Padrões frente e verso podem ser facilmente aprendidos a tricotar com agulhas de tricô. Para fazer isso, você precisa descobrir para quais produtos eles se destinam e estudar os símbolos dos loops nos diagramas. Há também algumas descrições mais detalhadas a serem consideradas. padrões populares e tente repeti-los.
O que é tricô dupla face e para quais produtos ele é indicado?
Para tricotar algo com o mesmo padrão em ambos os lados, os artesãos usam a técnica de tricô dupla face. Este método permite que você deixe o tecido bonito tanto na frente quanto no verso. Um item tricotado de acordo com esse princípio pode ser colocado e desdobrado de qualquer maneira, enquanto o padrão de relevo permanecerá visível.
Para quais produtos esse método de tricô é relevante:
- cachecóis e gorros;
- cobertores e colchas;
- estolas e xales.

Dependendo do tipo de padrão, em alguns casos o design pode ser diferente, mas não drasticamente. Por exemplo, se você tricotar com um padrão de canelado 1x2 ou 2x3, as listras na frente e atrás serão ligeiramente diferentes, mas ficarão boas. Portanto, não faz diferença como você desdobra e usa tal produto.
Símbolos e abreviações convencionais em diagramas
Os padrões de dupla face são tricotados usando padrões gráficos especiais. O desenho é dividido em células, cada uma delas designada por um símbolo. Para decifrar os diagramas, você precisa conhecer os símbolos básicos. Na tabela abaixo você encontra os significados dos símbolos mais comuns utilizados em descrições gráficas de padrões de dupla face.
+ | Laço de borda |
■ | Laço facial |
◫ | Ponto tricô |
○ | Arremesso |
• | Tricotar 1 ponto junto com laçada |
♦ | Frente cruzada |
◢ | 2 tricotados juntos |
Existem outros símbolos, mas eles são usados raramente e apenas em designs muito complexos.
Padrões e descrições de padrões populares para tricotar cachecóis e cobertores
Os padrões dupla face são variados e podem ser simples ou complexos. Abaixo estão algumas descrições das opções mais comuns. Para tornar o desenho mais convexo, artesãos experientes recomendam que os iniciantes usem fios de espessura média, sem fiapos. As agulhas devem ser 2 vezes mais finas que o fio. Então será mais confortável trabalhar e o resultado será mais perceptível.
Antes de tricotar uma peça grande, você precisa tricotar uma amostra pequena (tecido de 10x10 cm). Esta peça precisa ser submetida a vários testes: lavada, seca e cozida no vapor.
Esse teste ajudará a determinar com antecedência como o fio se comporta em diferentes condições, se o padrão mantém bem sua forma e o quanto o fio encolhe. Após esses passos, ficará mais fácil calcular a quantidade de fio necessária para todo o produto.
Arreios
Esse padrão é mais frequentemente usado para tricotar cachecóis ou gorros. Os cabos têm a mesma aparência nas partes frontal e traseira.
O padrão é baseado em um elástico 2x2 com alças inclinadas. Para tricotar uma amostra pequena, você precisa discar um número de laçadas que seja divisível por 12, adicionar 4 laçadas adicionais e 2 laçadas de borda.
Como tricotar:
- Todas as correntes ímpares, começando de 1 a 5, devem ser tricotadas alternando 2 laçadas da frente e 2 de trás. Removendo as laçadas das bordas no início e no fim da corrente.
- Os pontos pares de 2 a 6, ao contrário, são tricotados em meia, alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia.
- Na 7ª corrente você precisa remover o ponto da borda, tricotar 2 pontos da frente e 2 pontos de trás. As próximas 8 voltas precisam ser cruzadas com uma inclinação para o lado direito. Para fazer isso, 4 laçadas são transferidas para uma agulha de tricô adicional e trazidas de volta. 2 tricô e 2 tricô. As laçadas restantes na agulha auxiliar são tricotadas na mesma posição em que estão. 2 tricô, 2 tricô.
Em seguida, continue com os passos 1 a 7.
Geometria
Padrões de dupla face podem ser tricotados com agulhas de tricô na forma de formas geométricas. Podem ser losangos, quadrados, triângulos e outras opções. Na descrição abaixo, o desenho tem o formato de um diamante invertido, como se a figura estivesse deitada de lado. Este padrão é adequado para tricotar um cachecol ou xale. Baseia-se na alternância de laçadas frontais e traseiras. No início e no final de cada carreira, você precisa remover 1 laçada da borda.
Instruções passo a passo (o número do item corresponde ao número da corrente):
- Tricotar 5 pontos tricô, depois 5 pontos da frente, removendo os pontos da borda.
- Tricotar 1 laçada frontal, depois 5 laçadas traseiras e 4 laçadas frontais.
- Tricotar 3 pontos em meia, 5 pontos em meia, 1 ponto em meia e deslizar a laçada da borda novamente.
- Tricotar 2 laçadas da frente, depois 5 laçadas de trás e finalizar a corrente com 3 laçadas da frente.
- Tricotar 1 ponto meia, 5 pontos meia, 3 pontos meia.
- Comece a linha com 4 pontos meia, depois tricote 5 pontos meia e 1 ponto meia.
- Primeiro tricote 5 laçadas da frente e depois 5 laçadas de trás.
- Faça a corrente espelhar o 7.
- Comece com 4 pontos tricô, tricote 5 pontos e adicione mais 1 ponto tricô.
- Esta corrente começa com 1 ponto tricô, depois 5 pontos tricô e 3 pontos tricô.
- Na carreira 11, você precisa tricotar 2 laçadas da frente e 5 laçadas de trás. Finalize a corrente com 2 pontos tricô.
- Tricotar 3 pontos, depois 5 pontos e finalizar a corrente com 1 ponto.
- A última corrente consiste em 1 ponto tricô, 5 pontos meia e 4 pontos tricô no final.
Repita os passos 1 a 14 até o final do tricô.
Elásticos
Os elásticos são sempre dupla face, com a diferença que as listras são posicionadas de forma diferente em cada lado.
Mas entre eles há um padrão que permite tricotar um tecido quente e elástico. Ficará igual de todos os lados. Ele pode ser usado não apenas para cachecóis, mas também para decorar mangas e golas de suéteres, além de ser um padrão principal para outros itens. Esse padrão é chamado de elástico canelado de dupla face.
O padrão consiste em apenas 2 linhas:
- 1: Deslize o ponto de borda e alterne 1 ponto meia e 1 ponto meia até o final da linha.
- 2: Passe o ponto de borda novamente e tricote 2 pontos, 3 pontos, 3 pontos. Até o final da corrente, você precisa alternar essas laçadas na mesma ordem.
Em seguida, as correntes 1 e 2 são repetidas até o final do tricô.
Tricô de arroz
O arroz de dupla face é um tecido de trama bem fechada. Esta opção de padrão é adequada para colchas, suéteres quentes, chapéus e gorros volumosos com capuz. Fica especialmente bem em fios de lã grossos com uma mistura de acrílico. Para tricotar uma amostra pequena, você precisará montar um número par de laçadas e adicionar mais 2 para as laçadas das bordas. Eles precisam ser removidos no início e no final de cada fileira.
Instruções detalhadas:
- Na primeira corrente, alterne 1 laçada frontal e 1 laçada traseira até o final.
- Na segunda corrente você precisa fazer o mesmo. As alças da frente devem ser colocadas sobre as alças da frente, e as alças de trás sobre as alças de trás.
- A terceira corrente começa alternando 1 ponto meia e 1 ponto meia. Continue tricotando até a próxima laçada da borda.
- Semelhante à cadeia 2.
Dos pontos 1 a 4, todas as ações devem ser repetidas.
Padrão de pérola
Um dos padrões mais fáceis que podem ser tricotados. O tecido é denso, por isso é adequado para tricotar golas, suéteres e xales quentes.
O desenho é composto por 2 cadeias:
- 1: Alterne 1 ponto meia e 1 ponto meia até o final.
- 2: As alças da frente e de trás desta corrente devem ser dispostas em um padrão xadrez, em relação à carreira 1. Se houver um “nó” na parte inferior, você precisa tricotar o ponto da frente e, se houver um “tique”, vice-versa, o ponto de trás.
Ao alternar essas duas correntes, você obterá um pequeno padrão de pérolas que ficará visível de ambos os lados.
Tabuleiro de damas
O padrão xadrez consiste em pontos frontais e traseiros alternados. O tamanho dos quadrados pode ser grande ou pequeno. É mais frequentemente usado para tricotar cobertores, colchas, xales e capas. Abaixo está uma descrição de um pequeno padrão xadrez com pequenos furos separando os quadrados. Este design é adequado para itens de primavera-verão.
Repetição do padrão: 8 laçadas de largura, 12 correntes de comprimento. Para tricotar uma amostra, você precisa discar um número de laçadas que seja divisível por 8 e também adicionar 2 laçadas adicionais e 2 laçadas de borda.
Como tricotar:
- Comece com 1 ponto tricô, depois tricote 6 pontos tricô e 1 ponto tricô.
- A segunda corrente deve ser tricotada de modo que as alças da frente fiquem acima das alças da frente, e as alças de trás fiquem acima das alças de trás.
- As cadeias 1 e 2 se alternam até que o número total de linhas se torne 6.
- 7 correntes começam com 1 ponto meia, depois 1 laçada é removida sem tricotar. 3 em meia, 1 sem tricotar e 1 em meia novamente.
- A corrente 8 é tricotada de forma semelhante à corrente 2, e a corrente 9 é tricotada de forma semelhante à corrente 7.
- Na 11ª carreira, você precisa tricotar 1 laçada da frente, remover 1, tricotar 2. Em seguida, faça uma laçada e tricote 2 laçadas juntas com a laçada da frente, inclinando para a direita. Tricotar os próximos 2 pontos com um ponto meia inclinado na outra direção. Faça outra laçada e tricote 2 pontos. 1 retire e tricote mais 1.
Repita os passos 1 a 6 até o final do trabalho.
Padrões de enrolamento
Padrões de dupla face podem ser tricotados com agulhas de tricô em padrões ondulados e curvos. Um desses designs é chamado de "cobra". Este padrão é em relevo, então você deve usar linhas lisas e grossas para torná-lo ainda mais visível. Você pode usar o padrão “cobra” para tricotar golas em 2 voltas e cachecóis regulares.
A repetição do padrão consiste em loops de 8x8. A descrição mostra apenas correntes faciais. Como tudo é em tricô, neste padrão você precisa organizar todas as laçadas em um padrão espelhado ou xadrez.
Instruções passo a passo:
- Na primeira corrente, 4 laçadas devem ser cruzadas imediatamente para o lado direito. Para fazer isso, 2 laçadas precisam ser transferidas para uma agulha de tricô adicional e deixadas para trás durante todo o trabalho. Tricotar 2 pontos, tricotar 2 pontos da agulha adicional. Finalize a corrente com 4 pontos tricô.
- A 3ª carreira começa com 4 laçadas frontais. Em seguida, você precisa cruzar 4 laçadas no lado esquerdo. Transfira 2 laçadas para uma agulha de tricô adicional e siga em frente. Tricotar as próximas 2 laçadas em tricô, depois tricotar outras 2 laçadas com a agulha de tricô adicional, também em tricô.
- Na 5ª linha você precisa cruzar as 4 primeiras laçadas para o lado esquerdo. Isso é feito da mesma forma que no ponto 2. A corrente é completada com 4 laçadas em tricô.
- Na 7ª carreira, tricote 4 laçadas da frente e cruze 4 laçadas do lado direito.
Todos os pontos são repetidos novamente.
Entrelaçamento
Os padrões entrelaçados lembram um padrão xadrez. Eles também são baseados em pontos alternados em meia e tricô. O resultado são quadrados do mesmo tamanho, mas com texturas diferentes. O desenho é exatamente o mesmo no verso. Para tricotar uma amostra, você precisa montar o máximo de laçadas possível para que o número delas seja divisível por 8.
Neste padrão, as linhas pares e ímpares são tricotadas de forma idêntica, então a descrição será curta:
- Da 1ª à 5ª linha: borda, 4 frente, 4 trás. Alterne essas laçadas na mesma sequência até o final da corrente.
- Da 6ª à 10ª carreira: orla, 4 malhas meia, 4 malhas meia, alternar até o final.
Diamantes em relevo
Este é um padrão complexo, mas bonito. O relevo é obtido através do uso de feixes que se entrelaçam formando losangos. Este padrão pode ser usado para tricotar xales, cobertores e colchas. Repetição do padrão: 10-11 voltas de largura, 28 linhas de altura.
Para tricotar uma amostra, você precisa de um número de laçadas múltiplo de 11 e 4 laçadas adicionais, bem como 2 laçadas de borda. Todas as linhas pares devem ser tricotadas de acordo com o padrão, portanto, apenas as ímpares são incluídas na descrição. Cada linha começa e termina com uma laçada de borda.
Como tricotar:
- Da 1ª à 5ª carreira: cruze as 4 primeiras laçadas com uma inclinação para o lado esquerdo. Tricotar 7 pontos em meia, deslizar 1 sem tricotar. Cruze as próximas 4 voltas com uma inclinação para a direita.

- Na 3ª corrente, tricote 4 laçadas da frente, 7 laçadas de trás e outras 4 laçadas da frente.
- Na 7ª corrente, tricote 2 pontos, faça 1 laçada. Em seguida, 1 ponto frontal, 2 laçadas são tricotadas juntas com uma inclinação para o lado esquerdo. Em seguida, você precisa fazer 5 pontos tricô, tricotar 2 juntos com uma inclinação para o lado direito. Agora você precisa de 1 ponto meia, 1 laçada e 1 ponto meia. Novamente tricote 2 juntos, inclinando para o lado esquerdo.
- Na 9ª corrente, tricote 2 pontos meia e 1 laçada. Depois, 1 tricô, 1 laçada e 1 tricô. Tricotar os próximos 2 pontos juntos, inclinando para a esquerda. 3 tricô, 2 juntos com inclinação para a direita, 1 frente. 1 laçada, depois 1 tricô e outra laçada. 1 tricô, 2 juntos, inclinando para o lado esquerdo.
- A corrente 11 começa com 2 pontos tricô, 1 laçada e 3 pontos meia. Em seguida, segue mais 1 arremesso, 1 frontal, 2 juntos e uma inclinação para o lado esquerdo. Depois, novamente 1 tricô e 2 juntos com uma inclinação para o lado direito. Em seguida, 1 tricô e laçada, e depois 3 tricô e laçada. Próximo 1 frente, 2 juntos com uma inclinação para o lado esquerdo.
- Na 13ª linha: 2 tricôs, 1 laçada, 5 tricôs, 1 laçada, 1 tricô, 2 com inclinação para o lado esquerdo. 2 malhas, 1 laçada, 5 malhas meia. Novamente 1 laçada e 2 tricôs.
- As linhas 15 e 19 são tricotadas da mesma maneira: 2 na frente e 7 atrás. 4 pontos tricô cruzados com inclinação para o lado esquerdo. Depois, tricote novamente 7 pontos em meia e 2 em meia.
- Na linha 17: 2 frente e 7 trás, depois 4 frente. Em seguida, 7 pontos meia e 2 pontos meia.
- 21 correntes começam com 1 tricô e 2 tricôs juntos com uma inclinação para a esquerda. 5 tricô e mais 2 juntos com uma inclinação para o lado direito. Novamente 1 tricô, laçada, 1 tricô e 2 com inclinação para o lado esquerdo. Próximos 5 tricôs, 2 com inclinação para a direita e 1 tricô frontal.
- Linha 23: 1 frontal, 2 com inclinação para a esquerda. 3 em meia, 2 com inclinação para o lado direito. Em seguida, 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô, laçada novamente e 1 tricô. 2 com inclinação para o lado esquerdo. Agora 3 em meia, 2 com inclinação para o lado direito e 1 laçada frontal.
- Na linha 26: 1 frontal, 2 com inclinação para a esquerda, 1 traseiro e 2 com inclinação para a direita. 1 tricô, laçada, 3 tricô, laçada. 1 frontal, 2 com inclinação para a esquerda, 1 traseiro. 2 laçadas com inclinação para a direita, 1 laçada frontal.
- 27ª corrente: 1 meia, 1 com inclinação para a esquerda, 2 meia, 1 laçada. 5 tricô, laçada, 1 tricô, 2 com inclinação para a esquerda e 2 tricô.
A partir da linha 28, todos os pontos de 1 a 27 devem ser repetidos.
Ziguezague
Os padrões de tricô em zigue-zague de dupla face são adequados para tricotar gorros e cachecóis, bem como colchas. O padrão é baseado na alternância de laçadas frontais e traseiras.
A repetição do padrão descrita abaixo é 16x16. As linhas pares devem ser tricotadas com foco no padrão obtido, portanto, apenas as ímpares são incluídas na descrição.
Instruções passo a passo:
- Em 1 carreira, tricote 10 laçadas frontais e depois alterne 2 laçadas traseiras e 2 laçadas frontais.
- 3 correntes começam com 8 pontos em meia, depois alternam 2 vezes 2 pontos em meia e 2 pontos em meia.
- Na 5ª corrente, tricote 6 laçadas da frente e depois alterne novamente as laçadas da frente e de trás. A linha termina com 4 laçadas frontais.
- A corrente 7 começa com 4 laçadas em meia e 2 laçadas frontais. Depois, tricote 2 malhas meia e 2 malhas meia. Os pontos tricô são tricotados até o final da linha.
- Na linha 9, alterne 2 pontos frente e 2 pontos trás 2 vezes. Finalize a corrente com pontos tricô.
- Na linha 11: 2 frente, 2 trás e 2 frente. A corrente é finalizada com pontos tricô.
- A linha 13 começa com 2 pontos meia e 2 pontos meia. Próximos 10 pontos meia e 2 pontos tricô.
- Na 15ª corrente, tricote 2 pontos meia, depois 10 pontos tricô, 2 pontos meia e 2 pontos tricô.
Este padrão pode ser feito em uma cor ou em cores. Em ambas as versões ele terá aparência original.
Obra aberta
Existem mais de 60 variações de padrões vazados de dupla face. Um dos mais populares é um padrão com quadrados (aproximadamente 4x4 cm). Este padrão é adequado para tricotar estolas, golas de verão, suéteres e vestidos de fio de algodão ou linho.
Repetição do padrão: 10 voltas de largura, 16 linhas de altura. Para tricotar uma amostra, você precisa montar um número de laçadas que seja múltiplo de 10. Adicione também 3 laçadas adicionais e 2 laçadas de borda.
Como tricotar:
- 1 corrente começa com 2 laçadas tricotadas juntas com uma inclinação para a esquerda, depois 1 laçada. Esses passos precisam ser repetidos 5 vezes. Em seguida, tricote mais 2 juntos com um ponto meia inclinado para a esquerda, laçada e tricote 1 ponto meia.
- Na 3ª linha: 2 juntos, virados para baixo, inclinados para a direita. 1 laçada e 8 tricôs. Novamente 2 juntos em tricô com inclinação para a direita. Novamente 1 laçada e 1 tricô.
- A corrente 5 começa com 1 tricô e 1 laçada. Em seguida, você precisa tricotar 2 juntos com um ponto tricô inclinado para a esquerda. Faça 7 pontos tricô, deslize 1 ponto, tricote 1 ponto, laçada. Tricotar 2 pontos juntos com um ponto meia inclinado para a esquerda.
- As linhas 7 e 11 são tricotadas de forma idêntica: 2 malhas com inclinação para a direita, laçada, 2 malhas. 2 juntos em tricô com inclinação para a direita, 1 laçada, 1 tricô, mais 1 laçada, 2 juntos em tricô com inclinação para a esquerda. 1 tricô, 2 tricôs juntos com uma inclinação para o lado direito. 1 laçada e 1 tricô.
- Na 9ª linha: 1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô com inclinação para a esquerda. 2 malhas, laçada, 3 juntas com malha no centro, laçada, 2 malhas, deslizar 1. 1 malha, jogar por cima, 2 malhas com inclinação para a esquerda.
- 13ª corrente: 1 tricô, laçada, 2 tricôs com inclinação para a esquerda, 7 tricôs, 1 laçada solta, 1 tricô, laçada, 2 tricôs com inclinação para a esquerda.
- Na 15ª linha: 2 juntos em tricô com inclinação para a direita, 1 jogado para cima, 8 em tricô. 2 juntos em tricô com inclinação para o lado direito. 1 laçada e 1 tricô.
Repita os pontos 1 a 7.
Arcada
Outro padrão vazado e lindo. É adequado para tricotar cachecóis de primavera, vestidos de verão e capas. Para tricotar uma amostra, você precisa de um número de laçadas múltiplo de 12. Você também precisa de 3 laçadas adicionais e 2 laçadas de borda. Cada linha começa e termina com um loop de borda. Todas as carreiras pares são tricotadas com pontos tricô.
Instruções passo a passo:
- A 1ª carreira começa com 3 pontos tricô, 1 laçada e 2 pontos tricô juntos. Em seguida, tricote 5 laçadas da frente, juntas, com uma inclinação para a esquerda, e faça 1 laçada. Repita esses passos do início ao fim da linha. 3 malhas devem fechar a corrente.
- As correntes 3 e 5 são tricotadas da mesma forma que a 1.
- 7ª carreira: 3 pontos meia, 1 laçada, 3 pontos meia, 1 laçada meia com inclinação dupla para a esquerda. 3 pontos tricô, 1 laçada, tricotar assim até o final da carreira e finalizar com 3 pontos tricô.
- Na 9ª carreira, tricote da seguinte maneira: 4 laçadas frontais, 1 laçada, 2 laçadas frontais, tricote 1 ponto com inclinação dupla para a esquerda, 2 laçadas frontais, 1 laçada, 1 laçada frontal, adicione 3 laçadas frontais no final.
- A corrente 11 começa com 5 pontos tricô, 1 laçada, 1 tricô. Em seguida, 1 laçada precisa ser tricotada com inclinação dupla para a esquerda. 1 tricô, 1 laçada, 2 tricôs. Finalize a linha com 3 laçadas frontais.
- 13ª carreira: 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia com inclinação dupla para a esquerda. 1 laçada, 3 pontos meia, finalize a corrente com 3 pontos meia.
Este padrão pode ser tricotado não apenas com fios lisos, mas também com fios fofos, por exemplo, mohair.
Barris
Um padrão versátil e leve. O desenho parece com cordas cruzadas. Para tricotar uma amostra, você precisa de um número de laçadas múltiplo de 5, além de 1 laçada adicional e 2 laçadas de borda.
Como tricotar:
- As linhas 1, 3, 7 e 9 são tricotadas de forma idêntica: 1 meia, 4 frente. Alterne até restar 1 ponto. Tricotar em tricô.
- As outras 2 correntes pares são tricotadas de acordo com o padrão resultante.
- na 5ª carreira você precisa tricotar: 1 tricô, 4 laçadas cruzadas para a esquerda. No final da carreira, tricote 1 ponto meia.
Então todas as ações começam novamente do ponto 1. Padrões frente e verso são fáceis de aprender a tricotar com agulhas de tricô. O principal é usar o fio certo e saber como os diferentes pontos são marcados nos padrões. Seguindo as descrições passo a passo, você pode repetir vários padrões populares e tricotar um produto lindo e original.
Vídeo sobre padrões de dupla face
Padrões de tricô dupla face: