Desenhar naturezas-mortas decorativas ajuda os artistas iniciantes a aprender a fazer linhas suaves, representar as formas dos objetos corretamente e também a ver de que lado a luz incide e onde a sombra está localizada. É importante que iniciantes experimentem diversos assuntos em diferentes estilos artísticos para entender como pintar uma natureza-morta em cores e em preto e branco.
O que você precisa para desenhar naturezas-mortas
Naturezas-mortas decorativas em diferentes estilos podem ser pintadas usando qualquer material. Para as crianças, é aconselhável realizar várias aulas onde elas representarão objetos ou frutas em desenhos usando tintas, nanquim, canetas e lápis simples.

Isso é necessário para que a criança aprenda a desenhar formas corretas, aplicar traços na direção correta e também indicar sombras e realces.
Para pintar com tintas, você precisa de papel grosso que não deforme nem enrole quando exposto à umidade. Você pode comprar folhas especiais para aquarela em lojas especializadas.
Você também precisará de um conjunto de pincéis de diferentes tamanhos e graus de rigidez de cerdas. Para misturar tintas você precisa de uma paleta. Em casa, ele pode ser substituído por um pires de cerâmica ou papelão branco brilhante.

Uma natureza morta pode ser copiada de uma imagem plana, mas para ensinar uma criança a perceber as formas dos objetos e retratá-los corretamente no papel, é necessária uma composição. Todos os objetos que serão desenhados devem ter formas simples. Podem ser bolas, cilindros, cubos, cones. Para desenhar frutos é aconselhável utilizar exemplares grandes.
Desenhar ao vivo é mais fácil quando a folha de papel não está sobre a mesa, mas sim inclinada. Para colocá-lo dessa forma, você precisa de um cavalete. É uma placa de madeira sobre um suporte, na qual uma folha de papel é fixada com alfinetes. Você pode comprar um pequeno cavalete de mesa. Não ocupará muito espaço e será prático de usar.
Para desenhar com lápis você precisará de um apontador. A ponta de cada lápis deve ser sempre fina para poder desenhar linhas e traços precisos. Você também precisa de uma borracha para remover linhas auxiliares e traços extras.
Instruções passo a passo para desenhar uma natureza morta simples com um lápis para crianças
Naturezas-mortas decorativas (em diferentes estilos você pode desenhar naturezas-mortas simples usando apenas lápis) podem ser desenhadas com lápis simples.
Para trabalhar você precisa de 3 ferramentas, diferentes em grau de dureza:
Dureza do lápis | Designação da letra |
Sólido | T ou H |
Duro-macio | TM ou HB |
Macio | M ou B |
Esta master class descreve um desenho que representa uma caneca de ferro e uma pequena maçã.
Esboço
Primeiro, você precisa desenhar linhas auxiliares para facilitar o desenho das formas dos objetos e, em seguida, desenhar os contornos da caneca com a alça e da maçã. O esboço é criado usando um lápis duro (T ou H). Não pressione a ferramenta com muita força; as linhas devem ser quase imperceptíveis para que possam ser facilmente apagadas depois.
Procedimento:
- Desenhe uma linha horizontal fina na parte inferior da folha. Este será o limite visual da superfície na qual os objetos estão localizados.
- Desenhe uma pequena linha vertical no centro da folha. Ela marcará o meio da caneca. É importante levar em conta que quando uma pessoa olha para um objeto sobre uma mesa, a linha da superfície está localizada um pouco mais distante, e não imediatamente abaixo dos objetos.

- Agora você precisa marcar o diâmetro da caneca. Para fazer isso, você deve desenhar uma linha horizontal perpendicular ao eixo principal da caneca. Ele deve estar localizado na parte superior.
- Desenhe uma forma cilíndrica.
- Desenhe as bordas da caneca no formato oval na parte superior e marque o formato da parte inferior com uma linha arqueada. Em outras etapas do desenho, essa linha ajudará você a aplicar o sombreamento corretamente.
- Desenhe uma maçã. Ele deve ficar um pouco mais próximo do artista, o que significa que será desenhado abaixo do fundo da caneca.
- Desenhe uma alça e bordas na parte superior da caneca.
Nesta fase, não há necessidade de apagar as linhas auxiliares.
Detalhamento
Você precisa desenhar os detalhes com o mesmo lápis.

Procedimento:
- Desenhe um rabo na maçã. Desenhe um destaque no lado esquerdo. Ele deve se assemelhar a um triângulo invertido, apenas suas bordas devem ser lisas, repetindo o formato redondo da fruta.
- Abaixo da maçã, marque a área onde ela projetará sombra.
- Trace o contorno da caneca.
- Na frente do prato, desenhe 3 linhas verticais curtas paralelas entre si. Essas linhas ajudarão você a definir corretamente sombras e destaques.
Use uma borracha para apagar cuidadosamente as linhas-guia que foram usadas para desenhar o formato da caneca.
Designação de sombras e realces
Para sombrear você precisará dos 3 lápis. Ferramentas cegas devem ser afiadas.
Procedimento:
- Usando um lápis duro, sem pressionar, sombreie a maçã sem tocar no destaque.
- Misture os traços.
- Pinte o interior e o exterior da caneca usando linhas verticais. O sombreamento deve ser aplicado ao longo das bordas. 1 das tiras auxiliares. A tira restante no meio deve ser deixada branca.
- Usando um lápis duro e macio, escureça o lado direito da caneca sem pressionar. Sombreie as alças, repetindo seu formato.
- Misture todos os traços.
- Usando linhas horizontais, sem pressionar o lápis, pinte a superfície onde os objetos estão.
- Misture os traços.
- Usando uma leve pressão no lápis, escureça o interior da caneca, bem como o lado direito e as alças. Sombreie as partes inferior e direita da maçã. Misture todas as linhas novamente.
- Use um lápis duro para colorir o fundo do desenho. Misture as linhas.
- Usando um lápis macio, sem pressionar, escureça o interior da caneca, no lado esquerdo.
- Sombreie o lado direito da caneca e sua alça.
- Escureça a parte inferior e o lado direito da maçã e pinte também a cauda.
- Trace o contorno do desenho.
- Aplicando uma leve pressão no lápis, desenhe uma sombra sob a maçã.
Se os destaques forem tocados acidentalmente, eles precisam ser clareados com uma borracha.
Desenho em estilo gráfico
Uma natureza-morta decorativa pode ser feita em estilo gráfico. A peculiaridade dessa técnica de desenho é que as sombras e a luz são mostradas não pela transição de cores, mas pelas direções dos traços, bem como na forma de vários pontos e manchas. Este estilo é caracterizado pelas cores preto e branco, mas o uso de linhas coloridas não é proibido.
Esta master class descreve uma natureza-morta representando utensílios de metal. Será uma jarra de pé com gargalo estreito e base arredondada, uma jarra deitada com gargalo largo e um copo sobre um pires. O fundo mostrará uma tela amassada e a borda de uma mesa de madeira.
Para o trabalho, você pode usar um lápis simples, uma caneta de gel preta ou guache preto misturado com tinta artística em proporções iguais. Você pode usar vários materiais ao mesmo tempo, por exemplo, guache + tinta + caneta gel.
Como desenhar:
- Faça um esboço com um lápis simples. Desenhe uma linha horizontal para indicar a borda da mesa.
- Para cada objeto, desenhe eixos indicando sua altura e largura. Para o jarro maior, você precisará fazer mais marcas para indicar onde o formato estreita e alarga. Essas marcas facilitarão desenhar linhas suaves.

- Desenhe o contorno dos pratos.
- Desenhe as partes internas e as alças.
- No fundo, descreva grandes dobras de tecido. Eles devem ser posicionados na direção dos cantos para o centro. Em direção ao meio do desenho, as dobras devem parecer mais finas.
- Apague todas as linhas auxiliares com uma borracha.
- Contorne o desenho com caneta gel ou tinta misturada com guache, utilizando um pincel fino. No caso 1 o desenho será mais preciso.
- Pegue um pincel médio, pegue um pouco de tinta preta e pinte sobre todas as áreas de sombra no jarro. O pescoço visto de dentro, a parte de baixo, uma pequena área em cima. Dentro do braço, aplique 2 pequenas pinceladas ao longo da borda para imitar reflexos escuros.
- Por analogia, você precisa pintar sobre todas as grandes áreas de sombra no jarro maior. Esta será a parte de trás do pescoço, a parte inferior, a parte interna da alça, o lado direito da parte mais larga. É importante não pintar por cima da última seção até a borda direita. Deve haver um espaço livre estreito entre o ponto preto e o contorno do desenho.

- Na parte arredondada do jarro, mais próxima do lado esquerdo, deve sobrar 1 destaque grande e redondo.
- O interior do vidro deve ser pintado no lado esquerdo. Desenhe uma faixa horizontal na frente. Desenhe uma sombra no pires e pinte sua base.
- Escureça grandes dobras de tecido onde elas formam sombras.
- Depois que a tinta estiver seca, comece a aplicar pinceladas. Elas podem ser aplicadas com caneta gel ou com tinta preta e pincel fino.
- Use traços horizontais para preencher a parte central do jarro deitado e também descreva uma sombra nas dobras do tecido onde a tela fica em uma superfície horizontal.
- Aplique traços horizontais nas bordas do destaque redondo no jarro maior.
- Escureça as bordas do vidro, deixando um ponto claro no lado esquerdo.
- Use movimentos verticais para preencher a alça do jarro deitado, bem como o gargalo do recipiente em pé.
- Escureça as dobras do tecido que preenchem o tom aplicando pinceladas em ângulos diferentes.

Preencha outras partes do desenho com linhas que repitam o formato dos elementos que estão sendo coloridos.
Pintura acrílica simples
Uma natureza-morta decorativa (em diferentes estilos de desenho, você pode combinar tintas com lápis acrílicos), pintada com tintas acrílicas, ficará brilhante e bonita. Esta master class descreve um desenho que representa uma melancia e 1 fatia de melancia.
Quais tintas são necessárias para o trabalho:
- verde;
- amarelo;
- preto;
- vermelho;
- branco;
- marrom;
- azul.
Procedimento:
- Usando um lápis simples, desenhe uma linha horizontal indicando o limite da superfície onde a melancia está.
- Desenhe uma melancia grande e alongada.
- Desenhe alguns móveis retorcidos e uma folha em cima deles.
- Desenhe uma fatia de melancia próxima.
- Desenhe a borda entre a crosta e a polpa na forma de uma linha arqueada.
- Dentro da fatia, desenhe várias sementes grandes em formato de lágrima.
- Em uma superfície horizontal, marque a área onde a sombra da melancia incide.
- Pinte a melancia, o caule e a casca da fatia de verde. É importante aplicar traços que acompanhem o formato dos objetos.

- Quando a tinta secar, use pequenas pinceladas para pintar a polpa da fatia de melancia de vermelho.
- Usando um pincel seco com cerdas duras, pinte 3 listras largas na melancia grande com tinta amarela.
- Enquanto a tinta ainda estiver úmida, adicione 3 a 4 pinceladas longas de verde no centro de cada tira.
- Misture tinta verde com uma gota de preta. Use o tom resultante para escurecer a parte inferior da melancia, bem como a parte inferior da fatia. Desenhe uma sombra na folha de melancia.
- Misture vermelho e branco na proporção de 3:1. Clareie a parte superior da fatia de melancia aplicando tinta com movimentos leves.
- Pinte a superfície onde a melancia está com a cor marrom, sem tocar na área onde a sombra ficará visível. Os traços devem ser curtos e horizontais.
- Pinte o fundo de azul. Os traços podem ser aplicados em ordem aleatória.
- Use tinta preta para desenhar as sementes dentro da fatia de melancia.
- Misture a cor marrom com 2 gotas de preto. Marque a sombra sob a melancia aplicando traços horizontais.


Usando tinta branca, adicione um destaque ao lado esquerdo da melancia redonda.
Natureza morta com guache
Guache é uma tinta espessa. Por isso, é mais fácil aplicá-lo com pincéis de cerdas duras. Esta instrução descreve um desenho que representa um pote de barro, uma maçã e uma pera.
Quais cores de tinta você precisará para o trabalho:
- azul;
- preto;
- marrom;
- amarelo;
- vermelho;
- laranja;
- verde.
Como desenhar:
- Usando um lápis simples, desenhe uma linha horizontal para indicar o limite da superfície na qual os objetos estão localizados.
- No centro do desenho, marque o meio do pote de barro com uma linha vertical.
- Use 3 linhas horizontais para marcar a largura da parte inferior, do meio e o tamanho do pescoço.
- Desenhe um pote.
- À esquerda, desenhe uma maçã e, à direita, uma pêra deitada de lado.
- Apague todas as linhas auxiliares.
- Mergulhe um pincel molhado na tinta azul e espalhe o pigmento no fundo e abaixo dos objetos.
- Pegue um pouco de azul novamente e faça alguns traços, pintando as bordas inferiores de todos os objetos.

- Pinte o topo da pera, o lado direito da maçã e o meio da parede do vaso com tinta amarela.
- Misture marrom e amarelo em proporções iguais. Pinte o vaso, deixando o destaque amarelo no meio intacto.
- Pinte o lado esquerdo da maçã de vermelho.
- Usando tinta laranja, faça 2 a 3 pinceladas na parte amarela da maçã, mais perto da borda.
- Pinte a parte superior da pera e a parte inferior de verde. Sem lavar a tinta, molhe levemente o pincel com água e faça 3-4 pinceladas na parte amarela da pera.
- Use marrom para marcar as sombras no vaso e também escurecer seu interior no lado esquerdo. Desenhe um rabo na maçã.
- Use tinta laranja para fazer alguns traços na parede do vaso, no lado onde a maçã está localizada.
- Misture tinta verde com uma gota de azul. Use a sombra resultante para escurecer a parte inferior da pêra e desenhe sua cauda.
Dilua a tinta preta com água e aplique algumas pinceladas sob os objetos para imitar a sombra.
Desenhando com lápis aquarela
A mina dos lápis aquarela é muito mais macia do que a dos lápis comuns. Graças a essa característica, esses lápis são fáceis de sombrear. As transições de cores são suaves. Esta master class descreve um desenho que representa uma maçã e uma pera.
Quais cores de lápis são necessárias para o trabalho:
- cinza;
- verde;
- laranja;
- vermelho;
- amarelo;
- cor ocre;
- marrom;
- preto;
- branco.
Como desenhar:
- Usando um lápis simples, desenhe uma linha horizontal no centro da folha.
- Desenhe uma maçã e uma pera à esquerda dela.
- Adicione caudas e grandes destaques às frutas. Na maçã, o destaque ficará um pouco mais alto do que na pêra.
- Marque a área onde a sombra da fruta cairá.
- Apague todas as linhas extras.
- Usando um lápis cinza, desenhe traços horizontais para pintar sobre a superfície onde a fruta está. Não há necessidade de pintar sobre a área que indica a localização da sombra.
- Pinte o canto direito do fundo com o mesmo lápis, aplicando traços diagonais.
- Sombreie o canto esquerdo do fundo em verde.
- Misture todos os traços.

- Pinte a maçã de laranja sem pressionar o lápis. Os traços devem ser aplicados em círculo. Os destaques devem permanecer brancos.
- Usando um lápis amarelo, sem pressionar, pinte sobre a pêra, sem tocar nos realces.
- Misture todas as linhas.
- Pinte as pontas das frutas de marrom.
- Usando um lápis vermelho, sombreie cuidadosamente a base da maçã e realce o blush no lado direito. Misture as linhas.
- Usando um lápis ocre, destaque as sombras na parte inferior da pêra e marque também as manchas no lado direito.
- Use um lápis preto para destacar a sombra sob a fruta.
Sombreie os destaques com um lápis branco. Misture os traços de modo que a cor branca cubra levemente os outros tons dentro do destaque.
Desenho a tinta preta e branca
Uma natureza-morta decorativa (em diferentes estilos de desenho, a tinta é misturada com guache para que a tinta adira mais densamente ao papel) pode ser desenhada em preto e branco, usando apenas tinta artística. Esta master class descreve um desenho que representa uma jarra, um prato com batatas, um maço de cebolas e 1 cogumelo.

Como desenhar:
- Desenhe uma linha horizontal com um lápis simples.
- Desenhe todos os objetos na seguinte ordem: um prato com batatas à esquerda, uma jarra no meio, um maço de cebolas acima e um cogumelo à direita.
- Adicione grandes dobras de tecido ao fundo.
- Não há penumbras neste desenho. As áreas escuras são completamente pintadas de preto. Para não perder os limites dos objetos, o desenho precisa ser contornado com tinta e pincel preto.
- A luz incidirá sobre os objetos pelo lado esquerdo. Isso significa que o lado direito do desenho ficará escuro.
- Pinte sobre as dobras do tecido onde elas criam sombras.
- Em seguida, você deve escurecer o lado direito do jarro e sua tampa no lado direito. As linhas salientes devem ser deixadas brancas. Eles tornam os contornos dos objetos mais claros. Sobre um fundo branco, essas linhas precisam ser continuadas, finalizando com a cor preta.
- Pinte metade do chapéu do cogumelo e a parte inferior do caule.
- Escureça metade de cada cebola.
- Desenhe uma sombra na batata e no prato.
É importante desenhar os limites de luz e sombra de forma suave e semicircular. Linhas retas arruinarão o desenho e o privarão de volume visual.
Exemplos de imagens para copiar, dicas para iniciantes
Dicas para aspirantes a artistas:
- O esboço a tinta deve ser quase imperceptível. Não pressione o lápis, caso contrário, os amassados do grafite ficarão bem visíveis mesmo depois de colorir.
- Antes de aplicar os toques finais em um estilo gráfico, você precisa pensar no posicionamento deles. Linhas aplicadas incorretamente distorcerão a imagem.
- Os traços do lápis devem ser sombreados longitudinalmente, não transversalmente.
- É importante lembrar que o guache fica mais claro depois de secar. Portanto, antes de aplicar qualquer sombra a um desenho, é preciso testá-la em um pedaço de papel desnecessário. Aplique algumas pinceladas e deixe secar, depois compare se o resultado corresponde às suas expectativas.
Naturezas-mortas decorativas podem ser pintadas em preto e branco ou em cores, usando diferentes estilos e ferramentas. O principal é aprender a desenhar corretamente as formas dos objetos, bem como determinar corretamente as direções da luz e da sombra. Para copiar você pode usar as imagens apresentadas no artigo.
Autor: Frolova Ekaterina
Vídeo sobre desenho
Natureza morta decorativa em diferentes estilos: