Os chapéus de camada dupla são feitos para serem usados no inverno, então o fio usado neles deve ser quente e grosso. Os fios não devem furar, esticar ou ficar grumosos após a lavagem. Tricotar um gorro Para uma mulher com habilidades básicas de tricô, não será difícil. Você pode fazer isso com agulhas de tricô em poucas horas.
Selecionando fios
O fio mais quente é 100% lã:
- ovelha;
- cabra;
- camelo;
- lã de lhama ou de canguru (a espécie mais exótica).
Um gorro duplo com agulhas de tricô para mulheres, que pode ser tricotado com fios sintéticos, será mais macio e elástico quando tricotado com lã. As desvantagens do material são sua baixa resistência e suscetibilidade a fatores negativos. Após a lavagem, uma peça de lã tricotada pode encolher ou esticar. Além disso, com o tempo, aparecem pelotas nele.
Os tipos de fios são apresentados na tabela:
Tipo de rosca | Característica |
Merino e Cashmere (são feitos de lã de raças especiais de cabras e ovelhas) | Os fios são macios, quentes e adequados para criar roupas infantis. O material não mantém sua forma, por isso é adequado apenas para estilos de chapéu que não exigem rigidez. O fio não irrita a pele e não deforma após a lavagem (a temperatura da água não deve ultrapassar 38-40 °C). |
Mohair (feito de lã de cabra) | Os fios são finos e fofos, mas geralmente apresentam diâmetros diferentes ao longo de todo o seu comprimento. O fio é produzido em todas as cores, por isso pode ser usado tanto em modelos de chapéus rigorosos para adultos quanto em modelos brilhantes para crianças. |
Alpaca (feita com lã de lhama) | O material é muito quente, por isso é frequentemente usado para tricotar gorros duplos. A lã de lhama tem boas propriedades termorreguladoras: ela aquece no tempo frio e esfria no tempo quente. |
Angorá (fio feito de penas de coelho) | Os fios feitos com esse material são quentes e duráveis. Os itens de malha são macios e não deformam após a lavagem. No entanto, com o tempo, a maciez dos produtos de mohair diminui, pois o fio tende a descascar. O material não gosta de lavagens frequentes. |
Fios contendo 100% lã podem causar alergias. Ela fura e estica rapidamente. Alguns fabricantes produzem fios marcados como “Light”, o que significa que o material passou por processamento industrial. Isso torna a lã mais forte e menos espinhosa, mas ainda pode causar irritação na pele.
Na maioria das vezes, o fio mohair com um aditivo sintético (acrílico) é usado em gorros de tricô. O componente artificial permite manter a aparência e a elasticidade das coisas. A proporção ideal de fibras naturais e sintéticas é 50/50%. O acrílico garante durabilidade e preservação da aparência do chapéu, além de evitar a formação de bolinhas nele.
Fios feitos de materiais 100% sintéticos podem manter sua aparência por mais de 10 anos, não esticam e não causam alergias. Mas esse fio não deixa passar o ar, é frio e não é adequado para tricotar peças de inverno.
Selecionando raios
O número de agulhas de tricô deve corresponder ao diâmetro dos fios. É melhor escolher um material liso e que não manche para o revestimento do instrumento. Ao tricotar peças de cores claras, não utilize agulhas de tricô de alumínio, pois elas mancharão os fios.
O gorro pode ser tricotado em agulhas circulares ou de 4 agulhas (apesar do nome do método, são utilizadas 5 agulhas no trabalho). A segunda opção é mais conveniente para trabalhar e leva menos tempo.
Símbolos convencionais em padrões de tricô
O artigo utiliza os seguintes símbolos e abreviações:
- P – laço.
- KrP – laço de borda.
- LP – laço frontal.
- IP – laço purl.
- R – linha.
- RP – adição.
- UB – diminuição.
- BC – agulha auxiliar.
Instruções passo a passo para tricotar um gorro feminino duplo com padrão de diamante
Um gorro duplo com agulhas de tricô para mulheres, que pode ser tricotado com habilidades básicas, é tricotado continuamente do topo da parte externa ao topo da parte interna em 2 agulhas de tricô.
No final, ele é dobrado ao meio e costurado.
O que você precisa para tricotar e explicações para o trabalho
A obra utiliza:
- Fios Drops Alpaca 100% cor nº 506. Um novelo contém 167 m de fio ou 50 g. Para o chapéu você precisará de 4 bolas.
- Agulhas nº 4.
Dimensões do chapéu: 54/56 cm. Densidade de tricô – 19 pontos por 10 cm.
Observação: cada carreira começa deslizando o último ponto e termina tricotando o último ponto como um ponto tricô.
Padrões de tricô
Os padrões M1, M2 e M3 são usados para tricotar o padrão do chapéu, onde “32 m” é um rapport de 32 laçadas, “6 m” é um rapport de 6 laçadas, “16 p/v” são 16 carreiras.

Explicação dos símbolos:
Símbolo | Descrição do tricô |
![]() | Tricotar as alças da frente ou as alças de trás da carreira. |
![]() | Tricotar a laçada da frente nas laçadas do tricô da carreira ou a laçada da frente nas laçadas da frente. |
![]() | 1 P é removido para uma agulha de tricô adicional atrás do trabalho, 1 LP é tricotado da agulha de tricô principal e 1 IP é tricotado da agulha de tricô adicional. |
![]() | 1 P é removido para uma agulha de tricô adicional antes do trabalho, 1 IP é tricotado da agulha de tricô principal e 1 LP é tricotado da agulha de tricô adicional. |
![]() | 1 P é removido para uma agulha de tricô adicional atrás do trabalho, 1 LP é tricotado da agulha de tricô principal e 1 LP é tricotado da agulha de tricô adicional. |
![]() | Coloque 3 pontos em uma agulha adicional atrás do trabalho, tricote 3 pontos em meia a partir da agulha principal e tricote 3 pontos em meia a partir da agulha adicional. |
![]() | Coloque 3 pontos em uma agulha adicional antes do trabalho, tricote 3 pontos em meia a partir da agulha principal e tricote 3 pontos em meia a partir da agulha adicional. |
Passo a passo de tricô de um gorro
Instruções de tricô passo a passo:
- Comece montando 16 pontos (incluindo 2 krps) com um fio dobrado em 2 camadas.
- 1 R: KrP, depois tricotar 14 LP, KrP.
- 2 R: KrP, 14 IP com PR em cada, KrP. Você deve receber 30 P.
- 3 R: KrP, 4 LP, 12 IP, 4 LP, 2 IP, 4 LP, 2 IP, KrP.
- 4 R e subsequentes, até o tecido atingir 11 cm de comprimento: faça PR de cada lado do setor em PI a cada 1 carreira. Ou seja, as carreiras pares são tricotadas de acordo com o padrão, sem adicionar laçadas, e as carreiras ímpares são tricotadas assim: KR, 4 LP, na primeira e na última laçada de 12 pontos, faça PR (na última carreira de adições deve haver 40 IP), 4 LP, na primeira e na última laçada de 2 pontos, faça PR (na última carreira de adições deve haver 30 IP), 4 LP, na primeira e na última laçada de 2 pontos, faça PR (na última carreira de adições deve haver 30 IP), KR. O trabalho deve resultar em 114 P.
- Na próxima carreira, tricotar KP, 4 LP, 4 IP, executar o padrão da primeira carreira de acordo com o esquema M1, 4 IP, 4 LP, 4 IP, executar o padrão da primeira carreira de acordo com o esquema M2, 8 IP, 4 LP, 8 IP, 4 LP, 8 IP, executar o padrão da primeira carreira de acordo com o esquema M3, 4 IP, KP.
- Tricotar 6 voltas verticais de acordo com o padrão M1 até que o tecido atinja 50-52 cm de comprimento a partir do topo. Termine na carreira meia.
- Na parte da frente do chapéu, faça uma carreira de KrP, 4 LP, 40 IP, 4 LP, 30 IP, 4 LP, 30 IP, KrP.
- Continue tricotando as carreiras de acordo com o padrão (lado avesso para lado avesso, lado esquerdo para tricô). Em todas as carreiras ímpares, UB na primeira e na última laçadas dos setores em meia, semelhante às carreiras com adições. Continue tricotando até restarem 30 pontos no trabalho.
- A última carreira é tricotada com UB, 2 P juntos. Devem restar 15 pontos na carreira.
- 15 pontos na agulha de tricô são puxados juntos com o fio de trabalho, amarrados para prender, deixando uma ponta longa para costurar a ponta do gorro e cortar.
- Usando uma agulha grande, costure o tecido ao longo das laterais, prendendo a extremidade inferior na extremidade superior (de cima para cima).
Chapéu universal de 2 lados com lapela ou gorro
Este modelo de chapéu pode ser usado com a parte de baixo dobrada ou com a copa alongada, com a parte de baixo esticada.
O chapéu duplo é tricotado nas agulhas nº 3, com o fio “Pekhorka, Detsky kpriz”. Para começar a tricotar, você também precisará de uma agulha, pois precisará usá-la para montar os pontos.
Para criar um modelo adulto de toucado feminino, você precisará de 2 novelos de lã: 1 novelo de cada cor. O esquema de trabalho é descrito para um chapéu com circunferência de cabeça de 56-58 cm.
Conjunto de laços (2 vias)
Instruções passo a passo para montar pontos com agulha de crochê (método 1):
- Usando uma agulha do mesmo tamanho das agulhas de tricô, prenda a primeira laçada de ar.
- Coloque a agulha de tricô em cima do fio de trabalho.
- O fio de trabalho é pego com um gancho sobre a agulha de tricô e uma laçada é puxada.
- Passe a linha entre a agulha de tricô e a agulha de tricô e de volta para trás da agulha de tricô.
- Novamente, pegue a linha de trabalho com a agulha e puxe a laçada.
- Dessa forma, são montados 140 pontos. No final, elas devem ser recontadas, pois não é possível adicionar laçadas durante o trabalho: qualquer alteração no tecido liso ficará bem visível.
Montagem de pontos usando o segundo método (este método é preferível):
- Você precisa pegar um fio adicional que seja de cor diferente do tecido principal do chapéu. A agulha deve ser maior que o tamanho da agulha (nesse caso, a nº 4 serve). Monte uma corrente de 140 pontos.
- Vire a corrente e tricote 140 pontos com uma agulha de tricô em cada laçada, deixando-os na ferramenta de trabalho. A agulha de tricô é inserida atrás da parede frontal das alças.
Instruções de tricô
Quando a primeira carreira estiver tricotada, começamos a tricotar o tecido principal da parte superior do gorro. Para isso são utilizadas agulhas de tricô circulares.
Instruções passo a passo:
- Tricotar para cima 17 cm de tecido. Todos os laços são tricotados.
- 140 laçadas são divididas em 4 partes para tricotar linhas raglan. Há 35 laços em cada parte, entre os quais você precisa colocar marcadores. Em seguida, 5 P são subtraídos de 35 para tricotar o raglan. Os 30 P restantes em cada parte são divididos pela metade.
- Os 15 pontos resultantes são tricotados como LP. Em seguida, tricote a linha raglan: vire os últimos 2 pontos tricotados e coloque-os de volta na agulha de tricô de trabalho. Elas são interligadas através das paredes traseiras. Em seguida, 1 LP e 2 P são tricotados juntos atrás das paredes frontais.
- A carreira é finalizada da mesma forma: primeiro, 15 LP, UB atrás da parede do fundo, 1 LP, UB atrás da parede da frente e assim por diante até o final.
- A próxima carreira é tricotada sem UB usando LP.
- Até restarem 20 pontos nas agulhas de tricô, diminua o número de pontos a cada duas carreiras, tricotando primeiro 14 pontos, depois 13 pontos, 12 pontos e assim por diante entre as linhas do raglan.
- Os 20 pontos restantes são puxados juntos com um fio de trabalho, passando-o ao redor de toda a circunferência do chapéu. A ponta é cortada e dobrada para dentro do tricô.
Quando a parte superior do chapéu estiver pronta, comece a tricotar a parte interna. Para fazer isso, remova o ponto corrente feito anteriormente para montar os pontos. Isso pode ser feito facilmente puxando a ponta da linha auxiliar. As alças soltas no tecido principal são colocadas na agulha de tricô de trabalho. Para verificar, você precisa contá-los novamente (deve haver 140 P, como na primeira parte do cabeçalho).
Tricotar os pontos lançados com a mesma cor. Você precisa completar 23 carreiras para adicionar comprimento à lapela do chapéu. Em seguida, troque o fio por um fio de cor diferente e repita a primeira parte do tricô: 23 carreiras + 17 cm em círculo com alças frontais e, depois, diminua nas carreiras do raglan. No final de 20 P, aperte, coloque a linha dentro do chapéu e dobre-o de cabeça para cabeça.
Chapéu duplo com elástico
Um gorro duplo com agulhas de tricô para mulheres, que pode ser tricotado com ponto padrão ou ponto cetim, nesta versão é tricotado com uma relação de um elástico de 2 LP e 2 IP.
O número de laçadas alternadas no rapport pode ser alterado de 1 para 4. Se você tricotar um cocar em 1 camada, obterá um chapéu para o final do outono ou início da primavera.
Para trabalhar você precisará de:
- Fios BBB Rekord (100% lã merino). Um novelo contém 50 g de fio ou 75 m. Para um chapéu de dois lados, você precisará de 200 g de material - 4 bolas.
- 5 agulhas de tricô nº 2,5 ou agulhas de tricô circulares curtas do mesmo número.
A quantidade de fio é calculada para uma circunferência de cabeça de 54 cm. Existem 4 laçadas por 1 cm.
Instruções passo a passo para tricotar a parte principal do gorro:
- Montar 200 pontos nas agulhas de tricô e tricotar 14 carreiras em círculo, seguindo o padrão elástico (2 LP e 2 IP).
- Em seguida, tricote a primeira carreira do padrão: 2 LP, 1 IP, remova a laçada para o VC (você deve contar as laçadas para que esta seja a IP), 1 LP, 1 IP da agulha de tricô adicional, remova a laçada para o VC, 1 IP, 1 LP da agulha de tricô adicional, 1 IP e repita o rapport até o final da carreira.
- 2 padrões P: 2 LP, 1 IP, 1 LP, 2 IP, 1 LP, 1 IP. O padrão de rapport deve ser repetido até o final da carreira.
- 3 R do padrão: 2 LP, remova 1 IP para VC, 1 LP, 1 IP de uma agulha adicional, 2 IP, deixe 1 LP em VC, 1 IP, 1 LP de VC. Repita o padrão até o final da carreira.
- 4-14 Carreiras do padrão: 3 LP, 4 IP, 1 LP até o final da carreira.
- 15ª carreira do padrão: 2 PI, 1 LP deixado no VC, 1 PI, tricotar 1 LP com o VC, 2 PI, 1 LP transferido para o VC, 1 LP, 1 PI com o VC e assim por diante até o final da carreira.
- 16 padrões P: 2 IP, 1 IP, 1 LP, 2 IP, 1 LP, 1 IP. O padrão de rapport deve ser repetido até o final da carreira.
- 17 R do padrão: 2 IP, 1 IP, 1 LP é removido para o VC, 1 IP, 1 LP da agulha auxiliar, 1 IP é removido para o VC, 1 LP, 1 IP do VC, 1 IP. Repita o tricô até o final da carreira.
- 8 R do padrão: 4 PI, 2 LP, 2 PI até o final da carreira.
- As próximas 66 carreiras são trabalhadas em ponto meia.
Diminuindo pontos na coroa:
- No início da carreira, faça UB, tricotando 2 P juntos com um ponto tricô. Em seguida, tricote 25 pb e ub novamente, até o final da carreira.
- A próxima carreira é tricotada sem UB com pontos tricô.
- Na próxima carreira, entre as diminuições, tricote 24 pontos.
- Em seguida, continue alternando carreiras com e sem diminuições até que restem 15 pontos entre as alças UB nas agulhas.
- Em cada carreira subsequente, faça UB até restarem 16 pontos nas agulhas. Passe a linha de trabalho por eles, aperte o anel e prenda.
A segunda parte do gorro é tricotada de forma idêntica à primeira. As mesmas laçadas são lançadas nas agulhas de tricô a partir das quais começou o tricô da parte frontal do cocar.
Gorro com 4 cunhas
Um gorro duplo com agulhas de tricô (para mulheres, tricotar um modelo de calibre 4 em um dia não é difícil) é tricotado com um diâmetro 3 cm menor que a circunferência da cabeça, para que fique bem ajustado e assente corretamente.
O trabalho utiliza fio mohair de 2 cores (100 g por 350 m) e agulhas de tricô nº 4. Para montar os pontos, você precisa da agulha nº 6.
Instruções de tricô passo a passo:
- Usando um fio adicional, monte uma corrente de 106 laçadas de crochê (para uma circunferência de cabeça de 54-55 cm).
- Nas alças da corrente de ar, tricote 104 LP nas agulhas de tricô.
- Tricotar 20 cm em padrão circular usando a superfície frontal – esta é a altura do tecido principal do gorro. Se desejar, você pode aumentar este parâmetro para o tamanho desejado.
- Em seguida, diminua as laçadas usando o método das 4 cunhas. O número de loops é dividido por 4 (104:4=26) e o número resultante é dividido por mais 2 (26:2=13). Após 13 pontos do início de uma nova carreira, coloque um marcador para marcar a linha de diminuição e, em seguida, coloque-os a cada 26 pontos. As diminuições são feitas tricotando 2 pontos juntos, antes e depois do marcador a cada duas carreiras.
- Quando restam 8 a 10 pontos no trabalho, a coroa é puxada, o fio é cortado e sua ponta é enfiada dentro do chapéu.
- Remova a corrente de alças de ar feita no início do trabalho.
- As alças soltas da primeira metade do chapéu são colocadas em uma agulha de tricô e tricotadas da mesma maneira por 20 cm de tecido, usando a superfície frontal com um fio de cor diferente.
- A diminuição das laçadas é feita da mesma forma que a primeira parte do tricô.
- No final, a ponta do fio é presa e escondida dentro do cocar de malha.
Como fazer uma dobra perfeita em um chapéu duplo?
Há três maneiras de fazer uma linha de dobra bem organizada onde os lados externo e interno do chapéu se juntam.
Instruções para completar a primeira opção:
- No início do tricô, você precisa montar 2 vezes menos laçadas do que o necessário para os cálculos.
- Tricotar 3-4 carreiras em ponto meia.
- Tricotar a próxima carreira até o final com a seguinte sequência: 1 LP da laçada da primeira carreira, 1 laçada, 1 PI da laçada da primeira carreira, 1 laçada.
Na segunda opção, você pode tricotar a primeira carreira completamente em ponto meia depois de montar as laçadas.
No terceiro método, a borda é feita com dentes. Para fazer isso, tricote toda a primeira carreira com um padrão de 1 UB (2 P tricotados juntos) e 1 laçada. Este método não é adequado para tricotar a parte inferior do chapéu com um elástico, pois o padrão do cocar acabado ficará desarrumado.
Dicas úteis para tricotar gorros duplos
Para quem é novo no tricô, aqui estão algumas dicas úteis para considerar ao trabalhar:
- A parte interna do toucado pode ser tricotada com fios 1 mm mais finos que o fio da parte externa. Você também pode fazer isso com os mesmos fios, mas diminuindo 3-4 pontos no começo, usando agulhas de tricô um tamanho maior. Essas técnicas ajudarão você a economizar fio e deixar seu chapéu menos quente.
- A parte interna do chapéu pode ser tricotada de 2 a 4 cm mais curta que a parte externa, para que o acessório não amasse quando usado e fique mais arrumado.
- Ao diminuir laçadas usando cunhas, você pode tricotar as últimas 2 laçadas juntas no final de cada cunha usando LP. Dessa forma você pode encurtar o caminho entre as cunhas em 1 ponto. No último UB, tricote também 2 p. juntos em meia.
Ao tricotar, o consumo de fio é sempre menor do que ao fazer crochê. Se você consegue usar a primeira ferramenta para tricotar um chapéu feminino longo duplo (Bini), então, usando o mesmo número de fios, você consegue fazer um chapéu curto que é mais adequado para homens.
Vídeo sobre gorros duplos de tricô para mulheres
Aula magistral sobre como tricotar um gorro duplo sem costura: