bem definida.
Colete longo
Ao tricotar coletes longos, tenha em mente que:
- os bolsos devem ser decorativos;
- os padrões de trança exigem mais fios e tempo;
- modelos simples parecem mais interessantes do que os complexos;
- Quanto mais grossas as agulhas de tricô e o fio, menos linha e tempo serão necessários para criar as peças.

Para um colete longo e prático você precisará de:
- Fecho de correr na gola;
- agulhas de tricô nº 4 e nº 5;
- fio de lã.
O colete é tricotado em ponto meia e canelado 2/2:
- Execução das costas. Nas agulhas de tricô nº 4, tricote 12,5 cm com um elástico 2/2 a partir de 88 laçadas. Em seguida, eles são reduzidos uniformemente para 80. Tendo atingido um comprimento de 30 cm, são feitos furos para o cinto: de uma bola, são tricotadas 21 laçadas frontais e 3 traseiras, da 2ª - 3 traseiras e 26 frontais, da 3ª - 3 traseiras, 21 frontais. Após 5 cm desse tricô, as laçadas são reunidas novamente.

Quando atingir 45 cm de comprimento a partir do elástico, feche 1×8 laçadas em ambos os lados para as cavas e diminua uma laçada 4 vezes em cada 2ª carreira. Quando as cavas atingirem 25 cm de comprimento, em cada 2ª carreira dos chanfros dos ombros, feche 3 laçadas 3 vezes. Os laços restantes são fechados depois disso.
- O painel frontal é tricotado como as costas, até as cavas. Para eles, a um comprimento de 45 cm do elástico, 8 laçadas são fechadas em ambos os lados e uma laçada é diminuída em cada segunda carreira 4 vezes. Ao mesmo tempo, para a fixação, o produto é dividido ao meio na parte superior e cada parte é tricotada separadamente.

As últimas 2 laçadas do decote são tricotadas em ponto meia, e as demais em ponto meia. Quando as cavas atingirem 19 cm de comprimento, para a abertura do decote na parte interna, separe 9 laçadas e diminua 1 laçada 7 vezes em cada carreira e 1 laçada 3 vezes em cada 2ª carreira. Os chanfros dos ombros são feitos da mesma forma que na parte anterior.
- O colete é montado unindo seus componentes acabados com costuras laterais e nos ombros.

- O pescoço é processado da seguinte maneira: ao longo do decote, 9 laçadas reservadas são montadas com agulhas de tricô nº 4, 19 laçadas são montadas pela frente, 36 laçadas são montadas pelas costas ao longo do decote, 19 laçadas são montadas pela frente e novamente 9 laçadas reservadas. Como resultado, você deve obter 92 loops. Eles são usados para tricotar uma gola usando um padrão elástico 2/2. Quando atingir 10 cm de altura, mude para as agulhas de tricô nº 5 e tricote mais 13 cm. Depois feche os laços.
- Em seguida, as cavas são processadas e um zíper é costurado.
- Eles tricotam um cinto e o inserem nas fendas do colete. Descrição da criação do elemento: montar 16 laçadas nas agulhas de tricô nº 4, tricotar com um elástico 1/1 até um comprimento de 146 cm.

Jaquetas de malha sem mangas substituem com sucesso suéteres ou são componentes de ternos clássicos. Elas podem ser feitas com agulhas de tricô ou costuradas. Para costureiras iniciantes, são oferecidas master classes inteiras sobre como criar coletes originais de forma independente. Mulheres mais experientes nesse assunto usam esquemas mais complexos.
Colete volumoso
Para um colete volumoso tamanho 44, use:
- agulhas de tricô nº 5.5;
- agulhas de tricô nº 4.5;
- 600 g de fio de lã verde.
Padrões para uso:
- elástico 2/2;
- ponto meia;
- ponto meia;
- areia: um número ímpar de laçadas são tricotadas de acordo com o padrão nº 1, repetindo a 1ª e a 2ª carreiras; densidade: 15 laçadas e 20 carreiras equivalem a 10x10 cm;
- trança: 24 laçadas são tricotadas de acordo com o padrão nº 2. Faça 1 vez da 1ª à 12ª carreiras e repita da 3ª à 12ª carreiras; densidade: 24 laçadas e 4 tricô equivalem a 10 cm.
Detalhe das costas:
- A partir de 68 laçadas, tricote 18 carreiras com um padrão elástico 2 por 2 usando agulhas de tricô número 4.5, adicionando uniformemente 9 pontos nas carreiras finais.
- Passando para o número 5.5, tricote com padrão areia.
- Em 116 p. da parte inferior para os chanfros dos ombros, feche em 2 pontas em cada. 2ª carreira 4 pts, depois 4×5 pts.
- Com a terceira diminuição para a abertura do pescoço, feche as 25 alças centrais e finalize as 2 partes resultantes separadamente.
- Na próxima 2ª carreira, para arredondar, feche 2 ms/pts de dentro para fora.

Execução frontal:
- A partir de 68 pontos no número 4.5, tricote 18 carreiras. com um padrão elástico 2 x 2. Ao mesmo tempo, 20 pontos são adicionados uniformemente no final das carreiras.
- Em seguida, tricote com o número 5.5: ponto da frente, 30 pontos de padrão areia, 2 pontos de ponto tricô, 24 pontos de trança, 2 pontos de ponto tricô, 30 pontos de padrão areia. Em 114 p. da parte inferior para a abertura do pescoço, feche 28 ms/pts no centro e complete os componentes resultantes separadamente.
- Feche o lado interno para obter uma redondeza em cada um. 2 pág. primeiros 3 pts, depois 2 pts, depois 1 pt.
- Em ambos os lados, faça chanfros nos ombros, como nas costas.
Fazendo as tiras para as cavas e gola:
- Usando agulhas de tricô número 4.5, tricote 8 carreiras para as cavas. Padrão elástico 2x2, 98 pts. e adiá-lo.
- Para a gola, são feitas 50 carreiras com um elástico 2 por 2 a partir de 110 pontos e reservadas. Para isso, utilize agulhas de tricô número 5.5.

Para montagem:
- Conecte as costas e a frente nas laterais e ombros.
- A gola é costurada no decote, e as tiras das cavas são costuradas nos ombros.
- Os últimos 13 cm da costura da gola, chamada de Loop to Loop, são feitos na parte da frente da peça.
- As tiras das cavas são fixadas nas mangas, a 30 cm dos ombros.
Sempre na moda e relevantes, os coletes há muito tempo conquistaram um lugar de destaque nos corações e guarda-roupas dos fashionistas. Jaquetas de malha sem mangas são fáceis de criar looks diferentes. Modelos feitos com agulhas de tricô e usando padrões simples são adequados para mulheres de qualquer constituição física.
Autor: tanyda
Vídeo sobre tricô de coletes femininos
Colete feminino tricotado com agulhas de tricô: