Peppa Pig é a personagem principal da série animada com o mesmo nome, que é muito popular entre as crianças. Um brinquedo feito em crochê usando a técnica amigurumi será um verdadeiro presente tanto para meninas quanto para meninos.
Ferramentas e materiais necessários
Para tricotar um brinquedo usando a técnica amigurumi, você precisa preparar um conjunto mínimo de ferramentas e materiais:
- anzóis tamanho 1,75 e 3;
- material de linha em tons de rosa, vermelho, preto, branco e rosa escuro;
- enchimento sintético ou holofibra para encher o brinquedo.
O crochê da Peppa Pig pode ser preenchido não apenas com holofibra e enchimento sintético, mas também com penugem sintética, para que o produto fique perfeitamente rígido. Se desejar, o interior do brinquedo pode ser preenchido com pesos especiais, contas ou bolas de vidro.
A semolina também pode ser usada como recheio. No entanto, ao escolher esse material, você pode encontrar alguns problemas durante a lavagem.
A ferramenta de tricô deve corresponder à espessura do material do fio. Se o fio for fino, a agulha não deve ser grossa. Ao tricotar apertado ou frouxamente, é aconselhável selecionar uma ferramenta levando em consideração as características do seu próprio estilo. Entretanto, o diâmetro do anzol deve ser mais fino que o material da linha selecionado.
Como resultado, o produto ficará mais denso, sem espaços entre as alças por onde o enchimento fique visível. Mas o grau de densidade não deve ser muito alto para que a agulha que mantém as partes do produto unidas possa passar livremente pelo tecido.
Para fazer ferramentas de tricô, geralmente são usados os seguintes:
- acrílico;
- bambu;
- árvore;
- metal;
- plástico.
Em termos de formato, os anzóis podem ter cabo de borracha ou plástico, ou podem ser sólidos, feitos de apenas um material.
Se os fios estiverem duros e soltos, é aconselhável usar uma ferramenta de alumínio ou aço para melhor deslizamento do fio. Se o material for liso, é recomendável preparar um gancho de plástico ou bambu para que as alças não deslizem rapidamente.
Para criar brinquedos usando a técnica amigurumi, é permitido usar vários tipos de fios:
Nome | Características do material |
Acrílico | O fio não se parte e é conveniente trabalhar com esse material porque não é fonte de reações alérgicas, mantém bem sua forma e não está sujeito a desfiar. Como resultado, o produto de malha será agradável ao toque e manterá sua forma perfeitamente. Além disso, os fios de acrílico são apresentados em uma variedade de cores, o que permite que você escolha qualquer tom desejado. |
Mohair | Esse tipo de material é muito fofo, por isso é indicado para tricoteiras experientes. Como resultado, o brinquedo ficará macio e fofinho. |
Pelúcia ou veludo | Esse tipo de fio tem a textura de um roupão ou de uma toalha macia. O material da linha ficará firmemente conectado, de modo que não haverá folgas na tela. No entanto, é importante ter em mente que devido às características do fio, as laçadas podem se perder na massa total, então a artesã terá que trabalhar às cegas. Tricoteiras experientes conseguem lidar facilmente com esses fios, mas iniciantes precisam ter paciência e tempo. O resultado é um brinquedo muito macio. |
Misturado | Neste caso, o fio pode ser constituído por uma mistura de poliamida com lã, acrílico com lã ou acrílico com algodão. Devido à adição de fibras sintéticas, o material não estará sujeito à infestação de traças, além de ser fácil de cuidar, ter efeito texturizado, tonalidade estável e maior durabilidade. |
Algodão | Ajuda a criar produtos elegantes, mas somente tricoteiras experientes conseguem manusear esse material. Esse tipo de fio é frequentemente escolhido para obter um trabalho perfeitamente limpo, porque o algodão é moderadamente denso e contém uma quantidade ideal de líquido. Para esse tipo de fio, todas as linhas devem ser uniformes, por isso os fios de algodão não são adequados para iniciantes. |
É melhor não escolher fios de lã para o trabalho, porque esse material pode se tornar uma fonte de reações alérgicas. Além disso, esses fios são muito espinhosos.
Padrão de tricô
O crochê da Peppa Pig não requer nenhum elemento complexo. Neste caso, você precisa fazer aumentos, diminuições e também tricotar colunas sem laçadas. Você pode começar pela cabeça ou pelo corpo.
Ao fazer aumentos, você precisa tricotar o fio em 1 laçada duas vezes. Se o padrão especificar uma diminuição, você precisará tricotar 2 elementos juntos.
Corpo
Para decorar o corpo, você precisa usar a ferramenta de tricô nº 3, bem como fios rosados. Além disso, você precisará de fio vermelho. Inicialmente, o trabalho deve começar com o material rosa.

Descrição passo a passo:
- A carreira 1 consiste em 6 pontos baixos trabalhados em anel.
- Na 2ª carreira, faça 6 aumentos para obter 12 laçadas.
- Na 3ª carreira, repita a alternância de 1 aumento e 1 coluna sem laçada mais 6 vezes. Deve haver 18 elementos no total.
- Na 4ª carreira, assim como na 3ª carreira, repita o mesmo padrão 6 vezes. No entanto, deve haver 2 colunas sem sobreposição. Como resultado, você deve obter 24 loops.
- A carreira 5 consiste em um aumento e 3 colunas sem laçada. Repita o padrão 6 vezes para obter 30 elementos.
- Na 6ª carreira, aumente 6 vezes seguidas com 4 colunas sem laçada. Deve haver um total de 36 elementos em uma linha.
- A carreira 7 consiste em um aumento e 5 colunas sem laçada. Para obter 42 laçadas, repita o padrão alternando 6 vezes.
- Na 8ª carreira, faça um padrão de aumento e 6 colunas sem laçada, uma de cada vez, 6 vezes. No total, deve haver 48 elementos.
- Depois troque o fio rosa pelo vermelho e continue trabalhando. Para fazer isso, na 9ª carreira, tricote 48 colunas sem laçada.
- A fileira 10 se parece com a fileira 9, mas as colunas são projetadas em um anel atrás da parede do fundo.
- Das carreiras 11 a 16, tricote 48 pontos baixos. Como resultado, deve haver 48 laçadas em cada linha.
- Na 17ª carreira, faça o padrão de diminuições e 6 pontos baixos, 6 vezes seguidas. Deve haver 36 elementos no total.
- Na carreira 18, faça 36 colunas sem arrematar.
- Deve haver 30 laçadas na carreira 19. Para fazer isso, execute o padrão de diminuições e 5 colunas sem laçadas 6 vezes alternadamente.
- A linha 20 consiste em 30 colunas sem laçada.
- Encha o produto com material de enchimento.
- Em seguida, prossiga para a carreira 21, tricotando 6 vezes com padrão alternado de diminuições e 4 pontos baixos. Deve haver 24 loops no total.
- A linha 22 consiste em 24 colunas sem laçada.
- Na carreira 23, repita o padrão de diminuições e 3 colunas sem laçadas 6 vezes, de modo que haja apenas 18 elementos na carreira.
- A linha 24 consiste em 12 laçadas. Para isso, faça 6 alternâncias de diminuições e 2 colunas sem laçadas.
- Depois faça um aumento e 7 colunas sem arrematar. Repita o padrão alternando 6 vezes para fazer um total de 54 laçadas.
- Em seguida, tricote 54 pontos baixos.
O brinquedo tem um rabinho pequeno, então depois de criar o corpo é preciso desenhar esse detalhe. Para fazer isso, você precisa preparar linhas rosa e o gancho nº 3.
Descrição passo a passo:
- Na 1ª carreira, faça 15 alças de ar.
- Na 2ª carreira, tricote inicialmente uma coluna sem laçada no 2º elemento da ferramenta. Depois faça 14 colunas sem arremessar.
- A peça finalizada pode ser costurada ao corpo.
Cabeça
A Peppa Pig de crochê deve ter uma cabeça um pouco maior que o corpo. Para fazer isso, você precisa usar material de linha rosa com a ferramenta nº 3.
Descrição passo a passo do esquema:
- 1 linha é composta por 6 colunas sem formar um círculo.
- A carreira 2 consiste em 6 aumentos.
- Na 3ª carreira, tricote o padrão de um aumento e um ponto baixo 6 vezes seguidas.
- Na 4ª carreira, faça 18 laçadas ao longo da parede traseira formando um anel.
- Das carreiras 5 a 9, tricote 18 colunas sem laçada.
- Na 10ª carreira, inicialmente faça um aumento de 6 vezes, depois faça colunas sem laçada no valor de 12 peças.
- Na 11ª carreira, faça um aumento e uma coluna sem laçada (repita alternadamente 6 vezes). Depois faça mais 12 colunas semelhantes.
- A carreira 12 tem 30 pontos baixos.
- Na 13ª carreira, repita inicialmente o padrão do aumento e 2 colunas sem fio mais 6 vezes. Além disso, tricote 12 pontos baixos.
- As carreiras 14 a 20 consistem em 36 colunas sem laçada.
- Encha o produto com o recheio selecionado.
- Na carreira 21, faça primeiro uma diminuição e 2 colunas sem laçada (alterne 6 vezes). Em seguida, faça 12 pontos baixos.
- Na carreira 22, repita diminuições alternadas e pontos baixos 6 vezes. Depois faça 12 colunas semelhantes.
- A carreira 23 consiste em uma diminuição e 2 pontos baixos. Alterne 6 vezes até o final da carreira.
- A carreira 24 contém uma diminuição e um ponto baixo. Repita o padrão 6 vezes.
- Na carreira 25, faça 6 diminuições.

Para dar um aspecto final à cabeça, é necessário desenhar as orelhas com os olhos, bochechas e narinas. Para fazer as orelhas você precisará da ferramenta nº 3, para o restante das peças – gancho nº 1,75. As orelhas devem ser decoradas com fios rosa, as narinas e bochechas com fios rosa escuro e os olhos com material preto e branco.
Descrição passo a passo de como tricotar orelhas:
- Em 1 carreira, faça 6 colunas em círculo sem lançar.
- A carreira 2 consiste em 6 aumentos.
- Das carreiras 3 a 5, tricote 12 colunas sem laçada.
- Na 6ª carreira, repita 4 vezes alternando diminuições e pontos baixos.
Instruções passo a passo para criar os olhos:
- A carreira 1 consiste em 6 pontos baixos trabalhados em círculo.
- Troque o fio preto pelo branco e continue trabalhando.
- Na 2ª carreira, faça 6 aumentos. Deve haver 12 loops no total.
Descrição detalhada das bochechas de tricô:
- Na 1ª carreira, faça 6 pontos baixos em um círculo.
- Na 2ª carreira faça 6 aumentos.
- Na 3ª carreira, faça um aumento e um ponto baixo 6 vezes, alternando.
Para criar as narinas, você só precisa fazer 1 carreira de 4 colunas sem formar um círculo. Depois que a cabeça estiver pronta, ela pode ser costurada ao corpo.
Mãos
Descrição passo a passo da criação das mãos:
- Em 1 carreira faça 4 colunas sem lançar em círculo.
- As linhas 2 a 4 consistem em 4 colunas sem manta.
- Sem cortar o material do fio, continue trabalhando, unindo os dedos. Tricotar em círculo.
- Para fazer isso, na 1ª carreira, conecte o 1º dedo com o 2º, e o 2º com o 3º dedo. Depois faça 2 colunas sem lançar, continuando a conectar os dedos: 3ª com 2ª, 2ª com 1ª. No total, 8 laços devem ser formados.
- A linha 2 consiste em 8 colunas sem laçada.
- Na 3ª carreira, repita o padrão duas vezes, alternando diminuições e 2 pontos baixos. Como resultado, deve haver 6 loops.
- Das carreiras 4 a 10, tricote 6 pontos baixos.
- Na carreira 11, faça 3 diminuições.
- Costure os braços ao corpo.
Pernas
A Peppa Pig de crochê deve ter pés rosas e sapatos pretos. Para trabalhar, você precisa da ferramenta de tricô nº 3.

Descrição passo a passo do esquema de criação das pernas:
- 1 linha contém 7 alças de ar, formadas em um círculo.
- As linhas 2 a 11 consistem em 7 colunas sem arremesso. Cada linha deve conter 7 elementos.
- Costure as partes conectadas ao corpo.
Descrição passo a passo de como tricotar sapatos:
- Na 1ª carreira, faça 6 pontos baixos em círculo.
- Na 2ª carreira, faça 6 aumentos.
- Na 3ª carreira, repita o padrão 6 vezes, alternando um aumento com um ponto baixo.
- As carreiras 4 a 7 consistem em 18 colunas sem laçada.
- Na 8ª carreira, faça uma diminuição e um ponto baixo. Execute a alternância 6 vezes para que haja 12 elementos no total.
- Preencha a parte com enchimento sintético ou holofibra.
- As carreiras 9 a 12 consistem em 12 colunas sem laçadas.
- Na carreira 13, faça 6 diminuições.
- Na carreira 14, faça 3 diminuições.
Dicas e truques
Você pode fazer crochê de quase qualquer brinquedo se tiver habilidades básicas de tricô.
Ao criar a Peppa Pig, é aconselhável que tricoteiras iniciantes levem em consideração algumas dicas:
- A ferramenta de tricô deve ter diâmetro mais fino que o material do fio. Como resultado, o produto ficará denso e não haverá furos.
- O tamanho do futuro brinquedo depende da espessura da ferramenta de tricô e do fio. A costura das peças individuais ao produto principal deve ser simétrica e organizada.
- Após algum tempo, pode ocorrer encolhimento do enchimento. Para evitar que o brinquedo fique fino após o encolhimento, é necessário usar bastante enchimento para encher bem o produto.
- É aconselhável indicar o início de cada linha com fio contrastante ou um anel de marcação. Neste caso, o trabalho deve ser realizado estritamente de acordo com o diagrama, com cálculo obrigatório do número de linhas com loops. Caso contrário, se você cometer um erro, terá que desfiar uma determinada parte do tecido.
- Ao criar uma diminuição, você não precisa pular um elemento para tricotar o próximo, mas sim passar o fio por 2 laçadas de uma vez para tricotá-las juntas. Como resultado, não haverá furos na tela por onde o enchimento possa ser visto.
- Não utilize algodão para enchimento, pois o material pode ficar endurecido. Como resultado, o produto pode perder sua aparência original em um curto período de tempo. Ao mesmo tempo, o algodão é capaz de absorver umidade e também evita que o brinquedo salte. Por esse motivo, o produto ficará pesado e duro. Como enchimento, pode-se usar enchimento de silicone ou sintético de roupas velhas ou de um pequeno travesseiro decorativo desnecessário.
- Caso cometa um erro, é aconselhável desfiar imediatamente o tecido para poder refazer o ponto. Se você se desviar um pouco do padrão fornecido, o brinquedo não terá a aparência desejada.
- O material da linha pode ficar torcido durante o trabalho. Isso pode ocorrer devido à escolha errada dos fios ou a um defeito de fabricação, quando durante o processo de torção os pontos inicial e final do novelo foram trocados. Para corrigir a situação, é permitido puxar o fio da parte central do novelo e fixar a ponta externa do fio para que não interfira durante o trabalho. Você também pode rebobinar o novelo manualmente. Você pode passar um fio solto por ele, que então precisa ser preso ao novelo e levantado para balançar. Como resultado, o material se desdobrará por si só.
Fazer brinquedos de crochê usando a técnica amigurumi não é difícil. Neste caso, é necessário seguir rigorosamente o diagrama com a descrição e tentar perceber os erros a tempo para que possam ser corrigidos sem desfiar completamente o tecido. Usando essa técnica, você pode criar a Peppa Pig, que é popular entre as crianças pequenas, assim como outros personagens de desenhos animados.
Vídeo sobre tricô