Cordas de juta são feitas de fios de juta. A matéria-prima para a produção do barbante assemelha-se ao cânhamo ou à estopa. A corda apareceu graças aos marinheiros. Foi em navios que cordas de juta resistentes, de até 5-6 cm de diâmetro, foram usadas pela primeira vez.
Hoje em dia, elas são feitas em diferentes espessuras: de 1-5 cm a 2-3 mm. Cordas finas começaram a ser usadas em artesanato. Com um preço baixo, eles têm uma aparência elegante, são fortes e não se desgastam por muito tempo.
O que é juta e quais as características do material
A produção de corda de juta está concentrada na Ásia e na Indochina. 70% das matérias-primas no mercado mundial são cultivadas e processadas em Bangladesh e na Índia. Como as fábricas de produção estão localizadas longe da Europa e de muitos países, o fio de juta tem um preço alto devido ao custo do transporte.
A juta tem uma trama do tipo corda, geralmente baseada em 2 a 3 fios. O tipo de conexão da rosca pode ser torcida ou trançada. Para artesanato, utilize cordas flexíveis de pequeno ou médio diâmetro e com textura torcida.
Características e composição da juta para artesanato
Cordas de juta são feitas de materiais vegetais. Na produção, são utilizados brotos verdes da planta — a juta. Ela cresce em áreas de alta umidade, em climas tropicais ou subtropicais.
As matérias-primas são preparadas por meio de um método especial: são deixadas de molho e secas ao ar livre. Quando processado corretamente, o material é caracterizado por alta resistência à tração, elasticidade e maciez.

A corda vem em 2 tipos de acordo com a espessura:
- corda com diâmetro de até 5 cm;
- barbante de 2-16 mm de espessura.
No artesanato, são utilizadas cordas polidas (os fios são lisos e não furam) ou comuns. Eles não acumulam eletricidade estática. Às vezes, o material é até usado para isolamento entre coroas.
O barbante para fazer artesanato é vendido em rolos de 50, 100, 500 m. Seu peso é determinado pela marcação na etiqueta (medida pelos parâmetros tex/m). O valor de 1000 tex corresponde a 1 kg de material por 1000 m. A cor natural da corda é palha clara ou marrom acinzentado. Alguns fabricantes adicionam corantes à matéria-prima para obter fios coloridos.
Vantagens da juta no artesanato em relação a outros materiais
Comparado a outros materiais populares para artesanato (fios, novelos, fios e outros tipos de corda), o juta tem muitas vantagens.
Esse:
- naturalidade das matérias-primas com as quais as cordas são feitas;
- facilmente cortado com tesoura;
- você pode mudar a tonalidade do barbante;
- dobra facilmente sob a influência de adesivos de polímero;
- mantém sua forma;
- resistência dos produtos de juta;
- combinação com quaisquer materiais, elementos decorativos.
Critérios de seleção
Para decoração e artesanato, você precisa escolher um barbante forte. Pode ser usado para tricotar peças, tecer filigranas e decorar itens de interior. É melhor escolher corda torcida, pois ela mantém sua forma melhor do que outras e não se desfaz ao trabalhar com ela.
A juta para artesanato é selecionada de acordo com a densidade.
Densidade | Descrição |
1680-1870 tex | A corda é adequada para produtos que devem manter sua forma original. Barbante dessa densidade é usado para tricotar bolsas, embrulhar cestos e vasos de flores. Para produtos sem moldura que precisam de rigidez, a corda é usada em 2 camadas. |
1120 tex | Um fio dessa densidade é adequado para criar pequenos acessórios e tricotar uma bolsa macia. |
560 tex | A corda é usada para fazer artesanatos com textura macia, solta e filigrana. Um cordão com essa densidade dá volume aos produtos, deixando-os arejados. |
Outros critérios para escolher o fio de juta:
- O cheiro do material. Muitas vezes, a corda de juta é impregnada com um óleo técnico especial, o que a torna mais resistente. É usado para fins industriais e de construção, mas esta juta não é adequada para artesanato. Você precisa escolher uma corda que não tenha cheiro ou que tenha um leve aroma de matérias-primas naturais.
- Pilosidade. A juta tem uma textura fibrosa, com pelos aparecendo até mesmo em uma corda nova. Isso é normal e não caracteriza o material como de baixa qualidade. Mas os fabricantes também produzem cordas polidas e suaves ao toque. Eles são mais caros, têm um formato ligeiramente achatado em vez de redondo, o que nem sempre é prático ao trabalhar com o material.
- Qualidade da tecelagem. A corda deve ter o mesmo diâmetro em todo o seu comprimento. Não deve haver irregularidades ou quebras. O barbante deve ser sólido, sem inclusões estranhas.
- Cor. Uma corda de qualidade tem uma tonalidade natural branco-dourada. Barbante de baixa qualidade tem coloração cinza-amarronzada, muitas vezes irregular em todo o seu comprimento.
Quanto mais fios entrelaçados no barbante, mais grosso e forte ele é. Mas para uso doméstico, uma corda com 2-3 fios é suficiente.
Preparando juta para uso em artesanato
O barbante de juta é mais frequentemente usado na forma em que é vendido. Possui uma cor neutra que combina organicamente com quaisquer tons do interior. Às vezes, porém, é necessária uma corda de uma determinada cor, então ela é tingida ou branqueada. Para colorir uma corda, ela primeiro é branqueada.
Branqueamento de juta
Para branquear a corda, você pode usar alvejante comum, vendido em lojas de produtos químicos domésticos. É melhor usar uma bacia de plástico como recipiente para preparar a solução de branqueamento.
Instruções para branquear barbante:
- Use luvas de borracha resistentes para proteger suas mãos dos efeitos do cloro.
- Faça uma solução de 250 ml de água sanitária e 1 litro de água.
- Mergulhe o barbante no líquido até que fique completamente coberto.
- Espere de 8 a 10 horas, retire a corda e enxágue-a em água corrente.
Antes de usar o barbante, é preciso secá-lo bem, caso contrário ele não grudará e perderá o formato. A juta branqueada se torna menos durável, o que não é crítico se for usada para acabamento externo de elementos decorativos.
Como tingir barbante
Você pode pintar a corda depois de branqueá-la para que o material absorva a quantidade máxima de tinta e sua cor fique rica.
Métodos de coloração:
- Tintas acrílicas ou pasta de coloração. O corante é diluído em água para atingir o brilho desejado do líquido. A corda é embebida na solução, deixando-a de molho na tinta por 3 a 4 horas. Depois disso, deixe o barbante secar completamente. Você também pode usar tintas da maneira usual: pinte a corda com um pincel e espere secar.
- Tintura para ovos de Páscoa. Esta é uma tinta permanente que permitirá obter uma corda brilhante com pigmentação duradoura. A corda é embebida em uma solução de corante por várias horas e depois deixada secar.
- Tintura para tecido. Um pacote de pó corante é diluído em água e aquecido a 70 °C. Adicione 1 colher de chá à água morna. sal, 2 colheres de sopa. eu. vinagre. O barbante é imerso no líquido por 0,5-1 hora. Depois, a corda é enxaguada em água corrente e deixada secar.
Sem branqueamento, a juta pode ser tingida com tinta à base de água. A substância dá ao barbante uma tonalidade marrom escura ou preta. A corda manchada fica mais forte e rígida, o que a torna mais difícil de trabalhar.
Técnicas de trabalho com juta, exemplos de artesanato
A juta é ideal para artesanato. Sua cor combina com outros tons do interior, a corda é altamente durável e tem um visual elegante.
Os artesanatos com barbante são feitos utilizando diferentes técnicas, sendo as mais populares:
- enrolamento de formulários;
- tricô;
- macramé;
- filigrana.
Envolvendo formas com juta
Esta é a maneira mais fácil de usar juta. É adequado para decorar móveis antigos, criar tapetes planos e embrulhar objetos volumosos. Para fixar a corda, cole-a usando uma pistola de cola de silicone.
Dependendo do formato do artesanato, o barbante é disposto em um círculo sobre uma superfície plana ou enrolado em uma espiral ao redor de objetos tridimensionais. Você pode adicionar exclusividade ao seu artesanato usando elementos decorativos adicionais.
O barbante pode ser usado para embrulhar grandes peças de mobília que perderam a aparência.
Cordas também podem ser usadas para fazer porta-copos para decoração de mesa.
Os capachos feitos com esse material são duráveis, não acumulam sujeira, podem ser facilmente lavados em água corrente e não perdem a aparência.
A juta é ideal para fazer móveis para gatos.
Os animais acham conveniente afiar suas garras em cordas e, em geral, gostam de escalar cordas.
Tricô com corda de juta
A juta é usada para tricô e crochê com os dedos. Agulhas de tricô raramente são usadas para fazer artesanato, mas mais frequentemente em uma técnica combinada para tricotar elementos individuais. O fio de juta não é elástico e é difícil de dobrar, mesmo com um diâmetro grosso. Portanto, os artesanatos são tricotados com barbante cuja espessura não é maior que 2-3 mm.
A opção mais popular para artesanato em juta são as cestas. A base é um fio grosso (6-10 mm de diâmetro), que é amarrado em círculo com um barbante mais fino - 1-2 mm.
A corda também é indicada para confecção de acessórios, pois possui cor neutra e alta resistência. Os produtos de juta não se desgastam por muito tempo.
Um item prático para a casa seriam toalhinhas de rosto feitas de fio de juta.
Você também pode fazer guardanapos como almofadas térmicas. Esses produtos não só parecem decorativos, como também são práticos. O barbante é resistente a altas temperaturas. Você pode fazer um tapete de qualquer diâmetro e formato que combine com o interior da cozinha.
Os itens de decoração para casa mais populares feitos de juta são os tapetes. Este material pode ser usado para fazer tapetes para o corredor, banheiro, quarto ou sala de estar.
Esses tapetes podem ser lavados e escovados na máquina. Eles não perdem a aparência por mais de 5 anos.
Macramé
Macramê é uma técnica de tecelagem com nós que utiliza juta. O princípio da criação de artesanatos é baseado na fixação de fios por meio de amarrações. A dificuldade do trabalho está na necessidade de manter precisamente a distância entre os nós se o padrão envolver um ornamento repetido com recuos iguais entre os elementos.
A técnica de macramê é adequada para fazer sacolas de compras.
Ao criar artesanatos decorativos para a casa ou painéis, o barbante fino é o mais usado.
Você pode fazer cortinas volumosas de juta.
Eles ficarão lindos em grandes janelas de cozinha.
Filigrana de juta
A juta para artesanato é usada na técnica de tecelagem manual - filigrana. A técnica é projetada para a produção de padrões vazados na forma de pinturas para decoração de itens de interior. A técnica é semelhante à filigrana.
O barbante é usado para criar elementos decorativos: cachos, laços, folhas. Todos eles são feitos de pedaços separados de linha. As partes do desenho podem ser simples e complexas, multicomponentes, ocas e preenchidas, grandes e pequenas. Para esconder as pontas dos fios, eles são colados com uma quantidade generosa de cola, caso contrário as pinturas ficarão desarrumadas.
Elementos básicos da filigrana:
- Anel e meio anel. O barbante é enrolado em um círculo ou metade dele. Se você precisar fazer um círculo preenchido, o fio é torcido a partir do centro.
- Pepino. O anel é comprimido nas laterais, dando aos cantos um formato pontiagudo.
- Pera. Prenda uma das pontas do círculo, formando um ângulo agudo, e deixe a outra ponta arredondada.
- Ponta. O pedaço de linha é dobrado ao meio, as pontas da juta são afastadas para criar um elemento em forma de V.
- Marca de verificação. Elemento idêntico ao anterior, cujas pontas dos fios estão voltadas para baixo.
- Laço. Uma pequena ondulação é feita nas extremidades do elemento estampado.
Trabalhando com juta sobre base de celofane:
- Os contornos de uma imagem em filigrana são desenhados no papel. Para isso, é melhor usar um marcador para que todas as linhas fiquem bem visíveis e seja conveniente trabalhar com filigrana.
- Se o desenho for feito em uma folha A4, ele é colocado em um arquivo. Para papel de formato maior ou papel Whatman, use filme de polietileno transparente. O desenho deve ficar claramente visível através dele.
- A cola é aplicada nos contornos da imagem diretamente no filme. A juta é aplicada sobre a base adesiva de acordo com a imagem abaixo do oleado.
- Quando a cola seca e os elementos de filigrana estão firmemente colados, a película é removida e o artesanato resultante é colado em um suporte decorativo.
O barbante é usado para fazer pinturas planas e objetos tridimensionais.
A juta pode ser usada para fazer itens de interior ou acessórios usando técnicas combinadas.
Joias que combinam macramê e tricô ficam lindas.
A filigrana também pode ser complementada com elementos de renda de crochê.
No artesanato, o barbante é valorizado por sua resistência ao desgaste e força. Para tornar o trabalho com o fio conveniente, é importante escolher sua espessura corretamente, pois diferentes técnicas utilizam fios com características diferentes.
Vídeo sobre o material
Juta para artesanato:
Avaliação 5. Excelente artigo, fotos coloridas.