A aplicação é um dos tipos de criatividade preferidos das crianças. Para tornar a lição o mais útil possível, você precisa pensar nela cuidadosamente, levar em conta todos os fatores possíveis e preparar o material necessário.
O assunto em diferentes grupos pode ser o mesmo, mas o conteúdo é necessariamente diferente e apropriado à idade da criança. O artigo examina as especificidades da condução de aulas sobre o tema “Peixes em um aquário” em diferentes grupos de jardim de infância: do júnior ao preparatório.
Benefícios das aulas de apliques para o desenvolvimento infantil
Aplique é uma técnica de arte decorativa e aplicada baseada na colagem ou costura de padrões, figuras e outros elementos decorativos em um material de fundo. O termo aplique vem do latim applicatio, que significa “fixação” ou “aplicação”.
Os benefícios desse tipo de criatividade para o desenvolvimento infantil são inegáveis:
- ao recortar, bem como dispor e colar pequenas peças, desenvolvem-se as habilidades motoras finas das mãos, o que influencia indiretamente o desenvolvimento da atividade da fala (as áreas do cérebro responsáveis por ambos os tipos de atividade estão localizadas próximas);
- qualidades como perseverança, precisão e paciência são formadas; com a organização adequada do trabalho, a criança se torna mais independente;
- habilidades mentais, a capacidade de analisar, comparar e tirar conclusões gerais são desenvolvidas: nas aulas, as crianças se familiarizam com o conceito de forma de um objeto, seu tamanho, cor, comparam diferentes detalhes, encontram semelhanças e diferenças, selecionam os detalhes que, de acordo com uma ou outra característica, são adequados para modelar uma imagem;
- reforçar a capacidade de organizar lindamente uma imagem em uma folha de papel;
- desenvolver a capacidade de observar precauções de segurança, manter a postura correta e manter a ordem no seu local de trabalho;
- são desenvolvidas habilidades criativas, imaginação, capacidade de destacar o principal e dividir o todo em partes;
- aprenda a criar, a fazer itens valiosos que podem ser usados como presentes para pessoas queridas ou para decorar seu quarto.
Preparando-se para uma aula de apliques
Para tornar a aula o mais útil e produtiva possível, você precisa interessar a criança.
Para fazer isso, você deve conduzir a aula na forma de um jogo ou de um conto de fadas:
- A situação do jogo pode ser apresentada na forma de uma caminhada pela floresta, cidade ou parque. As crianças conhecem diferentes plantas, animais e personagens de contos de fadas que lhes pedem ajuda. Por exemplo, eles viram um aquário com um peixe triste nadando nele. Ela diz que vive sozinha em um aquário e está muito entediada porque não tem ninguém com quem brincar. Ela pede para fazer amigos para ela – os mesmos peixes.
- Se a criança gostou particularmente de um determinado conto de fadas, você pode fazer o trabalho de apliques enquanto ele está sendo contado: crie personagens (peixinhos dourados) ou modele uma situação (peixes nadando em um aquário, em um lago). Você pode “criar” um conto de fadas usando a técnica de apliques: faça várias ilustrações: um peixe brincando, almoçando, dormindo e depois combine-as em um livro. Este livro pode então ser “lido”.
É importante pensar no tópico da lição, nas etapas, no enredo e no personagem principal com antecedência. É necessário definir uma meta para si mesmo e se concentrar em alcançá-la durante a aula.
Durante o trabalho, é aconselhável conversar sobre todas as suas ações. Assim será mais fácil para a criança entender a lógica das ações.
Um dos pontos principais na preparação de uma aula é organizar o local de trabalho. Se você não prestar atenção a essa questão com antecedência, durante a aula você terá que se distrair com momentos sem importância que atrasarão o trabalho e distrairão outras crianças.
Portanto, é necessário prever que:
- todas as crianças tinham as ferramentas e materiais necessários (eles deveriam ser seguros e apropriados para a idade da criança);
- era conveniente para os alunos usar recipientes (caixas, pratos, bandejas) para formas prontas, restos de papel e figuras prontas;
- o professor poderia ir livremente a qualquer local de trabalho se a criança precisasse de ajuda.
O material preparado deve ser apropriado para a idade das crianças. No grupo mais jovem (3-4 anos), os próprios professores recortam detalhes e imagens de silhuetas de objetos para colar. No grupo do meio (4-5 anos), as crianças são solicitadas a recortar as peças necessárias a partir de figuras preparadas de um determinado tamanho.
Em grupos mais velhos (até 7 anos), a aplicação decorativa é realizada principalmente de acordo com o desenho das crianças, por isso elas precisam ter uma ampla escolha (figuras de cores e tons diferentes).
O aplique “Peixes em um aquário” (grupo preparatório, sênior, intermediário ou júnior) pode ser emoldurado e decorado com strass, glitter, miçangas e miçangas pequenas.
Instruções passo a passo para fazer apliques usando várias técnicas
Existem 2 técnicas para fazer apliques:
- Tradicional. As crianças criam imagens planas de papel que não têm volume.
- Não convencional. Diferentes materiais são usados no trabalho: tecido, cereais, pequenos objetos (botões, miçangas), massa. As imagens podem parecer tridimensionais.
Apliques feitos em qualquer técnica podem ser baseados em assunto (imagens individuais), baseados em enredo (refletindo algum evento) e decorativos (usados para decorar objetos).
Além disso, eles são divididos em tipos dependendo do volume do artesanato (volumétrico e plano), da cor (monocromático e multicolorido), da presença de simetria e do material utilizado. Cada tipo de trabalho tem suas próprias características.
Aplicação usando modelos
Um modelo é uma representação esquemática de um produto futuro. Pode ser desenhado ou impresso. Algumas pessoas pensam que o modelo só deve ser usado com crianças, mas isso não é verdade. O trabalho com o modelo é feito de forma diferente em grupos diferentes.
Aplicação "Peixes em um aquário" no grupo júnior: as crianças colocam a silhueta finalizada de um peixe em um papelão e colam.
Aplique destacável "Peixe em um aquário" no grupo sênior:
- As crianças escolhem a cor e rasgam o papel colorido em pequenos pedaços.
- Eles são colados no molde do peixe para preencher completamente o espaço.
- Encha o aquário com algas e pedras de papel.
- O molde concluído é colado.
Aplicação "Peixes em aquário" (grupo preparatório):
- As crianças recortam todos os detalhes do futuro aplique (partes de peixes, algas marinhas, pedras) em papel adequado usando um molde (ele é aplicado na folha e traçado com um lápis simples).
- Coloque o desenho sobre uma folha de papelão preparada (este é um aquário).
- Cole as peças na base.
Em idade pré-escolar mais avançada, você pode recortar silhuetas simétricas de papel dobrado ao meio. As crianças recortam os moldes e os colam na base.
Apliques geométricos
Esse tipo de aplique envolve a criação de imagens a partir de formas geométricas recortadas em papel. Ela é realizada em todos os grupos, apenas nos grupos mais jovens e intermediários eles fazem principalmente imagens de temas, e nos grupos mais velhos - imagens mais complexas, baseadas em enredos.
O trabalho no aplique “Peixes em um aquário” dependerá da idade das crianças:
- No grupo mais jovem, eles fazem um peixe com formas geométricas: uma oval e um triângulo (corpo e cauda). Use um lápis para terminar de desenhar o olho.
- No grupo do meio, a tarefa se torna um pouco mais complicada: as próprias crianças recortam os detalhes das figuras preparadas: um oval de um retângulo, triângulos de um quadrado. Depois eles fazem peixes na base e os colam.
- Crianças maiores de idade recortam todos os elementos, fazem peixes de diferentes formatos e cores e recortam elementos decorativos para o aquário. Depois disso, a parcela é disposta na base e todos os elementos são colados.
Feito de tecido
O aplique de tecido “Peixe em aquário” pode ser simples ou complexo, dependendo do número de elementos. Basicamente, esse trabalho é realizado pelas crianças do grupo preparatório. Os detalhes devem ser estilizados, com um contorno claro e correto. Para o trabalho você pode usar tecido de qualquer tipo e cor.
A ordem das ações ao trabalhar com tecido:
- Escolha um tecido adequado e prepare-o para o trabalho: engome algodão, torça-o bem e passe-o com ferro quente, estique o tecido sintético, borrife-o com uma solução de gelatina e seque-o, mas não passe-o.
- Recorte as peças do aplique.
- Cubra generosamente a parte de trás com cola e cole-a na base.
- Para evitar que o tecido encolha durante a secagem e garantir melhor aderência, cubra o artesanato com um pano e coloque o ferro morno por cima.
Os trabalhos das crianças geralmente são fixados na base com cola, porque elas não conseguem segurar uma agulha e manuseá-la com cuidado. Crianças maiores podem cortar os detalhes do tecido sozinhas, enquanto as menores recebem um conjunto de formas prontas, que depois basta colar.
Aplique volumétrico
A técnica para criar artesanatos tridimensionais não é muito diferente da técnica para fazer imagens planas: as peças são coladas na base exatamente da mesma maneira. Mas neste caso, ou é usado um material inicialmente volumoso (algodão, guardanapos torcidos, plasticina, material natural), ou o volume é adicionado usando várias técnicas.
Diferentes técnicas serão utilizadas nas aulas para diferentes faixas etárias.
Aplicação "Peixes em aquário", grupo júnior:
- As crianças rasgam o guardanapo em pedaços e os enrolam em bolas.
- Aplique cola na imagem de um peixe no papelão.
- Cole as bolas.
Figura de plasticina "Peixe" para o grupo do meio:
- As crianças amassam a plasticina para deixá-la macia.
- Coloque pequenas bolas sobre a imagem do peixe e espalhe-as para colorir toda a imagem.
- Cole o olho - uma bola preta de plasticina.
- Além disso, uma pilha pode ser usada para desenhar guelras e destacar listras nas barbatanas e na cauda.
- Você pode colar metades de feijão ou ervilha no corpo do peixe – elas serão as escamas.
Para as crianças do grupo mais velho, você pode preparar apenas uma folha azul - um aquário. Eles mesmos fazem todo o resto com plasticina (se for um aplique de plasticina). Outra opção: desenhe um peixe, passe cola por todo o corpo e cole diferentes tipos de cereais, destacando todas as partes.
A aplicação “Peixes em aquário” (o grupo preparatório pode utilizar diferentes técnicas) é realizada das seguintes formas:
- origami (os peixes são feitos com a técnica de origami e colados na base);
- quilling (decoração de peixes pintados com diferentes elementos feitos de tiras torcidas);
- corte final (o guardanapo é cortado em quadrados, eles são esticados sobre a ponta de um pincel, untados com cola e colados no desenho).
Ao realizar qualquer atividade, é importante lembrar que as crianças pequenas recebem moldes prontos, as crianças mais velhas são solicitadas a recortar elementos de formas de um determinado tamanho e as crianças mais velhas fazem quase todo o trabalho sozinhas.

Além disso, nos grupos júnior e intermediário é necessário demonstrar um exemplo do trabalho realizado e uma amostra finalizada; nos grupos mais velhos é necessário demonstrar uma amostra somente se as crianças não tiverem experiência relevante.
Ficha de aulas de aplicação em instituições de ensino pré-escolar
Um arquivo de fichas é uma maneira única de armazenar informações. Pode conter várias informações: planos de aula, perguntas e tarefas para crianças sobre vários tópicos, poemas e enigmas para a parte introdutória da aula, vários jogos.
Após o processamento, todas as informações são inseridas em folhas – cartões.
- “Aplicação “Peixes em um aquário”: grupo preparatório” - é assim que você pode intitular um cartão com um plano de aula.
- "Apliques de cereais" - esta folha indicará os tipos de apliques que a criança poderá fazer enquanto estuda este tópico.
As seguintes vantagens do fichário podem ser destacadas:
- concentração de informações necessárias em um só lugar;
- brevidade do material, ausência de informações desnecessárias;
- a capacidade de elaborar rapidamente um plano de trabalho em grupo para um determinado período, levando em consideração suas características individuais e as capacidades do educador;
- facilitando a elaboração dos planos (apenas o número do cartão é inserido no plano).
O índice de fichas é muito prático de usar: depois de ler atentamente as informações na ficha, o professor pode preparar rapidamente um resumo para uma lição. Se desejar, você pode elaborar um plano para o trabalho educacional do grupo por um determinado período de tempo com um aumento gradual na complexidade das tarefas.
Ideias de apliques de peixes para crianças
No processo de domínio das técnicas de aplicação, a criança aprende a usar tesouras e mãos. Tudo isso acontece gradualmente, não imediatamente. Portanto, você não pode dar às crianças tarefas muito difíceis – elas não vão conseguir lidar com a tarefa e perderão o interesse no assunto. Todas as tarefas devem ser adequadas à idade das crianças.
Aqui estão mais algumas opções de apliques para crianças em idade pré-escolar.
Grupo júnior:
- Aplique volumétrico "Peixinho Dourado". No molde finalizado, as crianças fazem cortes na área da cauda e das barbatanas. O resultado é um peixe “fofo”.
- Um peixe feito de materiais naturais: folhas, meia casca de noz com uma cauda - uma folha.
Grupo sênior:
- Aplique geométrico "Peixe". O corpo é um círculo, as barbatanas, a cauda e a boca são tiras de diferentes comprimentos, dobradas ao meio (a dobra não é passada a ferro). As escamas são feitas de pequenos quadrados colados em ordem aleatória.
- Peixe feito com tiras de papel colorido. Use um estilete para fazer cortes no molde a distâncias iguais entre si. As crianças só precisam inserir as listras coloridas em um padrão xadrez. As barbatanas podem ser feitas de papelão ondulado.
- Peixe de um prato descartável. Corte um triângulo do prato e cole-o no lugar do rabo.
- Peixes em círculos. O corpo é um círculo dobrado ao meio. A cauda é o mesmo círculo com um canto curvo.
Grupo preparatório:
- Peixe simétrico. Dobre uma folha de papel ao meio e corte metade do peixe. Recorte linhas diagonais, retângulos e outras formas dentro e depois desdobre. O resultado foi um peixe simétrico incomum.
- Aplicação "Peixe". Recorte o corpo em papelão colorido. Recorte pequenos círculos, dobre-os ao meio e cole-os como escamas. Para a cauda e as barbatanas, corte tiras, cole-as e enrole as pontas. Recorte uma boca e um olho em papel colorido e cole-os.
- Peixe na técnica de origami.
Recomendações de psicólogos e professores
É importante lembrar que a atitude em relação à criatividade das crianças deve ser sempre positiva, porque a criatividade é uma companheira constante do desenvolvimento infantil, como V.V. disse. Davydov, um famoso professor e psicólogo. Não há necessidade de suprimir esse desejo pela raiz, porque muito do que a criança será capaz de fazer na vida depende do seu desenvolvimento.
A experiência adquirida durante as aulas de apliques pode ser utilizada por crianças em idade pré-escolar em outras atividades. Afinal, no processo de criatividade, as crianças aprendem a planejar o trabalho, e isso é importante não apenas no trabalho, mas também nas brincadeiras e atividades educacionais.
Aulas de aplicação são recomendadas como meio de expandir as capacidades das crianças e desenvolver sua independência. Para tanto, recomenda-se prestar assistência no trabalho somente mediante solicitação do pré-escolar.
Se um aluno do grupo júnior quiser cortar as peças ele mesmo (mesmo que o programa não ofereça isso), então ele precisa ter essa oportunidade. Mesmo que esses peixes para aquário sejam adequados à criatividade dos alunos do grupo preparatório.
Vídeo sobre o aplicativo
Aula magistral sobre como fazer o aplique “Peixe em aquário” em algodão: