O tricô Entrelac é famoso por sua técnica de tricô incomum. Anteriormente, esse método era usado para criar meias, cujo padrão era um quadrado de 10 laçadas. As laçadas tinham que ser tricotadas em uma direção e depois na outra. A tela sólida se assemelha técnica de patchwork, e feito de crochê com lã - uma cesta feita de muitos quadrados.
Os loops multidirecionais são fáceis de trabalhar, e os iniciantes devem seguir o padrão rigorosamente. Ao contrário da técnica patchwork, o enterlak, de acordo com a descrição, deve ser tricotado não em fragmentos, mas como um pedaço inteiro de tecido.
Noções básicas de tecnologia
O tricô no estilo de crochê enterlak (para iniciantes, os padrões com descrições serão apresentados a seguir) consiste em criar um tecido tunisiano na forma de padrões quadrados.
Se no padrão xadrez do modelo patchwork todos os quadrados criam um tecido denso, na técnica enterlak são obtidos modelos mais suaves no crochê. Eles são menos elásticos do que o tricô.
A técnica de tricô trançado é um pouco diferente do padrão de tricô padrão:
- A tela é monocromática e não é composta por vários fragmentos.
- Para tricotar, você pode escolher uma agulha de diferentes tamanhos.
- Os fios não precisam ser quebrados durante o processo de criação de carreiras com laçadas direcionadas em direções diferentes.
- Uma trança de uma única cor fica ótima como padrão em um chapéu, cachecol ou suéter.
- Padrões multicoloridos complementam a aparência de suéteres, casacos e cobertores.
- Você pode alternar os fios em cada fileira ou a cada poucas fileiras.
Os padrões consistem em listras coloridas de diferentes larguras e alturas. Como regra geral, a repetição do padrão é de 10 voltas. As carreiras pares podem ser tricotadas com uma inclinação para a direita, enquanto as carreiras ímpares podem ser tricotadas na direção oposta. Você pode usar fios de qualquer tom que combine com o quadro geral.
Algumas artesãs usam fios da mesma cor para não rasgar o fio, mas para continuar o padrão inteiro. Também é aceitável combinar cores em vários quadrados na mesma linha ou em várias linhas em um padrão de relacionamento.
Padrão de tricô enterlak
O padrão de crochê mais simples é considerado o tamanho de rapport padrão de 10 cm.
Para fazer isso, você precisará de:
- Fio tingido seccionalmente, que pode conter 50% de lã e a mesma quantidade de acrílico. O consumo é de 110 g com uma espessura de fio de 390 m/100 g.
- Anzol nº 3 ou maior.
- Agulha grande para prender os fios.
- É necessária uma tesoura para cortar o fio.
O padrão de crochê é mostrado na imagem abaixo. Um dos relatórios típicos contém as designações e direções dos laços em cada uma das linhas.
A decodificação ajudará você a entender melhor os símbolos do circuito. Eles são frequentemente substituídos por sinais, números e outros algarismos.
vice-presidente | alça de ar frontal ou traseira |
SP (conexão p.) | Ponto baixíssimo ou meio ponto alto dependendo da posição das laçadas |
SBN | Somente ponto baixo |
PSN | Meio ponto alto |
SSN | Coluna com uma laçada |
RSSN | Padrão de relevo em uma coluna com uma laçada em uma laçada frontal ou traseira |
O tricô no estilo de crochê enterlak (para iniciantes, padrões com descrições são apresentados em master classes) é frequentemente descrito como um padrão para tricô patchwork. Nesse sentido, são frequentemente utilizados laços combinados com um padrão. Em vez de tricotar um padrão inteiro separadamente em um laço, era comum pegar emprestado laços figurados e introduzir o uso do RSSN em circulação.
Para conectar corretamente o relevo, você precisa fazer o seguinte separadamente para ele:
- Primeiro você precisa tricotar um elástico, começando pela carreira da frente.
- Depois você precisa montar várias carreiras com laçadas alternadas.
- Se a primeira laçada for em tricô, a próxima será em forma de meio ponto alto.
- Se você primeiro tricotar um meio ponto alto, então você precisa tricotar uma laçada frontal em seguida.
O padrão elástico consiste em laçadas alternadas em cada carreira. Deve ser tricotado quando a abreviação do laço estiver marcada no padrão.
O padrão típico usa um padrão enterlac padrão, que consiste em um conjunto de 2-3 loops:
- A altura do produto de acordo com o rapport é de 8 quilates e 1 meio losango.
- Primeiro, são montadas as laçadas, por exemplo, o comprimento do produto requer 160 pontos.
- Do número total de laçadas, 158 pontos serão usados para tricotar o padrão.
- De acordo com o relatório, o número de voltas do padrão deve ser dividido pelo número de quadrados.
- Se o número de laçadas não puder ser dividido em partes iguais para losangos, você precisará selecionar metade das laçadas de um losango ou quadrado para tricotar meio losango.
- No final de cada carreira, normalmente você precisará tricotar um ponto final ou um ponto baixíssimo para fechar os pontos da carreira em um círculo.
Muitas pessoas notam a vantagem de trabalhar com agulha de crochê, já que a técnica envolve tricô inteiro. Você precisa mover periodicamente as laçadas nas agulhas de tricô, removê-las e colocá-las de volta. É mais difícil tricotar um padrão multicolorido com uma agulha livre quando há mais de 3 tipos de tons. É muito mais fácil fazer isso com uma agulha de crochê, pois você pode tricotar continuamente o padrão em cada carreira, fazendo pontos baixos.
Aula magistral
Um padrão que usa cores diferentes de fios é considerado bonito. Ao mesmo tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao medo de amarrar algo incorretamente.
Antes de começar a tricotar, você precisa considerar os principais erros que podem ser cometidos na primeira vez:
- É necessário verificar constantemente o rapport e o padrão de tricô de todo o produto.
- O primeiro e principal estágio, que estabelecerá a base para o futuro produto, é a primeira fileira de loops.
- Primeiro você precisa tricotar triângulos, escolhendo um fio de uma determinada cor.
- Então os triângulos devem formar quadrados. Isso pode ser feito usando um único padrão ou tricotando dois triângulos juntos.
- Os triângulos serão tricotados em direções diferentes, por isso é importante lembrar em qual carreira as alças da frente e de trás são construídas, bem como onde os triângulos de um quadrado estão localizados.
- A segunda etapa é considerada a mais difícil. As laçadas das bordas devem ser amarradas com muito cuidado. A aparência do produto depende disso. Sua principal função é dividir o tecido em partes coloridas dependendo da direção das laçadas.
- Para tricotar quadrados, você precisa tricotar um triângulo sólido usando o método de virada. Consiste em tricotar laçadas para frente e para trás.
- Todo o trabalho continuará até que o produto atinja o formato desejado.
- Na terceira etapa, você precisa tricotar cuidadosamente a última carreira para que ela corresponda ao padrão de rapport. Absolutamente todos os laços devem ser fechados como laços de borda. Para fazer isso, você precisa tricotar as duas laçadas juntas, e as próximas precisam ser conectadas à anterior. Ela será formada pela combinação de dois loops.
- No final do trabalho você deve sempre dar um nó. O fio deve ser puxado através das últimas laçadas para garantir uma aparência elegante.
Tricotar no estilo de crochê enterlak para iniciantes (os padrões com descrições precisam ser ajustados ao padrão individual) pode parecer muito complicado. Para tricotar corretamente até mesmo o padrão mais simples, você precisa escolher os materiais.
Fios finos são adequados para capas e cachecóis de verão. Um suéter quente de inverno deve ser feito de fios grossos. Às vezes, tanto agulhas de crochê quanto de tricô são usadas no estilo enterlak.
Chapéu estilo Enterlac
Na maioria das vezes, nesse estilo você pode encontrar produtos feitos para serem usados no inverno. Podem ser meias, cachecóis e chapéus. Para que uma peça de guarda-roupa da moda decore e complemente o look escolhido para um passeio ou traje, a master class apresentará o processo de tricotar um chapéu.
Primeiro, você precisa preparar os materiais para tricotar os losangos:
- Na primeira carreira circular, você precisa tricotar losangos para a base do chapéu.
- Primeiro, você precisa discar uma cadeia de loops de ar: 160 VP sem um loop de alimentação.
- Em seguida, você deve pegar as laçadas do segundo VP a partir da borda, sem tricotar.
- Como resultado, você terá 13 VP abertos, dos quais 12 loops estarão funcionando.
- Para carreiras ímpares, você deve montar as laçadas abertas sem fechar mais.
- Para a segunda carreira, você precisa tricotar da esquerda para a direita: o 1º VP deve ser tricotado como borda. pág. Então você precisa tricotar 2 VP juntos.
- Quando as laçadas de uma carreira par estiverem finalizadas, você precisa fechar a carreira com um ponto de borda. pág.
- Na 3ª linha você precisa formar o início de cada losango. Para fazer isso, no final de cada linha ímpar, disque 1 VP do próximo laço da linha discada inicialmente, após discar 12 VP. Isso significa que haverá 13 laçadas abertas, uma das quais será adicionalmente montada.
- Em seguida, ele deve ser conectado à última conexão. laço.
- As carreiras ímpares com 13 PV abertas e 13 PV fechadas nas carreiras pares permanecerão em trabalho. Neste caso, você precisa levar em conta o loop aberto constante em cada linha no início da linha.
Dessa forma você precisa tricotar losangos até a 27ª carreira.
- Em seguida, na última 27ª carreira, somente nas alças fechadas da carreira par, você precisa tricotar uma carreira de pb até o final.
- O trabalho utilizará 26 VPs dos 160 iniciais.
- Para tricotar o segundo diamante, primeiro você precisa discar 1 VP.
- Em seguida, você precisa tricotar 12 VP das seguintes alças ao longo da carreira de montagem. Como resultado, haverá 13 VPs abertos.
- O segundo losango deve ser tricotado da mesma maneira.
- Após terminar de tricotar o 2º diamante, 54 laçadas das 160 iniciais serão usadas no trabalho.
- Os losangos adicionais na 1ª carreira circular (mais 4 precisam ser tricotados) devem ser tricotados de acordo com o padrão, como os anteriores para a carreira de montagem.
Ao fazer crochê em todos os 6 losangos da carreira atual de acordo com a descrição, todas as 160 laçadas serão usadas para as carreiras de montagem. No estilo enterlak, as últimas laçadas dessas carreiras devem ser tricotadas através de um ponto baixíssimo. Isso é necessário para combinar a linha em um círculo. De acordo com o diagrama, o último e o 1º laços do 6º losango devem ser conectados.
Para iniciantes, esta etapa é considerada a mais difícil, mas depois é preciso continuar tricotando em círculo.
- Para a 2ª carreira circular, você deve primeiro tricotar 14 pontos baixos. colunas. Neste caso, os laços devem ter as mesmas bordas e alturas de canto para que os losangos subsequentes correspondam ao último losango da fileira anterior.
- Sem quebrar o fio, a partir do ponto superior do primeiro diamante na primeira carreira circular, monte 12 pb ao longo da borda e do lado externo do diamante. Haverá apenas 12 loops abertos na obra. Elas são necessárias para a primeira carreira do primeiro diamante na 2ª carreira circular de tricô.
- Você precisa tricotar a primeira figura da mesma maneira.
- Para conectar os losangos na 2ª carreira circular, você precisa tricotar 1 corr da mesma forma que na primeira carreira.
- Neste caso, todas as laçadas da 1ª fileira ímpar devem ser levantadas da borda de cada diamante. Eles devem combinar com os lados dos diamantes na 1ª fileira.
- O VP auxiliar no final de uma linha par é coletado do próximo losango na mesma linha.
- Para carreiras circulares ímpares nº 3-5, você precisa tricotar o VP de maneira semelhante: da carreira circular anterior a partir da borda dos losangos subsequentes.
Para as carreiras 6-7, você precisa reduzir o tamanho do losango: nas últimas carreiras circulares, você deve diminuir a altura e a largura em 1 PV.
- Para a 6ª carreira circular, você precisa tricotar um losango a partir das laçadas da carreira anterior. Primeiro, monte 13 PV e tricote 3 PV no final da segunda carreira.
- Na 3ª carreira, você precisa discar o mesmo número de laçadas abertas, bem como 1 adicional da carreira superior.
- O tamanho do diamante será de 12 VP em cada lado.
- A carreira inteira deve ser tricotada de acordo com esse padrão.
- Para a 7ª carreira, você precisa fazer diminuições na largura e na altura. Em relação ao tamanho do losango, todo o tamanho deve ser reduzido em 1 PV de cada lado. A carreira inteira deve ser tricotada dessa maneira.
- A borda inferior precisa ser alinhada. Para fazer isso, você precisa discar mais 13 VP das bordas das figuras. Assim como nas carreiras circulares, você precisa formar um meio losango para que as diminuições sejam uniformes nas extremidades das carreiras pares.
- Então você precisa amarrar 3 PVM até o final.
Quando a altura das figuras for de 26 a 28 linhas, você poderá começar a montar o produto.
- Você pode precisar de um gancho ou agulha para a montagem.
- É necessário conectar todos os cantos das figuras nos vértices.
- A partir dos laços fechados finalizados, você precisa formar a parte inferior do cocar.
- A borda inferior do chapéu deve ser amarrada. Para fazer isso, você precisa tricotar uma carreira de CCH
- A próxima carreira deve ser tricotada com um elástico 1*1.
O produto final deve ser lavado à mão e seco em uma superfície horizontal. Você pode usar um pompom para decoração.
Padrão por quadrados
Tricotar no estilo de crochê enterlak para iniciantes (os padrões com descrições devem ser lidos corretamente, levando em consideração as relações) pode parecer difícil se você quiser tricotar itens multicoloridos. Nesses casos, você pode recorrer à quebra dos fios se a ação for justificada pela inexperiência. Como regra geral, os artesãos podem tricotar um padrão com várias agulhas.
O design mais interessante é considerado o dos quadrados, que lembram o tecido tunisiano. O padrão pode ser usado em uma variedade de suéteres soltos, suéteres de gola alta e cachecóis.
Primeiro você precisa fazer a base:
- Você precisa discar 26 VP.
- Em seguida, você precisa colocar 5 VP no gancho sem o alimentador.
- Então o método de tricô muda para o lado oposto. Para fazer isso, os laços precisam ser devolvidos da seguinte maneira: o primeiro VP deve ser tricotado junto e, em seguida, você precisa pegar o VP da carreira anterior.
- Em seguida, você precisa pegar o 5º PV da corrente geral, e os 2 primeiros precisam ser pegos da próxima carreira para amarrá-los. Então você precisa tricotar mais cinco carreiras. O resultado será um quadrado.
- Depois de tricotar o quadrado, as alças precisam ser fechadas.
- Depois você deve passar para outra cor de fio. Durante essa transição, não há necessidade de tricotar pontos.
- Da corrente de alças de ar você precisa pegar cinco VP novamente e fazer o mesmo que no passo anterior. Depois que o quadrado estiver tricotado, os pontos podem ser fechados.
- Os quadrados seguintes devem ser tricotados da mesma maneira, passando de uma cor de fio para outra.
Quando o produto já tiver recebido o formato desejado, os laços precisam ser amarrados até obter 4-6 VP livres. Eles precisam ser tricotados juntos e fechados com uma alça de alimentação.
Enterlac de retalhos
Se o enterlak precisar ser tricotado com quadrados transparentes ou losangos, o estilo patchwork ou nuking pode ser combinado com outras técnicas, afastando-se de um padrão rígido. Por exemplo, no estilo enterlak, você pode tricotar padrões em forma de folhas, elásticos, padrões incomuns, que também serão direcionados para a direita e para a esquerda ao longo de carreiras pares e ímpares.
Junto com isso, o crochê tunisiano com grandes manchas é usado quando é necessário criar vários padrões e combiná-los em um único tecido.

A Enterlac na técnica patchwork não difere na escolha de materiais e ferramentas.
Para trabalhar você precisará de:
- Fio Batic Gold da série Angora 110 g/600 m (contém 25% lã e 75% acrílico). Para peças grandes M-XXL, serão necessários 130 g de fio para a repetição do padrão; para padrões pequenos, 90-100 g de fio serão suficientes.
- Ganchos nº 2,5 para produtos P e nº 3-3,5 para produtos M-XXL. Também vale a pena prestar atenção à densidade do tricô e à harmonia do padrão. Você pode usar uma agulha de crochê tunisiana, mas uma comum também serve.
- Para fazer crochê com pontos tunisianos, você pode usar uma agulha longa, mas uma agulha comum também serve.
- O elástico deve ser feito em crochê usando a agulha mais simples e menor.
- Os quadrados podem ser tricotados de diferentes maneiras; para patchwork, um estilo de tricô de dois lados diferentes é adequado.
O tricô no estilo de crochê enterlak (para iniciantes, os padrões com descrições devem conter informações sobre o trabalho passo a passo) na técnica patchwork contém vários quadrados de 15 VP. O tamanho pode ser alterado levando em consideração o consumo de todos os loops.
Se os lados tiverem 15 PV, então no meio é necessário tricotar mais 1 PV.
- Na primeira carreira você precisa tricotar 14 pb. Adicione mais 3 pb a eles, tricotando-os juntos. Depois você precisa fechar a carreira tricotando mais 14 pb. Todas as colunas podem ser tricotadas da maneira usual ou através da parede traseira através de uma meia laçada. Este método permite que você faça o padrão em relevo.
- Depois você precisa amarrar 3 pb juntos para cada carreira. O resultado deve ser um quadrado.
- Em seguida, monte 14 pb ao longo do lado superior, adicione 1 corr. e, em seguida, monte mais 14 pb para o outro lado do 2º quadrado.
- Então você precisa tricotar o segundo quadrado como o 1º. Desta forma você pode tricotar quadrados dos tamanhos desejados.
- A peça inteira deve ter o tamanho certo, cada quadrado deve ser tricotado de acordo com o padrão.
- Com base nos quadrados, você precisa tricotar um retângulo de 2 figuras juntas.
- Para um retângulo, você deve tricotar 15 VP e adicionar 1 VP. Em seguida, você precisa conectar outros 30 VP com 1 VP auxiliar. A carreira inteira deve ser fechada com 15 PV.
- Então você deve fazer diminuições nas colunas de ambos os lados.
O produto então precisa ser tricotado de acordo com o padrão como um quadrado esquemático de 3 figuras.
Opções de produtos
Muitas vezes você pode encontrar não apenas acessórios tricotados usando a técnica enterlak, mas também grandes trabalhos que são caracterizados por elementos do crochê tunisiano, técnicas combinadas de crochê e tricô, bem como vários estilos auxiliares, como patchwork.
Cobrir | Você pode tricotar no estilo enterlak ou recorrer a um patchwork completo com crochê tunisiano. Não é necessário quebrar os fios, você pode combinar a cor do fio e transferir o rapport para agulhas adicionais para que o trabalho seja feito apenas com a agulha na área de trabalho. |
Luvas | Para esses produtos, um padrão de crochê que imite o tricô é adequado. Normalmente, uma ferramenta é usada no trabalho, mas o padrão é semelhante aos losangos, como no caso do tricô com quadrados interrompidos com fios diferentes. |
Meias | Assim como as luvas, você pode tricotá-las em cores diferentes. Uma combinação comum é o Fujiyama com elementos de patchwork, onde cada área do desenho é feita no estilo enterlac. |
Cardigan | É mais conveniente tricotar no estilo clássico com uma agulha de crochê, mas para acelerar o trabalho, é usada uma agulha tunisiana com salto grande. Fios grandes e fofos são selecionados para o trabalho. |
Bolsas | Os fios ideais são algodão e viscose. Pode ser substituído por lã e angorá, se desejado. O crochê tunisiano é mais difícil de tricotar, por isso, na maioria das vezes, o enterlak com elementos de patchwork é usado quando você precisa conectar diferentes partes ou criar padrões diferentes. |
Tricotar no estilo enterlak com crochê é muito interessante, principalmente quando você quer criar um padrão inusitado ou decorar um suéter ou capa típicos nesse estilo. Itens pequenos são adequados para artesãos iniciantes. Os mais experientes já conseguem combinar técnicas, arranjos próprios de padrões, afastando-se dos diagramas com descrições.
Vale ressaltar também que tais obras não limitam os autores a estilos e relações; você sempre pode substituir a técnica de tricô, complementando os desenhos com “elásticos” e padrões incomuns.
Vídeo sobre tricô
Master class: suéter Entrelacom. Parte 2: