O tigre de Amur é um animal gracioso, símbolo do Extremo Oriente e um dos personagens mais queridos dos desenhos animados da Disney, cujo desenho é bastante complexo, devido à necessidade não só de manter as proporções do animal, mas também de transmitir a beleza, majestade e graça de um gato selvagem.
Para crianças pequenas, um tigre é apenas um grande felino, o cruel Shere Khan ou o gentil Rajah, cujo desenho deve se transformar em um jogo divertido, com o objetivo de criar um desenho a lápis incrivelmente bonito.
Ferramentas e etapas necessárias para criar um desenho
Um desenho a lápis de um tigre de Amur requer uma elaboração cuidadosa dos detalhes principais e é realizado em 3 etapas principais:
- criando um esboço geral do animal;
- desenhando as características faciais, bigodes e pelos do tigre;
- uma brincadeira com transições de cores e sombras que dá volume visual e brilho ao desenho.
De não pouca importância é a preparação do local de trabalho e das ferramentas necessárias, o que requer a presença de:
- folha de álbum branca;
- um conjunto de lápis simples com vários graus de dureza (H, HB e B);
- apagador;
- canetas hidrográficas laranja, preta e rosa para colorir.
Desenho de um tigre de Amur
O tigre de Amur (é melhor desenhá-lo a lápis em uma folha de papel grossa e de grande formato) é um verdadeiro símbolo do Extremo Oriente, com pelo grosso e muito bonito e listras icônicas que são bastante difíceis de executar. O melhor é aplicar esse desenho em uma folha de álbum de grande formato, com a observância obrigatória de todas as proporções do animal.
No início do trabalho, você deve desenhar um círculo volumétrico na folha, não necessariamente com o formato correto, e depois dividi-lo pelos eixos horizontal e vertical em 4 partes iguais. O melhor é colocar o círculo no meio da folha, deixando espaço extra para o corpo do animal.
A etapa 2 do trabalho é desenhar as orelhas do tigre de Amur. Para fazer isso, a metade superior do círculo deve ser dividida horizontalmente em mais 2 partes iguais usando uma linha pontilhada. Nos cantos laterais da primeira parte do desenho, são desenhados pequenos ovais das futuras orelhas, cujas extremidades são adjacentes à linha pontilhada.
Etapa 3 – desenhando o rosto do animal. Aqui, você precisa dividir a metade inferior do círculo em duas partes horizontais iguais e, na parte inferior, desenhar parte do focinho do tigre. Esta parte inclui o queixo, que se assemelha a um coração inacabado ou à letra W em inglês, cuja largura deve ser igual à altura. Isso é feito para que o tigre resultante olhe ligeiramente para o lado.
No 4º estágio, um pequeno semicírculo adicional do futuro queixo do predador é desenhado até a letra W, e a boca do animal é colocada em sua parte superior. Seguindo a boca, você precisa desenhar um triângulo da base do órgão respiratório do tigre, e em cada lado do eixo central, você deve desenhar 2 linhas curvas que compõem o futuro nariz do predador.
Os olhos do tigre são amendoados e sua distância do topo da cabeça corresponde ao comprimento das orelhas (como mostrado pelas setas). Para desenhá-los corretamente, você precisa dividir a superfície da linha em 4 espaços iguais, de modo que entre cada olho e o eixo central possa haver outro olho.
No 6º estágio, você precisa adicionar costeletas na cabeça do tigre, bem como uma linha inclinada entre as orelhas. Na parte inferior do rosto, você precisa desenhar linhas ovais da base do focinho do animal (a letra W) em direção aos olhos e, em seguida, desenhar o contorno do corpo do tigre (2 linhas ovais na parte inferior do desenho na direção da cabeça).
As partes principais do rosto do tigre de Amur são desenhadas. Os contornos agora podem ser contornados com um lápis mais macio, e as linhas auxiliares e pontilhadas podem ser apagadas com uma borracha.
Elaborando os detalhes auxiliares do desenho
Já desenhou um rosto? Você precisa passar para o desenho detalhado da aparência do animal, ou seja, olhos, nariz, orelhas e padrão de pelo.
Parte do corpo | Peculiaridades | Desenho |
Olhos | Os órgãos visuais do tigre são amendoados, com pupila preta e transparente e arcos adicionais. | ![]() |
Nariz | Seu formato lembra a letra W. | ![]() |
Ouvidos | Para desenhá-los, você deve fazer vários pontos pequenos ao redor de todo o perímetro da orelha. Dessa forma, você dá um pouco mais de fofura e depois escurece um pouco o lado esquerdo. Em seguida, você precisa desenhar um tufo de cabelo branco em cada orelha e escurecer um pouco o espaço ao redor dele com um lápis mais macio. | ![]() |
Bigodes e pelos no queixo | O queixo do tigre é fofo devido aos pequenos pelos desenhados ao longo de todo o seu perímetro. Para completar esta seção, um bigode longo é adicionado, afinando ligeiramente em direção ao queixo. | ![]() |
A criação do padrão de pelo requer atenção especial: manchas pretas em zigue-zague localizadas ao redor de todo o perímetro do corpo do animal.
Ao criá-lo, são desenhados:
- 2 manchas grandes e de formato irregular localizadas acima e abaixo dos olhos;
- manchas localizadas perto das orelhas;
- a borda do queixo que começa logo abaixo do nariz.
Depois de desenhar as linhas centrais, você pode continuar a desenhar os padrões de pelos em toda a superfície da cabeça, seguindo rigorosamente as instruções:
Preparar.
Desenvolvimento final do desenho
Etapa final do desenho, que consiste no sombreamento e na elaboração dos detalhes da imagem. Para obter o efeito máximo, é necessário usar lápis com diferentes graus de dureza.
Parte do corpo | Peculiaridades | Desenho |
Para os olhos | A pupila aqui é preenchida com um lápis mais macio, e o branco do olho pode ser deixado sem pintura. | ![]() |
As pálpebras inferiores devem ser desenhadas com um lápis mais macio para dar um efeito 3D, e para as pálpebras superiores, use uma linha grossa de uma única cor com adição de sombreamento (cílios) ao longo do contorno. A íris do olho é desenhada com um lápis duro, movendo-se ao longo de linhas curvas em direção ao meio da pupila. | ![]() | |
Para o nariz | Usando um lápis macio, desenhe linhas claras com muitos pelos pequenos abaixo do nariz. | ![]() |
No lado direito do desenho, uma pequena sombra é criada (como mostrado pelas setas) e sombreada com um tom cinza claro. Abaixo, áreas mais escuras são criadas com um lápis macio. | ![]() |
Para desenhar pelos, você só precisa de um lápis macio e afiado, que você precisa usar para sombrear as listras previamente aplicadas no rosto do predador. Usar linhas finas de hachura dará ao desenho um efeito 3D e também adicionará o volume necessário ao pelo.
Ao sombrear, você precisa se lembrar da direção do movimento o tempo todo, já que os pelos da testa devem estar voltados estritamente para cima, nas laterais - localizados em ambos os lados do focinho, e nas costeletas - voltados para baixo.
As transições de sombra no desenho também são criadas usando hachura, mas com um lápis duro. O espaço de cor cinza está localizado aqui no intervalo entre as listras pretas e brancas com traços curtos. Na parte inferior do focinho do animal, o sombreamento pode ser um pouco mais longo, e sua direção é exatamente a mesma da criação de listras pretas (para cima, para os lados e para baixo).
O pelo do nariz do tigre é quase invisível, por isso é recomendável fazer os pelos aqui com sombreamento fino e, para um efeito visual adicional, você pode escurecer um pouco as asas do nariz.
O tigre de Amur tem muitos pontos longos ao longo das bordas do nariz, que podem ser desenhados com um lápis duro para indicar a presença de pelos no queixo. Uma leve sombra também deve passar entre os pelos e bigodes do animal.
Além disso, um pequeno número de pontos deve ser colocado nas laterais da ponte do nariz para enfatizar os limites da parte mais proeminente do focinho.
Desenhando o corpo
Como o tigre não é desenhado em toda a sua altura no papel, para completar o desenho você só precisa desenhar o enorme pescoço do animal. Isso deve ser feito usando um lápis bem macio (4B) desenhando pequenos traços de cabelo nas listras do corpo.
O próximo passo é desenhar o pelo do animal, que é um pouco mais escuro à esquerda e mais claro à direita. Os pelos do corpo devem ser desenhados da mesma forma que no rosto do animal, usando sombreamento fino com um lápis duro.
Adicione alguns traços oblíquos ao desenho nas costeletas e no corpo do animal, enfatizando a espessura do pelo do tigre.
Desenho de corpo inteiro
O tigre de Amur (é melhor começar um desenho a lápis criando um contorno do animal, o que permitirá que você coloque corretamente as partes principais do corpo do predador na folha) é um animal gracioso e majestoso, com pelo luxuoso e macio, cuja imagem certamente deve refletir a ameaça que emana dele. Ao tentar desenhar um tigre de corpo inteiro, é importante lembrar de manter as proporções do animal, que são comuns a todos os membros da família dos felinos.
Então, antes de tudo, na folha é necessário colocar os círculos necessários para desenhar a cabeça e o corpo do tigre. Os ombros e o sacro do predador são indicados por dois círculos localizados a uma pequena distância um do outro. Ao fazer isso, é importante lembrar que os ombros do predador são grandes, localizados um pouco acima do sacro e bem desenvolvidos, e o dorso é mais estreito e conectado ao corpo alongado.
O terceiro círculo — destinado à cabeça — deve ser o menor, já que o crânio do animal é redondo e curto. Depois de decidir os círculos, você precisa desenhar linhas para as futuras patas e cauda do animal. Ao planejar este último, você deve lembrar que ele é muito mais curto que o comprimento do corpo.
A segunda etapa da lição é desenhar a cabeça, o que requer mostrar o poder e a força dos ossos do tigre. Mantendo a simetria, o círculo superior deve ser dividido ao meio pelo eixo vertical e em 3 partes pelo eixo horizontal. Para desenhar o nariz, selecione a borda da primeira e terceira partes do círculo. Os olhos devem ser colocados no primeiro e segundo terços, e as orelhas devem ser colocadas no topo, a partir do centro da parte vertical da cabeça.
O contorno da cabeça é desenhado com sombreamento, indicando o pelo curto, mas muito grosso do animal, e então as listras precisam ser destacadas.
Os hemisférios dos ombros e das costas do corpo precisam ser conectados com linhas suaves nas costas e no peito, e então você deve começar a desenhar as patas do animal. Ao projetar os membros, é importante lembrar que as patas traseiras do tigre de Amur são um pouco mais longas que as dianteiras, o que permite ao animal saltar bem e, se necessário, desferir um golpe fatal, rasgando o estômago do inimigo.
O contorno criado do tigre de Amur deve ser delineado, desenhando os pelos e listras em todo o corpo, patas e cauda.

Na etapa final, o desenho resultante do tigre precisa ser sombreado, brincando com transições de luz e sombra.
Filhote de tigre de Amur
O tigre de Amur (um desenho a lápis pode levar muito tempo devido à necessidade de criar um efeito visual) na forma de um filhote de tigre não está disponível apenas para adultos. Uma criança pode facilmente completar sozinha um desenho que não exija um desenho cuidadoso de detalhes, com apenas uma pequena ajuda de um adulto.
Para as crianças, um filhote de tigre é um felino grande e alegre, então a técnica para criá-lo não é diferente de qualquer representante da família dos felinos. No primeiro estágio da criação, a folha de papel deve ser visualmente dividida ao meio. Na parte superior do rosto, está desenhado o focinho de um filhote de tigre, formado por um grande círculo.
Nas laterais do desenho criado, nas partes superiores direita e esquerda, são colocadas orelhas, dentro das quais são desenhadas listras escuras e pelos com um lápis.
O corpo do filhote de tigre sentado é criado com duas linhas curvas, e então as duas patas dianteiras e uma pata traseira do animal são adicionadas a ele, já que o filhote de tigre está sentado no desenho.
Para completar o contorno, você precisa desenhar a cauda, com um pincel obrigatório no final.
Depois de terminar o contorno do animal, você pode voltar a desenhar seu rosto. Para fazer isso, o círculo deve ser dividido pelos eixos vertical e horizontal e, no ponto de intersecção deles, desenhar o nariz do animal. Os olhos do filhote de tigre estão localizados no primeiro e segundo quadrados superiores e são grandes, amendoados, com pupilas obrigatoriamente escurecidas.
O filhote de tigre resultante deve ter listras, para as quais elas são aplicadas primeiro no focinho com um lápis e depois em todo o corpo do animal, incluindo as patas e a cauda.
Na etapa final, você precisa contornar o desenho e, em seguida, usar um marcador laranja para colorir o pelo do filhote de tigre como desejar.
Se você não tiver uma caneta hidrográfica, pode fazer o sombreamento com um lápis, brincando com as transições de luz e sombra.
Desenho de um tigre em movimento
O tigre de Amur (um desenho a lápis de um predador em movimento deve refletir totalmente seus traços de caráter) é um predador cruel e profissional, conhecido por seus hábitos graciosos e amor por correr e pular.
Ao representar um tigre em movimento, o artista também precisa começar criando três círculos, mas neste caso, organizá-los em uma ordem ligeiramente diferente:
- em primeiro plano - uma cabeça pequena com ossos fortes;
- no segundo - a cernelha do animal e a maior circunferência;
- no terceiro - a circunferência do sacro do tigre.
Ao desenhar a cabeça (o primeiro círculo), ela deve ser dividida pelos eixos horizontal e vertical e, na parte inferior resultante, criar uma boca oval poderosa, mas não volumosa. Os olhos pequenos aqui estarão localizados no eixo horizontal na 1ª e 2ª partes do círculo.
À medida que o tigre se move, uma de suas patas dianteiras estará firmemente plantada no chão, enquanto a outra estará levemente dobrada, como se estivesse caminhando.
Para criar o corpo do animal, da cernelha ao sacro, você precisa desenhar uma linha ligeiramente arredondada que se transforma suavemente na cauda e, em seguida, conectar também as patas dianteiras e traseiras, criando o peito do animal.
Linhas desnecessárias que sobraram do esboço podem ser removidas, o contorno deve ser destacado com uma cor mais brilhante e então você precisa começar a desenhar as listras e o pelo do tigre de Amur.
Na fase final, o tigre ganha belos bigodes e o contorno é sombreado com transições leves.
Desenho de um rosto de tigre rosnando
O focinho do tigre de Amur, além de sua luxuosa coloração vermelha e branca, também tem um sorriso predatório de presas brancas que tem um efeito assustador em qualquer oponente.
Ao criar esse desenho, primeiro você precisa desenhar um grande círculo central (o contorno do focinho). No seu centro há um oval menor (o nariz), ao longo das bordas do qual na parte superior há 2 pequenos círculos (os futuros olhos do animal). Um eixo central é desenhado em toda a superfície do desenho, dividindo-o em duas partes iguais, e nas laterais do grande círculo estão as orelhas do tigre pressionadas contra a cabeça.
No centro do oval está o nariz triangular do animal, e no espaço entre o círculo inferior e o oval está a boca do tigre, com dentes e presas claramente desenhados.
Listras são aplicadas nas laterais, olhos e queixo do animal.
E então as linhas auxiliares desnecessárias são removidas com uma borracha. O contorno restante da boca do tigre é destacado com um lápis mais macio e colorido em laranja ou decorado com hachuras.
Preparar.
Tigre de desenho animado
O tigre de Amur é o protótipo de muitos personagens de desenhos animados, um dos quais, o tigre Shere Khan, é adorado e temido não apenas por adultos, mas também por crianças. A criação do principal vilão do desenho animado Mogli: O Menino Lobo agradará crianças de qualquer idade e também proporcionará a elas e seus pais alguns minutos felizes de criatividade conjunta.
Para criar um personagem de desenho animado, primeiro você precisa desenhar 3 círculos de diâmetros diferentes em uma folha de papel (cabeça, eixo do ombro e sacro). O eixo superior da cabeça deve ser dividido em 4 partes por arcos horizontais e transversais.
Em seguida, as partes do rosto de Sherkhan são cuidadosamente desenhadas: orelhas, nariz, boca e costeletas. Uma atenção especial também é dada ao sorriso bem-humorado do personagem.
Depois de concluir o esboço do rosto, você precisa detalhar os olhos, os pontos no queixo e as listras de Sherkhan. Atenção especial deve ser dada ao formato amendoado dos olhos e ao escurecimento do globo ocular, bem como ao desenho da ponta do nariz, que lembra uma letra W invertida.
Terminado o focinho do animal, você deve passar ao desenho das patas, do corpo e do pescoço, além do peito volumoso, utilizando linhas onduladas.
Depois da frente do corpo, você pode se concentrar na criação dos quartos traseiros do personagem usando linhas curvas para criar as nádegas e as patas traseiras do animal. As coxas do animal são desenhadas na posição sentada.
A próxima etapa será o desenho dos dedos dianteiros das patas do animal e de sua cauda, que é considerada uma continuação do círculo cruzado e tem a aparência de um semicírculo.
Depois de completar os contornos do corpo, você precisa aplicar marcações no peito de Sherkhan e, em seguida, desenhar listras ao longo de todo o comprimento das costas e patas do tigre.
Na etapa final do desenho, todas as linhas auxiliares devem ser apagadas e o contorno do tigre deve ser contornado com um lápis mais macio. Se desejar, o Sherkhan também pode ser colorido ou sombreado com pequenos traços.
O tigre de Amur é um animal forte, resistente e muito bonito que evoca admiração e adoração universal. Usando um pequeno conjunto de lápis de dureza diferente, uma borracha e folhas de caderno de desenho, cada criança pode, com a ajuda dos pais, aprender a desenhar tanto um personagem de desenho animado quanto um habitante real do Extremo Oriente com patas enormes, um corpo flexível e pelo macio e espesso.
Vídeo sobre como desenhar um tigre de Amur
Como desenhar um tigre facilmente passo a passo: