Flor africana, feita de crochê de acordo com o padrão, é um dos motivos brilhantes do tricô. Seu nome vem da combinação de fios de cores opostas. Na maioria das vezes, as tricoteiras usam 4 cores, que destacam o centro da flor e as pétalas. Existem variantes do motivo de cinco, seis, sete e octogonais. Eles podem ser usados em vários itens de interior e brinquedos.
O padrão para tricotar um motivo africano para todos os tipos é baseado no mesmo princípio.
Materiais e ferramentas necessários
O fio de tricô pode ser artificial, sintético e natural. Ao escolher o fio, você deve levar em consideração a finalidade do produto. Por exemplo, fios de algodão não devem ser usados para fazer crochê de um cobertor quente usando o padrão de flores africanas, pois são muito finos.
Fios acrílicos são frequentemente usados ao trabalhar com flores africanas.
Suas vantagens são:
- Permite que as coisas mantenham sua forma.
- Os fios não esticam nem enrolam.
- O tecido feito com ele, por exemplo um cobertor, é macio e agradável ao toque.
- O fio acrílico é tingido de forma brilhante, por isso é com ele que você pode tricotar motivos brilhantes e espetaculares com uma flor africana.
- Como esse motivo é mais frequentemente usado para tricotar brinquedos para crianças, é muito importante que o fio não cause reações alérgicas. O fio acrílico é considerado hipoalergênico.
O fio de algodão é o tipo de linha mais popular entre os fabricantes de roupas. É frequentemente usado para criar tops, coletes e chinelos. A vantagem desse tipo de fibra é que elas são resistentes ao desgaste, higiênicas e não causam reações alérgicas. O mais valioso é considerado uma mistura de algodão e algum outro material. Misturar algodão com outros materiais dá mais elasticidade ao produto.
Um novelo pode conter 100% algodão, 30% ou 70%. Dependendo da porcentagem de algodão, as propriedades do fio mudam. Estão disponíveis fios de algodão e lã, viscose ou linho.
O algodão mercerizado, que faz parte do fio, o torna mais brilhante e de maior qualidade. Os fios que passaram pelo processo de mercerização conseguem absorver e reter melhor a tinta. Por exemplo, você pode tricotar brinquedos brilhantes com motivos africanos usando fio de algodão mercerizado Kamtex. Adicionar acrílico ao fio de algodão pode dar a ele novas propriedades. Assim, as fibras sintéticas melhoram as qualidades do fio de algodão.
A proporção mais popular de algodão para acrílico é 55% algodão e 45% acrílico. Muitas tricoteiras usam-no em seus trabalhos. A flor africana de crochê, cujo padrão é desenvolvido em uma única chave para todos os tipos de motivos, pode ser feita de crochê com fios produzidos na Rússia na fábrica têxtil de Pekhorsky. O fio deste fabricante contém 50% de acrílico e algodão.
O fio da empresa turca Alize também é considerado um fio de alta qualidade, contendo acrílico e algodão ao mesmo tempo. A proporção de diferentes fibras em um novelo varia dependendo do tipo. Ao comprar um anzol, você deve primeiro estudar a aparência da ferramenta. A costureira precisa decidir qual material de agulha será mais conveniente para ela. A tabela mostra as vantagens e desvantagens de todas as ferramentas de tricô.
Pela espessura, os anzóis podem ser divididos em muito finos (até 1 mm), finos (até 2 mm), espessura média (até 5 mm), grossos (até 2 cm). O diâmetro da agulha corresponde à espessura do fio de tricô. Isso significa que o anzol e a linha devem ter a mesma espessura. Os fabricantes de fios geralmente indicam a espessura do fio na etiqueta do novelo.
A embalagem indica o material do qual o fio é feito, por exemplo, 100% acrílico, o tamanho do novelo, por exemplo, 100g / 400m, o número do anzol, a densidade das laçadas e símbolos condicionais para cuidar de produtos feitos com as fibras indicadas. A combinação da agulha e do fio ocorre de acordo com o seguinte princípio: quanto mais fio houver em um carretel de 100 g, menor será o diâmetro da agulha.
Você também pode identificar a combinação correta observando-a e colocando diferentes ganchos e linhas. Na hora de escolher é preciso comparar a espessura do fio e da haste do anzol. Se forem iguais, então o fio e a agulha são compatíveis. Se o fio não cair da ranhura da agulha de crochê, ele está corretamente combinado com a agulha.
Diagrama de flores africanas
Embora existam diversas variações da flor africana (4, 5, 6, 7 e 8 cantos), os padrões para elas são praticamente os mesmos.
A única diferença entre elas é o tricô da 1ª carreira. As carreiras restantes são tricotadas da mesma maneira. Abaixo estão os diagramas de flores africanas com 5, 6, 7 e 8 cantos.
Ao tricotar, a costureira deve lembrar que, durante o processo, o fio é trocado com frequência. Portanto, a costureira precisa aprender a esconder as pontas dos fios para que o bordado fique uniforme e bonito.
Ao adicionar fios de uma cor diferente, você deve fazer um pino de conexão no final da fileira anterior.
As pontas dos fios devem ser dispostas ao longo da carreira, tricotar o número necessário de laçadas de elevação e amarrar as pontas dos fios com colunas.
Como fazer uma flor africana em crochê
A flor de crochê africana, cujo padrão é muito popular, é tricotada usando várias abreviações: ch - air loop; ssn – coluna com laçada; sc – ponto baixo; ss – coluna de conexão.
Pentagonal
- Na carreira inicial, 5 corr são tricotadas e fechadas em anel.
- Na 1ª carreira, faça 3 corr. para passar para a próxima carreira, pb, corr., repita 3 vezes 2 pb com um ponto alto, corr. A linha termina com ss.
- Na 2ª carreira, pb para ir até o arco, 3 corr. para ir até a nova carreira, pb, corr., 2 pb com um ponto alto, 3 corr. no arco da carreira anterior, 2 pb com um ponto alto no mesmo arco. A linha também deve ser completada com ss.
- A carreira 3 começa com um pb para fazer a transição para o arco, 3 corr. para fazer a transição para a próxima carreira, 6 pb no espaço entre as 2 peças de pb com um topo comum. Trabalhe 7 pb 3 vezes no espaço entre as 2 seções de pb com uma parte superior. Como antes, complete a carreira de pbx.
- A carreira 4 deve ser iniciada com uma corr. passando para uma nova carreira, 6 pb em 6 pbx da carreira anterior, pbx nas carreiras de 2 corr., tricotar 3 vezes 7 pb em 7 pbx da carreira anterior, pbx nas carreiras de 2 corr. Termine a carreira tricotando pbx.
- Na 5ª carreira, faça uma corr. para usá-la para passar para uma nova carreira, pb em cada laçada da carreira anterior. Termine a carreira também tricotando pbx.
- Na 6ª carreira, tricote 3 corr. para passar para uma nova carreira, 3 pb, corr., 5 pb, tricote 4 pb 3 vezes, corr., 5 pb.
Flor de crochê africana, cujo padrão foi criado para diversas cores, pode ser tricotada com fios sem precisar mudar de cor. O fio é trocado a pedido da artesã, criadora do produto. Você também pode usar a descrição do texto do item como um guia nessa questão.
Hexagonal
O motivo de 6 ângulos deve ser tricotado da mesma forma que o motivo pentagonal, mas com uma diferença: na 1ª carreira, em vez de 5 pares de pb com um vértice, são tricotados 6 pares de pb com um vértice.
Heptagonal
O motivo heptagonal é tricotado usando um princípio muito semelhante ao motivo pentagonal. A diferença é que na carreira 1 são tricotados 7 pares de pb com o mesmo topo.
Octogonal
O padrão octogonal de flores africanas deve ser tricotado da mesma forma que o motivo pentagonal.

A diferença no tricô é que na carreira inicial você deve tricotar 8 pares de pb com o mesmo topo.
O que pode ser tricotado a partir de um motivo africano?
A flor de crochê africana, cujo padrão pode ser usado para criar vários itens, é muito popular entre as costureiras. Pode ser usado para criar cobertores, travesseiros, brinquedos e até roupas. Brinquedos com motivos tão brilhantes são muito populares entre as crianças, por isso o produto mais popular são os brinquedos macios montados a partir de motivos com uma flor brilhante.
Feitos com fios acrílicos grossos, esses brinquedos conseguem manter bem sua forma e durar muito tempo. Você pode costurar brinquedos completamente diferentes usando apenas um motivo, mudando apenas o número de cantos.
Por exemplo, artesãs iniciantes podem começar tricotando ratinhos com motivos africanos. Para montar o produto, você precisa de vários motivos compostos por 3 cantos, 4 cantos e 5 cantos. O rato é montado sequencialmente: os motivos da cabeça são conectados e, depois, o corpo é montado. A cauda é adicionada por último. Para os olhos você pode usar contas pretas.
Itens tricotados a partir de motivos podem ser usados na vida cotidiana, por exemplo, capas de cadeira podem ser tricotadas a partir de sobras de fios. Um cobertor de bebê também pode ser tricotado usando motivos com um número diferente de cantos. Vale ressaltar que você pode usar sobras de fios para fazer o cobertor. Isso ajudará você a usar todo o fio sem deixar nada para trás.
Assim, usando a flor africana, você pode criar muitas coisas: roupas, brinquedos infantis, um cobertor ou chinelos. Alterando o número de cantos no produto, você pode criar produtos diferentes. Os padrões de crochê para a flor africana são quase os mesmos: mudando apenas ligeiramente a carreira, você pode tricotar motivos com um número diferente de cantos.
Vídeo sobre como fazer crochê de uma flor africana
Padrão de crochê - Flor africana: