Apliques são um método antigo de desenvolvimento de crianças de todas as idades, que inclui um grande número de variedades: de formas geométricas, de tecidos, de materiais naturais, de temas, de tramas, de decoração e assim por diante.
Benefícios das aulas de apliques para crianças de todas as idades
As aulas de aplicação trarão uma contribuição exclusivamente positiva para o desenvolvimento da criança:
- Ao se envolver nesse tipo de atividade, desde cedo a pessoa aprende perseverança, diligência e precisão.. Este fato se deve ao trabalho de longo prazo com peças pequenas e frágeis. As crianças menores, de 3 a 5 anos, aprendem a manusear não apenas os componentes do artesanato, mas também objetos perigosos - tesouras, cola. Crianças maiores, a partir dos 5 anos, acostumam-se a ter cuidado nas ações, pois a maioria das partes dos apliques, se manuseadas sem cuidado, rasgam, sujam e tornam-se impróprias para uso posterior.
- Os mais pequenos que estão apenas a começar o seu “caminho da criatividade” colando imagens grandes e brilhantes numa superfície, aprenda formas geométricas, cores, animais e assim por diante.
- O fato do desenvolvimento das habilidades motoras finas, do pensamento criativo e da inteligência é indiscutível em crianças de todas as idades ao fazer apliques. O aprimoramento das habilidades motoras se dá pelo trabalho dos alunos, obrigando-os a lidar com pequenas peças que diferem, ao tato, em suas características de funcionamento. Ao realizar tarefas mais complexas como compor uma história, usar os objetos propostos como heróis de um conto de fadas (a partir dos 5 anos) ou aprender novas informações (dos 3 aos 5 anos), as crianças desenvolvem claramente os hemisférios do cérebro responsáveis não só pela lógica, mas também pelo componente criativo.
- Envolvendo os amigos e parentes do seu filho em atividades de apliques dá à pequena pessoa sua primeira ideia de trabalho coletivo. Na situação com crianças (3-5 anos), os participantes terceirizados do processo se tornarão uma espécie de assistentes ativos, professores, guiando-os em seu esforço criativo. Os parceiros para crianças mais velhas (a partir de 5 anos) serão mais como colegas, a cooperação com quem tornará o trabalho da criança mais correto, mais bonito e, no caso de colar uma história, mais interessante.
- Ao fazer apliques com uma criança, um pai assim estabelece as bases do design thinking para ele (é necessário montar um todo a partir das partes), ajuda a construir relações de causa e efeito na disciplina de trabalho (para obter um resultado de alta qualidade, é necessário recortar cuidadosamente as figuras, aplicar a quantidade necessária de cola, colocá-las cuidadosamente em um local específico, deixá-las secar; se você usar mais cola do que o necessário, ela se espalhará durante a colagem da peça e assim por diante).
Preparando o local de trabalho e os materiais
Seja uma simples aplicação de forma geométrica ou a colagem de uma longa história usando os dados fornecidos, Deve-se prestar a devida atenção, em primeiro lugar, à organização do local de trabalho da criança:
- É importante ter certeza de que o local onde você está estudando é seguro.. Vale a pena retirar da mesa tudo o que for desnecessário e que possa distrair a atenção do pequeno. É aconselhável cobrir a mesa com oleado ou jornais para evitar danos, por exemplo, por cola. É aconselhável vestir o jovem criador com roupas caseiras devido à alta probabilidade de danos às coisas por “ferramentas”.
- É necessário preparar tudo o que for necessário para a aplicação com antecedência., para que durante o trabalho você não sinta desconforto devido à necessidade de retirar inesperadamente, terminar de desenhar, etc.
- Não apenas modelos para atividades futuras, mas também diversos materiais devem ser preparados na mesa., "ferramentas":
- tesoura (leve, pequena, confortável para a mão da criança, necessariamente com pontas rombas);
- uma base que servirá de base para o aplique (por exemplo, uma folha de papel branca, papelão, um bloco de madeira);
- cola (de preferência em bastão, que não espalha, derrama ou mancha, ao contrário do tipo líquido comum);
- material de trabalho (do que será feito o aplique: papel colorido, tecido, cereais, papel alumínio, flores, etc.).
Trabalhando com modelos
Para organizar adequadamente as aulas de apliques com crianças, é importante trabalhar cada pequeno detalhe, em especial os moldes. Aplicações para os mais novos (3-5 anos), por exemplo, a partir de figuras geométricas, não deixam dúvidas quanto à criação de modelos para eles. Neste caso, é necessário criar um desenho, indicando nele os locais onde a criança deverá colar os elementos pré-cortados.
Em situações de preparação de apliques para crianças mais velhas, certas dificuldades podem surgir se o organizador não tiver boas habilidades de desenho. A situação descrita se deve à necessidade de criar esboços mais complexos, traçando e recortando, a partir dos quais as crianças podem obter os componentes necessários do futuro artesanato.
O algoritmo para trabalhar com modelos é idêntico para cada tipo de aplicação:
- criar um esboço em cores;
- copiar o desenho original;
- cortar (para crianças de 3 a 5 anos) ou dividir com linhas brilhantes (para crianças de 5 anos ou mais) a imagem colorida copiada nas partes componentes do trabalho futuro;
- cole os elementos na base preparada.
Modelos de figuras para o grupo mais jovem do jardim de infância
Apliques de formas geométricas são os mais indicados um método para desenvolver habilidades motoras finas e pensamento criativo em crianças do grupo mais jovem do jardim de infância:
- Aplicação "Encha o pote". Para funcionar, você precisa preparar uma base com uma silhueta desenhada de um grande jarro (pode ser substituído por um prato, copo, caixa, etc.) e círculos multicoloridos de tamanhos diferentes recortados de acordo com um molde (você pode usar vários materiais que diferem no toque para desenvolver sensações táteis). As crianças devem cobrir o espaço vazio da imagem dentro dos limites do recipiente com “doces” multicoloridos em ordem aleatória. O resultado do trabalho é o esboço de um jarro, dentro do qual são colados círculos de diferentes cores e tamanhos.
- Aplicação "Balão". Primeiro, você precisa cortar moldes de balões multicoloridos sem “fixadores”. Em seguida, cole fios das cores correspondentes aos balões em uma folha de papel com um céu pintado (nuvens, aviões, pássaros, etc.). É importante explicar claramente a tarefa às crianças: combinar a bola com o “prendedor” da mesma cor.
O resultado é uma imagem de balões multicoloridos presos a um barbante, flutuando no céu.
Modelos de figuras para o grupo sênior do jardim de infância
Aplicação de formas geométricas, adição ao enredo da imagem, “compondo” uma imagem de animais, pássaros, colando olhos, patas, asas, etc. a eles – Os principais tipos de atividades aplicativas com crianças de 4-5 anos:
- Aplicação "Adivinha?". Para trabalhar, você deve preparar com antecedência um grande número de desenhos de várias figuras geométricas. A criança precisa recortar as peças usando moldes e montá-las em um objeto real (fruta, carro, árvore, etc.), colando-as em uma base pré-fabricada. Como resultado da atividade aplicativa, obtém-se uma imagem de todos os tipos de objetos encontrados na vida de uma criança.
- Aplicação "Animal". Nesse caso, vale a pena desenhar modelos de pequenos componentes de um animal, por exemplo, um gato, para crianças. A tarefa das crianças será recortar e colar essas partes no papel de modo que a imagem resultante do animal de estimação seja obtida (triângulos - no lugar das orelhas, ovais - no lugar do corpo e da cabeça, círculos - no lugar dos olhos e assim por diante). O resultado do trabalho será uma imagem colada de um animal com o máximo de detalhes de sua aparência.
Modelos de figuras para o grupo preparatório do jardim de infância
Tarefas para crianças maiores de 5 anos, em regra, implica não apenas cortar e colar, mas também preparar você mesmo um molde para o aplique:
- Aplicação "Amizade". Você precisa pegar uma folha de papel em branco e dobrá-la ao meio. Na dobra, sugere-se desenhar o contorno de metade do corpo de uma pessoa de qualquer gênero. O próximo passo é recortar o desenho. Desdobrando ainda mais a folha, a criança receberá um “homenzinho” proporcional. Em seguida, a criança deve colar as pessoas resultantes de modo que pareçam estar de mãos dadas. O resultado é uma imagem de uma "dança circular de amigos" colada, de mãos dadas.
- Aplicação "Garagem". Um adulto pede a uma criança que desenhe uma garagem para um carro. O portão é geralmente representado na forma de um arco, o telhado é um triângulo e as portas são na forma de quadrados. Em seguida, o aluno recorta as partes componentes da futura estrutura e as cola sequencialmente em uma base previamente preparada para o aplique. Usando o mesmo princípio, você pode criar um carro para a garagem ou simplesmente terminar de desenhá-lo. O aplique final é uma imagem de uma garagem com um carro dentro.
Modelos de figuras para 1ª série
Apliques feitos de formas geométricas certamente são possíveis até mesmo para crianças em idade escolar que sabem manusear tesouras com cuidado.
Os alunos recebem tarefas complexas com um grande número de modelos — círculos, polígonos — cujo corte exigirá força, perseverança e precisão.
Aplicações:
- Aplicação "Caterpillar". As crianças precisam receber modelos com círculos desenhados de tamanhos diferentes, um triângulo pequeno e dois retângulos alongados. Depois de recortá-los e colori-los, o aluno do primeiro ano deve fazer uma lagarta usando todos os detalhes, onde os retângulos são os chifres da lagarta, e o triângulo, por exemplo, é a boca. Como resultado do trabalho do aluno, é obtida uma imagem de uma lagarta criativa de qualquer cor, tamanho ou formato.
- Aplicação "Casa de veraneio". Para criar uma imagem de uma casa e seus arredores, é necessário preparar modelos de figuras geométricas com base na imagem pretendida (quadrado, círculo, retângulos alongados e tradicionais - casa; círculo pequeno e 2 triângulos - pássaro, círculo e retângulos alongados - sol, ovais com bordas onduladas - nuvens; triângulos, retângulo alongado - abeto; círculo, retângulo alongado - árvore, etc.). A criança, tendo recortado os detalhes de acordo com os moldes fornecidos, “constrói” sua casa de verão sobre a base preparada, que será o resultado final do trabalho aplicativo.
Modelos de figuras para a 2ª série
Rolar:
- Aplicação "Flor". Os contornos de futuras plantas de uma cor diferente são fixados em uma base simples. As crianças são convidadas a preencher o interior das flores recortando pequenos quadrados, distribuindo-os e colando-os na área da cor correspondente. Como resultado, a base fornecida deve ter uma flor feita no estilo de aplique de mosaico.
- Aplicação "Triângulos". Os alunos são convidados a criar uma imagem do mundo subaquático usando apenas triângulos de tamanhos diferentes como modelos. Como base, você precisa pegar uma folha de papel azul. Para os componentes do aplique, você pode usar não apenas papel, mas também feltro multicolorido. Ao recortar triângulos, os alunos devem criar algas marinhas, peixes, pedras, caranguejos e assim por diante.
Modelos de formas para a 3ª série
Rolar:
- Aplicativo "Minha Família". As crianças precisam receber modelos dos componentes da imagem de pessoas de diferentes gerações e depois devem terminar de desenhar o rosto de um parente. Você pode tornar a tarefa mais difícil limitando o número de peças usadas, por exemplo, 10 por pessoa. Assim, você pode obter uma avó composta por figuras geométricas elementares: três círculos, como um corpo; com ovais em vez de braços; num coque na cabeça; de avental ou blusa com botões.
- Aplicação "Palhaço". As crianças são convidadas a colar um palhaço fazendo malabarismos com bolas feitas com as peças fornecidas. Para este aplique, você precisa preparar moldes: 7 círculos (5 – bolas, 1 – cabeça, 1 – nariz de palhaço), 5 triângulos (1 – chapéu, 2 – mangas de fantasia, 2 – pernas de calças), 1 oval (torso), 1 estrela de cinco pontas (gola), 4 trapézios (2 braços, 2 pernas).
Depois de terminar de desenhar o rosto, as crianças verão no final da lição, na base de papel, um palhaço sorridente com balões multicoloridos alinhados acima de sua cabeça.
Modelos de formas para a 4ª série
Rolar:
- Aplicação "Gato e ratos". É importante mostrar às crianças qual imagem elas devem obter como resultado do trabalho: uma imagem de 2 ratos e um gato. Nessa idade, vale a pena dar às crianças a oportunidade de obter componentes complexos para apliques a partir dos moldes mais simples de formas geométricas. Para criar os ratos você precisará de: 1 oval, cortando-o você poderá obter 2 corpos de ratos de perfil; 6 círculos de tamanhos e cores diferentes (4 – orelhas, 2 – narizes). Os olhos e a cauda precisam ser finalizados. Para o gato você precisa preparar: 2 círculos grandes (corpo); 3 pequenos círculos (olhos, nariz); 2 triângulos (orelhas); 2 círculos médios, cortados ao meio para obter 2 patas e um rabo. Boca e bigodes - finalize o desenho.
- Aplicação "Espaço". Para obter uma imagem de um foguete, planetas e estrelas ao seu redor, você precisará de modelos:
7 círculos de tamanhos diferentes (planetas e 2-3 janelas de foguetes); 10 estrelas; 1 triângulo pequeno (o "nariz" do foguete); 1 triângulo grande, dividindo-o, criaremos 2 partes da “cauda” do navio; um retângulo cortado em muitas tiras finas (o fogo da "cauda" de um foguete).
Aplicação sobre o tema "Verão"
Aplicações de florestas, sol, cogumelos, árvores, grama, feitas de figuras geométricas de vários materiais, revelará perfeitamente o tema do verão no trabalho da criança:
- Uma folha grossa de papelão verde é usada como base.
- Troncos de árvores são cortados em papel pardo no formato de um retângulo ou oval.
- Depois de colar os troncos na base do aplique, você precisa desenhar galhos nas plantas e, em seguida, “colocar” frutas (maçãs, peras, cones) ou apenas folhas recortadas em papel colorido sobre elas.
- Muitos triângulos verdes (grama) estão colados na parte inferior da base.
- Adicionando pedaços de algodão ao “céu”, você pode obter nuvens brancas.
- Depois de recortar um círculo amarelo (sol) com retângulos alongados (raios), é importante determinar seu lugar no aplique.
- Do oval e do semicírculo são “obtidos cogumelos”, que depois são colocados sob as árvores.
Como resultado do trabalho, a criança recebe uma imagem de um dia ensolarado com todos os componentes do período de verão.
Aplicação sobre o tema "Outono"
Ao trabalhar com apliques de “outono”, você pode, como opção, usar materiais naturais:
- A criança precisa recortar um vaso usando um molde.
- Depois de colar o “recipiente” resultante em uma folha de papel, você pode começar a “fazer um buquê”.
- Folhas de várias árvores, flores e grama de outono são coladas acima do vaso, criando a ilusão de um buquê dentro dele.
Um aplique de formas geométricas pode ser feito com a adição de elementos da natureza viva: folhas, bolotas, etc.
Como resultado de manipulações simples, a criança receberá um aplique ilustrando os detalhes da estação do outono.
Aplicação sobre o tema "Inverno"
O trabalho com tema de inverno pode ser feito com diversos materiais: algodão, papel, tecido e assim por diante. O mais útil do ponto de vista do desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças é um aplique composto por pequenos pedaços de papel. A criança não deve recortar esses componentes, mas rasgar o papel o mais pequeno possível. É melhor usar uma folha de papelão colorido azul escuro como base.
Execução:
- Para começar, as crianças precisam preparar modelos de casas e árvores, compostos por formas geométricas. (retângulos são casas; quadrados são janelas de casas; retângulos alongados são troncos de árvores; triângulos são telhados de casas).
- Depois de colar as peças do aplique resultantes no lugar, você pode começar o processo de rasgar o papel.
- Pequenos pedaços de papel branco, obtidos como resultado do trabalho realizado, são fixados aleatoriamente no telhado, nos galhos, no chão, representando neve caindo ou montes de neve.
Como resultado do processo criativo, obtém-se uma imagem de uma cidade no inverno em uma folha de papel.
Aplicação sobre o tema "Espaço"
Ao trabalhar em um aplique “espacial”, você pode pedir para seu filho “inventar” constelações:
- Primeiro, é necessário selecionar o diagrama de constelação que o aluno planeja trabalhar.
- São recortados moldes de estrelas de diferentes tamanhos em amarelo/branco.
- Detalhes contrastantes de materiais disponíveis são colados na base escura preparada em uma determinada ordem (pelo organizador ou pela amostra) (você pode usar cereais que preencham os contornos das supostas estrelas no céu).
- As “estrelas” são conectadas entre si por linhas desenhadas na fase final da obra.
O resultado da sua criatividade deve ser uma variedade de constelações do céu noturno: Ursa Maior/Ursa Menor, Gêmeos, Cão Maior e assim por diante.
Criando padrões a partir de formas geométricas
Criar um padrão a partir de formas geométricas ajuda as crianças a aprender ou consolidar seus nomes, desenvolve habilidades motoras finas, pensamento criativo e imaginação. Esse tipo de atividade envolve colar formas simples de maneira caótica para criar um padrão ou classificar os componentes por tamanho, formato, cor e assim por diante.
Para despertar o interesse da criança por esse tipo de aplique, um adulto a convida a decorar um guardanapo.
Após fornecer os modelos ao aluno, é necessário mostrar a ele uma amostra, cuja cópia deverá se tornar o resultado do trabalho. Uma alternativa ao modelo pode ser a colaboração com o professor, onde, ao ouvir o nome (cor, tamanho) de uma figura geométrica, previamente recortada segundo um molde, a criança deve escolher aquela e colá-la no local indicado.
Recomendações para a realização de aulas
É importante que o organizador de aulas de apliques lembre-se da necessidade de:
- equipar adequadamente o local de trabalho do “aluno”: remover coisas desnecessárias, preparar o necessário;
- utilizar técnicas de jogos nas aulas para manter o interesse da criança;
- usar uma variedade de materiais para aplicações a fim de melhor desenvolver as sensações táteis das crianças;
- escolher um tópico que corresponda aos interesses de uma faixa etária específica;
- pedir à criança que expresse sua opinião pessoal após a realização do trabalho para posterior análise de erros na organização do processo;
- Não limite a imaginação da criança e permita que ela refine o plano de aula de apliques à medida que avança.
Aplicações feitas no estilo de colagem mais simples de figuras geométricas, juntamente com opções mais complexas, devem, antes de tudo, trazer alegria às crianças.
O “professor” deve definitivamente interessar as crianças antes de formular a tarefa, elogiá-las no processo e avaliar os méritos do trabalho já concluído. Ao gostar das atividades, a criança não só se desenvolverá, mas também se divertirá na companhia de colegas ou pais, o que significa que as atividades de apliques ficarão firmemente enraizadas em sua vida por muito tempo.
Vídeo: Apliques de Formas Geométricas
Aplicações de formas geométricas no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Wc0iWRbjGQE
Como criar um aplique com animais, aprenda no vídeo: