A arte do tricô teve origem na antiguidade e ganhou popularidade extraordinária no mundo moderno. O tricô era praticado em todos os países do mundo, e em cada país esse tipo de artesanato adquiriu características nacionais próprias. Padrões vazados, entrelaçamento de tranças simétricas, cordões e losangos eram tricotados de acordo com padrões e tinham um certo significado, desempenhando o papel de amuletos.
Padrões simples vazados
Os padrões vazados são formados por laçadas alternadas e laçadas regulares, que criam buracos., conferindo à tela leveza, leveza e beleza.

De técnica de execução simples, os padrões vazados estão ao alcance até mesmo de artesãs novatas. Dentre a grande variedade de padrões, você deve escolher aquele que melhor se adapta ao modelo, analisar o diagrama, tricotar uma amostra com o fio e as agulhas de tricô que serão usados no trabalho e, então, corajosamente, começar a trabalhar.
Padrões vazados são frequentemente encontrados na fabricação de cachecóis, xales, baktus, estolas, golas, bem como pulôveres, cardigans, suéteres, jaquetas e coletes. No mundo da roupa infantil, os modelos vazados nunca saem de moda. Quase nenhuma peça de tricô para bebê fica completa sem um detalhe ou acabamento vazado.
Cones vazados
O tricô vazado com agulhas de tricô (o padrão é considerado em diversas variações) de cones fica ótimo na superfície frontal ou traseira, combinado com cabos, arans, losangos, listras, tranças.
Cones simples
O pompom clássico é tricotado a partir de 5 laçadas em 6 carreiras:
- Na parte da frente do tecido, tricotam-se 5 pontos a partir do 1º ponto, conforme o padrão: 1º. p., Ɵ, 1 a. p, Ɵ, 1 litro. p.* Em seguida, tricote as mesmas laçadas pelo avesso.
- No lado avesso, os 5 pontos que acabaram de ser tricotados devem ser tricotados em tricô. p., depois vire o produto para a frente.
- Em pessoas. carreira 5 pontos em tricô. pág. e desdobre a tela.
- Na saída. tricotar todos os pontos da carreira. p., depois vire o tecido para a frente. lado.
- Tricotar 2 pontos juntos em tricô. pág. e pela última vez vire a tela para o outro lado.
- Coloque 1 p na agulha direita sem tricotá-la, depois tricote 2 p juntos em tricô. pág. A laçada não tricotada removida deve ser jogada sobre a laçada tricotada.
Na descrição *l. pág. – laçada frontal, Ɵ – laçada.
Cones de laços alongados
Cones feitos de laços alongados parecem lindos e originais. Esses elementos simples podem decorar qualquer produto de malha. Se você organizar os cones dos laços estendidos em um padrão xadrez no padrão principal – a superfície frontal – você obterá um design atraente.
Padrão de tricô:
- Para tricotar a base do cone na frente. no lado direito você precisa inserir a agulha de tricô direita na frente. pág. 1 carreira abaixo, passando a agulha de tricô da frente para trás. Em seguida, você precisa pegar a linha da bola e puxar a laçada em sua direção até a altura das laçadas que estão na agulha de trabalho.
- Então você deve fazer uma laçada para longe de você.
- Depois disso, você precisa inserir a agulha de tricô direita na frente. pág. 2 carreiras abaixo, pegue o fio da bola e puxe-o para a frente até a altura das laçadas da agulha de tricô direita.
- Então você deve fazer novamente uma laçada para longe de você.
- Em seguida, você precisa repetir os passos descritos nos pontos 3 e 4, puxando a laçada livre para fora das laçadas nas 3ª e 4ª carreiras abaixo.
- O laço final é puxado para fora do laço 5 carreiras abaixo.
- Todas as laçadas e laçadas retiradas devem ser movidas para a agulha de tricô esquerda.
- A agulha deve ser inserida em todas as laçadas puxadas e removida da agulha de tricô esquerda para a agulha.
- Em seguida, você precisa inserir a agulha em 1 laçada da agulha de tricô esquerda, pegar a linha da bola, fazer uma laçada a partir da laçada puxada e de todas as laçadas do cone.
Na etapa final, você deve soltar a agulha de tricô esquerda do laço e transferir o laço recém-formado na agulha para a agulha de tricô direita.
Padrão de videira ondulada
O tricô vazado (o diagrama do padrão ondulado é apresentado abaixo) é frequentemente usado como um elemento de design original e combina bem com o ponto meia em vestidos, saias, jaquetas e coletes. O padrão é simples na técnica de execução, mas ao mesmo tempo atraente e original.
Deve haver um número par de laçadas nas agulhas de tricô:
- Na 1ª carreira, tricotar 3 vezes (2 p. tricotados juntos), * 6 vezes (1 p., Ɵ), 6 vezes (2 p. tricotados juntos). Portanto, você precisa tricotar de * até as últimas 6 laçadas na agulha de tricô esquerda, 3 vezes (2 ms/pts. pessoas juntas).
- Na 2ª carreira, tricote todos os pontos em tricô.
- Na 3ª carreira, tricote todos os pontos em meia.
- Na 4ª carreira, tricote todos os pontos em tricô.
Na descrição *l. pág. – laçada frontal, Ɵ – laçada. O padrão deve ser tricotado repetindo as carreiras 1 a 4 até a altura desejada.
Padrão de renda
O padrão de renda decorará qualquer peça de corte clássico, tornando-a única, romântica e muito feminina.

Este padrão forma um caminho vertical, por isso deve ser lugar entre quaisquer 2 motivos:
- 1ª carreira: 5 p. p., 2 vezes (Ɵ, dn. p-dn. p-l. p*, 2 l. p.), 3 l. pág.
- A 2ª carreira e todas as carreiras pares devem ser tricotadas com p. pág.
- 3ª carreira: 3 p. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 1 a. p., 2 vezes (Ɵ, dn. p.-dn. p.-l. p., 2 l. p.), 2 l. pág.
- 5ª carreira: 2 p. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 3 anos p., 2 vezes (Ɵ, dn. p.-dn. p.-l. p., 2 l. p.), 1 l. pág.
- 7ª carreira: 1 p. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 2 anos. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 1 a. p., 2 vezes (Ɵ, dn. p.-dn. p.-l. p., 2 l. p.).
- 9ª carreira: 2 p. juntos e. p., Ɵ, 2 anos. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 3 anos n., Ɵ, sn. p.-sn. p.-l. p, 2 litros n., Ɵ, sn. p.-sn. p.-l. p., 1 litro. pág.
- 11ª carreira: 2 vezes (2 p. e., Ɵ, p.b.-p. e.), Ɵ, 3 p. juntos atrás dos arcos das costas, Ɵ, 2 p. e. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 1 a. pág.
- Linha 13: 3 p. n., Ɵ, sn. p.-sn. p.-l. p, 2 litros p., Ɵ, 3 p. juntos atrás dos suportes traseiros, Ɵ, 2 l. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 2 anos. pág.
- 15ª linha: 2 l. p., 2 vezes (2 l. p., Ɵ, dc.-dn. p.-l. p.), 1 l. pág., 2 pág. juntos l. p., Ɵ, 3 anos pág.
- Linha 16: tricotar todos os pontos em meia. pág.
Legenda: l. pág. – laçada frontal, Ɵ – laçada, sn. p.-sn. p.-l. p – 1 ponto deslizado, 1 ponto deslizado, 1 l. p (passe 1 p na agulha direita como se fosse tricotar, passe 1 p na agulha direita como se fosse tricotar, retorne 2 p deslizados para a agulha esquerda e, em seguida, tricote-os juntos como se fosse tricotar através das alças de trás).
Padrão de folhas
O padrão Folhas fica espetacular como elemento de design e, se você tricotá-lo como uma peça separada e colocá-lo na cintura de um vestido ou de um suéter alongado como um cinto, esse elemento chamará a atenção para a cintura, enfatizando a silhueta justa da peça. Em ambas as agulhas de tricô, você precisa montar um número de laçadas que seja múltiplo de 4 + 1 p para assimetria + 2 laçadas de borda. O padrão é organizado em um padrão xadrez.
Padrão de tricô:
- 1 pág. (lado avesso): vermelho. pág. *1 e. p., 3 anos. p., repita de * até as últimas 2 p., 1 e. p., cr. pág.
- 2 pág. (frente): vermelho. p., *1 l. p., 3 e. p., repita l * até as últimas 2 p., 1 l. p., cr. pág.
- Carreira 3: tricotar da mesma forma que a Carreira 1.
- 4ª carreira: tricotar da mesma forma que a 2ª carreira.
- Carreira 5: tricotar da mesma forma que a Carreira 1.
- 6 p.: vermelho. p., formando uma folha: *puxe uma laçada da laçada 5 carreiras abaixo por um comprimento igual a todas as laçadas e coloque-a na agulha de tricô direita, depois puxe uma laçada da laçada 4 carreiras abaixo e coloque-a na agulha de tricô direita.
Em seguida, puxe a laçada para fora da laçada 3 carreiras abaixo e coloque-a na agulha de tricô direita, depois puxe a laçada para fora da laçada 2 carreiras abaixo e coloque-a na agulha de tricô direita, puxe a laçada para fora da laçada 1 carreira abaixo e coloque-a na agulha de tricô direita, coloque o fio da bola na frente do tecido e tricote 1 p. e. pág.
Em seguida, a 1ª laçada obtida da laçada da 5ª carreira de baixo deve ser lançada sobre todas as laçadas levantadas e abaixada, depois a 2ª laçada da laçada da 4ª carreira de baixo deve ser lançada sobre todas as laçadas levantadas e abaixada, a 3ª laçada da laçada da 3ª carreira de baixo deve ser lançada sobre as laçadas levantadas e abaixada.
A 2ª laçada da laçada da 2ª carreira de baixo, passe por cima das laçadas levantadas e abaixe, a 1ª laçada da laçada da 1ª carreira de baixo, passe por cima das laçadas levantadas e abaixe da agulha de tricô direita, 3 e. pág. Repita de *, cr. pág.
- 7ª carreira: kr. p., * 2 l. p., 1 e. p., 1 litro. p., repita de * até as últimas 2 p., 1 l. p., cr. pág.
- 8ª carreira: kr. p., *2 e. p., 1 litro. p., 1 e. p., repita até as últimas 2 p., 1 e. p., cr. pág.
- Linha 9: Tricotar como na linha 7.
- Carreira 10: tricotar como na carreira 8.
- Carreira 11: tricotar como na carreira 7.
- 12ª carreira: kr. p., *2 e. p., formação de uma folha (ver 6ª linha). Repita de * até os últimos 2 pontos, e. p., cr. pág.
O padrão deve ser repetido da 1ª à 12ª carreira até a altura desejada do tecido.
Pulôver feminino
O tricô vazado (o diagrama do padrão é apresentado abaixo) parece em relevo em um pulôver de mohair com gola volumosa.
Padrões | Descrição (técnica de execução) |
Faixa elástica 1x1 | Tricotar alternando 1 p. pág. e 1 e. pág. |
Ponto meia | Lado frontal – l. p., verso – i. pág. |
Obra aberta | Nas 2 primeiras carreiras, as laçadas devem ser tricotadas em tricô e no sentido horário. Linha 3: * Tricotar 3 pontos a partir de 3 laçadas (pegue 3 pontos com a agulha de tricô direita atrás das laçadas mais distantes e tricote-os como 1 ponto da frente, ao mesmo tempo não abaixe a laçada da agulha de tricô. Depois você deve fazer uma laçada na segunda agulha de tricô e tricotar 3 pontos de 3 pontos novamente, só então abaixá-los da agulha de tricô), 1 tricô. p.* Repita de * a *. Linha 4: No avesso, tricote as laçadas com a superfície da frente. De acordo com o padrão, alterne a 3ª e 4ª carreiras, tricotando as laçadas em uma sequência geométrica conforme desejado. |
Voltar
Para formar a parte de baixo, você deve montar o número de laçadas que obteve de acordo com seus cálculos individuais, bem como a amostra tricotada anteriormente, e começar a tricotar de baixo para cima 5 cm com um elástico 1x1. Depois, você precisa continuar tricotando com orifícios conforme a descrição até a linha inicial das cavas, conforme o padrão.
Para fazer a borda inferior da cava, você precisa fechar 5 pontos simetricamente. Na fase final de formação da cava, é necessário tricotar com um tecido reto até a altura desejada de acordo com o molde. Para tricotar o decote, é preciso fechar 12 pontos no meio e a partir deste momento tricotar as duas partes da peça separadamente por 10 carreiras.
Ao formar uma linha suave, feche 1 p. de dentro para fora. Na fase final, feche todos os loops livres. A 2ª parte do pescoço deve ser tricotada simetricamente.
Prateleira
Tricotar a parte da frente do suéter não é diferente de tricotar as costas. A única diferença é a profundidade do braço.
Para um decote profundo, tricote o decote em tricô por 14 carreiras. antes que comece a se soltar nas costas.
Mangas
Antes de começar a tricotar a manga, você deve costurar a frente e as costas ao longo da costura do ombro. Em seguida, você precisa formar laçadas para a borda do pescoço ao longo das cavas e tricotá-las com um padrão vazado. A partir da carreira de baixo da manga, diminua 1 laçada a cada 3 carreiras.
Depois de tricotar a manga até a altura desejada (é recomendável verificar o padrão da manga), você precisa continuar tricotando com um elástico 1x1 por aproximadamente 8 cm e, em seguida, fechar as alças restantes de maneira conveniente.
Conjunto
Para montar o suéter, você precisa fazer costuras em ambos os lados e costurar as mangas ao longo das alças das bordas.
Para tricotar a gola, você precisa puxar as alças das bordas do decote para as agulhas de meia e tricotar 20 cm com um elástico 1x1. Para completar a carreira, feche todas as laçadas da agulha de tricô de forma conveniente.
Casaco vazado para menina de 2 anos
O tricô vazado (o padrão do modelo é descrito na tabela) permite criar um modelo arejado para uma menina de 2 anos. Graças aos padrões simples, a jaqueta é tricotada sem muita dificuldade.
Densidade do tecido: 21 ms x 28 carreiras = 10 x 10 cm. Agulhas de tricô circulares nº 4, 250 g de fio natural macio, 4 botões.
Padrão de bolhas:
- 1 p.: *1 l. p., 1 i.p.* De acordo com o padrão, repita de *-*.
- 2 p.: e. pág. sobre l. p., l. pág. sobre i. pág.
- Repita a 2ª carreira em padrão xadrez.
Padrão A1. A repetição do padrão é de 8 pontos:
Diagrama de desenho | Linhas | |||||||
Ɵ | Ʃ2 | Ɵ | Ʃ2 | Ɵ | Ʃ2 | Ɵ | Ʃ2 | 25 |
R | V | R | V | R | V | R | V | 24 |
V | R | V | R | V | R | V | R | 23 |
R | R | R | R | R | R | R | R | 22 |
R | R | R | R | R | R | R | R | 21 |
R | R | R | R | R | R | R | R | 20 |
R | R | R | Ɵ | C | Ɵ | R | R | 19 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 18 |
V | R | R | Ɵ | C | Ɵ | R | R | 17 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 16 |
V | R | Ɵ | S | R | R | Ɵ | R | 15 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 14 |
V | Ɵ | R | R | C | R | R | Ɵ | 13 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 12 |
V | R | R | Ɵ | C | Ɵ | R | R | 11 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 10 |
V | R | Ɵ | R | C | R | Ɵ | R | 9 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 8 |
V | Ɵ | R | R | C | R | R | Ɵ | 7 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 6 |
V | R | R | Ɵ | C | Ɵ | R | R | 5 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 4 |
V | R | Ɵ | R | C | R | Ɵ | R | 3 |
V | R | R | R | R | R | R | R | 2 |
V | Ɵ | R | R | C | R | R | Ɵ | 1 |
Padrão A2. A repetição do padrão é de 4 pontos:
Diagrama de desenho | Linhas | |||
R | R | R | R | 18 |
Ɵ | Ʃ2 | Ɵ | Ʃ2 | 17 |
R | V | R | V | 16 |
V | R | V | R | 15 |
R | R | R | R | 14 |
R | R | R | R | 13 |
R | R | R | R | 12 |
R | V | R | V | 11 |
V | R | V | R | 10 |
R | V | R | V | 9 |
V | R | V | R | 8 |
R | V | R | V | 7 |
V | R | V | R | 6 |
R | V | R | V | 5 |
V | V | V | V | 4 |
R | R | R | R | 3 |
V | V | V | V | 2 |
R | R | R | R | 1 |
Símbolos:
- R– pessoas. laçada na primeira carreira, tricô. laçada - na carreira meia
- V – fora. laço na primeira fila, pessoas. laçada - na carreira meia
- Ɵ – laçada
- Ʃ2 – 2 pontos tricotados juntos
- W – retire 1 p sem tricotar, tricote 2 p juntos. p., jogue a laçada removida sobre a tricotada.
Descrição da técnica de execução
As costas e ambas as frentes do produto são tricotadas em uma única peça na etapa 1. Monte 169 pontos nas agulhas de tricô e tricote as 2 primeiras carreiras em ponto meia. Observe que a fileira inicial é considerada a 1ª pessoa. aproximar.
A 3ª carreira deve ser feita da seguinte maneira: 4 pontos do padrão Bubbles, 1 ponto meia. pág., 160 pág. do padrão vazado A1, 4 p. do padrão de bolhas. É necessário continuar tricotando as alças conforme o padrão A1, levando em consideração as tiras, até que a altura do produto seja de 21 cm.
Então você precisa tricotar assim: 38 pontos de acordo com o diagrama A1, fechar 4 pontos para a linha da cava, 72 pontos de acordo com o diagrama A1, fechar 4 pontos para a cava, 38 pontos de acordo com o diagrama A1. A partir deste momento, as 3 peças são tricotadas separadamente. Recomenda-se colocar as alças das 3 partes em agulhas de tricô adicionais.
Prateleira direita
Há 38 laçadas na agulha de tricô. A cava é desenhada da seguinte maneira: diminua 2 vezes x 2 p, e 1 p x 2, x 3, x 4, x 5 vezes. Restam 29 pontos na agulha.
Nesta fase, a uma altura de 23 cm da carreira inicial a partir da borda esquerda da prateleira, você deve diminuir as laçadas em cada 2ª carreira em 1 p x 13 vezes. Após essa ação, restam 16 laçadas para formar a linha do ombro. Na etapa final, a uma altura de 35 cm da carreira inicial, você deve fechar as laçadas restantes na agulha de tricô.
Prateleira esquerda
Para a prateleira esquerda, as mesmas ações são executadas em simetria de espelho.
Voltar
Você precisa transferir 72 pontos da agulha adicional para a agulha direita. Você deve desenhar as cavas em ambos os lados do produto da mesma forma que na frente. No final, restam 54 pontos. Para formar um broto a uma distância de 30 cm da carreira original, feche exatamente no meio 20, depois diminua 1 p x 1 vez.
Em seguida, as duas metades precisam ser finalizadas separadamente. Restam 16 pontos nas agulhas para a costura do ombro. A uma distância de 35 cm da carreira original, você precisa fechar todas as alças de uma só vez.
Mangas
Há 38 pontos na agulha e eles devem ser tricotados de acordo com o padrão A2. Depois de tricotar 4 cm, você precisa formar uma expansão usando aumentos: em ambos os lados da manga, 1 p. em cada 4ª carreira (11 vezes). Há 60 pontos na agulha.
Tendo tricotado 23 cm da carreira inicial, você deve tricotar simetricamente a manga da seguinte maneira: diminuir 3 p. x 2 vezes, 2 p. x 1, x 1, x 2 vezes, 1 p. x 3, x 5, x 4, x 3 vezes, 2 p. x 1, x 1, x 2, x 2 vezes e 3 p. x 1 vez. O comprimento da manga deve ser de 30 cm. Na fase final, as alças livres da cava devem ser fechadas de uma só vez.
Conjunto
É necessário costurar todos os detalhes do produto e pregar botões na faixa da prateleira esquerda.
Pulôver vazado da moda para meninas
Um pulôver moderno tricotado de acordo com o padrão para uma jovem fashionista, onde todos os detalhes são tricotados com um padrão vazado, é feito em um estilo romântico e fica ótimo com calças ou jeans de corte clássico, e uma saia fofa e arejada pode complementar o visual estiloso.
Tamanho 116/122
Material: qualquer fio com propriedades hipoalergênicas 50 g/110 m; Consumo aproximado 300 g. Ferramenta: agulhas de tricô nº 4.5.
Padrões | Técnica de execução | |
Linhas (ímpares) | Sequência de loops | |
Openwork 1 Densidade de tricô: 22 ms x 27 carreiras = 10 x 10 cm | 1
3 5 7 9 11 13 15 | 3 litros p., Ω
Ah, e 3 litros. pág. 3 e. p., 3 anos. pág. Ω, 3 l. pág. Յ, Ω 3 litros p., Զ 3 litros p., 3 e. pág. |
Openwork 2
Densidade de tricô: 24 pts x 29 carreiras = 10 x 10 cm | 1 - 11
13 15 17 19-29 31 33 35 | 3 litros p., 3 e. pág.
3 litros p., Ω Ah, e 3 litros. pág. 3 e. p., 3 anos. pág. Ω, 3 l. pág. Յ, Ω 3 litros p., Զ |
Lenda:
- eu. pág. – alça frontal;
- E. pág. – laçada em meia;
- Ω – tricotar 3 pontos juntos: deslizar 2 pontos como se estivesse tricotando. p., tricote 1 p e puxe as alças removidas através dele;
- Յ – de 1 p., localizado 1 carreira abaixo, tricotar 3 p.: 1 l. p., 1 e. p., 1 litro. p., tricote todas as 3 laçadas na próxima carreira de tricô.
- Զ – de 1 p., localizado 1 carreira abaixo, tricotar 3 p.: 1 l. p., 1 e. p., 1 litro. p., tricote todos os 3 pontos na próxima carreira de tricô.
O diagrama mostra apenas as primeiras filas; na parte de trás do produto, as alças são tricotadas de acordo com o padrão. A face do suéter é formada em carreiras de tricô invertidas.
Voltar
Monte 86 pontos nas agulhas de tricô e tricote com o padrão 1. Forme a linha da cava inferior a 21 cm da carreira inicial fechando 3 pontos em 2 lados, em cada 2ª carreira 2 vezes x 2 pontos, 2 vezes x 1 ponto e na 4ª carreira 1 vez x 1 ponto. Como resultado, restam 66 m² na obra.
Para o broto, a 16 cm da carreira inicial de formação da cava, feche os 26 pontos do meio e tricote 2 fragmentos da peça separadamente. Ao criar um decote liso, é necessário fechar 5 pontos uniformemente a partir do meio em cada 2ª carreira. Simultaneamente à 2ª diminuição, no outro lado da peça, feche 7 p e 8 p na carreira seguinte. Finalize o segundo lado das costas do suéter em simetria de espelho.
Prateleira
A frente do suéter é formada da mesma forma que as costas, mas com um decote mais profundo. Após 10 cm da formação da 1ª linha de cavas, fecham-se 16 ms/pts e depois tricotam-se os dois lados da peça separadamente.
A formação de um arredondamento mais suave é facilitada fechando as alças em cada 2ª carreira 10 pontos. No lado aberto da prateleira, é formada uma linha de ombros, que deve ser fechada na altura das costas. A 2ª parte da prateleira precisa ser finalizada de maneira semelhante.
Mangas
Monte 50 pontos nas agulhas de tricô e tricote de acordo com o padrão 2. Para formar um chanfro uniforme, adicione 1 ponto em ambos os lados na 15ª carreira a partir da carreira original e, depois, 4 vezes x 1 ponto em cada 16ª carreira. 60 pontos são formados na agulha de trabalho.
As alças formadas como resultado dos aumentos devem ser incluídas no padrão de acordo com o padrão 2. A partir da carreira inicial da manga, após 32 cm, é necessário fechar 3 p. em ambos os lados para a cava, depois em cada 2ª carreira 21 p. Na última carreira, você precisa fechar os 12 pontos livres de uma só vez. Durante o processo de montagem, todas as peças devem ser costuradas com costuras invisíveis.
Para iniciantes e costureiras experientes, peças vazadas tricotadas com agulhas de tricô usando padrões simples e claros e descrições precisas podem se tornar uma fonte de orgulho e inspiração criativa.
Vídeo sobre tricô vazado
Tricô vazado - padrões: