Quadrados de malha conveniente para organizar tanto horizontalmente quanto verticalmente. Isso proporciona uma oportunidade para a criatividade e a personificação artística da ideia da costureira. Descrições curtas e desenhos esquemáticos simples são fáceis de lembrar e reproduzir em crochê muitas vezes.
O que é um quadrado da vovó?
Esta é a maneira mais fácil e rápida de tricotar um quadrado. Consiste em 5 a 8 pontos corrente da corrente inicial, conectados em um anel e grupos de 3 pontos altos. Essas colunas são unidas nos cantos de uma maneira especial, o que resulta em um ângulo reto. Cada artesã escolhe o tamanho dos quadrados, o fio, a combinação de cores e o método de conexão dos motivos a seu critério.
É chamado de “quadrado da vovó” porque antigamente as costureiras nunca jogavam nada fora; tudo foi aproveitado. Os fios que sobraram de trabalhos anteriores foram combinados e novos itens foram tricotados para o lar e a família.
Materiais e ferramentas necessários
Na maioria das vezes, o modelo a ser tricotado determina os materiais e ferramentas. Mas no caso do “quadrado da avó” muitas vezes acontece o oposto. É o volume e a coloração das bolas que sobram de trabalhos anteriores que determinam o que será tricotado a partir delas.
Você precisará de:
- fios (lã, semilã, acrílico, algodão);
- anzol do tamanho apropriado (de preferência nº 3 ou nº 4);
- agulha para costurar elementos e produtos de malha.
Recomendações para tricotar quadrados
A introdução de uma cor diferente deve ser feita na última laçada da carreira para que a nova carreira comece com um novo tom. Isto é feito em todos os casos em que nenhuma outra introdução é especificada. Caso contrário, a linha parecerá falha. As pontas dos fios recém-introduzidos são pressionadas contra o produto e tricotadas junto com ele, ou escondidas na parte de trás após fazer o elemento na mesma cor.
É importante manter o mesmo material do fio. Se alguns motivos forem tricotados com lã e outros com materiais sintéticos, é possível que os quadrados de lã encolham após a lavagem. Adicionar fio artificial ao fio de lã ajudará a evitar isso.
Se você optar por tricotar 3 laçadas de ar nos cantos, precisará seguir isso durante todo o tricô. Então os cantos ficarão uniformes.
Quadrado da vovó clássico
Abreviações no texto:
- vice-presidente - circuito de ar;
- st.b/n - ponto baixo;
- st.s/n - ponto alto;
- st.v/p - uma coluna com um laço estendido;
- conexão. laço - laço de conexão.
Uma corrente de 5 laços de ar é fechada em um círculo com um laço de conexão:
- 3 corr, 2 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 2 corr, 1 pb. laçada na 3ª laçada do início da carreira. Você obterá 4 grupos de pontos altos com 3 peças em cada um e 2 laçadas de ar entre eles.
- 3 corr. Para formar um canto sob o arco a partir de 2 corr. da carreira anterior, tricote 2 grupos de 3 pb, entre os quais faça 2 corr. Isso precisa ser repetido três vezes para todos os cantos. No final de 2 colheres de sopa.s/n, 1 s/n. laço.
- 3 corr. para levantar, 2 pb, 2 grupos de 3 pb sob o arco do canto, entre os quais 2 corr. Depois, 3 pb entre os pontos da carreira de baixo. Em seguida, faça um canto e repita mais duas vezes, feche a carreira com um ponto de conexão. laço.
De maneira semelhante, o quadrado deve ser expandido até o tamanho desejado. Em outra versão do "quadrado da vovó", 1 ponto corrente é tricotado entre os grupos de pontos altos (não os de canto). Isso precisa ser feito se o fio for grosso ou fofo.
Os quadrados de crochê ficam lindos se cada carreira for feita em uma cor diferente, resultando em quadradinhos coloridos. Por outro lado, a descrição esquemática permite que cada quadrado seja tricotado inteiramente em uma cor, mas os quadrados em si podem ser tricotados em muitos tons diferentes de uma cor ou combinações de cores.
Praça da Vovó em espanhol
Com base no padrão dos quadrados da vovó, foi inventada uma versão interessante com laços alongados. É chamado de "quadrado espanhol". O tricô fica especialmente atraente se o esquema de cores for cuidadosamente selecionado e tiver transições suaves de uma cor para outra.
Você pode começar a tricotar laçadas alongadas de qualquer carreira, mas precisa fazer isso com uma nova cor:
- Primeiro, 3 círculos são tricotados da maneira usual.
- No quarto círculo a cor do fio muda. Tricotar 3 corr., laçada, puxar a laçada de baixo do arco 2 carreiras abaixo. Há 3 laçadas no gancho. Eles são tricotados em pares, como um ponto alto comum.
- A terceira coluna é tricotada da maneira usual.
- Os grupos de pontos dos cantos são tricotados sem alterações.
- No espaço entre o grupo de colunas da carreira anterior, tricota-se 1 pb, 1 pb no meio da laçada alongada anterior e 2 carreiras abaixo, 1 pb.
- Continue trabalhando até atingir o tamanho desejado, certificando-se de que as alças estendidas não apertem o padrão, mas também não fiquem muito frouxas.
"Quadrado da vovó" não quadrado
O princípio do tricô permanece o mesmo - grupos de 3 pontos altos, entre os quais:
- sem loop;
- há 1 ch.
E para formar os cantos, são introduzidas mais 2 laçadas, são tricotados dois grupos de pontos altos sob o mesmo arco.
Quadrado apertado
Processo passo a passo:
- Em um anel de 5 corr, 3 corr são tricotadas para elevação, 2 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 2 corr, 3 pb, 2 corr, 2 corr, 1 pb. faça um loop no terceiro loop do começo.
- 3 corr, sobre 2 pb da carreira de baixo, 2 pb são tricotados. No canto sob o arco, são tricotados 2 pb, 2 correntinha, 2 pb no mesmo arco. Em cada coluna da carreira de baixo, um ponto alto é tricotado na nova carreira. Em seguida, o canto é projetado. Então você precisa continuar tricotando, no final 2 pb e 1 pbx. laço no terceiro laço de elevação.
- 3 corr., 4 pb em cada coluna da carreira de baixo. Depois tricote o canto. Continue tricotando 7 pb sobre cada ponto da segunda carreira. Continue tricotando o canto. Após o quarto canto, você precisa tricotar mais 2 pb e conectar ao início da carreira.
- Acontece que em cada nova linha, 2 pb são adicionados às colunas existentes em um lado do quadrado em ambos os lados.
- A expansão deve ser continuada até que o tamanho desejado seja alcançado.
Motivos quadrados conectados a partir do canto
Os quadrados de crochê, cujos padrões e descrições são muito diversos, oferecem uma ampla gama de opções. Quadrados da vovó, tricotados a partir dos cantos, parecem interessantes e incomuns. Não há nenhuma dificuldade neste trabalho, apenas o princípio do tricô é um pouco diferente.
Descrição do esquema:
- As 2 primeiras carreiras são tricotadas da maneira usual.
- As próximas 3ª e 4ª carreiras são feitas apenas em dois lados com a introdução de uma nova cor.
- Troque de cor e tricote mais 2 carreiras em ambos os lados. E assim por diante.

A última fileira envolve todos os quatro lados, transformando o quadrado em uma peça finalizada.
Opção 2
Aqui, o tricô começa com uma corrente de laçadas de ar, fechadas em um anel. E então apenas dois lados do quadrado são tricotados com um canto entre eles. Uma combinação habilidosa de cores produz um efeito incomum.
Em uma espiral
Para implementar esta opção, que parece complicada à primeira vista, é importante saber com antecedência quantas cores serão usadas no padrão.
Para fazer um quadrado espiral, você precisa de um número ímpar de cores:
- A corrente de 5 VP e a primeira carreira são tricotadas normalmente.
- Na segunda fileira o fio muda. Primeiro, 1 VP é formado a partir de fio novo. Em seguida, a agulha é inserida sob 3 corr. da carreira de baixo. Em seguida, 4 lados do quadrado são tricotados, mas o último canto não é finalizado. O laço é puxado para fora e deixado aberto.
- Em uma nova carreira, insira o próximo fio colorido sob 3 VP da carreira inferior. Também é amarrado em todos os lados, exceto no último canto.
- Continue inserindo todos os fios envolvidos na criação do padrão, um por um.
- Agora você precisa retornar para a segunda fileira inacabada. No local onde deverá ficar o canto, tricote um grupo e 3 pb. Em seguida, através de uma cor, sob o próximo arco de 3 VP, são tricotados 3 pb. Em seguida, continue tricotando 3 pb ao longo de todo esse lado inacabado, como se estivesse completando-o. Tricotar o canto e passar para o segundo lado do quadrado. Então vá pelos três lados.
- Vá para a terceira carreira e termine de tricotar da mesma maneira. Se necessário, amarre mais um lado de acordo com o molde.
- Faça isso com cada cor, prestando atenção ao fato de que os lados do quadrado têm o mesmo comprimento.
Motivo floral
Neste padrão as pétalas são volumosas.
Recomenda-se tricotá-los em uma cor contrastante.
- 8 pb são tricotados em ponto baixíssimo. Ela é apertada, a linha é fechada com 1 conexão. laço.
- 1 corr, 1 pb, 2 corr. No total, você deve obter 8 pb e 2 corr entre eles.
- Corte o fio e esconda a ponta na parte de trás.
- Usando linha vermelha, prenda 1 corr. sob a corrente de 2 corr. Para fazer isso, você precisa inserir a agulha sob o arco, pegar o fio de trabalho, puxá-lo para fora, pegar o fio da bola novamente e tricotar 2 laçadas com uma.
- 3 corr para levantar, 4 pb sob o mesmo arco. Retire a agulha, insira-a na elevação de 3 corr., pegue a laçada restante, jogue o fio de trabalho por cima e passe-o pelas laçadas formadas na agulha.
- 2 corr. Sob o arco de 2 corr, tricote 5 pb, retire a agulha, insira-a no primeiro pb, pegue a laçada restante, jogue o fio líder por cima e puxe-o pelas laçadas da agulha.
- 2 corr. Em seguida, repita o passo 6. Termine a carreira com 2 correntinhas, 1 pb. laço.
Faça 1 laçada de ar com linha verde, prenda-a sob o arco de 2 laçadas de ar:
- 3 corr para levantar, 2 pb.
- 3 pb sob o arco na direção do tricô, 3 corr. Aqui, tricote 3 pb. Este será um canto.
- Tricotar 3 pb no próximo arco.
- Continue com o quadrado da vovó até o tamanho desejado.
Quadrado vazado
Com base no adorado padrão “abacaxi”, são tricotados quadrados para uma toalha de mesa, uma blusa vazada e um xale.
Quadrados de crochê, cujos padrões e descrições são sempre simples, são adequados para costureiras iniciantes e artesãs muito jovens. Uma variação de um quadrado vazado para uma colcha feita com 3 cores de fio. O diagrama mostra os lugares onde os quadrados estão conectados uns aos outros. Eles são amarrados no processo de tricô da última carreira de um motivo a um picô de 3 laçadas de ar de outro motivo.
Praça afegã
Os quadrados de crochê (diagramas e descrições de alguns deles são apresentados abaixo) têm características nacionais, por exemplo, o quadrado afegão. O princípio é semelhante ao do "quadrado da vovó". Ao tricotar este elemento, você precisa ter em mente que ele contém motivos florais. Para formar uma pétala, geralmente são usadas colunas exuberantes ou colunas com um topo.
Coluna exuberante
O gancho é inserido na alça da fileira de baixo. O laço é puxado para fora em 1 cm. Uma laçada é feita novamente e a laçada é puxada para fora. Dê outra laçada e puxe a laçada.
E somente depois disso todas as laçadas da agulha são tricotadas em uma só laçada.
Colunas com um vértice
Faça 1 ponto alto, mas não até o fim, para que restem 2 laçadas na agulha. Mais 2-3 pontos altos são tricotados da mesma maneira. E então todas as laçadas da agulha são tricotadas com uma laçada.
Métodos para conectar quadrados de malha
Existem muitas maneiras de combinar motivos em uma única peça: simples, em relevo, vazado, sem quebrar o fio, tricotando a última carreira.
Método 1. Costura simples com linha e agulha:
- Coloque 2 motivos avesso com avesso.
- Começando pelo canto, costure as alças correspondentes de ambos os quadrados usando um ponto chuleado.
- Costure motivos individuais em uma fita do comprimento desejado.
- Em seguida, costure as fitas, prestando atenção na parte da frente e de trás.
Método 2. Conexão usando meias colunas:
- Dobre 2 quadrados com a face para fora.
- Prenda um fio no canto de um deles, pegue-o de baixo e faça uma laçada de ar.
- Puxe a linha da bola através da laçada do canto do primeiro quadrado e da laçada na agulha (ponto baixíssimo).
- Agora puxe a linha da bola através da laçada do canto correspondente do segundo quadrado e da laçada na agulha (segundo ponto baixíssimo).
Continue dessa maneira por todo o comprimento da lateral, alternadamente abordando as alças de um e depois do outro motivo. Você obterá um ponto em ziguezague. Se os fios forem finos, você só poderá passá-los por uma parede do laço.
Método 3. Conectando com pontos baixos:
- Coloque 2 motivos com os lados avessos juntos.
- Começando pelo canto, prenda a linha e forme um ponto corrente.
- Insira o gancho sob as alças de 2 quadrados ao mesmo tempo e puxe a alça.
- Pegue o fio da bola e tricote-o através das duas laçadas da agulha (faça um ponto baixo). Continue até a esquina.
- Aos 2 motivos já conectados, sem rasgar o fio, prenda os próximos 2 quadrados dobrados. Continue até que todos os quadrados daquela largura tenham sido usados. Você receberá uma fita de quadrados conectados em pares. Haverá várias dessas fitas.
- Conecte as tiras com os lados longos juntos.
- Agora você precisa tricotar os espaços restantes entre os quadrados. Quando chegar à costura da próxima tira, basta passar para o próximo par de motivos na parte superior.
Este método produz um padrão de relevo de juntas em um lado e uma superfície completamente plana no outro lado do produto.
Método 4. Conexão aberta usando arcos de laço de ar:
- No canto do primeiro quadrado, faça um arco de 7 correntinhas.
- Um arco de 5 corr é tricotado entre grupos de 3 pb.
- Faça uma laçada de 7 corr no canto novamente.
- Amarre o segundo lado do quadrado com arcos.
- No canto, tricote 7 corr. e passe para o próximo quadrado, tricotando 1 pb no canto.
- 2 corr, 1 pb ao longo do arco do primeiro quadrado (não o do canto), 2 corr, 1 pb no espaço entre os grupos de colunas do segundo quadrado, como se estivesse terminando de tricotar o arco. Continue unindo até o canto. No final desta carreira: 3 corr. do segundo quadrado, 1 pb. passe por baixo do arco de 7 corr do primeiro quadrado (prenda), 3 corr e retorne ao arco do segundo motivo com uma coluna.
- Em seguida, continue tricotando arcos de 5 VP ao longo do 2º e 3º lados do segundo quadrado.
- Repita os passos 3 a 6 quantas vezes forem necessárias.
- Finalize esta tira amarrando arcos de 5 correntinhas ao longo de quatro lados dos quadrados em uma fileira.
- Prossiga para a 3ª fileira da mesma maneira.
Ao tricotar um cobertor ou travesseiro, esse método conecta todos os quadrados em uma única peça sem quebrar o fio. Apenas um lado do produto permanece inacabado, sendo amarrado com arcos ao longo de todo o comprimento de uma só vez para finalizar o trabalho.
Método 5. Unindo com a última linha:
- Os quadrados de crochê, cujos padrões e descrições diferem entre si, também têm diferentes opções para serem fixados um a um. Este método é ideal para o quadrado da vovó, mas não só. Ele conectará perfeitamente todos os quadrados com uma cor comum, e você não precisará arrancar o fio durante o processo.
- Para começar, 1 quadrado é amarrado em três lados com a última carreira de grupos de pontos altos. A conexão vem do canto.
- 1 corr, 1 pb. laçada sob o arco do canto do próximo quadrado, 1 corr. Adicione 2 pontos altos duplos no canto do novo quadrado. O tricô continua em um novo quadrado.
- 1 conexão o laço é tricotado no espaço entre os grupos de colunas do primeiro motivo, o grupo de 3 pb da última carreira é tricotado em um novo quadrado. Em seguida, amarre novamente a primeira conexão do quadrado 1. faça uma laçada no espaço entre as colunas e faça 3 pb no segundo quadrado. Então vá para a esquina.
- No canto, tricote 3 pb, 1 corr, 1 pb. laçada sob o arco do primeiro quadrado, 1 corr, 3 pb no canto do segundo quadrado. A encadernação dos cantos está concluída.
- Agora continue amarrando a última fileira ao redor do segundo e terceiro lados do elemento anexado.
- Com o terceiro motivo, repita os passos 2 a 4.
O resultado deve ser uma tira de motivos, amarrados com a última fileira em três lados. Para completar o desenho, o quarto lado é amarrado com grupos de 3 pontos altos em todos os elementos de uma só vez. Depois, eles passam a unir a segunda fileira de quadrados.
Quando todos os motivos estiverem combinados, apenas um lado permanecerá inacabado. Ela se completa com a última fileira, que será comum a todos os quadrados deste lado.
Ideias de Quadrados de Tricô
Em uma tela você pode combinar quadrados de tamanhos diferentes, desde que eles estejam unidos por um único estilo. Você também pode tricotar números e letras em um quadrado e inventar nomes. Então as crianças não vão brigar sobre de quem é o cobertor ou o suéter. Você pode usar padrões diferentes, mas mantenha o mesmo tamanho dos motivos. Quadrados são usados para aparar a borda de um poncho, xale ou colcha.
Eles são costurados em produtos de tecido como um elemento vazado. Os lugares desgastados em suas coisas favoritas podem ser decorados com um motivo quadrado no mesmo tom ou em uma cor contrastante. Quadrados são usados para tricotar as mangas e a bainha de um vestido que ficou pequeno.
É mais fácil e simples tricotar uma peça grande usando pequenos quadrados prontos do mesmo tamanho. Se você tiver uma agulha de crochê e alguns novelos de linha, poderá tricotar no transporte, na dacha, nas férias e não apenas em casa. Apenas 20-30 minutos. tempo, um diagrama - e um quadrado de tamanho médio está pronto. A descrição dos produtos não exige necessariamente a compra de novos fios; é bem possível usar sobras de fios de trabalhos anteriores.
Vídeo sobre quadrados de crochê
Como fazer um quadrado de crochê: