Tricotar é uma atividade divertida que traz benefícios práticos. Existem diagramas especiais para dominar diferentes técnicas. Por exemplo, o tricô elástico americano é um padrão de relevo interessante. Este método de tricô produz um tecido elástico e extensível que usado para fazer meias, chapéus, elásticos para suéteres e outros produtos.
Características do tricô elástico americano
A base do tricô de elásticos é a repetição de uma combinação sequencial de laçadas meia e frente. Elas permitem criar fileiras dispostas verticalmente, tornando o tecido elástico.
Tanto as combinações de laçadas quanto as opções de tricô podem ser diferentes:
- cruzamento;
- uso de laçadas;
- reiniciar.
Isso possibilita obter elásticos com diferentes designs. Iniciantes podem criar um elástico simples tricotando as alças da frente e de trás. O elástico padrão é tricotado 1:1, quando há 1 laçada meia e 1 laçada frontal. Essa combinação é então repetida o número necessário de vezes.
Cada vez que você virar o tecido, você deve observá-lo cuidadosamente e tricotar os pontos da mesma forma que eles estão.
Projetos mais complexos envolvem o uso de combinações diferentes. O popular elástico americano é um desses padrões. A peculiaridade de seu tricô é a alta densidade de malha e a ausência de furos, enquanto esse acabamento fica bem no produto.
Onde é usado?
O tricô elástico americano (seu padrão de tricô se distingue por uma sequência clara) tem um belo relevo, o que permite que seja usado para criar diversos produtos. É usado para criar punhos nas mangas de suéteres, meias e chapéus.
Este tipo de elástico não é indicado para malhas mais soltas, pois o produto pode ficar apertado.
Qual fio é adequado para tricô?
Considerando que a técnica elástica americana é bastante densa, ela é mais frequentemente usada para finalizar peças grossas de inverno e outono. Isso permite que você destaque a textura da malha principal. Para o trabalho, escolha fios grossos de lã ou semilã. O elástico fica melhor em cores claras.
Selecionando raios
No tricô, cada passo é importante, então, além de escolher as linhas, os padrões e o design do produto, você precisa escolher as agulhas de tricô certas.
Essas ferramentas de tricô são divididas em 4 tipos:
Tipo | Descrição |
Direto | Eles são usados para criar uma tela reta. Cada conjunto contém 2 agulhas de tricô. |
Circular | Eles são necessários para tricô circular. Elas consistem em 2 agulhas de tricô retas ou ligeiramente curvas conectadas por uma corda flexível ou linha de pesca. |
Meias | Eles são usados para criar pequenos itens, como meias ou luvas. Este conjunto de agulhas de tricô curtas é composto por 5 peças. |
Auxiliar | Eles são necessários para criar elementos complexos, como um pequeno dedo em uma luva ou uma trança complexa com um conjunto de laçadas. Eles são curtos e geralmente curvos. |
Costureiras iniciantes devem aprender que para cada projeto de tricô elas precisam selecionar suas próprias agulhas de tricô. Com a experiência vem a habilidade de fazer isso intuitivamente. Quem está começando a tricotar precisa usar uma mesa especial. Ele fornece números de agulhas de acordo com a espessura do fio e a densidade do tricô. Para tricotar uma blusa, é melhor usar agulhas de tricô retas, e é preferível fazer um chapéu usando agulhas de tricô circulares.
O número de agulhas indica sua espessura. Especialistas aconselham escolher agulhas de tricô para trabalhos que sejam de 1 unidade. mais que a espessura dos fios. Se o fio tiver uma estrutura complexa, por exemplo, felpudo, com elementos decorativos tecidos ou muito felpudo, é melhor usar agulhas de tricô 2 ou 3 mm mais grossas. Então o produto ficará atraente e os fios brilharão com sua beleza.
Outra nuance que deve ser levada em consideração na hora de comprar agulhas de tricô é o material de que elas são feitas:
- Produtos de metal são mais adequados para trabalhar com lã e acrílico. Elas permitem que os fios deslizem suavemente pela superfície sem prender em nada. Esses dispositivos duram muito tempo e não quebram;
- Agulhas de tricô de madeira ou bambu são boas para tricoteiras iniciantes. Eles não escorregam e a chance de perder o laço é pequena. Essas agulhas de tricô duram muito tempo;
- Produtos plásticos podem ser usados com qualquer fio, mas são especialmente bons para tricotar peças grandes. A durabilidade e a flexibilidade do material os tornam indispensáveis no arsenal de qualquer costureira.
Master class sobre elástico americano com agulhas de tricô retas
O tricô elástico americano (o padrão de tricô é simples e acessível para costureiras iniciantes) é usado para decorar peças feitas com ponto cetim ou outros tricôs simples. O padrão denso não permite que o tecido se deforme devido ao uso ou à lavagem.
O método clássico de criação é realizado de acordo com o seguinte plano:
- Conjunto de laços.
- Tricotando de acordo com o molde.
- Fechando os ciclos.
O número de pontos montados ao tricotar com agulhas retas deve ser múltiplo de 3 e seguir o seguinte padrão:
- O 1º laço é transferido para a próxima agulha de tricô sem dar nó (removido);
- Os próximos 2 são tricotados;

- então 1 é feito em tricô. Este segmento (rapport) é repetido até o final da linha;
- no final, a última laçada é tricotada em tricô;
- após a virada, inicia-se o tricô da 2ª carreira: retira-se a 1ª laçada;
- depois tricote o ponto da frente e faça uma laçada;
- os próximos 2 laços são tricotados;
- depois disso, pegue o fio com a agulha de tricô esquerda e puxe a laçada resultante através das 2 laçadas frontais tricotadas anteriormente;
- Este relatório é repetido até o final. A laçada da borda é tricotada com ponto meia.
Este é o padrão básico de tricô que precisa ser repetido até o final do elástico. O resultado é um tecido bonito e que não estica, cuja estrutura do lado avesso é ligeiramente diferente da do lado frontal. Quando a altura desejada for atingida, o produto é fechado da maneira usual.
Tricô com agulhas circulares
Às vezes, o trabalho exige que o elástico seja circular. Por exemplo, para obter um tecido sem costura. Uma opção semelhante é usada para tricotar gorros e cachecóis.
A versão passo a passo do tricô elástico americano neste caso será a seguinte:
- Prepare agulhas de tricô circulares em uma linha do comprimento necessário.
- Monte os pontos da maneira usual, mas para unir adicione apenas 1 ponto. Não haverá pontos de arremate aqui. É importante usar um marcador ou linha brilhante para controlar o número de carreiras.
- Se você estiver usando um padrão de 3 laçadas, tricote 2 pontos e 1 ponto meia. Repita este relatório até a linha divisória.
- O método de tricotar a próxima carreira é diferente de trabalhar com agulhas retas. As mudanças são que você primeiro tricota 1 ponto meia, depois faz uma laçada invertida (longe de você) e tricota os próximos pontos em tricô.
- Usando a agulha de tricô esquerda, pegue o fio com um movimento da esquerda para a direita e puxe a laçada resultante através das duas laçadas finalizadas.
Uma versão volumosa do elástico americano
O tricô elástico americano (o padrão de tricô para um produto volumoso é feito de 5 laçadas) com um padrão volumoso é adequado para produtos feitos de fios grossos.
O trabalho é realizado de acordo com o seguinte plano:
- Tomando o número de laçadas com base no cálculo 5+2, monte-as na agulha de tricô.
- Comece a tricotar pelo avesso. Neste caso, remova a 1ª laçada da borda e tricote os próximos 3 pontos em tricô. Em seguida, tricote 3 laçadas frontais. Este será um relatório que será repetido até o final da linha. No final, tricote a última laçada da borda com ponto tricô.
- Se a carreira anterior terminou com 2 laçadas frontais, então comece a 2ª carreira com 2 laçadas traseiras. Antes disso, não se esqueça de remover a borda.
- Tricotar as próximas 3 carreiras inserindo a agulha de tricô entre a 2ª e a 3ª carreiras e puxando a laçada esticada como uma laçada frontal.
- Faça uma laçada e tricote os 3 pontos sem ponto juntos através das alças de trás. Este relatório é repetido até o final da linha. No final, feche o laço da borda da maneira usual
- Repita o desenho até o nível desejado.
Uso prático do elástico estilo americano.
Costureiras costumam usar elástico americano para aparar os decotes de suéteres, cardigãs e pulôveres.
Agradecimentos a:
- baixa elasticidade significa que a faixa elástica é densa e não apertada;
- grandes laços interessantes fazem com que cachecóis, chapéus e gorros pareçam lindos;
- Devido à simplicidade deste padrão, as costureiras iniciantes podem dominar o esquema em poucos minutos.
Se você escolher um fio de alta qualidade, um cobertor tricotado com esse elástico se tornará o favorito da casa. É melhor escolher fios leves para o produto, isso enfatizará o relevo do padrão. Para calcular corretamente a quantidade de fio necessária, é preferível fazer uma amostra de tricô.
Após o tratamento térmico, é necessário pesá-lo em uma balança de cozinha precisa e calcular o número necessário de fios usando a fórmula: peso total, que é igual à área do futuro produto multiplicado pelo peso da amostra existente, dividido por sua área.
Você também pode usar o cálculo com base na metragem do fio que está sendo vendido. É mais complicado e você terá que medir o comprimento do fio usado para a amostra. Depois disso, após o tratamento térmico, você pode calcular quanto fio será necessário para toda a área do produto.
Também é recomendável usar uma calculadora online e calcular tudo eletronicamente. Ou simplesmente pegue o volume de fio para um produto específico em tabelas prontas.
Lenço
Você pode tricotar um cachecol quente e estiloso com elástico americano, o principal é seguir o padrão e uma sequência clara de laçadas. Para o trabalho, é melhor escolher fios grossos e leves e agulhas de tricô, começando pelo nº 5.
As etapas são as seguintes:
- Monte 26 pontos e 2 pontos de borda.
- 1ª carreira: faça de acordo com o padrão de 3 laçadas e repita 2 laçadas da frente e 1 laçada de trás.
- Na 2ª carreira, após remover a laçada da borda, amarre o segmento da frente com uma laçada invertida: depois das laçadas frontais habituais, tricote 2 laçadas atrás da parede da frente e, em seguida, puxe a laçada através delas.
Esse padrão de 2 carreiras é repetido no restante da peça até atingir o comprimento desejado.
O produto requer 2 novelos de fio de espessura média, o que fará um cachecol de aproximadamente 90 cm de comprimento. Para que os laços fiquem iguais, o cachecol acabado precisa ser puxado, e então o padrão ficará ainda mais interessante. No final, você pode amarrar as bordas do produto com colunas exuberantes ou fazer borlas. Isso fica a critério da artesã, que poderá mostrar sua imaginação na decoração.
Baixada
Este produto é popular entre todos os segmentos da população. Você pode criar um acessório tão elegante usando fios, linhas e agulhas de tricô. A quantidade de fio que você precisa comprar depende do padrão e do tamanho do projeto. Ao tricotar com canelado americano, você precisa de pelo menos 3 novelos de fio de espessura média.
Um acessório tricotado com elástico americano, ou como é chamado, falso elástico inglês, ficará tão impressionante quanto o clássico. Além disso, será mais fácil e rápido tricotar.
Para o trabalho, utiliza-se a opção com elástico exuberante, quando para a carreira inicial é preciso discar um número de laçadas múltiplo de 5 e acrescentar mais 2 ou 1 para a borda.
O padrão de tricô é o seguinte:
- Comece a trabalhar de dentro para fora. 1 carreira – laçada de borda * 3 tricô, 2 frente * borda.
- Na 2ª carreira – borda * 2 tricô, insira a agulha de tricô entre a 3ª e a 2ª laçadas seguintes e puxe através.
- Faça uma laçada reversa, que é puxada através de 3 pontos em ponto meia atrás da parede do fundo.
- Repita o padrão da carreira 1.
Para tricotar esse tipo de laço, você precisa calcular corretamente o número de laçadas com base na largura desejada do produto. O trabalho é realizado de acordo com o esquema até o tamanho especificado. O tecido resultante é costurado e está pronto para uso.
Boné
O tricô elástico americano (o padrão de tricô é o mesmo para chapéus infantis e femininos, apenas os tamanhos são diferentes), que é usado para tricotar chapéus, tem uma aparência atraente. Ao escolher o estilo de um produto, você precisa levar em consideração a espessura do fio disponível e a estação para a qual o produto é destinado.
Um modelo regular sem punhos pode ser tricotado em círculo, então não haverá costura. Para isso, é utilizado um padrão circular de tricô elástico americano. Não há necessidade de fechar a tela. O principal é não misturar as carreiras para que o elástico fique uniforme e fofo.
O padrão para tricotar elástico usando o método rotativo é descrito acima. Em cada carreira, deve haver pontos meia acima dos pontos da frente e pontos meia acima dos pontos de trás.
Já as diminuições são feitas na 1ª carreira. Para fazer isso, tricote 2 pontos tricô juntos. A próxima carreira é feita sem diminuir as laçadas. Em seguida, tricote os pontos da frente e de trás juntos usando o ponto da frente. Mais 1 carreira sem diminuir e novamente 2 pontos juntos.
Quando restarem 15 laçadas na agulha de tricô, você pode apertar o tricô no topo. O comprimento do chapéu antes da dedução pode variar.
A opção de tricô em agulhas retas pode ser a seguinte:
- Monte 90 pontos e adicione 2 pontos de borda.
- Na 1ª carreira – orla * 2 frente, 1 trás * orla (repita o padrão até o final da carreira).
- Na 2ª carreira – orla * 1 frente, laçada, 2 frente, inserir a agulha de tricô esquerda por baixo da laçada e puxar 2 frentes de tricô pela laçada* orla (repetir de * a * até o final da carreira)
- Em seguida, repita as carreiras 1 a 2.
- Faça a diminuição como no tricô circular.
- Costure cuidadosamente o produto acabado com linhas, tentando fazer isso de laçada em laçada.
Os chapéus para crianças, assim como os masculinos e esportivos, são tricotados da mesma maneira. Nesse caso, o principal será a escolha da cor do modelo.
Para os homens, um chapéu azul ou preto quente manterá a cabeça e as orelhas aquecidas no frio do inverno. As meninas ficarão felizes com uma novidade rosa brilhante ou framboesa, de preferência com strass. Dessa forma você pode vestir a família toda. Chapéus feitos à mão são tão bons quanto itens de moda comprados em lojas.
Meias
No inverno, todo mundo quer ter meias bonitas e quentinhas. Uma mãe e esposa amorosa poderá agradar seus entes queridos com coisas novas e aconchegantes feitas de fios macios e quentes. Para este trabalho é melhor levar agulhas de tricô nº 2.5 e fio acrílico de várias cores. Para meias, cinza e azul serão as melhores escolhas. No total, você precisará de cerca de 100 g de fio.
A técnica para tricotar elástico é a seguinte – diagrama 2/1:
- Monte um número de pontos múltiplo de 3, mais 2 pontos para a borda.
- Na 1ª carreira, tricote 2 pontos meia e 1 ponto meia.
- Na 2ª carreira, tricote 1 laçada frontal, depois uma laçada e tricote mais 2 laçadas frontais e puxe através da laçada.
- Continue tricotando a partir da 1ª carreira até o final.
O padrão básico de cores é o seguinte:
- 1-2 carreiras – fio azul;
- 3-4 carreiras – fio cinza;
- 5-6 carreiras – fio azul e assim por diante, mantendo a ordem das cores.
Os passos para tricotar meias são os seguintes:
-
- Monte 48 pontos com a linha azul e tricote 6 carreiras com ela.
- Continue alternando as cores e tricote de acordo com o padrão por mais 12 carreiras.
- Selecione as 24 alças do meio e continue trabalhando até o calcanhar com um padrão de canelado 1/1.
- Vire o tricô e tricote uma carreira de 23 pontos, deixando 1 ponto inacabado na agulha.
- Tricotar carreiras encurtadas até restarem 8 laçadas na agulha. Em cada carreira, não termine de tricotar 1 laçada.
- Continue tricotando e, no final de cada carreira, tricote 1 laçada restante em cada uma.
- Quando o número de laçadas atingir 24, continue tricotando com um fio azul usando um elástico regular 1/1.
- Tricotar a parte superior do produto usando o padrão principal nas próximas 40 carreiras.
- Tricotar a ponta do pé com um elástico 1/1, diminuindo gradualmente 4 laçadas em cada 2ª carreira (lado da frente). Para fazer isso, tricote as 2 primeiras, 4 (duas juntas) e as 2 últimas laçadas juntas. Quando restam apenas 16 peças, elas podem ser fechadas com uma costura perfeita.
A segunda meia é tricotada da mesma maneira.
A técnica de tricotar um lindo elástico americano é simples e acessível. Até uma criança pode fazer isso se ela se esforçar.
Suas regras básicas de tricô são as seguintes:
- a repetição do padrão pode ser de 3 ou 5 laçadas e mais 2 laçadas para criar a borda;
- o padrão tem apenas 2 carreiras, cada uma delas repetida sequencialmente ao longo de todo o trabalho;
- todas as primeiras laçadas de borda em cada linha são removidas sem tricotar, enquanto o fio permanece na frente do trabalho;
- a última borda deve ficar do lado avesso para que a borda fique uniforme e bonita;
- A 1ª e as demais fileiras ímpares serão consideradas da frente;
- A 2ª e as carreiras pares são tricotadas em tricô. Isso é importante porque o padrão de relevo é formado na parte frontal. Isso se torna perceptível após terminar a 2ª fileira em altura. O verso parece um elástico clássico.
O tricô elástico americano é fácil de trabalhar e produz um resultado bonito. Produtos tricotados de acordo com este padrão proporcionarão calor por muito tempo e não deformarão.
Vídeo sobre o elástico americano
Três opções para tricô elástico americano: