Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

O patchwork japonês é uma forma incomum de criatividade que permite adicionar detalhes interessantes à sua casa ou guarda-roupa sem grandes gastos. Esta é uma técnica para fazer itens de design incomuns a partir de retalhos de tecido. O artigo continua falando sobre as especificidades desse tipo de criatividade e como estudá-la usando diagramas passo a passo para iniciantes.

Características da arte nacional japonesa de patchwork

Não se sabe ao certo em que país a técnica de patchwork se originou. Os itens mais antigos feitos de remendos foram encontrados no Egito e datam de 980 a.C. e. Em cada país, o patchwork foi desenvolvido de acordo com um padrão especial. Isso também se aplica ao Japão. Em geral, a técnica japonesa de patchwork não é fundamentalmente diferente do trabalho de mestres de outros países.

Mas há uma característica principal: a presença de uma costura de acabamento única na obra. Era chamado de "sashiko". Graças a essa costura, os produtos parecem visualmente mais volumosos. O bordado é feito usando o método de agulha para frente.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Este método de criação de pontos tem origens antigas. Hoje, tornou-se uma parte importante das reverenciadas tradições japonesas. Por exemplo, algumas roupas tradicionais são feitas usando essa técnica há vários séculos.

Qualquer pessoa pode dominar esse método de bordado se quiser. O mais importante é garantir que os pontos tenham o mesmo comprimento e que estejam o mais perfeitos possível.

É no Japão que os produtos de patchwork são feitos exclusivamente à mão. Os artesãos locais estão confiantes de que esta é a única maneira de os produtos acabados adquirirem uma “alma” e trazerem graça e felicidade ao lar.

Todos os trabalhos feitos por costureiras japonesas que utilizam a técnica de patchwork se distinguem pela sofisticação e originalidade. Ao mesmo tempo, os desenhos e padrões revelam-se um pouco misteriosos. Essas qualidades em itens artesanais são especialmente apreciadas por colecionadores do mundo todo.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Há uma versão de que o patchwork japonês começou com as vestes dos monges

Há uma versão de que o patchwork japonês começou com trajes monásticos. As comunidades religiosas não tinham condições de comprar roupas novas e precisavam procurar outras maneiras de prolongar a vida útil de seus trajes existentes. Quando surgiam buracos nas roupas, eles eram cobertos com retalhos e acolchoados. Mais tarde, os militares também começaram a usar esse truque.

Os japoneses, que vivem em cidades e têm fácil acesso a lojas de roupas, não aceitaram essa arte por muito tempo. Alguns até o ridicularizaram. Mas a situação mudou quando a crise chegou. Então as fábricas da cidade não conseguiram mais dar conta da tarefa. Eles não conseguiam mais fornecer a todos uma quantidade suficiente de roupas.

Em primeiro lugar, isso aconteceu devido à proibição de importação de tecidos da China para o país. Portanto, foi necessário organizar a costura a partir de sobras de material. Assim, gradualmente, dia após dia, o patchwork se tornou uma tradição nacional. Hoje em dia, os japoneses também preferem não apenas consertar suas roupas, mas também decorá-las no processo.

Características distintivas do patchwork japonês

O patchwork japonês para iniciantes (diagramas passo a passo desta técnica são apresentados mais adiante no artigo), além de uma costura especial, possui uma série de características distintivas.

Esse:

  • Na maioria das vezes, os tecidos de seda são escolhidos para esse tipo de criatividade;
  • ao decorar a base, temas naturais são escolhidos como motivo principal do ornamento (na maioria das vezes flores e folhas, menos frequentemente animais, casas, pessoas);
  • o patchwork tradicional é alternado com pequenos pontos (isso é necessário para prender com segurança as camadas de tecido e tornar o item de melhor qualidade, bem como para decoração);
  • se forem retratadas flores e plantas, isso é feito usando figuras geométricas de tamanhos diferentes;
  • para decoração adicional de produtos, vários detalhes são usados ​​- miçangas, miçangas, franjas, borlas;
  • é possível criar apliques no tecido;
  • A obra é dominada por cores e tons naturais (calmos).
Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork japonês é padrões florais, apliques, tons calmos

Dizem sobre os artesãos japoneses que eles não costuram apenas “trapos”, mas criam pinturas tridimensionais luxuosas em cada item. Se não for uma base de seda, então é algodão. As artesãs preferem escolher tecidos texturizados e estampados. Isso permite que você adicione volume aos pontos.

Os japoneses observam que o patchwork não é apenas uma oportunidade de decorar diferentes itens de tecido de uma forma incomum, mas também uma excelente maneira de relaxar. Durante o processo de artesanato em patchwork, a pessoa relaxa, deixa de lado seus pensamentos e pode até meditar.

Técnicas e Características

Se você se preparar corretamente: escolher a técnica, os materiais, os moldes, então esse bordado de patchwork não será muito difícil, mesmo para um iniciante. O principal é não apressar o processo. A versão japonesa do patchwork envolve uma abordagem calma e comedida ao trabalho. Você também precisa tentar se envolver o máximo possível no processo.

Em geral, o bordado envolve a criação de padrões de maneira contínua. Para isso, os artesãos usam pedaços de madeira finos e lisos. Os contornos necessários são aplicados a eles e o padrão é cortado com ranhuras. As bordas dos tecidos coloridos são dobradas nos recessos resultantes. Como resultado, um design pré-concebido é criado.

As costureiras modernas geralmente usam blocos de espuma em vez de madeira.

Poyagi

Essa técnica incomum envolve costurar camadas de tecido usando pontos especiais. Os pedaços de material são colocados uns sobre os outros, 2 pedaços de cada vez. e então são processados ​​com threads. Pode ser uma costura reta clássica ou um padrão de fantasia. É permitido usar dois tipos de tecido ao mesmo tempo. Mas a camada superior deve ser feita de seda.

Yossegi

O patchwork japonês para iniciantes (os diagramas descrevem passo a passo as etapas de criação do artesanato) inclui diferentes técnicas. Um dos mais interessantes entre eles é o yosegiri. Este é o processo de criação de padrões e designs usando peças em miniatura de tecidos caros.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork japonês para iniciantes - poyagi
Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork Japonês para Iniciantes - Yosegi

A técnica surgiu numa época em que a seda não estava disponível para a maioria dos japoneses devido ao seu alto custo. Então, os artesãos começaram a extrair pequenos pedaços de material raro e costurá-los sobre os produtos. Um pouco mais tarde, padrões e designs temáticos originais começaram a ser criados a partir desses patches. Como resultado, essa técnica foi destacada como uma técnica separada e independente no patchwork.

Antigamente, a tendência era usada pelas mulheres para contornar a proibição de usar tecidos caros. Naquela época, a base do traje era feita de algodão comum e era simplesmente decorada com pedaços de seda.

Aplicações

Essa técnica envolve a criação de desenhos e padrões em uma base de tecido usando remendos. Para isso, é retirado um blank, que é colocado na tela principal do futuro produto. Depois que um local adequado é escolhido, o remendo é fixado com pontos pequenos e uniformes.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork japonês para iniciantes - apliques
Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork japonês para iniciantes - sashiko

É importante escolher os tecidos certos para apliques. Elas devem ser contrastantes, mas não muito brilhantes. Por exemplo, uma combinação de branco e marrom claro, cinza e verde.

Sashiko

Este é um método de bordado com agulha para frente. O resultado são itens de design muito incomuns. Os pontos dessa técnica são puramente decorativos. Eles decoram o tecido de uma forma interessante. Não é necessário deixar as linhas perfeitamente retas durante o processo. Basta que fiquem do mesmo tamanho. Este é o parâmetro pelo qual o profissionalismo do mestre é avaliado.

Os tecidos são necessariamente processados ​​manualmente. Máquinas de costura não são utilizadas no processo.

Decoração de futon

O design dos colchões japoneses pode ser destacado como um grupo separado. Os japoneses não gostam de jogar fora coisas que já estão gastas. É importante para eles dar uma segunda vida ao item.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork Japonês para Iniciantes - Decorando Futons
Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
Patchwork Japonês para Iniciantes - Yo-Yo

Portanto, quando a capa do futon se desgasta, ela fica coberta com pequenos pedaços de tecido. Como resultado, alguns colchões são decorados como pinturas reais.

Ioiô

Essa técnica utiliza pequenos retalhos de diferentes tecidos. As peças devem ser quadradas ou redondas. As peças podem ser usadas de diferentes maneiras. Por exemplo, costure-os no tecido principal como decoração. Ou conecte-os com fios.

Essa técnica é frequentemente usada para fazer brinquedos. É muito prático criar decorações florais para travesseiros, roupas e colchas a partir de pedaços de tecido quadrados ou redondos. Eles também são adequados para decorar itens usando o princípio do mosaico.

Padrões de Patchwork Japonês para Iniciantes

Padrões passo a passo para patchwork japonês (para iniciantes ou artesãos experientes) são mais fáceis de encontrar em revistas e livros temáticos. Mas você pode fazê-los você mesmo. No processo, é necessário levar em conta que a direção principal do bordado é a aplicação. Com esse cálculo em mente, os esquemas são criados de forma independente.

Para começar, você precisará criar um tecido em branco que se tornará a base. E também prepare remendos contrastantes para costurar na parte superior. Para recortar o produto planejado, você precisará usar moldes com motivos vegetais ou em forma de formas geométricas. Quadrados, círculos, trapézios e arcos são comumente usados.

Para criar um molde, é necessário dispor previamente todos os detalhes sobre uma base de tecido. Essas são partes do aplique, todas remendos. As peças são fáceis de fixar e conectar umas às outras usando pequenas agulhas. Depois, elas são costuradas à mão.

É importante selecionar harmoniosamente os tons dos materiais. Os pontos devem ser feitos de forma uniforme e organizada. Então será criada uma sensação de limites suaves dos detalhes do desenho, seu contorno principal.

Como cortar tecido para patchwork

Para ter sucesso no patchwork, você precisa cortar o tecido corretamente para o processo. Deve ser utilizada uma faca especial para quilting. É uma ferramenta com lâmina rotativa. Você também precisará levar uma régua e um tapete. É conveniente cortar pedaços de tecido não muito grandes.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

É importante verificar a lâmina da sua faca para ter certeza de que ela esteja o mais afiada possível. Uma faca cega fará cortes irregulares ou até mesmo danificará o tecido. Após cada uso, a lâmina deve ser coberta com uma proteção especial. Não tem problema se o tecido inicialmente tiver bordas irregulares ou estiver deslocado em direção ao centro.

A base preparada precisa ser:

  • Coloque o tecido sobre o tapete.
  • Usando uma régua, dobre o material exatamente ao meio. Ao mesmo tempo, as arestas são conectadas.
  • Caso se formem dobras, passe o tecido novamente.
  • Se precisar reduzir o número de cortes no futuro, dobre a base ao meio novamente. Então você obterá 4 camadas de tecido de uma só vez.
  • Certifique-se de que a borda dobrada da peça esteja alinhada exatamente com a linha horizontal do tapete.
  • Coloque a régua ao longo da linha vertical do tapete de corte.

  • Apare quaisquer bordas irregulares da base.
  • Meça a largura necessária dos remendos.
  • Faça cortes na direção oposta a você, colocando a mão esquerda na régua.
  • Certifique-se de que as listras estejam retas. Caso contrário, você terá que endireitar a base novamente.

Depois que as tiras forem cortadas, você pode distribuí-las ao longo das linhas do tapete (horizontal) e formar o comprimento desejado de cada uma.

O que é necessário para o trabalho

O principal no patchwork são os retalhos de tecido. Eles podem diferir uns dos outros em cor, forma, estrutura, tamanho e outras características. Mas vários acessórios, materiais e peças adicionais também são levados para o trabalho. O conjunto exato dependerá do tipo de produto que o mestre decidir fazer.

A tabela lhe dirá quais acessórios adicionais podem ser úteis:

Adições Peculiaridades
Alfinetes Eles ajudarão a registrar o resultado preliminar no processo criativo.
Tópicos Para fixação final de peças. O fio mais comumente usado é o fio dental.
Tecido para a parte de trás do produto É necessário, por exemplo, para criar colchas, cobertores, cortinas.
Selante laminado (por exemplo, enchimento sintético fino) Normalmente usado para fazer cobertores e mantas.
Esquema Isso facilitará e simplificará significativamente a tarefa do mestre.
Sabão ou giz Para desenhar em tecido.
Acessórios e joias Se precisar, você pode levar miçangas, relâmpagos, franjas, borlas.

Onde o trabalho começa?

Normalmente, o tecido principal é cortado em pedaços para começar. Depois, elas podem ser cortadas em pedaços de acordo com o molde. Às vezes é necessário transferir inicialmente o padrão para uma base pré-preparada. Neste caso, o melhor é usar sabão e giz para que não fiquem marcas visíveis no material.

Preparando as peças

Ao preparar as peças, é muito importante cortá-las com o máximo de cuidado possível. Isso se aplica aos componentes da parte frontal e traseira do futuro produto. Ao mesmo tempo, os especialistas recomendam levar em consideração as costuras futuras. Eles acrescentam aproximadamente 6-7 cm.

Urdidura

A base do trabalho depende do produto que está sendo criado. Mas normalmente o mestre precisa conectar cuidadosa e completamente todas as peças preparadas. É aconselhável fazer isso primeiro com alfinetes e avaliar visualmente o resultado, e só depois usar fios.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Na peça resultante, as costuras são cuidadosamente passadas para que não fiquem com aspecto muito volumoso. Depois, por exemplo, um retângulo é cortado do enchimento sintético, sendo este maior em tamanho do que a peça principal feita de retalhos. As partes estão conectadas.

Se uma bolsa, sacola ou nécessaire estiver sendo feita, um zíper ou outro tipo de fecho é costurado no produto. Os brinquedos podem exigir enchimento, formatos mais complexos de peças em branco, detalhes em forma de olhos, nariz, asas, patas.

Decoração

Existem diferentes maneiras de decorar peças criadas com a técnica de patchwork. Os artesãos japoneses gostam especialmente de usar diversas contas e strass para esse propósito. São utilizados franjas e creme de leite. Esses detalhes são fáceis de costurar no local escolhido, sobre o produto já finalizado.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Outra opção de design popular é o aplique. Primeiro, uma base também é feita de restos. Por exemplo, um cobertor, uma fronha, uma bolsa. Um aplique será costurado novamente por cima a partir de retalhos, mas mais variado em formato e tamanho. É muito fácil criar uma imagem de flores dessa maneira.

Primeiro, um pequeno círculo é costurado na base durante o processo. Esta será a parte central do aplique. Há pétalas ovais ao redor dela. Resta apenas costurar o caule com uma linha grossa (por exemplo, verde clássico) e fazer folhas.

Se você planeja criar um aplique no produto principal, precisa escolher as cores com sabedoria. Uma mancha volumosa não será perceptível em um fundo muito colorido e brilhante.

Processo de acabamento do produto

Normalmente o processo final é a decoração do produto acabado. Quando tudo estiver completamente pronto, artesãos experientes aconselham costurar adicionalmente todos os pontos existentes e reforçar os detalhes. Então o item final certamente durará muito tempo e será confortável de usar.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo
No patchwork japonês, os artesãos prestam atenção especial às costuras: elas devem ser de alta qualidade e resistentes.

Às vezes, a etapa final requer a lavagem do produto. Deve ser feito com o máximo cuidado. O melhor caminho está em suas mãos. O item acabado é deixado de molho em água morna com um detergente suave por um quarto de hora e lavado completamente. Mas é melhor lavar os materiais utilizados com antecedência.

Aula magistral sobre como fazer uma bolsa de cosméticos

O patchwork japonês para iniciantes (diagramas passo a passo ajudarão você a criar um lindo artesanato) oferece uma maneira fácil e simples de criar itens de design que serão úteis na vida cotidiana. Por exemplo, uma bolsa de cosméticos.

Para fazer isso, você precisará preparar:

  • materiais para a base e aplicações;
  • fios de fio dental;
  • enchimento de poliéster e tecido não tecido;
  • pinos;
  • giz;
  • um zíper do tamanho apropriado;
  • decorações (botões, fitas);
  • esquema.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Para criar uma bolsa de cosméticos bonita e organizada, você precisa:

  1. Lave e passe a vapor o tecido principal para que fique perfeitamente plano.
  2. Use giz para transferir o desenho da bolsa de cosméticos para a base.
  3. Recorte todas as peças, deixando 5 mm para as costuras.
  4. Costure as peças.
  5. Passe as costuras a ferro ou a vapor.
  6. Recorte retângulos de entretela e enchimento sintético ligeiramente maiores que a base resultante.
  7. Costure todas as peças à mão, trabalhando para frente com a agulha.
  8. Se desejar, adicione um aplique na superfície da bolsa de cosméticos.
  9. Costure o zíper.

A última coisa que resta fazer é decorar o produto com detalhes adicionais. Por exemplo, você pode decorá-lo com fitas e/ou botões.

Padrão de confecção de bolsas e clutches japonesas de patchwork

O patchwork japonês para iniciantes (os diagramas passo a passo devem ser seguidos ao trabalhar com essa técnica pela primeira vez) permitirá que você não apenas costure uma bolsa, mas também decore o produto final. Se o artesão tem uma peça favorita em estoque que está desgastada, mas não quer jogá-la fora, o patchwork pode ser a solução.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Mesmo que a bolsa esteja muito gasta, graças à técnica artesanal ela pode ser transformada de forma rápida e fácil. Tudo o que você precisa para isso é de uma grande quantidade de retalhos de tecido e linha. É aconselhável primeiro desenhar o contorno da superfície da bolsa e imaginar claramente onde as peças ficarão localizadas nela. Você pode decorar o produto não apenas com remendos quadrados.

Eles podem ter diferentes formatos e tamanhos. No processo, os remendos são simplesmente costurados na superfície da bolsa. Depois, as costuras resultantes são cuidadosamente passadas a ferro. Então você pode usar o produto imediatamente para o fim a que se destina.

Se você quiser criar uma bolsa do zero, comece com uma clutch simples. Para criá-lo, são selecionados pedaços de diferentes tecidos. Essas peças devem ser bem lavadas com detergente neutro e passadas previamente. Depois disso, você pode prosseguir com o corte.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

Além do tecido principal, também usamos enchimento sintético fino, zíper ou botão, entretela e linhas. Vários detalhes são adequados para decorar tecidos. Pode ser renda, miçangas, fios grossos, qualquer tipo de remendo.

Se o artesão for iniciante, é recomendável que ele primeiro desenhe um molde do produto no papel. A embreagem pode ser retangular ou oval. É melhor fazê-lo com diferentes pedaços de tecido. Que sejam 5 a 6 elementos separados ao mesmo tempo.

O processo de trabalho requer:

  • Recorte as partes necessárias dos retalhos preparados, combinando-as com o molde. É importante não esquecer de deixar espaço no tecido para as costuras. Isso é aproximadamente 3-4 cm (tudo depende do tamanho da ninhada planejada, 6-7 cm podem ser necessários).
  • Costure as peças resultantes e passe a ferro.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

  • Costure a parte recortada de trás ao restante de acordo com o molde.
  • Usando as peças existentes, corte partes de enchimento sintético e tecido não tecido.
  • Coloque todas as peças juntas e prenda primeiro com alfinetes e depois costure todos os pontos.
  • Costure o zíper. Outra opção é fazer uma clutch em formato de bolso com um triângulo de tecido na lateral. Então ele será fechado com um botão/pressionamento.

Por último, mas não menos importante, você pode começar a decorar o produto. Por exemplo, enfeite-o com renda. Quanto mais detalhes pequenos houver na bolsa, mais interessante será o design e mais volumoso ele parecerá visualmente.

O que mais você pode fazer no estilo patchwork japonês?

Você pode criar muitas coisas interessantes no estilo patchwork japonês. Por exemplo, é assim que itens de guarda-roupa, bolsas, cachecóis, nécessaires, agasalhos e sapatos são decorados. Você pode decorar chinelos e sapatilhas de balé com remendos coloridos.

Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo Patchwork japonês para iniciantes. Diagramas passo a passo

É apropriado decorar qualquer tecido para casa dessa maneira. Podem ser cobertores, mantas, tapetes, tapeçarias de parede, cortinas, fronhas. Às vezes até almofadas decorativas são costuradas usando a técnica de patchwork.

Neste estilo você pode costurar brinquedos, mochilas e pegadores de panela. Às vezes até cadernos e álbuns de fotos são decorados com retalhos de tecido. O patchwork japonês é uma forma muito interessante de artesanato. Diagramas detalhados passo a passo ajudarão os iniciantes a dominá-lo por conta própria.

Vídeo sobre artesanato

Patchwork japonês para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho