Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

O chapéu de bruxa é frequentemente encontrado como um elemento fantasia de carnaval. Você pode costurá-lo você mesmo, o que lhe permite fazer seu cocar individual. Às vezes, o chapéu é usado para decorar a casa na véspera do Halloween, e algumas pessoas o usam para complementar sua roupa.

A facilidade e acessibilidade na escolha de materiais e designs permitem que você costure um chapéu de tamanho pequeno que servirá como uma pequena decoração estilosa para sua casa.

Cálculos necessários para o chapéu

Para costurar um chapéu de tecido, você precisa fazer um molde.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

Primeiro você precisará de papel; com sua ajuda você pode fazer esboços, transferir o desenho para o tecido:

  1. Você precisa medir a circunferência da sua cabeça e calcular o raio.
  2. Usando a fórmula R= L / 3,14 / 2, você precisa calcular o volume do chapéu.
  3. Em seguida, você precisa medir quantos cm serão necessários para a aba do chapéu.
  4. Você precisa deixar cerca de 1 cm para a costura e 1 cm para o acabamento das bordas.
  5. Você também deve calcular o consumo de fio para circundar a aba e a armação do topo do chapéu.
  6. Ao substituir o fio por fita de borda, a rigidez não será suficiente. Você pode reforçar ainda mais a estrutura usando papelão.
  7. A colagem deve ser feita com supercola para maior confiabilidade.
  8. Se desejar, você pode inserir um cordão e um elástico para deixar o chapéu mais ajustado à sua cabeça. Isso exigirá fixação perimetral para aumentar o nível de rigidez.

Um chapéu de bruxa feito por você mesmo também deve ter uma altura confortável para que o peso do tecido não incline a estrutura para o lado. Você pode fazer um retentor de arame e depois passá-lo na costura.

Em geral, as coroas de bruxa podem ser completamente diferentes: enrugadas, longas, com uma inclinação ou borlas na extremidade curva. Quanto à decoração, você também pode decorar com glitter, miçangas e adesivos sensíveis ao calor.

Como fazer um chapéu de bruxa de tecido

Na maioria das vezes, as artesãs escolhem a opção padrão de fazer um chapéu de tecido. Isso geralmente é complicado pelo fato de que nem todo tipo de material é rígido. É necessário reforçar a estrutura com papelão e arame. Portanto, é melhor escolher um material denso e rígido.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

Para fazer isso você vai precisar de:

  • têxtil;
  • tesoura;
  • agulhas e linhas na cor do tecido;
  • arame para a estrutura;
  • papelão ou papel para moldes;
  • materiais decorativos.

O processo de fabricação é o seguinte:

  1. Primeiro você precisa tirar medidas para criar um molde. Os métodos de cálculo foram descritos anteriormente. Você pode usá-los para fazer medições com uma margem de 1–2 cm para a moldura.
  2. O fio deve ser dobrado em círculo, levando em consideração a circunferência da cabeça. Vale a pena considerar a circunferência dos círculos externo e interno.
  3. O molde deve ser transferido para o tecido. Primeiro, você precisa fazer uma tampa.
  4. Os campos devem ser feitos de partes idênticas de circunferência igual.
  5. O fio deve ser preso em um anel na parte de trás, na costura interna.
  6. O arame pode ser substituído por papelão, que deve ser cortado em um único pedaço para reforçar a aba na base do chapéu.
  7. Conecte as peças com um ponto invisível.
  8. As fixações das peças podem ser decoradas com fita de borda ou outros materiais.

O produto final é experimentado e, depois, a parte de trás da costura é costurada caso fique muito grande ou não caia bem na cabeça.

Um chapéu de bruxa faça você mesmo também pode ser costurado com outros materiais. Como alternativa, use tecidos macios, mas densos, como feltro, pano ou estopa. Menos frequentemente, esse acessório é feito de couro e lã.

Chapéu de bruxa de feltro

O feltro pode variar em composição e características, por isso suas propriedades afetam diretamente a densidade do tecido. E isso é importante para atingir o resultado desejado.

Para ajudar você a fazer a escolha certa, abaixo estão as características típicas do feltro:

Natural Sintético Misturado
O feltro de plumas é um material macio e delicado, considerado de melhor qualidade. A composição contém pelos macios de lebre, raposa e coelho. O feltro acrílico é considerado um produto plástico reciclado, por isso possui alta rigidez. Tem densidade aumentada, mantém bem o formato, mas não dobra bem. Este material é feito de fibras sintéticas e naturais e é considerado um tipo misto de feltro. A qualidade depende da quantidade de um ou outro material que predomina. As matérias-primas naturais são limpas e selecionadas, e a penugem é enrolada. Então, durante o tratamento térmico, a penugem é feltrada e forma um tecido uniforme. Para dar rigidez, é adicionado material artificial, dando espessura e densidade ao feltro.
A lã é um material mais grosso, caracterizado por maior peso e rigidez. Possui alta resistência; feito de lã de ovelha e cabra. O material de poliéster, por outro lado, é muito macio, mas mantém bem seu formato. Este é um dos produtos de consumo mais procurados e de baixo custo.
O feltro de lã é feito de lã e penugem. A proporção pode variar, portanto as propriedades do consumidor diferem dependendo da composição. Se a lã predominar, o material será semelhante ao feltro de lã. Com uma maior adição de plumas à composição, o material se assemelha a um análogo de plumas macias.

Para costurar um chapéu, são adequados lã, poliéster ou feltro misto, que sejam suficientemente rígidos.

Para fazer o cocar você vai precisar de:

  • feltro de duas cores;
  • linha preta e agulhas;
  • fita de cor escura ou preta;
  • cartão;
  • enchimento (penugem sintética ou enchimento sintético);
  • contas para decoração;
  • tesoura;
  • pinças;
  • cola quente.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

Processo de fabricação:

  1. É necessário preparar um cone de feltro para criar a altura da tampa. Você precisa medir a circunferência da cabeça e fazer um molde.
  2. Em seguida, você deve transferir as medidas para um papelão ou diretamente para o tecido.
  3. Você também precisa cortar ¼ do cone para que, ao costurar as bordas, você obtenha o formato desejado.
  4. O feltro pode ser costurado ou colado nas bordas. As bordas dos espaços em branco podem ser finalizadas com fita adesiva.
  5. O cone precisa ser preenchido com enchimento sintético e pressionado conforme desejado para adicionar ambiente ao formato.
  6. Para a base do chapéu, você precisará de feltro, que será usado para costurar as bordas com um ponto de laçada. Isso pode ser feito com qualquer cor de linha.
  7. Você precisa colar um cone no centro; Você também pode costurá-lo por dentro, finalizando a costura com um ponto.
  8. Ao usar cola quente, tenha cuidado para remover quaisquer fios elásticos; tente evitar o contato com áreas visíveis do produto.
  9. A base do cone pode ser costurada e decorada com fita.
  10. Se desejar, você pode decorar o chapéu com miçangas e adicionar decoração ao produto final.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

O feltro é prático porque permite fazer chapéus pequenos para bonecas, crianças em idade pré-escolar e adultos. O material mantém bem sua forma, é prático (você pode costurar ou colar as peças) e é fácil de limpar.

Chapéu de pano

Um chapéu de bruxa, costurado com suas próprias mãos a partir de tecido, pode ser macio, grosso e duro. Este material dobra bem, mantém sua forma e é fácil de costurar.

Como existem diferentes tipos de tecido, Vale a pena escolher o material que atenda às características do material para a criação de um cocar:

Tipo de trama Revestimento em feltro, linho e sarja.
Composição das matérias-primas Lã pura, uma mistura de lã grossa ou fina e outras fibras.
Tecido de lã Contém lã de ovelha merino, camelos ou outras raças de ovelhas. O preço é alto. Na urdidura e na trama as fibras têm a mesma espessura. O análogo barato contém algodão, e a trama contém um tipo misto de fio, que pode conter viscose. O teor de lã chega a 60% neste tipo de tecido.
Cor Tingimento simples ou mescla - a densidade do fio varia de 45% a 68%, para a trama - 78-90%. A densidade do tipo de superfície pode atingir 450 g/m2. Para a produção e costura de roupas, é utilizado tecido com densidade de 560-890 g/m.2. Alguns tipos podem ser revestidos com impregnações para maior resistência ao calor.
Densidade relativa Um indicador de densidade mal expresso é indicado pelo piso de pilha feltrada. O tecido grosso se distingue pela presença de fios grossos.

Para costurar um chapéu, você deve escolher um tecido que tenha uma boa densidade de 600 g/m2. Ao mesmo tempo, não deve haver listras visíveis de fios, fios irregulares ou partes feltradas irregularmente do tecido na superfície. Tecidos caros de alta qualidade produzem um bom produto que mantém sua forma, mas é suscetível à deformação durante a costura.

Para fazer um chapéu você precisará de:

  • tecido de qualquer cor;
  • tesoura;
  • papelão para moldes;
  • linhas com agulha;
  • lápis;
  • decoração.

Durante o processo de fabricação, é importante utilizar um tecido passado a ferro e sem vincos:

  1. Todas as medidas precisam ser transferidas para um papelão e um molde precisa ser criado. Papel fino não funcionará, pois a densidade do tecido e sua tendência a encolher impedirão que ele fique plano na superfície do tecido.
  2. Faça um molde de acordo com o tamanho da cabeça e depois adicione margens. Dependendo da densidade do tecido, a margem pode ser de 1,5 a 3 cm.
  3. Depois de transferir o molde para o tecido, você deve cortar os detalhes da aba e da coroa seguindo o contorno.
  4. As peças da aba devem ser dobradas e papelão deve ser inserido entre as peças inferior e superior para encaixar.
  5. As partes internas da aba devem ser costuradas com ponto invisível.
  6. Do lado avesso, você precisa costurar as peças.
  7. Se o chapéu for vincado na parte da copa, é necessário costurar o tecido por dentro para que os vincos permaneçam.
  8. Para decoração, você pode usar diversos materiais que combinem com o esquema de cores.

Se desejar, o produto pode ser complementado com véu, penas ou flores.

De estopa

Um chapéu de bruxa faça você mesmo pode ser costurado com estopa. Este material é usado para embalagens. Contém linho ou juta. Dependendo disso, a trama simples pode ser larga ou densa. Fibras vegetais e naturais permitem fazer estopa de diferentes densidades.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

O tecido tem características diferentes:

  • Juta – contém apenas juta natural; O material grosso também pode conter impurezas de caules fibrosos de plantas. O fio é poroso e tem baixa densidade. Ao mesmo tempo, a estopa tem alta rigidez.
  • Serapilheira mista contém juta e linho em proporções iguais. Possui rigidez média, mas alta resistência devido às fibras de juta. O preço é mais alto que o análogo 100% juta.
  • Linho de estopa é considerado o tipo de material mais caro neste segmento. Contém 100% linho, é macio e tem um grau de dureza médio. Também possui propriedades antissépticas.

Os mais práticos para trabalhar são estopa mista e de linho. Podem ter uma densidade de 200 a 430 g/m2. Quanto maior esse valor, mais caro será o material. Mas para fazer um chapéu, 2 m de tecido são suficientes, então planejar um orçamento não é difícil.

E para costurar você vai precisar de:

  • pano de saco;
  • tesoura;
  • cartão;
  • linhas com agulhas;
  • lápis;
  • arame;
  • cola quente;
  • decoração.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

No processo de criação de um chapéu, você precisa preparar uma estrutura de arame, então este será o primeiro passo:

  1. Você precisa tirar medidas ao redor da circunferência da sua cabeça para o futuro chapéu, fazer um molde e transferi-lo para o tecido.
  2. Para a moldura, você precisa criar um anel sólido de arame, enfiá-lo imediatamente na borda e dar a ele o formato de um chapéu.
  3. Os campos precisam ser selados com papelão. Sem ela, o chapéu terá apenas curvas nas bordas da aba, o que criará a imagem de um chapéu de praia.
  4. O papelão precisa ser fixado firmemente nas ranhuras dos campos e as bordas costuradas.
  5. Um segundo anel de arame sólido deve ser fixado na borda livre.
  6. O cone precisa ser feito de ¼ de um círculo para que o chapéu fique pontudo.
  7. Conecte as bordas da coroa à aba usando um ponto de laçada.

Para decorar o chapéu, você pode usar barbante, aranhas decorativas e fitas com teias artificiais.

Feito de couro

Foi dito anteriormente que um chapéu de bruxa também pode ser feito de lã e couro. Como o velo se assemelha ao feltro macio, o princípio de trabalhar com ele é claro. E o couro ou seu substituto exigirá habilidade adicional no trabalho.

Para fazer um chapéu ficar fabuloso, como nos filmes, você precisa entender o princípio de trabalhar com materiais de couro, além de ser consistente e organizado.

Para costurar um chapéu de couro você precisará de:

  • couro preto genuíno;
  • supercola ou cola de armarinho;
  • linha overlock seda ou sintética;
  • agulha de olho largo;
  • cola quente;
  • prensa (feita com materiais pesados ​​à mão);
  • tesoura;
  • caneta hidrográfica;
  • cartão;
  • furador e dedal.

Elementos decorativos como botões e ferragens devem ser fixados no chapéu de couro antes de ele ser costurado.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

Você também precisará de uma moldura feita de papelão grosso para dar um formato padrão:

  1. Primeiro, você precisa seguir o passo padrão: tirar medidas, criar um molde e transferi-lo para o tecido.
  2. Você precisa desenhar na pele usando um marcador à base de álcool, que não seja absorvido pela superfície. Marcadores de tinta e delineadores não são adequados, assim como lápis.
  3. O molde também precisa ser transferido para papelão para criar uma moldura para o couro macio. As dimensões devem ser menores, sem nenhuma margem de costura.
  4. Quando estiver pronto, insira os campos de papelão nas peças de couro.
  5. As partes em branco precisam ser preparadas depois de experimentá-las no papelão: faça furos com um furador se o couro for duro e faça o mesmo com as bordas da coroa.
  6. Usando uma agulha e linha de overloque, você precisa costurar as bordas livres da aba na parte externa e interna.
  7. A parte de couro da coroa precisa ser costurada nas bordas e colocada em um cone de papelão. O tecido não deve ficar muito apertado no papelão devido às margens feitas anteriormente.
  8. Para dar à coroa uma aparência casual e um leve amassado, o couro precisa ser dobrado e colado ao papelão por dentro com supercola.
  9. Depois disso, você pode costurar as peças, usando um dedal para facilitar a passagem da agulha no couro.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

Um chapéu de bruxa "faça você mesmo" pode ser costurado usando esse princípio, usando couro sintético de qualquer tamanho. A única dificuldade é que alguns elementos decorativos não podem ser colados na pele.

Para isso, são utilizados elementos metálicos com fixadores em forma de grampos. Às vezes, você pode precisar de ferramentas para trabalhar com botões, miçangas e plugues.

Decoração para decoração de chapéus

Até as bruxas têm seu próprio estilo e código de vestimenta, que interpreta o uso de elementos de uma determinada forma e estilo. É geralmente aceito que um chapéu de bruxa deve ser pontudo devido ao significado histórico das roupas e à cultura étnica dos acessórios.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido
Penas podem ser usadas como decoração para um chapéu de bruxa feito em casa

O significado sinistro já estava presente na época de Mark Twain, quando gorros e gennins frígios eram mencionados.

  • A primeira menção de chapéus pontudos foi na necrópole de Subeshi, na China. Isso é aproximadamente o século IV. A.C.
  • A Europa associava tais acessórios à bruxaria devido às referências à feitiçaria e aos espíritos malignos. Eram eles que vinham até as pessoas com tais vestes.
  • Devido aos medos ingênuos das crianças, tal imagem foi rapidamente lembrada de contos de fadas que mencionavam mulheres idosas, forças das trevas e maçãs encantadas que podiam fazer qualquer um dormir.
  • Artistas europeus começaram a pintar quadros de bruxas usando exatamente esses tipos de toucados.
  • E o professor Gary Jensen esclareceu que as próprias mulheres queriam se identificar com as forças obscuras da bruxaria, usando roupas com elementos de chapéus pontudos em sua imagem. Essa pitada de magia pregou uma peça cruel em algumas garotas.
  • E no folclore inglês, de acordo com ilustrações de A. Rackham, personagens eram retratados usando chapéus pontudos de igreja com torres - a ponta do acessório refletia o envolvimento com as forças "leves" da igreja; e a percepção negativa indicava uma falta de confiança nas igrejas na época.
  • Mais tarde, acreditou-se que as torres invocavam graça, e entre o povo tais cocares eram usados ​​por pessoas que estavam longe da igreja. Isso deu origem a rumores de que a torre atrai espíritos malignos, especialmente para pessoas que formam grupos sociais discriminados na sociedade.

Mais tarde, chapéus pontudos começaram a ser decorados com várias contas e fitas para diluir as associações de bruxaria na mente das pessoas. No Império Russo, devido à formalização das características do traje, tal chapéu causou leve indignação, mas a intelectualidade da oposição o considerou um “chapéu democrático”.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

No início do século XX. Ela era amada pelos estudantes que sentiam nela o cheiro da revolução daqueles tempos em que o poder estava substituindo os círculos aristocráticos por classes e classes modernas.

Hoje em dia é difícil imaginar um chapéu pontudo sem decoração:

  • Na maioria das vezes, é usado um véu, casualmente franzido na base da aba.
  • Menos frequentemente, o chapéu é decorado com lantejoulas, se isso não for uma característica do tecido.
  • Aranhas, elementos atuais do Halloween, caveiras assustadoras e ossos de imitação são boas opções para decoração detalhada.
  • Mas as penas começaram a ser usadas apenas em fantasias de baile de máscaras.
  • As estrelas, que criam a imagem de um mago, tornaram-se atributos obrigatórios para as crianças; nem um pouco malvado.
  • Chapéus em miniatura podem ser colados em uma faixa de cabeça e enfeitados com fitas para adicionar volume.

Chapéu de bruxa faça você mesmo. Como fazer, costurar a partir de tecido

O chapéu de bruxa é considerado o principal atributo na criação de mistério. Ela também ajuda a realizar rituais de bruxaria e feitiços. Em termos de criação própria, o acessório não leva muito tempo, mas a fantasia acaba ficando mais completa, bonita e brilhante.

Até mesmo Harry Potter usou o chapéu seletor da Grifinória em Hogwarts, então um baile de máscaras sem esse elemento de traje não pode ser realizado, para não ofuscar os rituais mágicos dos bruxos.

Vídeo sobre como fazer um chapéu

Master class: Chapéu de bruxa em 30 minutos:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho