Broches de contas ganharam popularidade no final do século XIX e continuam sendo decorações da moda até hoje. Para aprender a fazer esses acessórios manualmente, os artesãos iniciantes precisam saber quais ferramentas e materiais são adequados para o trabalho e também devem ler instruções passo a passo para criar broches simples de diferentes tipos.
Materiais e ferramentas para criar um broche de contas
A lista de ferramentas necessárias para criar broches de contas pode ser encontrada na tabela.
Livro branco | Desenha-se no papel um estêncil, de acordo com o qual o trabalho será feito. Pode ser de contorno, colorido ou detalhado, ou seja, você pode marcar a posição das contas. |
Cola | Para criar seus primeiros trabalhos, você pode usar cola transparente "Moment" ou "Crystal". Para montar itens mais complexos, você pode usar uma pistola de cola quente ou soluções adesivas especiais projetadas para trabalhar com feltro. |
Agulhas | Para tecer miçangas e bordar, foram criadas agulhas mais finas do que as agulhas de costura. O tamanho da agulha deve ser selecionado levando em consideração o diâmetro do furo nas contas. A agulha deve deslizar livremente pelas contas e também perfurar com segurança feltro, tecido e couro sintético. |
Tesoura | Ferramentas com lâminas longas e finas são adequadas. |
Você também precisará de couro artificial. É usado para decorar a parte de trás do produto acabado para melhorar sua estética.
As contas são costuradas no feltro.
É dividido em 3 tipos:
- Material feito de lã natural. Mantém bem o formato e é fácil de pintar. É caro. Pode ser usado para criar broches.
- Um tecido macio com composição mista. Não é adequado para bordar broches, pois não mantém bem o seu formato.
- Tecido sintético, denso, resistente às altas temperaturas da água (durante a lavagem). Não enruga, mantém o formato e é facilmente perfurado com uma agulha. Adequado para fazer broches de tamanho médio.
- Um feltro duro e denso que contém viscose. Adequado para bordados com contas grandes e criação de peças volumosas.
Você também precisa de fios de alta qualidade para o trabalho.
Que tipos de roscas podem ser usadas:
- Algodão e linho. Eles são suaves, agradáveis ao toque e também possuem uma ampla gama de cores. Desvantagens: rasgam e apodrecem rapidamente em alta umidade.
- Sintético. Durável, não afetado pela umidade. Desvantagens: pode causar reação alérgica na pele do mestre.
- Reforçado. Durável, forte e resistente a influências ambientais. Desvantagens: alto custo, capacidade de causar erupções alérgicas na pele do mestre.
Erupções cutâneas e outras reações aos dois últimos tipos de fios só podem ser causadas pelo contato prolongado com os materiais. Se o mestre trabalhar no produto, costurando-o com esses fios por no máximo 2 horas por dia, esses problemas poderão ser evitados.
Contas
As contas variam em tamanho, formato e diâmetro do furo. Esses parâmetros dependem do país de fabricação.
Que tipos de contas existem:
- Material fabricado na China. Contas defeituosas são frequentemente encontradas. Elas têm bordas irregulares, furos de diâmetros diferentes e parecem baratas. Artesãos experientes aconselham iniciantes a não comprarem tais contas. Produtos montados com esse material parecerão desleixados e pouco atraentes, apesar da experiência e dos esforços do mestre.
- Contas checas. O completo oposto do material descrito acima. Todas as contas são uniformes, lisas e brilhantes. O casamento é extremamente raro e ocorre em quantidades muito pequenas. Essas contas podem ser usadas para fazer artesanatos lindos e de alta qualidade.
- Contas japonesas. Melhor ainda que o tcheco. Sua única desvantagem é seu alto custo.
- Material fabricado na Índia e em Taiwan. As contas quebram facilmente e têm bordas irregulares. Defeitos são comuns. A tinta desbota e descasca rapidamente. A paleta de cores é pobre. Não há tons brilhantes. É melhor dar preferência a outro fabricante.
Às vezes, para economizar dinheiro, os artesãos criam obras compostas por vários tipos de contas. Essa forma de trabalhar não é adequada para todos. É importante lembrar que materiais de alta qualidade duram mais, enquanto aqueles comprados por um preço baixo se deterioram mais rápido. Com o tempo, o broche ficará pior do que se fosse feito inteiramente de um tipo de material de qualidade.
Decoração adicional
Como você pode adicionar variedade às suas joias de miçangas:
- Corrente de strass. Pequenos strass multicoloridos ou de uma única cor são presos com uma corrente de metal móvel. Essas fitas são usadas para aparar produtos ao longo de seus contornos, fazer vários laços, borlas e outros elementos adicionais. O tamanho ideal de strass em uma corrente para uma combinação harmoniosa com miçangas é de 2 mm.
- Contas de vidro. Você pode usar pérolas artificiais, contas olho de gato e contas translúcidas. Tamanhos de esferas adequados: 3-6 mm. Às vezes você pode usar contas de 8 mm.
- Lantejoulas. Eles podem ser redondos, ovais ou quadrados. A paleta de cores é variada. Lantejoulas podem ser usadas para cobrir os espaços vazios entre fileiras de contas em um broche bordado.
- Strass de qualquer tipo e cor. Elas imitam perfeitamente pedras preciosas lapidadas. Muitas vezes, grandes strass são tecidos ou costurados no centro do produto. Pequenos strass podem preencher o contorno do produto.
- Contas de vidro. Frequentemente usado para criar broches volumosos e tecidos. Em itens em forma de insetos e animais, contas de vidro imitam patas, asas e pernas.
- Penas. Você pode usar penas de cores naturais ou artificiais. Elas são fixadas na base do produto com cola.
Você também pode usar fios de lurex e arame de chenille como decoração.
Acessórios para broches de contas
Um broche de contas (para iniciantes, é importante se familiarizar com todos os tipos de acessórios e escolher a opção apropriada) deve ser preso com segurança à roupa. Lojas de artesanato oferecem uma grande variedade de acessórios para criar itens lindos.
Configurações
A montagem parece um pequeno pires com uma moldura volumosa e texturizada. Na parte de trás há um fecho em forma de alfinete (como nos distintivos). Contas, strass e miçangas são fixadas nesses acessórios com cola. Para contas transparentes, há configurações com furos e abas de fixação. Este tipo de base de broche é adequado para artesãos iniciantes que ainda não dominam a habilidade de tecer e bordar miçangas.
Pingentes
Eles parecem configurações, mas em vez de alfinetes eles têm uma argola, como pingentes. Um anel é enfiado no laço e, através dele, uma corrente na qual o broche ficará pendurado.
Malha e fita para joias
A malha para joias está disponível em 2 versões: sintética e reforçada. Às vezes você pode encontrar uma versão mista. A malha sintética é elástica e pode ser de diversas cores. Às vezes com adição de lurex. Eles são ocos por dentro. A malha da joia é forte e costurada em uma manga. O diâmetro da manga pode variar. Elas mantêm bem sua forma. Normalmente essas fitas são usadas para preenchimento com contas ou lascas de pedra. Eles também podem ser usados para cobrir contas grandes.
Fitas reforçadas não são propensas a desbotamento e abrasão, mas são sensíveis a altas temperaturas, ácidos e outras condições agressivas. Além disso, redes reforçadas devem ser esticadas suavemente e com cuidado. Não é recomendado enchê-los com um grande número de contas ou anexar contas pesadas de metal a eles. Para fixar essas fitas, são utilizadas contas de crimpagem, chamadas de “crimps”, além de cola e fios transparentes.
Acessórios auxiliares
O que mais pode ser usado para criar broches:
- Anéis. Eles são necessários para fazer pingentes. Os anéis podem ser duplos ou simples. Para prender o anel ao laço de fixação, ele precisa ser levemente afrouxado usando um alicate. Um laço é inserido no furo resultante e o anel é fechado novamente.
- Espaçadores. Esses são separadores especiais. Elas são inseridas entre contas pequenas e contas grandes. Os espaçadores podem ter diferentes formatos: longos, redondos, ovais, planos.
- Fixação em forma de agulha pequena. A agulha é fixada na configuração. Ao perfurar a roupa, uma tampa é colocada na parte de trás da ponta e fixada firmemente com uma braçadeira.
- Alfinetes. Você pode usar alfinetes comuns, mas modelos com presilhas ficarão melhores. Elas permitem que você fixe o broche de forma segura e uniforme.
Alfinetes comuns são mais difíceis de tecer com linha de miçangas, no entanto, você pode colar o produto na borda sem abertura do fecho.
Tipos de broches de contas
Os broches de contas não diferem apenas no tipo de fixação na roupa. Eles também podem ser divididos em 2 tipos, com base na técnica utilizada: bordados e tecidos. Mais adiante no artigo você pode ler sobre esses tipos de produtos com mais detalhes.
Bordado
Um broche de contas (para iniciantes, é melhor começar usando feltro duro e depois passar para tecidos menos densos) é bordado em feltro ou tecido grosso, como jeans. Este tecido suporta bem o peso das contas, não fica estufado nem estica. O artesão corta um pedaço do formato desejado, faz marcas no tecido e borda o padrão, preenchendo os contornos dos esboços.
Esses broches devem ser armazenados separadamente uns dos outros. Os itens não devem tocar uns nos outros nem entrar em contato com outras joias. Não é recomendado usar um broche bordado por baixo de roupas externas.
A vida útil dos broches bordados depende da qualidade das contas e linhas usadas no bordado. Fios de algodão e linhas de pesca se deterioram mais rápido do que lavsan ou monofilamento transparente.
Vime
Os broches trançados não são tão planos quanto os bordados. Eles podem ser volumosos e ter formas complexas.
O tipo de produto depende do método de beading.
Quais são as técnicas:
- Mosaico. Os produtos feitos com esse método se distinguem pela resistência e densidade. Elas mantêm bem sua forma.
- Nebele ou "espinha de peixe". Tecelagem plana, onde as contas são dispostas em padrão espinha de peixe. Normalmente, esse método de tecelagem é usado para itens simples. Que mais tarde será preso a um pino com um suporte.
- Francês. Os laços são montados em um círculo. O método é usado para criar flores grandes.
- Tecelagem paralela. Uma das maneiras mais simples de criar itens tridimensionais usando miçangas. Artesãos experientes podem tecer formas complexas e volumosas.
Técnicas de tecelagem podem ser combinadas. Você também pode diluir seu trabalho com outros tipos de arte, como molduras de argila de polímero, desenhos ou bordados com linha.
Por onde começar e como escolher a combinação de materiais mais eficaz
Um broche de contas (para iniciantes, as marcações devem ser feitas não apenas no papel, mas também no feltro) deve ser desenhado no papel. O esboço ajudará você a pensar no posicionamento de todos os detalhes, bem como nas cores das contas e decorações adicionais.
Para obter um produto bonito, você precisa saber combinar diferentes materiais:
- Contas e miçangas. A base do produto é composta por miçangas. Contas são decoração. Contas redondas podem ser trançadas com fio de miçangas. Para broches bordados, é melhor escolher meias-contas planas, que serão fáceis de costurar em um suporte de tecido.
- Contas e pedras. A combinação de pedras brilhantes e contas foscas parece cara e original. Você pode fazer uma trança de contas para uma pedra plana. Este método é chamado de "cabochão".
- Contas e penas. A pena ou penugem pode ser de uma cor contrastante com as contas ou ser monocromática. Você pode combinar miçangas, miçangas e penas para criar um broche que vai decorar seu traje de noite.
Todos os materiais devem ser de alta qualidade, caso contrário não será possível fazer uma decoração elegante e durável.
Master classes sobre como criar um broche de contas, padrões de tecelagem e bordado
É aconselhável que iniciantes comecem a se familiarizar com a arte de criar broches de contas fazendo peças planas. Embora a variedade de materiais tente você a fazer algo extravagante e incomum, para desenvolver a habilidade você precisa aprender a criar obras simples. Primeiro, você deve aprender como colocar contas uniformemente e também como fixar fixadores em produtos acabados com alta qualidade.
Mais adiante no artigo, você pode conferir diversas master classes passo a passo sobre como fazer broches simples.
broche
Esta master class descreve um broche-alfinete em forma de coração. Ao criar esse broche, você precisará passar a agulha pelas contas várias vezes. Se a ferramenta tiver dificuldade para passar pelos furos das contas, não pressione. As contas podem quebrar. É melhor trocar a agulha por uma mais fina.
Para trabalhar, você precisará de contas redondas e um picador. A cor pode ser qualquer.
Como tecer:
- A tecelagem é feita do meio para o lado esquerdo e depois para o direito. Coloque 1 conta em um fio de 220 cm de comprimento. Adicione mais 8 contas e prenda 2 carreiras usando a técnica de tecelagem reta. Passe pelas carreiras 2 vezes para fixá-las. Isso também precisa ser feito em todas as linhas.
- Complete a carreira 2. No início de uma nova carreira, adicione 1 conta. Finalizando a 3ª carreira, retire 1 conta.
- Na 4ª carreira, retire 1 conta do início e adicione-a no final. Linha 5: Comece adicionando 1 conta.
- Remova 1 conta no final da carreira 5 e no início da carreira 6.
- Na 7ª carreira, retire 2 contas, do início e do fim.
- Remova a conta que foi fixada primeiro na trama. Você precisa passar um fio pela trama de modo que ele saia na 2ª metade do coração.
- Adicione 1 conta no final da nova carreira. Uma nova linha começará com esta conta.
- Remova uma conta da carreira que começou com um aumento.
- Na nova carreira, retire 1 conta do início e adicione 1 ao final. Uma nova linha começará com esta conta.
- Remova 1 conta do final da nova fileira. Remova também 1 conta do início da próxima carreira.
- Na nova carreira, remova 2 contas, 1 do início e 1 do fim.
- Passe 1 conta neste fio e passe pela fileira de corte.
- Adicione mais 1 conta. Siga a linha de corte e puxe a linha para perto da primeira conta.
- Desça a fileira da casa do leme. Para esconder a linha, você precisa puxar a agulha para fora do cordão da fileira mais longa.
- Repita o passo 13 para cada fileira de corte.
- Preencha a fileira central com 1 conta cortada. Decore o canto inferior do coração. Passeie ao redor da conta e passe a agulha por dentro do fio coletado ao longo de toda a carreira.
- Nas carreiras laterais, puxe a agulha entre a 1ª e a 2ª contas. Pegue uma conta e puxe-a através da segunda conta da fileira, para um novo espaço. Também passe uma conta entre as contas externas.
- Aperte a linha. Corte o excesso.
Só falta colar o coração no alfinete.
broche-pingente
Pingente de trevo de quatro folhas com joaninha. Este broche-pingente é tecido usando uma técnica simples de miçangas paralelas.
Para trabalhar você precisará de:
- contas verde-claras;
- 1 conta de pérola;
- fio verde;
- contas vermelhas
- contas pretas
- fio de cor neutra 0,3 mm.
Como tecer:
- Comece a tecer com 8 contas.
- Em cada nova carreira, retire 1 conta do início e do fim até restar 1 conta.
- Prenda a conta com arame torcendo suas pontas várias vezes.
- Colete mais 3 folhas iguais.
- Reúna as folhas em um quadrifólio.
- Feche o centro do trevo com uma conta de pérola. Pode ser colado.
- Desenhe um diagrama de como montar uma joaninha no papel. A largura ideal de um besouro é de 4 contas. Coloque contas pretas no centro. Desenhe uma cabeça com 2 fileiras e 3 contas.
- Monte a joaninha de acordo com o diagrama.
- Usando cola, prenda o besouro em uma das folhas de trevo.
- Insira um anel duplo entre a conta e o arame, em um dos cantos do trevo.
O pingente pode ser pendurado em um fio de contas ou em um cordão.
broche bordado
A criação de um broche bordado ocorre em 7 etapas:
- Criando um esboço.
- Tratamento de feltro com vapor.
- Transferindo um desenho para o tecido.
- Tratamento de fios e contas com solução antisséptica.
- Executando bordados.
- Removendo o excesso de linha.
- Decorando a parte de trás do broche e prendendo o alfinete.
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar os materiais:
Esta master class descreve uma versão de um broche em forma de borboleta.
O que você precisará para o trabalho:
- pedaço de feltro;
- um pedaço de pele;
- tesoura;
- folha de papelão;
- contas de vários tons;
- contas de vidro;
- strass, miçangas, bicone;
- fios de nylon;
- arame;
- agulhas;
- cola quente;
- lápis.
O modelo pode ser impresso ou desenhado à mão.
Próximos passos:
- Transfira o molde para o tecido.
- Cole strass grandes (ovais ou em formato de lágrima) nas partes centrais das asas.
- Costure contas ao redor do contorno externo da figura.
- Separe as asas inferiores com contas de cor diferente.
- Costure contas de vidro ao longo das bordas internas. Preencha os espaços em branco.
- Forme a cabeça usando uma conta grande.
- Recorte o espaço em branco do tecido para não cortar os fios.
- Faça antenas de borboleta com arame. Para isso, um pedaço de arame deve ser passado pelo último elemento do corpo da mariposa. Puxe as pontas para fora, de baixo para cima.
- Prenda as pontas, puxe-as para fora e corte o excesso.
- Coloque um bicone em cada bigode e trance-o com arame.
- Corte um suporte de papelão no formato do espaço em branco. Cole-o na parte de trás do broche.
- Corte o forro do couro.
- Use um lápis para marcar o local da fixação no couro.
- Faça cortes usando uma tesoura.
- Aperte o fecho.
- Cole o couro no suporte de papelão do broche.
As bordas do couro podem ser aparadas com miçangas ou contas de vidro.
Ideias e esquemas de outros broches
Um broche de contas para iniciantes deve ser simples. Você pode tecer uma estatueta no formato desejado usando arame, linha de pesca ou fazer bordados.
Quais broches podem ser feitos como primeira obra:
- Libélula. A figura é tecida usando a técnica de miçangas paralelas. Para trabalhar você precisa de arame e contas redondas. Primeiro, o corpo e a cabeça são tecidos. Depois, 2 alas de hotel. Depois, eles montam a estatueta em um todo e a prendem em um alfinete.
- Uma gota com borlas. Um grande strass é costurado no centro da peça. É coberto com 5 fileiras de contas, ao longo do cone. Recorte um pedaço de feltro. Costure 3 fios curtos de contas na parte inferior. Cole o suporte no tecido e prenda-o bem.
- Flor de girassol. Uma grande conta preta é costurada no centro da peça. As pétalas são bordadas com linha de bordar amarela. Uma folha é bordada com linha verde-claro. Você pode inserir uma muda verde escura, imitando as nervuras da folha. O espaço em branco é recortado ao longo do contorno, as bordas das pétalas são aparadas com contas laranja e as bordas da folha são aparadas com contas verde-escuras. Conecte o broche ao suporte e prenda-o firmemente.
Aprender a fazer broches de contas não é difícil. Instruções passo a passo e diagramas gráficos ajudarão artesãos iniciantes. Também é importante lembrar que todos os materiais de trabalho devem ser de alta qualidade para que a obra permaneça bonita e intacta por muito tempo.
Vídeo sobre broches de contas
Broches de contas de outono faça você mesmo: