Um povoynik é um tipo de chapéu sob o qual você pode esconder suas mechas de cabelo.. Um lenço é usado sobre o toucado. Neste caso, o produto pode ser usado como chapéu Panamá ou bandana. Você pode costurar um acessório usando um molde, tricotar diferentes modelos com agulha de crochê e agulhas de tricô, seguindo as instruções descritas detalhadamente abaixo.
O que é um povoinik?
O capacete na vestimenta russa tinha um significado especial porque era um acessório bonito e era caracterizado pelo conteúdo semântico.
O povoynik era considerado um item que só era permitido às meninas usarem depois do casamento, para esconder completamente os cachos. Se uma mulher tivesse tranças longas, elas tinham que ser colocadas sob um toucado.
Havia uma crença de que se fios de cabelo estivessem para fora, o diabo poderia levar a mulher para o sótão ou trazer infortúnio para a família. Nas roupas femininas tradicionais, o povoinik era uma parte interna do toucado, sobre a qual era colocado um lenço ou soroka. Além disso, esses itens podem ser usados juntos ou separadamente. Além disso, tal acessório em cada província era caracterizado por um estilo especial, expressando o status social da menina.
Se uma mulher deixasse o cabelo descoberto depois do casamento, isso era considerado uma vergonha. Se o toucado ou lenço de uma mulher fosse rasgado durante uma briga, era permitido processar o culpado. Isso era explicado pelo fato de que as pessoas acreditavam que os cachos eram dotados de poder. Se forem colocados e escondidos corretamente, a família será bem-sucedida e forte. Os acessórios de cabeça femininos, comparados aos chapéus masculinos, tinham significado simbólico e social.
Há muitos acessórios de cabeça diferentes disponíveis. No entanto, o povoynik era considerado muito difundido.
O acessório de cabeça tem várias opções diferentes, mas a principal se destaca:
Acessório | Propósito |
Kichka | A cabeça tinha que ser coberta com uma kichka, que tinha o formato de um boné de lona macia com um protetor de testa rígido. Para criar este último, foi utilizada casca de bétula ou madeira. Neste caso, a kichka pode ter saliências laterais ou um formato achatado. |
Caso | Uma capa tinha que ser usada sobre o kichka para esconder a área occipital com cachos. Para decorar a capa, foi utilizado material de chita vermelha, seda ou veludo. |
Faixa de cabeça | Era uma espécie de acessório usado na parte frontal da vestimenta. Seus parâmetros correspondiam aos das outras partes. |
Contudo, esta forma não é a única. Com o tempo, muitas variações diferentes desse cocar surgiram.
Como costurar?
O padrão do povoynik (artesãos iniciantes podem costurar o cocar) é simples de fazer e pode ser criado em 2 horas.
Neste caso, é necessário preparar com antecedência:
- máquina de costura;
- material do fio;
- tesoura;
- material de tecido para a parte externa;
- material de tecido como forro.
Além disso, você precisa preparar um molde para o acessório, que consiste em várias partes:
- A parte principal do povoinik é considerada a base, que tem formato redondo;
- é necessária uma faixa de cabeça para decorar a parte frontal do produto;
- São necessárias 2 amarras para conectar a base e a testa.

As peças listadas devem ser cortadas do tecido natural principal, assim como o forro. O material do tecido pode ser escolhido a seu critério. Um povoynik, cujo padrão (o produto pode ser costurado de qualquer tipo de tecido) não permite margens de costura, pode ser feito de chita e veludo cotelê. O último material é adequado como forro, o primeiro - para decorar a parte externa do acessório.
Como criar um guerreiro:
- Cada detalhe mostrado no molde do produto é recortado do forro e do tecido principal. É permitido não utilizar margens de costura.
- Conecte as peças recortadas com os lados da frente voltados um para o outro. O molde deve mostrar a borda da borda inferior do acessório, portanto, ao dobrar as peças, as marcas devem coincidir. Entre as marcas ao longo da borda, a uma distância de 5 mm da borda, alinhave uma costura.
- Vire o tecido para o lado de fora, passando bem as bordas.
- Usando um ponto duplo paralelo à borda, costure a área da frente. Costure duas vezes paralelamente e a uma distância de 5 mm da borda. A costura é necessária para franzir levemente a borda do acessório. Antes de costurar, prenda os elementos do produto com alfinetes.
- Conclua a montagem, posicionando-a uniformemente ao longo da borda. Muitas vezes, na área frontal o aglomerado é mais denso; mais próximo da zona temporal, ao longo da borda, o aglomerado é esparso. O acabamento frontal deve ter o tamanho que corresponde à circunferência da cabeça.
- Para preparar a faixa de cabeça com laços, processe as partes interna e externa separadamente. Costure laços na testa de cada lado.
- Depois que as partes da frente e de trás estiverem costuradas, passe-as bem.
- Conecte as duas partes e prenda com pinos. Costure uma faixa de cabeça com dois laços ao longo de um dos lados da borda.
- Vire as peças do produto para o lado direito, conecte-as e passe-as a ferro. Esta manipulação deve ser realizada antes da costura posterior do toucado.
- Meça o centro da testa com precisão e faça uma marca. Costure as peças no centro da base. Para fazer isso, dobre-as do lado avesso da base, costurando do centro até a borda da gravata. Primeiro, costure a linha de um lado e depois do outro. Vire a testa do avesso e coloque-a com a face para baixo.
- Alinhave e costure a segunda ponta da faixa de cabeça. Quando a borda do produto estiver costurada, passe os cordões a ferro. Dobre as bordas do tecido principal de modo que elas fiquem presas no avesso e costure na máquina de costura.
touca de malha
Um povoynik, cujo padrão (é permitido costurar o acessório com uma agulha de crochê) requer inicialmente tricotar a faixa de cabeça, após amarrar a parte principal e montar, pode ser criado a partir de fios de linho. Para tricotar você precisa usar a ferramenta nº 2.
Descrição da criação da faixa de cabeça:
- Monte uma fileira de 21 elementos de ar. Além disso, crie 3 peças de elevação de ar para a nova linha.
- 1 carreira consiste em 20 pontos altos.
- Na 2ª carreira, tricote 3 elementos de elevação de ar. Repita a sequência: pule 2 furos, em 3 faça 2 pontos altos, dois pontos correntes e dois pontos altos no mesmo furo. Na última coluna da carreira anterior, tricote uma coluna com uma laçada.
- Na 3ª carreira, faça 3 peças de elevação de ar. Repetição: 2 furos de ar, 4 colunas com uma laçada e uma parte superior na coluna da carreira anterior. Tricotar dois elementos de ar e uma coluna com uma laçada no buraco externo.
- Repita as 3 primeiras carreiras até atingir o comprimento desejado.
- Na última carreira, faça todas as colunas com uma laçada.
O processo de criação de laços:
- Continue a tira frontal de um lado. A fileira inicial é composta por 5 elementos de ar. Faça um ponto baixo no buraco da carreira anterior. Repita manipulações semelhantes até o final.
- Em 1 carreira faça 6 elementos de ar. Repita a sequência do início ao fim: faça um ponto baixo no arco, faça 3 furos, fixando-os com uma coluna de conexão no furo de onde foram tricotados e insira a ferramenta atrás de duas paredes, faça 5 elementos.
- Na 2ª carreira, tricote 7 elementos. Repetição: faça um ponto baixo no arco, crie 3 peças, prendendo-as com uma coluna de conexão no buraco de onde começou o tricô, pegando duas paredes e também faça 5 elementos. Após o último picô, tricote 2 elementos e uma coluna com 3 fios no último buraco da carreira anterior.
- Repita as 2 primeiras carreiras até que a gravata atinja o comprimento desejado. Se você quiser fazer um laço, o comprimento do tricô deve ser maior.
- Depois de fazer a primeira amarração, corte o material do fio.
Design da parte principal:
- Amarre a borda longa da tira finalizada com pontos baixos.
- Na 1ª carreira, tricote 5 elementos, pule 3 elementos, na 4ª carreira, tricote um ponto baixo.
- Execute as mesmas manipulações para tricotar e amarrar.
- Para dobrar o produto, divida o número de furos por 4 e pendure 3 marcadores. Nessas zonas, você precisa adicionar células em uma linha três vezes. Em seguida, tricote 6 carreiras.
- Divida os laços em 3 e mova os marcadores. A diminuição ocorre nas bordas e nos locais onde estão os marcadores. Como resultado, devem permanecer até 10 cm.
- Carreira 4: tricotar sem diminuir. Continue adicionando arcos no meio e ao longo da borda até o comprimento desejado dos ombros.
- Faça a segunda amarração da mesma forma que a primeira.
- Sem cortar o material do fio, faça uma malha em um dos lados do produto sem picô, indo em direção aos nós.
- Ao longo da borda da gravata conectada, mova com uma grade sem picô de 5 elementos e uma coluna de crochê simples para o arco. Nas áreas onde há cantos, conecte 2 arcos adjacentes com pontos baixos. Para fazer isso, tricote 5 elementos, um ponto baixo no arco e, em seguida, um ponto baixo novamente no novo arco. Crie 5 peças.
- Para o acabamento, faça 1 carreira de 5 elementos e um ponto baixo no arco.
- A 2ª carreira deve consistir em 6 elementos de ar e um ponto baixo no arco.
- A nova carreira deve ter 7 furos com um ponto baixo no arco.
- Para amarrar a borda da faixa de cabeça, deve haver pontos baixos na 1ª carreira. Na 2ª carreira, faça um ponto baixo e, no novo buraco, faça um meio ponto alto, um ponto alto e um meio ponto alto.
Montagem da peça:
- Para a montagem, tricote um cordão “lagarta”, cujo comprimento é de 50 cm. Para isso, tricote 3 elementos.
- Coloque a ferramenta na primeira parte de ar e puxe o laço de trabalho através dela.
- Faça um ponto baixo e gire o tecido no sentido horário.
- Insira a ferramenta com o laço de trabalho sob duas roscas.
- Desenhe o buraco tricotando um segundo ponto baixo.
- Gire a tela no sentido horário novamente.
- Insira a ferramenta sob dois fios na borda da peça tricotada, repetindo as manipulações acima.
- Tricotar o cordão no comprimento desejado.
Quando o cordão estiver pronto, ele deve ser passado primeiro pelo furo mais externo da faixa de cabeça, depois por cada arco ao longo da borda da parte principal até sua zona estreita, depois pelos arcos do local estreito e ao longo da segunda borda até a faixa de cabeça. Depois você precisa retirar a segunda ponta do cordão, esticando-o e fixando-o na cabeça.
A amarração pode ser feita por cima ou por baixo, controlando você mesmo o tamanho do produto. Serão formadas abas na parte superior, sob as quais todos os fios poderão ser colocados. Depois, você precisa fazer um nó no topo para fixar firmemente a faixa na cabeça.
Produto tricotado com agulhas de tricô
O povoynik, um padrão (o produto pode ser costurado com fios de lã usando agulhas de tricô) e um diagrama feito com agulhas de tricô circulares de 80 cm de comprimento, pode ser tricotado com a superfície frontal. O tricô principal é feito em 2 fios, a viseira pode ser feita em um.
Processo passo a passo:
- Monte 40 pontos. Faça a viseira usando ponto meia e carreiras encurtadas. O comprimento da cauda deve ser de 50 cm.
- Para 1 carreira, tricote 37 elementos, virando o tecido.
- Na 2ª carreira, retire 1 elemento da borda e, sem tricotar, puxe bem o fio para trás, formando uma laçada dupla. Faça 33 furos no rosto e vire o tecido.
- A carreira 3 é semelhante à carreira 2. Tricotar mais 29 buracos.
- Continue tricotando com carreiras encurtadas, sem terminar 4 buracos até a carreira 8.
- A linha 7 consiste em 13 elementos.
- Na 8ª carreira, faça 9 furos, tricotando até o final da carreira com laçadas duplas.
- Da ponta do fio, tricote 41 elementos, feche o círculo e tricote juntos a primeira e a última laçada. Deve haver 80 elementos nos instrumentos. Usando movimentos circulares, tricote um padrão de “arroz duplo” de 25 cm de comprimento.
- Faça 9 furos de acordo com o molde e 3 juntos em tricô três vezes. Crie os detalhes restantes de acordo com o molde.
- Tricotar as próximas 5 carreiras de acordo com o padrão.
- Passe o fio pelos elementos restantes. Use uma agulha para puxar o fio pela parte de trás e aperte para franzir a parte de trás do toucado.
- Tricotar a fita com um elástico 1x1. Faça uma tela de 90 cm com 21 elementos.
- Para garantir que as pontas das gravatas mantenham o formato, deixe as peças das bordas voltadas para cima. Fixe a fita acima da viseira.
Dicas e truques para fazer
O padrão e a costura de um cocar exigem precisão e atenção.
Portanto, é recomendável usar algumas dicas para fazer um povoinik:
- Se o enfeite de cabeça for para presentear amigos ou parentes, é aceitável bordar as iniciais da pessoa usando linhas bonitas e grossas. Isso tornará o cocar único.
- Antes de costurar o produto, o material do tecido deve ser lavado. Graças a isso, a tela não encolherá.
- O povoynik é um acessório de cabeça universal que pode ser usado em climas quentes e ensolarados para proteger contra insolação. No verão, o tecido preto esquenta mais, por isso, para proteger dos raios solares, é recomendável escolher tecidos leves.
- Ao costurar um cocar infantil, é necessário usar uma pequena quantidade de tecido, então para costurar você pode usar vários retalhos de tecido que tiver disponível. Para dar um aspecto infantil ao produto, você pode usar enfeites decorativos apropriados.
- É aconselhável lavar o toucado com peças coloridas, escolhendo o modo que corresponde ao tipo de tecido. Graças a isso, o produto permanecerá bonito por muito tempo. Os chapéus devem estar limpos, caso contrário, pode aparecer caspa e o cabelo ficará oleoso rapidamente.
- Para evitar que o chapéu caia enquanto você o usa, também é recomendável comprar um elástico de 1,5 cm de largura. Ao cortar, você precisará deixar uma pequena área para poder costurar o elástico depois.
- Para medir facilmente o seu chapéu, recomenda-se enrolar a fita 2,5 cm acima das sobrancelhas, um pouco acima das orelhas e na parte de trás da cabeça, na área que mais se projeta. Para evitar erros, é aconselhável medir a cabeça várias vezes. Para obter um resultado mais preciso, outra pessoa deve medir a circunferência da sua cabeça.
O povoynik é um cocar tradicional que possui diversas variedades. Para costurar um produto, é necessário fazer um molde para que o modelo fique original e bonito. Também é possível fazer o toucado em crochê ou tricô usando diferentes tipos de fios. De qualquer forma, o cocar é fácil de fazer com as próprias mãos, então tanto artesãos experientes quanto novatos podem costurar.
Vídeo sobre o padrão do povoinik
Costura e molde do toucado: