Os gatos são animais de estimação populares com cabelos longos, bigodes e uma cauda fofa. Uma de suas marcas distintivas são as patas com 4 a 5 dedos, que podem ser desenhadas com um lápis simples em papel grosso.
O que você precisa para desenhar
Adultos e crianças podem desenhar uma pata de gato esquematicamente por células, usando uma folha de caderno simples ou uma folha inteira no papel, representando esquematicamente o próprio animal de estimação.
Ferramentas utilizadas no desenho:
Nome do item | Como escolher corretamente |
Folha de álbum | Recomenda-se fazer esboços a lápis em papel grosso - em papel Whatman ou em uma folha de álbum A4. Para crianças pequenas que estão aprendendo o básico do desenho, você pode pegar uma folha de papel milimetrado e tentar desenhar esquematicamente a pata de um gatinho. |
Lápis simples | Para trabalhar, você precisará de lápis com diferentes graus de dureza: HB, B e 2B. O contorno do desenho é feito com lápis HB (maciez média), e lápis macios com minas B ou 2B são usados para destacar os contornos e criar detalhes de cor. |
Borrachas | Artistas profissionais usam duas borrachas: uma comum (que apaga marcas de lápis junto com uma camada de papel) e uma borracha amassada, que ajuda a corrigir e clarear o desenho. |
Lápis de cor | Lápis clássicos (grafite) ou aquarelados são vendidos em conjuntos de 6 a 24 cores e são usados para colorir um desenho. Especialistas recomendam usar lápis de cor da Faber-Castell, Berlingo e Multi-Pulti ao desenhar. |
Especialistas aconselham desenhar em uma superfície dura (por exemplo, em uma mesa) com boa iluminação natural ou artificial.
Master classes
Uma pata de gato é um desenho que até um artista iniciante pode criar facilmente usando lápis e uma folha de papel.
Antes de começar a desenhar, os artistas profissionais aconselham familiarize-se com a estrutura anatômica das patas dos gatos e também estude os princípios básicos do desenho, que consistem no seguinte:
- Para criá-lo, você precisa usar formas geométricas simples - triângulos, ovais, círculos, aplicadas com linhas finas, sem necessariamente manter a clareza e a uniformidade das bordas. Apesar disso, você precisa desenhar nas células apenas com linhas retas e claras, sem desviar para os lados.
- Todas as partes do desenho devem ter proporções rigorosas, próximas das reais, permitindo que o esboço fique o mais próximo possível do original.

A estrutura anatômica dos gatos também é de particular importância, já que os animais domésticos usam apenas as pontas dos dedos para caminhar, e o resto das patas é necessário para dar suporte ao movimento e pular, enquanto as patas dianteiras e traseiras são ligeiramente diferentes uma da outra. Eles têm 4 dedos ativos.
Nas patas traseiras há um rudimento do quinto dedo, que tem o formato de um pequeno tubérculo, e nas patas dianteiras há um pequeno processo arredondado.
As garras estão presas à última falange do dedo e, quando retraídas, aproximam-no do osso adjacente. Sua estrutura e tamanho variam dependendo do tipo de dedo. Os ossos metatarsianos dos gatos terminam em cabeças, o que lhes permite não apenas dobrar, mas também abrir os dedos.
Depois de se familiarizar com as características anatômicas, você pode tentar representar as patas do gato, para as quais:
- Para a vista frontal, você precisa desenhar 4 linhas saindo de uma oval com um lado plano.
- Para a vista lateral, você também deve desenhar 4 linhas começando em um oval e terminando em degraus inclinados em direção ao meio.
- Na próxima etapa, na pata representada na frente, você precisa fazer 4 ovais de tamanhos diferentes dentro do oval principal grande, representando os dedos. Para o desenho da vista lateral, você também precisa desenhar ovais para os dedos, de modo que eles cubram o último canto, e então conectá-los ao topo com uma linha.
- O 5º dedo do animal, que está em estado embrionário, deve ser representado esquematicamente com uma linha ondulada nos desenhos.
- Usando traços e linhas curtas, desenhe os pelos das patas, sem esquecer da área entre as garras.
Da mesma maneira, com base na estrutura anatômica, você também pode representar uma pata de gato com garras estendidas, para isso você precisará de:
- Desenhe esquematicamente uma oval em uma folha de papel com 5 linhas de comprimentos diferentes saindo dela - 3 longas para os dedos da frente e 2 curtas para os dedos laterais. Em cada um deles você precisa colocar 2 círculos - para as falanges dos dedos, enquanto o último, 5º círculo, deve se sobrepor ligeiramente à 4ª linha longa.
- Os círculos das falanges-dedos são completados com linhas curtas - uma representação esquemática de garras.
- Usando linhas onduladas e formas geométricas, finalize os dedos e almofadas do gato no desenho, adicione volume às falanges e garras e complemente-as com a fina camada de unhas inerente a todos os gatos, localizada em ambos os lados.
- Usando traços e linhas quebradas, aplique pelos nas patas, destaque o contorno do desenho e apague todos os detalhes auxiliares.
Ao desenhar, você também pode usar vários diagramas mostrando as regras para a representação passo a passo das patas de gato em diferentes posições.
Devem ser repetidas rigorosamente de acordo com as instruções:
Gatinho com patas estendidas
Você pode representar patas de gato junto com seu animal de estimação, para o qual:
- Em uma folha de papel, você precisa desenhar esquematicamente um animal com as patas estendidas para cima usando traços de lápis.
- Usando formas ovais e linhas tracejadas, desenhe as características do rosto e das patas do gato, sem esquecer da ponta do 5º dedo.
- Desenhe garras e pupilas nos olhos no desenho.
- Use hachuras para representar o pelo e, em seguida, use um lápis macio para destacar os contornos do desenho e apagar todos os detalhes auxiliares.
Pata de gato volumétrica
Pata de gato - um desenho 3D é obtido pela aplicação de sombreamento, que adiciona volume adicional à imagem.
Ao realizá-lo, você precisa:
- Usando um lápis médio-macio (HB), contorne a silhueta de uma pata em forma de trapézio em uma folha de papel, de modo que a distância entre seus lados seja a mesma. Conecte os pontos superiores do trapézio com um arco e marque o local onde os dedos e as almofadas do gato ficarão.
- Desenhe 4 dedos abertos em forma de ovais — 2 grandes no centro e 2 pequenos nas laterais. Depois, use uma borracha para remover as linhas auxiliares.
- Use um lápis para contornar o desenho e desenhe garras pontudas em forma de pirâmides na parte superior dos dedos.
- Apague todas as linhas auxiliares do desenho com uma borracha e desenhe a almofada central na palma, que tem o formato de um triângulo com base ondulada.
- Aplique pequenas almofadas ovais em cada um dos dedos do gato.
- Depois que as partes principais do desenho estiverem concluídas, você pode começar a criar o sombreamento, para o qual você deve aplicar cuidadosamente traços horizontais e verticais em toda a superfície do desenho com um lápis HB, sem ultrapassar os contornos da pata.
- Usando linhas salientes de diferentes comprimentos e larguras, descreva o pelo no desenho, prestando atenção especial às áreas entre os dedos.
- Usando um lápis macio B, desenhe os ovais das pontas dos dedos, deixando uma pequena área clara sobre eles, que pode ser clareada com uma borracha, e sombreie o restante da pata, deixando também pequenos pontos claros nas partes superiores dos dedos.
- Corrija o contorno do desenho com traços de lápis, deixando-o mais suave, e depois escureça as garras com um lápis 2B, deixando-as com uma cor escura que se destaque do desenho principal.
- Usando um lápis macio, aplique sombra no desenho, sombreando primeiro as pontas dos dedos com um tom mais escuro e depois os pelos da palma, no centro da pata e entre os dedos, dando assim volume ao desenho.
- Na almofada central da pata, aplique manchas escuras de qualquer formato na parte inferior e superior, de modo que não se cruzem, deixando um leve espaço entre elas.
- Use sombreamento para adicionar detalhes ao pulso da pata e escureça levemente o lado esquerdo do desenho.
- Usando uma borracha, clareie os pelos do centro dos dedos e corrija novamente com sombreamento, escurecendo a almofada central e a área entre os dedos.
Outra versão da imagem de um desenho tridimensional começa dividindo o plano de trabalho com linhas horizontais e verticais, para as quais:
- No centro da folha você precisa desenhar um círculo e dividi-lo em 4 partes com linhas perpendiculares;
- Coloque uma oval em cada uma delas, de modo que as duas centrais se estendam um pouco além da linha horizontal.
- Do topo do oval para baixo em ambos os lados, estenda a linha para formar o pulso, depois desenhe almofadas ovais nas laterais do círculo e coloque uma no centro.
- Na parte central de cada um dos dedos ovais grandes, adicione pequenas almofadas ovais de modo que uma das bordas delas tenha um lado reto.
- Usando uma borracha, remova todos os elementos auxiliares do desenho, contorne seus contornos e pinte as pontas dos dedos da pata com uma cor escura.
- Usando o sombreamento, comece a criar o pelo, usando várias linhas curtas que se estendem além do contorno do desenho.
- Use uma borracha para destacar as áreas próximas às pontas dos dedos e use um lápis macio B para sombrear o lado direito do pulso e o lado esquerdo da ponta central do dedo.
Patas de gato em movimento
Pata de gato - um desenho feito em movimento, deve refletir uma apresentação suave e unilateral das patas do animal - um andar, permitindo que ele se mova suavemente em uma linha estritamente reta.
Para criá-lo você precisa:
- Use linhas para representar a posição das patas do gato ao caminhar em uma folha de papel e, em seguida, use formas ovais para dar forma a elas esquematicamente.
- Usando círculos, adicione dedos em cada pata e, em seguida, usando pequenos ovais, desenhe almofadas macias nas patas.
- Use linhas suaves para contornar o desenho e adicione traços curtos para representar o pelo do animal.
Pelas células
Pata de gato - um desenho por células pode ser feito em uma folha de caderno comum com linhas uniformes e claras, com preenchimento de cor obrigatório de todos os elementos. Esse estilo também é chamado de "pixel" e pode ser feito com um simples lápis ou marcador.
O desenho aqui segue um padrão no qual um certo número de células deve ser separado diagonalmente, verticalmente e horizontalmente da borda de uma figura já desenhada e imediatamente sombreado (esboçado).
O diagrama da pata do gato começa com sombreamento no lado esquerdo do desenho de 3 células horizontais, do qual em ambos os lados, sequencialmente, estritamente a partir da borda da última figura, você precisa reservar:
- 3 células na diagonal;
- 2 células na diagonal para cima;
- 4 células em ambos os lados;
- 1 quadrado na diagonal;
- 2 células na horizontal;
- 1 célula para cima na diagonal;
- 2 células na horizontal;
- 3 células na diagonal;
- 3 células na horizontal;
- 5 células no centro em ambos os lados;
- 1, 1 e 2 células no centro na diagonal;
- movendo-se das últimas 3 células depositadas - 3, depois 4 células em ambos os lados;
- 1 célula na diagonal em ambos os lados e 1 no centro;
- A partir do meio do bloco, marque 3 células horizontalmente, 4 para cima à esquerda e à direita, 1 duas vezes na diagonal em ambos os lados e 2 células para cima para formar a garra.
Vestígios
Pata de gato é um desenho a lápis feito em forma de pegadas de animais impressas durante o movimento em qualquer superfície macia (por exemplo, no chão), requer para sua criação:
- Desenhe uma forma triangular com bordas arredondadas em um pedaço de papel com um lápis para representar a sola do animal de estimação.
- A uma certa distância dele (no centro e nas laterais), coloque quatro ovais de volumes diferentes - representando os dedos do gato. Para simplificar o desenho para crianças pequenas, você pode desenhar círculos em vez de ovais. Nesse caso, eles podem usar um compasso ao trabalhar ou traçar o contorno de qualquer objeto redondo colocado no papel.
- Desenhe garras acima da parte superior dos dedos usando pequenos triângulos.
- Trace o traço resultante ao longo do contorno com um lápis macio e, se desejar, pinte por cima com tinta escura.
- Usando sombreamento a lápis - uma grade - em vez de tinta, você pode obter volume adicional e adicionar realismo ao desenho. Recomenda-se usar lápis com minas macias B e 2B para sombreamento. Sua parte central deve ser marcada com uma borracha.
Se desejado, tal desenho pode ser melhorado e complementado:
- uma trilha de pegadas de gato;
- a silhueta de um animal ou seu focinho localizado próximo a ele;
- vestígios de arranhões.
Pata de desenho animado
Pata de gato - um desenho que lembra cenas de um desenho animado infantil, permite que você mostre sua imaginação e retrate um ou vários animais coloridos pegando uma guloseima.
Para criá-lo você precisa:
- Desenhe um pequeno triângulo com cantos arredondados em um pedaço de papel ou substitua-o por uma figura que se assemelhe a um “coração invertido”.
- Desenhe várias formas ovais ou círculos para os dedos ao lado. Seu número pode variar de 3 a 5-6.
- Usando triângulos no topo dos círculos (ovais), faça as garras e depois desenhe a mão do animal.
- Use um lápis macio para contornar o desenho e depois pinte-o com tintas ou lápis de cor.
Ao criar um desenho com vários gatos de desenho animado ao mesmo tempo, você precisará de:
- Em uma folha de papel, desenhe um círculo tridimensional no qual, distantes um do outro, desenhe 8 ovais alongados (eles podem ser substituídos por triângulos com cantos arredondados ou corações invertidos).
- Ao lado de cada um deles, faça 4 pequenos ovais de tamanhos diferentes para representar as pontas dos dedos e desenhe os contornos de cada pata com linhas.
- Desenhe triângulos – garras – na parte superior dos ovais para os dedos, depois contorne o contorno do desenho com um lápis macio e apague os detalhes auxiliares com uma borracha.
- No centro do círculo principal (no meio da folha), usando triângulos, uma linha horizontal e 5 a 6 linhas verticais curtas saindo dela, desenhe o esqueleto de um peixe, atrás do qual, de acordo com o gráfico, os gatos estão alcançando.
- Use tintas ou lápis de cor para colorir as patas do gato e o esqueleto do peixe; você pode complementar o desenho com um fundo contrastante.
A pata de gato é um design bonito e fácil de fazer, composto por formas geométricas simples. Realizada em estrita conformidade com a anatomia do animal, pode ser feita de acordo com um esquema, com estrita observância da sequência de células pintadas.
Isso pode ser feito com lápis simples de vários graus de dureza em uma folha de papel, com o desenho de fibras de lã e a imposição de sombras claras, permitindo adicionar volume ao esboço e máxima semelhança com o original ou em forma de desenho animado, o que dará à criança e ao adulto a oportunidade de praticar os fundamentos da habilidade artística.
Vídeo sobre desenho