Graças ao fino trabalho com a agulha de crochê, os artesanatos de tricô não só dão a oportunidade de obter um toque único item de decoração para casa, e também desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina das mãos das costureiras. Os padrões e a descrição do processo de tricô ajudarão você a fazer árvores de Natal de crochê com suas próprias mãos em diversas variações e técnicas – com ou sem elementos decorativos adicionais.
Escolhendo o fio e a agulha
Antes de começar a tricotar, você precisa escolher o fio e a agulha certos. Exemplos de boas opções são fornecidos na tabela para iniciantes em tricô.
Gancho | Fio | Comentários |
№ 1-2 | Íris | O produto fica fino e delicado. |
No. 3 | Vita, Violetta, Celebi | O tamanho do gancho é adequado para começar a aprender a tricotar |
Não. 4-5 | Tipos de algodão, Renda, Pekhorka infantil | |
Não. 7-8 | Kartopu, opções de fios de grama | Itens volumosos; tricotar rapidamente |
Pequeno pingente de árvore de Natal
Uma pequena árvore de Natal plana é criada a partir de 2 elementos: laços e postes. O produto final terá uma parte redonda na parte superior, imitando uma estrela, e um retângulo na parte inferior – o tronco.
A árvore é tricotada a partir do topo, a parte do tronco é feita separadamente. Para obter uma árvore bonita e uniforme, você precisa monitorar cuidadosamente o posicionamento correto dos postes nos níveis.
Para tricotar você precisará de:
- Fio verde “Iris”.
- No. 2 – gancho.
- Tesoura.
- As linhas de costura são verdes.
- Agulha de costura.
- Contas de ouro para decoração.
- Fita.
Uma árvore de Natal de crochê, cujo padrão e descrição do processo de tricô ajudarão costureiras iniciantes, é uma imitação na qual você pode praticar suas habilidades de tricô.
As seguintes abreviações serão utilizadas nesta master class:
- alças de ar (air loops) e meias alças (h. loops);
- coluna (st.);
- ponto alto (pb) e ponto baixo (pb);
- meio ponto alto (mpa).
Padrão e características de tricô
Uma pequena árvore de Natal plana é criada a partir de dois elementos: laços e postes. O produto final terá uma parte redonda na parte superior, imitando uma estrela, e um retângulo na parte inferior – o tronco. A árvore é tricotada a partir do topo, a parte do tronco é feita separadamente.
Para obter uma árvore bonita e uniforme, você precisa monitorar cuidadosamente o posicionamento correto dos postes nos níveis indicados no diagrama.
Instruções de tricô passo a passo
- Estrela: anel de 8 ares. p., 16ª. sem n.
- Verde: a 1ª carreira é tricotada parcialmente, 13 pontos no total. com n. Em cada lado da árvore, 6 laços livres são formados por vez.
- 2ª carreira: 2 p. com n. juntos de lados opostos da árvore, no centro 8 p. com n., separados por 2 ar. pág. Os lados direito e esquerdo da árvore são feitos em imagem espelhada.
- 3ª, 5ª, 7ª carreiras: uma peça – 3 p. com n., 2 ar. p., 3 colheres de sopa. com n. À medida que a árvore se expande para baixo, o fragmento central é adicionado 1 vez.
- As linhas 4 e 6 contêm dois elementos repetidos: 3 p. com n., 2 ar. p., 3 colheres de sopa. com n. e 3 de ar. p., 3 colheres de sopa. com n. Repita os fragmentos.
- No último nível 6 st. com n. Elas precisam ser feitas 6 vezes.
- Barril: 14 p., 14 p. nas carreiras 1-2. com n. É costurado na base da árvore.
- As contas são costuradas em diferentes níveis nos locais dos furos: 4 peças na 9ª carreira, 3 na 7ª, 2 na 5ª e 1 na 3ª.
- Uma fita é passada através do círculo superior de laços de ar e colunas.
Filé de crochê espinha de peixe branco
O crochê filé é uma combinação de pontos e laçadas livres que cria um padrão no produto que lembra renda. A árvore de Natal no estilo descrito pode ser usada como guardanapo decorativo, seu tamanho é 30 por 28 cm.
Uma árvore de Natal de crochê em filé, cujo diagrama e descrição ajudarão as costureiras iniciantes, pode ser feita com suas próprias mãos a partir do seguinte conjunto de materiais:
- Fio fino de algodão branco.
- No. 0.9 – 1 anzol.
- Tesoura.
- Linha branca e agulha.
- Sino com fita para decoração.
Padrão e características de tricô
A árvore branca é composta por fragmentos idênticos, eles precisam ser amarrados várias vezes. As peças devem ser feitas de acordo com um padrão e ter o mesmo tamanho, caso contrário a figura da árvore ficará distorcida. Há 37 deles na master class, mas é permitido reduzir o número para simplificar o tricô. O expressivo padrão espinha de peixe é enfatizado pelo acabamento vazado ao longo da borda externa.
Representação esquemática dos principais elementos, montagem e tubulação da árvore de Natal:
Instruções de tricô passo a passo
- Os primeiros 6 ares. n. num círculo vicioso.
- 1ª carreira: 3 p. e 3 de ar. pág. - repita 6 vezes, junte a fileira de st.
- 2ª fileira: para ar livre. pág. tricotar 3 p. com n., 2 ar. pág. e 3 colheres de sopa. com n. Faça mais 36 desses polígonos.
- As peças são conectadas umas às outras ao longo da lateral usando st. sem n., que são tricotados em cada p. com n. outra fileira. Primeiro, as camadas horizontais são preparadas e depois costuradas verticalmente. Na versão final, há 8 fileiras: 8 peças no nível inferior, 1 no nível superior. Ao longo da parte inferior no centro da rua. sem n. o tronco está preso.
- A encadernação é feita nas laterais. Começa no canto inferior direito, atravessa o topo e termina na área inferior esquerda da árvore, a base e o tronco não estão amarrados. É constituído por: ar. p., 4 colheres de sopa. com n. no 6º ar p. Para todas as cintas st. com n. faz-se um picô: 3 corr. pág. + conectando st.
- Dê nós nas pontas dos fios e corte as pontas.
- O artesanato é tratado com amido, neste ponto você pode ajustar o formato da árvore. É preciso deixar secar.
- O sino é costurado em cima.
Árvore de ano novo com guirlanda de crochê
Tricotar uma árvore de Natal dessas não é difícil e o processo não leva muito tempo. O tricô começa na base da árvore. Em termos de tamanho, ele é quase miniatura - cerca de 10 cm de altura e 6 cm de largura.
Para fazer este artesanato, você precisará dos seguintes materiais:
- Fio “Iris”: novelo verde e branco, peça amarela e laranja.
- Anzóis n.º 3 e n.º 2.
- Tesoura.
- Os fios são verdes ou brancos.
- Agulha de costura.
- Algodão ou discos de algodão como enchimento.

Padrão e características de tricô
Uma árvore de Ano Novo de crochê é criada em várias etapas:
- Primeiro, um tronco plano em forma de cone é tricotado, os galhos são tricotados separadamente e costurados na parte principal.
- A guirlanda festiva é feita depois que a árvore é tricotada e consiste em uma corrente de ar multicolorida.
Na master class, a árvore será apresentada em um esquema de cores duplo: branco e verde, onde o verde simboliza a folhagem e o branco simboliza a neve. O cone é tricotado em círculo, não são esperadas costuras laterais. Quase todas as carreiras são pontos altos simples.
Para fazer esse artesanato, você precisa usar o seguinte diagrama:
Instruções de tricô passo a passo
- Junte os fios verde e branco e tricote 24 correntinhas. pág. O 1º e o último laços são combinados em um círculo. Pegue o anzol nº 3.
- 1ª carreira: 24 p. com n.
- Da 2ª à 8ª carreiras, começa a diminuição: a cada vez diminui-se 1 p. dos lados. Na 9ª carreira devem restar 10 pontos.
- No 9º nível do artigo. são feitas através de 1, resultando em 6 peças.
- O nível 10 é o último, e reduções semelhantes são feitas nele. Na saída restam 3 colheres de sopa. sem n. Eles são tricotados como 1, ou seja, sem terminar o 1º, há uma transição para o 2º, tricotado até a metade e depois para o 3º; o fio no final passa por todos os 3 pontos.
- O tronco acabado é preenchido com algodão e costurado por baixo com ponto invisível, usando linhas verdes ou brancas.
- Estão sendo feitas ramificações. Deve haver 6 partes no total – 3 ramos em cada lado. 2 topo: início – 7 ar. p., 1-4ª carreiras: diminuir gradualmente a partir de 4 pts. com n. até 1 colher de sopa. sem n. Em cada carreira, pule 1 laçada.
- Faça os 4 galhos inferiores da mesma maneira. Eles são um pouco mais largos: início - 8 ar. p., da 1ª à 4ª carreira, diminuir de 5 colheres de sopa. com n. até 1 colher de sopa. sem n.
- Os detalhes são costurados na lateral da árvore. Os galhos estão localizados logo abaixo do topo da árvore. Todas as pontas e fios salientes são dobrados para dentro do produto.
- Guirlanda colorida. É feito de fios amarelos e laranja e parece um cordão. Para a corda você precisa discar 60 de ar. p., o tricô deve ser de densidade média ou fraca com agulha nº 2.
- A guirlanda está enrolada frouxamente ao redor da árvore. Para prendê-lo, você deve passar uma corda pelos postes do tronco. As pontas dos fios são dobradas para dentro.
Árvore de Natal de crochê fofa
O trabalho envolve tricotar colunas simples em combinação com uma técnica incomum de puxar laçadas. Devido a isso, a árvore de Natal fica volumosa e exuberante. Como fio, você pode escolher grama brilhante (por exemplo, “Crystal”) ou fio com fios já esticados ao longo de todo o comprimento (Celebi).
DLPrecisarei do seguinte trabalho:
- Fio “Cristal” (ou Celebi).
- Anzol nº 3.
- Tesoura.
- Fios em tom.
- Agulha de costura.
- Sintepon para enchimento.
Padrão de tricô, características
A descrição do tricô indica laços longos como os elementos principais. Elas são feitas puxando o fio através da laçada ao criar uma coluna e tricotando um ponto na mesma laçada. sem n. Recomenda-se prender o laço estendido com os dedos ou com uma braçadeira.
A dificuldade de trabalhar de acordo com esse padrão é que, no processo de formação dos níveis da árvore, você pode se enroscar nos fios salientes.
A foto serve como guia para tricotar uma árvore de Natal com laços alongados:
Diagrama inferior:
Instruções de tricô passo a passo
- Primeiro você precisa discar 3 air. p., faça um anel de conexão.
- 1ª carreira: 8 pontos são tricotados em círculo. sem n.
- Linhas 2 a 5 – sem alterações.
- A partir da 6ª carreira você precisa adicionar 4 pontos uniformemente. sem n.
- 7ª carreira: tricotar 12 colheres de sopa. com alças para pendurar (cada uma com cerca de 1-2 cm de comprimento).
- Linha 8: adicione 2 p. sem n.
- Os níveis seguintes são uma repetição das 7ª e 8ª linhas. A árvore de Natal é tricotada na altura desejada: com 10 carreiras você obterá uma pequena árvore de Natal, de cerca de 5 cm, 20 níveis - a árvore terá 10 cm de altura.
- O produto é preenchido com enchimento sintético.
- A árvore precisa de um fundo. É tricotado com o mesmo fio em redondo: 6 corr. pág. 1ª carreira – 16 p. com n. Na 2ª fileira, 2 colheres de sopa. com n. em 1 volta. A partir da 3ª carreira - 2 p. com n. através de 2 voltas. O diâmetro do fundo deve corresponder à base da árvore. Todo o círculo da arte está completo. com n. sem acréscimos.
- Costure a parte inferior na parte principal. Remova o excesso de fios.
Árvore de Natal de crochê amigurumi original
A árvore de Natal amigurumi difere das versões clássicas por ser plana e volumosa, tricotada em círculo. A árvore será feita com uma longa corrente de crochê com laçadas e pontos enrolados em um arame.
O artesanato inclui a criação de 2 botas pequenas e um cachecol, a altura total é de 23 cm. Fios de algodão ou pelúcia são adequados para tricotar brinquedos amigurumi macios - Alize Bella, Dolphin Baby, Nazar, Vita Fancy.
Lista de materiais:
- Fio “Pekhorka” (marrom, verde, branco, vermelho).
- No. 2 – gancho.
- Arame flexível de espessura média.
- Tesoura.
- Cola.
- Várias moedas de 5 ou 10 copeques.
- Enchimento – holofibra.
Padrão de tricô, características
A especificidade do tricô amigurumi não está apenas na formação de colunas e alças de ar, mas também nos aumentos e diminuições obrigatórios em figuras mais complexas. Para fazer um aumento, ou seja, aumentar o número de laçadas, você deve fazer 2 p. sem n. em 1 loop do nível anterior.
É melhor reduzir o número de voltas e diminuir o tamanho do produto usando o método de diminuição invisível:
- insira a agulha atrás da parte frontal do 1º laço e imediatamente atrás da parede do 2º laço na base; há 3 laçadas na agulha: laçada principal e 2 p. pág.;
- pegue um fio e passe-o por 2 pontos; há 2 laçadas no gancho;
- puxe o fio principal através de 2 laçadas.
Fotos de galhos tricotados:
Nos artesanatos do tipo amigurumi redondo, sempre se tricota um anel de amigurumi: ar. p., conectados em um círculo. O elemento torna o tricô mais denso e elimina a formação de buracos. Ao fazer este artesanato, ele será útil na hora de tricotar a área dos dedos das botas.
Padrão de tricô para sapatos:
Instruções de tricô passo a passo
- Para criar vegetação você precisa discar uma corrente de ar. pág. 50-55 cm de comprimento.
- A 2ª carreira é composta apenas por pontos. sem n.
- 3ª carreira: 5 p. sem n, faça 5 ar. pág. e nelas 4 colheres de sopa. sem n. – você ganha um ramo. Faça 10 ramos.
- Sapato. Para a base: correntinha de 5 corr. pág. com fio vermelho. 1ª carreira: 10 p. sem n. em um círculo. 2ª carreira: aumentar 6 pontos uniformemente. sem n. 3ª carreira: aumentar 8 p. sem n. 4ª carreira: aumentar 4 p. sem n. Linha 5: adicione 5 pontos para nivelar. sem n. As linhas 6 a 9 permanecem inalteradas. Na 7ª carreira use fio branco.
- Recorte uma forma oval de papelão no formato da bota finalizada e cole-a dentro, junto com moedas para pesar.
- Linha 10: diminua 2 vezes. A linha 11 permanece inalterada. Diminua a carreira 12 em 6 pontos. sem n. Linha 13: remova 4 p. sem n.
- Encha o sapato com holofibra.
- 14ª carreira: 15 p. sem n. (em branco). 15ª linha: sem alterações. Carreiras 16-18: adicione 1 p. sem n. Linhas 19-21: sem alterações. Os últimos níveis são tricotados com fio branco. Tricotar até o final.
- Uma atenção especial é dada ao dedo do pé: um anel amigurumi de 6 voltas. 1ª carreira: fazer 12 p. sem n. 2ª carreira: aumentar p. sem n. 6 vezes. Carreiras 3-8: st. sem n. em um círculo. 9ª carreira: não tricotar até o final, 1 corr. p., vire os sapatos, 12 st. sem n., 1 ar. pág. e vire novamente. Carreiras 10-14: 12 p. sem n., 1 ar. p., vire. Linha 15: Dobre ao meio e una os pedaços com 6 colheres de sopa. 16ª carreira: st. sem n. em círculo, tricote até a altura desejada. A última carreira é feita em forma de pequenos dentes: (1 corr., conectando o ponto no ponto sem n.) – até o final da coisa.
- Tricotar a 2ª bota. Corte quaisquer fios salientes e coloque as pontas para dentro.
- Cachecol: montar um ponto corrente. 15 cm de comprimento, tricotar 1 carreira de p. neles. sem n. vermelho, 2º – branco.
- Conecte 2 pedaços de fio e prenda com fita ou cola.
- Primeiro, enrole a base de arame com fio marrom e enrole a árvore por cima. Cole todas as pontas. Amarre o lenço mais próximo do topo da cabeça.
- Torça as partes inferiores do fio em espirais planas, cubra com cola e coloque as botas sobre elas.
Árvore de Natal volumétrica em crochê
Uma árvore de Natal volumosa deve ser tricotada do topo até a base. Usando esse método, você pode fazer uma árvore de qualquer altura, dependendo do número de fileiras. Para garantir que o produto mantenha seu formato, você precisa preparar uma base de papelão.
Para fazer o produto você precisará dos seguintes materiais:
- Fio de algodão “Gogo” (verde e branco).
- Anzol nº 2.
- Tesoura.
- Um cone de papelão para se ajustar ao tamanho do produto.
- Cola.
Padrão de tricô, características
A árvore de Natal fofa é tricotada em redondo. Na master class, a parte principal da árvore será verde, a tubulação será feita em branco, lembrando a neve. O produto final pode ganhar forma e estabilidade claras usando um encarte de papelão.
Instruções de tricô passo a passo
- Uma corrente de 5 fios de ar é montada. pág. Ele se fecha em um anel.
- 1ª carreira - 12 p. com n., que são tricotados em círculo.
- A partir da 2ª carreira, começa o aumento: 3 corr. pág. para levantar, 1 colher de sopa. com n. na 1ª laçada, 11 p. com n.
- Nível 3: Adicione 1 p. com n. nos 5º e 9º laços.
- As carreiras seguintes são executadas de acordo com o padrão: adição alternada de 1 p. com n. na 1ª laçada em carreiras pares e 2 p. com n. - em números ímpares.
- Para adicionar volume: borde ao redor da árvore usando o método espiral, 1 nível em 2 pontos. com n. em cada loop. Para obter babados bonitos, você deve tricotar com ponto corrente.
- Os babados feitos são amarrados com 1 carreira de p. sem n., usa-se fio branco.
- Dependendo da altura e largura da árvore, um círculo é cortado em papelão, do qual 1/3 é removido. A figura é enrolada em forma de cone e fixada com cola (ou fita). O papelão é inserido dentro da árvore.
Dicas para artesãs iniciantes
- Qualquer item de crochê começa com um conjunto de pontos correntes. Uma coisa simples pode ser feita apenas com postes.
- Ao iniciar seu primeiro emprego, é importante avaliar adequadamente suas capacidades. Vale a pena praticar a confecção de um pequeno artesanato e escolher um padrão fácil, por exemplo, uma árvore de Natal plana.
- O tamanho da agulha deve corresponder à espessura do fio: uma agulha pequena para linha fina, uma grossa para lã. Tricotar com fios finos é mais difícil e demorado.
- Não é recomendado que iniciantes utilizem fios lisos, pois são difíceis de enganchar. Fios com elastano também não são adequados - sem as habilidades necessárias, o item pode esticar e perder a forma durante o processo de tricô. Vale a pena considerar uma opção de fio de baixo custo - “Iris”. É vendido em novelos pequenos e vem em mais de 20 cores.
- Fios multicoloridos, miçangas, lantejoulas e fitas acrescentam originalidade e atratividade ao produto tricotado.
- Para dar estabilidade e forma à árvore, uma estrutura de papelão ou arame é inserida em seu interior.
- O volume da árvore é dado pelo enchimento - algodão, pedaços de trapos e fios, enchimento sintético ou espuma de borracha. Produtos a granel são usados como pesos. Para criar um item perfumado, ervas são adicionadas a ele.
Tricotar uma árvore de Natal começa com a determinação de um padrão adequado e a execução passo a passo dos elementos básicos indicados na descrição. A etapa preparatória crucial é escolher a agulha e o fio certos, além de ter um entendimento completo do padrão e do processo de tricô passo a passo.
Vídeo sobre o tema: como fazer uma árvore de Natal em crochê - diagramas e descrições
Aula magistral sobre como fazer uma árvore de Natal volumosa em crochê: