O padrão de tricô elástico francês permitirá que você decore um cachecol, chapéu ou luvas. Este padrão também é popularmente chamado de “estrangeiro”, “Riga”, “ondulado” ou “facetado”. O enfeite pertence às variedades mundiais de elásticos e é bastante popular entre muitas tricoteiras na Rússia. Pode ser tricotado usando agulhas separadas ou circulares.
Como tricotar um elástico francês com agulhas de tricô
O tricô elástico francês, cujo padrão aparece frequentemente em publicações temáticas, é uma solução simples e bonita para decorar um cachecol ou um regalo. Especialistas estabeleceram que seu nome vem do lugar onde o ornamento surgiu. Aqueles que já dominam o tricô de um elástico clássico simples com um passo de 1 por 1 ou 2 por 2 podem tentar um padrão mais complexo para decorar seus produtos de lã.
O trabalho utiliza os princípios básicos do tricô: alças frontais e traseiras. Além disso, você também pode encontrar aqui laços cruzados, graças aos quais o padrão na tela parece uma trança com bordas desfiadas. Para ler os padrões de tricô corretamente, você precisa saber a designação dos laços e sua grafia abreviada. Esse método de criptografia é difundido no mundo todo e pode ser compreendido por uma costureira de qualquer país.
Nome | Designação |
purl | ip ou izn. - "-" ou "O" |
facial | LP ou pessoas. - "I" ou "X" |
borda | cromo. ou kr – «Ո» |
cruzado | skr. ou mestiço - «ɤ» |
Às vezes, os padrões contêm laçadas, que são usadas para aumentar o número de laçadas. Especialistas observam que antes de começar a criar a tela principal, é preciso praticar em uma pequena amostra. Para fazer isso, tricote uma pequena cópia do padrão com o fio selecionado para criar a peça e veja como fica quando executado com os fios selecionados e como é fácil trabalhar com o fio usando agulhas de tricô do tamanho disponível.
Para amarrar um estrangeiro, você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Crie a carreira 1 alternadamente criando 2 pontos meia e 2 pontos meia. Repita a alternância de laçadas até o final da linha.
- Complete a carreira 2 repetindo 1 ponto meia e 2 pontos meia depois do ponto da borda. Trabalhe assim até o final da carreira.
- Tricotar o tecido no comprimento necessário.
- Feche as alças no final do trabalho.

O padrão ondulado não é difícil de tricotar e parece mais atraente do que a versão clássica do padrão. Agulhas de tricô separadas foram usadas para criar o padrão. Costureiras experientes observam que há vários segredos para tricotar estrangeiros que facilitarão o trabalho de qualquer artesã iniciante.
Primeiro, o primeiro ponto de borda na versão clássica do padrão permanece sem ponto e é simplesmente transferido para a agulha de trabalho. Em segundo lugar, a última carreira de borda é somente tricotada. Em terceiro lugar, o segundo laço deve ser sempre um laço frontal, e o penúltimo laço deve ser sempre um laço traseiro. Em quarto lugar, o “corpo” da carreira é constituído por elásticos alternados com um passo de 2 por 2.
Em quinto lugar, você precisa calcular corretamente as alças de tricô para que possa então fazer o padrão ao longo de todo o comprimento do tecido. Por exemplo, se você precisa de 90 laçadas para um laço, então deve haver 89 ou 93 nas agulhas de tricô. A amplitude especificada ajudará você a acertar o padrão e não se confundir na contagem dos lados e das alças.
Em agulhas circulares
O tricô elástico francês, cujo padrão pode conter recomendações para tricotar em agulhas circulares, também fica lindo em um chapéu ou saia sem costura. O processo de criação de um padrão facetado em agulhas conectadas é um pouco diferente do tricô em agulhas separadas, e isso se deve ao fato de que o trabalho é realizado apenas em uma fileira externa, que fica diante dos olhos da artesã.
Para tricotar um elástico ondulado em agulhas de tricô circulares, você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Tricotar uma carreira depois de montar os pontos em meia ou meia para unir o tecido em um círculo fechado.
- Pendure um marcador de plástico onde as fileiras se juntam para indicar onde a tela começa.
- Faça a próxima carreira alternando 2 pontos meia com 2 pontos meia em toda a tira.
- Faça outra carreira, deslocando as laçadas. O padrão é composto por 1 ponto frontal e 2 pontos traseiros, cuja alternância também se repete até o final da tira.
- Tricotar a próxima carreira novamente com um elástico 2 por 2, como no início do trabalho.
- Repita a mudança na próxima carreira.
- Feche as alças no final do trabalho.
Agulhas de tricô circulares geralmente são usadas para tricotar peças sem costura. Eles são frequentemente usados em chapéus, golas, luvas e golas altas. Em vez de circulares, você pode pegar um número ímpar de circulares separados e trabalhar da mesma forma descrita acima.
Tipos de elástico francês
O padrão de tricô elástico francês permite que você tricote qualquer peça para usar no outono ou no inverno. O padrão Riga fica lindo em fios volumosos, mas em fios finos seu “destaque” é praticamente invisível. Existem diversas variedades de estrangeiro, o que permite tricotá-lo de diversas maneiras.
Convencionalmente, eles podem ser divididos em:
- "Clássico";
- "deslocamento de 2 loops";
- "Cruzado";
- "Infantil".
Na maioria das vezes, as costureiras usam a técnica clássica de criar elástico ondulado. O progresso de sua criação é descrito acima. Outro enfeite popular é chamado de “offset de 2 voltas”.
Para criá-lo você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Tricotar 1 ponto meia na borda em uma carreira, depois alternar o elástico com um passo de 2 por 2. Finalizar a tira com um ponto meia na borda frontal.
- Crie a carreira 1, começando com o ponto meia da borda. Depois vêm 2 tricôs e 2 tricôs. A carreira deve terminar com um ponto meia.
Algumas pessoas recomendam uma técnica ligeiramente diferente para tricotar pontos deslocados.
Para fazer isso, depois de recrutá-los, você precisa garantir que:
- na carreira ímpar, a 1ª laçada depois da borda era uma laçada frontal, e na carreira par era uma laçada traseira;
- O 2º laço é sempre um laço frontal;
- 3º - tricô na carreira ímpar e frente na carreira par;
- 4º - sempre em meia.
Tricoteiras experientes observam que esta é uma das maneiras mais fáceis de obter um padrão francês no tecido. O estrangeiro também é tricotado usando laçadas cruzadas. Esse truque também permite que você crie um padrão semelhante a uma trança na tela.
Para obter o padrão você precisa:
- Comece a trabalhar com um conjunto de laços e seu número deve ser par.
- Crie a carreira 1, repetindo alternadamente o tricô de 1 laçada meia e 2 laçadas cruzadas frontais (pp), para o tricô em que a 2ª laçada é tricotada atrás da parede traseira, sem removê-la da agulha de tricô, e a 1ª - como uma laçada frontal regular, após o que remova a pp na agulha de tricô de trabalho. Termine a carreira com um ponto tricô.
- Tricotar a carreira 2, alternando 2 pontos tricô e 1 ponto meia. No caso de tricotar a 2ª laçada em pp, o fio fica na frente do trabalho. Depois disso, ambas as alças tricotadas são removidas, como na carreira 1. A tira deve ser finalizada com uma borda frontal.
- Tricotar o tecido no comprimento desejado e fechar as laçadas no final do trabalho.
Você também pode tricotar um produto usando essa variação do padrão facetado em agulhas de tricô circulares.
Para fazer isso, depois de montar os laços, você precisa:
- Tricotar a carreira 1 da mesma forma que na versão anterior do trabalho, porém sem as alças das bordas.
- Na carreira 2, crie um padrão consistindo de repetições de 1 ponto meia e 2 pontos meia.
O tecido circular também é tricotado no comprimento necessário e as laçadas são fechadas no final do trabalho. A versão infantil do estrangeiro é adorada por quem tricota para pequenas fashionistas. Isso se deve ao fato de que a variação do enfeite tem os cantos mais arredondados e não vivos de todos os elásticos oferecidos acima. Também é mais macio e agradável para a pele delicada do bebê.
Para tricotar o padrão você precisa:
- Comece montando um número par de pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 2 pontos meia com 2 pontos meia.
- Crie a carreira 2, repetindo o padrão de 1 tricô, 2 tricôs, 2 tricôs.
- Repita o trabalho da 1ª tira da carreira 3.
- Tricotar a carreira 4 da mesma forma que a carreira 2.
- Alterne os padrões das tiras 1 e 2 de acordo com o comprimento desejado do produto.
- Feche as alças no final do trabalho.
Usando uma das opções listadas para tricotar elástico francês, até mesmo uma artesã iniciante pode criar um lindo tecido em relevo.
Como tricotar um gorro
O tricô elástico francês, cujo padrão permitirá que qualquer costureira tricote um chapéu, é adequado para decorar chapéus. Antes de começar a criar o acessório de inverno necessário, você precisa tirar as medidas da sua cabeça. A costureira precisará da circunferência da cabeça e da profundidade do produto. Para obter a primeira medida, aplica-se uma fita métrica flexível na parte mais convexa da cabeça; deve passar sobre as sobrancelhas e ao longo da parte de trás da cabeça.
Recomenda-se medir a profundidade do produto colocando um centímetro do meio da coroa até o início do lóbulo da orelha. Se o toucado for planejado para ser mais longo do que os dados do crânio, o “mais” necessário é incluído no cálculo para os centímetros obtidos. Para calcular o número de pontos necessários para montar a peça, você precisa tricotar uma amostra de teste e medir quantos pontos há em 1 cm.
Por exemplo, a circunferência da cabeça é 56 cm e 2 laçadas cabem em um centímetro, então 56*2=112 laçadas precisam ser montadas e não se esqueça de adicionar 2 laçadas de borda. Para entender quantas carreiras o tecido necessário formará, você precisa multiplicar a profundidade do produto por quantas laçadas há em 1 cm da amostra. Você obtém 22*2=44. Se o chapéu ficar um pouco pendurado para trás, adicione algumas carreiras extras.
Antes de começar a trabalhar, você precisa selecionar o fio e as agulhas de tricô do diâmetro correto. Especialistas recomendam tricotar gorros de inverno com tipos quentes de fios que contenham lã de cabras montesas, lhamas ou ovelhas. Fios de lã de camelo também são adequados.
No entanto, não é recomendado fazer chapéus de inverno usando elástico francês de angorá e outros tipos de materiais felpudos, pois a penugem pode entrar em contato com os olhos, ouvidos e nariz, causando irritação. Além disso, as fibras salientes sairão rapidamente da tela, e ela não ficará como o esperado.
Antes de comprar, é recomendável aplicar a meada em uma área exposta do corpo e cheirá-la. O primeiro teste mostrará como a pele sensível reage ao material, e o segundo mostrará se a composição contém elementos químicos que podem ter um impacto negativo na pele e na saúde humana em geral no futuro.
Além disso, antes de comprar novelos, você precisa ler atentamente as informações no rótulo. Aqui, o fabricante geralmente indica não apenas a composição do fio, mas também o comprimento e a espessura das fibras. A etiqueta também contém recomendações sobre como escolher o diâmetro das agulhas de tricô ou da agulha e como cuidar do item no futuro. Os fãs do gorro podem tricotar este acessório de cabeça usando um padrão ondulado.
Para fazer isso você precisa:
- Comece montando 113 pontos.
- Tricotar a carreira 1 depois do ponto meia removido e, em seguida, alternar 2 pontos meia com 2 pontos meia. Faça a última laçada da carreira em tricô.
- Crie a carreira 2 tricotando um ponto frontal depois do ponto da borda e, em seguida, alternando 2 pontos tricô com 2 pontos frontais. Finalize a linha com um ponto tricô.
- Alterne o padrão das carreiras 1 e 2 por todo o comprimento do tecido.
- Comece a puxar o tecido no topo da cabeça. Para fazer isso, reduza o número de laçadas tricotando 2 juntas no início e no fim da linha, depois e antes dos pontos de borda.
- Junte os pontos quando não houver muitos pontos restantes nas agulhas.
- Coloque a ponta do fio para dentro.
Se desejar, o enfeite de cabeça pode ser decorado com um pompom feito de fios ou pele sintética. Para quem prefere que a lapela do chapéu seja tricotada com elástico clássico e o restante do tecido - com tecido estrangeiro, você pode combinar esses dois padrões.
Para criar um gorro quente você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 3 por 3.
- Desenhe a carreira 2 seguindo o padrão indicado.
- Alterne a carreira 1 e a carreira 2 até que a altura da peça seja de 6 cm.
- Comece a criar o tecido principal usando um padrão estrangeiro. Para fazer isso, tricote 2 pontos tricô depois do ponto da borda removido, depois tricote o 2º ponto como na variação cruzada descrita acima, e o 1º ponto também, depois transfira para a agulha de tricô de trabalho. Repita o relatório até o final da linha.
- Forme a próxima carreira tricotando 2 pontos meia depois do ponto de borda e 2 pp de modo que ambos sejam pontos tricô.
- Alterne o padrão de carreiras até o final do tecido.
- Comece a diminuir os pontos. Para fazer isso, diminua nas carreiras onde há 2 laçadas em tricô das quais 1 é formado.
- Tricotar na carreira onde há 1 laçada entre as bordas, combinando 3 (1+2 nas laterais) em 1.
- Reduza o número de laçadas ao mínimo e feche o trabalho.
O produto pode ser unido ou a costura pode ser costurada, escondendo-o por dentro.
Lenço
O tricô elástico francês, cujo padrão é fácil de ler e lembrar, fica nobre em cachecóis de malha de qualquer largura e densidade. Na maioria dos casos, as costureiras iniciantes tentam primeiro criar acessórios para o pescoço. Isso ocorre porque não há necessidade de fazer medições aqui, e o tricô consiste em trabalhar em um único pedaço longo de tecido.
Para tricotar um acessório da moda, você precisa:
- Comece montando os pontos.
- Tricotar uma carreira ímpar, alternando 2 pontos meia com 2 pontos meia.
- Crie uma carreira uniforme repetindo o padrão de 1 tricô, 2 tricôs e 2 tricôs.
- Repita o procedimento de trabalho da 1ª tira em todas as carreiras ímpares.
- Tricotar todas as carreiras pares da mesma forma que na carreira 2.
- Alterne os padrões das tiras 1 e 2 de acordo com o comprimento desejado do produto.
- Feche as alças no final do trabalho.
Ao montar os pontos, tenha em mente que quanto mais largo o cachecol, menos confortável ele será de usar. Esse tipo de produto geralmente é dobrado ao meio, então os fãs de tela única devem ficar atentos à largura do produto. Os especialistas também recomendam verificar cuidadosamente o padrão ao criar cada nova tira.
Um cachecol feito de elástico ondulado pode ser complementado com decoração de franjas. Para criá-lo, você precisa puxar laços longos vazios através do tecido acabado a partir das extremidades fechadas do produto usando uma agulha de crochê ou tricô.
Você também pode prender a carreira tricotando-a com pontos meia ou meia para que isso não afete o comprimento das laçadas. Depois disso, cada um deles é cortado em 2 partes. Algumas costureiras preferem não cortar as laçadas, mas torcê-las, passando-as por cada agulha de tricô e puxando os fios firmemente com a agulha de tricô, de modo que pareça uma “hélice de helicóptero”.
Baixada
Os fãs de cachecóis volumosos, que chegaram ao mundo moderno vindos dos países do norte, podem tricotar golas usando elástico estrangeiro em suas diversas variações. Quem gosta de peças sem costura deve usar agulhas de tricô circulares, enquanto outros podem tricotar uma gola à moda antiga, usando duas ferramentas adicionais. Antes de começar a trabalhar, você precisa descobrir qual deve ser a largura do produto e quantas voltas ele será usado. O comprimento do acessório depende do último indicador.
A costureira também precisará medir a circunferência da cabeça se ela estiver tricotando a peça para si mesma. Isso é necessário para que o cachecol fechado possa ser colocado e retirado facilmente. É preciso levar em conta que para 1 volta do produto para um adulto são de 50 a 65 cm. A estes valores adicione mais 3-4 cm. Se o laço estiver em várias voltas, o comprimento não deve ser menor que 135-140 cm, e a largura - 23-26 cm.
Para tricotar um cachecol tubular, você precisa:
- Comece montando pontos nas agulhas circulares.
- Tricotar a primeira carreira depois de montar o ponto usando apenas pontos meia ou apenas pontos meia para fechar a linha.
- Marque o local onde a tela está conectada com um farol de plástico. Isso é necessário para evitar se perder ao completar o padrão e permanecer dentro do design.
- Comece a trabalhar com a técnica do elástico francês na variação escolhida, por exemplo, com um deslocamento.
- Trabalhe a carreira 1 com um padrão de canelado 2x2, onde 2 pontos tricô seguem 2 pontos meia.
- Crie o deslocamento necessário na linha 2, onde depois do ponto de borda 1 laçada será uma laçada frontal, e depois dela haverá 2 laçadas traseiras e 2 laçadas frontais.
- Tricotar o produto na largura desejada e fechar as laçadas.
O produto final é experimentado, lavado e usado. No caso de um cachecol snood, antes de começar o trabalho principal, você também precisa tricotar uma pequena amostra e observar como o fio se comporta no trabalho. O teste também ajudará você a entender em quantas camadas dobrá-lo para deixar o tecido mais confortável e quente.
O padrão de tricô elástico francês é popular entre as costureiras há séculos. Durante esse período, o material para tricô e a técnica de criação de coisas melhoraram e se tornaram melhores e mais diversificados.
Vídeo sobre tricô elástico francês com agulhas de tricô
Como fazer um elástico francês com agulhas de tricô: