Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

A imagem de um índio nobre, forte e corajoso atrai crianças há séculos, e é por isso que o traje de um nativo da América do Norte e do Sul pode ser visto frequentemente em festas infantis e festas de Ano Novo. Faça você mesmo esta fantasia para um menino ou uma menina não será difícil mesmo para quem não sabe costurar.

Características de design e paleta de cores

As tradições de vestimenta nacional dos índios da América do Norte e do Sul foram desenvolvidas ao longo dos séculos e dependiam do estilo de vida e da região de residência da tribo. Muitos índios eram caçadores, então as roupas eram feitas principalmente de peles de bisão, antílope ou veado.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Os índios conseguiam processar as peles com tanto cuidado que elas ficavam finas e macias, mas permaneciam fortes.

Dependendo da região de residência, o conjunto de roupas masculinas incluía:

  • camisa de couro;
  • 2 calças costuradas separadamente e presas na cintura;
  • cinto;
  • capa (poncho).

As roupas indianas eram decoradas com padrões bordados, franjas feitas de tiras finas de couro, penas e contas. A quantidade de decoração nas roupas de um homem era determinada por seu sucesso em batalha ou caça.

Em feriados, rituais e cerimônias, os homens usavam toucas, e sua aparência dependia de quem era considerado o patrono da tribo: um urso, um corvo, um lobo, uma águia. O acessório de cabeça masculino mais famoso é chamado de cocar de guerra, ou boina militar. Era um cocar feito de várias fileiras de penas grandes, e seu comprimento podia chegar ao chão.

O cocar de guerra foi feito com penas de águia dourada cuidadosamente selecionadas. Somente líderes e guerreiros proeminentes tinham permissão para usar tal decoração em feriados.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

O resto dos guerreiros usava uma Barata na cabeça – um punhado de penas de porco-espinho ou um pedaço de pele de cavalo, alce ou veado, preso em forma de pente. Muitas vezes, os indianos faziam o penteado Roach raspando o cabelo e deixando apenas um pente. Na vida cotidiana, uma grande pena de águia, presa a uma faixa na cabeça, era frequentemente usada para decorar o cabelo.

As roupas femininas não eram menos coloridas: incluíam uma camisa com uma saia longa ou um vestido feito de duas peles, com uma anágua ou calça usada por baixo. Todas as roupas eram decoradas com conchas, dentes e garras de animais, pedaços de lã, miçangas, franjas, bordados, moedas e penas.

Nos pés, os índios usavam mocassins - chinelos de couro macio, também ricamente decorados. Leggings - polainas na altura do joelho - eram frequentemente usadas em combinação com mocassins. O traje indiano era complementado por uma variedade de joias: contas no pescoço, colares, pulseiras, anéis.

Os penteados de homens e mulheres eram os mesmos: cabelos longos e soltos eram presos na testa com uma faixa ou um cinto, e duas tranças também eram frequentemente trançadas.

Uma fantasia indiana para menino parecerá uma de verdade se você usar os materiais e a paleta apropriados para criá-la. O traje indiano se destaca pelo esquema de cores naturais, então para o trabalho você precisará de materiais em tons de bege e marrom.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Para decorar o look, itens decorativos em cores brilhantes como azul, verde e vermelho serão úteis. O traje será complementado por armas indígenas: um arco e flechas, um tomahawk ou uma faca.

Terno para menino

O mais simples e Uma maneira rápida de criar uma fantasia indiana é usar uma camiseta e um short que seu filho tenha no guarda-roupa. (ou jeans, calças). Roupas de cores claras combinam com a ideia: branco, bege, creme, cinza claro, marrom claro. Basta decorar uma camiseta e uma calça com franjas de cor marrom, imitando pele de animal.

As franjas podem ser compradas prontas ou cortadas em tecido. A franja pode ser facilmente montada usando fios de tricô, costurando-os em uma trança grossa e estreita. Nas calças, a franja é costurada ao longo da costura lateral externa; em uma camiseta, ela é colocada ao longo dos ombros e laterais. Uma trança brilhante com um padrão geométrico ajudará a destacar a franja fofa.

Você também pode decorar sua roupa com uma estampa étnica. O desenho é aplicado convenientemente com tintas de tecido ou acrílicas, que não borram nem deixam marcas na pele. Após a impressão de um desenho indiano estilizado, a imagem é transferida para o tecido e colorida.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Neste caso, é necessário colocar um retângulo de papelão dentro da camiseta para não manchar a parte de trás da peça.

A criança geralmente consegue colorir sozinha com sucesso. Um menino pode usar sua imaginação e criar seus próprios símbolos étnicos: para roupas indianas, símbolos como ondas, ziguezagues, círculos, triângulos, imagens esquemáticas de penas e animais são adequados.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Um avental é colocado sobre as calças. É um pedaço retangular de tecido com um cinto que amarra nas costas. O avental também costuma ser decorado com padrões geométricos e franjas.

Uma fantasia de índio para menino ficará ainda mais elegante se você fizer um poncho. Para fazer isso, você precisará de um pedaço quadrado de tecido medindo 0,7 x 0,7 m. O tecido é dobrado e um buraco para a cabeça é cortado no centro.

O perímetro do corte é aparado com franjas, e o babador no centro é decorado com vários elementos decorativos:

  • moedas;
  • conchas;
  • contas grandes;
  • um desenho aplicado com tinta;
  • pedaços de pele;
  • contas;
  • penas.

Não é difícil costurar uma camisa estilo indiano para um menino. O molde é um pedaço retangular de tecido, cuja altura é igual ao comprimento do ombro da criança até o joelho, e a largura é 1,5 vezes o volume do peito. As mangas também são cortadas em forma de retângulos.

Esta camisa é decorada com franjas, que podem ser cortadas do mesmo material, bem como de outros materiais de acabamento.

Fantasia para menina

A vestimenta feminina indiana inclui uma túnica e calças, que podem ser substituídas por um vestido longo e solto. Um padrão de túnica simples é um pedaço retangular de tecido, onde a altura é determinada pelo comprimento do ombro da criança até os joelhos, e a largura é determinada pela circunferência do peito + 10-15 cm. Decotes semicirculares são feitos na parte superior.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Com esse corte, basta costurar as costuras dos ombros e laterais e a túnica está pronta. A parte inferior pode ser deixada plana ou cortada em formato de triângulo, com o canto agudo no centro da parte frontal.

O traje é decorado com franjas, que são costuradas em:

  • nos ombros;
  • seios;
  • ao longo da parte inferior do produto;
  • nas costuras laterais.

O traje indígena para menino ou menina deve ser ricamente decorado, então contas são tecidas e presas na franja, e complementadas com tranças multicoloridas "trepadeira" ou "centopéia". A túnica fica linda, cujo principal elemento decorativo é o babador. Para fazer isso, corte um triângulo e decore-o com miçangas, tranças, bordados e penas.

Um babador com um padrão em forma de rosto de animal ou cabeça de pássaro parece original. O triângulo é costurado na parte frontal da túnica.

Em vez de um babador, você pode fazer uma tanga que é usada sobre a túnica. A faixa de cabeça pode ser feita de um pedaço de tecido fofo que imita lã. As dimensões da tanga são determinadas pelos parâmetros da criança: comprimento da cintura até o meio da coxa e volume dos quadris.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar
Detalhes de fantasias indianas para meninos e meninas

A bandagem pode ser cortada na forma de vários triângulos costurados juntos ou feita de forma assimétrica. O acessório inusitado será complementado por contas, redondas e oblongas, fixadas em partes salientes em forma de pingentes. A bandagem é decorada com um cinto na parte superior. Ele pode ser feito de um pedaço de tecido e ricamente decorado com miçangas, penas e tranças.

Uma fantasia de menina pode ser composta pelos seguintes elementos:

  • calças (jeans) com franjas costuradas nas laterais;
  • cinto de couro trançado;
  • camiseta leve;
  • colete cuja parte inferior e frontal são decoradas com franjas.

Aquecedores de pernas completam o look; elas podem ser facilmente costuradas a partir de tecido de malha. A parte superior desta peça é decorada com borlas com franjas ou penas, miçangas.

Cocar

O traje indiano para menino e menina é complementado por um cocar. A opção mais simples é uma faixa estreita que prenda o cabelo. No entanto, um cocar complexo e multicomponente feito de penas parece mais atraente; para isso, penas naturais, tecido, papel e feltro são úteis.

De penas

A barata mais brilhante e bonita é feita de penas naturais. Penas podem ser compradas em lojas de artesanato. Você deve escolher penas de cores naturais. Outra opção é coletar penas de aves domésticas ou selvagens. Neste último caso, devem ser tratadas com vapor, com especial atenção para as hastes.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

A maneira mais fácil de fazer um cocar de guerreiro ou chefe com suas próprias mãos é costurar penas em uma tira de tecido, cujo comprimento é igual a 2 vezes o volume da cabeça da criança. As penas são dispostas em semicírculo no centro ou na lateral. Em seguida, uma trança brilhante é costurada no tecido por cima, para mascarar as costuras. Esta barata pode ser amarrada na parte de trás da cabeça.

Uma opção mais complexa envolve as seguintes etapas:

  1. Costure um chapéu com tecido elástico fino. Para isso, costuram-se as bordas e a parte superior de uma tira de tecido com 20 cm de altura e 5 a 7 cm de comprimento maior que o tamanho da cabeça da criança.
  2. O caule de cada pena é envolto em tecido brilhante até ¼ de sua altura, e o tecido é preso com cola ou costurado.
  3. As penas são presas ao chapéu de modo que as hastes formem um semicírculo.
  4. Os locais onde as penas são fixadas são cobertos com uma peça na testa bordada com miçangas.
  5. Pedaços redondos de tecido são costurados no gorro como pingentes de templo, e penas e contas são presas a cordões abaixo deles.

Em vez de um boné, neste caso você pode usar uma faixa de cabeça. Para decorar a parte da testa, você precisará de tintas acrílicas próprias para tecidos. Usando tintas, você pode desenhar padrões geométricos ou fazer pinturas pontilhadas que imitam miçangas.

Para outra opção para fazer um cocar de penas, você precisará de:

  • tecido de polipropileno tamanho A4 (2 folhas);
  • feltro preto;
  • penas.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Um padrão de barata semelhante a um kokoshnik é recortado em uma folha de papel. A altura acima da testa não deve ultrapassar 20 cm, as pontas da testa devem ficar acima das têmporas. Transfira o molde para o tecido de polipropileno e corte 2 pedaços.

Nos cantos da barata são feitos furos por onde passa uma corda, com a ajuda dela o cocar ficará na cabeça. Dois retângulos de feltro são colados na parte frontal de uma metade do kokoshnik, colocando-os nas laterais. A parte superior do elemento é encurtada em 5-6 cm.

As penas precisam ser enroladas em retângulos de feltro preto medindo 7x10 cm. Para fazer isso, a haste da pena é revestida com cola e envolvida em tecido. Para garantir que o material fique firme, ele também é preso com linha, enrolando-a ao redor do tecido.

Na próxima etapa, as penas são dispostas sobre um elemento de polipropileno: as mais altas são colocadas no centro e as menores são colocadas nas bordas. É assim que se forma uma forma semicircular.

As penas são coladas de forma que o feltro fique localizado de 5 a 7 cm acima da base, e as penas fiquem bem adjacentes umas às outras. Cole as penas nos retângulos de feltro laterais, posicionando-as em um ângulo em relação ao centro.

Toda a estrutura é lubrificada com cola e um segundo elemento feito de tecido de polipropileno é colocado por cima. Depois que as peças secam, penas curtas e fofas são coladas na parte superior da parte frontal.

Só falta prender o cocar indígena na faixa de cabeça. Para fazer isso, corte uma tira de 5 a 6 cm de altura e 40 a 50 cm de comprimento de um tecido escuro e grosso. Aplique um padrão geométrico com tinta: para criar a aparência de contas costuradas, use o método de aplicação de tinta pontilhada.

Para 2 pingentes de templo, corte 4 círculos com um diâmetro de 6-7 cm em feltro preto (2 frontais e 2 traseiros). Fios com penas ou contas amarradas são colados nos círculos traseiros, e a área de colagem é coberta com o círculo frontal. Um desenho é aplicado aos círculos do rosto usando tintas.

Pingentes decorativos são presos à bandagem nas têmporas. Só falta prender a bandagem ao cocar; isso pode ser feito com cola.

Feito de tecido

A barata pode ser feita de feltro. Para isso você precisará de 5 cores de feltro. Uma faixa larga para a cabeça é cortada em feltro preto. É conveniente fazer um curativo de 10 a 20 cm de tamanho para que a parte da frente fique localizada no centro da testa. Um elástico largo é preso às bordas da faixa de cabeça, o que permitirá que a criança tire e coloque o chapéu rapidamente.

Um padrão é feito de uma pena oval, ligeiramente alongada, em 3 tamanhos: 1 grande, 2 médios e 2 pequenos. Basta usar feltro de 2 a 3 cores. As penas são cortadas em quantidade dupla. Cada pena na parte da frente é costurada à máquina ou à mão com linha preta: o padrão deve imitar uma haste de pena e penas divergentes. Os elementos são então costurados para esconder a parte de trás da parte bordada.

Penas são costuradas na faixa da cabeça, e um padrão feito de elementos geométricos é costurado na parte da frente. Tiras finas de feltro com miçangas costuradas podem ser usadas como pingentes.

Traje indiano para menino ou menina feito à mão. Cocar

Penas para um cocar indígena podem ser feitas de chita. Para fazer isso, transfira o molde para o tecido e recorte as penas. As penas são dobradas em pares, com um espeto de madeira ou palito de coquetel inserido dentro e revestido com cola. As bordas das penas precisam ser afofadas puxando um pouco os fios.

Depois as penas são tingidas; para isso você pode usar tons naturais de pássaros – cinza, oliva, preto, branco, esverdeado, marrom. As penas resultantes são costuradas em uma faixa de cabeça feita de tecido grosso. As hastes são fixadas com cola ou costuradas, e fita decorativa é costurada em cima delas.

Do papel

Uma fantasia indiana para menino ou menina pode ser complementada com um cocar feito de papel. Para trabalhar, você precisará de papel colorido ou papelão ondulado fino.

O princípio da construção da barata é o seguinte:

  1. Recorte penas de papel usando um estêncil ou molde. As penas devem ter alturas diferentes (de 7 a 15-20 cm), mas a mesma largura (2,5-3 cm). Recomenda-se desenhar o núcleo e as penas individuais. Você pode dobrar as penas ao meio, depois endireitá-las e fazer cortes para imitar penas e fazê-las parecer penas de verdade.
  2. Recorte o bastidor e cole ou costure as bordas. O diâmetro do arco corresponde ao tamanho da cabeça da criança.
  3. Cole as penas no bastidor. Você pode colocá-las no centro, formando um semicírculo, ou preencher toda a parte frontal do bastidor com penas.
  4. Decore a parte da frente da faixa de cabeça com apliques ou desenhos, cole uma trança ou bordado para cobrir os pontos de fixação das penas. Prenda pingentes na área das têmporas; elas podem ser feitas de cordas finas, enfiadas com miçangas ou lantejoulas.

Você também pode fazer uma barata colocando penas na parte de trás do arco. Nesse caso, 2 a 3 penas serão suficientes.

Acessórios

Várias pulseiras e contas eram elementos essenciais do traje cotidiano e festivo dos indianos.

Como fazer joias originais:

Materiais Resultado Processo de fabricação
Massa, guache ou corante alimentício, cordão de elastano ou linha encerada Pulseira, contas Para colorir o macarrão rapidamente, coloque corante alimentício em um pote, adicione o macarrão e agite. A massa é então seca em uma assadeira ou folha de papel. Pode ser pintado à mão com guache. Para garantir que a tinta adira bem e não manche as roupas, é aconselhável borrifar a massa com spray de cabelo.

A massa é amarrada em um fio ou corda.

Penas, cordão colorido Contas As penas são amarradas a um fio pela ponta. A alternância de penas e contas fica linda.
Garrafa plástica, sacos coloridos ou fios Pulseira Corte um arco de 3 a 4 cm de largura da garrafa, o comprimento é ajustado de acordo com o tamanho da mão da criança (se precisar ser maior, corte o arco, adicione um pedaço de plástico e prenda com fita adesiva). O bastidor é enrolado com tiras de sacos coloridos, observando o padrão geométrico.
Um pedaço de couro, tintas acrílicas, cordão, penas Decoração de seios De um pedaço de couro, corte 2 círculos com um diâmetro de 5-7 cm. Entre os círculos, insira um pedaço de barbante com um comprimento tal que a decoração caiba no centro do peito da criança. O cordão é preso com cola. Penas são coladas entre os círculos para que fiquem penduradas livremente; você pode adicionar conchas e moedas suspensas em fios. Os círculos são colados ou costurados. A parte frontal da decoração é pontilhada de tintas.
Cordão trançado (soutache, varal, barbante de polipropileno) Usando a técnica de macramê, você pode tecer uma decoração para o peito no formato de uma coruja, um rosto de animal e costurar miçangas no lugar dos olhos. O padrão geométrico parece interessante. O pingente é preso a um cordão longo de modo que a decoração fique localizada no meio do peito da criança.
Feltro, miçangas, cordão plano Os elementos são recortados em feltro (formato – pepino indiano), cada elemento em 2 cópias. Os elementos são costurados juntos e um pequeno enchimento sintético é colocado dentro para adicionar volume. Em seguida, os elementos são costurados na trança, alternados com miçangas.

Se a criança tiver cabelo comprido, ele pode ser deixado solto e mechas individuais podem ser trançadas em marias-chiquinhas finas, com miçangas presas nas pontas. Um penteado feito com duas tranças soltas jogadas sobre o peito fica lindo. O traje será complementado por armas indígenas: um tomahawk, uma lança ou um arco.

Uma fantasia indiana será útil para uma festa de aniversário temática ou evento de Ano Novo. Uma festa temática indiana será um evento memorável para um menino ou menina e seus amigos. Fazer uma roupa com suas próprias mãos não leva muito tempo, é especialmente emocionante criar uma fantasia indiana junto com uma criança.

Vídeo sobre traje indiano

Aula magistral: como fazer um cocar indiano com papel A4 – Roach:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho