De acordo com os estilistas, uma boina elegante é uma peça de roupa essencial para uma mulher moderna. Se você tiver tempo e vontade de adquirir um item original, não será difícil tricotar um gorro com agulhas de tricô, usando um diagrama com uma descrição detalhada do processo de tricô.
Como escolher o fio para uma boina
Para tricotar uma boina, você precisa escolher o fio certo. As boinas vêm em variedades de meia estação, inverno e verão.. Um tipo específico de fio é selecionado para cada tipo. É dividido em natural, sintético e misto. Na maioria das vezes, são utilizados fios feitos de componentes naturais, plantas e lã animal, por exemplo: linho, algodão, seda e outros.
Para boinas de inverno, recomenda-se usar um tipo misto de fio, que difere em sua densidade. Para os de verão é melhor levar linho ou seda, e para os de meia estação qualquer fio.
Fios usados com frequência:
- Fios naturais: Mohair, Alpaca, Angorá.
- Fio misto: fio feito de dois ou mais tipos de fibras. Por exemplo, lã e algodão, linho e seda, e outras opções.
- Fios sintéticos: acrílico, nylon e poliéster.
- Fios de fantasia: Mouline, Boucle, Tweed.
- Fios artificiais: viscose, fibra de acetato.
Boina basca: diagrama e descrição
A boina tem um aspecto elegante e um padrão volumoso, sendo também chamada de boina “Gerda”. Para o produto você precisará de 130 gramas de linha composta por 65% lã e 35% alpaca, além de agulhas de tricô circulares nº 5 e nº 3.5. Os segundos serão necessários para tricotar elástico.
Instruções de tricô:
- O produto é tricotado começando com um elástico. Monte 84–94 pontos usando agulhas de 3,5 mm. Dessa forma, completam-se 10 carreiras, considerando a alternância: 3 em meia e 3 na frente.
- Linhas subsequentes: 3 i., 1 k., 1 s., 1 k., 1 k., 2 k., 1 i., 2 k., 1 s., 1 k., 1 k., 1 k., repita até completar a carreira, você terá cerca de 112-128 laçadas.
- Trocar para um tamanho de agulha diferente. Continue como planejado: 3 pontos tricô (sobrepondo o círculo anterior, tricote o ponto da frente atrás da parede do fundo). Faça isso por 8 carreiras.
- Quando a quantidade de pontos não permitir o uso de agulhas circulares, utilize agulhas de ponta dupla. Monte 40-50 pontos e tricote a próxima carreira inteira, alternando 3 pontos no avesso com 1 ponto no avesso. Você terá aproximadamente 30-32 pontos.
- Tricotamos a próxima carreira a partir de três laçadas frontais, aproximadamente 14-18 laçadas.
Por fim, corte o fio e passe-o pelas laçadas restantes.
Boina volumétrica: diagrama e descrição
Uma boina desse tipo parece extravagante, e um certo estilo de roupa deve ser escolhido para ela. Para tricotar você precisará de: 150 gramas de fio contendo 55% de lã e agulhas de tricô números 5 e 6.
Instruções:
- Primeiro, você precisa tricotar em ponto meia, ou seja: carreiras alternadas, a primeira carreira é a da frente, a segunda carreira é a de trás, você deve montar 78 laçadas de cada uma delas, com agulhas de tricô nº 5, tricotar assim por cerca de 4 cm. Use as agulhas de tricô nº 6 e comece a tricotar o padrão principal: as 4 primeiras carreiras com a superfície da frente, adicionando 34 laçadas na primeira carreira.
- Na 5ª carreira, tricote um cone a partir de 6 laçadas, da seguinte maneira: nas seis laçadas, usando a agulha de tricô esquerda, tricote 8 laçadas da frente, retorne as laçadas para a agulha de tricô direita. Repita até o final.
- As carreiras 6 a 9 são tricotadas em ponto meia.
- A fileira 10 fica assim: 1l., 1 cone, 7 pessoas. (os cones mudam) – repita do começo ao fim em todos os loops. Faça o mesmo do início até a 10ª carreira.
- Depois de tricotar 30 carreiras dessa maneira, mudamos completamente para o ponto da frente, começando a fazer diminuições: marcamos cada 14ª laçada e não a tricotamos na carreira seguinte. Este método deixa 8 laçadas pelas quais você precisa passar a linha.
- Faça crochê no elástico.
Boina ponto meia: diagrama e descrição
Vários livros foram escritos sobre boinas de tricô, padrões e descrições para mulheres, dos quais muitas costureiras aprenderam. A boina mais comum de se usar é a boina cachecol. O ponto meia recebeu esse nome devido ao método de tricô, já que é tricotado apenas com laçadas faciais.
A escolha do fio neste caso não é fundamental, mas depende apenas da época do ano em que o produto será usado.
Instruções para tricotar uma boina:
- Monte 66 pontos nas agulhas de tricô. Em cada segunda das carreiras seguintes, você precisa remover 2 laçadas da borda esquerda do tecido 17 vezes.
- Quando você tiver 22 carreiras, você precisa começar a diminuir pela direita: em cada 7ª carreira, remova 3 laçadas.
- Depois de 36 carreiras, você precisa voltar às 66 laçadas originais. Você precisa fazer assim: pegue 34 laçadas à direita e 18 à esquerda e adicione-as às 14 laçadas restantes nas agulhas de tricô.
Boina com elástico inglês: diagrama e descrição
Esta boina feminina é muito mais fácil de tricotar do que outras opções. Fios lisos e sem pelos longos são os melhores. Você precisará de: 120 gramas de linha, aproximadamente 600 m. O tamanho das agulhas de tricô varia de acordo com a densidade do fio; ao usar linha fina, as agulhas de tricô nº 2 são adequadas para os elásticos e nº 3,5 para a parte principal.
Instruções de tricô:
- Nas agulhas de tricô nº 2, tricote um elástico de 3 cm com 135 laçadas.
- Então comece a tricotar usando o método inglês:
- Fileira Inicial: Alternância
- 2ª carreira: tricotar, fazer uma laçada e retirar os pontos sem tricotar (tricô).
- 3ª carreira: a laçada é tricotada para o lado da frente, depois de fazer uma laçada para o lado de trás, não a tricote. Tricotar desta maneira 12-16 cm.
- Tricotar 4 carreiras com um elástico 2x2 e, em seguida, iniciar a transição para o início de acordo com este padrão:
- A 1ª carreira é tricotada com duas laçadas, onde as laçadas meia e da frente se alternam.
- Na 2ª carreira, tricote 2 laçadas, tricote em meia. Passe para o lado avesso e tricote. laçada para a parte da frente.
Você precisa repetir o algoritmo até que restem 15 laçadas nas agulhas de tricô e puxar a linha por elas.
Boina com folhas: diagrama e descrição
Qualquer item feito com suas próprias mãos parecerá o mais caro e moderno se você usar as agulhas de tricô certas e também se seguir todos os pontos dos diagramas e ler atentamente a descrição das instruções. Para mulheres com cabelos escuros, uma boina branca ou coral é adequada., porque o padrão no fundo dessas flores se destaca de forma mais colorida e marcante.
Tutorial em vídeo detalhado sobre como tricotar uma boina com padrão de folhas:
Para tricotar você precisará de 100 gramas. fio de angorá, agulhas de tricô nº 2.5 para o elástico, nº 3 para a boina propriamente dita.
- Faça um elástico de 3 cm usando o método alternado a partir de 120 laçadas.
- Em seguida, tricote 10 laçadas frontais de acordo com o algoritmo: 1 frente, 1 trás, 1 laçada. Restarão 10 laçadas, tricote-as.
- Tricotar as próximas 40 carreiras usando o método alternado.
- Após 40 carreiras, tricote com o lado direito até a boina atingir 20 cm de tamanho.
- Comece a processar o chanfro:
- 1ª fila: 2 pessoas. juntos, 11 pessoas, 2 pessoas. juntamente com uma inclinação para a esquerda. Repita o algoritmo até o final da linha.
- Nas carreiras ímpares subsequentes, começando de 3 a 11, diminuímos o número de pontos tricô regulares em 2, em relação ao número anterior. Este método reduz o número de loops, cada vez com 20 a menos.
- 13ª carreira: meia, 2 malhas juntas, inclinadas para a esquerda. Restam 20 loops.
- 15ª e 16ª carreiras: 2 tricotadas juntas. Restam 10 loops.
- Tricotar carreiras uniformes do avesso.
- Passe a linha pelas laçadas.
Boina trançada: diagrama e descrição
As mulheres não devem se esquecer das boinas com agulhas de tricô, padrões e descrições. É muito importante que as mulheres estejam bonitas em qualquer época do ano. A boina é ideal para os resfriados do inverno, o padrão parece uma trama ou uma trança muito grossa. Você precisará de 150 gramas de fio e agulhas de tricô de 3 mm.

O padrão depende diretamente do rapport; na maioria das vezes, são usados 4 a 8 laços, que são divididos ao meio para obter o padrão.
Esquema:
- Pegue um certo número de laçadas e tricote um elástico 2x2, medindo 9 cm. Faça mais 2 voltas.
- Acompanhar. 4 carreiras completamente em tricô. O cruzamento de uma forma ou de outra é realizado dependendo da escolha do rapport.
- Acompanhar. 8 carreiras são feitas cruzando na direção oposta.
- O seguinte algoritmo deve ser executado:
- 4 malhas, 2 malhas juntas em meia, 2 malhas em meia,
- 4 tricô, 2 juntos em meia, 1 em meia,
- 2 malhas, 2 malhas juntas em meia, 2 malhas em meia,
- 2 malhas, 2 malhas juntas em meia, 1 malha em meia,
- 2 tricô, 2 juntos em tricô.
- Tricotar dessa maneira até restarem 30 laçadas, por onde você precisa puxar o fio e amarrar bem.
Boina "Abóbora": diagrama e descrição
Esta boina feminina realmente parece uma abóbora, pois é bem volumosa. Para realçar a semelhança com uma abóbora, é melhor fazê-lo em duas cores. Você precisará de: fio em 2 cores, da mesma gama de cores, bem como agulhas de tricô circulares números 3 e 4.
As instruções de tricô são as seguintes:
- Primeiro, você precisa montar 90 pontos e tricotar uma faixa dupla com a superfície frontal, de 6 cm de tamanho.
- Carreira completa, tricotada do avesso. Em ambos os lados das alças, adicione uma alça que vem da carreira anterior.
- As alças adicionadas precisam ser tricotadas em tricô e levantadas novamente em ambos os lados, só que agora nas alças da frente. Em seguida, transforme os pontos tricô em pontos tricô, adicionando uma laçada em ambos os lados.
- Você precisa repetir o algoritmo até ter 6 laçadas ao redor das laçadas principais do tricô.
- As diminuições são feitas usando uma imagem espelhada, ou seja, se um laço foi adicionado em ambos os lados, agora removemos esses laços.
- Após atingir as 90 laçadas iniciais, faça 5 carreiras completamente no avesso, depois uma carreira na parte da frente e novamente 5 no avesso.
- Divida os pontos restantes em 6 partes e diminua o final de cada carreira em um ponto.
Deixe 6 laçadas para passar a linha e amarrar bem a boina.
Novidade: Boina Nako da moda
A boina, na aparência, lembra o famoso boné de Monomakh. As artesãs tricotam este enfeite de cabeça para crianças, pois é muito original e fácil de fazer.
Esquema:
- Monte 16 pontos e comece a tricotar as carreiras:
- 1ª carreira: 3 tricô, 8 meia, 3 tricô, 1 meia, 1 laçada, 1 meia
- 2ª carreira e todas em meia (par) conforme o molde
- Em todas as carreiras ímpares subsequentes, adicione + 1 laçada à última laçada da frente.
- 12º: 3 tricô, 8 tricô, cruzado 5x5, 3 tricô, 1 tricô, laçada, 7 tricô.
- A cada 12 carreiras você precisa cruzar a trança. A boina é composta por 6 triângulos, quando eles tiverem 14 laçadas, você precisará começar a diminuir: em todas as carreiras da parte da frente, retire uma laçada. Assim, um triângulo diminuirá, enquanto o outro aumentará.
- O elástico para a boina pode ser feito em qualquer comprimento e com qualquer padrão.
Boina de verão vazada: diagrama e descrição
Uma boina para o verão ajudará a proteger você da insolação e do vento. Também é adequado não apenas para o verão quente, mas também para o outono frio. De acordo com o padrão proposto, esse acessório de cabeça estará ao alcance até mesmo de quem nunca tricotou na vida. Você precisará de: fio composto por 50% algodão e 50% acrílico, agulha nº 2.5.
As instruções de tricô são as seguintes:
- Comece do topo. Vale ressaltar que o tricô será feito em dois fios. Enrole o fio em volta do seu pulso para formar um pequeno anel. Amarre com 11 pontos baixos, retirando da mão, puxe o fio que não estava amarrado ao redor do anel e finalize tudo com a última coluna de ligação.
- Em seguida, tricote de acordo com o algoritmo:
- 2ª carreira: 3 pontos corrente, 2 pontos altos em cada ponto da carreira anterior, finalizando com um ponto baixíssimo.
- Em cada linha subsequente, adicione 1 coluna ao número anterior e faça o mesmo. Tricotar assim por 13 carreiras.
- Em seguida, tricote 3 carreiras de laçadas, mas sem aumentar as laçadas. Depois, divida todas as laçadas em 4 partes e tricote 9 pontos altos, 2 pontos altos juntos. Repita 5 vezes.
- A boina é finalizada com um elástico, tricotado da seguinte maneira: 1 ponto alto atrás do trabalho, 1 ponto alto antes do trabalho.
Abaixo apresentaremos as boinas femininas mais simples para quem está aprendendo a tricotar. O algoritmo é simples o suficiente para entender e qualquer um pode usá-lo.
Boina trançada simples para iniciantes
Opções simples são mais comuns entre meninas jovens que costumam experimentar novos visuais. Esta boina combina com qualquer estilo de roupa. Para tricotar você precisará de: 150 gramas de semi-lã, agulhas de tricô nº 3.
Instruções:
- Primeiro, você precisa montar 86 pontos e tricotar um elástico 1x1 de 10 cm.
- Comece adicionando um ponto a cada dois pontos. Após a adição, a quantidade deve ser divisível por nove sem resto.
- Em seguida, tricote 17 cm sem desviar do seguinte padrão:
- Cruze 9 laçadas para a esquerda: deixe 3 laçadas na agulha auxiliar, divida as 6 restantes ao meio e faça uma metade frente, a outra trás, e também tricote 3 auxiliares com o lado da frente.
- Cruze 9 laçadas para a direita: deixe 6 laçadas na agulha auxiliar, tricote as 3 laçadas não utilizadas, divida as laçadas da agulha auxiliar em três e tricote um número igual de laçadas da frente e de trás.
- Depois que as tranças estiverem prontas, comece a tricotar 2 pontos tricô juntos, diminuindo assim.
- Depois faça 2 carreiras sem diminuir, novamente com diminuir. Tricotar dessa forma até restarem 14 laçadas.
- Passe a linha pelas laçadas.
Opção nº 2 para iniciantes: Boina com padrão xadrez
Ao tricotar uma boina com este padrão, você pode usar duas cores de fio.para torná-lo ainda mais colorido e vibrante. Você precisará de: 100 gramas de fio contendo pelo menos 50% de lã, os 50% restantes podem ser qualquer um, agulhas de tricô retas e agulhas de tricô de ponta dupla de 3,5 mm.
Instruções:
- Monte 84 pontos nas agulhas de duas pontas, 21 em cada uma, tricotando 12 carreiras circulares, alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia.
- Após 12 carreiras, tricote uma carreira, dobrando cada laçada
- Na próxima carreira, adicione mais duas laçadas e comece a tricotar o padrão, seguindo o algoritmo:
- Primeiras 5 carreiras: 5 meia, 5 meia
- da 6ª à 10ª carreiras: 5 tricô, 5 meia. A cada cinco carreiras você deve trocar os pontos, por exemplo: as carreiras 11-15 serão exatamente iguais às cinco primeiras, e assim por diante.
- Tricotar 20 cm desta maneira e depois apertar a boina com um fio.
Boina de mohair: diagrama e descrição
Boinas de mohair são ótimas para o inverno, pois o mohair é um fio muito quente e denso. Você vai precisar de: 100 gramas de fio mohair, agulhas circulares de tricô nº 3.5.
Instruções:
- Monte 100 pontos e tricote um elástico 2x2 de 12 cm, alternando os pontos.
- Em seguida, tricote todos os pontos, adicionando 48 pontos em cada segunda carreira, dividindo-os em um número igual em 4 lugares.
- Acompanhar. Fazemos 5 carreiras sem acréscimos.
- A cada 3 carreiras diminua 12 laçadas e deixe apenas 12 laçadas, que são puxadas juntas com um fio e amarradas firmemente.
Esperamos que nosso artigo ajude você a tricotar uma boina feminina com agulhas de tricô ou agulha de crochê. Os diagramas e descrições nas instruções são destinados a iniciantes em bordado.
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre tricô de boinas femininas
Master class em vídeo sobre como tricotar uma boina clássica simples:
Alguém tricotou uma abóbora para mim no inverno. Não sei como!