Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

A Torre Élfica, como as crianças costumam chamar a estrutura Eiffel de 300 metros, é considerada um nome conhecido entre os objetos de arte na pintura, e quase todo jovem artista tem um desenho representando esse marco arquitetônico.

Do ponto de vista de perspectiva, a paisagem urbana francesa é interessante em projeção, já que a torre pode ser representada de diferentes ângulos. E ela sempre será linda. Um fragmento reconhecível da base da Torre Eiffel pode ser visto pintar em uma pequena tela, desenhando todos os detalhes. Mas as crianças ainda devem aprender a demonstrar a integridade da decoração em cidades densamente construídas.

O que você precisa para desenhar

A Torre Élfica (o desenho pode ser feito com técnicas de lápis e linha), como elemento central na pintura moderna, pode ser desenhada com vários tipos de lápis. Portanto, você precisa escolher um papel que permita fazer um desenho bonito e organizado.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

As crianças acharão mais conveniente trabalhar com os seguintes materiais:

  • lápis de arte simples e grafite;
  • lápis de cor macios;
  • lápis pastel;
  • o papel é liso;
  • Papel para aquarela.

Dependendo do método e da técnica de desenho escolhidos, você deve selecionar as ferramentas corretamente. Papel de escritório é adequado para desenhar com lápis simples, às vezes coloridos. Ele produzirá um design claro e expressivo. Se desejar, pode ser substituído por papel para escrever. G

Lápis de grafite repousam sobre papel liso e grosso. Também é adequado para sombreamento e desenhos, linhas precisas e claras. Para desenhar você também precisará de uma borracha, então a densidade da tela deve ser de 90-110 g/m22.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

Papel de desenho e gráfico é adequado para lápis pastel e carvão. Contém algodão e celulose, e a textura granulada permite criar linhas profundas. Sua densidade é maior, até 250 g/m2. Para isso você precisará de uma borracha de silicone. Para lápis de cor de qualquer dureza, é aconselhável escolher papel com densidade de 120-140 g/m2 para sombrear e misturar cores.

Master classes

Abaixo você encontrará master classes sobre como desenhar a Torre Eiffel usando diferentes técnicas. Para isso, você precisará de lápis de durezas diferentes. Essa propriedade é especialmente verdadeira para ferramentas criativas coloridas e de grafite. Os materiais de papel que devem ser selecionados para uma master class específica também serão descritos.

Com lápis de cor macios

Os desenhos mais bonitos e brilhantes que as crianças fazem são feitos com lápis de cor, então esta seção descreverá uma aula magistral usando lápis de cor artísticos. Os conjuntos de desenho só são adequados se a criança desenha por prazer em casa.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

Aqueles com boas habilidades e uma mão confiante escolhem lápis, distinguindo-os pela dureza:

2H, 3H, 4H Lápis finos para criar sombreamento.
H (nº 4), F (nº 3) Linhas intermediárias são obtidas com lápis como estes; É possível ajustar o grau de pressão.
B (Nº 1) Um lápis universal para desenhar contornos e esboços simples.
HB (nº 2) Mais espessa e densa, a mina é indicada para tingir pequenas áreas do desenho.
2B, 3B Lápis grossos; adequado para desenhar contornos grossos.
4B Possui uma textura mais rica e densa.
5B, 6B As minas mais densas, adequadas para sombrear e desenhar linhas grossas em grandes áreas do desenho.

"H" representa a dureza e "B" a maciez do grafite. Às vezes os valores são marcados com as letras "T" e "M". Os lápis mais duros neste formato são aqueles com classificação T9 em vez de H9.

A Torre dos Elfos é um desenho que pode ser feito por uma criança da pré-escola ou do ensino fundamental. Trabalhos simples exigirão o uso de lápis de arte devidamente etiquetados. Uma folha de papel de escritório pode ser usada como base. No entanto, lápis podem deixar sua superfície mais brilhante.

Nesse sentido, recomenda-se adquirir folhas grossas, além de borracha para apagar grafite colorida.

Etapas do trabalho:

  1. A folha de papel deve ser colocada na orientação vertical.
  2. Usando um lápis preto ou cinza, desenhe um retângulo de 13*3 cm, 1-2 cm abaixo da linha central.
  3. Recuando mais 4 cm a partir do retângulo desenhado, você precisa desenhar um segundo retângulo medindo 17*4 cm.
  4. A partir da figura central, você deve recuar 10 cm para cima e desenhar um terceiro retângulo medindo 5*2 cm.
  5. Os retângulos do meio e de baixo precisam ser conectados - desenhe 2 linhas diagonais em cada lado, indo da parte inferior do retângulo central até a parte superior do retângulo inferior.
  6. A partir da figura de baixo, desenhe as mesmas linhas e adicione bases em forma de linhas horizontais para obter uma figura quadrangular fechada.
  7. A partir da figura superior, desenhe duas linhas descendo, mas alargando-se em direção aos cantos superiores do retângulo do meio.
  8. A partir do meio da borda inferior do retângulo pequeno, você precisa desenhar uma linha reta, que se bifurcará no local onde as linhas laterais se expandem. O resultado serão duas estruturas curvas sustentando o topo da torre.
  9. Acima do retângulo superior, você precisa desenhar uma pequena cúpula e uma linha vertical no centro, acima dela.
  10. Todos os retângulos devem ser sombreados com linhas verticais.
  11. Nos suportes laterais inferiores você precisa desenhar quadrados e sombreá-los da mesma forma.
  12. Coloque um arco em forma de arco-íris sob o retângulo inferior e desenhe duas linhas cruzadas acima dele, indo dos cantos do retângulo até os cantos inferiores formados pelo arco.
  13. Os apoios laterais ao longo de toda a altura da torre devem ser preenchidos com um padrão em forma de linhas cruzadas que vão dos cantos superiores aos inferiores.
  14. Os maiores suportes verticais entre os retângulos superior e central devem ser preenchidos com o mesmo padrão.
  15. Todas as linhas resultantes precisam ser contornadas com um lápis preto, e as lacunas preenchidas com uma cor verde-grama.
  16. As travessas retangulares horizontais podem ser pintadas de cinza para criar um contraste com o verde.
  17. A torre precisa ter um fundo, então você deve desenhar nuvens com um lápis azul.
  18. No nível do arco em forma de arco-íris, você precisa desenhar visualmente uma linha - este é o horizonte, que está localizado abaixo da linha central.
  19. Aqui você pode desenhar campos e arbustos em verde escuro, esquematicamente na forma de cachos e linhas verticais inclinadas.
  20. Haverá um beco no primeiro plano, então, a partir da borda inferior da folha, você deve desenhar os lados do triângulo (sem conectar as linhas umas às outras).
  21. Se desejar, você pode criar peças no beco - deixe-as vermelhas e preencha as lacunas com um lápis amarelo. Dessa forma o beco vai parecer uma construção em pedra.

O desenho resultante pode ser emoldurado e usado para decorar o quarto da criança. Para traços mais expressivos, você pode adicionar um desenho detalhado do ornamento na torre - com um lápis fino 2H sob uma régua ou desenhar padrões à mão nos suportes e, em seguida, escurecer os recessos com um lápis 3H.

Contorno com lápis simples

A Torre Élfica (o desenho é feito com técnica de contorno com lápis de ardósia simples de vários graus de suavidade) interessa aos artistas pelos seus pequenos detalhes e pela possibilidade de desenhar o entrelaçamento de todas as vigas, suportes e travessas.

Vale ressaltar que o chumbo é composto de grafite e argila, o que resulta em uma composição mais densa e dura. Ao contrário dos lápis de grafite, os compostos de grafite não se quebram tão rapidamente; elas podem ser alteradas em uma lapiseira, selecionando também o tamanho desejado pela espessura.

A paisagem urbana combina as características do uso de vários gêneros ao mesmo tempo. Por exemplo, a Torre Eiffel pode ser desenhada esquematicamente, como em um desenho, e o fundo pode ser desfocado usando técnicas de sombreamento e gradiente.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

O desenho do contorno geralmente é feito à mão sobre um fundo branco ou liso, com a torre atuando como um ponto focal arquitetônico na paisagem.

Etapas do trabalho:

  1. Em papel com densidade de até 160 g/m2 Você precisa desenhar o formato da torre com um lápis simples. Essas etapas podem ser retiradas da master class anterior.
  2. A torre deve estar localizada no lado esquerdo do desenho, e à direita haverá um beco e escadas para o rio.
  3. A parte inferior da torre é coberta por uma ponte, então não há necessidade de desenhá-la em detalhes.
  4. Depois que o diagrama da imagem estiver pronto, você pode passar para os detalhes. Todas as linhas devem ser desenhadas com um lápis simples; se houver volume, travessas, vigas e apoios verticais devem ser contornados com lápis nº 3 (F).
  5. Você precisa recuar 0,5 cm das linhas horizontais e desenhar linhas duplicadas para mostrar volume e perspectiva.
  6. A arquitetura da paisagem urbana sempre ocupará a maior parte do espaço na folha. Portanto, arcos em forma de arco-íris precisam ser dobrados. Os planos resultantes podem ser sombreados, colocando-os na sombra.
  7. As linhas verticais devem ser duplicadas no lado direito, exceto aquelas localizadas à esquerda do centro da Torre Eiffel. O volume não é visível desse lado, então ele só precisa ser adicionado do lado direito.
  8. Há suportes entre os retângulos inferior e central. O da esquerda é visível de um ângulo, então a linha duplicada à direita deve mostrar isso.
  9. A cavidade resultante pode ser sombreada com um lápis 2H para deixar as linhas leves e não muito grossas.
  10. A barra central também tem volume na parte inferior. Você precisa destacar isso da mesma forma que fez com o inferior. Desenhando adicionalmente uma linha horizontal duplicada na parte inferior do retângulo do meio, o plano resultante pode ser deixado sem sombreamento. É claro que há alguma luz entrando quando olhamos de baixo.
  11. Em seguida, todas as partes não pintadas precisam ser detalhadas e preenchidas com “cruzes” para que as linhas cruzadas imitem vigas e suportes de metal. Na realidade, a torre parece uma região de pilhas interligadas de placas de metal.
  12. À direita da torre haverá um parque e escadas. É necessário desenhar esquematicamente o contorno das árvores, linhas horizontais para imitar as escadas.
  13. À esquerda, quase sob a imagem da torre (suporte esquerdo), há uma ponte. Você pode desenhar uma linha diagonal da base da torre até a borda esquerda da folha.
  14. Abaixo da diagonal, desenhe esquematicamente arcos simulando passagens para navios.
Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo
Este desenho de contorno da Torre Élfica é adequado para os mais pequenos

O desenho finalizado pode ser detalhado com sombreamento, feito onde houver sombra. As áreas mais escuras podem ser trabalhadas com um lápis 2B, e as áreas mais claras com um lápis HB. A direção das linhas em perspectiva também deve ser levada em consideração. Se forem diagonais, elas devem se mover da borda da folha em direção ao centro.

Esboço de arte com lápis pastel

A torre élfica desenhada com lápis pastel será ligeiramente diferente daquela que pode ser desenhada com pastéis secos. Os lápis são macios, têm tons diferentes e, no papel, parecem brilhantes, como tintas de verdade. A principal diferença é a espessura da linha: ela é sempre mais grossa do que a dos conjuntos de desenho comuns.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

Etapas do trabalho:

  1. Primeiro, você precisa criar uma composição para trabalhar com lápis pastéis. A torre está localizada no centro do desenho, mas à direita ela está parcialmente coberta pela folhagem da árvore. Esta paisagem é adequada para tons pastéis e cores brilhantes.
  2. No centro da folha (você pode usar uma folha de aquarela para dar textura ao desenho), você precisa desenhar duas linhas que se estreitam em direção ao topo, mas não se cruzam em um ponto.
  3. Tendo recuado 1 cm deles, você precisa duplicar o passo anterior. Os suportes volumétricos já estão presentes no desenho.
  4. Em seguida, você precisa dar volume à torre. À esquerda da linha extrema você precisa desenhar outra; Isso permitirá a formação da lateral da parte visível da torre.
  5. Linhas paralelas devem ser desenhadas no lado central da torre. Entre as duas linhas extremas do lado esquerdo, você precisa desenhar diagonais para obter volume visual.
  6. Todas as linhas horizontais devem ser duplicadas e preenchidas com um lápis bege pastel.
  7. Os suportes verticais da torre terão uma tonalidade laranja.
  8. A parte inferior dos suportes laterais precisa ser finalizada com lápis marrom.
  9. Sobre a camada colorida, você pode aplicar padrões com um lápis branco pastel para mostrar a profundidade e a espessura das paredes da torre.
  10. No espaço entre os suportes dianteiros e traseiros, você precisa desenhar linhas em pastel preto, mostrando o volume da estrutura.
  11. Os arcos devem ser desenhados em tons claros e devem estar localizados mais próximos do artista.
  12. Será mais fácil para as crianças trabalharem com várias cores, então o tom cinza mais neutro do pastel pode ser usado para trabalhar no teto do arco, que não é iluminado e a luz do dia praticamente não o atinge.
  13. À direita, você pode desenhar uma árvore e folhagens distribuindo traços aleatoriamente – do amarelo claro na parte superior ao vermelho escuro na parte inferior.
  14. Você também deve adicionar menos traços verdes para fazer a árvore parecer ainda mais brilhante. Que seja um toque de outono.
  15. O céu precisa ser pintado de azul, deixando as áreas brancas sem pintar com pastel.
  16. À esquerda, você precisa desenhar uma lanterna - desenhe uma linha vertical com pastel preto e desenhe um semicírculo em cima.
  17. Três ovais podem ser colocados acima do semicírculo. Este desenho precisa ser colorido de preto na parte inferior de cada figura e cinza na parte superior. Assim, cada oval ficará escurecido por baixo, como se iluminado pelo sol por cima.
  18. O vidro da lanterna pode ser pintado com pinceladas azuis e tonalidade laranja-azulada.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

Desenhos feitos com lápis pastel podem ser cobertos com cola PVA para dar brilho. Os traços brilhantes brilharão lindamente quando a luz os atingir.

Em perspectiva com um lápis grafite

Lápis de grafite são considerados um tipo de carbono, que originalmente é pasta de carbono. Quando solidificado, forma-se uma haste dura e densa. O mineral tem uma maciez natural, então, diferentemente dos lápis de ardósia (grafite misturado com argila), os lápis de grafite são mais adequados para desenhar em papel grosso.

A Torre Élfica (um desenho a lápis grafite que parece um esboço a carvão) desenhada usando essa técnica parecerá menos detalhada. Devido à maciez da haste de grafite, sua espessura será maior que a de um lápis comum.

Portanto, os traços do desenho serão grandes, sem a sutileza inerente ao grafite do lápis. Para referência, uma tabela de marcações é fornecida abaixo:

Tons Marcação no mundo Marcação na Federação Russa Rotulagem nos EUA
Preto EM M Nº 1
Preto 90% NV Marca Registrada №2
Preto 70% F - №2,5
Preto-cinza 50% H T №3
Cinza 70% 2H 2T №4

Embora o olho humano consiga distinguir mais de 150 tons de cinza, as cores primárias do grafite, com diferença na presença de preto na composição de 20-30% à medida que diminui, são adequadas para pintura.

Desenho a lápis de uma torre élfica fácil passo a passo

Para a próxima master class, os lápis de grafite básicos de dureza média são adequados – B, F, H e 2H. O grafite com graduação 4B ou superior é considerado um lápis de artista. Lápis de marcação 3H e superiores são técnicos e custam mais.

Etapas do desenho:

  1. Primeiro você precisa fazer um esboço. Isso pode ser feito facilmente com um lápis HB grosso, desenhando linhas verticais que se alargam do meio do desenho até a base.
  2. Em seguida, você precisa desenhar linhas horizontais igualmente espaçadas umas das outras nos locais de maior expansão dos apoios laterais. Duas linhas duplas formam "travessas" que podem ser decoradas com traços. Para isso você pode pegar o lápis F.
  3. Os suportes laterais que vão afinando em direção ao topo devem ser sombreados com linhas horizontais paralelas e perpendiculares para obter muitos quadrados. Para isso você precisará de um lápis H.
  4. Usando um lápis 2H, desenhe linhas cruzadas em cada quadrado. Dessa forma você pode simular as muitas barras de metal dentro da torre.
  5. As duas linhas horizontais centrais precisam ser sombreadas com linhas verticais para que se destaquem do design geral.
  6. A cúpula precisa ser destacada - desenhe um círculo, aprimorando as partes superior e inferior. Haverá uma sombra em um dos lados, então parte da figura precisa ser pintada com grafite HB preto.
  7. Com o lápis B você pode dar os retoques finais - contornar grandes linhas verticais em um dos lados para dar dinamismo ao desenho. O grafite mais escuro produzirá a linha mais grossa.

Este esboço rápido foi feito usando lápis de grafite.

A Torre Élfica, como base para a criação de um desenho na arte infantil utilizando a técnica do lápis, é considerada a mais simples. As etapas do esboço permitem que as crianças entendam como as formas geométricas podem ficar na imagem geral. As ideias de perspectiva na pintura são claramente visíveis nas linhas e diagonais, e os tons dos lápis permitem que você perceba as sombras e o jogo de luz.

Vídeo sobre desenho

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho