A moda de roupas oversized começou há cerca de 2 anos. Muitas mulheres agora usam roupas 2 a 3 tamanhos maiores do que elas estão acostumadas a usar. Os suéteres grandes são uma parte versátil de um guarda-roupa básico. Eles podem ser usados com jeans, saias, saltos e tênis.
Se você não consegue escolher o modelo, a cor ou o estilo de um suéter na loja, você pode tricotá-lo com agulhas de tricô. Você pode escolher qualquer esquema de padrões, combinações de texturas e tons de fios para criar uma peça de guarda-roupa apropriada para quase qualquer ocasião.
Como construir um padrão de tricô?
O estilo oversized não implica apenas um tamanho maior do que o que a mulher tem. As roupas têm um corte característico e diferem na forma como os padrões são construídos. Todos os modelos de suéteres grandes desfocam visualmente a figura. Eles não enfatizam a cintura e o peito. Suéteres com esse corte são indicados para mulheres magras e cheinhas. No entanto, se você tem um corpo muito curvilíneo, roupas grandes, ao contrário, vão destacar ainda mais as falhas.
Para tricotar um suéter do tamanho certo que se ajuste corretamente ao seu corpo, primeiro você precisa criar um molde. Os cálculos são baseados em uma amostra tricotada do fio escolhido para o suéter. Para contar as laçadas e o número de fios, você precisa fazer uma amostra com o mesmo padrão que ficará no suéter.
Por exemplo, você pode tricotar um quadrado de 10x10 cm. Se assumirmos que seu comprimento é de 25 laçadas e sua altura é de 20 carreiras, então descobrimos que a densidade de tricô é de 2,5 laçadas em 1 cm de comprimento do produto e 1 cm em 2 carreiras de altura. O cálculo para construção do padrão será baseado nesses dois indicadores.
Importante! Antes de contar as laçadas e linhas, a amostra deve ser levemente esticada em diferentes direções; você pode até mesmo passá-la no vapor com um ferro. Isso criará um efeito semelhante ao resultado de usar um suéter quando ele estica um pouco no corpo. Esta dica ajudará você a medir o tamanho da amostra com mais precisão e determinar o tamanho do suéter.
Por exemplo, se você precisa tricotar um elemento de suéter de 60 cm de largura, você precisa montar 150 laçadas (2,5*60) para a parte principal do tecido e adicionar 2 laçadas de borda a elas. Se a altura do elemento for 70 cm, você precisará tricotar 140 carreiras (70*2).
Usar o molde tornará mais fácil aumentar e diminuir pontos. Se você precisar diminuir um elemento do suéter em 1 cm, será necessário diminuir 3 laçadas seguidas (há 2,5 laçadas em 1 cm, que precisam ser arredondadas para cima). Um suéter de tricô grande, cujos diagramas de padrão são construídos corretamente, pode ser tricotado no tamanho necessário se você compará-lo com os desenhos a cada 3-4 carreiras.
Qual fio é adequado, como escolher
Ao escolher o fio, você precisa se concentrar em vários critérios:
Característica | Peculiaridades | Exemplos, nomes |
Estrutura do thread | Como o estilo do suéter é obviamente grande, você não deve comprar fios grossos (mais de 5 mm de diâmetro). Roupas feitas com esses fios farão com que a imagem pareça pesada e desajeitada. Deve-se dar preferência a fios na forma de cordões e correntes lisas, cujo comprimento seja superior a 50 m por meada. | Adorável por Lana Grossa. A linha inclui 21 tons sólidos. O custo de um novelo é de cerca de 700 rublos. para 90 m (50 g). |
Material | Deve-se dar preferência a materiais naturais que proporcionem plena circulação de ar e absorvam bem a umidade. Para um suéter, o fio que contém no máximo 10-15% de aditivos sintéticos é adequado para estabilizar o tecido e protegê-lo da deformação durante o uso. Fios que contêm 50% de acrílico não manterão você aquecido no inverno, pois os sintéticos não retêm bem o calor. | Kena por Katia. 120 m de fio contêm 25 g de fio com espessura de 4 mm. Mais de 80 tons no sortimento do fabricante. O custo de um novelo é de 350-420 rublos. |
Cor e design | Como um suéter grande atrai a atenção por si só, não há necessidade de sobrecarregá-lo com padrões complexos ou fios texturizados. Se você escolher um estilo que envolva assimetria ou decoração, a cor do suéter deve ser monocromática. Para estilos simples, ao contrário, você pode escolher fios texturizados. | Fofinho. O custo de um novelo de fio de alpaca é de 650-800 rublos. por 130 m. |
O suéter mantém bem seu formato se for feito de lã ou algodão (Yarnar Jeans, Alize Cotton Gold). Os mais adequados são feitos de angorá, mohair e lurex. A lã é quente, enquanto o fio de algodão é forte, durável e resistente ao encolhimento e à deformação. Antes de calcular os materiais e construir um padrão, você precisa observar as características de encolhimento do material, que estão indicadas nas etiquetas do fio.
Se você não levar em conta o possível encolhimento, depois da primeira lavagem o suéter ficará pelo menos 1 tamanho menor. Se o modelo do suéter for feito de fios elásticos, é melhor tricotar uma versão de costura de 4-5 elementos: frente, costas, 2 mangas, gola. Se o fio não esticar, você pode fazer um suéter sem costura usando a técnica de tricô circular. Você não deve alongar intencionalmente o suéter e suas mangas, para que a peça não fique grande demais.
Abreviações em padrões de tricô e master classes
As seguintes abreviações são usadas nas master classes:
- P - laço;
- LP - alça frontal;
- IP – laçada em meia;
- KRP – laço de borda;
- ND - laçada;
- Universidade da Califórnia - diminuir.
Padrão de tricô para um suéter com canelado inglês
Um suéter de tricô grande, cujos padrões são compreensíveis até para iniciantes, nesta master class será feito com fio kidmohair em 2 dobras (70% mohair e 30% poliamida) e seda. O suéter é tricotado usando a técnica de nervuras inglesas. Ao escolher os fios, você precisa ter certeza de que eles vão segurar o elástico.
Para trabalhar você precisará de:
- agulhas de tricô nº 3.5 para o elástico ao longo das bordas do suéter;
- agulhas de tricô nº 6 para tricotar o tecido principal;
- 2 novelos ou 210 g de fio de kidmohair (950 m por 100 g);
- 50 g de fios de seda (2000 m por 100 g).
Consumo total de fio: 260 g para tamanho M-XL. O suéter é tricotado com 3 fios: 2 fios de kidmohair e 1 fio de seda.
Medidas de tricô
Para criar um molde, você precisa tirar medidas dos quadris ou da cintura, dependendo do comprimento desejado do suéter. Você também precisará medir a circunferência do seu peito. Essas medidas para o desenho do molde precisam ser divididas por 2, já que o suéter é tricotado em 2 partes: frente e costas. Você também precisa determinar a largura dos ombros e o comprimento da manga (medido do início do ombro até o pulso, adicionando 2 a 3 cm à figura para que o comprimento da manga tenha uma pequena margem de encolhimento).
Para determinar o diâmetro do pescoço, você precisa medir a circunferência da sua cabeça e adicionar alguns centímetros ao valor para que a cava não estique ao colocar e tirar o suéter. Você precisa determinar a circunferência do pulso para poder contar o número de laçadas necessárias para tricotar as mangas. Adicione 3-4 cm à medida da circunferência.
Técnica de tricô, instruções
A parte inferior do suéter e as bordas das mangas são feitas com um elástico simples 1x1, e o tecido principal é feito com um elástico inglês. O suéter é feito de 2 painéis idênticos. A altura da manga nos ombros será de 11 cm.
Instruções para tricotar a frente do suéter:
- Montar 58 pontos usando as agulhas nº 3.5: 56 pontos para a frente + 2 krp.
- Trabalhe 5 carreiras com elástico 1x1.
- Troque as agulhas para o tamanho 6.
- É necessário fazer aumentos em 2 lados da prateleira para que a largura da fileira seja de 78 P (62 cm). A reserva de volume será de 7,5 cm de cada lado, o que criará um efeito superdimensionado.
- A 6ª carreira também é feita com elástico com aumentos. Em uma carreira, você precisa fazer 22 laçadas em cada terceira laçada.
- Tricotar em ponto canelado inglês com 58 cm de altura na frente.
- Para tricotar o pescoço, você precisa dividir a circunferência da cabeça por 2, adicionar 1-2 cm, calcular quantas laçadas você obterá neste segmento, levando em consideração a densidade do tricô.
- O número resultante de laços deve ser colocado estritamente no centro da prateleira. São aproximadamente 30 pontos que precisam ser fechados, deixando 24 pontos de cada lado da parte superior da frente.
- Tricotar ambos os lados da prateleira até a altura com agulhas de tricô nº 3.5, correspondentes ao padrão, fechar as alças.
Um suéter oversized com agulhas de tricô, cujos padrões de tricô precisam ser adaptados ao seu tamanho, é feito de 2 frentes idênticas. Esse estilo de roupa não envolve fazer pinças ou diminuir laçadas de acordo com a figura.
Para tricotar as mangas, siga as instruções:
- Monte 26 pontos usando agulhas de tricô #3.5, levando em consideração os pontos das bordas.
- Trabalhe 5 carreiras com elástico 1x1.
- Troque as agulhas para o tamanho 6.
- Tricotar as mangas com elástico inglês até a altura desejada, calculada de acordo com o molde.
Todos os elementos do suéter são costurados com uma costura de conexão usando os mesmos fios com os quais ele é tricotado.
Suéter oversized de lã com mangas morcego em lã ou algodão
Esta versão do suéter pode ser tricotada com fio de algodão ou fios de lã. O modelo de suéter se destaca pela parte inferior mais curta e larga. Se você tricotá-lo com fios simples, obterá um suéter clássico e rigoroso que pode ser usado com calças ou saia. Para fazer o suéter parecer jovem, você pode escolher fios mesclados ou brilhantes.
A master class utiliza fios Alize Superlana Maxi, mas eles podem ser substituídos por quaisquer fios com características semelhantes de comprimento e peso em um novelo (100 g por 100 m).
Ferramentas e materiais para o trabalho:
- 10 novelos de lã;
- tesoura;
- agulha para costurar peças;
- 4 pares de agulhas de tricô circulares: nº 6 para 100 cm e 20 cm, nº 5.5 para 20 cm e 100 cm;
- marcadores de tricô – 8 peças.
A altura e a largura do suéter serão de 58 cm, mas após a lavagem ele esticará, os parâmetros mudarão para 60-65 cm. O comprimento da manga será de 53,5 cm.
Instruções passo a passo para tricotar um suéter
O tricô começa com o trabalho na frente:
- Monte 77 pontos nas agulhas curtas de tricô n.º 5.5 e feche o círculo passando o último ponto da carreira pelo primeiro. Graças a essa técnica, 1 P será reduzido e 76 P permanecerão no trabalho.
- Coloque um marcador no primeiro ponto de uma nova carreira para que você possa saber mais tarde quando a carreira começa e termina.
- Faça 11 carreiras circulares contínuas com um elástico 1x1.
- A carreira 12 é tricotada como LP.
- Na 13ª carreira, conecte o início e o fim do tricô inserindo a agulha de tricô pelas alças da primeira carreira e tricotando-as junto com as alças principais.
- Os raios são trocados por uma ferramenta com diâmetro nº 6.
- A nova carreira é feita novamente com um elástico 1x1, começando pela carreira da frente.
Em seguida, começamos a tricotar as linhas do raglan. Serão 4 no total: 2 na frente e 2 atrás. Cada linha possui 7 loops.
Um suéter grande com agulhas de tricô, cujos padrões de tricô são fáceis de desenhar, é feito usando um método sem costura. São 5 ms/pts para as mangas e 19 ms/pts para a frente e costas. Os aumentos serão feitos em cada laçada localizada antes e depois da linha do raglan. Você precisa dividir a linha inteira com marcadores de acordo com o padrão: 19-7-5-7-19-7-5-7.
Isso permitirá que você veja onde precisa fazer aumentos.
- Na nova carreira, tricote todas as alças de trás com um elástico.
- Após a 19ª laçada, faça uma laçada antes do raglan.
- Faça laçadas raglan, que também são tricotadas de acordo com o padrão elástico.
- Faça uma laçada.
- Tricotar as alças das mangas, laçada.
- Tricotar um elástico raglan, com uma laçada.
- Faça as laçadas da prateleira frontal, laçada.
- Tricotar em pontos raglan e fazer uma laçada.
- Tricotar novamente as alças da segunda manga e fazer uma laçada.
- Tricotar a última carreira raglan e fazer uma laçada.
- O algoritmo de tricô é repetido com aumentos em cada carreira até que haja 71 pontos na frente e nas costas do suéter. A carreira termina na última linha do raglan.
Em seguida, você precisará tricotar com um elástico 1x1 em carreiras circulares. Todos os marcadores podem ser removidos, exceto aquele que marca o início de uma linha.
Também é necessário soltar as alças das mangas:
- Na parte de trás, você precisa fazer comprimento adicional em várias carreiras. Para fazer isso, a partir do início da linha do raglan, que vai depois das alças das mangas, você precisa tricotar todas as alças da prateleira de trás com um elástico 1x1 até a última alça do raglan, localizada antes da segunda manga.
- Vire o tricô, retire 1 KP, tricote o elástico até o final do raglan na frente da manga, a última laçada é um tricô, pois esta é uma laçada de borda.
- Repita carreiras adicionais um total de 4 vezes.
- Depois de tricotar até o final da carreira, você precisa pegar a primeira laçada da segunda prateleira - a primeira laçada da próxima linha raglan.
- Em seguida, o suéter é tricotado em círculo no comprimento necessário, deixando 3-4 cm sem ponto.
- Mude para as agulhas de tricô nº 5.5 e continue tricotando em círculo com um elástico por mais 5-6 carreiras.
- Feche as laçadas e esconda a ponta do fio.
Em seguida voltamos a tricotar as mangas:
- Você precisa tricotar as alças da primeira manga de forma circular, deixando 3-4 cm a menos do comprimento desejado.
- Usando agulhas de tricô nº 5.5, termine as últimas 5-6 carreiras do elástico.
- Feche as laçadas e esconda a ponta do fio.
- Repita os passos com a outra manga.
Como decoração, você pode fazer crochê na parte inferior do suéter e no final das mangas com uma linha de cor diferente e fazer um bordado volumoso no painel frontal.
Blusa oversized com trança falsa
O suéter nesta versão é moderadamente volumoso. A master class utiliza o fio Holiday Tweed da Lain Du Nord. No total, você precisará de 8 novelos de linha e agulhas de tricô nº 4. O cálculo dos materiais e do número de laçadas é adequado para o tamanho M.

O padrão de tricô para um suéter grande inclui várias técnicas: elástico, trança falsa e ponto meia.
Instruções passo a passo para tricotar um broto
O tricô começa com um broto. Esta é uma parte necessária para o ajuste correto das peças de ombro. É feito em um padrão raglan em círculo com carreiras encurtadas.
Preparação e início do tricô do pescoço:
- Monte 98 pontos.
- Tricotar 8 carreiras em círculo com um elástico simples 1x1.
- Marque as linhas do raglan com marcadores. Para cada linha, são alocados 2 pontos. Para os painéis frontal e traseiro, devem ser alocados 30 pontos, para cada manga – 15 pontos.
A laçada antes da primeira linha do raglan será o início da carreira.
Padrão de tricô de um broto
A primeira carreira depois do elástico deve ser tricotada em círculo, fazendo aumentos nos raglans.
Na parte da frente você precisará fazer 2 laçadas.
Vire o tricô e tricote uma carreira sem aumentos. A partir do círculo principal, tricote 3 pontos adicionais no final.
Na próxima carreira, faça mais 2 aumentos: 1 P de cada lado. Após terminar a carreira, tricote mais 3 pontos a partir do círculo principal.
Em seguida, retorne sem aumentar a carreira de tricô e tricote mais 3 pontos em tricô a partir do círculo principal. Na parte da frente, faça novamente uma carreira com 2 aumentos e 3 P da carreira principal do broto. Tricotar da mesma maneira, virando carreiras, alternando carreiras com e sem aumentos. No total, você precisa completar 10 carreiras a partir do elástico.
Não são adicionadas alças na parte da frente do suéter. Você deve terminar com uma peça oval de formato irregular.
Algoritmo de tricô de brotos
Antes de tricotar o broto, você precisa colocar marcadores: 1 - o início da carreira e mais 3 para separar as mangas e as prateleiras.
Algoritmo de tricô após completar 8 carreiras de elástico:
- O início da primeira carreira está localizado a uma distância de 1 laçada da linha do raglan. Tricotar como LP, fazer uma laçada para o seu lado, 1 LP. Deve haver um marcador aqui para indicar o início de uma linha. Ele precisa ser transferido para a agulha de trabalho.
- A seguir, mais 1 LP. Os últimos 2 pontos tricô, entre os quais havia um marcador, são a linha do raglan.
- Em seguida, faça 1 ND em você mesmo e tricote LP até o próximo marcador, que deve ser colocado entre as alças da linha raglan. Antes do raglan, faça 1 ND, depois 2 LP com um transfer de marcador, novamente 1 ND e 1 LP.
- Vire o tricô.
- Leve a agulha de tricô para frente e remova o laço, gire-a da parede frontal do laço para obter 2 P na agulha de tricô.
- Em seguida, tricote a laçada que foi um aumento na carreira anterior com um PI cruzado.
- 2 pbx na linha raglan, depois mais 1 laçada cruzada em tricô no local do aumento.
- Continue tricotando o avesso de acordo com o padrão até o próximo aumento antes da linha do raglan (até o primeiro marcador). No lugar do aumento é feito um PI cruzado, 2 PI no lugar do raglan, 1 PI cruzado, 4 PI regulares.
- Vire o tricô.
- Remova o primeiro laço e torça-o de modo que outro 1 P seja formado a partir de sua parede frontal.
- Em seguida, faça todas as carreiras ímpares (3, 5, 7, 9) da mesma forma que a primeira, tricotando cada vez mais 3 LP do círculo principal no final de cada carreira.
- Todas as carreiras pares (4, 6, 8, 10) são tricotadas de modo semelhante à carreira 2, tricotando adicionalmente 3 pontos altos duplos do círculo principal no final de cada carreira.
Quando 10 carreiras tiverem sido tricotadas, você precisa remover cuidadosamente o tricô das agulhas e passá-lo no vapor. Para evitar perder as laçadas, você pode prendê-las em um fio.
Diagrama de padrão de trança
O padrão de trança falsa ficará localizado verticalmente no meio do painel frontal. Serão 3 tranças no total, com uma sobreposição a cada 10 carreiras.
A repetição do padrão é de 26 pontos. Os laços do cabo são tricotados como LP, e aqueles ao redor são tricotados como IP. Todos os aumentos nas laterais do padrão de repetição, que serão adicionados durante o processo de montagem dos pontos, serão realizados com o ponto da frente.
Tricotando a parte principal do suéter
Depois de cozinhar o broto tricotado no vapor, você precisa inserir as agulhas de tricô nas alças novamente.
Em seguida, continue tricotando:
- A carreira começa com uma laçada depois da linha do raglan. Você precisa fazer uma laçada, tricotar 2 LP antes do início do padrão e depois de acordo com o padrão. Esta fileira será a primeira sobreposição da trança.
- 2 IP conforme o padrão antes do torniquete.
- Pule 3 pontos na agulha e pegue os próximos 3 pontos.
- Retire-as da agulha de tricô, coloque as laçadas em gancho e depois as puladas, trocando suas posições.
- Tricotar essas 6 laçadas como se fossem RP.
- 2 IP, 6 LP, 2 IP e cruze novamente os próximos 6 P, tricote-os como LP, 2 IP, 2 LP, aumento da linha raglan e 2 RP raglan.
- Continue tricotando até o final da carreira.
- Tricotar a próxima carreira sem aumentos. As laçadas devem ser tricotadas com pontos cruzados, e os pontos restantes devem ser tricotados de acordo com o padrão, sem alterações.
- Em cada carreira ímpar, são feitas laçadas nas linhas do raglan.
- Tricotar até a carreira 5.
- Na 5ª carreira haverá uma torção da trança do meio. Todos os laços são tricotados de acordo com o padrão, exceto os elementos da trança do meio. Esses 6 pontos precisam ser trocados e tricotados como LP, semelhantes aos da primeira carreira.
- Em cada 5ª carreira haverá sobreposições de tranças. Eles alternarão 1 e 3 com a 2ª trança.
- Você precisa continuar tricotando até que o comprimento da linha raglan atinja 20 cm. Depois você precisa destacar as alças das mangas.
- No início de uma nova carreira, tricote todos os pontos de trás até o marcador de início da manga.
- Passe os pontos da manga (para o próximo marcador) para as agulhas adicionais. Se não tiver, você pode usar um fio.
- Retorne às agulhas com o tricô básico. Em seguida, você precisa fazer o corte inferior.
- Faça 5 laçadas na agulha (usando o método de montagem de pontos).
- Em seguida, tricote os pontos de acordo com o padrão principal da segunda agulha de tricô, pulando parte da manga. Continue para a segunda manga.
- Repita a transferência das alças das mangas para as agulhas de tricô adicionais. Monte 5 pontos para o segundo corte inferior. Conecte as duas partes do suéter.
- Continue tricotando em círculo sem aumentar conforme o padrão. Você precisa tricotar 50 cm a partir do ombro.
- As últimas 9 carreiras são trabalhadas usando um padrão de nervuras 1x1.
- Feche as alças elásticas. Para fazer isso, faça uma laçada. Se a laçada for tricotada, a laçada deve ficar voltada para você; se for uma laçada de tricô, a laçada deve ficar para longe de você.
- Tricotar o próximo ponto de acordo com o padrão (LP ou IP).
- Pegue a laçada e puxe a laçada tricotada através dela.
Após fechar os laços, o fio precisa ser preso, cortado e escondido.
Mangas de tricô
As alças de uma manga precisam ser transferidas para as agulhas de trabalho:
- Traga o fio de trabalho e tricote a manga com as alças do rosto em círculo, sem aumentos.
- Ao chegar na parte do corte inferior, você precisa pegar 10 laçadas das 5 laçadas de borda que você pegou antes. Isso evitará a formação de folgas na junção das peças. Coloque um marcador depois dos pontos lançados e continue tricotando o ponto da frente.
- Tricotar em círculo, diminuindo a cada 6 carreiras. Diminui os pontos imediatamente após o marcador. Para fazer isso, 2 pontos depois do marcador são tricotados juntos.
- Continue trabalhando até ter 100 carreiras circulares no total.
- Vá tricotando elástico 1x1. Na primeira carreira, é feito tricotando 2 pontos juntos: 2 LP, 2 IP. Isso permitirá que você diminua metade de todos os loops de uma só vez.
- Continue tricotando com o padrão elástico por mais 10 carreiras.
- Feche as alças da mesma forma que na parte principal do suéter.
A segunda manga é feita da mesma maneira. Os suéteres oversized costumam ser autossuficientes e não precisam de decoração, já que os elementos decorativos pesam mais na imagem do que a complementam. Ao tricotar, você pode escolher um padrão pequeno para adicionar textura ao suéter. É melhor escolher padrões simples, caso contrário, o suéter já volumoso parecerá ainda maior.
Vídeo sobre como tricotar um suéter oversized com agulhas de tricô
Como tricotar um suéter de verão em tamanho oferta: