Pinturas tridimensionais no asfalto e nas paredes das casas há muito tempo se tornaram parte da arte moderna. Para iniciantes que dominam a técnica de desenho 3D, papel comum é adequado.
Regras para desenhar desenhos 3D no papel
Uma folha é caracterizada por duas dimensões: comprimento e largura. Para dar profundidade e volume à imagem desenhada nesta superfície plana, você precisa entender o que são perspectiva linear, claro-escuro e escorço. É difícil criar a aparência de uma terceira dimensão em um desenho sem levar em conta a posição do objeto representado no espaço em relação ao observador.
Para criar a ilusão de volume na arte moderna, o efeito de anamorfose é frequentemente usado - uma distorção da projeção de uma imagem, que se torna proporcional em um determinado ângulo de visão. No entanto, esta não é uma técnica nova. Um bom exemplo de anamorfose de perspectiva é o crânio na pintura "Os Embaixadores", pintada em 1533 pelo artista alemão Hans Holbein.
O artista italiano contemporâneo Alessandro Diddi usa anamorfose em suas obras.
Ele adiciona objetos reais às fotos de seus desenhos - um lápis, uma borracha ou sua própria mão, o que torna as imagens ainda mais realistas.. Para ver a forma de um objeto, apenas o ângulo correto não é suficiente; é necessária iluminação suficiente.
Sob a luz brilhante de um holofote, o volume dos objetos ao redor é suavizado, eles visualmente "achatam" e no escuro é simplesmente impossível ver qualquer coisa. Somente na combinação de sombras e luz é que o volume das coisas ao nosso redor aparece, e é por isso que a representação lógica de luz e sombra é tão importante para desenhar imagens 3D. Outro princípio do desenho em três dimensões é a perspectiva linear.
A regra básica para transmitir volume em um desenho 3D: quanto mais próximo o objeto representado estiver do observador, maior ele será em relação àqueles localizados mais distantes. Isso também se aplica a partes ou lados individuais do objeto. Para ver como essa regra funciona na natureza, fique no início de uma longa rua reta e olhe na direção oposta.
Depois de dominar os conceitos de perspectiva, escorço e claro-escuro, você pode começar a criar um desenho 3D no papel.
Para iniciantes, será útil usar o seguinte algoritmo:
- Você precisa decidir de que ponto de vista o observador verá a imagem e fixar o papel na mesa de tal forma que, durante o processo de desenho, você possa olhar a imagem do ângulo desejado, se necessário. A natureza estática da folha ajudará a evitar erros de proporções.
- A luz durante o processo de criação de um desenho deve corresponder a ela. Se as sombras na imagem caírem da esquerda para a direita, o papel deverá ser iluminado pelo lado esquerdo. Isso tornará mais fácil entender onde ficarão os destaques e onde ficarão as sombras.
- Depois de preparar sua área de trabalho, você pode começar. Qualquer desenho começa com um esboço, o 3D não é exceção. É necessário considerar o objeto que será retratado:
- como a luz e a sombra incidem sobre ela,
- quais são as características,
- como os contornos mudam quando o ângulo muda,
- a que formas simples (cubo, cone, esfera) suas partes se assemelham?
- Primeiro, desenhe os principais detalhes do desenho. Depois disso, você pode começar a sombrear para refletir luz e sombra.
- É importante dividir o processo em pequenas etapas. Após a conclusão de cada um, verifique como o desenho ficou do ângulo escolhido no início do trabalho. É mais fácil apagar uma dúzia de linhas extras ou incorretas do que procurar um erro e maneiras de corrigi-lo depois de concluir o trabalho.
O que você vai precisar
Para desenhar, além de uma mesa, mãos e inspiração, você precisa:
- Papel grosso e leve e algo para prendê-lo à mesa: pesos, alfinetes, fita adesiva, uma prancheta com prendedores de roupa.
- Lápis de grafite (duros e macios), simples e coloridos, marcadores.
- Borracha ou borracha amassada.
- Governante.
- Luminária de mesa.
Criando um esboço de um desenho
Um esboço preliminar é igualmente importante para qualquer imagem, seja uma história em quadrinhos ou um painel decorativo. A principal tarefa do esboço é delinear a base do trabalho futuro e determinar a posição das figuras.
Para o esboço, é melhor usar traços leves com um lápis duro (T ou H), para que possam ser facilmente apagados, se necessário. Nesta etapa, você precisa desenhar as linhas principais que delimitam os limites dos principais elementos do desenho e dar a eles um formato pré-determinado. Depois disso, você pode começar a aplicar sombreamento para transmitir luz e sombra.
Como transmitir luz e sombra corretamente
A renderização lógica das sombras é a chave para o realismo de um objeto tridimensional. Quanto mais próxima a fonte de luz, mais claras serão as superfícies dos objetos e vice-versa, e o escurecimento de partes individuais do objeto também muda significativamente dependendo do formato.
Por exemplo, um cubo iluminado pela esquerda terá um lado esquerdo claro e um lado direito escurecendo gradualmente. Neste caso, o limite da transição da luz para a sombra será semelhante a uma linha reta paralela à borda esquerda da figura. Se você substituir o cubo por uma esfera, a borda da sombra tomará a forma de um semicírculo.
Recomendações:
- Estude cuidadosamente o objeto antes de criar sua imagem tridimensional e determine suas características.
- Aplique linhas de hachura de acordo com o formato dos objetos e a iluminação pretendida.
- Aplique as sombras aos poucos, de forma sequencial. Você deve aumentar o escurecimento com cuidado; é muito mais fácil aplicar sombra adicional depois do que remover a existente.
- Não há necessidade de estabelecer limites claros em locais escuros; é melhor misturá-los com uma ferramenta especial de sombreamento ou apenas um pedaço de papel até obter um único tom suave.
- Você pode usar a borracha para clarear ainda mais os elementos.
Master classes para iniciantes
Conhecendo a teoria, você pode tentar criar seus próprios desenhos 3D no papel. Para iniciantes, a melhor prática é repetir o trabalho de outras pessoas. As master classes ajudarão você a entender a lógica de construção de imagens tridimensionais.
Mão 3D
Para desenhar uma mão tridimensional, utiliza-se a técnica de “ruling”. Este método é ideal para tentativas iniciais de criação de ilusões 3D no papel.
O que você precisa:
- Trace o contorno de uma palma com os dedos abertos em um pedaço de papel.
- Forre a página como se fosse um caderno escolar.
- Deixe as linhas retas à direita e à esquerda das bordas das mãos.
- “Acima” da mão, dobre as linhas para longe de você, repetindo o formato convexo do dorso da palma e dos dedos.
- Deixe todas as linhas mais brilhantes e pinte as “linhas” resultantes em contraste.
- Se desejar, você pode adicionar uma pequena sombra em um dos lados.
Ao olhar para uma imagem como essa, parece que o lençol repousa sobre a mão volumosa, cobrindo-a como um tecido fino.
Coração 3D
Para representar um coração tridimensional, você também precisará de uma régua.
Passo a passo:
- Desenhe o contorno de um coração no centro.
- Alinhe a folha inteira, excluindo o contorno da imagem central.
- Curve as linhas ao redor da imagem para criar a ilusão de que elas estão "recuadas".
- Deixe as linhas mais brilhantes e, se desejar, você pode colorir as “linhas”.
- Aplique sombras, enfatizando o volume do coração e a depressão em que ele se encontra.
Se tudo for feito corretamente, o desenho parecerá um coração tridimensional sobre um travesseiro listrado macio.
Furo 3D no papel
Listras contrastantes farão com que o buraco desenhado na página pareça realista. Você precisará de um lápis e uma régua, já que todas as linhas do desenho são retas. Desenhe um retângulo com o formato correto mais próximo do centro da folha. Se você colocar o futuro “buraco” alinhado com a borda da tela, o efeito será menos perceptível.
Vamos desenhar:
- Conecte o canto inferior esquerdo reto da figura com o canto superior direito.
- Marque linhas paralelas a dois lados adjacentes do retângulo com um vinco ao longo da diagonal marcada. O resultado foi um retângulo grande com vários pequenos, como se estivessem aninhados uns dentro dos outros.
- Deixe a diagonal auxiliar mais brilhante. A imagem lembra uma visão do canto interno de uma caixa aberta, listrada na parte interna.
- Pinte as listras uma por uma, começando pela menor área no canto da figura.
- Decida onde ficará a fonte de luz. Aplique uma sombra clara nas listras claras do canto do vinco até a borda do desenho, reduzindo o comprimento do escurecimento da “parte inferior” para a “parte superior”.
- Misture as sombras. O desenho está pronto.
Buraco 3D no chão
Como sempre, você deve começar com um esboço do futuro buraco. Quanto mais curvas, mais interessante o resultado parece.
Vamos desenhar:
- O contorno deve ser estendido, já que o ângulo de percepção da ilusão é de cerca de 30 graus, visualmente a imagem parecerá pelo menos um quarto menor que a real.
- Desenhe linhas de cima para baixo ao longo de todo o contorno do furo, delineando as “dobras” internas de acordo com o formato do furo.
- Desenhe todas as linhas mais brilhantes, eliminando quaisquer possíveis falhas ao longo do caminho.
- Escolha de onde a luz irá incidir e aplique uma sombra na superfície “interna” do buraco de acordo, enfatizando a redondeza dos vincos verticais.
- Levando em conta a iluminação esperada, escureça o desenho diagonalmente de baixo para cima, de uma sombra sólida na parte inferior até um leve “crepúsculo” na superfície.
- Se desejar, você pode desenhar a textura do solo ao redor do buraco, adicionar rachaduras, pedras e grama.
Você deve olhar para o desenho finalizado em um ângulo, ao longo das dobras internas, com a parte escura “inferior” mais próxima do observador.
3d Steps (escadas)
Escadas são um ótimo tema para imagens volumétricas.
Vamos desenhar:
- Desenhe um retângulo no centro da página. Esta é a abertura por onde os degraus descerão.
- Marque um ponto no meio do lado direito.
- Conecte o canto superior esquerdo do retângulo com a marca usando uma linha auxiliar. Esta é a borda condicional da escada.
- Desenhe paralelos verticais da borda inferior até a linha auxiliar. As listras devem ter larguras diferentes. A extremidade dos degraus é mais estreita que o topo.
- Agora você pode formar as escadas. Para fazer isso, feche as listras largas com seções paralelas à borda inferior do quadro principal a partir da linha auxiliar. Feche as tiras estreitas em ângulo para criar uma borda quebrada.
- É fácil sombrear listras estreitas.
- Pinte completamente a parte superior do desenho, da borda dos degraus até as bordas superior e direita da abertura. Esta parte representa a superfície apagada da parede.
- Marque um ponto no lado direito da figura, aproximadamente ¼ da borda inferior, e conecte-o com uma linha auxiliar ao canto superior esquerdo.
- Escureça levemente a parte dos degraus da nova linha até a superfície não iluminada. Aplique sombras mais espessas mais próximas da parede.
- Misture as bordas das sombras para que não fiquem linhas nítidas.
Como desenhar uma gota d'água em 3D
Você precisará de lápis, papel branco e mãos habilidosas.
Você pode desenhar uma gota como mostrado no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Up0sLULnF9Y
- Primeiro um esboço.
- Detalhes do desenho da gota (brilho, reflexo de luz, sombra, traço de água).
3d Porta (ou masmorra)
Para criar a ilusão de uma imagem vertical da abertura, você pode adicionar paredes e um piso:
- Desdobre a folha com o lado largo. Na parte inferior direita, desenhe uma parte retangular de aproximadamente um terço da área total. Conecte os cantos superiores esquerdos da página e o retângulo. Esta diagonal é a junção das paredes, o retângulo é o piso.
- As paredes são finamente alinhadas paralelamente às bordas da folha. A parte esquerda da diagonal é vertical, a parte direita é horizontal. As paredes estão prontas.
- Desenhe uma porta com topo arredondado na parede esquerda, quase no canto, de modo que a soleira fique na junção da parede com o chão.
- O ângulo entre as paredes e o chão é um guia para o posicionamento lógico da porta. Ele deve ser ligeiramente esticado ao longo da borda esquerda para que, quando visto em um ângulo na diagonal, as proporções sejam equalizadas.
- Sombreie a abertura paralelamente ao limiar, mais para o lado direito.
- Adicione dobradiças e uma porta que abra para a direita. A borda direita da porta deve ficar paralela à junção das paredes.
- Detalhe a porta. Placas "verticais" têm boa aparência.
- Aplique sombras. Certifique-se de sombrear as bordas das linhas em 2–3 cm ao redor da abertura e da porta para esconder as irregularidades das formas.
Olhe em um ângulo de cerca de 30-45 graus a partir do canto inferior direito da folha.
Borboleta 3D
Um dos segredos da ilusão de volume é a sombra projetada. A segunda é a alteração das proporções. A parte do desenho mais distante do observador deve se estender ao longo da linha de visão.
A envergadura não é importante, mas para iniciantes que desejam dominar desenhos 3D no papel, é melhor escolher a opção de perfil para desenhar uma asa em vez de duas.
O esboço inicial da borboleta é proporcional, a borda inferior corresponde à posição final. O espectador verá isso daqui.
Vamos desenhar:
- Agora você precisa esticar a imagem verticalmente. Para fazer isso, divida o esboço verticalmente em 4 partes iguais. Linhas auxiliares temporárias podem ser desenhadas nesses locais.
- As proporções da parte inferior não mudam. Você precisa esticar a imagem começando pela segunda parte - aumente-a em um quarto, a terceira - pela metade, e a quarta deve ser três quartos maior que a original.
- Desenhe o contorno do desenho, remova tudo o que for desnecessário - linhas auxiliares e resquícios do primeiro esboço.
- Adicione detalhes à imagem, contorne o padrão das asas, os pelos do corpo e desenhe as antenas. Se desejar, você também pode colorir.
- Adicione uma sombra simetricamente na diagonal a partir da borda inferior do desenho. Escureça completamente e misture as bordas.
- Você pode aumentar a ilusão cortando a parte superior da folha em cerca de ¾ do nível do desenho, deixando um pedaço da asa projetando-se além da borda da página.
Borracha 3D
Uma borracha é um objeto pequeno, sua cópia 3D no papel pode ser literalmente copiada da vida real. Primeiro, você precisa configurar seu local de trabalho. Fixe a folha de modo que ela não se mova durante o processo de desenho, instale a luminária de modo que a luz incida pela esquerda.
Vamos desenhar:
- Coloque o elástico onde ele será desenhado. Trace o contorno.
- Vista do ponto de vista escolhido pelo observador. Marque três pontos atrás da borracha de modo que fiquem acima dos três cantos superiores.
- Remova a borracha. Usando as marcas, desenhe o contorno “superior” do elástico. Nesse caso, as bordas ficarão mais estreitas do primeiro plano para o fundo. Apague as linhas auxiliares dentro da figura.
- Coloque a borracha de volta no lugar e observe como a luz a atinge. Trace a sombra projetada e reserve a amostra.
- Escureça as bordas do desenho feito com a borracha, esfume nos lugares certos e aproveite o resultado.
Homem caindo 3D
Uma ilusão 3D muito simples: uma imagem de um homem segurando uma borda. O truque é que o personagem esteja localizado em ambos os lados da folha ao mesmo tempo.
Como desenhar:
- Primeiro, desenhe a figura de uma pessoa alcançando a borda direita da folha. A parte superior da figura é quase duas vezes maior que a inferior, vista de cima. Mãos nos pulsos, sem palmas.
- Meça a distância entre as extremidades dos braços da estatueta.
- Vire o papel com a imagem voltada para baixo e desenhe palmas com os dedos segurando a borda do lado esquerdo da folha aproximadamente no meio.
- Dobre a folha em um semicírculo para que as imagens fiquem alinhadas. Se tudo der certo, desenvolva os detalhes e pinte o homenzinho.
Como desenhar em 2 planos
Imagens 3D feitas em dois planos são muito impressionantes. A ilusão de volume é obtida distorcendo a imagem em um ângulo em relação à linha de dobra da folha e alterando as proporções.
Escadas 3D
Você precisará de papel bem resistente ou papelão fino.

Passo a passo:
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário marcar onde ficará a dobra.
- Desenhe uma escada com degraus em ambos os lados desta linha, em ângulo, espelhados.
- Conecte as extremidades da escada com linhas retas, repita as travessas entre elas - esta será a sombra.
- As escadas devem ser mais brilhantes que a sombra!
- Dobre a folha e encontre um ângulo de visão em que a escada pareça nivelada. A sombra permanecerá na “parede” e no “chão”.
Casa volumétrica
Passo a passo:
- Dobre a folha e marque a dobra com uma linha pontilhada.
- Desenhe duas linhas perpendiculares na dobra em sua direção. A linha horizontal é um pouco mais longa - esta é a borda da parede onde a janela ficará, a linha vertical será dividida em duas partes quando a folha for dobrada, enquanto a parte inferior se tornará a base, a soleira estará localizada nela, e a parte superior se transformará na borda da parede com a porta.
- A partir do ângulo reto resultante, desenhe uma linha para cima em um ângulo de 35-45 graus, parando antes da dobra em cerca de um terço da altura. Construa um segmento paralelo a partir do ponto extremo direito da reta horizontal. Dois cantos da casa estão marcados.
- Em seguida, desenhe a parede com a janela, levando em consideração as proporções alteradas.
- Quando o papel é dobrado, parte da imagem desaparece de vista. Portanto, a porta no final da casa deve ser desenhada com uma curva. A parte maior está localizada abaixo da dobra, a parte esquerda é quase metade tão curta quanto a direita.
- A partir da linha de dobra, continue a entrada com um desvio para a esquerda quase em ângulo reto.
- Termine de desenhar o telhado. O ângulo entre o telhado e a borda mais próxima da casa é de cerca de 160-170 graus, o telhado quase continua a parede. Marque também o final do telhado acima da curva. Conecte na parte inferior. Nesta fase ele tem o formato de um trapézio, cujo canto inferior fica no local onde a folha está dobrada.
- Adicione uma janela, seus contornos correspondem às bordas da parede.
- Escureça o terço direito da abertura. À esquerda, desenhe uma porta ligeiramente aberta, levando em conta as distorções.
- Dobre a página e encontre o ângulo de visão em que o telhado parece triangular. Aplique luz e sombra, contorne os detalhes.
- Adicione uma sombra da casa.
Boca cheia de dentes
Passo a passo:
- A boca mordedora é desenhada em uma metade (vertical) da folha. O desenho é esticado ao longo da linha de dobra e de baixo para cima.
- Os dentes seguram um objeto reto, como um lápis.
- Na parte horizontal, você deve desenhar a sombra projetada pelo objeto que segura a boca.
O homem dos desenhos animados não me deixa dobrar o papel
Passo a passo:
- Marque a linha de dobra.
- Desenhe uma linha em direção à dobra em um ângulo de aproximadamente 30 graus. Repita o procedimento na imagem espelhada na segunda metade da folha.
- Este é o comprimento da futura figura humana e um guia para o desenho. Os segmentos não são iguais, a dobra dividirá a pessoa desproporcionalmente. A parte inferior vai das pernas quase até as axilas, a parte superior é a cabeça, ombros e braços, “repousados” no lençol.
- Esboce a figura de uma pessoa, esticando a parte inferior mais do que a superior - ao olhar em ângulo, parte do desenho se perde na superfície horizontal.
- Dobre a folha de papel e verifique se as partes combinam.
- Trabalhe nos detalhes, escureça o desenho nos lugares certos. Desenhe a sombra dos braços até as pernas.
cobra rastejante
Passo a passo:
- Divida a folha ao meio com uma linha pontilhada, ao longo da qual ela será dobrada posteriormente.
- Desenhe uma linha do meio da futura superfície vertical até a linha de dobra em um ângulo de 30 graus. Estenda em uma imagem espelhada quase até a borda da segunda metade da folha.
- Desenhe uma cobra ao longo da linha. Desenhe bordas rasgadas da folha ao redor da parte menor, como se ela tivesse se soltado.
- Dobre o papel ao longo da linha de dobra e verifique se as peças combinam.
- Desenhe detalhes e aplique sombra.
Segredos do desenho 3D para iniciantes
Rolar:
- Para calcular corretamente as distorções da imagem, levando em consideração a perspectiva e o ângulo durante o processo de criação de um desenho com efeito 3D, é recomendado que artistas iniciantes apliquem uma grade guia no papel.
- Para uma foto 3D bem-sucedida, a fonte de luz na imagem deve corresponder à iluminação real.
- Através da câmera, as anamorfoses parecem mais impressionantes do que na vida real.
- É melhor começar desenhando formas simples, como um cubo, um cone e uma esfera. É difícil criar um desenho volumétrico realista sem entender como as sombras incidem sobre essas figuras.
Para começar a dominar o desenho 3D no papel, você precisa de vontade, paciência e tempo, e as ideias podem ser extraídas de grandes artistas e simplesmente entusiastas que expõem seus trabalhos em sites temáticos na Internet. Aprender essa técnica permitirá que você crie imagens e cartões postais interessantes com conteúdo inesperado para o deleite do autor e seus entes queridos.
Vídeo: Desenhos 3D em papel para iniciantes
Desenhos 3D para iniciantes, assista ao tutorial em vídeo:
Como desenhar uma imagem 3D por células, assista ao vídeo:
Obrigado
🙂 Desculpe, minha mão não deu certo.
nada com que se preocupar
nada com que se preocupar
PODE ME CHAMAR DE POLINA
OLÁ
EU SOU NOVO
Eu também
OLÁ 😀
super! Eu acertei quase tudo
as escadas não deram certo
Eu consegui! 😀 🙂
É fácil, eu fiz tudo
😀
🙂 Minha escada ficou ótima, mas depois de assistir a outro vídeo vou ver como ficará se olhar seu esboço!!!
Obrigado =)
nãooooo eu não consegui desenhar as escadas
DESENHO 3D MUITO BOM E MUITO FÁCIL