Apesar dos diferentes enredos, todos os contos são unidos por dois aspectos principais: a magia e a presença, nesta história, de um castelo onde está a princesa. Se a magia é difícil de descrever no papel, então uma estrutura de pedra com torres e um grande número de janelas e portões enormes podem ser abertos até mesmo por crianças.
Regras gerais de trabalho
O castelo (um desenho para crianças pode ser feito em diferentes versões) começa com um esboço de uma imagem medieval ou de conto de fadas que se formou diante dos olhos.
Normalmente, um castelo medieval, frequentemente retratado em livros de história, é caracterizado por ter um esquema de cores suaves em comparação a um palácio. Embora nas pinturas infantis seja pintado com cores brilhantes. Ao representar um castelo, é importante seguir as regras para escolher a cor de fundo. Se as crianças forem usar tintas durante o trabalho, a tela de papel deverá ser colorida com antecedência.
A escolha da cor de fundo é influenciada pelo tema escolhido para a pintura:
- se você for criar um desenho do palácio de gelo da Rainha da Neve, primeiro precisará de uma cor azul fria;
- Para o Palácio do Sol, a base é amarela ou rosa.
Para representar a estrutura em si, você pode usar diferentes materiais e ferramentas.
Estes poderiam ser:
- tintas;
- lápis;
- canetas hidrográficas;
- canetas-tinteiro;
- giz de cera.
Um resultado interessante pode ser alcançado combinando materiais, por exemplo:
- Um desenho feito com aquarela também pode ser contornado com canetas hidrográficas, mas elas devem ser mais brilhantes que as tintas.
- Se você estiver desenhando palácios de contos de fadas que existem em sua imaginação, então você pode adicionar com segurança tintas com um efeito brilhante a esses desenhos.
Como desenhar um castelo é um processo difícil, o contorno é primeiro delineado com um lápis simples, mas você não deve pressionar a ferramenta com muita força.
Antes de iniciar o processo criativo, você precisa posicionar corretamente a folha de papel na qual o desenho será criado.
Se:
- o castelo ficará voltado para cima, então a folha do álbum deverá ser posicionada verticalmente;
- Se a estrutura for larga, a folha deve ser colocada na horizontal.
Para colorir usamos:
- tintas;
- lápis de cor;
- giz de cera.
Considerando que a estrutura é composta por um grande número de pequenos elementos, o desenho e a coloração devem ser feitos com a ponta do pincel, tentando segurá-lo verticalmente na mão. Neste caso, é necessário ajustar a força da pressão para obter tons com o brilho desejado.
Além disso, você pode usar:
- plasticina;
- aplicações;
- brilho;
- recortes de papel colorido;
- pedaços de tecido.
O caminho fácil
O castelo (desenho para crianças de um palácio medieval baseado em formas geométricas simples) é transferido para uma base de papel com um lápis simples. Para garantir que as linhas das figuras geométricas (quadrado, retângulo, triângulo) sejam retas, utiliza-se uma régua.
Todo o trabalho pode ser dividido nas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Prepare uma folha de papel para o trabalho | Divida a folha do álbum em 4 partes de tamanhos iguais para determinar seu centro. Esta etapa não deve ser encarada de ânimo leve. Isso é importante porque cada figura geométrica representada deve ser proporcional. |
2 | Construir o esboço geral do edifício | As seguintes figuras devem ser representadas:
|
3 | Desenhar torres | Este castelo terá apenas 3 torres e cada uma delas deverá ser representada por um triângulo isósceles. Não é necessário que todos os lados do triângulo sejam iguais, mas 2 dos seus lados devem ser iguais. As torres esquerda e direita devem estar localizadas nos retângulos alongados esquerdo e direito, respectivamente. A torre central estará localizada no topo, no último quadrado desenhado. Deve haver pequenos recuos na forma de listras finas entre o retângulo e o triângulo. Eles devem ser ligeiramente maiores em comprimento do que os lados dos retângulos sobre os quais foram desenhados. O triângulo que será desenhado acima deve ser um pouco mais largo que esta faixa. Estamos falando da base do triângulo — seu lado inferior. Os lados devem ser iguais e, unindo-se na parte superior, formar uma ponta afiada. Os triângulos esquerdo e direito devem ter o mesmo tamanho, e o triângulo central, que ficará acima do quadrado, pode ser feito um pouco mais baixo. |
4 | Executar acabamento de tijolos | É necessário dar relevo à estrutura usando uma fileira horizontal de pequenos quadrados. Eles devem estar localizados no 1º e 2º andares. No andar inferior deve haver aproximadamente 2 vezes mais quadrados. Deve haver espaços de tamanho semelhante entre os quadrados. Se a largura dos quadrados for 2 cm, a distância entre eles deverá ser de aproximadamente 2 cm. O resultado serão saliências uniformes em cada um dos 2 andares. |
5 | Desenhe aberturas de janelas e portões | É recomendável criar o máximo de janelas possível. No entanto, é importante garantir que eles estejam espaçados na mesma distância um do outro.
Por exemplo, no andar superior, representado por um quadrado, pode haver apenas 1 janela, e no andar do meio pode haver 3 aberturas. No andar inferior, não é permitido desenhar janelas, mas uma delas deve ser representada nas torres esquerda e direita. A janela superior deve ficar no meio do quadrado que representa o último andar. Para não errar na localização das 3 janelas centrais localizadas no 2º andar, o retângulo que representa este andar deve ser dividido mentalmente ou com a ajuda de linhas quase imperceptíveis em 4 partes iguais. Tudo o que resta é desenhar 1 janela em cada borda dessa parte. Serão 3 no total e estarão localizados à mesma distância um do outro. Além disso, as janelas externas ficarão localizadas à mesma distância das bordas laterais deste andar. As janelas desenhadas nas torres direita e esquerda devem ter as mesmas dimensões. Eles devem ser colocados no nível da borda do 1º andar – mais perto dos topos triangulares. O portão está localizado no andar inferior e é desenhado de forma muito semelhante à janela. Só que elas deveriam ser mais largas. |
6 | Desenhe os elementos que faltam e depois faça um bom sombreamento. | Você deve começar pelas aberturas. As bordas das janelas e portões não devem ser representadas por linhas simples, mas por numerosas figuras semelhantes a pequenas ovais, mas apenas com lados intencionalmente irregulares. Isso imitará uma bela alvenaria. Não é uma tarefa fácil: é importante ter paciência, pois o número total de vagas é bem grande. Cada uma delas deve ser decorada com aproximadamente 10-15 pedras. Para demonstrar que o portão é de madeira, várias linhas verticais devem ser desenhadas nele. Depois disso, é necessário representar os tijolos. Para isso, não serão desenhados os tijolos em si, mas os espaços entre eles. No andar inferior, você pode fazer 10 fileiras de tijolos, no andar do meio - 7, no andar superior - 5. Tudo depende da altura dos pisos originais. Nas torres laterais, pode haver 13 fileiras de tijolos. Para mostrar os limites das linhas, basta traçar algumas linhas horizontais ao longo da estrutura, utilizando para isso um lápis simples. Em seguida, resta marcar com linhas verticais curtas os locais onde os tijolos serão unidos em cada uma das fileiras horizontais. Aqui é importante lembrar da regra básica da alvenaria: cada linha de junta vertical deve ficar encostada no meio do próximo tijolo localizado acima. Quando o castelo estiver completamente feito de tijolos, você poderá começar a desenhar as peças em todas as suas 3 torres triangulares.
As peças são um conjunto de formas que parecem círculos, mas suas bordas devem ser ligeiramente curvas. Depois de decorar as torres com azulejos, só falta fazer o sombreamento, que ajudará a dar um aspecto natural ao projeto. Para sombrear, use um lápis macio. |
De um conto de fadas
O castelo (um desenho para crianças pode ser de conto de fadas ou mágico) de um conto de fadas deve ser grande e significativo, ter muitos picos e torres. Ao mesmo tempo, o edifício deve ser elegante e rigoroso. Também deve haver elementos mágicos que serão uma ótima decoração.
As etapas de sua representação no papel são as seguintes:
- Faça o contorno do palácio. Ele pode ser cercado pela natureza, mas o principal ponto de composição deve ser o edifício. O palácio deve ocupar quase toda a folha do álbum. A estrutura do edifício deve ser delineada livremente. Um arco-íris em forma de uma enorme cadeira de balanço pode surgir acima do castelo. Este elemento adicionará um toque de conto de fadas à pintura.
- Esclareça as características arquitetônicas do edifício. É necessário dar forma aos topos e aberturas das janelas. Nesse caso, algumas formas podem ser quebradas, por exemplo, os telhados das torres podem ser curvados, lembrando assim os cocares dos magos.
- Desenhe os tridentes e trabalhe nas copas das árvores ao redor.
- Esclareça todos os detalhes. O desenho deve representar, em última análise, um trabalho de linha concluído. A imagem do edifício deve estar totalmente formada.
- Remova todas as linhas desnecessárias que foram usadas anteriormente para construção.
- Pinte a imagem usando cores brilhantes.
Com a Rainha da Neve
As crianças realmente gostam do conto da Rainha da Neve. É por isso que eles estão interessados em desenhar o castelo dela.
Castelo (um desenho para crianças pode transmitir a atmosfera de vários contos de fadas, por exemplo, G. H. Anderson) da Rainha da Neve você deve desenhar seguindo estes passos:
- Esboce o palácio, que deve ter o formato de uma casa: um quadrado e um telhado triangular acima dele.
- Adicione uma plataforma elevada sob o palácio em que ele está localizado. Suas bordas devem ser irregulares, pois é uma geleira alta.
- Desenhe várias linhas onduladas na geleira, demonstrando assim sua superfície escorregadia e fria.
- Detalhe a estrutura cuidadosamente. Dentro dos contornos quadrados e triangulares que foram desenhados no primeiro estágio, desenhe muitas torres. Cada um deles deve ser representado por um retângulo alongado verticalmente e decorado com um triângulo isósceles no topo.
- Desenhe janelas em cada torre. Eles podem ser representados como pequenos retângulos ou quadrados.
- Pinte o palácio. As cores usadas aqui são predominantemente azul e azul claro. É assim que devem ficar os blocos de gelo sobre os quais está localizado o palácio da dona do frio. O próprio palácio é pintado nos mesmos tons.
Desenho multicolorido
Desenhar um castelo colorido para crianças ou junto com elas é feito usando técnicas simples.
Um castelo colorido pode ser desenhado seguindo os seguintes passos:
- Marque a linha do horizonte no papel e desenhe um retângulo alongado acima dela. Desenhe um semicírculo alongado dentro do retângulo.
- Desenhe outro cômodo ao lado. Outra linha semelhante deve ser traçada ao redor do semicírculo que serve como portão. Uma linha em ziguezague é desenhada no topo, e uma torre alta precisa ser adicionada à esquerda.
- Usando um princípio semelhante, adicione os seguintes elementos: torres na parte inferior com topos quadrados, torres altas e alongadas com telhados triangulares. Você pode adicionar qualquer número de torres, o principal é tentar deixar o desenho bonito e harmonioso.
- Adicione aberturas de janelas e alvenaria nas paredes.
- Desenhe bandeiras acima das torres triangulares.
- Adicione linhas e portas.
- Adicione um fundo, que pode ser, por exemplo, o contorno de uma cidade ou de uma floresta densa.
- Pinte a imagem. Para isso, você pode usar uma cor roxa incomum e combiná-la com um tom amarelo quente. As bandeiras que se erguem acima do topo do castelo podem ser vermelhas.
Edifício medieval
Um exemplo de desenho de um castelo medieval pode ser feito nas seguintes etapas:
- Usando linhas e formas, desenhe as bases e os picos agudos de cada parte dessa enorme estrutura no papel. A parte inferior das torres tem o formato de taças, e seus topos supostamente são pirâmides.
- Desenhe fileiras horizontais de tijolos.
- Remova todas as linhas auxiliares e depois pinte o edifício e o fundo.
Aquarela
Antes de criar uma pintura colorida, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:

- lápis simples;
- apagador;
- paleta;
- aquarela;
- escovas;
- recipiente com água.
As etapas do trabalho serão as seguintes:
- Em um pedaço de papel, use um lápis simples para marcar o contorno da colina e seu ponto mais alto no lado esquerdo, onde o castelo ficará localizado. Ele deve ser representado como um retângulo inacabado com um telhado triangular no topo.
- Na encosta da colina, marque um segmento vertical e conecte-o com uma linha horizontal à torre. No lado direito, cole mais alguns retângulos.
- Em cada um dos retângulos, desenhe telhados diferentes — triangulares e planos.
- Desenhe o contorno do castelo e, em cada telhado, marque a chaminé no formato de um retângulo alongado.
- Desenhe pequenas janelas em cada uma das torres.
- Para colorir o desenho, pegue tintas, pincéis e um recipiente com água.
- Pinte o céu acima do castelo de azul claro.
- Use tinta azul para marcar as nuvens.
- Adicione volume à colina misturando tinta preta com branca.
- Adicione um tom verde escuro à colina.
- Use tinta azul e ocre misturados com marrom para pintar o castelo.
- Pinte os telhados de cinza e azul.
- Contorne os contornos da janela em marrom.
- Adicione textura de pedra às paredes da torre.
- Desenhe linhas sobre os telhados.
Paisagem com um castelo
Para que a paisagem que se destaca no cenário do castelo seja o mais realista possível, é necessário organizar harmoniosamente todos os objetos, construí-los corretamente e então formar o volume.
Para fazer isso você precisa:
- Marque a linha do horizonte. É importante determinar sua localização com precisão, pois ela tem um impacto significativo na perspectiva da paisagem. Montanhas e árvores geralmente estão localizadas ao longo desta linha.
- Marque os objetos maiores.
- Refine os detalhes do desenho: desenhe janelas e pequenas árvores.
- Trabalhe com luz e sombra. Para isso, utiliza-se um lápis HB.
- Adicione volume com tom. Aberturas de janelas, áreas sob árvores e superfícies localizadas no lado sombreado estão sujeitas a sombreamento.
Qualquer criança vai gostar de desenhar castelos, principalmente se você der à estrutura um formato incomum e excêntrico e adicionar elementos brilhantes.
Vídeo sobre desenho
Aula magistral sobre como desenhar um castelo de princesa: