Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

Um gorro é algo indispensável para um bebê recém-nascido. Feito com agulhas de tricô usando padrões simples e fios lindos, esta peça de roupa se tornará um acessório aconchegante para uma criança.

Escolhendo fios e agulhas de tricô para tricotar um gorro

Cuidar da saúde do bebê é a principal questão que preocupa as jovens mães. Bebês recém-nascidos têm termorregulação instável. Por isso, para se manterem aquecidas, as crianças recebem um gorro especial, macio e com amarrações, desde o nascimento.

Você pode comprar um chapéu infantil ou tricotá-lo você mesmo. Para fazer um gorro com suas próprias mãos, primeiro você precisa escolher o fio certo. O conforto e a tranquilidade do bebê dependem da qualidade dos fios.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosMuitas empresas produzem uma linha especial de fios para crianças. Na maioria das vezes, esse fio atende a todos os requisitos necessários.

O fio para crianças deve ser:

  • macio (não espinhoso);
  • hipoalergênico (tratado com corantes de alta qualidade e feito de fibras naturais);
  • respirável (permeável ao ar e não retém umidade);

A escolha do fio também depende da estação. Algodão, linho, viscose e fios mistos são adequados para o verão. Para a estação fria, você pode escolher fios de lã ou semilã com adição de fibras de viscose ou elásticas. Um gorro pode substituir um chapéu leve em climas frios se você usar um gorro fino de algodão por baixo.

Crianças com pele sensível precisam de atenção especial. É importante que eles escolham o fio com mais cuidado., pois sua pele é muito sensível a fibras duras e espinhosas e a corantes de baixa qualidade. Recomenda-se começar a tricotar com modelos leves. Nesse caso, o processo criativo não levará muito tempo e o resultado será prazeroso.

Escolhendo uma cor para menina, menino

Existe moda tanto para adultos quanto para crianças. Até os bebês podem ter um visual estiloso e moderno. Vale ressaltar que o gorro pode ser um chapéu quentinho ou um elemento da roupa formal ou casual do bebê. Por isso, a escolha da cor do acessório deve estar em harmonia com a roupa da criança.

Tanto para meninos quanto para meninas, desde bem pequenos, você pode escolher qualquer cor brilhante. No entanto, tradicionalmente, as cores das roupas de bebê variam. Para os meninos, são escolhidas cores escuras mais suaves ou tons neutros. Pode ser marrom, cinza, azul, verde, cores azuis e suas combinações.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosAs roupas para meninas são mais variadas e podem ser feitas em diversas cores. Mais frequentemente, gorros de cores claras com padrões vazados, decorados com flores, laços e outros elementos decorativos são tricotados para pequenas fashionistas.

Tabela de tamanhos de chapéus para recém-nascidos

A principal medida para criar um chapéu é a circunferência da cabeça.. Essa medida é a base para escolher o tamanho do chapéu. Para medir a cabeça do seu bebê, coloque uma fita métrica ao redor da cabeça, acima da linha da sobrancelha e ao longo da parte mais proeminente da parte de trás da cabeça.

Outras medidas importantes:

  • Circunferência ao redor do oval do rosto. A medição é feita colocando uma fita métrica ao redor do rosto, movendo-a levemente em direção ao topo da cabeça.
  • Profundidade da tampa. Medida da base do crânio, passando pelo topo da cabeça, até o ponto entre as sobrancelhas.
  • Largura traseira. Medida do lóbulo de uma orelha ao lóbulo da outra, passando pela linha central na base do crânio.

A tabela a seguir mostra dados médios para crianças de diferentes idades, do nascimento até 1 ano:

Idade Circunferência da cabeça (tamanho)
recém-nascido 36 cm
3 meses 40 cm
6 meses 44 cm
9 meses 46 cm
12 meses 47 cm

Ao escolher o tamanho certo, é melhor tricotar o produto com algum espaço extra, pois a cabeça do bebê cresce rápido e depois de 2 meses o gorro pode ficar muito pequeno.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosPara garantir um ajuste confortável na cabeça de um boné maior, você pode usar dispositivos para reduzir temporariamente o volume interno do boné. Na maioria das vezes, um pequeno alfinete é feito na coroa e preso com decoração na forma de um broche, pompons ou cordões decorativos.

Moldes para capotas

Os produtos para bebês variam em finalidade. Modelos elegantes podem ser feitos com padrões vazados ou em relevo. Modelos simples do dia a dia são tricotados em ponto meia, frente ou verso.

Muitas vezes, os padrões são combinados no trabalho, fazendo a parte principal do chapéu com ponto cetim e a parte decorativa com tricô vazado. Um padrão conveniente e confortável para produtos infantis é o elástico, que se distingue pela sua elasticidade e é feito por alças frontais e traseiras alternadas.

Exemplo para cálculo de laçadas e fios

Um gorro de tricô para recém-nascidos (os padrões de tricô e o consumo de fio diferem para modelos vazados e quentes) é tricotado usando padrões simples baseados no tamanho da cabeça da criança.

Para tricotar, você pode pegar qualquer molde de uma revista, transferi-lo para um tecido e tricotar um gorro, aplicando o molde em branco ao molde de papel. Você também pode usar padrões e master classes sobre gorros de tricô com cálculos de laçadas precisos.

Para fazer um chapéu você mesmo, você precisa calcular o número necessário de laçadas para um fio específico e uma certa densidade de tricô.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosA densidade do tricô depende da espessura do fio e das agulhas de tricô selecionadas. O tamanho ideal das ferramentas de tricô deve ser 1 mm maior que o diâmetro dos fios. Normalmente, o tamanho das agulhas de tricô necessárias para o trabalho está indicado na embalagem do fio.

A fórmula para calcular loops é muito simples. Você precisa tricotar uma amostra medindo 10 por 10 cm e contar o número de laçadas incluídas em 1 cm. Com base nos dados obtidos, você pode descobrir quantas laçadas precisa montar para tricotar um gorro infantil.

Por exemplo, se houver 5 laçadas em 1 cm da amostra, para descobrir quantas laçadas você precisa montar para tricotar um pedaço de tecido de 20 cm, você precisa multiplicar 20 cm por 5. Assim, para tricotar um pedaço de tecido de 20 cm, você precisará montar 100 laçadas.

Ao tricotar uma peça vazada, é preciso tricotar uma amostra usando o padrão selecionado e fazer um cálculo.

É importante saber o consumo de fio para o trabalho. Se você quiser tricotar um modelo de revista, mas usando um padrão diferente, é preciso levar em conta o consumo. Para tricô de alívio, você precisa adicionar 25% de fio; para um produto vazado, subtraia 10% do consumo estimado de material.

Master Class de Tricô

Um gorro de tricô para recém-nascidos (diagramas e descrições passo a passo são apresentados mais adiante no artigo) pode ser tricotado usando 2 opções clássicas e decorado de acordo com seu gosto. O gorro do bebê deve ser o mais confortável possível, com o mínimo de costuras levantadas, já que o bebê passa a maior parte do tempo deitado.

Sem costura

Este modelo é adequado para as crianças menores. Não tem costuras e é tricotado em uma única peça.

Para trabalhar você precisará de:

  • Fio misto de algodão com adição de fios de lavsan ou elásticos (densidade 160 m por 50 g) - 1 novelo.
  • Agulhas de tricô retas ou circulares tamanho 3-3,5 mm.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

Para tricotar você precisará de:

  1. Tricotar a parte da frente do gorro montando 60 pontos e tricotando 9 carreiras com um padrão elástico 1 por 1.
  2. Trabalhe 9 cm em ponto meia, começando pela ponta do elástico (28 carreiras).
  3. Divida todas as laçadas em 3 partes iguais (20 laçadas para as partes laterais e 20 para a parte central) e marque a divisão com marcadores.
  4. Comece a diminuir os pontos uniformemente. Para fazer isso, tricote da frente até o segundo marcador e tricote juntos 40 e 41 laçadas com uma laçada da frente atrás da parede traseira. Para formar uma trança bonita, vire as laçadas antes de tricotar.
  5. Vire o produto e tricote 19 pontos em ponto meia. Tricotar 20 e 21 laçadas juntas em tricô atrás das paredes da frente.
  6. Pela frente, tricote a seguinte sequência: uma laçada de borda, 18 laçadas da frente e 2 laçadas juntas na frente através das paredes traseiras.
  7. Continue tricotando até que restem 12 laçadas em cada lado e 20 no centro.
  8. Faça uma diminuição na parte do meio. Para fazer isso, tricote a seguinte sequência: 1 laçada de borda, 2 laçadas juntas com o ponto da frente, 14 laçadas com o ponto da frente, 2 juntas com o ponto da frente e novamente 2 laçadas juntas com o ponto da frente. Portanto, você precisa diminuir 6 laçadas em 2 lados.
  9. Quando restarem 8 laçadas na parte central, corte o fio de trabalho e pegue as laçadas ao longo da borda inferior do gorro, da direita para a esquerda.
  10. Tricotar 7 carreiras com ponto canelado 1 x 1.
  11. Faça cadarços de malha de uma só peça. Para fazer isso, monte 5 laçadas nas laterais do elástico inferior e tricote os cordões com a superfície frontal do comprimento desejado.

Formas em T com costuras voltadas para fora

Um modelo simples de gorro é tricotado em forma de T e depois costurado com as costuras voltadas para fora. As costuras traseiras são feitas reduzindo as alças dos painéis laterais.

Um gorro de tricô para recém-nascidos (os padrões permitem tricotar tanto com um padrão vazado quanto com um ponto cetim denso) é tricotado a partir de um novelo de linha de espessura média com uma estrutura de fibra macia. Você pode usar fio semilã com densidade de 175 m por 50 g e agulhas de tricô de tamanho 2,5 mm.

Para trabalhar de forma independente, você precisará saber o tamanho da circunferência da cabeça, a circunferência ao redor do rosto e a largura da parte de trás do chapéu.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosPara fazer um boné você vai precisar de:

  1. Monte 85 pontos e tricote um elástico de 2,5 cm de largura usando um padrão 1 x 1.
  2. Continue tricotando a base do gorro. Depois do elástico, tricote 1 carreira em meia com a parte da frente e a segunda carreira em meia com a parte de trás.
  3. Linha 3: tricotar da seguinte maneira: 1 laçada de borda, depois alternar 1 laçada da frente e 1 laçada de trás até o final da linha, 1 laçada de borda.
  4. Na 4ª carreira, tricote todas as laçadas de acordo com o padrão.
  5. Para completar o padrão básico, repita a sequência das carreiras 1 a 4 8 vezes.
  6. Divida as laçadas em 3 partes: 28 laçadas para as laterais e 29 para a parte central.
  7. Tricotar as laterais com o padrão principal e tricotar a parte do meio com a superfície frontal.
  8. Tricotar a parte do meio, diminuindo simultaneamente e uniformemente em cada lado 1 laçada em cada carreira. Em cada carreira, tricote as alças externas da parte central juntamente com as alças das partes laterais, seguindo o padrão.
  9. Tricotar até que restem apenas as alças da parte central do gorro sem nó.
  10. Feche as alças restantes.
  11. Faça crochê na borda inferior do gorro, tricotando 5 carreiras de pontos baixos.
  12. Amarre as gravatas.

Como decorar o produto

As opções para decorar o gorro dependem se ele é tricotado para menino ou menina.

Tipos de decoração:

  • Pequenos pompons em formato de orelhas são adequados para meninos. Pompons maiores ficarão ótimos no chapéu de uma menina.Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos
  • Decorado com babados de crochê vazados. Esta decoração pode ser feita na parte frontal do boné, ao redor do rosto ou ao longo da costura traseira.
  • Tecelagem de padrões vazados de fitas de cetim no tecido.
  • Decorar gorros com contas de pérolas, laços e flores de crochê.
  • Patches de apliques e etiquetas prontos e caseiros.
  • Decorado com botões grandes, figuras de animais, frutas, vegetais.
  • Bordado de rostos de animais.

Estilos de toucas para recém-nascidos, meninas e meninos. Padrões, descrição passo a passo do tricô

Os pequenos ficam muito fofos com seus gorros extravagantes. Os modelos mais simples de chapéus podem se tornar itens de moda favoritos para mães e filhos se forem feitos com imaginação.

Um gorro para recém-nascidos, tricotado com agulhas de tricô de acordo com o padrão clássico e decorado de acordo com recomendações passo a passo, pode ser feito até mesmo por um iniciante sem muita experiência em bordado.

Chapéu de verão sem gravatas

O modelo para meninos e meninas em forma de gorro sem gravata pode ser feito de fio fino natural e diferir na decoração e no design. Um chapéu com um nó no topo é adequado tanto para meninos quanto para meninas. Para trabalhar, você precisará de agulhas de tricô circulares e fio fino (densidade 150-170 g por 100 m).

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

Para ter certeza de que o tamanho corresponde, você pode calcular o número de laçadas usando a amostra tricotada e a fórmula de cálculo de laçadas.

Para tricotar um gorro, você precisa:

  1. Monte o número necessário de pontos com base na circunferência da cabeça (para uma circunferência da cabeça de 35 cm, você precisará montar 68 pontos).
  2. Tricotar 9 cm em ponto meia.
  3. Divida as laçadas em 4 partes e diminua uniformemente 8 laçadas a cada 1 carreira.
  4. Quando restarem 12 laçadas nas agulhas, tricote 5 cm em ponto meia e puxe as laçadas juntas com um fio.
  5. Dê um nó na ponta do chapéu.

Chapéu quente de inverno

Qualquer mãe pode tricotar um gorro de inverno quentinho e aconchegante para seu filho ou filha. Para o modelo você precisa escolher o fio certo. É melhor optar por lã merino quente e macia. As agulhas de tricô não devem ser muito grossas para que o produto fique denso o suficiente. A cor é escolhida à vontade e depende da roupa exterior do bebê.

Como base, você precisa usar um padrão de tricô simples para um gorro. O elástico frontal precisa ser tricotado duas vezes mais longo para que possa ser dobrado ao meio. O tecido principal do chapéu é tricotado com um padrão ou um ponto meia simples.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

Os cadarços das gravatas podem ser feitos com uma agulha de crochê ou tricotando um cordão oco com agulhas de tricô. Um chapéu para meninas pode ser decorado com flores de tricô ou um remendo. As opções para meninos podem ser decoradas com orelhinhas ou pompons.

Chapéus para alta da maternidade

O modelo para alta da maternidade geralmente tem lindos acabamentos e babados. Na maioria das vezes, o chapéu é escolhido branco e decorado com fitas rosas ou azuis, dependendo do sexo da criança.

Para tricotar, escolha o menor tamanho, correspondente a uma circunferência da cabeça de 33-35 cm.

No seu trabalho, você pode usar fio semilã com adição de lavsan, que dá um leve brilho ao produto. A decoração incluirá renda, contas de madrepérola e fitas de cetim. Padrões básicos: elástico 1x1 e padrão de estrelas.

Para tricotar um padrão de estrela, você precisa fazer o seguinte:Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

  1. Tricotar 3 laçadas juntas com uma laçada frontal atrás das paredes traseiras.
  2. Sem remover as laçadas da agulha de tricô esquerda, faça uma laçada na agulha de tricô direita e novamente tricote três laçadas ao mesmo tempo como uma laçada frontal.
  3. Retire os pontos da agulha esquerda.

Para criar um boné você precisará de:

  1. Monte 55 pontos usando agulhas de tricô de 2,5 mm e tricote 6 carreiras em ponto canelado 1x1.
  2. Na 7ª carreira, adicione uniformemente 10 laçadas dos alongamentos transversais.
  3. Das carreiras 8 a 20, tricote um padrão de estrelas.
  4. Comece a formar a coroa a partir da carreira 9, passando para as agulhas 5 e continue tricotando em círculo.
  5. Em 1 carreira circular, tricote todas as laçadas em tricô e diminua 5 laçadas uniformemente.
  6. Em seguida, tricote 7 carreiras, diminuindo com 10 cunhas. Isso significa que na 1ª carreira você precisa amarrar simultaneamente cada 5ª e 6ª laçada, na 3ª carreira - 4ª e 5ª, na 5ª carreira - 3ª e 4ª, na 7ª carreira - 1ª e 2ª laçadas. Na 9ª carreira, tricote cada 2 pontos juntos em meia e feche o tricô.
  7. Usando uma agulha de crochê, faça os babados e os laços da frente e de trás do chapéu.
  8. Costure renda, flores, miçangas e laços.

Modelo com orelhas

Um chapéu engraçado com orelhas pode ser decorado com um aplique de crochê de um rosto de animal.

Para tricotar as orelhas você precisa fazer o seguinte:

  1. Tricotar um retângulo cujo comprimento deve ser o dobro do comprimento da orelha desejada.
  2. Dobre a peça ao meio com o avesso para cima e costure nas laterais com agulha e linha da mesma cor.
  3. Vire a peça do avesso e costure-a na parte superior do chapéu.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosGorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos

As orelhas de tricô podem ser de tamanhos diferentes: desde pequenas orelhas de gato até longas orelhas de coelho.

Para fazer um chapéu com orelhas, você precisa fazer o seguinte:

  1. Tricotar um gorro seguindo o padrão clássico, sem costuras.
  2. Tricotar o elástico frontal e as orelhas com fios contrastantes.
  3. Use uma agulha de crochê para fazer os cadarços das gravatas.
  4. Costure as orelhas na parte superior do gorro finalizado.

Chapéu de gnomo com coroa alongada para menino

O modelo da moda, que também tem o nome "Elf", parece um boné com uma copa alongada, cobrindo as orelhas e o pescoço. Este é um chapéu muito fácil de fazer que até mesmo uma tricoteira iniciante pode fazer. A principal medida para este acessório de cabeça é o oval do rosto da criança.

O tricô é feito com um padrão de nervuras, 2 por 2, em todo o tecido. Para o trabalho, use fios de lã ou semilã com o prefixo “bebê”. A base do chapéu é uma peça retangular que é costurada na parte de trás com uma costura, bastando diminuir os pontos.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninosPara obter o formato do gorro, você precisa tricotar assim:

  1. Monte 94 pontos e tricote quatro carreiras com um padrão de canelado 2 x 2. Você precisa calcular o padrão de modo que dois pontos frontais fiquem localizados bem no centro da frente do chapéu.
  2. Em seguida, ao tricotar, você precisa substituir as alças externas pela superfície frontal. Então, na 5ª carreira você precisa tricotar as primeiras 6 e as últimas 6 laçadas com laçadas faciais. Tricotar as próximas 3 carreiras de acordo com o padrão. Na 4ª carreira, tricote 8 laçadas frontais no início da carreira e 8 laçadas frontais no final da carreira. Assim, a cada 3 carreiras ao longo das bordas, adicione 2 laçadas frontais. Tricotar de acordo com o padrão até que restem apenas duas alças centrais frontais nas agulhas.
  3. Para fazer a costura traseira, você precisa diminuir 2 laçadas em cada carreira, começando pelo meio. Isso deve ser feito na seguinte sequência: remova 1 laçada frontal e tricote as próximas 2 juntas (na carreira de tricô - com uma laçada frontal, na carreira da frente - com uma laçada frontal). Vire o tricô. Tricotar dessa forma até fechar todas as laçadas.Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos
  4. Ao longo da borda inferior do chapéu, você precisa montar laçadas e tricotar 4 cm com um elástico 1 por 1. Depois de fechar as alças, dobre o elástico ao meio para o avesso e costure a bainha com agulha e linha. Monte 5 pontos ao longo das bordas frontais do punho e tricote as tiras em ponto meia no comprimento desejado.

Estilo com laterais estendidas

Um gorro com agulhas de tricô para recém-nascidos (os padrões de tricô para meninos e meninas são os mesmos) pode ser tricotado com laterais alongadas. Este chapéu cobre bem as orelhas e o pescoço do bebê do vento.

No estilo escolhido, você pode tricotar tanto um gorro de verão quanto um modelo quente para o tempo frio. A base é um padrão de tricô para um chapéu sem cordões e com ajuste profundo. Orelhas triangulares são tricotadas em peças separadas e costuradas na borda inferior do chapéu.

Chapéus multicoloridos

Modelos estilosos, feitos com listras e padrões de cores brilhantes, se tornarão um complemento brilhante para as roupas do bebê. Você pode escolher uma combinação de cores que combine com seu gosto ou selecionar o modelo que você gosta na foto.

Um chapéu com lapela tricotada com elásticos de cores diferentes ficará original. Bonés brilhantes e vazados em cores do arco-íris são adequados para o verão.

Não só os chapéus em si podem ser coloridos, mas também as gravatas, pompons e flores que decoram os acessórios de cabeça. Seria apropriado complementar o boné com um cachecol colorido ou um cachecol com fecho.

Versão Openwork

Um gorro leve e vazado é perfeito para passeios de verão e protegerá a pele delicada do seu bebê do sol escaldante.

Para tricotar, você precisa pegar um fio da série infantil com densidade de 135 g por 50 m e agulhas de tricô de 2,5 mm.

Gorro de malha para recém-nascidos. Padrões de chapéus vazados para meninas e meninos
Gorros vazados para recém-nascidos, tricotados com agulhas de tricô

Sequência de execução do trabalho:

  1. Você precisa montar o número necessário de laçadas nas agulhas de tricô, correspondente à circunferência da cabeça da criança, e tricotar 8 carreiras em ponto meia.
  2. Em seguida, você precisará tricotar um pedaço de tecido de 12 cm de altura usando um padrão vazado.
  3. A coroa do chapéu deve ser fechada com 8 cunhas em ponto meia.
  4. A costura traseira deve ser feita a partir da coroa, indo para baixo, conectando cuidadosamente apenas as bordas das alças das bordas no lado avesso.
  5. A costura precisa ser feita de modo que 7–8 cm permaneçam descobertos até a borda inferior do chapéu.
  6. As gravatas podem ser feitas de crochê ou transformadas em cadarços inteiros com agulhas de tricô.

Boné com babados para meninas

Um delicado chapéu rosa, tricotado com um padrão denso e decorado com babados, complementará a roupa elegante de uma pequena fashionista.

O esquema para criar tal tampa é muito simples. Recomenda-se que costureiras iniciantes tricotem a base do gorro com agulhas de tricô usando um ponto cetim simples ou um padrão de relevo simples com alças frontais e traseiras alternadas.

Use uma agulha de crochê para criar os babados da frente ao redor do rosto e os de trás no topo da cabeça. Os babados podem ser feitos em cores contrastantes, com um padrão denso ou vazado.

Touca com laços e babados

O estilo elegante do chapéu pode transformar uma pequena fashionista em uma verdadeira princesa. Isso pode ser feito decorando um boné simples com babados, babados e fitas.

Para criar tal modelo você precisa:

  1. Tricotar um gorro de tamanho adequado.
  2. Dê um passo para trás 2 cm da borda frontal e use uma agulha de crochê para fazer babados vazados.
  3. Faça os mesmos babados ao longo da costura traseira, na nuca.
  4. Costure a renda franzida na parte de trás dos babados, combinando com o fio.
  5. Ao longo da borda frontal do chapéu, ao longo do oval do rosto, passe uma fita fina de cetim entre as alças.
  6. Use uma agulha de crochê para amarrar os cordões.

Um gorro feito à mão para um bebê recém-nascido trará alegria à mãe e conforto e calor à criança. Até mesmo uma costureira inexperiente pode tricotar um cocar usando agulhas de tricô, seguindo os padrões e descrições passo a passo fornecidos no artigo.

Descrição do vídeo de como tricotar um gorro para um bebê recém-nascido

Gorro de malha para recém-nascidos:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho