Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Há um grande número de padrões diferentes para fazer borboletas em crochê. Muitas vezes o produto recebe uma aparência vazada, mas também é aceitável fazê-lo sem lacunas na tela. A maioria dos padrões envolve tricotar sem rasgar o material do fio.

Também é possível projetar as peças separadamente e depois uni-las. Se os elementos da borboleta forem feitos de um material deslizante, como viscose, as pontas precisam ser bem presas para que o tecido não se desfie.

Borboleta de crochê simples

Uma borboleta de crochê (o padrão é fácil de entender, por isso é adequado para iniciantes) pode ter um ponto tricô apertado, sem lacunas. Esta opção é indicada para artesãs que estão começando a dominar a técnica do crochê.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Materiais e ferramentas necessários:

Detalhes Peculiaridades
Gancho O tamanho da ferramenta deve corresponder à espessura do material da rosca. Isso tornará o trabalho confortável e o produto ficará bonito. Se a etiqueta do material não contiver informações sobre o tamanho apropriado da ferramenta de tricô, é recomendável tricotar várias partes com agulhas diferentes. Isso permite que você selecione o número apropriado.
Tópicos Recomenda-se escolher linho, algodão e materiais que contenham viscose. As borboletas podem ser feitas de um ou vários tons. A gama de cores pode ser variada. O principal é que as cores harmonizem entre si.

Padrão de tricô:

  1. Inicialmente, faça um anel com 9 alças de ar.
  2. Separadamente, nos lados direito e esquerdo, desenhe as asas em fileiras rotativas.
  3. Em 1 carreira, faça 3 elementos de ar e 7 colunas com 1 laçada sobre o elemento.
  4. A linha 2 é semelhante à linha 1.
  5. 3 carreiras, faça 3 elementos de ar, 3 colunas com 1 laçada, 2 colunas com 2 laçadas e 2 colunas com 1 elemento de laçada. Conecte 2 elementos de ar com uma meia coluna com 8 laços de base.
  6. Faça 2 pontos corrente, 2 pontos altos duplos, 2 pontos altos duplos e 1 ponto baixo.
  7. Complete o desenho das asas inferior e superior separadamente. É permitido adicionar fios de um tom diferente.
  8. Para desenhar a asa superior, em 1 carreira faça 3 elementos de ar, 1 coluna com uma laçada, 2 colunas com 2 laçadas, uma coluna com um elemento de laçada e uma coluna sem laçada.
  9. A carreira 2 consiste em 3 pontos corrente, 4 pb com 1 laçada, 1 pb com 2 laçadas, 2 pb com 2 laçadas, todos tricotados juntos.
  10. Para criar a asa inferior, tricote um elemento de ar, 2 colunas sem laçada, três vezes 2 colunas sem laçada e também uma coluna sem laçada.
  11. Os bigodes da borboleta terão 4 fileiras. 1 linha consiste em 5 elementos de ar.
  12. Na 2ª carreira, tricote 4 meias colunas.
  13. A linha 3 consiste em 4 elementos de ar e 3 colunas com 2 laçadas.
  14. Para a 4ª carreira, faça 3 elementos de ar com uma coluna sem laçada. Combine o detalhe com a cabeça do inseto.

Borboletinha de crochê

O padrão de borboleta de crochê permite que você crie um produto de tamanho pequeno que se parecerá com um laço. Esse detalhe pode ser usado para decorar coisas infantis.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

O tricô deve ser feito em círculo. O padrão do produto é composto por 2 carreiras.

Descrição passo a passo:

  1. Crie 4 elementos de ar fechados em um círculo.
  2. Na 1ª carreira, tricote 3 colunas com 1 laçada sobre a laçada 4 vezes e faça arcos de 14 elementos de ar entre as colunas.
  3. Na 2ª carreira, faça arcos com elementos de ar usando colunas com 1, 2, 3, 4 e 5 laçadas. Depois tricote na ordem inversa.
  4. Para criar um bigode, faça uma corrente de elementos de ar e uma fileira de meias colunas sobre ela.

Borboleta vazada em crochê

Uma borboleta de crochê (o padrão permitirá que você crie um lindo produto vazado) pode ser usada como elemento decorativo de coisas, um broche ou um detalhe de renda irlandesa.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Instruções passo a passo:

  1. Em um lápis ou caneta, faça até 7 voltas. O anel finalizado é amarrado com colunas sem elementos de laçada. Corte a ponta do fio.
  2. No anel, em cima das colunas tricotadas, faça mais 5 colunas sem um elemento de laçada.
  3. Para decorar o bigode, crie 8 elementos de ar. No final da corrente, faça um nó torcido com 3 voltas.
  4. Faça elementos cegos ou de conexão ao longo de uma cadeia de laços de ar. O elemento cego externo é transformado em uma coluna a partir da qual a cadeia de elementos de ar foi formada.
  5. Para completar o primeiro bigode, faça 2 colunas sem nenhum elemento de laçada. Tricotar o segundo bigode usando um padrão semelhante.
  6. Para desenhar a cabeça do inseto, faça uma coluna sem elemento de tampa. No final da linha, tricote 1 elemento cego.
  7. Vire o tecido e comece a criar a barriga. Tricotar 2 pontos corrente, 2 pontos baixos e 3 pontos baixos na coluna da carreira anterior. Faça 3 pontos baixos.
  8. Vire o tecido e tricote 1 elemento invisível, um ponto corrente, 2 colunas sem laçada e 3 colunas sem laçada na coluna da carreira anterior. Faça 3 colunas sem laçada.
  9. Vire o produto e tricote 3 novas carreiras semelhantes à anterior.
  10. O abdômen do inseto deve ter um formato mais estreito. Para fazer isso, vire o produto e faça 2 elementos cegos, uma laçada de ar, uma coluna sem elemento de laçada e 3 colunas sem laçada na coluna da carreira anterior. Tricotar 2 colunas sem laçada.
  11. Execute elementos cegos e aéreos, uma coluna sem laçada. Na coluna da carreira anterior, tricote 3 colunas sem laçada. Faça 2 colunas sem nenhum elemento de laçada.
  12. A nova linha deve ser semelhante à linha anterior.
  13. Estreite a largura do abdômen novamente, criando 2 elementos sólidos e 1 arejado. Na coluna da carreira anterior, tricote 3 colunas sem laçada. Faça uma coluna sem laçada.
  14. Faça 1 ponto cego e 1 elemento de ar, além de 2 colunas sem laçada.
  15. Faça uma nova carreira sem o elemento de elevação, formando 2 colunas sem laçada.
  16. Vire o trabalho do avesso e tricote os elementos de conexão, prendendo-os com um fio para que as alças cegas não fiquem visíveis. Chegando ao dente mais próximo, faça 1 elemento cego com 2 roscas. A barriga está pronta.
  17. Para criar as asas, faça uma laçada de elevação, 3 pontos corrente, 3 pontos altos, 3 pontos corrente, um ponto alto, 3 pontos corrente e outro ponto alto. Você deve obter 3 arcos feitos de elementos de ar.
  18. Ao girar o produto, não realize o levantamento do elemento. Embaixo de cada arco, tricote 5 colunas sem um elemento de laçada. No final da linha, forme o elemento de conexão em forma de um dente.
  19. Vire o produto novamente, criando 2 elementos cegos e 4 de ar. Nos 3 elementos do meio de cada arco, do início ao fim, repita o tricô: uma coluna com um elemento de laçada, uma laçada de ar, uma coluna com uma laçada de laçada, um elemento de ar e uma coluna com uma laçada de laçada. Repita esse relacionamento mais duas vezes.
  20. Crie uma coluna com um elemento de sobreposição. Em seguida, faça 3 elementos de ar com uma laçada cega no dente restante do lado esquerdo.
  21. Vire o produto e faça 3 colunas sem laçada sob 3 laçadas de ar. Em seguida, execute 3 elementos de ar.
  22. Faça uma coluna com uma laçada sob os 3 elementos de ar nos quais as colunas sem laçada foram feitas. Esta coluna servirá como base para a coluna do bloco.
  23. Faça uma coluna de blocos com 8 voltas. Abaixo do elemento ar, faça uma coluna com um elemento de tampa, no qual deve haver uma coluna de bloco com 7 voltas.
  24. Faça colunas de blocos de 6, 5 e 4 voltas.
  25. Faça 2 elementos de ar e um ponto baixo sob o elemento de ar. Depois, faça 2 elementos de ar e colunas de blocos de 5, 6 e 7 voltas. Crie colunas de blocos uma por uma sob os elementos de ar da linha anterior. No final da carreira, tricote uma coluna com um elemento de laçada.
  26. Gire o produto. Tricotar um elemento de elevação com 3 alças de ar e um ponto baixo. Faça arcos com 3 elementos do ar. No final da linha, faça 1 elemento cego.
  27. Faça 3 laçadas cegas ao longo dos elementos de ar e vire o produto. Abaixo dos elementos de ar nas laterais, tricote 3 colunas sem laçada.
  28. Abaixo de cada arco acima das colunas de bloco, faça 5 colunas sem elemento de cobertura. Depois de três dessas colunas, faça um laço de picô. Faça uma amarração dos arcos até o final da linha.
  29. A coluna mais externa com um elemento de laçada, localizada no lado esquerdo, é feita em crochê com 3 colunas sem laçada.
  30. Abaixo de 3 elementos de ar, tricote 3 colunas sem laçada. Depois disso, faça um elemento de conexão na barriga e corte o fio.
  31. Para criar a segunda asa de dentro para fora, prenda-a ao segundo dente da cabeça. Faça um elemento de elevação. O rapport, composto por 3 elementos de ar e uma coluna sem laçada, é tricotado três vezes para criar 3 arcos.
  32. Vire o produto e tricote 5 colunas sem laçada sob cada arco. No final da linha, faça um elemento cego com 1 dente.
  33. Gire o produto. Faça 5 elementos de ar com uma coluna com uma laçada. O rapport, que consiste em uma coluna com um elemento de laçada, um ponto corrente, uma coluna com uma laçada, um ponto corrente e uma coluna com uma laçada, é executado três vezes. Pela terceira vez, substitua a coluna mais externa por um elemento de laçada com 3 laçadas de ar.
  34. Coloque um elemento cego no último laço do arco. Faça 2 elementos de conexão ao longo da lateral do arco e também tricote uma laçada invisível na barriga.
  35. Gire o produto. Sob o arco do lado direito, tricote 3 colunas sem um elemento de laçada. Faça 3 colunas sem um elemento de laçada sob as alças de ar. Faça 3 pontos corrente e crie colunas de blocos de 7, 6, 5 e 4 voltas.
  36. Faça 2 elementos de ar, uma coluna sem laçada, 2 laçadas de ar. Tricotar colunas de blocos com 4, 5, 6, 7 e 8 voltas. No final da linha, faça uma coluna com um elemento de laçada.
  37. Gire o produto e execute o elemento de elevação. Acima de cada bloco-coluna, crie arcos a partir de 3 elementos de ar, entre os quais deve haver uma coluna sem laço de lançamento.
  38. Faça 3 laçadas cegas ao longo dos elementos de ar e vire o produto, amarrando as laçadas de ar com 3 colunas sem um elemento de laçada.
  39. Complete a encadernação do arco como na primeira asa. A coluna mais externa com uma laçada na lateral é amarrada com 3 colunas sem laçadas e também amarradas com 3 elementos de ar.
  40. No primeiro dente próximo à cabeça, faça 1 elemento de conexão. Corte o fio.

Borboletas decorativas de crochê

Uma borboleta de crochê (o diagrama descreve em detalhes como fazer o produto corretamente) pode ter uma aparência decorativa e ser usada como decoração de interiores.

Padrão de tricô para o corpo:

  1. Com fio cinza, faça 16 elementos de ar e 1 elemento de ar de elevação.
  2. Na 1ª carreira, faça uma coluna com uma laçada no segundo ponto corrente da ferramenta. Tricotar 13 colunas sem laçada nos elementos de ar da corrente e também fazer 2 colunas de conexão nas laçadas de ar.
  3. Para criar a 2ª carreira, continue tricotando do outro lado da corrente. Faça 1 ponto corrente e 2 pontos baixíssimos nos pontos corrente na base da corrente.
  4. Faça um ponto baixo com 4 meios pontos e um ponto baixo. No próximo ponto corrente, tricote uma coluna de conexão.
  5. Crie um ponto baixo, 2 meios pontos altos, um ponto baixo e um ponto de conexão. Faça um ponto baixo nos pontos correntes.
  6. Crie um elemento de ar e faça uma meia coluna no elemento de ar externo da corrente. Na alça de elevação da 1ª carreira, tricote 2 meias colunas.
  7. Na coluna sem laçada da carreira 1, tricote meia coluna. Crie um elemento de ar e faça uma coluna sem laçada em uma coluna sem elemento de laçada da carreira anterior.
  8. Faça um ponto baixíssimo em um ponto baixo e um ponto baixo com 2 meios pontos altos, um ponto baixo e 1 ponto baixíssimo.
  9. Faça um ponto baixo, 3 meios pontos altos, um ponto baixo e faça um ponto de conexão no ponto baixo da carreira anterior. Corte o fio.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Design de bigode:

  1. Conecte o fio cinza à meia coluna tricotando uma corrente de 7 elementos de ar e um picô.
  2. Corte o fio e esconda a borda do material.
  3. Da mesma forma, projete 2 nós.

Fazendo uma pequena asa:

  1. Junte o fio colorido ao corpo do inseto. Faça uma corrente de 12 elementos de ar. Tricotar uma coluna de conexão no 6º elemento de ar da corrente.
  2. Faça 7 elementos de ar e tricote uma coluna de conexão na próxima meia coluna do corpo. Depois de criar a 3ª carreira, corte o fio.
  3. Na 4ª carreira, junte fios de tom diferente e tricote da mesma forma que nas carreiras anteriores.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Fazendo uma Asa Grande:

  1. Depois de prender o fio colorido ao corpo, faça uma corrente de 14 elementos de ar. Tricotar a coluna de conexão em um ponto corrente.
  2. Faça 9 elementos de ar e faça uma coluna de conexão na próxima meia coluna do corpo.
  3. Asa grande, 3ª fileira, projetada da mesma forma que a asa pequena. Depois corte o fio.
  4. Na 4ª carreira, adicione um fio de tom diferente e continue tricotando.
  5. Depois de criar 4 borboletas, conecte os produtos.

Volumétrico

Uma borboleta de crochê (um diagrama com uma descrição permitirá que você tricote um detalhe volumoso que pode ser costurado em um guardanapo) é adequada para decorar guardanapos de filé. Inicialmente, você precisa tricotar o tecido principal, ao qual você precisará anexar os elementos decorativos.

Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos

Método de criação:

  1. Faça um círculo com 6 elementos do ar.
  2. Em 1 carreira, faça 8 grupos de 3 colunas com um elemento de laçada em um círculo. Deve haver 4 voltas de ar entre as colunas.
  3. Na 2ª carreira, vire o produto, continuando a trabalhar na outra direção. Em cada arco, tricote 5 colunas com uma laçada, 5 elementos de ar e 5 colunas com um elemento de laçada.
  4. Para a 3ª carreira, entre grupos de 5 colunas com um elemento de laçada da carreira anterior, faça uma coluna. Em cada arco, faça 7 colunas com um elemento de laçada, 2 laçadas de ar e 7 colunas com uma laçada.
  5. Na 4ª carreira, amarre as bordas com colunas.
  6. Dobre o produto criado ao meio para criar uma borboleta de duas camadas com 4 asas.
Como fazer uma borboleta em crochê. Esquemas, rápidos e fáceis com suas próprias mãos
Crochê borboleta volumétrica: diagrama

As borboletas vazadas, decorativas e com diversos padrões e designs são usadas como decoração para roupas femininas e infantis, chapéus de verão e também chinelos.

O produto de crochê é adequado para decorar guardanapos, toalhas de mesa, cortinas e outros tecidos para o lar. Depois de dominar o esquema de design simples deste motivo, o padrão pode ser incluído em uma variedade de designs.

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho