O pôr do sol é considerado o estilo de desenho mais simples e abstrato para crianças. Mesmo aqueles que não frequentam escolas de arte serão capazes de retratar essa paisagem em papel ou tela. A maneira mais fácil de fazer isso é com tintas em vez de lápis.
As master classes descrevem todas as etapas em detalhes e revelam Características de trabalho com cada tipo de tinta, e todas as nuances ao criar um gradiente são levadas em consideração. É importante para simular o pôr do sol.
Pôr do sol sobre o mar em cores
Um pôr do sol pode ser pintado tanto por uma criança em idade pré-escolar quanto por uma criança que frequenta uma escola de arte. O nível de habilidade irá variar, mas o resultado será avaliado com base nas habilidades das crianças. O desenho mais simples para uma criança seria uma imagem de um pôr do sol em uma folha de papel inteira, e não em uma parte onde apenas o céu está localizado.

Para trabalhar você precisará de tintas acrílicas e pincéis. Com essas tintas você precisa trabalhar rapidamente, para que o desenho fique o mais simples possível. Para pintar um quadro, é aconselhável comprar pincéis profissionais de diferentes tamanhos. Um pincel sintético, como o kolinsky ou o pincel de esquilo, serve.
Como fazer um fundo
Para criar uma imagem bonita, você deve explicar à criança que qualquer paisagem começa com a criação de um fundo.
É muito mais fácil do que desenhar o céu, as nuvens, o mar e a areia separadamente.
- Desenhe uma linha do horizonte com um lápis. Esta marca indicará a área de máxima mistura de cores, onde ao pôr do sol a cor do céu se transforma na cor da terra.
- Todas as cores estão presentes na linha do horizonte, formando um traço brilhante e plano.
- O pôr do sol começa com a criação de um fundo monocromático.
- Pegue tinta amarela e pinte o meio da folha na linha do horizonte.
- Pinte a área logo acima e abaixo do horizonte com a mesma cor.
- Você pode aplicar uma segunda camada de tinta amarela no centro do desenho para melhorar a reprodução das cores.
- O pôr do sol pode ser claro ou escuro. Dependendo da intensidade, você pode escolher tintas de diferentes tonalidades, tons quentes e frios.
- Na natureza, tons quentes e frios de cores brilhantes podem ser combinados, então de um lado o pôr do sol é mais brilhante, do outro lado é frio, onde o sol não se põe abaixo do horizonte.
- Determine visualmente onde o sol estará. Por exemplo, ele está meio escondido atrás do horizonte. Isso significa que seus raios iluminarão a circunferência da Terra com mais intensidade, da direita ou da esquerda.
- O sol brilha mais forte onde se põe, então no lado oposto, mesmo acima do horizonte, estará muito mais escuro. Pinte esta parte de laranja.
- Do outro lado, adicione amarelo para mostrar onde o sol vai se pôr. Que seja o lado esquerdo do pôr do sol.
- À direita, onde ainda há espaço, adicione um elemento de distância aos raios solares. Você precisa pegar tinta vermelha e aplicá-la na borda direita da folha.
- As tintas vermelha e laranja estão localizadas uma ao lado da outra. Agora você precisa misturá-los no papel para obter um gradiente. Isso deve ser feito com um pano simples torcido e uma escova.
- Você também pode esticar o gradiente para cima, mas somente depois de pegar um pouco de vermelho e laranja com o pincel. Dessa forma as cores se misturarão melhor.
Depois que a cor de fundo estiver formada, você pode começar a desenhar o sol. Normalmente, as crianças gostam de deixar um círculo transparente sem cor, imitando um corpo celeste. Mas os artistas desenham à mão.
Como desenhar o sol
O pôr do sol com tintas acrílicas à base de água permite criar elementos desfocados e realistas no papel. O sol não tem limites claros. Na natureza, ele parece brilhante, com contornos claros e formato regular. Na pintura, todas as paisagens são transmitidas por tintas, não por desenhos.
Portanto, o sol ficará assim na imagem:
- Onde esquematicamente o sol deve estar na folha, é necessário fazer o contorno de um círculo.
- Desenhe um círculo com tinta branca e pinte por cima.
- Para evitar bordas afiadas e fazer com que os raios de sol pareçam realistas, você precisa fazer traços nas bordas do sol com um pincel seco. A tinta branca se mistura com amarelo e laranja.
- Em seguida, use um pincel fino para pegar uma gota de acrílico branco e aplique várias linhas horizontais para mostrar o desfoque e o brilho do sol.
Tintas acrílicas são fáceis de misturar, mas também são ideais para simular pintura a óleo. Ao pegar mais material, você pode pressionar o pincel com mais força para deixar marcas maiores nos traços. Como o acrílico seca rapidamente, a paisagem ficará bonita e expressiva, como se fosse pintada a óleo, mas muito mais rápido.
Pôr do sol em aquarela
É muito fácil pintar o pôr do sol e o nascer do sol usando a técnica de aquarela. Devido à sua fluidez e à peculiaridade das paisagens nesse estilo, a aquarela é capaz de combinar diversas cores, criando “borrões” indescritíveis na tela.
Aquarelas aplicadas em telas molhadas ficam mais impressionantes. Isso resulta em uma aplicação de tinta mais bonita. Usando a técnica de pintura úmido sobre úmido, você pode criar belas paisagens de forma fácil e rápida.
Aquarela inglesa (úmido sobre úmido) - essa técnica é conveniente porque permite misturar tintas para criar transições suaves. Uma das desvantagens é que há o risco de borrar a tinta, o que fará com que o desenho pareça sujo.
A aquarela seca (italiana) não permite uma bela mistura de tintas para obter tons translúcidos e cores adicionais. No entanto, você pode retornar ao trabalho após um intervalo sem se preocupar que a camada de tinta irá secar.
Aquarela "sobre molhado"
Para criar um lindo pôr do sol como o da foto acima, Você precisa molhar a tela com antecedência e prendê-la ao tablet do caderno para que o trabalho não se mova para o lado.
- Sem contornos claros, você precisa criar um fundo. Para fazer isso, você precisa pintar a metade superior da folha de azul.
- A parte inferior da folha deve ser colorida com um tom mais escuro de azul.
- Como a aquarela nem sempre cobre outras cores com uma nova camada, você precisa pintar a tela em etapas.
- Desenhe uma linha diagonal abaixo da linha do horizonte, que mostrará a perspectiva do pôr do sol na praia.
- Pinte o sol de amarelo claro aplicando tinta amarela e, em seguida, imediatamente branca, diluindo-a com água.
- O mar tem vários tons - você precisa começar pelo mais claro. Você precisa colorir a água em um tom azul, esticando as aquarelas por toda a tela. A cor não ficará saturada.
- O pôr do sol deve ser desenhado em amarelo, cerca de 2/3 do caminho acima do sol.
- Pinte gradualmente a área acima do mar e acima do sol de amarelo.
- Em seguida, pegue o tom vermelho e aplique-o molhado sobre o amarelo, em ambos os lados do sol. Isso criará um gradiente suave.
- Como já existem três cores diferentes na área do sol, não há necessidade de adicionar mais tons.
- O céu azul do pôr do sol não permanece azul em todo o horizonte. O ponto mais alto praticamente não é iluminado e a luz solar direta não chega até lá. Somente a luz atinge o céu, por isso ela precisa ser colorida de azul. Novamente, isso precisa ser feito usando a técnica úmida – esticando a tinta, criando um gradiente.
O pôr do sol ainda precisa de alguns detalhes adicionados, mas os cenários principais já estão prontos. Portanto, é necessário adicionar ainda mais naturalidade e cor ao desenho. Como você pode ver, o pôr do sol deixa cores na superfície da água, e a costa reflete as cores brilhantes do céu.
A aquarela na técnica úmida não permite fazer traços nítidos, então, enquanto a tela estiver úmida, você precisa fazer todas as fusões de cores possíveis nesta etapa.
Como misturar tintas
Como a técnica de pintura úmido sobre úmido pode parecer difícil para iniciantes, é recomendável molhar a tela em etapas para pintar a pintura com pausas. Não se deve molhar a folha de papel inteira várias vezes; O pincel pode ser usado para molhar as partes da folha nas quais o artista estará pintando no momento. Depois que a pintura estiver pronta, você pode esperar até que ela seque completamente.
Não é difícil obter um belo gradiente e fluxo de tinta para obter uma tonalidade mista, mas é impossível controlar a migração da cor. A aquarela é transparente e, se você misturar muitas cores, pode acabar ficando com "lama" em vez de uma nova cor.
Portanto, para criar ondas no mar e refletir o pôr do sol, você precisa trabalhar assim:
- Enquanto a tela ainda estiver molhada, você pode reduzir a probabilidade de manchas de "lama" fazendo um esboço: pinte o reflexo do pôr do sol na água de amarelo e as partes laterais de azul.
- Usando um pincel umedecido em água, pegue um pouco de tinta branca e faça listras aleatórias para imitar o reflexo do sol.
- Use roxo e azul escuro para criar traços ondulados para representar o movimento da onda.
- Faça o litoral da mesma cor do reflexo do pôr do sol na água, exceto pela cor branca.
- Você pode usar vermelho para adicionar algumas pinceladas leves para mostrar o brilho do pôr do sol.
Depois de aplicar as cores principais, você precisa esperar até que a tela esteja completamente seca. Os retoques finais devem ser feitos com técnica seca. Dessa forma, elas ficarão mais visíveis e parecerão mais brilhantes contra o fundo de transições suaves de cores.
Aquarela sobre seco
Essa técnica é conveniente porque permite criar detalhes claros e elegantes no trabalho finalizado. Se, por exemplo, você precisa mostrar uma onda do mar, é melhor fazer isso em uma tela seca.
Em uma folha molhada, a tinta se misturará com a camada anterior, e a transparência natural da cor não dará o resultado desejado.
- Usando um pano seco ou levemente úmido e encharcado, pegue um pouco de tinta branca com um pincel e desenhe algumas ondas ao longo da costa.
- Usando o mesmo pincel, pegue um tom de verde gramado e aplique algumas pinceladas na costa.
- Desenhe as nuvens da mesma maneira: aplique espirais de tinta azul-violeta e depois verde em uma folha de papel seca. Cada camada precisa ser seca.
- Umedeça levemente o pincel e use o branco para criar um gradiente na costa, como se estivesse apagando os limites visíveis das diferentes cores.
Tal composição será considerada completa após a última camada de tinta secar. A parte mais difícil dessas técnicas é entender quanta tinta a mais aplicar, quanto molhar o pincel e com que intensidade desenhar as linhas.
É aceitável umedecer parte da folha usando um pincel úmido e pigmento diluído em uma paleta separada. Para os mais pequenos, é aceitável fazer um desenho com lápis de cor aquarela e depois umedecer os pigmentos com um pincel molhado.
Acelere o processo de desenho do pôr do sol
Também é possível pintar um quadro rapidamente com aquarela. Mas para fazer isso você precisa ter confiança no pincel.
Se seu filho frequenta uma escola de arte, ele vai adorar essas dicas:
- A tela pode ser umedecida em água corrente para secar mais lentamente.
- Todo o trabalho é feito em uma única camada de tinta - use um pincel para pegar o máximo de pigmento possível, fazendo várias pinceladas longas e claras.
- O trabalho leva de 1 a 2 horas se você usar pincéis de tamanhos diferentes, aplicando pinceladas simultaneamente para criar um gradiente.
- Um pincel seco pode ser usado para fazer traços com pigmento úmido para criar traços vibrantes e desfocados na tela.
Até uma criança em idade pré-escolar pode pintar um pôr do sol usando a técnica úmido sobre úmido com aquarela. É geralmente aceito que essa técnica é a mais fácil para crianças, e a criança será capaz de sentir o trabalho de um pincel e dominar a habilidade de misturar cores.
Pôr do sol em tintas a óleo
É um erro pensar que tintas a óleo são criadas para paisagens complexas e naturezas-mortas. As crianças acham essas técnicas de desenho especialmente fáceis.
Na pintura a óleo, os detalhes não são tão importantes quanto na aquarela. No entanto, é preciso respeitar o gênero, combinar contrastes e manter a expressividade da pincelada. Nos pores do sol em óleo, os tons de laranja e azul são claramente visíveis e vívidos. Eles são considerados essenciais.
Trabalhando com traços
Para entender como pintar a óleo, você precisa escolher o tipo de trabalho:
Nome | Características da técnica | Cores primárias |
Técnica expressiva | Exibe clima energético, detalhes brilhantes e rajadas de vento. O dramático pôr do sol é expresso em contraste, com cores carmesim e roxo. | Tons quentes de cores brilhantes |
Esmalte | Uma técnica de pintura em que você aplica uma fina camada de óleo usando vários traços longos. Você pode combinar cores para criar profundidade. Adequado para pintar quadros grandes com secagem de cada camada. | Cores pastel |
Alla Prima | Permite pintar um quadro em várias camadas sem secar. Essa técnica artística é repleta da aparência de “sujeira”, portanto, a segunda camada pode ser aplicada apenas em pequenos tons e detalhes para dar à pintura uma aparência finalizada. | Qualquer paleta |
Sobreposição de manchas | Impasto, bruto ou volumoso, é um método de aplicação de tinta a óleo. Toda a parte da pintura é dividida em traços, que depois devem ser aplicados com movimentos de rasgo na tela. Uma camada espessa, semelhante a uma pasta, torna as pinturas tridimensionais e, se você adicionar materiais texturizados, obterá traços densos e uniformes. | Qualquer paleta |
Escova seca | O equipamento é considerado comercial; Artistas o usam para pintar quadros nas ruas. Devido à rigidez das cerdas do pincel, você pode criar um efeito gráfico esfregando óleo na tela. | Qualquer paleta |
Para repetir a imagem como na foto, você pode combinar várias técnicas - na parte superior, expresse-se na técnica de aplicação de pinceladas, descendo para baixo para realizar o envidraçamento, mas faça todo o trabalho na técnica Alla-Prima.
Etapas do desenho:
- Contorne o céu e a terra com tinta amarela e azul. Aplique o óleo aleatoriamente com um pincel duro e espalhe do centro para as bordas.
- Use um pincel redondo nº 4 para pintar por baixo o terreno próximo ao lago. Para fazer isso, aplique várias pinceladas longas e fortes de tinta preta.
- Usando o pincel nº 6, faça pinceladas nítidas de azul diluído com aguarrás.
- Para o horizonte, você precisa marcar os limites visualmente. Aplique óleo roxo escuro e adicione branco acima e abaixo da faixa escura.
- Azul-celeste e branco titânio proporcionam um leve tom de cinza, necessário para suavizar as bordas da área escura e o céu.
- O tom do céu precisa ficar mais profundo à medida que você se afasta do sol. Quanto mais você avança, mais escuro o óleo fica.
- O pôr do sol amarelo deve ser pintado com amarelo cádmio diluído em branco. Às vezes isso não é necessário. No último caso, use um pincel para pegar as cores amarela e vermelha. Depois de fazer alguns traços curtos, adicione vermelho ou laranja ao gradiente.
- Usando um pincel seco, aplique pinceladas grossas e grossas de tinta com pinceladas curtas para destacar as camadas de nuvens ao pôr do sol. Para fazer isso, você precisa usar tons de amarelo e laranja.
- As diagonais rasgadas nas laterais devem ser feitas em roxo. Não há necessidade de diluí-lo.
- O laranja que cobre a superfície do céu azul e das nuvens roxas precisa ser feito com um pincel seco como segunda camada.
- As nuvens desgrenhadas precisam ser dinâmicas, então precisam de uma cor escura na base e 2 a 3 tons mais claros no topo.
Depois que o fundo estiver formado, você precisa começar a pintar o reservatório.
Combinando técnicas
O pôr do sol deve ser pintado usando diferentes técnicas para dar dinamismo e vivacidade à pintura. Como o pôr do sol está quase pintado, é necessário trabalhar no lago.
A parte mais simples do trabalho levará um pouco de tempo, mas exigirá mais tinta e ferramentas:
- A partir da camada de tinta úmida no horizonte, faça traços secos com uma espátula. A borda lateral deve ser desenhada para baixo na tela, sem pressionar.
- Para deixar as laterais do desenho vermelho, use roxo misturado com vermelho. O óleo deve ser aplicado em pinceladas largas.
- A ilusão de profundidade é reforçada pela densidade das pinceladas. Portanto, no fundo azul do lago, é necessário mostrar a profundidade da cor roxa. Aplique pinceladas curtas.
- As áreas sombreadas devem ser trabalhadas com um pincel fino ou espátula. Traços curtos e leves permitem que o trabalho seja detalhado.
- Reflexos na água nem sempre são apropriados na pintura a óleo, mas podem ser menos agressivos. Aplique movimentos verticais com agitação. Dessa forma o reflexo dos raios solares será visível.
- As áreas mais escuras da água onde o sol não brilha serão aquelas que estão "sob" o reflexo do sol. A superfície é iluminada, enquanto o verso permanece inalterado.
Se desejado, o pôr do sol pode ser dramatizado e ganhar personalidade, que é o que é a natureza viva. Pontos brilhantes feitos com um pincel duro em uma área monótona do céu ajudarão aqui. A linha do horizonte baixa enriquece a imagem. A quantidade mínima de pinceladas no meio e a expressão no céu são a combinação perfeita para refletir o romantismo.
O pôr do sol, como qualquer outro tipo de paisagem, pode ser pintado com tintas a óleo, acrílicas e aquarela. Ao fazer um número mínimo de pinceladas, o resultado é claro e não borrado.
A linha do horizonte influencia o caráter da pintura: quanto mais baixa ela estiver, mais vantajosa será a composição como um todo. A falta de detalhes nas nuvens torna o céu menos denso, o que dá à pintura uma sensação mais dinâmica.
Vídeo sobre desenho