Para fazer rosa a partir de tintas, você precisará misturar 2 ou mais componentes. O rosa é feito de pigmento vermelho e um agente clareador, que geralmente é branco ou água para tintas solúveis em água. Às vezes, uma pequena quantidade de corante adicional é adicionada a essa mistura para obter um tom rosa mais rico ou intenso.
Misturando tintas para obter a cor rosa caso a cor desejada na paleta tenha acabado ou seja necessário um tom específico. A mistura quase sempre ocorre de acordo com o mesmo esquema, mas pode ter características próprias para diferentes tipos de corantes.
Características e tonalidades
Você pode fazer rosa misturando dois tipos de tinta, vermelha e rosa, aos quais você adiciona cores adicionais em pequenas quantidades, o que afeta o tom.
Em psicologia, acredita-se que a cor rosa evoca associações com emoções positivas, ternura, inocência ou crianças. O rosa está associado a símbolos de amor e beleza. No mundo moderno, muitos produtos femininos ou infantis para meninas são encontrados na cor rosa.
Em óptica, acredita-se que o rosa não é uma cor independente. Ela aparece como uma sobreposição de uma onda vermelha ou violeta sobre o branco. No total, hoje existem mais de 150 tons de rosa com diferentes matizes, muitos dos quais são encontrados na natureza (penas de pássaros, pétalas de plantas, conchas, fenômenos ópticos no céu).
Não há muitos tons de rosa em sua forma pura; elas estão incluídas nas paletas de cores básicas das tintas, mas misturando-as com corantes adicionais, você pode obter muitos tons novos.
Existem vários tons básicos de rosa.
Nome | Como obter |
Rosa | Misture o branco e o tinto em proporções iguais. |
Rosa claro | Misture branco e tinto na proporção de 2:1. |
Rosa choque | Misture 1 parte de branco e 1 parte de azul e dilua a mistura com branco. |
Rosa profundo | Misture branco, vermelho e amarelo na proporção 2:1:0,5. |
Rosa médio | Misture marrom, laranja e verde em proporções iguais. |
Rosa empoeirado | Misture rosa com cinza. |
Regras de mistura
Você pode fazer rosa a partir de diferentes tipos de tintas misturando-as mecanicamente em uma paleta. Nesse caso, o tempo de mistura pode ser diferente se forem utilizadas tintas espessas e à base de óleo, que exigem uma mistura mais completa.
O esquema de mistura inclui as seguintes etapas.
- Tinta vermelha é aplicada na paleta.
- Tinta branca é aplicada nas proximidades.
- Aos poucos vou misturando os dois corantes com um palito e mexendo até ficar homogêneo. As tintas são combinadas em porções para não estragar a mistura.
- Depois de obter o tom rosa básico, adicione uma pequena quantidade de tinta adicional para criar um novo tom.

Siga as regras de mistura de tintas para que o processo leve menos tempo e o resultado seja obtido na primeira vez.
- A quantidade de cada corante depende do tom desejado, então várias misturas são testadas em uma cópia bruta.
- Tintas diferentes são aplicadas à paleta com pincéis diferentes para evitar a mistura de pigmentos em potes ou panelas. Se você usar apenas um pincel, lave-o bem após cada tintura.
- É recomendável usar uma paleta branca para ver o tom exato das misturas de tinta.
- A mistura de tinta finalizada é testada em uma cópia bruta e a pincelada é deixada secar – muitas tintas perdem a saturação quando secam.
- Misture cores de tinta de apenas um tipo (por exemplo, somente aquarela ou somente óleo).
- A cor vermelha original pode influenciar o tom final de rosa.
- Tons quentes de rosa são obtidos pela adição de cores amarela e laranja.
- As cores pastéis são obtidas adicionando uma gota de azul ao amarelo.
- As tintas azul e roxa são adicionadas com cuidado para que o rosa não fique muito escuro. Essas cores tornam o tom frio, rico e escuro.
- O marrom produz um rosa semelhante à argila.
- O efeito esfumaçado é obtido pela mistura de tons de rosa com cinza.
Das cores primárias
A maneira mais fácil de fazer rosa usando tinta é combinar vermelho com branco. Um rosa mais saturado é feito a partir de tintas solúveis em água, diluindo a cor vermelha com água e adicionando um pouco de branco a ela. A saturação e a temperatura do tom final dependem da quantidade de corante branco.
Clássico
O rosa clássico é obtido pela mistura das cores branca e vermelha em proporções iguais. Outra opção é misturar vermelho, um pouco de branco e uma gota de azul.
Rosa escuro
Existem muitos tons de rosa escuro, cada um feito pela mistura de cores primárias e secundárias em proporções diferentes.
Você pode usar um esquema de mistura de cores pronto ou fazer experiências por conta própria para obter o tom desejado.
- Misture vermelho escuro com amarelo e branco em proporções iguais. Adicione um pouco de corante azul à mistura. O resultado é uma cor rosa escuro com um tom acinzentado. Se quiser um tom mais escuro, adicione um pouco mais de vermelho ou azul.
- Combina o rosa clássico com azul e vermelho. O número de cores adicionais é ajustado a seu critério.
- Misture o branco e o vermelho em proporções iguais, adicione um pouco de azul e mexa até ficar homogêneo. Se necessário, adicione um pouco mais de branco para ajustar a saturação.
- Misture rosa padrão com uma gota de preto.
- Em vez de combinar azul e vermelho, use o corante carmim original pronto e misture com branco para obter um tom rosa escuro mais puro.
Rosa claro
A maioria dos tons claros de rosa são criados pela adição de corante branco em quantidades variadas.
Muito branco na mistura ajuda a obter tons claros e frios de rosa.
- A combinação de carmim e branco na proporção de 1:2 permite obter um tom rosa quente puro.
- Um tom mais suave com um subtom quente é obtido misturando vermelho escuro com branco.
- Um tom quente adicional é adicionado ao tom rosa claro com uma pequena quantidade de amarelo.
Brilhante
O brilho do tom rosa é adicionado usando uma pequena quantidade de amarelo, roxo ou azul. A cor original usada não é vermelho, mas carmim. Ao misturar tintas aquarela, um pouco de açúcar é adicionado à água para deixar a cor ainda mais saturada.
De tintas e materiais de diversos tipos
Você pode fazer cor rosa a partir de tintas apenas usando corantes da mesma base. Por exemplo, tintas aquarela não são misturadas com tintas a óleo, pois a textura e espessura diferentes não darão o resultado desejado e a mistura ficará semilíquida, com listras e inclusões. Cada tipo de tinta tem suas próprias nuances no processo de mistura.
Algumas tintas só podem ser misturadas mecanicamente, mexendo-as manualmente em um recipiente. Outras podem ser sobrepostas usando técnicas especiais ou usando uma técnica de ilusão de ótica, onde as cores são simplesmente colocadas próximas umas das outras.
Guache
É fácil obter uma cor guache rosa; essas tintas são facilmente misturadas na forma pura ou com água. O guache seca rapidamente, não tem odor forte e é adequado para a maioria dos trabalhos decorativos. Misture guache rosa quando você não tiver o tom certo ou quando ele não estiver mais disponível no seu kit de tintas pronto.
O processo de mistura de guache inclui as seguintes etapas.
- Prepare as ferramentas necessárias para a mistura: tintas, uma paleta, pincéis, uma tira de papel e um recipiente com água. Recomenda-se trabalhar com guache utilizando pincéis macios semicirculares. A paleta ou superfície para misturar tintas é escolhida branca para rastrear a mudança de tonalidade. Se você estiver pintando papel com guache, escolha folhas com superfície áspera.
- O pincel é mergulhado na água e depois na tinta. Se você trabalhar com um pincel, lave-o sempre que trabalhar com tintas diferentes. Se o guache estiver seco, dilua-o com água até obter a consistência desejada e mexa com um palito.
- A primeira tinta a ser aplicada na paleta é a vermelha. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de tinta branca e misture aos poucos na paleta na proporção desejada, que pode mudar devido à espessura da tinta.
- O guache é clareado pela adição de tinta branca ou água. Tente não misturar muito branco, pois isso deixa o tom muito frio. Adicionar água reduz a saturação da mistura em 1-2 tons.
- Escureça a mistura adicionando uma gota de preto, azul ou roxo. Essas cores absorvem o tom, então use-as com cautela.
- Cores adicionais são adicionadas em pequenas quantidades para atingir o tom de rosa desejado. Eles tentam não misturar mais de 3 cores para que a cor final não fique com um subtom sujo.
- Eles fazem um teste de cor: aplicam um traço no rascunho e esperam secar. Depois, compara-se a saturação da pincelada e a mistura de tintas. Se necessário, adicione as cores desejadas.
- Uma vez obtida a tonalidade desejada, eles começam a pintar. O guache é aplicado com pinceladas verticais e depois horizontais, sem esperar que as camadas sequem. Se a camada anterior não tiver dado certo, a nova camada pode cobri-la se a tinta não tiver sido diluída demais com água.
Tintas acrílicas
Você pode fazer rosa com tinta acrílica misturando vermelho e branco ou outras cores. As tintas acrílicas são consideradas corantes brilhantes universais, adequadas para a maioria dos trabalhos decorativos.
Há tons de rosa à venda que vêm em conjuntos de tinta prontos ou em potes ou tubos separados. Caso a tonalidade desejada não esteja no kit ou tenha acabado, misture as tintas.
Esse processo ocorre da seguinte maneira.
- Um pouco de tinta vermelha é aplicada na paleta.
- Adicione um pouco mais de cal. Misture bem os dois corantes até obter uma cor rosa homogênea. Se necessário, adicione um pouco da cor desejada.
- Clareie a mistura adicionando mais tinta branca. Tente não misturar muito branco, caso contrário a cor ficará fria.
- Se quiser escurecer a cor, adicione um pouco de vermelho, roxo ou azul.
- Faça um teste de cor em uma cópia bruta e compare com a mistura de tinta quando a pincelada estiver seca. Se necessário, adicione um pouco de tinta.
- Uma vez obtida a cor desejada, inicia-se a pintura.
Aquarela
A cor rosa das tintas aquarela é obtida por meio de vitrificação, mistura de tintas com água diretamente no papel ou misturando em uma paleta. Usando o segundo método, você pode obter tons de rosa mais complexos.
Este método é adequado para iniciantes:
- Prepare tintas, uma paleta branca, papel e um recipiente com água.
- O pincel é mergulhado na água e depois na tinta. Após cada nova pintura, o pincel é bem lavado em água, por isso é melhor levar um recipiente grande com água.
- Aplique a cor vermelha ou carmim na paleta. Depois, eles começam a adicionar tinta branca e imediatamente misturam bem. Continue adicionando branco até atingir o tom desejado.
- Se necessário, adicione mais cores, mas tente não misturar mais de 3 ou 4 cores por vez.
- Verifique o tom finalizado no papel para garantir que ele não perca a saturação após a secagem. Se necessário, adicione mais da tinta necessária. Depois eles começam a pintar quando atingem o tom desejado.
Tintas a óleo
Conseguir uma tonalidade rosa misturando tintas a óleo mecanicamente é mais difícil do que com outros corantes devido à consistência espessa. As tintas vermelha e branca são misturadas em uma paleta com um pincel ou um bastão especial por um longo tempo até ficarem completamente homogêneas. Depois que você atingir uma cor rosa uniforme, adicione algumas cores adicionais para dar mais riqueza ou palidez ao tom.
Existem outras maneiras de obter tons rosados com tintas a óleo, nas quais os corantes não são misturados. As tintas são aplicadas diretamente na tela em uma camada uniforme, uma sobre a outra ou próximas uma da outra. Esses métodos são adequados para aqueles que dominam os métodos de mistura de tintas.
Lápis
É impossível obter uma cor pura misturando cores de lápis por causa da cera incluída na composição, que impede que os pigmentos se misturem.
Os artistas usam técnicas de sobreposição de traços para obter um efeito de mistura óptica das cores componentes:
- Eles fazem o sombreamento alternando as cores desejadas. Todos os movimentos são feitos com leve pressão e em uma direção.
- Eles alternam o sombreamento, colocando cada nova cor sobre a outra.
- O sombreamento próximo é feito desenhando cada linha próxima a uma cor diferente.
- Misture as cores pintando um ponto próximo com as cores compostas. Usando esse método, pinte todo o espaço necessário.
Ao misturar cores, use apenas um tipo de lápis. A ordem em que você sombreia as cores pode afetar o tom da cor final. Recomenda-se começar com a cor mais clara e passar para uma mais escura. Se necessário, repita todas as carreiras. Quando o tom desejado é alcançado, a cor é alisada com um dedo, uma borracha ou um pedaço de papel.
Plasticina
A plasticina pode ser misturada, assim como outros corantes, para criar novas cores.
O processo demora mais devido à consistência espessa da massa.
- Aqueça uma massa de plasticina branca em suas mãos.
- Eles começam a adicionar pedaços de plasticina vermelha.
- Misture as cores até ficar homogêneo, adicionando a mistura constantemente.
Canetas hidrográficas
Para fazer rosa com tinta de marcador, misture vermelho e marcador zero. Em vez de vermelho, você pode usar fúcsia, violeta ou roxo, clareando-os com um marcador zero. Os marcadores são aplicados uns aos outros usando movimentos circulares, sem esperar que sequem. Não conecte mais de 3 cores ao mesmo tempo.
Vídeo sobre mistura de cores
Como obter diferentes tons de rosa a partir de tintas: